Etihad Airways e Azul são as melhores empresas de 2013 no Guia MD de Companhias Aéreas

Denis Carvalho 3 · janeiro · 2014

Após um ano de intensa disputa entre as maiores companhias aéreas do mundo, o título acabou ficando com uma novata: a Etihad Airways, que chegou ao Brasil no ano passado foi a companhia mais bem avaliada pelos leitores no Guia de Companhias Aéreas do Melhores Destinos. A companhia teve média de 9,6, apenas 0,2 à frente das concorrentes Singapore Airlines e Qatar Airways.

No ranking nacional, sem novidades: a Azul Linhas Aéreas segue líder desde que o guia foi lançado e fechou o ano com nota 8,8. Mas neste ano a Avianca teve um crescimento importante e ficou apenas 0,4 ponto atrás da rival. 

Melhores companhias aereas 2013

A vitória da Etihad, apesar de justa, pode ter sido beneficiada pelo menor tempo de avaliação da companhia árabe. Junto com a Ethiopian, ela estreou no guia apenas no dia 21 de novembro. Desde então ela teve cinco avaliações com média 9,6 e 100% de recomendações.

Não fosse a chegada da concorrente, teríamos terminado com um rigoroso empate entre Singapore e Qatar, ambas com média 9,4 e 32 avaliações cada. A Singapore fica com a medalha de prata graças às recomendações – 100% dos leitores recomendam a companhia, contra 94% da Qatar.

O domínio árabe é ameaçado pela Korean Air, que segue bem de perto com média 9,3. Já a Emirates, que em 2013 recebeu o prêmio SkyTrax de companhia do ano, terminou em uma modesta quinta posição, com média 9,1.

Melhores companhias aereas 2013bEm seguida no ranking aparece o bloco europeu, liderado pela British Airways com nota 9,0. Apenas 0,2 ponto atrás uma briga ótima entre Turkish. Swiss, Lufthansa e KLM – todas com média 8,8. No último ano, a Turkish foi a melhor companhia da Europa no guia, mas parece que os voos para Buenos Aires afetaram a média da companhia.

Também com média 8,8 a Avianca é a melhor companhia do continente americano no ranking, na 11ª colocação. A disputa no continente segue com a Air Canada (13ª com média 8,5), United Airlines (15ª com média 8,0), Delta (17ª com média 7,9) e LAN (18ª com média 7,8). A TAM é apenas a 23ª com nota 7,5.

Entre as piores, a reestruturação da  Aerolíneas parece estar surtindo efeito e a companhia deixou a lista das cinco com nota mais baixa. O grupo agora tem Air Europa, Air China, a brasileira GOL Linhas Aéreas, Air Italy e TAAG, que segue firme na última colocação, com média 4,0.

Ranking nacional

No ranking doméstico, a Azul manteve a primeira colocação, com média 8,8 e 249 avaliações, seguida pela Avianca Brasil, com média 8,4 e 127 avaliações. A pequena Passaredo aparece em seguida, com nota 7,7. Por fim, as duas gigantes TAM e GOL, com médias 6,9 e 6,0 respectivamente.

Comparado ao ranking de 2012, as médias se mantiveram estáveis, com variações máximas de 0,1 ponto, apesar do número de avaliações ter dobrado na maioria dos casos. A companhia com mais avaliações no Guia é a TAM, com 319 opiniões de leitores (189 de voos nacionais e 130 de internacionais). Em seguida aparecem a Azul e a GOL, com 249 e 254 avaliações cada.

O Guia MD é o primeiro ranking de companhias aéreas feito apenas com avaliações de leitores brasileiros e permite aos passageiros avaliarem as empresas atribuindo notas de zero a dez nos quesitos pontualidade, serviço de bordo, check-in, conforto do avião, entretenimento, cuidado com bagagem, atendimento durante o voo e custo-benefício. A nota final da avaliação é calculada automaticamente com base nas notas atribuídas a cada quesito e o ranking é atualizado online com base nas avaliações recebidas. Os participantes também podem postar comentários sobre os pontos positivos e negativos e fotos sobre seus voos.

Confira o resultado completo no Guia Melhores Destinos de Companhias Aéreas.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Seguindo o conselho "Não há comentários postados até o momento. Seja o primeiro!" serei o primeiro! Aliás, estou me acostumando a isso…hehe
    A pontuação da Azul e respectiva liderança no ranking nacional é justa, de acordo com minhas experiencias de voo. Serviço de Bordo excelente, pessoal educado e bem prestativo, contando positivamente as melhoras proporcionadas por sua chegada aqui em Sinop-MT, tanto em preço como qualidade de serviço. As demais sem comentários, ainda mais quando se trata da Gol, lamentável. Parabéns ao Melhores Destinos por esses serviços de grandiosa utilidade, estou sempre recomendando!

