Leitores encontram dificuldades em emitir passagens pelo site do TAM Fidelidade

Denis Carvalho 4 · fevereiro · 2013

Clientes do programa Multiplus Fidelidade estão encontrando dificuldades na emissão de bilhetes. O problema ocorre na tela de pagamento das taxas, onde é exibida uma mensagem dizendo que não foi possível concluir a transação. Vários leitores entraram em contato com o Melhores Destinos reclamando do mesmo problema. Segundo eles, não adianta trocar de cartão de crédito ou de computador e contatar a empresa pelo telefone ou e-mail também não tem resolvido o problema.

“Estou tentando várias vezes comprar passagens com pontos na TAM, mas, no final do processo de compra, o site informa que há problemas com o cartão de crédito, usado para o pagamento da taxa de embarque. Experimentei utilizar vários cartões de crédito, inclusive, um cartão Itaucard TAM Platinum, sem sucesso. O engraçado é que acabei de fazer uma aquisição de passagem aérea sem pontos, ou seja, pagando a passagem, e não tive qualquer problema”, destacou o leitor Emerson Gomes, que entrou várias vezes em contato com a TAM mas não teve o problema solucionado.

O leitor Diego Duarte Braga contou que há meses tem enfrentado o mesmo problema: “Desde junho do ano passado eu peno para conseguir emitir passagens pelo site do Fidelidade. Tenho que ficar tentando com diversos cartões de familiares e amigos para que logre êxito a emissão. Sinceramente, de cada 10 cartões em que tento, apenas 1 ou 2 dá certo. Já realizei diversas reclamações no “reclame aqui” e no “fale com o presidente”. Este informa que é medida de segurança do site que faz com que seja bloqueado o pagamento do cartão de crédito. Contudo, não especificam o problema para que seja solucionado. Acredito que milhares de clientes já tiveram esse dissabor com a TAM”.

Uma das reclamações dos clientes é que a TAM cobra R$ 40 pela emissão por meio do telefone, que  nunca dá problemas com o cartão de crédito. O leitor Igor Parreira, após muito reclamar com a TAM, enviou uma tela com a mensagem de erro:

 

Resposta

Procurada pelo Melhores Destinos, a TAM não confirmou que haja algum problema em seu site, mas que os bloqueios são parte do sistema de segurança: “Todo o processo de autorização de compra para a emissão de e-ticket pela internet ou pelo Call Center possui alguns critérios que são definidos por um sistema financeiro de segurança. Se no momento da tentativa de compra, o sistema indicar algumas divergências de dados ou procedimento inadequado, por medida de segurança, a operação é bloqueada”.

A companhia sugeriu ainda que os clientes sempre façam a emissão já tendo realizado o login no site, inserindo o número do TAM Fidelidade: “Essa medida aumenta o nível de segurança da operação e facilita o processo de aprovação. O cliente também deve manter sempre seu cadastro atualizado, com endereço e telefones válidos. Caso ainda encontre alguma dificuldade ao comprar os bilhetes, a companhia orienta que o consumidor realize a emissão diretamente em uma loja TAM localizada nos aeroportos”.

Por fim, a TAM ressaltou que os  procedimentos são adotados “de forma a zelar pela segurança dos clientes que se utilizam dos canais eletrônicos para emissão de e-ticket”.

E você? Tem enfrentando problemas na emissão de bilhetes no TAM Fidelidade ou o site tem funcionado normalmente? Deixe seu comentário abaixo e participe!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Fernando Roberto Fer

    No meu caso, o erro persistiu até por telefone. Só consegui em loja TAM que cobra R$45,00 por isso.

    • Marcio Adriano Ansel

      Comigo aconteceu a mesma coisa… como a emissão era para o dia seguinte eo voo estava a 6 mil milhas… acabei emitindo pela Loja e tendo que pagar a absurda taxa deles!

    • Marcelo Silva de Oli

      Esta situação comigo é meio que recorrente.

      Tive o mesmo problema no mes de dezembro e janeiro, quando tentei realizar compras de bilhetes internacionais (3 bilhetes em dias diferentes).

      Tive que entrar em contato com o banco e o mesmo me confirmou que o bloqueio foi feito pelo sistema de segurança do cartão de credito.

