Ethiopian Airlines não vai mais voar para o Rio de Janeiro

Denis Carvalho 10 · fevereiro · 2014

O Rio de Janeiro vai perder mais um voo internacional. Dessa vez a Ethiopian Airlines anunciou que suspenderá suas operações no Galeão a partir do dia 26 de Maio de 2014. Hoje, o voo da companhia entre Addis Abeba e São Paulo faz escalas em Lomé (que será mantida) e no Rio de Janeiro, parada que será suprimida.

“O último voo da Ethiopian entre Rio de Janeiro e seus dois hubs, Addis Abeba e Lomé, será em 24 de maio de 2014. Consequentemente, a companhia aérea irá consolidar sua operação em São Paulo, no Aeroporto Internacional de Guarulhos”, explicou a Ethiopian em um comunicado divulgado agora há pouco.

Segundo a companhia africana, os passageiros que compraram voos saindo ou chegando ao Rio de Janeiro e que serão afetados pela suspensão do voo, poderão ser remanejados para São Paulo ou pedir reembolso total de seus bilhetes.

A Ethiopian continuará a servir a rota de São Paulo com três voos semanais, utilizando o Boeing 787 Dreamliner, considerada a aeronave mais moderna do mundo.  No comunicado, a companhia lembrou que no começo das operações no Brasil,  em julho de 2013, já havia explicado o interesse de ter o voo direto para São Paulo.

“O novo horário do voo irá proporcionar melhores conexões no Aeroporto de Guarulhos para voos de cidades como Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro. Em Addis Abeba para passageiros que estarão viajando para vários destinos na Ásia, Oriente Médio, África e Europa”, definiu.

Vale lembrar que companhias como TAM e American Airlines anunciaram fim de voos saindo de Galeão recentemente. Será que a nova administração conseguirá reverter essa tendência?

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • jonatan

    Sou de Porto Alegre mas tenho que admitir são paulo é a ''capital'' do Brasil

    • Carioca

      Que conclusão óbvia!!! É um gênio. Eu só sinto muito, porque com menos opções de voos saindo do rio, todos ficamos reféns do caótico GRU e de tarifas mais altas.

      • Paulista

        Como se o GIG fosse ótimo!!! #soquenaonaonaonao

        • Paulo Almeida

          Quem foi eleito o pior do mundo mesmo, hein?…………kkkkkkkkkkkkkk.

          • jose ramon pablo

            Agora vai me falar o fluxo de passageiros que tem na cidade de sao paulo, e na cidade do rio de janeiro? A maioria de pessoas que pega esse voo e empresario, ja tem a desgraça de ter que parar el Lome, imagina ter que para rio tambem e ficar esperando 1 hora e meia a duas horas em cada lugar. Tirar esse voo e apenas acurtar a distancia ate Addis Abeba ou alguma conexao apos essa. Pois nem todo mundo vai pra Etiopia, a maioria é conexao. Nao sei porque as pessoas reclama tanto de São Paulo, realmente e um aeroporto como qualquer um na Europa. Talvez nao seja tao moderno, estao modernizando, a maioria dos aeroportos na europa tem apenas 5-6 anos, nao tem como fazer um milagre derrubar o aeroporto e fazer um novo em uma semana, nao concordam? Tudo tem um processo. Mas tem sala de embarque pra sentar. O voo pode atrasar como em qualquer lugar. A unica coisa que acho deficiente e a retirada das bagagens. Que tem sido muito melhor esse ultimo ano. Fiz 4 viagems a espanha e em todas minhas voltas foi rapido e eficiente. O resto. Voce embarca na aeronave o aviao decola e pronto. Nao sei porque reclamam tanto de Sao Paulo.

          • Rafael

            NOSSA!! Como qualquer um na Europa!? Se até o aeroporto de Katowice na Polônia é melhor que o Galeão.

          • Thiago Castro

            Parei no "como qualquer um na Europa"!!!!

        • Rafael

          GRU é um labirinto, GIG é um pulgueiro com os banheiros mais fedidos do mundo. Na novela Vale Tudo de 1988 parece que é o mesmo aeroporto. O Brasil não tem aeroporto que presta.

  • Rodrigo Oliveira

    Essa mudança não surpreende, visto que o RJ já perdeu muitos outros vôos, e talvez continue perdendo, mesmo com a proximidade da Copa.

  • Marcio

    Galeão. O último a sair, apague a luz, se ainda houver a mesma….

  • Bruno

    Este aeroporto do Galeão é o pior aeroporto do país na minha opinião. O trânsito dentro do aeroporto é terrível, praças de alimentação desorganizadas e ruins, e se não bastasse este descontentamento todo que tinha com ele, na última viagem que fiz conseguiram sumir com minha mala na ida e na volta, isso que eu nunca tive a mala extraviada. Pra ir do terminal 1 para o terminal 2 precisa fazer uma caminhada de 1 quilômetro, sem ar condicionado, esteiras paradas sem manutenção, rampa em aclive sem esteira funcionando sendo impossível empurrar um carrinho com malas, etc. Qualquer companhia que se preze evitaria operar neste aeroporto, podendo fazê-lo, como é o caso das estrangeiras, que podem deixar o trecho ruim para as nacionais se queimarem. Não que Guarulhos seja uma maravilha, mas apesar de colocarem GRU como um dos piores aeroportos do mundo, prefiro muito mais GRU que GIG.

    • Danielsson

      Sou do Rio e to sempre criticando o Galeão aqui. Aeroporto vem ficando um lixo há mais de uma década. Pra um aerporto desse porte, de uma das principais capitais do país e a segunda em quantidade de rotas internacionais, ele é péssimo mesmo. Mas já estive em outros aeroportos de capitais e o negócio é muito pior. Salvador melhorou muito mas não tem nem ar condicionado, além de o aeroporto só possuir um terminal e minúsculo. Brasilia mais parece uma rodoviária melhorada, também muito pequeno. Mas pelo visto estão construindo um novo terminal lá. De qualquer forma, é complicado considerar esses aeroportos como centro de grandes voos internacionais e nacionais. Brasilia ainda é um aeroporto central, de extrema importância pra aviação nacional. Deveria ser muito melhor do que é. Confins eu já fui também é é minúsculo. Consegue ser menor que o de SSA. Enfim, só GRU mesmo que apesar de ser horrível, pelo menos tem uma estrutura maior e recebe mais passageiros mesmo. De resto, só tem lixo.

