logo Melhores Destinos

Está no ar o Guia da Cidade do México, a surpreendente capital mexicana

Monique Renne
18/07/2016 às 17:07

Está no ar o Guia da Cidade do México, a surpreendente capital mexicana

Bem-vindo à Cidade do México! Um destino repleto de paixão, história, cores e intensos sabores. O Melhores Destinos esteve na capital mexicana e trás agora o exclusivo Guia da Cidade do México. Veja tudo sobre os melhores museus, pontos turísticos, o que fazer na Cidade do México, onde ficar, as melhores opções de compras e muito mais! É hora de se encantar pela cidade que reúne histórias surpreendentes, de gigantescas pirâmides à apaixonante Frida Kahlo.

cidade-do-mexico

Palácio de Bellas Artes

O destino era a Cidade do México. E a primeira coisa que me veio à cabeça foi Frida Kahlo. Eu não estava de todo errada. De fato, Frida é onipresente por lá. Mas à medida que eu descobria a Cidade do México eu percebia que as surpresas não teriam limites. E bota surpreendente nisso! Talvez essa seja a palavra que, para mim, melhor define esta que é uma das maiores cidades do mundo. A viagem começou ainda em casa, ao assistir ao filme da Frida Kahlo e descobrir ali cenários maravilhosos que mais tarde pude conferir pessoalmente. E quando falo em cenários, incluo aqui os maravilhosos painéis de Diego Rivera, marido e amante de Frida Kahlo. Posso dizer que o amor e passionalidade dos dois é um bom resumo do povo mexicano. Tudo isso regado a muito sabor e, claro, uma boa dose de pimenta para temperar o destino.

cidade-do-mexico-011

Painel de Diego Rivera no Palácio Nacional

Ao chegar no Zócalo da Cidade do México não pude deixar de pensar que aqueles dias ali certamente me ensinariam muito mais do que os anos de escola, onde a palavra asteca parecia algo muito distante, existente apenas nos livros. E não me enganei. Visitar as ruínas da antiga capital do povo asteca (ou mexicas, como chamam os mexicanos) e “descobrir” que Tenochtitlan de fato existiu é realmente muito impressionante. Na verdade, caminhar por todas as ruínas da Cidade do México é viver a história que muitas vezes não fez sentido nos anos em que estudávamos intensamente para as provas. Mais surpreendente ainda é descobrir que  ainda há muito a ser descoberto debaixo dos prédio coloniais construídos pós invasão espanhola. Até hoje, por exemplo, não se sabe ao certo a história das Pirâmides de Teotihuacán, uma das principais atrações turísticas da Cidade do México. E a cada centímetro de obra do metrô local são descobertos novos fragmentos da história daquele povo.

cidade-mexico-templo-mayor-001

Museu do Templo Mayor

Claro que os museus ajudam a contar um bocado da história da Cidade do México. E eles são muitos! A começar pelo maravilhoso Museu Nacional de Antropologia, atração mais visitada da cidade e onde está a Pedra do Sol (conhecida popularmente como calendário asteca). Outros espaços, no entanto, ajudam a entender como se desenvolveu a Cidade do México, desde os astecas, passando pelos conquistadores espanhóis até o grande mix cultural que hoje cerca o DF. Vale conferir o Museu del Templo Mayor, onde estão as ruínas de Tenochtitlan e o Museu Nacional de História, no lindíssimo Castillo de Chapultepec.

cidade-mexico-museu-antropologia

Museu Nacional de Antropologia

Sem falar nos espaços destinados à arte, que a todo momento se confundem com a história mexicana, como o Museu Frida Kahlo, o Palácio Nacional (onde estão os Painéis de Diego Rivera), o Museu de Arte Moderna, o Museu Dolores Olmedo, o lindo prédio do Palácio de Bellas Artes e o moderníssimo Museu Soumaya, onde estão dezenas de peças de Salvador Dalí e Auguste Rodin, além de muitos outros grandes nomes mundiais. Não, esses não são os únicos espaços destinados à arte e história na cidade! Veja mais sobre os museus da Cidade do México.

cidade-mexico-soumaya

Museu Soumaya

A Cidade do México é um tanto confusa e, para conseguir aproveitá-la o máximo possível, é preciso um bocado de organização na hora de definir os pontos turísticos a serem visitados. Saber quais atrações estão próximas ajuda bastante, assim como montar um roteiro de viagem. Pontos turísticos como o Bosque de Chapultepec, a Avenida Paseo de la Reforma, a Basílica de Santa María de Guadalupe, a Catedral Metropolitana, a Plaza de La Constitución e a Torre Latinoamericana são imperdíveis.

cidade-do-mexico-004

Catedral Metropolitana

O mesmo vale para passeios mais distantes, como andar nos coloridos barcos de Xochimilco, visitar as Pirâmides de Teotihuacán e a cidade de Puebla. As atrações são muitas e o tempo é quase sempre pouco. Por isso, preparamos um post especial com os pontos turísticos separados por região e também uma sugestão de roteiro para viagens de três e sete dias na Cidade do México. Assim ficará mais fácil organizar o deslocamento e o tempo útil passeando será muito maior! Afinal, se locomover pela Cidade do México pode não ser uma tarefa tão rápida de ser executada. 

cidade-mexico-xochimilco-003

Barcos em Xochimilco

Outra atração irresistível na Cidade do México são os mercados de artesanatos. Localizados em vários pontos da cidade, eles espalham cor e cultura a preços bem populares. Se você faz a linha comprador compulsivo de lembrancinhas, fique longe de lugares como o  Mercado de Artesanías de Coyoacán e o Bazaar Sábado. Sem falar os pontos com boas oportunidades de compras, como a loja Palácio de Hiero ou a Avenida Presidente Masaryk, localizada no elegante e chique bairro Polanco. Veja mais sobre compras na Cidade do México.

Parte da cultura popular, as lutas livres mexicanas também são imperdíveis. Com encenações teatrais os lutadores divertem a platéia, que apaixonadamente torce pelos campeões como se tudo fosse de verdade. Rende boas risadas! O mesmo vale para os Mariachis da Praça Garibaldi, que nos remetem direto ao universo mais popular, turísticos e, claro, divertido do povo mexicano. E se você está em busca de cores, música e uma experiência super tradicional, aproveite uma manhã para passear ao som dos mariachis nos canais de Xochimilco, a Veneza mexicana. Veja mais sobre o que fazer na Cidade do México.

cidade-do-mexico-040

Mariachis

Para fechar a viagem, que tal aproveitar as comidinhas locais. Com ou sem pimenta, tradicionais ou contemporâneas, elas irão surpreender pelo sabor e excelentes preços! Por lá você poderá investir nos melhores restaurantes sem gastar muito, ou comer até não aguentar mais por quase nada nos mercados gastronômicos. É lugar para todos os tipos de fãs de comida, com a certeza de o dinheiro não será um problema. Veja mais onde experimentar algumas delícias típicas no post sobre onde comer.

cidade-do-mexico-005

Restaurante Azul Histórico

Depois de alguns dias na Cidade do México você já estará familiarizado com a aparente bagunça do lugar. Ao mesmo tempo, já estará apaixonado pela intensidade da Cidade do México. É destino para quem gosta de sentir e fazer parte do local onde está. Suba em um dos prédios do Zócalo, peça uma marguerita e não deixe de brindar à Cidade do México. Certeza que você trará para o Brasil um pouco da paixão que envolve o povo mexicano e, o que é ótimo, sem gastar muito! Veja mais no nosso Guia da Cidade do México.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção