Especial: Roadtripping nos Estados Unidos – cruzando o país dentro de um carro

Denis Carvalho 31 · janeiro · 2012

Quem nunca sonhou em cruzar as lendárias rodovias dos Estados Unidos descobrindo paisagens, lugares e personagens em uma verdadeira roadtripping? Pois bem, a jornalista Isabela Rios decidiu realizar este sonho e vai compartilhar os detalhes desta aventura com todos os leitores do Melhores Destinos! Foram sete dias na estrada, de Nova Iorque a São Francisco, passando por Charlotte, Atlanta, New Orleans, Dallas, Oklahoma, Albuquerque, Phoenix, San Diego e Los Angeles. Este é o primeiro da série de posts especiais sobre esta viagem, que certamente será de grande utilidade para os que planejam fazer uma trip parecida ou até servir de inspiração para quem nunca pensou a sério no assunto. Sempre é tempo de pegar as malas e por o pé na estrada!  

  

Como tudo começou

Admito que viajar de avião é mais prático e rápido. Mas existe algo especial em entulhar um carro, ligar o rádio no último volume e imaginar as mais lindas paisagens passando pelas janelas, abertas – cabelos ficam ao vento. Tudo isso se passou pela minha mente ao comparar com o ar condicionado do avião. Foi quando resolvi embarcar na boa e velha roadtrip.

A ideia surgiu da vontade de me aventurar em uma viagem que passasse pelo maior número de lugares possível, gastando pouco das minhas economias e aproveitando, óbvio, cem por cento do tempo disponível – inclusive os fusos horários.

Para alguém que nunca tinha passado mais de seis horas dentro de um carro, olhar o mapa dos Estados Unidos e traçar uma linha que cruzasse o país só aumentou as expectativas. Afinal, quem nunca invejou, pelo menos um pouco, a loucura exagerada de Caindo na Estrada, do diretor Todd Phillips, ou a história de Che Guevara em Diários de Motocicleta?

Com o objetivo de fugir do inverno nova-iorquino, os destinos seriam o sul do país ou a ensolarada Califórnia, que mesmo no inverno ainda é menos congelante que a costa leste americana. A decisão: ambos. Começando por Nova Iorque, cruzei os Estados Unidos, em sete dias, finalizando em São Francisco – CA.

Ideia pronta, hora de botar em prática

Destino traçado, o passo seguinte foi comprar um mapa de rodovias e decidir quais seriam as paradas no meio do caminho. Não à toa, a atenção era voltada para os pontos de interesse: as principais cidades de cada estado e o tempo entre uma parada e outra.

Rota

New York – Washington D.C. – Charlotte, NC – Atlanta, GA – Troy, AL – New Orleans, LA – Dallas, TX – Oklahoma City, OK – Albuquerque, NM – Phoenix, AZ – San Diego, CA – Los Angeles, CA – San Francisco, CA.

12 cidades – 3.902 milhas ou 6.279 km.

Agenda a postos

Para por o pé-na-estrada, só faltava o cronograma. Para quem não liga para uma pequena bagunça, ou seja, não é metodicamente organizado, esta é a parte mais chata do pré-viagem. O jeito é ter paciência e investir tempo: o cronograma é uma parte essencial para que tudo dê certo. É importante anotar todas as cidades, horários de chegada, tempo de viagem de um lugar a outro, “turistar” em cada cidade e, não esquecer de que uma boa noite de sono é extremamente necessária, reservando tempo e local para isto. O que define o próximo passo do planejamento – e não são os hotéis.

Após horas escrevendo, apagando e quebrando a cabeça para encaixar os horários de funcionamento das atrações, tempo de viagem e pelo menos seis horas de sono todos os dias, ainda não é hora de procurar hotel.

 

Atração principal: o carro

Tem que ser seguro, confortável e com o modelo ideal para este tipo de viagem. Acredite: evita dor de cabeça e arrependimento no meio ou fim do percurso.

Como tudo nos Estados Unidos, é possível economizar grana se tiver tempo disponível para pesquisar. Após gastar algumas horas visitando sites de locadoras por aqui, tive a curiosidade para pesquisar se empresas brasileiras alugavam carro em outros países e descobri que sim. Locadoras de várias partes do mundo tem convênios entre si – o que facilita a vida de turistas. Para minha sorte, minha companheira de roadtrip era alemã e achamos o acordo ideal entre carros e preços em uma empresa alemã associada com a americana National. O valor ficou em média 50% mais barato do que ficaria direto nas locadoras do país, mas tem um detalhe: esta associacão só funciona para estrangeiros, o preço aumenta para nascidos nos Estados Unidos e o passaporte é exigido na hora de fazer a retirada do carro.

 Detalhes do nosso veículo:

Ford Explorer SUV 2012

Posso dizer que para a viagem foi perfeito o tamanho, gasolina e painel eletrônico. Desde o teto solar para o calor sudoeste até o aquecedor nos bancos enquanto congelávamos em Oklahoma.

Preço: US$192 5 dias de aluguel + US$ 250 de  taxa de devolução do carro em outra cidade (Todas as locadoras cobram essa taxa se você for devolver o carro em outro lugar).  Como não seria possível fazer o caminho inverso, a viagem terminou com um voo de São Francisco para Nova Iorque.