      • Bruno

        Sim, concordo com você. Também já passei por SSA, BSB, e de fato deixam a desejar, porém ainda prefiro estes dois do que o Galeão. Tem diversos aeroportos pequenos, que não tem estrutura, mas pelo menos você não precisa andar horrores e ficar em meio a um caos logístico.

        • Danielsson

          Vc nao enfrenta esse caos nesses aeroportos menores pq simplesmente não existe a demanda pra isso. Esses aeroportos sequer conseguem uma malha de voos do porte do Rio ou de SP, principalmente SP. Se aumentar em uns 30% do que é hoje e mantiver a mesma estrutura, com certeza vc vai ver o que é caos lá também. Agora, um aeroporto que recebe praticamente 1 voo internacional por dia, não chega a ter lá muito risco.

          • Bruno

            Pois é, mas você tem que analisar cada qual de acordo com sua finalidade. O aeroporto de Porto Seguro parece uma rodoviária antiga, acho que é o mais simples pelo qual já passei no Brasil, porém não tem demanda que o atrapalhe. Se GIG tem demanda tal, deve ter estrutura à altura. Se não tem, acaba sendo pior do que o outro que é muito menor

    • Thiago Castro

      O Galeão é ruim sim, mas Vitoria e Goiania estão anos-luz à frente em matéria de aeroporto ruim!!!!

      • rafael

        Nada como CWB, só faltava aumentar a pista!

        • Marcelo

          Realmente Curitiba tem o aeroporto mais decente desse país. O fato de ser menor não justifica menosprezar a qualidade do serviço prestado ali. Eficiente, limpo, organizado, com o desembarque precedido de uma agradável surpresa aromática do Boticário. Soube que o fato dos aviões terem dificuldades em aterrizar ali quando o tempo está ruim, não é por causa de CWB que tem equipamentos modernos, mas falta das aeronaves que não tem aparelhagem compatível. Quando os aeroportos privatizados estiverem "bem", espero que sejam ao menos parecidos com Curitiba.

          • Marcelo Oliveira

            CWB é bom mas aquela historia de quando tem vôo internacional ficar aquele filão entrando por uma porta só e F…..

        • Rodrigo Oliveira

          Pera aí, é o aerorporto de CWB que fecha todo dia à meia noite?

    • Paulo Almeida

      Isso ae, Bruno. Algumas empresas já estão prevendo o inferno que vai ser. Melhor largar essa bomba antes que exploda.
      Moro aqui no RJ e realmente é uma tranqueira esse Galeão.
      O ministro Jobim disse que em 2012 estaria tudo pronto. Eu acreditei…..rsrsrsrsrsrsrsr.

      Fonte: Infraero
      Quinta-Feira 14 de Janeiro de 2010 às 00:00
      O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, recebe o ministro do Esporte, Orlando Silva, nesta sexta-feira (15/01), a partir das 15h, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim. Está prevista também a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim.

      O objetivo da visita é inspecionar as obras de revitalização do Terminal 1 e de conclusão do Terminal 2, ambas já bastante adiantadas, conforme material anexo.

      As obras no Galeão tiveram início em setembro de 2008 e estão orçadas em R$ 648,45 milhões. O prazo para conclusão das melhorias é maio de 2012.

  • Daniel

    Nenhuma novidade … só me pergunto por que ainda há tanta insistência no uso do Galeão … se GRU é, a meu ver, uma Rodoviária Internacional por conta das acomodações, desorganização e obsolescência, Galeão é um terminal de ônibus estadual, se muito. O mais interessante é pensar:

    "IMAGINA NAS OLIMPÍADAS "

    É, porque a Copa já foi e nada foi feito para melhorar a situação. E a Copa é no país todo, já as Olimpíadas … de Olimpíadas isso vai viar uma Olimpiada… Olim – Piada.

  • Realmente, a privatização de GRU 2 anos antes do GIG está fazendo toda a diferença. Comparem o nível de profissionalismo nas negociações de uma administração privada em Guarulhos e da Infrazero no Galeão. É um abismo! Ainda assim, torço para que a nova administração do Galeão revolucione o sofrível estado do aeroporto e volte a atrair diversos voos internacionais ao RJ.

    • Rodrigo Oliveira

      Uma administração pública que pratica o "jeitinho" pra tudo não gera muitas expectativas para o futuro.
      Penso que as coisas devem melhorar daqui a 30 ou 40 anos, quando essa raça ruim que governa o Brasil já estiver além túmulo…

    • Danielsson

      Muita coisa precisa mudar aqui, Rodolfo. Creio que não é só a diferença de 2 anos não. Há muito tempo que o Rio de Janeiro vem perdendo voos internacionais. A questão aqui já começa na acessibilidade tenebroso pra se chegar ao Galeão, sem transporte público de massa. E os poucos ônibus que vão pra lá são precários, apenas três linhas se não me engano. De resto é a máfia da cooperativa de taxi do Galeão que não permite que você pegue um outro taxi ou um ônibus frescão que só atende à Barra e à Zona Sul, oq tb nao é nenhuma novidade se tratando de Rio de Janeiro, onde cagam e andam (desculpem o termo) pro restante da cidade…

      • Henry

        Uma maneira educada de falar cag.. e and… é C&A…rsrsrs

    • Henry

      Os dois aeroportos são abaixo da média.. mesma porcaria.. basta vc ir a qq aeroporto nos EUA para constatar isto…
      GRU é uma mer…. GIG é uma bos…..
      No fundo, os dois fedem…

      • Henry

        O de Salvador eu conheço.. pequeno, mas limpo, com ar condicionado que funciona… e as poucas lojas vc é bem atendido…
        Nasci em São Paulo e moro no Rio.. tenho vergonha de SDU/GIG/CGH/GRU…

        • Danielsson

          O ar condicionado não funciona no de Salvador não. Pelo menos não estava funcionando quando eu estive lá há 3 semanas atrás. Nem na ida e nem na volta estava.