      Apos o devido aviso de compra na administradora do cartão, comprei tranquilo.

      Em uma outra ocasião, também não consegui, mas por incrivel que possa parecer, um atendente da TAM me ligou em 30 segundos para concluir a compra do bilhete e nao cobraram a taxa de emissão.

      • DIEGO DUARTE BRAGA

        Cara, eles só ligam de volta para completar a compra da passagem, quando esta não é realizada pelo Multiplus. Ou seja, uma tremenda discriminação, pois o chamado "setor de resgate" deles só funciona para quem está pagando pela passagem. Já vivenciei isso! E outra coisa, a TAM também bloqueia cartão de quem não está comprando por Multiplus.

    • Mauricio Carneiro

      Minhas ultimas emissões foram em Outubro e em Novembro, nos dois casos não tive nenhum problema, fiz como a TAM sugeriu, fiz o login usando o meu site, meus dados estão atualizados, telefones, usei o token, etc, etc, etc e não deu problema. Agora recentemente tive uma venda recusada com a Azul, por sorte consegui completar no Aeroporto.

      Se não me engano a TAM usa o sistema de compra da boldcron, se não for, é um gateway equivalente. Normalmente eles conseguem ver: nome, CEP, e endereço, se qualquer dado estiver diferente dependendo do sistema e do nível deles o sistema da TAM recusa a venda pois para o gatway você só passa os dados do cartão, se a compra for contestada a prejuizo fica com a TAM.

      Uma forma honesta seria a TAM em caso de compras sem sucesso na Internet permitir que o cartão seja passado na loja em até digamos 24 horas. Foi isso que a Azul fez comigo, fiz uma compra no site, deu erro e ao chegar no aeroporto passei o cartão pagando o mesmo valor pelo Assento Azul.

      • Patricio Stegmann

        Eu sempre tive problemas em emitir online com milhas. Nao acredito que tenha a ver com endereco, CEP u outros dado que no momento do pagamento nenhuma dessas informacoes e solicitada, nem tem a ver com a compra, devido a que trata-se de bilhetes eletronicos encaminhados por email. No maximo uma divergencia de email u outro podria ate gerar bloqueio.

        Aqui parece sinceramente mais uma palhacada ou incompetencia tecnica da TAM. Para info canso de comprar coisas pelo ebay, mercadolivre e outros sem nenhum tipo de problema, e com muito maior risco devido a que as coisas vem da China u outros.

        Realmente creio que se trata de uma picaretagem. Os erros ja sao conhecidos de todos, ha varias paginas na internet de reclamacoes. A excusa de que acontece "por motivos de seguranca" e puramente "cara de pau" da TAM.

        Ja perdi bilhetes e otimas oportunidades de viagem por causa desse erro. Ja paguei varias vezes as taxas e perdi tempo indo no aeroporto fazendo aquelas filas.

        Uma verdadeira vergonha.

      • André L

        Mauricio, tenho certeza que isso é pegadinha proposital da TAM pra arrecadar mais taxas de emissão no call center. Se não fosse pegadinha, eles abririam exceção pra todo mundo que teve erro no site comprar no call center como o Patricio sugeriu. Eles só abrem exceção pra alguns casos, e a pessoa tem que "brigar" pra conseguir.

        Se vc fizer uma rápida pesquisa na internet sobre esse tema, vc vai ver milhares de ocorrências desse tipo de problema acontecendo. Aqui mesmo no MD essa não é a primeira vez que o assunto é colocado em pauta.

        Leve em consideração também o fato dos sites de compra online (Submarino, Americanas, Mercado Livre, etc) gerarem muito mais vendas do que o site da TAM e dificilmente vc vê esse tipo de problema naqueles sites. E olha que deve ter muito mais "fraudador" em site de comércio eletrônico do que em site de companhia aérea hein!

  • André L

    Eu acho errado a TAM cobrar também pra emissão de trechos que não conseguimos fazer pelo site porque são trechos operados por outras cias (exemplo Sao Paulo – Los Angeles).

    Se o único local pra emitir esse tipo de passagem é no Call Center ou na Loja, que esses estabelecimentos ofereçam isenção de taxa pra esse tipo de passagem.

