Especial Canadá: conheça as belas paisagens deste país apaixonante!

Denis Carvalho 12 · setembro · 2011

A convite da Comissão Canadense de Turismo (CCT), o Melhores Destinos visitou alguns dos principais destinos turísticos do país entre os dias 19 a 30 de agosto. Visitamos as províncias canadenses de Québec (cidades de Montreal e Québec), Alberta (Banff), British Columbia (Vancouver) e terminamos nossa rota em Ontario (Toronto).

Iniciamos hoje o relato desta fantástica viagem, com a cidade de Montreal. Não perca ao longo desta semana a série especial de cinco posts elaborada pelo nosso enviado especial Rodrigo Cerantola e encante-se com as belezas deste país apaixonante, que cada vez mais desperta a atenção dos brasileiros!

Montreal

A cidade de Montreal, pertencente à província de Québec, localiza-se a 63 km da fronteira com os Estados Unidos. É uma cidade internacionalmente reconhecida pelos seus festivais artísticos, musicais e também por sua culinária. Durante o ano todo acontecem inúmeros festivais. Somente em Montreal existem 200 companhias de teatro, 67 museus (que recebem cerca de 5 milhões de pessoas por ano), mais de 150 salas de espetáculos, 44 bibliotecas públicas e 98 empresas do setor de filmes e televisão. Isso a torna uma cidade bastante envolvente e acolhedora.

Pedalando
No verão, a melhor maneira de se conhecer a vizinhança de Montreal e seus moradores é a pé ou utilizando bicicletas. Entre os meses de maio a outubro, inúmeros serviços de aluguéis de bicicletas estão disponíveis ao turista, como a Caroule Montreal On Wheels. Para quem viaja com crianças existe também a possibilidade de aluguel de pequenos trailers para transportá-las.

Por ser uma cidade relativamente plana e repleta de ciclovias espalhadas pela cidade toda (atualmente a cidade conta com mais de 500 km de ciclovias e até 2014 o plano é chegar ao redor de 800 km) a grande maioria dos montrealenses faz uso da bike. A cidade conta também com o pioneiro sistema de aluguel de bicicleta BIXI, com um total de 5 mil bicicletas disponíveis. A etimologia da palavra por si só explica a idéia do sistema – junção de bicicleta com taxi (bixi). Montreal possui 400 estações móveis desse sistema.


Uma das 400 estações BIXI disponíveis em Montreal

As estação localizam-se a 300 metros das demais e pelo fato de serem móveis, dependendo do tipo do evento (um show a céu aberto em um parque, por exemplo) a cidade pode deslocar mais unidades das estações para suprir a demanda que aumentará temporariamente na região.

Para utilização do sistema paga-se uma taxa de USD 5,00 (24hrs); USD 12,00 (72hrs) ou USD 78,00 (para uso anual). A idéia principal é fazer uso da bicicleta por um período de no máximo 30 minutos – levar a pessoa de um ponto a outro – para que haja sempre bicicletas disponíveis em qualquer uma das estações espalhadas pela cidade toda.

A província de Québec conta com 4.000 km de ciclovias, que recebem o título de “A Rota Verde” (La Route Verte). As vias são totalmente sinalizadas e com infraestrutura para uso, já que a grande maioria dos cidadãos as utilizam diariamente, seja para ir ao trabalho seja para viagens de lazer (cicloturismo).

A Rota Verde – traçado engloba 4.000 km de ciclovias pela provincial de Quebec

Mais verde
Montreal conta também com algumas ruas denominadas Ruelle Verte, que nada mais são que ruas ou faixas verdes localizadas na parte de trás das residências, por onde os carros entram. Tais passagens são áreas de cerca de 70 metros quadrados na parte anterior das residências, destinadas à plantação de árvores, arbustos e plantas nativas. O principal objetivo dessas faixas verdes é aumentar a cobertura vegetal da cidade, melhorar a qualidade do ar, reduzir as ilhas de calor urbanas e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população.

Placa indicativa do ínicio de uma das várias “ruas verdes” da cidade de Montreal

Visão de uma, das várias ruas verdes da cidade

Lanchas
Uma atração turística que vale bastante a pena na cidade é o Jet Boating Montreal. Lanchas rápidas fazem o percurso de mais ou menos 1 hora de duração no rio St. Lawrence. A lancha conta com 2 motores de 660 HP cada um, o que proporciona ao barco realizar giros de 360° sem maiores esforços.

Antes de entrar ao barco são fornecidos todos os equipamentos (capa de chuva, botas de mergulho, blusas, etc). A única dica é: leve roupa extra! De nada adianta a capa, pois todas as pessoas (TODAS) voltam 100% ensopadas! Tênis, nem pensar! Melhor fazer uso das botas de mergulho que são fornecidas por eles, já que os pés ficam 100% submersos.

As imagens falam por si, mas não é nem um pouco aconselhável levar neste emocionante passeio câmeras que não sejam à prova d’água!