        • Everton

          O setor de check-in de SSA é sofrível. O ar – condicionado da sala de embarque não é suficiente para a demanda. A reforma está atrasadíssima e a poucos dias um dos responsáveis pelas obras disse que o terminal do jeito que estava, estava perfeito. Okay

        • Rafael

          Bom, já que é assim, para mim o melhor do Brasil é o de Recife. Novo, limpo, organizado. Claro que não podemos comparar com o fluxo dos outros aeroportos mencionados, mas ter um aeroporto feio como o Galeão ou complicado com o de Guarulhos é o fim. Aeroportos que são a porta de entrada do Brasil mas as vezes parecem a dos fundos.

          • Thiago Castro

            Então o problema do Galeão é que ele é feio??? kkkkk

          • Guto

            Eu moro no Rio e nunca na minha vida vi todas as esteiras, que ligam os dois terminais, funcionando ao mesmo tempo. É uma coisa muito complexa pra Infraero!

  • Amarildo

    Segundo a revista Veja o pior Aeroporto do Brasil é o de Guarulhos, pior que o de Manaus, Cuiabá e Salvador. Foram levados em conta : Valor dos produtos comerciais e de alimentação, Estrutura das lojas,
    Velocidade de restituição de bagagem, Conforto nas salas de embarque, Custo e estrutura do estacionamento, Disponibilidade de táxi e transporte público e Tempo na fila de imigração. Tem gente que fala sem saber. http://vejasp.abril.com.br/materia/aeroporto-de-c

    • Danielsson

      Creio que as companhias não retiram uma determinada cidade de sua rota por essas questões. Senão, nenhuma operaria no Brasil. Elas retiram pelo que lhes convém mesmo, o bolso. Se a demanda é muito maior em SP e não está sendo no Rio, vai acabar saindo mesmo. Elas não estão preocupadas se você vai urinar num banheiro limpo, se tá pagando caro no sanduba, se o ar condicionado não está funcionando direito… Ela quer saber se a demanda compensa o custo operacional. O resto é o que a gente tem pra chorar: além de não termos infraestrutura, ainda não temos demanda pra segurar essas rotas.

      • André

        Creio que a qualidade dos aeroportos atinge as empresas sim. Com quem você reclama primeiro quando uma bagagem não chega, ou seu voo atrasa? E nem sempre a culpa é da empresa aérea, só para ficar nesses dois exemplos.

        • Danielsson

          Sim, André. Com certeza atinge as empresas. Mas não acho que isso seja ponto crucial pra deixar de operar um voo numa cidade. A demanda é o que determina mesmo. Tanto que a TAM já retirou quase todos os voos internacionais do Rio mas não retirou os nacionais. Os problemas são os mesmos mas a demanda dos voos internacionais não devem ser satisfatório pra Latam.

      • marc

        sim. é simples assim. o galeão não tem demanda. são paulo é babel e sempre terá passageiros para qualquer parte do mundo. aeroporto bom no brasil, por enquanto, sem sombra de dúvidas , é o de curitiba. como dito num dos comentários , nada como desembarcar e ser recebido por aquela instalação do boticário…….

    • Bruno

      Se ler por completo o que escrevi, veja que citei que colocam GRU como um dos piores aeroportos do mundo. Na verdade tem lista que encabeça ele como o pior do mundo. Listas são listas, cada agência faz a sua, e cada qual difere das outras.
      Falei da minha opinião, não disse que era um veredito ou o resultado de uma pesquisa. E já estive nestes aeroportos citados, então posso falar com experiência. Já embarquei e desembarquei de vôos internacionais e domésticos em Manaus, minúsculo, pouca estrutura, porém pelo menos não é o caos que é GIG. Também já passei por Salvador e posso dizer o mesmo. Cuiabá não passei ainda mas passarei este mês, e pelo que tenho ouvido de familiares que sempre o utilizam, as reformas estão avançando e o aeroporto está ficando muito bom. A fila de imigração de GRU é a pior mesmo, porém pelo menos tem mais opções de alimentação e opções a preços acessíveis, com redes de fast food como Mc Donald´s e Vivenda do Camarão, por exemplo. Tem um Starbucks, coisa rara nos aeroportos do país. Tem ônibus para cidades próximas e para o metrô. O que é ruim é a distância até SP. O pior não é falar sem saber, é julgar que não se sabe, tendo 1 (uma) única pesquisa como autoridade.

      • O de Cuiaba ficando bom?? Faz-me rir, aquilo lá é uma palhaçada. Nem lugar pra estacionar o carro tem!! E mais, o governo ja falou que provavel que não de tempo p/ conclusão e sua cobertura será de: LONA.. Isso mesmo, LONA! http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2014/01/c

        • Bruno

          Não falei que está ficando bom para a copa. Falei que disseram que está ficando bom. Também não falei que está ficando ótimo, ou excelente. Pelo menos está melhorando. Estarei lá daqui a 2 semanas pra conhecer em loco.
          Deve-se ter em mente que a comparação é feita com base nos aeroportos brasileiros.
          Quem me falou só pega táxi, então não avaliou a questão do estacionamento, mas pela foto é bem pequeno mesmo. Muito embora estacionar carro em aeroporto é uma opção que também não utilizo.