    • André L

      Mas estamos falando da TAM, uma companhia cujo DNA (infelizmente) é dificultar e prejudicar seus clientes.

      Tenho a impressão que esse post vai render comentários, muitos comentários!

    • Elis Barros

      Também tive o mesmo problema com a TAM. Em outubro fiquei um mes tentando emitir uma passagem e nao consegui. Acabei pagando a taxa e emitindo por telefone. Em novembro, me recusei a pagar a taxa, mandei reclamação, e-mail para o fale com o presidente, fiz a atualização de cadastro e depois de quase um mes consegui comprar o bilhete, com uma liberação "temporária" que eles fizeram no sistema. Depois tentei emitir outra passagem e o mesmo erro. Tenho mais de 40000 milhas da tam e nao consigo usá-las!!!! Também acho interessante que pelo call center nunca dê problema!!

    • Mauricio Carneiro

      Eu me pergunto até que ponto estas taxas não podem ser encaradas como uma venda casada, porque está longe de ser uma taxa de conveniencia uma vez que não existe opção que não seja esta conveniência.

      • Emilio M.

        Sinceramente acho que é uma taxa de DESconvenência, já que temos de ir à loja, gastar gasolina, estacionamento, tempo…

  • Gab Hegab

    Prezados,

    Primeiramente gostaria de parabenizar aos editores deste blog, pois é muito sério e de utilidade pública.

    Embora não tenha muita disposição a publicar mensagens, desta vez, me senti na obrigação de colaborar.

    Desde setembro venho tendo dificuldades imensas com a TAM sobre o assunto relacionado acima.

    Mesmo tentando emitir passagens pra mim, com as minhas milhas e pagando com o meu cartão de crédito, o site me bloqueava. Liguei no Fale com o Presidente e foi em vão. Mandei mensagens por escrito, também em vão.

    Desisti de comprar com as milhas. Fui comprar a passagem pagando ela na tarifa normal de aquisição. Novo bloqueio.

    Sempre recebia uma mensagem dizendo:

    "Prezado Cliente,

    Não foi possível concluir esta transação. Confira abaixo os possíveis problemas:

    1. Verifique se todos os dados do cartão de crédito foram digitados corretamente e tente novamente;

    2. Entre em contato com o banco emissor deste cartão de crédito e verifique se existe alguma restrição para finalizar esta compra;

    3. Escolha meios de pagamento alternativos (se disponíveis) como débito em conta-corrente, boleto bancário ou Lotérica; (4620)"

    O engraçado é que o banco emissor de meu cartão de crédito me manda uma sms no celular me dizendo que a compra no cartão tinha sido aprovada. Um segundo depois, o mesmo me mandava uma mensagem dizendo que a compra havia sido ESTORNADA COM SUCESSO.

    Ou seja, o problema não é com o cartão, e sim com a TAM.

    Tendo isso em vista, fui ao aeroporto, na loja da TAM. Conversei com a supervisora que lá estava e pedi que tomasse alguma providência, mostrando a ela todo o relato do Fale com o Presidente.

    Nada feito.

    Entretanto, caso eu me dispusesse a pagar a tarifa de R$40,00, aí ela podia emitir a passagem COM O MESMO CARTAO DE CRÉDITO NEGADO ACIMA.

    Acabei voando por uma empresa concorrente.

    Isso ocorreu outras vezes, em novembro e agora em dezembro novamente.

    Numa delas, como mesmo pagando os R$40,00 ainda era interessante, topei pagar e a passagem foi emitida por telefone com o mesmo cartão após ser negada no website.

    Já abri mais de 5 Fale com o Presidente, e sempre recebo respostas padrão e vagas, nunca se dispondo a solucionar o meu problema, que pelo visto não é só meu.

    Esta semana, após passar por outro dissabor, resolvi abrir uma reclamação no Reclame Aqui e uma na ANAC, as quais ainda não obtive respostas.

    Entendo que devemos nos juntar e fazer uma representação conjunta contra a cia aérea na ANAC, pois assim nosso pleito ganharia força.

    O mercado onde ela atua não é de livre concorrência e não permite aos consumidores a simples substituição por outra companhia. Os preços e rotas são muito específicos não tornando uma tarefa trivial essa conversibilidade.