  • AZUL????? So pode estar de brincadeira……. AZUL PODERIA COMPETIR COM A WEBJET e perderia, empresinha barata de quinta categoria… alias a azul é a tipica aviação soberba, é uma M **** e se acha a com qualidade … Eu não voo nesta companhia nunca mais, foi uma vez pra nunca mais ,,, quem avaliou esta empresa com certeza era acostumado a andar somente de busão, e busao municipal …. É uma má prestação de serviço do inicio ao fim, embora nosso país se assemelha mais a um circo de interior, acho que essa companhia aérea esta compatível mais com o ZIMBABUE ou A REPUBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO….

    Matéria tendenciosa e pelo que pude perceber tentaram comparar a AZUL com a Etihad Airways …. Coitados ……………

    A VARIG era boa, a TAM já foi boa… Hoje voar de avião no brasil é como usar transporte publico convencional da qualidade que o governo proporciona

    • André Carneiro

      Nunca vi tanto preconceito numa postagem só. O comentarista não está no nível do excelente site.

      • Tem de ter os comentários de quem gosta, e os de quem não gosta uai ….. eu reprovo a AZUL

        • Carlão

          Pode não gostar. Mas pelo menos apresente os motivos. Quem gosta, destaca a melhor qualidade das aeronaves, melhor serviço de bordo e entretenimento, bons preços e boa malha aérea.

          • Priscilla

            Boa tarde a todos !
            Desculpe-me , Carlos mas em um ponto crucial nao poderei concordar contigo: em maio/2013 tive uma experiencia muito boa com a Azul, viajando numa aeronave moderna no trajeto Viracopos- Maringa, foi realmente perfeito !
            Qual nao foi a minha surpresa ao utilzar os servicos da empresa no dia 24 e 29/dez e verificar que embarcariamos em um aviao super antigo, barulhento e quente na mesma rota (Viracopos-Maringa e Maringa-Viracopos)?
            Para a minha alegria a duracao da viagem foi curta (menos de 90 minutos) mas fez repensar
            se meus suados pontos do cartao de credito irao ao Programa Tudo AZUL , ainda mais em lembrar que durante o pouso em Maringa senti que o aviao literalmente dancava na pista !! (Loucura, loucura, loucura kkk)
            Apesar de ter um servico de bordo muito bom, sem aquela miseria que eh a Gol e ter uma equipe de voo sempre prestativa e muito atenciosa (realmente sao os mais sorridentes entre todas as cias aereas), pondero minha decisao no conforto da aeronave .
            Mas tem gosto para tudo e infelizmente a primeira impressao que tive da Azul ficou manchada.

        • Dizer que a companhia é tão terrível assim com apenas um voo não é justo com a empresa, nem com a própria pessoa.

        • André Pessoa

          Você não reprovou somente a companhia. Pichou também quem fez uma avaliação positiva dela, dizendo quem gostou dela foi somente gente que estava acostumado com ônibus. É claro que o serviço de uma companhia tem variações: o serviço ótimo que ela oferece na maioria dos vôos certamente vai ser ruim em alguns deles. Isso é uma coisa. Outra coisa completamente diferente (que foi o que você fez), é duvidar da capacidade de quem fez avaliações positivas da empresa, sendo que você não estava lá para saber se o serviço que essas pessoas receberam foi bom ou não.

      • CARLOS SEGUNDO

        concordo com você André, sem noção essa figura.

    • KPR

      Pelo que entendi lendo a matéria calmamente e sem conceitos pré-concebidos, não estão comparando a Etihade com a Azul, mas dentre as nacionais a Azul foi a que se destacou.
      Sinto muito se sua experiência com a azul (uma única pelo que entendi) foi mal sucedida. Isso poderia ter acontecido até com a Etihade ou a Qatar porque problemas operacionais acontecem e infelizmente aconteceu contigo.
      Não viajo só de busão como vc disse.. viajo bastante a trabalho e também tenho minhas viagens de lazer e, dentre as opções nacionais, a Azul realmente se destaca, não por ser uma maravilha, mas dentre as opções que temos ela realmente tem um ótimo custo/beneficio.
      Agora quanto a sua acusação de matéria tendenciosa, as avaliações foram feitas pelos leitores e, pelo histórico do blog, boto fé em sua credibilidade. Se você acompanha o blog percebe que sempre são colocadas aqui as melhores opções de viagem, independente de companhias ou site de vendas, então sua opinião é respeitada pois você pode expressá-la, mas também temos o direito de discordar de você.
      (DICA PARA 2014: Menos rancor no coração, mais paz e perdão. Deixar passar o que passou e seguir em frente sem raiva ;))

    • Henrique Sanches

      Quanto preconceito e arrogância em uma única mensagem!