          • Leonardo

            não consegui identificar algum proveito na sua "avaliação" do aeroporto de cuiabá. amigão, primeiro vá lá e depois relate o inferno aqui antes de se precipitar e chamar aquilo de "excelente". (e só para não esquecer no nosso Português: dizer "disseram que está ficando bom" é opinião dos outros, OK!; dizer "… pelo que tenho ouvido, o aeroporto está ficando muito bom", é uma conclusão SUA).

          • Bruno

            Amigo acho que você é quem precisa estudar mais português. Primeiro que não citei em momento algum que o aeroporto está excelente. Segundo porque deixei bem claro que nunca fui no aeroporto, não o conheço, e apenas tenho relatos de outras pessoas de que o aeroporto está ficando bom. Terceiro porque não busquei avaliar o aeroporto de Cuiabá, se tivesse lido todos os comentários saberia que estava apenas respondendo a outro colega que citou alguns aeroportos no comentário.
            Na verdade deveria ter escrito que "acham que ficará bom", pois não disseram do estado em que se encontram as obras, e sim do estado em que se encontrará o aeroporto ao fim das obras em relação ao que era. Não que o aeroporto ficará exemplar, mas sim que melhorará em vista do que era. Aeroporto excelente existem, mas não no Brasil. Então temos que comparar Cuiabá com o que temos aqui, e comparar o resultado da reforma com o aeroporto antes dela. Não tem aeroporto ficando ótimo ou excelente no Brasil, pois todos sabemos o que é feito com os recursos disponibilizados.

          • Rafael

            Venha conhecer o de Vitória, o com recordes de embarco pelo Tribunal de Contas. Este aliás teve a segunda ampliação prevista para 2007. Pasmem!

      • Danielsson

        Meu filho, vc sabe quantos voos diários internacionais esses aeroportos recebem? Falo dos internacionais pois são os que geralmente operam com aeronaves de maior porte, portanto, precisam ter capacidade para receber de uma vez muitos passageiros. Cada um desse recebe no máximo 2 voos de grande porte por dia. E em horários bem distintos. Isso não chega a causar um caos. Você não pode comparar a qualidade dos aeroportos de GRU e GIG com esses pq os primeiros são centros de conexões e possuem uma vasta malha de rotas nacionais também. É muito fácil dizer que a "rodoviária" x é melhor que a y porque o caos é menor. O caos é menor justamente pq não tem movimento suficiente. Se aumentar um pouco mais você vai ver que TODOS os aeroportos do Brasil são uma porcaria. Mas um é uma porcaria grande, o outro é uma porcaria média e os demais são umas porcarias pequenas. Ta compreendido? rs
        Mas falo pelos que eu já estive presente, os que já vi por notícias e relatos de passageiros. Imagino que deve ter um ou outro aeroporto menor com uma estrutura melhorzinha. Mas também não creio que seja algo a se orgulhar. Realmente, de aeroportos a gente está muito mal servido mesmo…

        • Bruno

          Se você precisa carregar 4 passageiros e usa um carro sedã médio, prestará um serviço mediano. Se você precisa transportar 20 passageiros e usa uma van para 14 lugares, o serviço será péssimo. Portanto, o número de passageiros que transitam pelo aeroporto não é desculpa para caos.
          O aeroporto de Narita, por exemplo, transportou 32,874,530 passageiros em 2012, praticamente o mesmo número de passageiros que GRU (32,477,646), e não dá pra comparar um com o outro, nem de longe. Já o aeroporto do Galeão, transportou no mesmo ano quase metade dos anteriores (17.491.744), e mesmo assim na minha opinião GRU é menos pior que GIG. Então quantidade de passageiros não é desculpa para serviço mal prestado. Se tem mais passageiros, deve ser projetado para tal demanda.
          Em um ponto você está certo: no Brasil os aeroportos são, em geral, muito ruins mesmo. Principalmente por existirem sérios "problemas" na execução de grandes projetos. As obras da copa estão aí para mostrar isso.

          • Danielsson

            Não é desculpa isso. É uma crítica. Só que você não pode usar como comparação aeroportos que não possuem alta demanda como bom serviço prestado. Prestar serviço sem caos quando não existe alta demanda não é sinal de que o serviço é adequado. Fato que os aeroportos de Rio e SP deveriam ser muito maiores pra receber tal volume de passageiros. Os outros são tão ruins quanto mas como não recebem esse volume, não fica tão nítido. Mas se precisar crescer o fluxo de passageiros você vai ter problemas muito piores.
            Abs

  • Henry

    A diferença entre Garulhos e o Galeão é que um é uma mer….. e o outro é uma bos…..
    No fundo, os dois são verdadeiros excrementos como aeroportos…

    • Fabio

      O comentário mais lúcido até agora. É bem por aí , mesmo.

  • Caramba, todos os meses eu leio aqui que o Galeão perdeu rotas internacionais, daqui a pouco todos os voos pra fora vão partir de SP, lamentável para o Brasil como um todo, como paulista, gostaria de ver menos concentração, sei que o que manda é o dinheiro, mas parece que o governo do RJ nem se importa muito em melhorar o Galeão, e perdendo rotas como estão perdendo, dificilmente vão melhorar alguma coisa por lá.

    • Danielsson

      Com certeza Anderson. Eu como carioca e viajador sinto muito por isso também, ter menos opções diretas. Mas o Governo do Rio (tanto municipal quanto estadual) deveriam ver com mais atenção sim. O Rio perde muito em turismo e, principalmente, negócios. O potencial é gigante no turismo, ainda mais com esses eventos recentes e futuros que tem rolado por aqui. Era pra estar aquecido o mercado de voos internacionais mas pelo contrário, estão se esgotando. Deveriam aproveitar a nova concessão e trabalhar com o consórcio um plano de metas pra voltar a expandir a malhar do Rio. Pra isso, é claro, precisa melhorar e ampliar a capacidade do aeroporto. Desse jeito atual, não dá!