Dicas: – Não esquecer de verificar as condições do carro na hora da retirada. Olhar detalhes, duas ou três vezes é a garantia de não ficar parado no meio do caminho esperando um mecânico. Temos a tecnologia à disposição. Por quê não aproveitar? O GPS foi o melhor amigo na viagem e nos livrou de mapas confusos além de trânsito perto de cidades grandes.

 

Hora do descanso é hora sagrada

Uma roadtrip não é como o fim de semana na casa da praia com os amigos, quando você não dorme nenhuma noite, descansa durante o dia e recupera o sono perdido no domingo. É importante e responsável saber que para dirigir horas e horas seguidas é preciso estar descansado e bem fisicamente para não colocar a sua vida e de outras pessoas em risco.

Com o cronograma definido é hora de procurar hotéis, albergues e campings nas cidades onde irá passar as noites. A dica é não ficar preso aos hotéis nos centros das cidades, caso o roteiro e os horários permitam, as interestaduais americanas são repletas de bons e baratos motéis nas entradas das cidades grandes ou em cidadezinhas perto.

 

O caminho do dinheiro

Despesas básicas: gasolina (o maior gasto), comida, hospedagem, passeio e, claro, pelo menos um souvenir para lembrar da aventura. O segredo, como em toda viagem, é levar um pouco a mais, mas mesmo assim pensar duas vezes antes de comprar as coisas desnecessárias.

Se quiser deixar de lado os websites que calculam a gasolina, o jeito mais prático é o tradicional: calcule quantos litros o carro faz por quilômetro, qual a distância da viagem e o preço médio do combustível nas estradas. Não se esqueça de que o valor pode variar até um dólar nos EUA.

Comida é complicado para determinar custos. O que ajuda é decidir qual será o “nível” da alimentação. É possível passar todos os dias à base de fastood ou de restaurantes cinco estrelas, e ambos são fáceis de achar – mas aí aquela história de viagem barata fica pra trás.

Defina os principais passeios antes, pesquisando valores e horários de funcionamento. Não se contente com o básico e lembre da dica: sempre surgem coisas interessantes pelo caminho, ou seja, quebre seu porquinho pelo turismo.

Importante: nunca se esqueça das gorjetas. Elas devem ser no mínimo 15%. Além disso, os impostos dos produtos não estão no preço da etiqueta, eles são adicionados só no fim da conta. Isso vale para todo o país.

 

Finalmente, a bagagem

“Separe somente o que você realmente precisa, então leve metade das roupas e o dobro do dinheiro”, a famosa frase também vale para viagens de carro. Além da Universal Packing List (http://upl.codeq.info/), o importante é não esquecer de roupas e sapatos confortáveis pra dirigir, após oito horas dentro do carro faz muita diferença.

Uma mala grande com toda a bagagem e uma mochila com livros, guias turísticos, documentos e dinheiro facilita a vida na hora de descer do carro seja para comer, dormir, ou conhecer um lugar no meio do caminho.

No caso da minha roadtrip, o difícil foi não exagerar na hora de arrumar as malas, passaríamos por cidades grandes, interior, frio extremo e calor insuportável. Mas a dica é levar peças que podem ser usadas em diferentes condições se combinadas com uma jaqueta ou um shorts. Sacos de dormir são uma boa saída para acampar ou até mesmo para usar em alguns albergues – acredite, às vezes o cobertor oferecido não é suficiente.

Outros detalhes importantes são: kit de primeiros socorros, despertador, sacos plásticos e muita água. Para evitar as paradas a todo momento na estrada, dar uma passada em um supermercado para comprar bebidas, lanchinhos e doces para o caminho.

Dica: não esquecer de um cooler para manter líquidos e alimentos em uma boa temperatura.

 

Cantando na chuva?

Com medo de todos os fenômenos metereológicos no país é bom se prevenir e pesquisar sobre as temporadas de furacões e terremotos. Fique de olho na previsão do tempo. Lembrar do limpador de neve e de lanternas podem também podem tirar, literalmente, de uma fria.

Após rever a preparação e ouvir de todos o quão divertida será a sua viagem hora de embarcar, dessa vez no carro.

 

*Isabela Rios é primeiro apaixonada por viagens e segundo pelo jornalismo. Paulista por inteiro mas com a vida e o coração em New York onde aproveita o tempo para conhecer tudo sobre a cidade e sobre o novo país, realizando sonhos e viagens inesquecíveis. Escritora compulsiva e louca por esportes. No Twitter é @isabelarios.

Não perca no próximo post o início desta jornada e acompanhe com a gente toda a viagem fantástica da Isabela pelas estradas norte-americanas!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Vai ser demais, vou acompanhar certo. Ótima iniciativa! 🙂

  • Klebson

    Ótimas dicas. Um dia farei o mesmo. Existe algum blog sobre essa viagem? Tipo, detalhando mais, com fotos e tal?

    • Denis Martins

      Klebson, nós vamos publicar a viagem inteira aqui no Melhores Destinos. Este foi apenas o primeiro "capítulo" 😀

  • Pedro

    Hey, quanto você gastou no total? Obrigado!

  • Roberto Ellery

    Olá,

    como sempre muito boas matérias no blog. Queria uma dica de onde alugar motos em NYC, estou indo passar uma temporada lá, e pesquisando pela net achei poucas opções e normalmente só alugam motos do tipo custon, que não me agradam.