    Enfim, assim que tiver novidades em relação aos meus pleitos nos órgãos competentes, trarei novidades aos senhores.

    Na prática, sabemos que se a empresa for levada ao judiciário, ela perde fácil. Contudo, é inglório ter todos os ônus de uma ação judicial (ou mesmo de uma ida ao PROCON) para resolver uma pendência de baixo valor financeiro.

    Abraços a todos.

  • Daniel

    Eu tive exatamente o mesmo problema por duas vezes. Na primeira vez, eu liguei para o fale com o presidente e desbloquearam o meu cadastro. Ao perguntar o motivo do bloqueio, disseram que não poderiam informar. Eu falei: Então resolvam para que isto não aconteça de novo…

    Um mês depois, fui emitir outra passagem e lá estava o bloqueio novamente. Neste momento eu liguei para o fale com o presidente e fiz uma reclamação formal. Isto foi em dezembro. Desde então, o meu cadastro não tem apresentado problemas na hora da emissão de passagens por milhas.

    Quando isto aconteceu pela primeira vez, o atendente foi muito compreensivo e disse que a TAM iria manter o mesmo número de milhas (6 mil ida e volta) caso no dia seguinte eu não encontrasse a mesma tarifa. O atendente ainda disse que nos casos em que o cliente entra em contato com o fale com o presidente relatando este problema, pode haver isenção da taxa de emissão nas lojas TAM dos aeroportos.

  • Leonardo Gomes

    Esse tipo de erro já aconteceu várias vezes comigo nos últimos meses. Têm que ficar tentando várias vezes até passar… Não precisa mudar de cartão que não adianta, o problema é na TAM mesmo embora ela não reconheça. Inclusive pra quem recebe SMS do banco avisando quando ocorre uma transação já deve ter percebido que chega o SMS avisando da transação mas a TAM cancela logo depois (no caso do Itau chega o SMS avisando que foi cancelada, o Santander não envia SMS de cancelamento). Após várias tentativas (e vários SMS) acaba passando…

    • DIEGO DUARTE BRAGA

      Boa sugestão, mas sempre passei 3 ou 4x e nunca complata a transação. Tentarei mais vezes então! Com essa sua dica, deduz a FALÁCIA que é o argumento da TAM que se trata de medida de seguraça o bloquei do cartão.

  • Guinho Par

    Reclamei no dia 23/12/2012 eplo "FALE COM PRESIDENTE" (SAC muito fraco) e pelo 0800. Depois de inúmeras ligações desligadas na cara.Veio a resposta cretina abaixo:

    FALE- 47103172

    São Paulo, janeiro de 2013.

    Prezado Sr. Igor,

    Tomamos conhecimento de seu contato com o serviço Fale com o Presidente, bem como da mensagem enviada ao site Reclame Aqui referente à dificuldade encontrada para emitir bilhete em nosso site.

    Compreendemos as suas considerações, mas esclarecemos que a utilização do e-ticket adquirido pela internet ou pelo Call Center possui alguns critérios que são definidos por um sistema financeiro de segurança, dependendo das características da transação.

    Com base nos dados informados pelo senhor, tomamos as providências necessárias para que não encontre dificuldades em futuras compras realizadas em nosso site. Para tanto, solicitamos que sempre realize a emissão já tendo realizado o login em nosso site, inserindo os dados do Cartão TAM Fidelidade (CPF e e-mail). De toda sorte, caso volte a enfrentar contratempos, pedimos que nos envie uma cópia da mensagem apresentada pelo si te (print da tela), para analisarmos mais detalhadamente.

    Lembramos que nosso site possui diversas regras de negócios que visam garantir a segurança dos Clientes que utilizam esse canal para compras. Essas regras podem estar relacionadas a cartões de crédito, perfis de compra, número de Cartão TAM Fidelidade, etc e, por isso, cada situação deve ser analisada individualmente.

    Contamos com a sua compreensão e continuamos à disposição.

    Atenciosamente,

    Ouvidoria – Fale com o Presidente

    TAM Linhas Aéreas

    LATAM Airlines Group S.A

    LAMENTÁVEL!!!

  • Emilio M.

    Tb ocorreu comigo. Liguei para central, dizendo o erro que constava no site. Disseram-me que não sabia o que era, eis que todos os dados estavam corretos e atualizados.