  • Henry

    Enquanto a Infra///ero…. An//ac… etc administrarem os aeroportos, mesmo com as privatizações, a coisa vai continuar de mal a pior…

  • re178

    Em contra-partida a Aeroméxico vai inaugurar MEX-GIG no dia 14/07/2014 usando um 767-200.

    • Daniel

      é para atender os cartéis na nova rota

      • re178

        kkkkkkk essa foi boa!!!!

  • Clovis Silva

    Engraçado, vocês reclamam especificamente de governo, mas as verbas pras reformas de aeroportos foram liberadas e privatizações foram feitas. O problema é de toda a equipe da Infraero, que não tem competência pra administrar os aeroportos =(

    • Rafael

      Vixe! Toda hora a culpa é de alguém. Saravá meu pai!

  • luademochila

    Pra mim faz parte do lobby pela privatização – o governo abandona cada vez mais os aeroportos administrados pela Infraero para que a população apoie a privatização. Guarulhos é privatizado, mas é outra porcaria, como estudos recentes já comprovaram.

    Privatização só funciona em campos onde há concorrência real, o que não é o caso de administração de aeroportos, onde a empresa detém o monopólio da exploração e não sofre ameaça real de que a concessão seja removida caso faça uma administração ruim. Novamente, é o caso de Guarulhos. Caso também das empresas de telefonia, que fazem o que querem, oferecem serviços ruins e caros e fica por isso mesmo.

  • Thiago Castro

    Não tem problema falar mal do Galeão, afinal o aeroporto é ruim mesmo. Mas a perda de vôos internacionais é uma péssima notícia, não só para os cariocas, mas para o Brasil. Essa centralização toda em GRU é ruim!!! Quanto mais diversificação de vôos internacionais, melhor para os brasileiros.

    O Galeão tem uma estrutura sub-utilizada que faz muita falta à GRU. O q falta é investimento, gestão séria, tudo aquilo que é ruim de conseguir no Brasil. O ideal é que houvesse mais vôos internacionais em GIG, SSA, REC, POA, etc. E o pior é que os governantes, Anac, Infraero, vêem uma notícia dessa e devem achar normal. Não estão nem aí. Lamentável!!!!

  • marc

    sou carioca e compreendo essa decisão. aliás, todas as decisões recentes de cancelamentos de voos internacionais no galeão. além de o galeão ser dominado , desde sempre, por máfias de transportes de todas as estirpes, vem sofrendo nos últimos anos com deterioração terrível de suas instalações. a própia cidade prejudica o aeroporto. o rio é extremamente violento, principalmente os arredores do aeroporto , com centenas de regiões dominadas por bandos armados até os dentes. o terminal 1 está uma zona, com obras intermináveis,e , pasmem!, sem ar condicionado no desembarque doméstico(você sai por corredores escuros, repletos de operários trabalhando, poeria e um calor do cão). enfim, lamento muito pelo esvaziamento, mas não sou cego: o rio está perdido num mundo paralelo, ainda vivendo do "cidade maravilhosa', sem acordar para o caos no qual se transformou a cidade.

  • FHe

    O aeroporto de salvador estava com o ar condicionado quebrado, mas consertaram. O que não retira o caos em que está o aeroporto, um canteiro de obras as quais, já se sabe, não ficarão prontas para a Copa. E eu já acho que nem depois. Hoje o responsável pelo aeroporto deu uma entrevista que mais parecia que falava para recém nascidos. Em extase, como se a comemorar. Se tem uma coisa bizarra nesse atual estado de coisas é o reiterado deboche dos donos do poder com o preenchimento de cargos que necessitam de qualidade técnica. Ah, desde novembro estamos sem free shop também……

  • Cláudio Ávila

    Sou do RIO e tenho vergonha do LIXO que é esse aeroporto.
    Acho ABSURDO ter um único guichê na entrada do estacionamento (que é caríssimo).
    Ar Condicionado que nunca funciona numa cidade que bate facilmente os 45 graus na sombra.
    Banheiros que dá nojo de urinar em pé.
    Esteiras da "idade da pedra" que sempre rasgam ou quebram as bagabens dos passageiros.
    Na chegada, inúmeros taxistas clandestinos se atacando e agredindo os passageiros que recusam suas corridas.
    Enfim, aqui é tudo precário!
    O governo faz uma falsa propaganda de que aqui tudo é maravilhoso, mas o tiro (muito comum no RJ) vai sair pela culatra.
    A Copa nem começou e já somos motivo de chacota no mundo inteiro.
    Vejam a matéria da mais bem conceituada revista de futebol do mundo: http://forum.esporte.uol.com.br/capa-da-france-fo

  • SANDROGB

    A Odebrecht e a Changi (Cingapura) não estão de brincadeira!
    É esperar para ver, o problema é que foram muitos anos de abandono, mas vejo coisa boa pela frente.
    A paulistada pira!!!

  • Pelos comentários acima, eu vejo que a percepção geral é que o Rio está perdendo voos por conta da infra-estrutura do Galeão. Tenho dúvidas se esse é o problema de verdade.

    Guarulhos foi concedido há um tempinho, mas não o tempo suficiente para fazer as obras estruturantes necessárias. Já fizeram algumas modificações que melhoraram o básico do aeroporto (escadas rolantes, banheiro limpinho, elevadores…), mas capacidade de receber mais voos mesmo, que é o que importa, ainda vai demorar. Mesmo assim, todo mundo quer voar pra SP. Ninguém cancela voo pra SP como se faz no Rio.

    Já o Galeão não teve nem o tempo de fazer a maquiagem que fizeram em Guarulhos. Mas diferente desse último, o Galeão tem capacidade ociosa. Mesmo ruim, no fim das contas as empresas poderiam colocar mais voos. Não importa se os banheiros são um lixo, se as escadas e elevadores não funcionam. Se o viajante conseguir fazer o básico, entrar e sair do avião, já tá bom pra cia aérea. Se tem passageiro, tem lucro, não importa o quão tosco seja o aeroporto. E é ai que eu acho que está o problema: voos para o Rio não tem se mostrado economicamente viáveis.