Emoção no Jet Boating Montreal (foto do jetboatingmontreal.com)

As manobras são radicais (foto do jetboatingmontreal.com)

Cidade Subterrânea
Aos que não desejam conhecer a cidade de bicicleta, seja por motivos físicos ou pelo frio do inverno, Montreal conta também com a maior cidade subterrânea do mundo (Underground City), com 33 km de passagens embaixo das ruas da cidade. Tais passagens são interligadas umas às outras e quase todas com acesso ao transporte público (metrô, estações de ônibus).

Aproximadamente 500 mil pessoas circulam diariamente nas passagens onde há cerca de 1.700 lojas, 200 restaurantes, 7 grandes hotéis, museus, inúmeras salas de cinema e teatro e salas para concertos e espetáculos. Algumas universidades também compõem a cidade subterrânea, que pode ser acessada por mais de 200 diferentes entradas.

Réso – é uma palavra homófona da palavra francesa réseau ou, literalmente, rede de túneis

Foto interna da cidade subterrânea


Maior cidade subterrânea do mundo – 33km de extensão

Notre Dame

A Basílica de Notre Dame foi construída entre os anos de 1824 e 1829. Possui um interior magnífico, que atrai milhares de visitantes o ano todo. Pinturas, esculturas e vitrais inteiramente decorados ilustram passagens bíblicas assim como os 350 anos de história da paróquia. No começo das noites (geralmente após as 18h30) inicia-se um espetáculo de luzes e sons relacionados à fundação de Montreal e da Basílica – que vale a pena ser conferido.

Fachada Basílica de Notre Dame

Nomenclatura de rua

Marché Bonsecours
O Marché Bonsecours (ou Mercado Bonsecours) foi inaugurado em 1847. Por mais de um século foi o principal ponto de encontro entre os moradores da cidade e os produtores rurais. Também foi palco de concertos e funcionou como casa de shows. Recentes reformas o deixaram novamente um lugar bastante movimentado, que concentra cafés, lojas e centro de exibições. Bem em frente ao Marché Bonsecours, do outro lado da avenida, há um enorme jardim, que durante o inverno vira palco de patinação no gelo.

Fachada Marché Bonsecours

Lago destinado à patinação no gelo em época de inverno (Bassin Bonsecours)

Atwater Market
Neste mercado público, açougues, peixaria, padarias, lojas especializadas em queijos, além de uma vasta variedade de frutas, vegetais e até mesmo flores podem ser encontrados. O Atwater Market pode ser facilmente acessado através da ciclovia do canal Lachine. Existe também a possibilidade de almoçar por lá e saborear alguns deliciosos pratos típicos preparados na hora.

Mercado Atwater – imperdível!

Frutas de diversas variedades

Uma infinidade de flores


Padarias oferecem desde pães até diversos tipos de sobremesas

Mont Royal Park
Inaugurado em 1876 é um dos principais parques de Montreal. Foi desenhado por Frederick Law Olmsted, o mesmo arquiteto responsável pelo paisagismo do Central Parque de Nova York. É o lugar ideal para admirar uma grande variedade de plantas e pássaros e aproveitar o tempo para a realização de atividades esportivas ao ar livre.

Não perca amanhã a continuação desta viagem incrível, com as maravilhosas paisagens de Quebec! Já visitou Montreal? Deixe um comentário abaixo com sua dica!

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Marcos Reis

    Perfeito o relato!!! Realmente o Canadá é lindo e modestias a parte perfeitinho… Seria interessante agregar ao relato dicas inportantes para os meros viajantes, tais como tirar visto, etc… Valeu!

    • Denis Carvalho

      Legal, Marcos! Vamos fazer um post assim no final

  • Reque

    E quando vao aparecer as promoções para ir para lá? 😀

    Estou esperando desde junho!!!! Este país é maravilhoso!!!! Muito legal este trabalho de vcs!! Parabens!

  • Que demais!!!

  • Ana Cristina Duarte

    Eu não visitei o Canadá, mas depois dessa matéria, estarei incluindo na lista de "lugares que TENHO que conhecer". Excelente matéria!!

    • Denis Carvalho

      Você ainda não nada! O material da viagem ficou maravilhoso!

  • Já morei no Canadá e achei o país extraordinário. O turismo por lá deveria ser mais explorado também, há muitas atrações belas e interessantes para se visitar. O único problema para nós brasileiros é que eles exigem o visto para turismo e as tarifas áreas são um absurdo de caras…

  • Caio Fraga

    Conheço a cidade de Montréal pois estudei lá por um mês durante os meses de março/abril. A cidade é muito linda e realmente merece uma visita.

    Única dica – não vão no inverno rsrsrs

    Aguardem relato da cidade de Quebec que é um charme indescritível.