    Um abraço e parabéns pelo Blog.

    Roberto Ellery

    • Leandro Assis

      Rapaz, em NY eu aluguei uma CBR 600 numa loja no brooklyn, mas cheguei a ver lojas em manhatan tb.. é relativamente barato… mas o mais comum é achar customs mesmo 🙁

  • Bira

    MUITO BACANA O RELATO DO CASO…!!!!!!!!!! PRETENDO UM DIA DESBRAVAR A AMERICA DO NORTE ASSIM TB….

  • otimo post!

    esperando os proximos dessa serie!

    o post ainda me deu vontade de fazer uma dessas Roadtrip, tenho ferias para tirar e não tinha programado nada ainda! Roadtrip é uma boa ideia! irei analisar melhor a ideia e planejar tb!

    Valew!

  • Carlos

    Muito bom. Estou planejando fazer algo parecido em junho. Só que minha idéia é sair de Miami até NY pela costa e voltar passando por Chicago, Indianápolis, Dallas até Miami novamente.

    Vou ficar 15 dias nos EUA e estou planejando ficar alguns dias em Miami, DC e NY para conhecer um pouco mais estas cidades.

    • Gabi

      Carlos,
      Vc vai mesmo fazer esta viagem em Junho ? Estou planejando fazer algo semelhante de Dezembro. Posta seu roteiro, impressões, etc e tal

      • Olá! Estou planejando essa viagem para abril do ano que vêm. Miami para NY, carro, 4 pessoas, passando por Savannah, Washington até NY. Se você poder dar umas dicas, ficarei muito grato! Obrigado.
        tiagolemos79@gmail.com

  • Leonardo Belmani

    Já fiz uma viagem de Nova York até Chicago onde pegamos a rota 66 até los angeles, tenho muitas informações e recomendo!!! Depois dessa viagem realmente conheci os estados unidos !!

    Quem quiser alguma informação ou dica pode perguntar!!

    • Leandro

      Leonardo, poderiamos trocar ideia sobre essa viagem? to querendo fazer uma no mesmo estilo! meu email é leandroable@Msn.com

      abraços!

    • Rafael

      Olá Leonardo, também me interesso em algumas dicas. Se puder responder, meu e-mail é rafa_rizzardo@hotmail.com

    • Renata Strapasson

      Oi Leonardo,

      Pretendo fazer a rota 66 saindo de Chicago até Los Angeles também, em setembro. Você poderia compartilhar dicas a respeito?

      Tenho várias perguntas, pode me enviar um email (re.strapasson@gmail.com)

    • Fernanda

      Oi Leonardo, gostaria de umas dicas tbém. Eu e meu marido estaremos indo em novembro para Las Vegas e pretendemos alugar uma mota e ir até Dallas e depois trocaremos a moto por carro e nosso destino final é NY. Vc acha muita loucura? Gostaria de algumas dicas. Meu e-mail financeiro@acacomercial.com.br

    • Mariella

      Olá Leonardo, também me interessei em algumas dicas. Se puder responder, meu e-mail é lellabaiocco@gmail.com. Obrigada!

  • Adoro viajar de carro pelos Estados Unidos.Em novembro eu e meu marido fizemos Los Angeles a Las Vegas de carro e ja foi demais, apenas umas 4 ou 5 horas de viagem, imagina atravessar o pais assim…Um dia vou fazer algo parecido…Vou por na minha lista de desejos de viagens…hehehe

  • Eliezer

    Show de bola! Parabéns pela viagem… Tenho vontade de fazer uma viagem dessa, mas pela route 66. Parabéns novamente.

  • Luciane Chase

    Eu e meu esposo já tivemos a oportunidade de fazermos uma aventura dessas. Nós saimos de Idaho, atravessamos Utah, passamos pelo Colorado, New Mexico e atravessamos o Texas até uma pequena cidade chamada Mission na fronteira com o México, depois atravessamos todos o Texas de volta (quase morremos umas 4 vezes na freeway do Texas onde a velocidade permitida é de 90 milhas/horas. Deu medo!!!!!) passando por Oklahoma, Kansas, Colorado, e finalmente chegamos a Utah, mais ainda não era o nosso destino final, de Utah fomos novamente para Idaho, depois para Oregon e para finalizar chegamos em Seattle no estado de Washington. Foram 8 dias de viagem de carro, muitas milhas percorrida, eu estava gravida de 5 meses, e tivemos ainda alguns pequenos acidentes nas estradas, foi muito divertido, apesar de quase morrermos na freeway. Foi uma ótima aventura, fariamos tudo novemente só que agora com duas crianças ao nosso lado. ( =

  • Thiago Ambrós

    Credo! Quase morreu? Conte melhor sobre isso! As pessoas não respeitam na rodovia ou foi algo acidental mesmo?