    • Saulo, você sabe o que significa o adjetivo “tendencioso”? É quando uma matéria (ou outra coisa) é redigido com objetivos ocultos para favorecer alguém, distorcendo ou té fabricando informações. Agora, vamos lá: nós tivemos o trabalho de criar um guia de companhias aéreas que nunca existiu no Brasil, com todas as informações das empresas nacionais e internacionais, abrimos esse guia para a participação de nossos leitores, que por sua vez tiveram a boa vontade e se dedicaram a fazer, uma a uma, mais de 2 mil avaliações. Isso tudo de forma isenta, transparente, com cada avaliação publicada com as notas à disposição de todos. Agora, ao que parece, nada disso tem o menor valor porque o senhor teve uma má experiência com a companhia. Desculpe, mas isso demonstra uma extrema falta de maturidade e respeito aos demais leitores do site. O senhor se deu ao trabalho de ler as avaliações? Se deu ao trabalho de fazer sua avaliação da Azul? Mas uma avaliação madura, adulta, isenta, não colocar zero em todos os quesitos por que está com raiva da companhia. Desculpe meu caro, mas suas palavras não foram felizes. Você tem o direito de criticar a Azul e contar o problema que teve com a companhia, mas a partir do momento que ataca os leitores dizendo que “quem avaliou esta empresa com certeza era acostumado a andar somente de busão, e busao municipal” e chama de tendenciosa uma matéria feita sobre uma pesquisa legítima, pública e transparente, você perdeu totalmente sua razão. Por favor, pense melhor antes de fazer seus comentários! Feliz ano novo.

      • Marcos Eland

        Acho excelente a divulgação dos resultados e, como sempre, o Melhores Destinos têm ajudado a todos os tipos de passageiros a escolherem suas melhores experiências de viagem. Esta pesquisa só vem a acrescentar mais informações ao maravilhoso trabalho efetuado por vocês da equipe do MD!!!! Na minha opinião como usuário frequente dos serviços aéreos, Azul e Avianca são as melhores opções em vôos nacionais em se tratando de aeronaves e conforto e bordo. Ficam devendo em malha (Avianca) e conexões diretas (Azul, mas isso não é o foco da companhia para grandes mercados).

    • Marco

      Tem de privatizar essas cias aéreas brasileiras! Só assim o serviço melhora, né?

      • Rafael

        Marco, no caso elas já são empresas privadas…

    • mariostefa

      Acho que vc foi infeliz em seu comentário. Ja viajei varias vezes de Azul e lhe digo que hoje é sem duvidas a melhor cia.aerea brasileira. E realmente andei de busão sim, isso a 40 anos atras. Vc deve ser aqueles "chatos de galocha" que qualquer atendente do aeroporto, comissarios de bordo, já identifica de longe. Melhor rever seus conceitos, se não deverá continuar usando o busão , pois se a Azul não lhe agradou, nenhuma outra o agradará.

    • pessoa que pensa

      vai pobre!!!!!!!!!!! vc tem que viajar de onibus mesmo pra largar de ser besta. Quando tiver opinião veja bem antes de falar se não vai falar só abrobrinhasssss

  • Álvaro

    ih, começou …

    • Saulinho

      Olha o facebook do cara… olha a reclamação da peça no reclame aqui… olha a figurinha … cuidado gente …
      preconceito dá prisão….

  • Antonio

    Tive a oportunidade de viajar em 2013 para a Índia em classe econômica pela Etihad. Utilizei-me portanto de quarto trechos para testá-la. Nada demais com relação a uma companhia média do Mercado. Alias, esta é a mesma opinião de um amigo de lá, que também viajou ao Brasil pela Etihad, e que teve a mesma impressão. Tive experiência anterior em viajar pela South Africa Airways. Esta sim, deu um show de simpatia e competência em todos os sentidos, incluindo-se o serviço de bordo. Pode ser que a Etihad apresente um ótimo padrão para a Classe Executiva. Mas não passa de media para boa na classe econômica. Em minha opinião, não merece esta classificação.

    • Concordo contigo. No último ano viajei de Turkish, British, South Africa, Ethiopian, Korean, Qatar e Etihad. Sempre na econômica. Não vi diferença extrema em nenhuma delas. Todas tem seus prós e contras. Não fiz avaliação de nenhuma. Se tivesse que avaliar, a Etihad teria a pior avaliação, não pelo problema pontual que pode acontecer em qualquer companhia, mas sim pela maneira como administraram o problema. Mudança de horário da partida em GRU – avisaram por e-mail no dia com antecedência. -POSITIVO
      Atraso de 12 horas em Abu Dhabi – Soube quando cheguei lá e vi no painel – disponibilizaram uma sala com poltronas para passar a noite.Tinha bebidas, nenhuma comida. Isso pq fui atrás e pedi. – NEGATIVO
      Cancelamento do voo de volta – Não fui avisado. Se não entro fazer o check-in umas 4 horas antes não descobriria isso – NEGATIVO
      Colocaram-me no voo da Qatar que saía uma hora antes – Pelo menos fizeram isso,né? – POSITIVO

  • Henrique Badan

    Não conheço a Etihad mas ouço falar bem, já da Azul eu a considero sim a melhor empresa no ranking nacional.

    Parabéns MD

  • MTorres

    Sacanagem a Passaredo/Azul estar a frente da GOL e TAM só por ter um servicinho de bordo. Eu avalio TUDO numa empresa aerea. Principalmente a flexibilidade e a pontualidade em me levar do ponto A ao B. Claro que o preço é o fator primordial na escolha.