    Abraços

    • Thiago

      O inverno é complicado para quem não está acostumado, mas não é um bicho de sete cabeças. É legal pra quem quer ver outro tipo de paisagem. Estive pela primeira vez no Canadá esse ano (fevereiro) e não morri!! Pretendo voltar em outras épocas, pois dizem que em cada estação a paisagem muda!

      • Caio Fraga

        Sem dúvida Thiago, tudo é questão de costume…

  • Roberto

    Pena que para ir ao Canada, nós mesmos não podemos tirar visto de entrada, somente um despachante poderá faze-lo. E o consulado poderá pedir a voce que faça um exame de saúde com um médico indicado por eles. Tenho uma passagem para dia 15/09 e não conseguirei ir, pois o visto não sairia ha tempo. A Copa Airlines estava com uma promoção muito boa, mais ou menos R$ 2.400,00 ida e volta para duas pessoas.

    • Irina

      Opa, aproveitei essa promo da copa (dica do Melhores Destinos) e ca estou eu no Canada. Simplesmente maravilhoso!

    • Thiago

      Roberto, meu visto levou 30 dias para sair e não me pediram nenhum exame de saúde. Agora se vc deixou pra última hora aí complica mesmo.

      Além disso, o governo do Canadá vai passar a receber os pedidos de visto no RJ e Brasilia, além de SP, o que já vai ajudar bastante. Olha o link abaixo: http://oglobo.globo.com/viagem/mat/2011/09/02/men

    • Thiago

      QUALQUER UM pode dar entrada no seu próprio visto, mas como o Canadá só recebia os pedidos em SP, o normal era contratar um despachante. Mas se vc estiver em SP, RJ ou Brasilia poderá dar entrada pessoalmente.

  • mara

    Parabens!!Realmente o Canadá é muito lindo.

    Minha filha mora em Vancouver e ja tive a oportunidade de ir lá 2 vezes.Mas não podem esquecer de mostrar as rochosas.

    O Canadá tem os mais lindos lagos do mundo.

    localizados á uns 800 kms de Vancouver,……….fica dentro do Parque Nacional de Banff-

    patrimônio da humanidade-Unesco 1985

    No verão a luz do dia se estende até ás 23 horas

    A cor verde das águas é devido à presença de minúscula particulas de rocha ,que flutuam no lago por causa da erosão.E é de uma transparência

    fantástica.A meio caminho entre Jasper e Banff é uma das atrações mais populares no oeste do Canadá.

    Athabasca Glacier é parte do masssive Columbia Icefields que são um vasto reservatório de água antiga. O Icefields são a fonte das nascentes de três rios que fluem para três diferentes oceanos (Ártico, Pacífico e Atlântico). Em nenhum outro lugar na Terra pode encontrar tal fenômeno.abraços

  • MRV

    Eu estava no mesmo voo para Toronto, até vi as pessoas que estavam indo da reportagem, mas não sabia que era do Melhores Destinos.

    Eu fiz apenas a parte Oeste (Vancouver, Victoria e Banff) mais um cruzeiro pelo Alaska.

    Vale muito a pena.

    Realmente o Canadá é muito lindo. Não vejo a hora de ler o relato das outras cidades.

  • Mauricio

    Já fui pra Montréal e Québec e realmente, lindos! Recomendo (:

  • Bruno Feliciano

    Muito bom o relato da viagem. Vocês também vão fazer o relatos dos vôos da viagem? (acredito que tenha sido pela Air Canada).

  • Bruno

    Morei durante 6 meses em Montreal… realmente, é muito legal. Tudo muito organizado. Transporte, transito e etc.

    Quando cai um floco de neve no inverno, logo vem caminhões e mais caminhões limpando… É algo impressionante a estrutura e a rapidez que eles fazem isso. O inverno em Montreal não é nada assustador, apenas um pouco chato por as roupas pra ir até o ponto de onibus e depois arrancar tudo. As outras estações do ano, sem palavras… Quem puder ir, vá!

  • Matheus

    Estou aguardando a resposta do consulado canadense para meu visto já há quase 3 semanas. Os planos são de ficar 1 mes entre novembro e dezembro em toronto fazendo intercambio… só falta o visto e espero q dê certo…

  • Tauan

    Melhores destinos isso ai!!

    Alem de promoções e dicas de viagens, Guia turistico hehehe

    Que maquina voces utilizaram? ficaram otimas as fotos!

    • Matheus

      Good question!

    • Valentim

      Aproveita para informar também qual a lente. Bem o MD poderia dar também umas dicas para realizar com qualidade os registros de viagem.

  • Thabata

    Estudei em Montreal esse ano durante abril e maio e a reportagem ajudou a aumentar a saudade! Uma cidade maravilhosa, apaixonante, recomendo demais! So fiquei triste pq vcs nao incluiram Ottawa, uma cidade muito fofa!

    • Thiago

      Estive em Ottawa dois dias de passagem e realmente não poderia faltar em qualquer roteiro (até pq é no meio do caminho entre Toronto e Montreal, além de ser apenas a capital do país). Muito bonita e organizada. Patinei no Rideau Channel pois era inverno, o máximo!!!

