Etihad Airways compra 49% da Alitalia

Denis Carvalho 25 · junho · 2014

O calvário da Alitalia, que há meses convivia com o risco de falência, parece ter chegado ao fim. A Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos, anunciou a compra de 49% do capital da empresa italiana. O acordo foi anunciado hoje pelas duas empresas, após vários meses de negociações.

“Alitalia e Etihad Airways confirmam um acordo sobre os termos e as condições da operação pela qual a Etihad Airways comprará uma participação de 49% da Alitalia”, afirma um comunicado.

As duas empresas finalizarão nos próximos dias os detalhes do acordo, que precisa ser aprovado pelas autoridades de concorrência dos países.

A Alitalia tem uma grande dívida e enfrenta graves dificuldades financeiras. O administrador delegado da empresa, Gabriele del Torchio, advertiu no início do mês sobre a necessidade de uma reestruturação ‘complexa e dolorosa’, para a qual não via nenhuma outra alternativa.

O plano poderia significar o corte de 2.200 postos de trabalho de um total de 12.800 funcionários, segundo Del Torchio.O ministro italiano dos Transporte, Maurizio Lupi, advertiu na segunda-feira aos sindicatos que existiam apenas duas opções: “o plano de reestruturação da Etihad ou o abismo”.

O valor da transação não foi anunciado, mas o ministro citou um investimento inicial da Etihad de 560 milhões de euros, aos quais seriam adicionados 690 milhões nos próximos quatro anos para “desenvolver e renovar a frota”. Tomara que Alitalia recupere o brilho que já teve e possa investir em novos voos e aviões para o Brasil.

Informações da agência France Press e dica do leitor Walmir Girardi

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Antonio Florencio

    Vi um avião da Alitália semana passada só por fora e vi que já estava bem velho. Fico imaginando por dentro… Espero que melhore e possa nos dar melhores opções de voo para Europa.

  • José

    Excelente notícia!
    Agora a Ethiad entrará forte na europa, com hub em MPX e FCO.

  • Excelente Notícia para os Viajantes envolvidos, principalmente os de Longa Distancia de/o para à Europa, Melhor e Maior concorrencia Sempre, Alto Nível na Verdade, VIVA a E T H I A D!!!

  • Vale lembrar também que a Ethiad fez um grande aporte na Air Berlin, apesar de uma empresa não muito grande, tem bastante voos pela Europa e outros continentes.

  • Dênis Colli

    Bem que a Etihad poderia fazer parte da Skyteam… Ja que a Alitalia é membro. Só não vale tirar a Alitalia da aliança, apesar de achar pouco provavel já que ela não é membro de nenhuma aliança atualmente.
    Acredito que nos consumidores iremos ganhar com isso.
    A Ethiad quer expandir sua participação no mercado global, e tem dinheiro em caixa para fazer isso.
    O padrão das cias aereas do Oriente Medio é imensamente superior aos padrões que estamos acostumados…
    Que venham as promoções!

  • re178

    Todo mundo aqui escreveu Ethiad, sendo que o correto é ETIHAD!!! (Isso porque no post o nome está escrito correto)

  • Gilberto P Filho

    Viajei na Etihad econômica e business e realmente é excelente!!

  • evandro

    Lembrando que a Alitalia só reservava as sua melhores aeronaves para os voos FCO-JFK ou MXP-JFK… com as aeronaves 777. Tive a oportunidade de fazer esses voos no ano passado. A diferenca de serviço é brutal… o tratamento para os voos para os USA é impressionante, mesmo sendo na classe economica.

  • Precisa fazer promoções, a Ibéria era um lixão e hoje já saiu da lanterninha. Viajei com eles pela promoção do MD quase de graça e adorei o vôo, fui no avião moderno com entretenimento a bordo.

    Agora espero que a Alitalia passe também por esta reformulação.

    É isso aí.

  • Kew

    Um passado memoravel, um presente decadente, assim como o país sede.

    • Kew você falou tudo que eu penso sobre a Alitalia!
      A principal cia aérea do País reflete a atual situação da Itália. Um país que deve bilhões de euros e enfrentar uma crise que se arrasta a anos. Desemprego lá em alta e o crescimento do país parado. Eu vi uma reportagem na globo em que foi comprovado o empobrecimento da Itália como um todo!

  • Viajei pela Alitalia de Roma para Malta via Fiumicino (Leonardo da Vinci) em Fev/2014. O voo durou menos de 1 hora, a aeronave já mostrava seus sinais do tempo, estava limpa, o atendimento pelos comissários foi bom, a comida oferecida: um salgadinho doce ou salgado e bebidas foram servidos. Razoável para um voo de curta duração/distancia.

  • Excelente aquisição. A Alitalia estava com problemas de rentabilidade, e agora a Etihad pode ajudar na capitalização.