    Fui à loja. Fiquei aguardando por mais de 1 hora e, ainda, tive de pagar a taxa.

    Enviei reclamação para Tã (vou escrever assim, pois há muito ela não vai à Marília-SP, onde nasceu a TAM) a fim de rever o valor.

    Disseram que nestes casos tem de se copiar o erro constante no site para eles avaliarem o caso. Ora, eles têm tudo gravado. Eu li o que estava escrito na tela. Que rídicula é Tã…

  • Andre M. Freitas

    No final do mês passado tentei resgatar duas passagens com os pontos do fidelidade e no final da transação, onde seleciona a opcao para receber o sms, deu erro de pagina e nao foi efetivado. Ao consultar o pedido, tinha a opção para reenvio do codigo por sms, mas nao funcionava de forma alguma. Tentei em todos navegadores possiveis e imaginarios e nada, cookies ativados e nao. Ai, liguei na central TAM, informei o que tinha acontecido e o atendente falou que iria fazer a emissao isentando a taxa. Nao sei se estava no meio dia de sorte ou se fui atendido por um anjo. E so pra constar, tem momentos que aparece a opção para receber o codigo de liberação e outros, vc emite a passagem sem.

  • Fábio Krambek

    O que estou achando um nova sacanagem da TAM, é que antes era possível se programar e comprar passagens pelo Multiplus pagando menos milhas (3 meses de antecedência). Fui verificar para comprar trechos de ida e volta pra Recife daqui a 3 meses e cada trecho esta no preço "normal" de 10.000 pontos, valor que se for comprar para viagem em uma semana gastaria menos milhas (12.000 milhas ida e volta). Houve alguma alteração na forma de aquisição de passagens com os pontos?

    Agradeço quem puder responder.

  • Felipe Paolucci

    Essa TAM eh das piores cias do brasil, safada, adora dar tombo nos clientes. Bando de picaretas!

    • Renato Monteiro Bati

      Concordo

  • Fernanda De Ferrante

    Também tive problemas com o site da tam, levei mais de duas semanas para conseguir emitir o bilhete.

    Eles informam que o sistema não tem problemas e que o problema é com o cartão, depois de tentativas com 5 cartões diferentes e alguns dias … informaram que o sistema bloqueou a emissão por excesso de tentativas…. consegui depois de duas semanas ligando para o fale com o presidente, mas tive que ir até a loja para retirar a passagem e como eles verificaram que eu já tinha feito diversas reclamações, permitiram que eu não pagasse a taxa de R$40,00.

    Foi um verdadeiro transtorno, perdi grande parte de minhas férias com isso e além de tudo tive que prorrogar meu prazo de retorno por não conseguir a passagem.

    Acho uma verdadeira falta de respeito e sacanagem, pois o objetivo deles é que você pague a taxa.

  • Valeria Da Silva Nun

    Também tive problemas para emitir o bilhete tanto pela internet quanto pelo telefone. Só consegui quando compareci pessoalmente no aeroporto de Guarulhos. Mandei dezenas de emails para a TAM avisando do problema, que parece estar acontecendo com muita gente.

    No momento de efetuar o pagamento o site rejeita o modo de pagamento via cartão de crédito. No meu caso uma mastercard black com o qual vinha fazendo compras normalmente na internet em vários outros sites no mesmo dia. Avisei que o problema era do site da TAM e parece que até o momento sem solução

  • Thiago Fernandes

    Tenho passado por este problema todas as vezes que vou emitir passagem com milhas.

    Das últimas 15 vezes que fui comprar passagens ocorreu este problema e tive que ir no aeroporto para emitir e ainda ter um prejuízo de R$ 40,00 para emissão por aquele canal.

    Lamentável o serviço disponibilizado pela TAM.

  • Ideusanira Sepeda

    Realmente já tem um tempo que esta impossível efetuar o pagamento pelo site da Tam e a mensagem é sempre a mesma, o que obriga o passageiro pagar com a taxa de emissão nos aeroportos ou agencias de viagem. E não adianta ligar e reclamar que a Tam não resolve. Lamentável esse desrespeito da Tam com o consumidor.