  • Daiana

    I love Canada…. Morei por 3 meses em Toronto e tive a oportunidade de conhecer muita coisa por lá, além de toda a beleza, as pessoas são muito receptivas e gentis, tã diferente de muitos países q vc visita pelo mundo. Isso faz a diferença na viagem….

    • Thiago

      Daiana, concordo totalmente. Sempre achei q os canadenses fossem muito parecidos com os americanos, mas é TOTALMENTE diferente (eles, inclusive, não gostam da comparação, tipo um Brasil e Argentina). Todos muito solícitos e educados na rua, me surpreendeu positivamente!! Muito bom!!

  • Marlon

    Perfeito!

    Estive no Canadá de 24/7 a 4/8 e fui visitar tios e primos que moram em Richmond Hill, cidade próxima a Toronto. Realmente é um país espetacular e que vale a pena conhecer. Além de Toronto, também visitei Niagara Falls pelo lado Canadense, que diga-se de passagem, tem vista muito superior que a do lado americano.

  • Leo

    Ótimo post! Acrescento também a visita ao Complexo Olímpico da cidade (Estádio, Biodôme, Jardim Botânico e Insectarium). Vale a pena!

    No Parque do Mont-Royal, não se esqueçam de ir até a belvedere (mirante). Há uma ótima vista da cidade que rende excelentes fotos!

  • Leo

    Alguém aí tem alguma informação sobre novos vôos da Air Canada para o Brasil?

    Para os que não sabem, recentemente foi assinado um acordo de open-skies entre Brasil e Canadá. A Air Canada já demonstrou diversas vezes o interesse em operar um vôo a partir do Rio de Janeiro (GIG).

    Alguma notícia nova sobre isto?

  • Raquel

    Conheci o Canadá este ano, fui entre julho e agosto, cheguei bem no verão, e fiquei quase 1 mês lá, conheci as cidades de Sarnia, Toronto, Niagara Falls e Ottawa. E posso, afirmar e confirmar que o Canadá e mto mais que perfeito é MAGNIFICO, o país, as pessoas, tudo…foi a melhor viagem de minha vida….quem estiver planejando alguma viagem, não pense nem duas vezes, vá pra la que nao tem erro e nem arrependimento…

  • Pedro

    Montréal, na minha opinião, é a cidade mais bonita das Américas. Não somente por seu caráter arquitetônico, mas também por seu caráter cultural. Já morei lá e nunca vi nenhum tipo de racismo ou preconceito; há MUITA amizade entre gente diferente e é muito bonito você ver todos se tratando bem. Além disso, possui um dos maiores bairros gays do, que atrai famílias e turistas de todos os lugares na mais perfeita harmonia. O transporte público é impecável, assim como a educação. Enfim, é um lugar em que as cidades brasileiras deveriam se espelhar.

  • Eduardo Galvã

    Eu já estive na província de Nova Scotia, que fica longe de tudo, mas muito legal também.

    O pessoal que está dizendo que não há passagens baratas, lembro que a COPA, pelo menos saindo daqui de Belo Horizonte, ficou MESES com uma tarifa de R$ 1.200 ida e volta, COM TAXAS!

    Só não aproveitou quem não quis, ou não acessou o MD na época.

  • Camille Panzera

    Muito legal o post, Rodrigo. As fotos ficaram incríveis… parece que a gente é quem está vivendo o clique. 😉

  • Eduardo F.

    Rodrigo Cerantola tem um emprego dos sonhos HAHAHHAHA

  • Rico

    Não indico o Canadá, por causa da violência, falta de estrutura para acolher o turista e sujeira nas ruas. Ah, desculpem a brincadeira sem graça, é que queria muito que isso não fosse no nosso Brasil.

  • Guilherme

    Olá amigos do MD, Estou querendo ir pro Canadá estudar inglês, mas estou meio perdido quanto ao idioma predominante. Nas fotos de Montreal pude perceber que há muitas placas em francês. Será que é o lugar certo pra aprender inglês?

    PS: Parabéns pelo Post!

  • Oscar Luiz

    Vida ruim essa tua, hein?

  • Thiago

    Tem que mostrar a parte CENTRAL e NORTE do Canadá também!!! sempre deixados para trás =(

    • Thiago, por favor aguarde alguns dias mais que o relato de Banff está a caminho…

      • Denis Carvalho

        Está prontinho para ser publicado amanhã e está excelente! Parabéns Rodrigo!

  • sylvana

    Estive no Canadá há 10 anos e nunca mais me esqueci.

    é um lugar lindo,um sonho!

    Quero muito que meus filhos tenham a oportunidade de conhecer o Canadá.Quem sabe estudar e morar!

