Especial: Roadtripping nos Estados Unidos 2 – Washington DC

Denis Carvalho 6 · fevereiro · 2012

Após os preparativos, a viagem de carro pelos Estados Unidos finalmente tem início! Embarque com a jornalista Isabela Rios e conheça um pouco de sua primeira parada: Washington DC, a capital norte-americana, com seus museus, atrações e a sensação incrível de passear em um filme. Acompanhe:

A ficha demora a cair. No começo parece só mais uma viagem de carro, até você se dar conta de que o sonho está se realizando e os próximos sete dias serão dentro do carro – e do modelo mais novo do mercado, daqueles que não se cansa de apertar os botões. A estrada começou pela noite, e após um dia de trabalho, uma rodovia vazia dando início às férias foi o melhor jeito de relaxar.

Os primeiros gastos apareceram e assustaram um pouco. Só para sair do estado de Nova Iorque foram cinco pedágios variando entre $3 e $10. Sem problemas. Descobrimos mais tarde que eram os únicos pedágios – acreditem se quiser – durante toda a viagem.

Saindo do aeroporto de Newark (NJ), onde pegamos o carro, rodamos 407 quilômetros até chegar à capital do país. Quatro horas de estrada e seis horas de sono no Hostelling International Hostel ($35 dormitório e $92 quarto duplo), o lugar mais caro que dormimos durante a viagem, mas também o mais bem localizado: estávamos no centro de Washington.

Mesmo sendo minha segunda visita, andar em Washington dá a impressão de estar na cena de um filme. De passear, parece que conhecemos vários pontos daquela cidade por vê-los nas telas, mas dessa vez sem Tom Hanks discursando, como em Forrest Gump, ou Bill Pullman como presidente, em Independence Day.

O problema de viajar com vários destinos e ter pouco tempo é que os passeios turísticos ficam todos reduzidos e várias atrações importantes foram riscadas dos roteiros. Neste caso, essa era a ideia: conhecer à primeira vista e planejar outra viagem mais longa nos lugares que mais curtimos.

Fizemos o check-out na sexta-feira de manhã e vimos uma Washington com cara de capital. Trânsito, ternos e gravatas por todo lado, e a melhor parte: sem turistas (tenho que admitir, filas e pausas para fotografias alheias às vezes nos fazem perder tempo, sem contar que é possível ver mais a “cara” da cidade quando NÓS, turistas, não estamos por perto).

Assim como Brasília, Washington é uma cidade que foi totalmente projetada, o que explica sua beleza, organização e dá um toque de “artificialidade” a tudo que vimos. A cidade é a capital federal dos Estados Unidos, onde se reúne a cúpula política e todos os principais edifícios federais, além do Pentágono, o centro do poder militar, as centrais do FBI e da CIA.

Em nosso cronograma, reservamos de 3 a 5 horas de turismo para cada destino. Sim, é pouco, mas se tudo for planejado é possível conhecer bastante.

O essencial em DC são os prédios públicos e os museus, mas segue o aviso: prepare-se para andar! As atrações são longe uma das outras, quer dizer, são perto demais para pegar um táxi, e relativamente longe para se cansar andando.

No caso da roadtrip, ter um carro à disposição não ajudou. Achar vagas para estacionar ou até estacionamentos públicos perto das atrações turísticas é bem difícil. Então o jeito é estacionar longe e ir a pé a todos os locais. O que pode ajudar são os chamados “circuladores”. O ônibus possui apenas três rotas, mas por apenas um dólar dá voltas por quase toda a cidade.

Start turístico

Dá para começar o tour pelo Capitólio, a sede do Congresso norte-americano, e o Washington Monument, um gigantesco obelisco no The Mall (um enorme área retangular, no meio da cidade, com praças, parques e vários monumentos ao redor). Atrás do Capitólio, está a Suprema Corte e a Biblioteca do Congresso, uma das maiores do mundo, com mais de 11 milhões de livros. Vale a visita à ala onde está exposta a biblioteca de Thomas Jefferson. É importante não esquecer de passar para ver a declaração da independência nos Arquivos Nacionais.