    Eu moro aqui, mas sou natural do ES. Estou no Rio há 6 anos. Nesse tempo, eu tenho visto que o mercado de negócios tem se deteriorado um pouco. Não pq não tenham oportunidades, emprego. Mas pq tudo se tornou muito caro e isso não é bom para os negócios. Empresas são obrigadas a pagar muito mais pelo aluguel e pelos funcionários (pois estes tb tem que pagar caro pra viver aqui). Isso emperra a cidade. Muita gente bem qualificada tem desistido de ficar no Rio por conta dos custos. Só nesse mês, 2 amigos meus, um engenheiro e um médico, já decidiram que vão sair daqui. E tem mais outros 3, engenheiros, planejando a mesma coisa. E quando converso com meus amigos, eles dizem que conhecem muitas outras pessoas com o mesmo desejo de sair daqui. Isso é muito ruim para as empresas, para os negócios.

    Bom, se os passageiros não vem pro Rio a negócios, então vem a turismo, certo? Errado! A percepção geral do estrangeiro é que fazer turismo na cidade é muito caro. Por mais europeu que uma pessoa seja, pagar uma diária de 500 reais em um hotel 3 estrelas é considerado muito caro. Para um americano então, nem se fala! Eu lembro de uma coisa que reparei quando viajei pra Paris com minha mãe: viemos de volta pro Rio em um 747. Avião grande, muitos passageiros. Ao chegar na fila da imigração, os estrangeiros foram direcionados para uma fila diferente. Devia ter uns 40 no total contra uns 350 brasileiros que foram pra Europa passear. Mesmo com todos os tramites de imigração, a fila dos estrangeiros terminou antes da nossa. 40 estrangeiros!!! Sim, essa é a força do turismo da cidade maravilhosa.

    Enfim, não adianta o governador e o prefeito espernear. As cias aéreas querem lucro! E pra mim a culpa de não dar lucro não é do aeroporto, mas da cidade onde o aeroporto está.

  • rubens felipe

    Mas tem uma coisa, o novo terminal em gru, que será inaugurado em maio, levará o aeroporto a um outro nível. As obras estão muito adiantadas, e praticamente todos os voos internacionais serão remanejados pro novo terminal. Depois disso eles irão fechar o terminal 1 e reformá-lo inteiro, e na sequencia o terminal 2.
    Gru será outro depois de maio, esperem….

    • Daniel

      Espero que eu esteja errado, mas … não vai mudar nada.

      By the way, a Rodoviária Internacional de Guarulhos "bombou" no teste para receber o A380.

  • jorge moraes

    Creio que este voo da Aeromexico via GIG vai ter vida curta. Outra que vai abandonar o Rio logo logo é a TAAG, visto que a maior parte da demanda pra Luanda parte de GRU. E agora em maio GRU inaugura o terminal 3, que será o sonho de consumo de qqer estrangeira que opera ou vai operar no Brasil. Estive lá este fim de semana, e pude ver o terminal 3 quase pronto, vai ficar lindo tbém.

    • Danielsson

      Jorge, pelo que eu li em uma reportagem recente do jornal O Globo, esse voo Luanda-GIG era cheio constantemente sim. Me surpreendi inclusive, mas é verdade: http://oglobo.globo.com/rio/angolanos-lotam-avioe… . O da Aeromexico eu nao sei. Creio que não pq é sempre uma boa opção pra ir para os EUA, e os voos do Rio pra lá ainda não acabaram nem com a TAM (exceto Orlando). Esses voos creio que ainda tem demanda sim.

      • MattOKiller

        Mas também, a única rota agora do Rio para a África

  • Paulo
  • Vitor J. Nunes

    Brasil e UE voltam a negociar ‘céus abertos’ para retirar limites a voos
    Fonte: Valor Econômico

  • Danilo Fernando

    Sem dúvida que existem vários aeroportos piores! GRU é ruim – para o tamanho de São Paulo! Mas GIG é péssimo! Pra tudo aquilo que o Rio de Janeiro representa para o país, para o turismo e talz, é uma pena ver o estado que está! Assino embaixo dos comentários dos colegas! Feito pouca coisa para a copa. Tivemos 7 anos para nos preparar, e o(s) governo(s) não se importam muito com isso! Um blá, blá, blá eterno! Se tivessem feito o tal do trem-bala lá atrás, já estaria funcionando!

  • Danielsson

    O que as pessoas não entendem é que todos os aeroportos do Brasil são uma porcaria em termos de infrasestrutura. A diferença é que o de SP tem muito mais demanda. Mas apesar de ser maior que o do Rio, o tamanho também não é suficiente pra sua própria demanda. Se dobrasse de tamanho talvez pudesse ser considerado um aeroporto razoável pro que é exigido dele atualmente: o centro das malhas internacionais do país. No Rio sequer constroem outro terminal. É só ampliação dos 2 que já existem e olhe lá. Fazer conexão em SP é ruim e caótico. No Rio é pior pq além de tudo o aeroporto é menor (mas tem menos demanda). No resto do país é simplesmente fora de cogitação ampliar essa demanda e dividir com GRU pra desafogar.

  • Paulo Moura

    Muitas vezes já entrei em debates sobre qual aeroporto brasileiro seria melhor ou pior; no entanto, com o passar do tempo, tendo conseguido viajar mais vezes ao exterior, pude constatar como estamos atrasados em relação a estrutura, acessibilidade, serviços e qualidade de nossos aeroportos; na grande maioria não passam de rodoviárias melhoradas, com pistas de pouso. o jeito é torcer para que as reformas prometidas saiam do papel, mesmo que não seja no prazo previsto, Eu tenho esperança que as coisas vão melhorar.
    Mas lembrem, a esperança é a última que morre; por isso, não case com sua namorada se a mãe dela se chamar Esperança; senão vai ter que aguentar a sogra por muiiiito tempo. kkkk

  • Roberto

    Está na hora de contratar profissionais de países que têm histórico de projetar bons aeroportos, pois de nada adianta gastar fortunas (e como se gasta mal!) sem conseguir fazer um aeroporto que preste em todo este enorme, rico e atrasado país.