  • Olá, parabéns pelo trabalho…realmente o Canadá é maravilhoso. No ano passado passei por Toronto, Montreal, Ottawa e Quebec. Este ano (julho) fui para o outro lado, Calgary, Banff, Jasper, Kamloops, Whistler e Vancouver. Na minha opinião nada se compara ao lado oeste do Canadá. As estradas e as paisagens são maravilhosas, em especial o trecho entre Banff e Jasper…imperdível. Se alguém tiver interesse e paciência, postei as imagens no blog que fiz para a viagem (http://viagemjulho2011.blogspot.com). O endereço do blog da viagem pelo lado leste do Canadá é: http://viagemjulho2010.blogspot.com

  • Mônica Rodrigu

    Parabéns pra equipe….

    …Esperei tanto por notícias sobre o Canadá, especialmente sobre Vancourver, pois minha filha está lá e em dezembro passarei as férias com ela…

    Teremos algumas promoções de passagens???? comprei a minha semana passada e como é caro viajar pra lá… mas esperarei por promoções..

    • Samuel Costa

      Será que ela vai querer voltar? haha

  • Ótimo artigo. Estou curioso por ver Quebec, dizem que é o Canada 2.

  • Mariana Dias

    Uaau, eu tbm quero receber um convite desses!

  • O Canadá é lindo, maravilhoso, exuberante. Se Deus permitir, no próximo ano no mês de março, estarei retornando de alguns países da Europa, e logo em seguida, irei conhecer o Canadá. Pois tenho alguns amigos morando lá, e até fui convidado a conhecer esse magnifico país. Adorei os Estados Unidos, principalmente a magestosa Miami, porém, dizem que o Canadá é uma das coisa mais linda deste mundo. Estou ancioso para conhecer o País, a cultura e os costumes do povo Canadense.

  • Rute

    Belissimo post, e o fantastico e que estou aqui

    curtindo a o Outono e esta bela cidade ,venho

    desde 1974 ,cada ano a uma transformacao,parem

    afirmo que vale a pena. Na primavera a Rainha da Holanda envia p/OTAWA Tulipas de todas cores

    que sao plantadas a beira do Canal e lindo

  • Thiago

    Guilherme, o Canadá possui duas linguas oficiais: o Ingles e o Frances. O Frances é a lingua oficial da província (ou estado) do Quebec, e o ingles é o idioma oficial do restante do país.

    Eu estudei inglês em Toronto (capital da provincia de Ontário) e foi show de bola. Mas se puder escolher vá para Vancouver. Vc tb vai aprender inglês, além de estar numa das cidades mais bonitas do mundo. Muita natureza e estrutura. Pesquise e verá.

    Abs

  • Samuel Costa

    LINDO!!

    Em novembro estou indo pro Canadá fazer intercâmbio de um ano!! Conheci dezenas de intercambistas do mundo todo que fizeram isso lá! Simplesmente TODOS amaram e nenhum (nenhum mesmo) queria voltar para o seu país de origem… Falam muito bem das cidades e do povo!!! Conseguir o visto é beeem tranquilo! As passagens, com antecedência (bastante), não são muito mais caras do que as pros EUA… Os programas de intercâmbio são os mais acessíveis de todos os países de língua inglesa (junto com a Irlanda)… Só boas referências!!! =)

  • Luciana Gusmã

    Se possível, gostaria que dessem dicas de como fazer uma viagem dessas sem gastar muito. Por exemplo: onde ficar, passeios legais, bares e restaurantes, enfim…

  • @Guilherme,

    Interessante sua pergunta, visitei Montreal recentemente, e achamos a cidade realmente linda, pretendemos voltar c/ mais tempo. Fomos de carro, saindo de Boston e passando pelos estados Amer. de New Hampshire e Vermont, (achamos a paisagem muuuito mais bonita no lado Amer.), dai cruzamos a fronteira entre os 2 paises, onde, diga-se de passagem, a imigração Canadense e bem rigorasa, mas ao ponto, morei mtos anos nos EUA, portanto fiquei dececpcionado pelo fato de que Montreal e acho eu, em toda a provincia de Quebec priorizam a lingua Francesa, apesar de estar rodeados por outras provincias Canadenses onde se fala Ingles e tb tão perto da fronteira c/ os EUA, pelo q notei, lá pouco se fala o idioma Ingles e como todos podem ver pelas excelentes fotos do MD, todas as placas de sinalizações lá são em Frances somente, aí fica difícil neh, até levando em consideração q o Ingles e uma lingua muito mais usada hoje em dia, portanto se alguem vai a Montreal ou Quebec City, esteja preparado p/ se virar mais em Frances, principalmente no tocante a comunicação escrita.

  • Livia

    Adorei a matéria sobre Montreal! Deu vontade de ir para lá correndo! Será um dos meus destinos…espero que próximos rs.

    Quanto ao visto, os canadenses tb têm dificuldades para virem ao Brasil. Um amigo meu está vindo pela terceira vez e eu tive que mandar vários dados para ficar registrado lá onde ele irá ficar e outros detalhes…

    Infelizmente a parte do visto complica e muito para conhecermos melhor o mundo afora…mas certamente o Canadá será uma parada!

    Parabéns pela matéria!

  • Bruno C. da Silva

    Muito legal!

    Galera do Melhores Destinos e Rodrigo: Vocês poderiam comentar também sobre a questão do idioma. Como é isso no lado francês do Canadá? As pessoas falam muito francês? Dá pra se comunicar tranquilamente só com o inglês ou precisa ter um francês básico? Se uma pessoa fosse morar lá só tendo o inglês, qual seria a dificuldade?

    Abs!!

    • Bruno, em Québec as estatísticas afirmam que 95% da população fala o francês (e isso é notado em qqer parte da cidade). Já em Montreal, o inglês hoje em dia predomina (devido ao gde nr. de imigrantes). As pessoas em Montreal geralmente falam mais de 3 línguas, então a comunicação por lá não será problema. Na realidade em ambas as cidades quase todas as pessoas falam o inglês e o francês, então ao meu ver não há dificuldade alguma ! Logicamente, caso opte por viver em Québec, aconselha-se fazer um curso de francês por razões óbvias.

  • Carlos

    estava lendo que o pessoal lá fala mais frances, do que ingles, o pessoal que ja foi para lá, pode confirmar ?

    • Henrique

      Olá, o idioma oficial do "Estado" de Quebec, que inclui a cidade de Montreal, é o francês, porém se você for pra lá só falando inglês você se vira tranquilo mesmo, inclusive nas lojas os vendedores de atendem dizendo: "Bonjour, Hi". Querendo dizer: pode falar frances ou ingles que eu entendo. Em todos os lugares voce se vira bem com o ingles. Eu já fui 4 vezes pra Montreal e a ultima delas fiquei 50 dias… É fantastica aquela cidade, na verdade o Canadá em geral, pra mim muito melhor que Europa e EUA. Abraço e curta sua viagem!!!

  • Tuila

    Olá! Quebec é o estado onde o francês predomina, porém, em Montreal hoje o inglês predomina; principalmente pela influências das grandes universidades. Dá sim para aprender inglês, mas pode ter certeza que seu contato com brasileiros lá é predominante! Sou apaixonada por aquela cidade, morei 6 meses lá.

    Inclusive, acrescentaria outras várias dicas a esse post! Mas entendo que não tem como falar em um único post tudo que tem de bom naquela cidade Incrível! Se precisar de dicas, e-mail me!

    • Denis Carvalho

      Tuila, pode compartilhar à vontade aqui as dicas nos comentários. Os leitores agradecem e o Melhores Destinos também! =)

  • NilZa costa godoy

    Amei canada no inverno,foi uma das melhores viagens da minha vida meu filho E eu nos divertimos muito,se tiver passa gem barata no próximo dezembro 2011,passar Natal e reveion,no aguardo.Quebec ,Toronto e Montreal vale mil

  • Joás Oliveira

    Caio estou pretendendo ir para o Canadá em março ou abril do ano que vem, para ficar um mês e estudar INGLÊS, qual cidade vc acha melhor?

    E quando vc foi, qual escola estudou ou qual empresa vc contratou aqui no Brasil para esse serviço? Eu tenho visto americano, preciso do Visto CANADENSE?? Desculpe todas as perguntas mas agradeço se responder.

    Abraço!

  • Ana Tereza Vital Sil

    Procuro passagens aéreas promocionais para

    Toronto

  • Rubens Moraes

    Oi Guilherme.

    seguinte, o Canadá é um país que tem dois idiomas oficiais: o inglês e o francês. Sendo que o segundo é somente falado em Quebec.

    E o Canadá é bem procurado sim por brasileiros para aprimorar o inglês.

    boa sorte e sucesso!

  • Fabricio Barreto

    Se tudo correr bem, no ano q vem minha esposa e eu iremos de mudança p/ Quebec, como residentes permanentes… Seria legal dar dicas de lugares bacanas p/ se ir lá(principalmente, bares e clubes com música ao vivo), pois gostamos de rock e chegaremos lá sem conhecer nada!!!

    • Fabricio, por ser tb fanático do bom e velho rock'n'roll, te aconselho entrar nos sites oficiais de turismo das cidades para ter uma noção do que acontece e, principalmente, atualizada dos eventos. Aí vai a dica:

      Montreal >> http://www.tourisme-montreal.org/What-To-Do/Event

      Québec >> http://www.quebecregion.com/en/what_to_do/calenda
      Uma vez nas cidades, o que eu geralmente faço, é "caçar" por alguém usando alguma camiseta que "entrega" (por ex., AC DC) e perguntar onde é possível escutar uma sonzera a noite. Ai não tem como errar. Nada melhor do que uma indicação local !

  • Wagner

    Montreal e seu povo são simpáticos e acolhedores. De modo geral, o povo de Quebec não tem um relacionamento maravilhoso com os moradores de Ontário, província vizinha, mas recebem muito bem os estrangeiros. Quando estive lá e me apresentei como brasileiro, fui muito bem recebido e acolhido. Não se preocupe se não falar francês; a maioria dos habitantes de Montreal falam inglês como segundo idioma. Se você viajar para lá no inverno, prepare-se,pois a temperatura pode descer até os 40º C negativos e com o "wind chill" a sensação térmica pode ser de -60ºC. Seja quando for, vale a pena visitar essa cidade maravilhosa e ver seus encantos.

  • Maria Antonia Ribeir

    Pessoal, coloquem rapidamente dicas sobre Vancouver! Eu to indo pra Victoria sexta UHUU!!! Só ainda nao me decidi se irei pra Banff porque fica muito longe, mas estou com muita vontade agora…quantos dias seria o mínimo pra conhecer Banff legal? Estou indo para um casamento em Victoria, entao nao terei muito tempo. Ficarei um total de 13 dias, teria so no maximo 2 dias pra Banff…obrigada!!!

  • Patricia

    Muito boa a matéria!

    Estive em Montreal em 2000 e realmente é uma cidade fantástica.

    Era interessante referir que a cidade é biligue e dividida entre o lado francês e inglês.

    Graças a Melhores Destionos, consegui comprar uma passagem paraa retornar ao Canadá pela Copa em outubro, por R$ 900, com taxas incluídas!!!

    Dessa vez pretendo conhecer Toronto!

  • Ketyane

    Já tirei duas vezes o visto canadense, nas duas vezes atráves de despachante, pois moro no Nordeste, recebi em apenas 15 dias.

    Os exames só são pedidos para visto de imigrante, visto de turismo não precisa de exames.

  • Obrigado Camille ! Que legal que vc gostou !! Fico feliz em saber que o resultado foi positivo.

  • Daniela

    Excelente post! Estou esperando ansiosa pelos demais!! Tenho planos de imigrar para o Canadá com meu marido nos próximos 3 anos. Por isso, iremos no final do ano e passaremos 30 dias lá (com certeza passarei em Montreal!!). Lembro de uma promoção que o MD anunciou em maio (a COPA estava vendendo ida e volta de BSB por R$ 1.000!!!). Não consegui pegar essa promoção, mas comprei por um precinho camarada: no auge da alta temporada (ida 27/12 e volta 30/01), paguei R$ 1.638,00 com todas as taxas. Qd voltar, conto como foi!!

  • Lu

    Estou aguardando anciosamente as dicas de Toronto. Estou indo este mês para fazer intercâmbio. Despois de ler este post fiquei com vontade de conhecer Montreal, espero que conseguir.

  • Talita

    Estou pretendendo conhecer o Canadá com minha família em Julho do ano que vem, pois recebi um convite de casamento para a cidade de Montreal. Gostaria de receber dicas para passeios em família e se posso comprar as passagens com antecedência com alguma promoção. Fiquei sabendo que fazendo baldeações por países vizinhos do Brasil sai mais em conta é verdade?

  • RICARDO

    Morei em Montreal durante 1 mes durante o ano de 2008. Posso dizer que esta cidade possui muita qualidade de vida. Seja por causa do sistema eficiente de metros e onibus, pela quantidade de parques e verdes (tudo bem que fui no inverno e verde vira branco da neve) e por causa da hospitalidade do seu povo. A grande maioria dos seus moradores falam inglês e francês, mas o francês é ainda mais oficial do que o inglês. Gostaria muito de poder morar definitivo lá.

  • Leonel

    Estive em janeiro; realmente o frio é coisa seria mas não mata. Confirmo o que foi dito de bom sobre o Canadá. Das cidades que conheci, as que mais gostei foram Vancouver e Calgary.

    Atenção: Embora na província de Quebec se fala indistintamente Inglês e Frances o pessoal prefere, de longe, se comunicar em Frances.

  • Pedro

    A convite?

    UAU! Viajar por si só já é muito gostoso, receber um convite para viajar "no grátis" é sensacional. Não me interesso muito para viagens no exterior, mas acho o canadá show de bola!

  • Eric

    Fala, Samuel

    Também estou pensando em ir pra lá ano que vem, ficar por uns seis meses a um ano.

    Já decidiste se vai pra Vancouver, Montreal, Toronto, etc?

    Abraço

  • Thiago

    Acho que o maior problema seriam as placas. Estive lá e todos entendem inglês – mas a maioria apenas como segunda lingua, assim como eu e vc, logo não é a preferência das pessoas falar em ingles, mas dá pra se virar numa boa.

    Vale lembrar que na provincia do Quebec há UM idioma oficial: FRANCES. O ingles é falado por razões obvias: turismo, imigração, EUA e restante do Canada falando ingles. Mas o ingles aqui é uma SEGUNDA LINGUA.