Os museus são inúmeros e tem para todos os gostos: dos índios, da National Geographic, da espionagem, de artes, do holocausto, de História Natural e o National Air and Space. Se tiver que escolher um preferido a dica é do holocausto, que apresenta uma história cronológica através de mais de 900 artefatos, 70 monitores de vídeo, e quatro salas que incluem filmes históricos e testemunhos.

Na minha primeira ida a Washington, durante o verão, a área entre os monumentos estava ocupada por moradores da cidade praticando esportes, se bronzeando e fazendo piquenique. Desta vez, fomos as únicas a nos arriscar no frio matinal do inverno. Tirar foto do monumento de Lincoln, no extremo oposto de The Mall, vale a pena. Já que está lá, aproveite para dar uma olhadinha no Vietnam Veterans Memorial.

Para fechar, a visita à Casa Branca. Os grupos turísticos ficam separados do edifício por dois portões (e vários seguranças), mas é permitido ultrapassar o primeiro e melhorar as fotos um pouquinho – fica a dica. A Casa Branca faz agendamento de tours com pelo menos 21 dias de antecedência, e para estrangeiros é preciso solicitar o tour na embaixada brasileira.

Se tiver mais tempo, o passeio de barco pelo rio Potomac é um ótimo jeito de aproveitar o calor do verão. Na minha viagem durante o verao fui pela empresa DC Ducks, $35 por 90 minutos passando por monumentos e com direito a vista da central do serviço secreto americano.

Antes de voltar para a estrada, aquela paradinha para comer. Sair do centro e ir para o bairro Adams Morgan é ótima opção. O bairro concentra bares e restaurantes e é famoso pela vida noturna. Escolhemos o Tryst (2459 18th St) para um café da manha/almoço cercado de estudantes.

Como boas turistas, é claro que nos perdemos na saída de Washington (acredite, são muitas estradas e a sinalização não é das melhores). Mas alimentadas e com o carro abastecido, já era hora de voltar à estrada…

Não perca na próxima semana a continuação desta incrível viagem. Perdeu a primeira parte? Leia aqui!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Vijar de carro pelos USA é maravilhoso, porém o tempo tem de ser realmente bem administrado se voc6e quiser conhecer o maior número possível de atrações. Washington, é sim uma cidade fantástica, mas para conhecer o melhor da cidade você deve ficar pelo menos dois dias. São muitos prédios público e históricos para se ver em apenas algumas horas. Mas de qualquer forma, de carro voc6e ver muito mais e conhece as grande rodovias. Estarei empreendendo uma dessas viagens no mês de Março no Sul do país. Vou cobrir 4 estados em 10 dias que são leste da Florida, Alabama, Luisiana e Mississipe. espero fazer grandes matérias destas regiões.

• Leo NS

Eu passei 2 dias em Washington em 2010, e considero pouco. Tanto que voltei em 2011 e fiquei 7 dias por lá. Foram 7 dias intensos e se eu voltar para Washington, ainda terei coisas novas para conhecer!

• Luiz Henrique Rodrig

Isabela, otimo relato,rico em detalhes, literalmente fui de carona com voce!!!

Vou aguardar a proxima etapa…Obrigado por compartilhar com os leitores do MD.

• Leo NS

Eu fiz o trajeto NYC-Washington DC duas vezes, em dezembro de 2010 e em dezembro de 2011.

Recomendo! Existem cidades interessantes no caminho!

• Gustavo R. Marson Deisy Marson

qual empresa vc alugou carro?

• I love DC!