    • Luciane Chase

      Oi Thiago pois é, quase morremos!!! rsrsrs Duas vezes aconteceu no Texas, uma quando estávamos indo para Mission, entramos na cidade de San Antonio onde havia uma grande construção na freeway, meu esposo estava dirigindo e ele teve que fazer uma curva muito brusca em uma parte da freeway que estava interditada, por muito pouco não batemos no muro divisório e despencamos de uma altura de uns 500 metros. outra foi na saída de Austin tbm no Texas, paramos para por combustível no carro, e estávamos conversando sobre o roteiro da viagem, meu esposo esqueceu a carteira com documentos e dinheiro em cima do carro, entramos no carro e saímos para pegar a freeway, então quando pegamos velocidade na entrada da freeway, uma camioneta que estava atras de nós fez sinal para pararmos, aproximou do nosso lado em alta velocidade e gritou: para o carro, para o carro, então nós paramos e e ele disse: – alguma coisa saiu do seu carro e bateu no meu parabrisa, nossa, meu esposo ficou desesperado por que ele lembrou da carteira com todos os documentos,rsrsr..então entramos na freeway novamente com o homem que nos parou, ele foi muito bondoso conosco e nos levou no lugar exato onde a carteira bateu no carro dele, descemos do carro e procuramos a carteira, para nossa falta de sorte aquele local era um dos lugares mais movimentados para caminhões cargueiros, e quando eles passavam em alta velocidade para entrar na freeway, nossos pés tremiam no chão e nosso carro balançava, os caminhões passavam tão perto de nós e nosso carro que não sabíamos se queríamos deixar a carteira pra lá ou se queríamos arriscar a vida e esperar por um milagre, estávamos desesperados por que não tínhamos mais dinheiro, cartões, documentos…então um guincho apareceu para nos ajudar e os policiais pararam para procurar conosco…e depois de 30 minutos de desespero um pequeno quadrado de cor preta surgiu no meio da pista, esperamos o movimento dos caminhões parar e eu corri e peguei a carteira que estava despedaçada, não tínhamos mais o dinheiro que estava dentro da carteira mais felizmente ainda tínhamos os cartões e documentos, mesmo assim continuamos a nossa viagem!!! Ainda tivemos outros acidentes até chegarmos em Seattle mais esses eu conto em outra oportunidade. Agora começamos um roadtrip de carro pelo Brasil, saímos do Rio para o ES, e ao chegarmos no ES desistimos de fazer de carro e seguimos de avião, o Brasil é bonito mais para nós com crianças não vale a pena um risco tão grande!

  • Edu Cimatti

    Fiz uma roadtrip dessa ano passado 2011, porem o meu roteiro foi:

    LA, subindo pela costa, passando por sta. barbara, sta. monica, carmel, até SF.

    De SF, fomos de carro até VEGAS.

    VEGAS – S. Diego

    S. Diego – LA

    Custo benefício, ótimo.

    Estavámos em 6 pessoas, pegamos uma Suburban, é um carro grande, e mto confortável.

    Já viajei para alguns lugares do mundo, mas essa roadtrip realmente foi marcante, lugares inesquecíveis.

    A flexibilidade de vc poder para onde quer, a hora que quiser, é inenarrável.

    É um lugar mais lindo que o outro.

    Indico e assino embaixo, ninguem pode morrer antes de fazer essa trip, hahah…

    Abs,

    Edú

    • Hellen Caroline

      Oi, estou pensando em fazer esse roteiro mesmo so que comecando em vegas e voltando pra vegas, tenho 15 dias, poderia me ajudar com mais informacoes? obrigada!

    • Renata

      Oi Edu, vou fazer um roteiro bem parecido agora em maio. Pode me passar umas dicas? Vamos de avião à Vegas e voltamos por Los Angeles, tava pensando em ir, também, de avião de las vegas pra Los angeles e lá alugar um carro e fazer a costa. O q acha? Onde vc alugou o carro? E hotéis…em quais vc ficou nas principais cidades como Vegas, Los Angeles e San Francisco?

      Obrigada!

      Renata

  • William Boscardini

    Adorando o relato! Parabéns pela viagem!

  • Ricardo Magalh&atild

    Mais de 6000 KM em uma semana!!!

    Agora fiquei curioso com essa viagem.

    Vai ser postada aqui toda hoje mesmo??? kkkk

    • Denis Martins

      Não, Ricardo, vamos divulgar nos próximos dias

  • Marcelo

    Para os interessados em outros roteiros pelos EUA/Canadá, viajei em 2010 fazendo o seguinte roteiro: Atlanta, Nashville, Indianapolis, Chicago, Detroit, Cleveland, Toronto, Ottawa, Montreal, Quebec, Boston, Nova Iorque, Washington, Charlotte e Atlanta novamente (8.500km). Mais detalhes no blog: http://viagemjulho2010.blogspot.com/

    Em 2011 foi: Los Angeles, St.George, Salt Lake City, Idaho Falls, Big Sky, Great Falls, Calgary, Jasper, Kamloops, Whistler, Vancouver, Seattle, Portland, Medford, South Lake Tahoe e Los Angeles novamente (8.700km). Mais detalhes no blog: http://viagemjulho2011.blogspot.com/

    Este ano, em julho, já estou preparando um novo roteiro.

  • Thiago Ambrós

    Mal posso esperar pra ver toda "novela"! 😀

  • Renato

    Parabéns pela reportagem Isabela Rios e pela publicação do MD.

    Espero o resto da historia ansioso.

  • XY

    6000km em 5 dias, é quase que dirigir e não dormir, heh.

    Estou ansioso pela história!