  • Thiago

    O melhor do Brasil é o de Porto Alegre. 2 terminais, transporte público (ônibus e trem) entre o aeroporto e o centro, limpo… só peca na praça de alimentação que fecha cedo e abre tarde.

  • Júnior

    SP tem mais demanda, tudo bem ,mas isso também é culpa do governo que não estimula com que as próprias empresas aéreas nacionais deixem de escolher SP como hub. Teve um pesquisa feita, confesso que não lembro a fonte, afirmando que 60% da demanda dos aeroportos paulistas vem de outros estados, daí que, com isso, as empresas aéreas internacionais seguem essa demanda mais concentrada em SP. Guarulhos não comporta mais esse volume de passageiros e ainda as empresas aéreas nacionais insistem em concentrar a maior parte dos seus voos para lá. Caberia ao governo brasileiro estimular essa descentralização, mas este pouco se importa com isso. Somos mesmo um país primitivo, nos EUA praticamente todos os estados americanos possuem aeroportos excelentes e de grande movimento, enquanto aqui, mesmo com o caótico aeroporto paulistano, tudo é concentrado em Guarulhos. Tanto faz, como tanto fez para a Infraero como a Anac, qual cidade irá receber voo internacional. Vamos ver como essa pseudo privatização do Galeão vai reagir, a esperança é a última que morre, mais pelo que se vê, parece que o consórcio não está a par do que acontece nos bastidores do mercado aéreo brasileiro, pois poderiam ter agido para, pelo menos, tentar amenizar essa crise pelo qual passa o Galeão. Já começaram mal.

  • Em Dubai pelo menos 50% dos funcionário do aeroporto vem de fora…e ele é tido como um dos melhores do mundo, especialmente se levarmos em conta a quantidade de A380 que opera lá…chegar a impressionar! Esse é um aeroporto que serve de exemplo para que contratemos gente qualificada (pelo menos para "amadurecer" os técnicos daqui) para então sairmos dessa merda enorme.

    Sou de SP e moro em Curitiba. Conheço GRU, CGH, GIG, SDU, BSB, FOR, VCP e CNF. SDU e CGH não achei tão ruins, até considero bons em relação aos outros. GRU já deu uma melhorada depois que os portões 22-27 do terminal 2 (acho, não lembro qual era) foram liberados. Antes disso era LITERALMENTE um lixo. O GIG sem comentários…FOR é razoável pela demanda, mas na hora de movimento também não aguenta bem o tranco. VCP não tenho muita experiência…última vez que voei de/para lá faz mais de 3 anos…acho que já mudou…mas na época não achava ruim…até por que o movimento não era tão grande. BSB não gostei…sinceramente achei uma rodoviária aérea. Por último, CNF. Tive más experiÊncias lá, então sou suspeito, mas no geral não diria que é bom.

    Acho que balanceando tudo, GRU ainda tem muito o que melhorar mas está no caminho com um terminal decente sendo construído. VCP terá terminal novo em folha também, o que acredito que ajudará muito.
    E SDU e CGH diria que estão entre os melhores (considerando somente aeroportos brasileiros).

  • Marcelo

    ainda bem que mais uma saiu!
    Tinham de deixar GIG implodir, aquilo é um lixo!
    Pagar taxa aeroportuaria para passar calor sem ar condicionado, ter de subir escada porque a rolante esta sempre quebrada e de quebra nao ter banheiro…. me poupa! isto mesmo, me poupa a taxa!!!

  • Fabio

    Como se o Brasil tivesse algum aeroporto que prestasse. Qualquer cidade americana de médio porte tem aeroporto "Padrão FIFA" .

    Aqui, nem a FIFA deu jeito nos aeroportos. E isso porque nos deram 7 anos de prazo.

    Para sentir pena dos aeroportos brasileiros, nem precisa ir muito longe. Faça uma conexão em PTY ou em MVD.

    GIG, GRU, BSB, SSA etc.. São todos abaixo da crítica. Como já foi dito, rodoviárias com pistas de pouso.

    Eu por exemplo acho que aturar um único aeroporto brasileiro por viagem já é o bastante. Por isso prefiro fazer conexão em qualquer lugar, desde que não tenha que passar também por GRU.

  • Fiz esse ano TLV-GRU, e poucos passageiros ficaram no Rio, fora que o 787 deu pane elétrica duas vezes, inclusive uma no GIG, 3 horas no solo sofrendo. Só passo falar que o GIG não é legal, GRU não é muito melhor, uma parada a menos para quem segue a Tel Aviv, Cairo e as demais conexões

  • Fernando-RJ

    Na verdade querem concentrar os vôos internacionais em SP, o que parece ser coerente, e trazer todo mundo das outras cidades do Brasil em vôos nacionais para lá e de lá partir para o mundo. Vejo que querem transformar GRU num hub internacional do Brasil, o que me parece também aceitável economicamente analisando.

    • Rafael

      Sim, aqui no ES quando viajamos para o NE temos que fazer escala em RJ e SP. Só no Brasil. Inaceitável.