Visitei a capital americana com minha esposa Cinthia Santana em Novembro de 2010 e gostei tanto que voltei com o amigo Raimundo Nunes em Junho de 2011. Na segunda visita, alugamos um Dodge Nitro no JFK e dirigimos até DC. Ficamos hospedados em Gaithersburg, MD, mas não gostamos de passear em DC de carro por causa do trânsito e da dificuldade de estacionar. Gostei mais da primeira visita, quando fiz um city tour "enlatado" e só nos preocupamos em tirar fotos, hospedados em Baltimore.

• Isabela

Há a possibilidade de alugar o carro em NYC e entregar em washington, já q não pretendo utilizá-lo durante a estada?? É muito caro o aluguel?

• Felipe Lucena

Muito boa a iniciativa!! Morei nos EUA e tive a oportunidade de realizar algumas viagens por la. Viajar de carros la e algo fantastico, pois voce descobre lugares que voce nunca imaginou conhecer!! Parques, monumentos, museus, pequenas cidades, restaurantes e bares que nao estao nos guias nem nos livros. Pretendo um dia, viajar pela historica Rota 66, que vai de Chicago (IL) a Santa Monica (CAL), porem com algumas alteraçoes. Enquanto nao realizo esta viagem, vou acompanhando esta aventura da Isabela e ficando so na inveja!! Mais uma vez, parabens pela iniciativa!!

• Márcia &Aacut

Fui a Washington em outubro/2011 e simplesmente amei! É realmente um filme a céu aberto. Merece pelo menos 7 a 8 dias de visita, já que a grande maioria dos incríveis museus é de graça e a própria cidade já vale a pena! DC é encantadora e a alimentação e atrações são bem em conta. Para hospedar-se bem e mais barato é só ficar nos arredores. Parabéns pela matéria em abril vou para Chicago, delícia de USA.

• New York City gente também é uma cidade fascinante. Alias poe fascinante nisso. No meu Blog viajandonlineblog.com, procuro dar algumas dicas sobre essa que é uma das cidades mais visitadas do mundo. para se ter uma idéia, somente em 2011 NYC recebeu 5.5 milhões de turistas. É um crescimento constante do número de visitants. E a cidade tem atrações para o ano inteiro e para todos os bolsos. tem também atrações para quem está com a carteira vazia. Veja por exemplo para quem está viajando com crianças entre 6 e 18 anos. Os teatros da Broadway dão acesso livre a esses jovens no próximo dia 9 de fevereiro. leia o post lá no Blog.

• Rodrigo Correa

Estou curtindo bastante essa historia, parabens!! Estou indo para Washington agora no carnaval e mal posso esperar para conhecer essa fantastica cidade.

• Eduardo Galvã

Morem em Washington por 1 ano, e estive lá recentemente (duas semanas atrás).

É uma cidade muito legal, com muita coisa para se ver. De imediato, me lembra 2 tipos de filmes: aqueles que envolvem julgamentos, tribunais e os de ficção que envolvem viagem ao tempo, etc – estes geralmente mostram Washington tb.

• Marcel

Realmente Eduardo…

Inclusive tem a escadaria do filme Exorcista!

Quando passei la, foi de arrepiar!

hahahahahaha

• Marcel

Realmente Leo… dois dias são relativamente muito poucos! morei por 3 meses em Washington e fiquei de conhecer muitas coisas ainda! Uma dica também, o metro em DC é muito facil de usar e te leva a outros lugares bem legais! fica a dica!

• Leo NS

O metrô é bacana, mas confesso que fiquei muito confuso com a forma de cobrança deles, pois o preço varia de acordo com o ponto de origem e de destino e com o horário.

O usuário do transporte públicos precisa carregar um cartão e ficar atento para reabastecer quando necessário, ou então pagar a diferença na saída da estação do metrô.

Quanto à variação de preços de acordo com o horário, há dois períodos considerados de pico durante o dia e, fora desses horários de pico, o intervalo entre os vagões é um pouco grande.

Por fim, o preço do "passe livre" para ser usado de forma ilimitada durante todo o dia (por 7 dias, por exemplo) é BEM superior às demais cidades que visitei. Se não me engano eram $57,00 por 7 dias, enquanto que em NY eram $29,00 por 7 dias e em Boston $15,00 por 7 dias. Nessas duas cidades a frequência dos trens é bem maior também.