    • Paulo Moreira

      Eu até tinha animado com o título, mas road trip pelo Estados Unidos em uma semana? Não dá pra nada. Ainda mais 6000km em 5 dias. 1200km por dia? Isso não é viagem, é tortura.

      Não consigo imaginar uma road trip de verdade por metade dos Estados Unidos em menos de um mes.

  • Vladimir

    Vou para a Califórnia agora em maio, e fiquei curioso em saber que "empresa alemã associada com a americana National" é essa, pois pretendo ir de SF a LA pela Highway 1. Você poderia nos passar o nome da empresa e o link? Obg e abs.

  • Karina

    Nunca tinha pensado em fazer uma viagem assim, mas agora me empolguei!! Deve ser super divertida, se bem planejada, além de ser uma experiência única! O negócio é juntar dinheiro e cair na estrada! ;D

    • Luciane Chase

      Karina não há nada melhor do que viajar assim, com uma boa preparação vc vai se divertir muito! Vale a pena!!! ( ;

  • Felipe Magalh&atilde

    CARACOLES, QUE MASSA! Vou pra Las Vegas em breve e me deu uma vontade imensa de fazer essa aventura em uma outra oportunidade!

    E olha que foi só o primeiro capítulo!

    😉

  • Isabela Rios

    Ola Pedro,

    Vou escrever um post detalhado sobre as despesas! =]

  • Fabiana

    Adorei a idéia do relato, e agradeço aos comentaristas pelos "complementos". Me senti super motivada a fazer uma roadtrip como essa!

  • Rafael

    Isso tudo vai ser feito em 5 dias? Se for em 5 dias vcs vão morrer de cansaço e passar metade dos dias dentro do carro. Fiz uma viagem "semelhante" na California (LA – San Diego – Williams – Grand Canyon – Las Vegas – LA) e rodei 3.000 milhas. Fiquei 14 dias (queria conhecer muitas coisas)! Eu recomendaria para vcs no minimo 10 dias! Boa sorte na viagem! Aguardo os demais relatos!

  • Luciano

    Qual dos dois roteiros vc gostou mais? O blog está excelente… muito bem relatado as viagens!! Certamente tirarei informações de lá.. abraço

    • Marcelo

      O roteiro de 2010, pelo leste, o foco eram as cidades, pois passamos pelas principais cidades dos EUA.

      No ano passado o bonito da viagem eram os trajetos entre as cidades.

      Eu particularmente prefiro as belezas naturais e neste ponto o oeste americano e canadense é muito mais bonito.

      Em 2009 fiz um roteiro pela California, Arizona e Nevada, também maravilhoso (Grand Canyon, Death Valley, Yosemite….)
      http://usajulho2009.blogspot.com/
      Em resumo quem acha que EUA é só consumo, precisa por o pé na estrada. Qualquer um dos roteiros são sensacionais…não vejo a hora de voltar.

      Abs,

      • Luciano

        Um roteiro que fiz em 2011 super legal e que indico para todos os meus amigos é o trajeto Las Vegas à Denver passando por Monument Valley em pleno inverno!! Vc consegue unir a diversão de Vegas, as belezas naturais do Grand Canyon e Monument Valley e ainda fazer os esportes de inverno nas melhores montanhas do mundo (Aspen, Vail, Keystone).

        O destaque fica para Monument Valley (não sei se vc já conhece).. o lugar é simplesmente INCRÍVEL!!! Segue uma foto que tirei no local http://imageshack.us/photo/my-images/837/dsc02982… . As estradas são tão boas que não há que se preocupar com a neve!!!

        Conheço uma boa parte das cidades que vc visitou… irei montar minha próxima viagem com base em algum de seus relato! Obrigado

        • Marcelo

          Esse é um dos meus destinos este ano….Atlanta – Los Angeles, passando pelos estados do sul, Texas, subindo até Denver, Monument Valley e Grand Canyon (apesar de já ter estado lá em 2009). Se precisar de alguma dica te falo.

          Quanto à foto, parabéns, realmente é um cenário maravilhoso. Abs.

      • Luiz Rorigues

        Marcelo, parabéns, viagens fantásticas e blogs formidáveis!!

        Já estou compilando suas valiosas dicas!! Parabéns mesmo!!

  • Roberto Ellery

    Obrigado Leandro,

    vou dar uma procurada assim que botar os pés por lá!

    (Y)

  • Respeito a opinião e o gosto de cada um, mas fazendo as contas, dá 857 kilometros por dia. Numa velocidade segura, umas 8:30hs de estrada…junte aí as 6a8hs de sono, sobram 9 a 11 horas por dia pra "aproveitar" os lugares por onde passa, incluidos aí, banho, refeições e outros.

    Roadtrip é uma maravilha!! Mas acho q perde o sentido quando a maior parte do que vc vê é através da janela do carro…

  • heheh… em 5 dias seria mais loucura ainda..rsrs

    mas lá encima o Denis deixou claro que foram SETE dias de estrada

  • Gustavo Medeiros

    Leonardo!

    Fiquei interessado nas suas dicas sobre a rota 66. VOu para Los Angeles e gostaria de percorrer um pedaço da rota e principalmente o marco 66.

    Se possível me mande algumas dicas!

    Obrigado

    • Gustavo Medeiros
    • Rodrigo Aguiar

      Oi Gustavo, você fez parte da Rota? já fechei a passagem e o carro. podemos trocar uma odeia por aqui?

  • Flavio Azevedo

    Podia colocar uma planilha ilustrativa com os custos!

  • Cheguei no Brasil em Novembro de 2011, depois de passar um ano viajando a bordo de uma kombi 85, saindo de Vancouver, Canadá até Balneário Camboriú, SC…

    Quem quiser checar como foi essa rotrip de 27mil kms, 12 meses e 15 países pode ver no http://www.facebook.com/sexypanchita ou no blog oficial http://www.vanmos.com

    Valeu!

    😀

  • Rodrigo

    oi Isabela,

    você vai falar mais sobre a parte burocrática do aluguel do carro? Foi tranquilo alugar com carteira de motorista do Brasil? Ou precisa de carteira internacional? Teve que pagar taxa por motorista extra?

    estou curioso para ler o resto.

    parabéns!

  • Eu e um amigo iremos encarar uma roadtrip em julho desse ano começando em Miami e terminando em LA em mais ou menos 30 dias. Vamos tirar o visto agora em fevereiro e começar o planejamento pra viagem também pra ver a viabilidade. Será que poderíamos contar a história aqui no melhores destinos? De qualquer maneira criei um site pra contar essa saga também.
    http://davi.im/vegas-como-tudo-comecou/

    • Davi

      Na verdade, a história da Isabela vai servir até pra gente tirar uma base. Essa parte do carro é muito interessante.

  • titobosco

    Isabela Rios, sou seu fã!

  • Marcio Souza

    Mal posso esperar pra ver toda “novela”!

    🙂 (2)

  • Marcio Souza

    Qualquer mortal desiste das estradas daqui do Espírito Santo!Péssimas em alguns trechos,mal conservadas em outros, falta a duplicação, sinalização, tem que ter coragem para fazer roadtripping passando pelo Espírito Santo!

    • Luciane Chase

      Pois é Marcio essa coragem nos faltou, seria maravilhoso conhecer o BR de carro mais realmente as estradas não são boas, infelizmente. Mas mesmo assim de avião esta dando para conhecer muito lugares maravilhosos, falta apenas alguns estados para completarmos todo o BR.

  • Gabriel Louren&ccedi

    Muito boa a idéia desse post, certeza que vou acompanhar… meu sonho é fazer uma viagem dessas á la Kerouac na América!

  • Priscilla

    que massaaaa !!!! eu já tinha nos meus planos uma Rota 66 de carro! sempre bom acompanhar esses roteiros!!!!

    • Rodrigo Aguiar

      oi Priscilla, estou com tudo certo para a Rota 66. Podemos trocar umas idéias por aqui? Obrigado

  • Pedro

    Muito obrigado! 🙂

  • Márcio

    Muito legal essa experiência, empolguei muitissimo, gostaria de maiores informações sobre custos, deslocamentos, o que puder ajudar. Esta viagem já está nos meus planos

  • Leandro Franco

    Ola Leonardo gostaria de saber mais sobre a rota 66, se for possivel me mande informações tb.

    Abçs

    Leandrosidrim@hotmail.com

    • Rodrigo Aguiar

      Oi Leandro. Estou com tudo certo para a Rota 66. Você já fez? Podemos trocar uma ideia aqui?
      Obrigado

  • Alisson

    Gente, achei que teria algum comentário sobre alguem ter feito algo parecido pelo Brasil. Estou querendo fazer Campinas-sp – Recife, pelo interior, para conhecer lugar que provavelmente eu nunca irei novamente como turista. Será que valeria a pena?

  • Ola! Gostaria de saber mais detalhes sobre a locação do carro, site, nome…

    Valeu!

  • Anderson

    Um sonho meu é fazer a mesma rota feita por Jack Kerouac descrita no seu livro On The Road. O EUA é muito grande, passou 5 dias para cruzá-lo? Conheço pessoas que passou 5 a 6 meses para cruzar o país. Passou quanto tempo em cada cidade? E o principal, coloca por favor os detalhes dos gastos.

  • Alessandra Fran&cced

    Caramba…Que fera…sempre quis fazer algo assim…Vou acompanhar esta trip,com certeza!!

    Valeu MD,sempre nos passando altos bizus.

  • Marcia Lobato

    Leonardo

    Como faco para pegar as dicas da rota 66.

  • Alex

    Que otimo relato, faltam as fotos…explorer e um excelente carro, mas beberrao! Na europa fiz minha roadtrip por 10 paises, 30 dias e 7000 km!

    Ja ate bolei fazer nos estados unidos!

  • Alex

    Como conseguiu passar com o carro locado para o canada? Eu jatip

  • Alex

    Eu tinha perguntado a locadora e ela me informou que nao era possivel sair do pais com carro locado…

    • Marcelo

      Alex, quando peguei o carro na Hertz, deixei claro que ia até o Canadá. A única restrição foi feita em relação ao México onde não poderia ir com o carro.

      Considerando que ia pegar muita estrada, por sugestão da atendente, paguei um "road-service" ($3,60/dia). O restante já estava incluso na minha tarifa "all-inclusive" que fechei aqui no Brasil.

      Texto extraído do site Hertz:

      "Hertz cars may be driven into Canada but the following restrictions apply:

      -Rental location must be notified in advance so that the necessary paperwork can be included with the car.

      -Renters may only drive in Canada for 30 days unless extension is requested from Customs at the time of entry."

      Abs, Marcelo

  • Alex

    Cenarios mais bonitos para dirigir na minha opiniao (os que eu conheci)

    Sao francisco – los angeles pela costa

    Miami – key west

    Toda a suica, toscana, Rota romantica alemanha, sul da franca – campos de lavanda com canion du verdon

    Ainda tem o norte da noruega, costa amalfitana, regiao periAlpes na italia e austria….

  • Guilherme Diniz

    Belo blog, vou devora-lo aqui.

    Parabéns

  • daisy martins

    Oi Leonardo!

    Tb gostaria de receber informações sobre sua viagem.

    Obrigada

  • Luiz Fernando

    Acompanho o melhores Destinos a algun tempo, e continuarei por muito mais tempo, 🙂 muito bom adorei o post muito legal.

    Meu Sonho é fazer um percurso deste de mothohome, Isabel final do ano vou fazer uma viagem de San Francisco a Las Vegas, da algumas dicas de alguel de carro pra gente ae, entre outras tb Parabens pelo post vlw!!!! Abraços.

    • Luiz Fernando

      (retificando)*Isabelaaaaaaaa…..desculpa ae rsrsr

  • edu
  • edu

    Renata,

    Me manda um e-mail com suas dúvidas, que lhe dou algumas dicas, ok ?

    educimatti@gmail.com

  • Thiago Cabrera

    Ótima idéia dos MD em publicar relatos de viagens!!!

    E animal esse relato da Isabela…me deixou muito animado para programar uma roadtrip.

    Parabéns ao MD e Isabela.

  • Manoel

    Melhor viagem que essa que voce está fazendo, só de motocicleta.

    Aproveite muito cada kilometro rodado em seu veículo.

    Já fiz algo parecido: Ushuaia – Machu Pichu – Atacama – Alaska.

    Good trip.

  • Daniel

    Também pretendo fazer essa viagem: Miami, Orlando, Washington, NY

    E outra é: San Francisco, Los Angeles, Las Vegas e Grand Canyon

  • DAVI

    Marcelo, parabéns pelo blog. Os relatos são muito bacanas, bem ilustrados e individualizados, o que nos permite uma visão específica da cada lugar, muito bom. Com sua vasta experiência nos EUA, se tivesse de eleger 5 cidades de visita obrigatória, quais seriam?

    Pretendo um roteiro de road, vamos ver se consigo organizar…

    abs,

  • Flávia

    Estou ansiosa para ver o próximo post!

    Quando será?

    Qual será a frequência de atualização?

    Estou pensando em uma viagem como esta em setembro! Preciso de inspiração!!!

    • Denis Martins

      Já estamos preparando o próximo post, vamos publicar na próxima semana

  • Martin

    Estou nos EUA e pensando em uma roadtrip para o Spring Break (daqui um mês). Qual foi a companhia alemã utilizada no aluguel do carro? As americanas e brasileiras estão muito caras!

  • Marcelo

    Em se tratando de cidades, Chicago em primeiro lugar, Nova Iorque, São Francisco, Boston e Washington. No Canadá, Quebec, Vancouver e Montreal.

  • Pingback: Especial: Roadtripping nos Estados Unidos 2 – Washington DC()

  • Juliana

    Idem. julianinh@hotmail.com

    Obrigada!

  • DAVI

    Valeu pela dica marcelo…Imaginei pelo blog que Chicago parece muito legal. POr hora, entretanto, e por ser minha primeira experiência estou pensando numa road pela costa leste, saindo da florida – após uns dias de sol e praia em key west. Abs.

  • Gustavo

    Opa eu tambem quero receber.

    Pretendo fazer uma viagem dessa em julho. Obrigado!

  • Gustavo

    meu e-mail é sgump83@yahoo.com.br

  • Pingback: Especial: Roadtripping nos Estados Unidos 3 – Charlotte e o automobilismo()

  • Daisy

    Oi Leonardo, me passe por favor as info sobre a rota 66. Obrigada. daisymartins@globo.com

  • Pingback: Especial: Roadtripping nos Estados Unidos 7 – Dallas e o melhor barbecue do mundo()

  • Victor

    Edu, estou tirando ferias em agosto/12. Penso em voar para LA e de lá pegar alguma excursão ou avião para SFC. Depois voltaria LA e de lá MIA, donde voltaria Brasil. O q vc acha do roteiro ? Outra alternativa seria voar para MIA ponta a ponta, e conhecer SFC ou LA ( avião ou excursão ) . Vc tem alguma dica ?

  • Ana

    Oi, Leonardo!

    Tbm me interessam as informações sobre a rota 66. cso.ana@gmail.com

    Obrigada!

    • Rodrigo Aguiar

      Oi Ana, estou com tudo certo para a Rota 66. Você já fez? Podemos trocar uma ideia por aqui?
      Obrigado

  • Ana

    Concordo! Quero muito fazer uma dessas, mas acho que ou diminuiria o nº de cidades ou aumentaria o nº de dias, pra realmente aproveitar a experiência ao máximo.