  • jose piccolotto

    a muito tempo tenho esse problema.. já tentei pagar com Amex, visa, MC.. sempre o mesmo erro: solução pagar tx de serviço e comprar pelo call center, realmente uma falta de respeito com o consumidor.

  • Adriano Gonça

    Emitir passagens na TAM com milhas é um desafio… Fiquei quase um ano tentando… até que expirou o prazo… Realizei inúmeras ligações, envie documentos, no portal fale com o Presidente, reclamações em sites e nada… TAM só em promoções e olhe lá… A GOL tive um problema antes da minha última viagem em dezembro e resolveram tudo… em meia hora…Dar gosto… Na TAM perdi 10 mil milhas, e depois de anos com a reclamação nos melhores destinos tive alguma resposta nada satisfatória… Então… fale com o Presidente…

    • Daniele Letíc

      Olha só: a história da minha vida com a tam é a de outras pessoas também… não estou sozinha nessa!!! Valeu, tam!!!!!!!

      • Adriano Gonça

        Ganhei uma passagem de presente e outra comprei numa mega promoção da TAM, o que gerou 3000 milhas, mas já tenho ciência que nunca vou utilizar-las… A Lan com certeza não vai associar seu nome com a TAM a filial ruizinha… Dizem que brasileiro não desiste nunca, desiste, e, o que está pior não fica… mas fica… E, a piada de fale com o presidente… Mas fiquem tranquilos… que agora o Presidente vai respondem como a outra vez… diante da repercussão da matéria, mas não esperem algo satisfatório…

        • Adriano Gonça

          Ganhei uma passagem de presente e outra comprei numa mega promoção da TAM, o que gerou 3000 milhas, mas já tenho ciência que nunca vou utilizar-las… A Lan com certeza não vai associar seu nome com a TAM a filial ruizinha… Dizem que brasileiro não desiste nunca, desiste, e, o que está pior não fica… mas fica… E, a piada de fale com o presidente… Mas fiquem tranquilos… que agora o Presidente vai responder como da outra vez… diante da repercussão da matéria, mas não esperem algo satisfatório…

  • Marcus Simões

    Não é só no Multiplus que temos dificuldades. Na compra direta pelo site também não consegui comprar. Tentei com os cartõe sTAM Fidelidade e com o AMEX. Nada. Tentei com o de outra pessoa e nada. Interessante que, ao mesmo tempo, comprei a ida no site da GOL sem problema algum… Acabei comprando a volta pela GOL também.

    O site da TAM, pra ficar ruim, precisa melhorar muito!

    • Daniele Letíc

      Concordo 1000% contigo, Marcus!!!

    • Renato Monteiro Bati

      Tem acontecido o mesmo comigo. Esse novo sistema de pagamentos do site da TAM é uma porcaria, na verdade eu desconfio que ela faz isso de propósito pra quem está desesperado pra viajar acabar comprando por boleto ou pagamento em lotérica e acabar pagando a vista.

  • Tiago

    Só agora o MD noticiou isto? Já mandei email de reclamação para vocês, Procon, ANAC e Fale com o Comandante.

    É uma situação "normal" e recorrente no site da TAM. Não se emite passagens por pontos a não ser por telefone ou nas agências deles (logicamente sob a cobrança de uma "módica" taxa pelos serviços prestados).

    Na agência o vendedor nem pede senha nem nada, em poucos minutos a passagem é emitida, já pelo site…

    Estou esperando meus pontos se esgotarem na TAM, não pretendo continuar compactuando com esta palhaçada.

    Obs: já têm mais de ano que enfrento esta dificuldade, não é algo novo.

  • Daniele Letíc

    Aahhh… é uma perda de tempo infinita, tentar trocar pontos. Desde o ano passado, nem pontuar estava conseguindo mais, e por mais que ligasse para o SAC ou enviasse e-mails para a empresa, NADA foi resolvido. Agora, gostaria de saber como só no meu cartão (sem contar o outro que tínhamos a mesma pontuação, pelas mesmas viagens feitas juntos) SUMIRAM 10.000 pontos!!!!!!!!!! E alguém explica?? NÃÃÃÃOOOOOO…. enfim: esses pontos só dão é incomodação! Pagar preços promocionais em outras empresas é que tem valido a pena!!!!!!!!!!!