      • holandes voador

        se uma cidade tem demanda de voos as companhias se apressam à criar conexões, por exemplo nos eua é em new york que se concentram o maior numero de voos e conexões! o que é bastante natural visto que é a maior e mais importante cidade do paìs, e pois bem o mesmo se dà em todos os paìses meu amigo, não poderia ser diferente no brasil!
        são paulo é a maior e mais importante cidade, não se pode nem sequer discutir isso!
        jà o fato de haver voos de outras cidades brasileiras "importantes" para o exterior…bem primeiro seria nescessario que a demanda se faça, que exista publico suficiente para tanto, e eu não vejo como o habitante da mais importante cidade do paìs poderia aceitar o fato de ter que ir à uma outra qualquer cidade para poder se deslocar nacionalmente ou para o estrangeiro! pensem reflitam tomem consciência! além do mais, se precisar aumentar o aeroporto de guarulhos, não haverà problema, pois basta fechar aquela base aérea inutil, e là construir um novo super terminal, além disso se tirassem aquela favelinhas mequetrefes do entorno do aeroporto, que são simplesmente uma aberração ( e isso ninguém comenta!! ), da! então dà até para construir uma terceira pista uma quarta pista e mesmo etc e tal!! ahhh tem mais uma coisa que gostaria de fazer aqui e esclarecer, porque no wikipédia està escrito um grande absurdo, quanto o "problema" ( que não é um!! e vou justamente provar!! ), da suposta "proximodade" , entre as pistas principais do aeroporto!, pois bem sò à titulo de comparação ( aliàs muito boa comparação!! ) a distancia entre as atuais duas principais pistas de gru são IDÊNTICAS !!, às das duas ( mesma coisa!! )principais e unicas pistas do super aeroporto de dubai, logicamente no entôrno não existe nenhuma favela pra perturbar, e sim equipamentos de apoio, como converia também à gru!!, e mais as pessoas que moram nesses lugares tremendos, que a imprensa de merda e vendida, inutil que é, chama de comunidade…corroborando com a propaganda nojenta do govêrno, o que essa gente gostaria na verdade era sair daqueles pardieiros longinquos, e irem morar em lugares e habitações decentes mais proximas dos locais de seus empregos!!…mas isto este govêrno indecente, não tem a coragem de assumir, porque logico esta ocupado com negocios excusos o tempo todo!! eu sou urbanista e jà fiz pelo menos uns dez!! croquis maquetes e "ésquisses", recriando o espaço do gru, e lhes garanto que nnao custaria mais ao contrario, até menos!!, do que tudo o que esses canalhas que se auto-proclamam, "politicos e empreendedores", desviam e roubam com suas supostas "licitações", e outros estratagemas, dos cofres publicos, do povo, que os elége (porque é muito burro! ), da causa publica que eles traem quotidianamente e isso jà hà muito, mas muiiiiito tempo!!

  • Junior

    Já passei pelos aeroportos do Galeão, Santos Dumont, Porto Alegre, Guarulhos, Congonhas, Brasilia, Fortaleza, Teresina, Belém, São Luis, Salvador, Macapá. NY (dois deles), Atlanta, Lisboa, Londres, Edimburgo, Buenos Aires (os dois) … E alguns no interior do Brasil como marabá, juazeiro do norte e Breves (ilha do marajó). Tem aeroporto muito melhor e aeroporto que deveria ser fechado. O galeão ta na média. Tem aeroporto por ai que deveria ser fechado.

  • Eu nunca entendi essa escala no Rio…ruim para quem parte de lá, ficar esperando em GRU. Vim pra Londres com a Ethiopian e adorei. O avião é mega confortável, as comissárias são lindas e super gentis….a comida, mesmo na econômica, é ótima. Achei superior à Delta, por exemplo. Sem falar que parar na África duas vezes é demais. Na próxima vou experimentar a Royal Air Maroc!

  • Rafael

    Bom, já rodei 15 paises e o que posso dizer é que o que acho mais bonito nos aeroportos do pais é o símbolo da Infraero com a bandeira brasileira. O aeroportos são feios, com cara de reformados. O aeroporto que eu achei mais interessante foi o de Santiago: compacto, direto e sem frescura. Você chega e sai em menos de 20 minutos. Arquitetura simples, sem aquele piso ridículo de GRU, imigração rápida com muitos guichês, comida e bebida a vontade. Nada daquele labirinto que é GRU – uma lachonete aqui, chek-in no outro canto, embarque para uns de um lado, de outros para o outro,um caos. O GIG é sem comentários- péssimo com força -sem personalidade, com cara de velho, sempre quebrado e calorento- um fusca velho. Um vergonha para o que é a porta de entrada do Brasil. Recife foi o aeroporto mais razoável que eu já conheci. Na Europa os aeroportos são pequenos e práticos. Os maiores, como o de Londres, são ótimos e o free-shop é quase um Shopping center. Ainda não sei quando chegaremos ao ponto de um Newark, que não tem nem sala de embraque, a nossa segurança não permitirá isso. Por enquanto ficamos com o que temos né, fazer o que…

  • mariostefa

    Como no galeao o ar condicionado num funciona? acabei de passar por lá, vindo do Panama. É só ficar em frente a Area da Infrazero que o ar é gelado o tempo todo. e no resto do aeroporto que se F…

  • ANTONIO

    Aeroporto de SSA os banheiros são fedorentos e domingo a noite não tinha toalha de papel para enxugar as mãos.

  • Julio

    A aguardem o consorcio vencedor assumir o galeão,pois eles administram um dos melhores aeroportos do mundo e que vão fazer obras de ampliação,pois não se esqueçam que o aeroporto de são paulo sofre com condições meteorológicas e que o rio de janeiro tem de absorver os voos, e que rio de janeiro e brasília permitem pouso e decolagem simultâneo sem ter que aguardar aeronave cruzar a pista principal.
    no momento está horrível mais daqui a mais um tempo vai se tornar um dos melhores hub da américa do sul.

    • holandes voador

      hub internacional amigo é o de são paulo não tem pra ninguém, entendeu, e nem dà pra ser diferente! afinal é a mais rica e importante cidade do continente do hemisfério!
      ahh para informações a decoração e sinalização de gru està nas mão do aèroprts de paris!!
      por isso fiquem tranquilos, snao paulo sempre foi e serà o que hà de melhor neste paìs mesmo que o resto do mesmo faça de tudo para isto impedir…não tem jeito não consegue… DUCOR NON DUCO!!