  • Tuane

    Olá Leonardo! Farei essa viagem em julho! Podemos conversar por e-mail, pra vc me mandar algumas dicas? tuanezancope@gmail.com

    Obrigada!

  • Pingback: Especial: Roadtripping nos Estados Unidos 12 – O fim do caminho: Highway 1()

  • Isabela

    Oi Edu,

    farei um roteiro parecido. Irei de avião para Las vegas, de lá pego carro até San Diego, depois Los Angeles e estou pensando em ir de avião até São Francisco. Estou aceitando dicas e sugestões. Agradeço se você puder enviar para o e-mail: marinho.isabela@gmail.com =)

  • aida ferreira

    Ola Leonardo, estou indo fazer uma viagem de carro pelos EUA em junho. Pode me enviar dicas sobre a Route 66? Abracos.

    • Rodrigo Aguiar

      Oi Ainda, estou com tudo pronto para a Rota 66. Você já fez? Podemos trocar umas dicas por aqui?
      Obrigado

  • Sergio

    Olá Isabela…parabéns pelo relato…eu estou morando nos Estados Unidos e em Dezembro pretendo fazer algo parecido com o que você fez. Vou acompanhar aqui todos os relatos…e quem sabe quando estiver programando a minha road-trip eu lhe immportune pedindo algumas dicas. Parabéns

  • luciana

    Bom dia Leonardo!

    Farei uma viagem em Setembro, incluindo Las Vegas, Grand Canion, e de San Francisco a Los Angeles de carro (ou vice-versa?), pretendo pegar a rota 66, vc pode me dar algumas dicas da melhor logística, pois tenho apenas 12 dias… Será que é melhor eu ir de Las Vegas a San Francisco de avião e depois descer de carro? Meu email é lucianacatalano@yahoo.com.br, sugestões serão muito bem vindas, obrigada!

  • Alberto

    Tenho pensado em fazer o mesmo roteiro que o Daniel, saindo de Miami até NY. Alguém já fez?

  • Gláucia Miche

    Oi Leonardo!

    Se puder me mandar tb agradeço muito

    glaucia.michelis@gmail.com

    mto obrigada! =]

  • Miguel Martins

    Ola pessoal, vou fazer uma viagem de carro nos Estados Unidos de Miami a NY no dia 23/01, alguem ja fez essa viagem? gostaria de conhecer essas experiencias, quanto tempo vou levar pra chegar a NY dirigindo so a noite?

    Desde ja agradeco

  • Miguel Martins

    errata…rsrsr, digo dirigindo somente de DIA.

  • Joce

    Olá,

    Poderia me passar contato com a locadora de carro que vc mencionou que saiu mais em conta? Vou fazer minha roadtrip em setembro de 2014 e pretendo fazer de carro a Pacific Coast até San Diego, saindo de San Fran.

  • adriano

    Ola, em agosto 2014 iremos eu e minha esposa para NY onde iniciaremos uma viagem de carro entre NY e Los Angeles, em 10 dias, alguem pode me dar dicas de roteiro e hospedagem?

    Ja fizemos Los Angeles-Grand Canyon-Yossemit- San Francisco- Los Angeles RV. Fantastico, recomendo.

  • Rodrigo Aguiar

    Boa noite, eu e meu pai faremos na segunda quinzenal de março 2015 a Rota 66 completa de Chicago a Los Angeles, já fizemos o rodeira das cidades, hotel para dormir em Chicago, passeio de helicóptero no Grand Canyon ficando 02 dias em Las Vegas e terminando com 02 dias em Los Angeles, com um total de 15 dias de passeio.
    Reservei pela Hertz a categoria de carro da SUV Ford Explorer, alguém saberia dizer se essa categoria já vem com GPS NeverLost da Hertz e se funciona bem? Pegarei o carro no aeroporto Ohare de Chicago.
    Alguém que já fez esse passeio, tem ideia das diárias dos hotéis (ou motéis durante a rota) posterior a Chicago e antes de Los Angeles?
    Podemos fazer contato por tel ?
    Obrigado

    • Pamela Freitas

      Rodrigo, bom dia!
      Você chegou a fazer a viagem? Pretendo fazer o mesmo roteiro em Setembro 2016, queria algumas dicas sobre onde alugar o carro, qual melhor modelo, hoteis, passeios.
      Se puder entre em contato comigo por e-mail pamela.c,freitas@hotmail.com

    • Pamela Freitas

      Rodrigo, bom dia!
      Você chegou a fazer a viagem? Pretendo fazer o mesmo roteiro em Setembro 2016, queria algumas dicas sobre onde alugar o carro, qual melhor modelo, hoteis, passeios.
      Se puder entre em contato comigo por e-mail pamela.c.freitas@hotmail.com

  • Alessandra

    Obrigada pelas dicas. Vou pegar a estrada de NY para Charlotte em dezembro. Tenho medo de estrada e gostaria de saber se a neve neste período afeta muito as estradas. Obrigada

  • Nabila Gomes Melhem

    Vcs dormiram em cada cidade?
    Gostei muito do post e gostatia de ter a oportunidade de tirar algumas duvidas

  • CLAUDIO F GREGORIO

    Abençoado, estou com ideia de fazer Miami até Boston, tem alguma dica, é tranquilo o trajeto? muito bacana suas experiências.