    Aos clientes viciados em Batatinhas e refris, espero que cheguem 6 horas antes no aeroporto e tentem antecipar. Ou pior, que um voo atrase ou seja cancelado. O caos estara formado.

    Como dica ao excelente site, penso que deveria ser criado um esquema para ponderar de acordo com a quantidade de avaliações. O resultado fica mascarado na opinião de poucas pessoas.

    • É uma questão de critérios. Quem viaja a trabalho dá pouco valor à experiência em si (exceto na ponte aérea), mas quem viaja a lazer ou de férias valoriza bastante o conforto. Mas note que não se restringe ao serviço de bordo: o conforto das aeronaves e o entretenimento tem um peso considerável. Especialmente em viagens com muitas horas de voo.

      • MTorres

        Claro…Entendo tudo isso. Inclusive não tem coisa pior que em viagem de férias ter problemas operacionais e a companhia por ser pequena, atrasar tudo. Atualmente sou defensor ferrenho da Gol.

        O Smiles dá um banho nos outros, os preços (de Vix) geralmente ganham, conforto é normal (inclusive melhor que MUITAS europeias e americanas para trecho interno). Se for falar dos novos aviões com Sky Interior, dão um banho em TAM e ficam bem proximo do espaço da Azul.

    • Titobosco

      Ja eu fui super bem-atendido quando cancelaram o voo da azul aqui em SSA. Me disponibilizaram todos os recusos ao alcançe mesmo após a minha desistencia de seguir viagem, cuidando de alimentacao, reembolso e traslado para minha residencia. Caso eu permanecesse, tinha ao meu dispor um taxi para levar a qualquer bairro da cidade destino.
      Ja na GOL, um cancelamento de voo para Viracopos encaminhado para GRU me causou espera de 10h de banco sem nenhum apoio.

      Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, mas o que conta mesmo é o conjunto e nisso a Azul e Avianca estão fazendo jus!

  • Comecei a ler este site a mais ou menos 6 meses, quando fiz minha primeira viagem internacional (tenho 24 anos). Desde então sempre entro para nao só pesquisar preços, mas sim saber de como anda o turismo nacional e internacional , aproveitando as dicas e as promoções.

    Ja viajei com a gol 3 vezes, delta 2 vezes e azul 4 vezes. Sinceramente, todas foram excelentes e pontuais, porém o destaque na Azul realmente foi o serviço de bordo e o espaço entre as cadeiras, além de avios excelentes (EMBRAER) e com ótimas promoções

  • Marcos Gomes

    Parabêns ao MD pela matéria. Creio que a função de informar foi muito bem cumprida. Cada um que faça as suas escolhas. Democracia é assim.

  • André Ribeiro

    Devido ha um comentário bem preconceituoso que li acima, em resposta a ele, gostaria de deixar Aqui meus sinceros agradecimento ao M.D, pois, através das dicas e diversas informações que li nesse site, pude planejar, comprar e viajar com segurança e tranquilidade. Após alguns meses de pesquisas, consegui passagens a preços bem atrativos e posteriormente fui com minha esposa e minha Bebe para Miami/Orlando, aproveitamos muito e pretendemos voltar!! Obrigado M.D!!

  • Adilson

    Avaliar com 200, 300 comentários cias que transportam 300 por voo? E as internacionais com 10 avaliações para chegar no valor?

    Tem uma brincadeira em estatística que fala que 50% passa fome e 50% como perú, na média todos comemos frango.

    Não sei se com estas quantidades pode-se realmente afirmar quem é melhor/pior. É muito pouco dado para ser estatisticamente relevante.

    • Adilson, o Guia de Companhias aéreas é um serviço fixo e cada dia recebemos novas avaliações. Apenas registramos a posição do ranking na virada do ano, mas não é uma verdade absoluta. Não interferimos de nenhuma forma nas avaliações e resultados, mas com base em nossa experiência, eles refletem bem a realidade. Com o passar do tempo e aumento no número de avaliações, contudo, teremos um quadro mais consolidado.

    • vc esta certissimo por isso achei tendenciosa os dados

  • Pedro

    Tambem assim como o MTorres também era defensor ferrenho da Gol por tudo que já vivenciei com essa companhia e detesto a TAM pois sempre que precisei viajar os preços nunca eram mais baratos que a GOL.

    Mudei de idéia quando vi a Gol subir os preços pra meio que "alinhar" com a TAM. Fiz um teste com a azul e tive uma baita surpresa… pontualidade, ótimo serviço de bordo e entretenimento, poltronas confortáveis… estou mudando meus conceitos, mas no final o que valie é o preço!

    • MTorres

      Exatamente isso. A Azul é Obviamente melhor. BEM MENOR. Assim como a Avianca. Por isso que ainda tem lanchinho e etc.

      Quanto aos preços, a GOL de fato equipara os preços com a TAM. Não é errado. Se o mesmo trecho esta R$590,00 na concorrente, pra que colocar por R$200,00?

      Mas mesmo com a equiparação, da uns 15% de diferença SEMPRE. Parece pouco, mas pra quem viaja sempre, faz toda a diferença.

      O que realmente importa pra MEU USO é Preço X Horários. Pode ser Avianca, Gol, Air China, TAAG, Swiss. Ate ir pra Nova York de 737 da GOL em pé eu encaro, logico, se for barato.

      • leonardo

        Concordo plenamente contigo MTorres. O que importa é preço.Eu sempre vejo o pessoal metendo o cacete na Ibéria aqui no MD e falando horrores.Foi só a Ibéria colocar a passagem pra Roma por R$ 541,00 e todo mundo correu para comprar.Eu por exemplo odiei ter viajado pela Aerolíneas Argentinas, mas deixa ela colocar a passagem pra Buenos Aires por R$ 50,00 pra ver se eu não aproveito.

        • MTorres

          kkkkk Geral lotando os voos. E depois posta "Ate que esperava menos"…"Comida boa, pena não ter filminho, mas voltaria concerteza".

          Ainda acho que foi friamente calculada essa promoção deles. Com isso fizeram o conceito deles no ranking melhorar. Significa que eles sabiam que não eram tão péssimos. Somente que estavam com sucatões. kkkk Marketing direcionadíssimo e com investimento calculado.

  • re178

    Se fosse 8 anos atrás com certeza a Varig estaria disparado em primeiro lugar. (saudades…)

  • Ana

    Hummmm este post deu o q falar. Nunca viajei pela Azul e não posso falar, normalmente é TAM ou GOL, fui pela Avianca pela primeira vez ao Rio, ida e volta e gostei bastante.

  • Uma sugestão para a equipe MD, quando for fazer um ranking baseado na resposta de questionários não pode considerar no cálculo da nota final apenas a média das notas dos usuários, é importante que o cálculo contemple o número de respostas positivas.
    Ex: se apenas 2 pessoas viajaram numa determinada CIA e deram 10 [as vezes foi um casal] não significa que a empresa é melhor do que uma que teve 30 avaliações e tem media 9,5. A regularidade das notas é muito importante para esse tipo de consideração

    • Carlão

      Há que se considerar isto, MD. A ideia é conveniente e pode melhorar o que já é muito bom.

    • O difícil é encontrar uma fórmula matemática para calcular isso sem que nos acusem de manipular a pesquisa. Dessa vez não interferimos em nada e ainda teve gente chamando a matéria de tendenciosa! =)

  • KLEBER

    A AZUL JÁ FOI BOA ESTES NUMEROS DEVEM SER RELATIVOS A 2012,AGORA PIOROU E MUITO,
    FIZ UMAS 8 VIAGENS PELA AZUL EM 2013 E TIVE PROBLEMAS EM TODOS.
    VOOS CANCELADOS,ATRAZOS,MALAS DESTRUIDAS ETC…
    QUEM QUISER DEFENDER A AZUL ,PRIMEIRO ENTRE NO SITE RECLAME AQUI,DEPOIS TIRE AS SUAS CONCLUSÕES.

    • Não Kleber, os dados são de 2013 também. A Azul comprou a Trip e passou a operar a maior malha aérea do Brasil, isso explica em partes os problemas que você relatou. Tomara que ela consiga superá-los neste ano.

    • Diógenes

      Também tive problemas com a azul em 2013. Fiz 4 viagens, Em 2 tive problemas de cancelamentos de voos. Dentro da aeronave não tenho do que reclamar. A Sky é uma ótima distração. Parabéns MD pela iniciativa.

  • Ivan

    ótimo site, ótimo comparativo, estão realmente de parabéns. Concordo com a avaliação nacional.