Mas…. nada comparado ao nosso país…

• Leo, é verdade, para quem não conhece pode ser confuso, mas é pela grandiosidade da cidade. De qualquer forma posso te garantir que as coisas funcionam de verdade e o serviço de transporte público funciona sem problema, apesar de não ser muito barato. Voc6e paga o preço se qualquer cidade turística no mundo cobra. Mas isso não é tudo. Há que se levar em conta o que a cidade oferrece em termos de atrações. Talves nenhuma cidade dos USA tenha o mesmo número de atrativos que tem NYC. Na sua próxima viagem, procure se informa melhor sobre tudo que você pode fazer em NYC, e você vai se encantar, te garanto!

• Carlos

Poderia nos dizer qual a operadora alemã que vocês utilizaram para alugar o carro nos EUA com esse preço maravilhoso?

Obrigado!

• Luciana

Adorei esta reportagem, visitarei sempre para ler e anotar as dicas

• Eduardo Galvã

Sim, esta escada é famosa mesmo, se não me engano fica em Georgetown.

• Fabio Alan

Washington-DC é ótimo estive em fevereiro de 2011 lá, pegamos muito frio, fomos ao Verizon Arena ver um jogo de basquete e ao Mall. A dica do Circulator é ótima usamos muito ele e também taxi, perto da casa branco tem uma bom restaurante chines, com cerca de 13 dólares da para comer muito bem.

• Norton Basilio

Amigos! Washigton DC é sensacional..estive lá em dezembro/2010, e única decepção foi NAO TER VISTO NEVE, ainda que tenha temperatura estivesse abaixo de 0 graus.

Abs

• Daniel Bazetto

De carro realmente deve ser legal, mas de moto deve ser ainda melhor!

• Rafael Brito de Oliv

Eu fui de carro de New York para Washington, e chegando lá realmente é difícil encontrar algum ponto de estacionamento. Abamos levando uma multa por deixar o carro estacionado em lugar não permitido.

• dany

Se realmente voltarem a DC, vale tentar a visita guiada a Casa Branca (é difícil conseguir, mas com antecedência as chances aumentam) e o Bureau of Printing and Engraving (eles tem um tour guiado que dura uns 20 minutos, contando sobre a história e a produção da moeda americana). A visita ao Memorial do Holocausto foi uma boa pedida! Uma das experiências mais marcantes da minha vida!

• Pingback: Especial: Roadtripping nos Estados Unidos 3 – Charlotte e o automobilismo()

• Pingback: Especial: Roadtripping nos Estados Unidos 4 – Atlanta, um modelo de cidade()

• Icaro

Senhores, relato ótimo, apenas uma correção a foto que diz ser da Vietnam Memorial na verdade é do Korean War Memorial, que aliás é lindo! Abs!

• Pingback: Especial: Roadtripping nos Estados Unidos 12 – as diferentes Los Angeles()

• Pingback: Especial: Roadtripping nos Estados Unidos 12 – O fim do caminho: Highway 1()

• Eliane Letnar

Ola, estou indo em janeiro para Washington saindo de NY, e quanto a estrada nesta epoca de inverno, como neve, será q poderia ter problemas?

• Mamute da Oficina de Inverno

Muito legal! Adorei o Post, Washington é muito estruturada e há muitos locais para visitar, dá para organizar ótimos roteiros de passeios desde os curtos aos longos. Suas dicas são valiosíssimas, parabéns!

Visite nosso Iglu-site:www.oficinadeinverno.com.brAbraços calorosos,Mamute da Oficina de Inverno.

• Daniel Aguiar

Vale a pena ir de carro NY > washington dc ida e volta ? ou eh melhor pegar um bus ou trem ? ida e volta estamos em 4 pessoas. Para estacionar vi que nao eh mto facil certo ?