  • Thiago

    O ideal seria vc ter uns 5 a 7 dias para atravessar a Icefields Parkway de carro. Mas acho que Banff vale a pena ainda q vc só tenha dois dias. Procure um vôo barato Vancouver-Calgary, alugue um carro e vá até Banff. Visite o Lake Louise e as atrações próximas, durma lá, aproveite mais um pouco no outro dia e pegue o vôo de volta em Calgary. Acho q vale a pena o sacrifício!!

  • Thiago

    Até dá para aprender inglês em Montreal, assim como dá pra aprender inglês em Cingapura!!!

    A grande vantagem da imersão em outro idioma é que vc fala a lingua q está aprendendo o tempo todo, seja comprando uma água, pegando um onibus, ou indo ao cinema. Em Montreal, vc até falaria ingles na rua, mas os locais falam ingles como segunda lingua, assim como vc, logo, vc perderia a riqueza de praticar ingles com nativos de verdade.

    Trust me: Vancouver or Toronto!!!

  • Thiago

    Joe,

    O francês no Quebec é uma questão de cultura e não de escolha, afinal a província descende de povoação francesa, logo, não se decepcione só pq é diferente. 🙂

  • João Paulo No

    Canadá, ainda estarei lá 😉

  • vinicius

    Qual o processo para tirar visto e o custo? é facil? demora?

    Pelo que vi o visto para o Canada é beeeem caro

    Abs e boa viagem

    • Thiago

      Eu gastei uns R$ 250 já com o despachante. E o meu visto era de estudante, mas acho q não muda muito. Levou 30 dias, mas normalmente leva menos, depende tb dos Correios.

      É infinitamente mais tranquilo que tirar o visto americano!!! E nem achei caro não.

  • Kawane

    Olá.

    Pretendo ir ao Canadá no proximo ano, mas confesso que não sei por onde começar em relação a documentação, visto e afins

    Alguém poderia me dar algumas dicas, por gentileza?

    – Onde devo tira-lo

    – Quais documentos necessarios

    – Quanto irei gastar aproximadamente (p/ retirada do visto)

    A intençao é ficar 6 meses, estudar e

    trabalhar.

    Desde ja, agradeço

    PS: O post e as imagens estão otimos =D

  • Cleise

    Muito bom o relato, parabéns! Por isso sou cadastrada no MD beijos

  • Thiago

    Eu estudei em Toronto, mas acho q iria pra Vancouver numa próxima vez. Muitas opções e cidade muito bonita com diversas coisas para se fazer.

    Escola é melhor vc pesquisar no google e em comunidades sobre pessoas q já foram.

    Ainda q vc tenha visto americano precisará sim de visto canadense. No caso, visto de estudante. E preste atenção, pois tem o visto de UMA entrada e MULTIPLAS entradas. As vezes as pessoas querem passear nos EUA durante o curso no Canada. Se vc tiver o visto de uma entrada, não poderá fazer isso.

    Espero ter ajudado.

  • Thiago

    Vlw! é isso aí!!!

  • Ketyane

    Thiago,

    Com o visto de uma entrada você pode ir para os EUA e voltar para o Canadá, eu mesma fiz isso duas vezes quando fui a Seattle e voltei para Vancouver, acho que é por causa de alguns acordos entre o Canadá e os EUA, não é permitido é você ir sair do Canadá, ir para o EUA, de lá para outro país e depois voltar para o Canadá. Explicação complicada, mas acho que deu para entender RsRsr

    A inconveniência do visto de entrada única é que a validade é só seis meses.

  • Pingback: Especial Canadá parte 5: Toronto e a imponência das Cataratas do Niágara()

  • samuel

    Vancouver! tudo certo pra la! os intercambistas falam que vancouver é o melhor lugar pra isso… porem há muitos brasileiros!! Mas falam que é melhor do que toronto pra isso!

  • Joás Oliveira

    Entendi, estou pesquisando gostei muito das fotos apresentadas em todas as matérias sobre o Canadá, vou decidir ainda qual país, mas mesmo assim muito Obrigado. Thiago e Ketyane!

  • Como o guia oficial que acompanhou a equipe Brasileira e a equipe do Melhores Destinos em Montreal, quero parabenizar-los pela bela reportagem. Montreal é realmente uma linda cidade e me sinto privilegiado de poder morar em um lugar com tantos parques, que conta com ciclovias por todo lado, sem violência, que caracteriza a metrópole do Quebec. Parabéns Rodrigo por esta reportagem e quando voltar por aqui, vamos sair com mais tempo para tomar um cafezinho em um dos milhares cafés da cidade. Grande abraço!

    guiademontreal.com

  • Luis Felipe Tassi

    Adorei , bom pra eu relembrar os bons momentos que tive la! MOntreal é simplesmente magnifico , perfeito! suas belezas suntuosas , nos prendem a diversidade monumental , belos parques , mercados e atrações turisticas . canada é simples mente o melhor lugar !