  • Mendonça Junior

    Deixa eu defender a AZUL também. Sejamos práticos: nas minhas experiências domésticas, a GOL já me dez perder conexão e ficar mais de 4 horas parado durante a madrugada no aeroporto de Brasília. Se não fosse meus cinco anos no banco da Faculdade de Direito e meu interesse em aviação, os quais me fizeram ir atrás da companhia para exigir alimentação e telefone para ligação — isso mesmo, ninguém da GOL em procurou —, jamais eles teriam me oferecido isto, que está previsto em norma da ANAC.
    Outra vez, a GOL "esqueceu" de embarcar minha bagagem, que somente chegou um dia após eu aterrissar.
    Também já me impediram de ingressar na aeronave, durante a conexão, dizendo que eu teria que despachar a bagagem por estar fora dos padrões permitidos. Ora, se eu já havia embarcado na origem, era de se esperar que estivesse dentro das especificações. Além disso, como que no "olhomêtro" — salvo no caso de uma big mala, o que não era o caso —, alguém pode precisar o tamanho da bagagem? Brincadeira!
    A mais recente da GOL, e isso já deu origem a processo no Juizado Especial, cuja audiência será em fevereiro, foi a emissão de bilhetes com smiles na classe executiva no trecho FOR-GRU-JFK-SFO em vôos GOL e DELTA. Após a emissão verifiquei somente ter sido respeitada a classe executiva no trecho GRU-JFK, apenas da tarifa ter sido aquela referente à classe executiva em todos os trechos.
    Já a TAM, nunca me causou qualquer grande transtorno, mas também não tem o plus que a AZUL oferece, tal como programação da Sky ao vivo, maior conforto na poltrona, ausência de fileira do meio nas aeronaves, que também possuem menos assentos, o que torna o embarque mais rápido; entre outros benefícios.
    Analisando o programa de milhagem das três, por sua vez, no que tange a vôos domésticos, que é onde se pode comprar as três, já que a AZUL não opera vôos internacionais, ainda — tomara que isso mude logo —; após a alteração efetuada no programa Tudo Azul, ele ficou muito bom, pois tem muito mais disponibilidade de assentos do que as concorrentes, notadamente em datas concorridas, como feriados, além de possuir uma pontuação condizente com o trecho.
    No caso da TAM, cobrar 50.000 pontos em um trecho GRU-MIA ou 70.000 na classe executiva nos trechos América do Sul – América do Norte, só pode ser brincadeira.
    O Smiles, por sua vez, apenas de algumas restrições na emissão de bilhetes através das companhias parceiras, ainda tem um bom programa de milhagem. Peca, assim como a TAM, no caso dos vôos domésticos, por tratar feriado como a última coca-cola do deserto, onde se daria qualquer coisa para obtê-los. Cobrar 18.000 ou 30.000 pontos/milhas por um trecho entre Fortaleza e Natal? Brincadeira de novo!
    Sendo assim, como não colocar a AZUL em primeiro lugar?
    Não que ela não tenha problemas, mas entre as três, é a melhor, ou a menos ruim, como queiram.
    E essa é uma avaliação de quem já voou por algumas dezenas de vezes com as três companhias.
    Não posso falar da Avianca porque nunca tive qualquer experiência. Quer dizer, na única que iria ter, o vôo foi cancelado, causando alguns transtornos, mas nem por isso vou esculachar a companhia aérea, pois só se sabe o quão doce é a banana quem a prova, e por mais de uma vez.
    Além disso, todos têm o direito de falar o que pensam das companhias, mas falar mal do site, dizer que é tendencioso, aí já é demais. Como ser tendencioso quando as avaliações são feitas pelos leitores? Não dá, né?
    Nas experiências internacionais, das companhias que conheço (TACA, AMERICAN AIRLINES, TAM, GOL, BRITISH, CITY JET, UNITED, CONTINENTAL e COPA), a TACA, para mim, foi a melhor.
    Na minha próxima viagem terei a oportunidade de verificar a nova Business Elite da Delta. Quem sabe não teremos novidade, né?
    Por falar nisso, não vi a City Jet no ranking. O que houve Léo e Denis? Eu mesmo mandei a primeira avaliação com fotos e tudo mais, mas não consta no ranking.

    • Então, Mendonça. o Ranking inclui somente companhias aéreas com voos regulares para o Brasil, por isso a City Jet não entra. Quanto à sua análise brilhante, só incluiria que a GOL piorou sensivelmente o Smiles ao alterar a forma de pontuação e tirar as milhas das passagens promocionais. Sempre gostei muito do Smiles, mas após essa mudança acho que ele ficou em desvantagem em relação aos rivais. Vamos ver o que vai acontecer nos próximos meses, especialmente se a Avianca Brasil passar a pontuar no LifeMiles!

      • Pedro

        Vocês não vão incluir a Boliviana de Aviación?

        • Estamos aguardando para ver se ela não fale como a Aerosur! kkkkkk

          • Olá Dênis,
            A BOA está ruim das pernas? a Aerosur teve uma ajuda danada do governo boliviano para ve la no chão como foi com a TB,VP & RG, enfim quais informações tem sobre estado dela? eu não sabia dessa, só um trip report aqui e nada mais!!enfim o que esperar da am latina.

      • Mendonça Junior

        Ok, Denis, entendido os motivos da exclusão da City Jet.
        Em relação ao Smiles, apesar da piora, ainda está menos ruim do que o TAM Fidelidade. Para mim, na verdade, não senti a piora, pois como sou "milheiro profissional" (kkkkkk), só viajo com milhas e minha forma de pontuar é exclusivamente através de outros meios (cartões, compras em lojas parceiras, outros programa de fidelização, etc), que não o vôo em si, ou seja, nunca pontuo voando, pois sempre viajo com milhas.
        Nem me lembro quando foi a última vez que paguei uma passagem aérea pela GOL. Acho que há uns dois ou três anos, quando paguei R$140,00 pelos vôos FOR-SLZ-FOR (kkkkk).
        Diria até que ficou melhor para mim pois agora é possível a ascensão de categoria mesmo pontuando com outros meios que não voando. Por exemplo: com os pontos trazidos do cartão de crédito é possível o upgrade de categoria. Já sou Smiles Ouro e estou a poucos passos do Diamante. Portanto, para mim melhorou, hehehe.
        A tendência do TAM fidelidade é piorar quando a companhia sair da Star Alliance, e melhorar o programa da AVIANCA, caso haja a fusão da AVIANCA BRASIL com a INTERNACIONAL. Esperemos as cenas dos próximos capítulos.

  • Alexandre

    O problema é que quem não concorda com o ranking vai criticar a pesquisa. Crítica é válida, desde que fundamentada. Penso que a Azul é mesmo a melhor cia aérea de 2013. Tive a oportunidade de viajar 2 vezes por ela e achei diferenciada com relação a aeronave e pontualidade. Mas obviamente tem gente que não teve a mesma sorte do que eu. Mas, se ganhou, deve ser porque houve mais pessoas que, assim como eu, tiveram um tratamento melhor do que nas outras cias aéreas. Não sou de criticar gratuitamente TAM e Gol, como já vi várias vezes aqui, mas a Azul, no meu entender, foi superior.
    Com relação aos voos internacionais, viajei de American e Jetblue, então não me sinto apto a avaliar as demais.
    Parabéns a equipe MD! Feliz 2014 para todos!

  • Wendel

    Boa tarde e feliz ano novo pra toda galera do MD e leitores do blog!
    Saindo um pouco do assunto desse post, eu fiquei um pouco confuso em relação ao pagamento de boletos no Banco Santander por intermédio do Pague Contas pelo cartão de crédito. Eu sei que o Santander cobra uma taxa de R$ 16,00 para realizar esse procedimento. Por isso, vocês acham se compensa pagar um boleto mensal na faixa de R$ 1050,00 utilizando esse método para acúmulo de milhas utilizando um cartão platinum? Se puder me explicar esse processo e se têm algumas outras taxas inclusas como IOF, ficarei muito grato. Aguardo a resposta!! Obrigado!!

    • Mendonça Junior

      Não, não compensa, Wendel. Para pagar esse valor, compensa mais utilizar o santender free, que não cobra tarifa alguma pelo pagamento de boletos. Se você utilizar o que cobra tarifa, além dos R$16,00, ainda vai pagar o IOF de 0,38%. No caso do free, somente pagará o IOF. Digo isso porque o valor que você quer pagar é muito baixo. Sem contar que a política do santander no pagamento de boletos com cartão é pontuar apenas metade do que o cartão oferece para compras. Por exemplo, se vc tiver o santander Elite ou o Dufry, que pontuam 1,5 para cada dólar em compras, somente pontuará 0,75 no caso do pagamento de contas. Como você vai pagar apenas R$1.050,00, pontuaria mais ou menos 210 (considerando o dólar turismo a R$ 2,50), tendo que arcar com o valor de R$ 19,99. Não vejo vantagem, pois, assim, 10.000 pontos sairia por cerca de R$ 951,00. Hoje, o que ainda compensa é pagar as contas com o BB Smiles Platinum, e desde que seja numa data bem próxima ao fechamento da fatura, para que o valor venha dentro do mês do pagamento. Ainda utilizo o santander, mas somente compensa para pagar os títulos cheios, ou seja, pelo valor de R$ 3.000,00.

      • Wendel

        Obrigado, Mendonça Junior!!!
        Você tirou as dúvidas que eu precisava!!
        Abraços

  • Tulio Ferreira

    Só pode ser brincadeira a Azul em primeiro.

    Eu só viajo com eles porque o pego algumas promoções.

    Mas nem de longe é a melhor.

    Até a “Pequena Passaredo” (depois falam que não tem nada de tendencioso) é melhor.

    Mas fazer o que né… ainda bem que a voz do povo NÃO é a voz de Deus.

    Vão lá no ranking da ANAC ver quem é a melhor qualificada.

    • Tulio, sabe qual foi a participação da Passaredo no total de passageiros transportados em novembro? 0,8%! Isso mesmo, não chegou a 1%! Não há nada de tendencioso em chamar a empresa de pequena, não é juízo de valor apenas uma constatação numérica. Ela é tão pequena que estamos até cogitando retirá-la do guia, já que também não incluímos NHT, Sete, Total e MAP.

      • MTorres

        Acho bacana tirar a Passaredo. Ou pelo menos criar uma subdivisão para regionais. Assim entraria essas ai. Fica complicado comparar uma companhia do porte da TAM (e com os problemas que a mesma esta sujeita) a SETE ou a NHT. Alguem imagina a SETE perdendo bagagem?

      • Tulio Ferreira

        Poxa que decepção em ler isso. Achei que o pessoal aqui entendesse de aviação.
        A Passaredo é tão pequena que operava em Barreiras e Três Lagoas sozinha e aí a Azul foi lá e colocou voos para esses destinos também. A Passaredo é tão pequena que a Azul mantém sempre o mesmo preço nos trechos que as duas operam. Se ela fosse tão pequena, a Azul não teria esse tipo de preocupação. E achei que aqui fosse um lugar para encontrar promoções de passagens que fosse útil para nós passageiros. E já voei pela sete entre Palmas Araguaína super barato e nunca ouvi falar aqui. Sem contar que a pequena Passaredo tem sempre divulgado ações promocionais pelo face e eu nunca vejo na mencionado. Provavelmente foi meu último post nesse site. Espero que um dia haja oportunidades para todos.. e não só para os mais fortes.. pq as "pequenas" também precisam de passageiro.. e principalmente: sobreviver em meio a esses gigantes que tem engolido tudo. Mas por aqui realmente não terão essa chance. Feliz 2014!

  • KLEBER

    OI LÉO SERÁ QUE VAI COMEÇAR HOJE A TEMPORADA DE PROMOÇÕES?
    TOMARA NÉ?
    ABRAÇOS E VAMOS DE MELHORES DESTINOS EM 2014!!!

  • Mateus

    Viajarei de Etihad em fevereiro, para o Cairo, graças a uma excelente promoção apresentada pelo MD (obrigado!). Espero que satisfaça as minhas expectativas e corresponda a esta pesquisa.

  • Robert

    Ao site MD,

    Apenas corrigir a data mencionada na matéria: consta que a Ethiopian estreou no guia no dia 21 de JANEIRO, mas o correto é 21 de NOVEMBRO.

    Só pra não causar mais comentários desnecessários. rs

    Parabéns pelo site! Entro todo dia!!!

  • Francisca Dias

    Tenho 65 anos e viajo frequentemente para congressos medicos nacionais e internacionais, alem de 2 via gens internacionais por ano. Sou muito exigente e Luto Pelos meus direitos. Não sou pobre ( nada contra quem o e, Muitos sabem avaliar muito bem os servicos ), e nem ando de onibus…. Dito isso, aliado ao fato de ter filhos que moral no exterior ( Londres , newCastle australiana e Alemanha ) e a ter 2 sobrinhos pilotos ( emirates e British ).apresentada as devidas credenciais de minha Pessoa, Concordo plenamente com o ranking apresentado. Ressalvo o que ja foi dito de empresas muito pequenas deveriam ser avaliadas junto as suas iguais . A azul Tem bons pilotos, bom atendimento em terra e ar , bons avioes e boa manutencao de aeronaves. A gol ja chegou a ter a cara de pau de depois de destruir uma mala delsey, modelo novo, alegar que a mesma foi arrebentada por mau e excesso de Uso. A azul danificou uma mala, anotou meu endereço e me enviou uma mala nova igual. Minha filha foi agora em dezembro para Sidney pela etihad e ficou encantada. A South African Tem boas aeronaves, mas e absolutamente insuportavel de ruim de servico de terra, rudes e incompetentes. Conheco muita agencia de turismo que evitam trabalhar com Ela por Isso, pois se queimam com as besteiras e desatencoes que Ela faz com o cliente. MD esta de Parabens e sempre prestando otimos servicos. Aos pitiaticos que gostam de espinafrar, sem citar o motivo, so prestam um desservico e deveriam ser solenemente ignorados em razao da sua propria ignorancia. Pode Não ser pobre economicamente ( alias, usar aviao Não e privilegio de Rico a muito tempo…) mas e o pior pobre: o de Espírito. Continuem nos brindando com valiosas e fidedignas informacoes. Mais uma vez obrigada. Francisca

  • rafa

    Pra mim, classe economica de voo internacional era tudo igual. TAP e TAM de fato não diferem muito entre si. Mas a Air France é bem superior a essas duas. Serviço de bordo, entretenimento, simpatia dos comissários. Recomendo a Air France!

  • Isso de melhor ou pior companhia realmente ta muito atrelado a experiencia de cada um… eu achei a Azul apenas digna. Nesta ultima viajei SDU-GRU num aviao da Trip que, apesar de ser EMB 190 que nem os da Azul, por dentro era um teco-teco onde o TV Sky nao funcionava, a mesinha para apoio da refeicao estava imunda e o assento, com risco de caneta (!!). O biscoito servido nao era muito melhor que o de uma Gol da vida. De aplaudir de pe, so o atendimento no no aeroporto e a simpatia das comissarias de bordo. Ja a minha expreriencia com a Avianca foi excelente em qualquer quesito, enquanto de repente algum leitor achou ruim demais. Entao nem me atrevo a dar muito pitaco no ranking, rs
    Das gringas tenho adorado a KLM. Ja ate elogiei formalmente o otimo atendimento dos comissarios. 🙂
    No mais, MD, parabens pelo trabalho de voces, que nao e nada facil e muitos que reclamam nao conseguiriam fazer nem parecido… 😉

  • Carlos Junior

    O serviço da Azul dá realmente um banho nas outras empresas tive a experiencia de viajar com ela ano passado. Mas com todos os defeitos ainda prefiro a Gol puro e simplesmente por causa do preço. Infelizmente esse belo serviço prestado pela Azul está embutido no preço. Por isso eu recomendo a todos os amigos: Apareceu promoção na Azul, corre e compra pq vai valer cada centavo economizado.

  • Margareth

    Estatística é estatística e pronto. O que interessa mesmo é o N (número de participantes que responderam o questionário) Quanto maior o n, mais preciso o resultado. O n do MD foi de 2.000. Talvez se fosse o dobro, o resultado seria outro. O MD mostrou o resultado de 2.000 e pronto. Acompanho MD e tenho me dado bem. Parabéns pelas informações veiculadas.