  • Daniele Letíc

    Não sei como chamar de "cartão fidelidade" algo que não lhe conquista… aliás: te faz é correr!!!!!

  • Marcio Sens

    Não sei o que acontece, tenho viajado com regularidade entre Nordeste, Norte e Sul e em todas as vezes em comprei com pontos não tive problema algum…..(contando nos últimos 2 anos e meio). Ao contrário, foi rápido e tranquilo. Claro que se todos reclamam, deve sim, haver algum problema, eu por enquanto não tive….

  • Acir José de

    Tive este mesmo problema na compra de passagens pela Gol, aí fui informado que bastaria efetuar a compra utilizando o Internet Explorer (atualizado)e o problema sumiu. Estou dando meu "pitaco" no sentido de colaborar, mas parece que a TAM está agindo de uma forma "muito estranha". Em todo o caso não custa tentar e a dica aí vai…..ou melhor aí foi….

  • Julio Cesar Morosky

    Venho encarando outro problema com a Multiplus fidelidade: recuperar senha de acesso!

    Já tomei contato por telefone e e-mail. Me foi solicitado que enviasse por e-mail os seguintes documentos:

    – número do TAM fidelidade;

    – RG (frente e verso);

    – CPF;

    – Comprovante de residência.

    As informações foram enviadas para os dois e-mails, conforme solicitado: cadastramento.fidelidade@tam.com.br e alteracaocadastral@multiplusfidelidade.com.br;

    Os dados foram utilizados para atualização de algumas informações, pela TAM, já pela MULTIPLUS, tive como resposta o seguinte:

    "Prezado Participante,

    Não foi possível atender sua solicitação de atualização cadastral na Multiplus:

    Não foi enviada cópia/imagem do seu comprovante de residência atualizado ou a imagem está ilegível;

    Não há parentesco confirmado. Neste caso, envie comprovante de parentesco, como certidão de casamento ou certidão de nascimento;

    O comprovante de residência não possui todos os dados necessários. É obrigatório que contenha: Logradouro completo, número, cidade, estado e CEP. Envie imagem digitalizada/scanner do comprovante/envelope fechado;

    O comprovante de residência enviado apresenta postagem superior a 12 meses.

    Pedimos gentilmente que a solicitação seja enviada novamente, com todos os documentos em um único email:

    ü RG frente e verso;

    ü CPF;

    ü Comprovante de Residência, com no máximo 12 meses de postagem;

    ü Não se esqueça de informar qual é o e-mail que você deseja cadastrar;

    ü Aproveite e forneça também um telefone atualizado, celular e fixo.

    ® DICA! Envie imagens digitalizadas/scanner de seus documentos, com boa qualidade de imagem e de preferência coloridos. Desta forma, ficará mais fácil atender a sua solicitação.

    O seu pedido será atendido em até três dias a partir do novo envio.

    __________________________________________________________________

    Após três dias, para ter certeza que sua solicitação foi atendida, por gentileza siga os passos abaixo:

    1. Acesse nosso site http://www.multiplusfidelidade.com.br, clique no ícone ‘Minha Conta’ e aguarde a abertura de uma nova janela.

    2. Clique em ‘Esqueci Minha Assinatura Eletrônica’ e preencha os campos com seus dados. Lembrando, seu número Multiplus poderá ser seu CPF e em ‘E-mail Cadastrado’, já informe seu novo e-mail.

    Em instantes você receberá uma nova Assinatura Eletrônica de acesso a nosso site, onde é possível consultar seu saldo de pontos Multiplus, visualizar seu extrato, solicitar e desbloquear a nova senha de resgate, além de alterar a assinatura eletrônica para uma de sua preferência.

    Se você visualizar a mensagem ‘ATENÇÃO! Número Multiplus e/ou e-mail inválido’, verifique se já passaram os três dias da sua solicitação, e se todos os documentos descritos acima foram enviados.

    Para mais informações, entre em contato com a

    Central de Relacionamento Multiplus Fidelidade

    Brasil: 0300 313 7474

    Exterior: 55 11 3137-7474"

    Já enviei os documentos duas ou três vezes e tento acessar minha conta a cerca de 3 anos e não consigo. Já deixei de computar pontos de algumas viagens que fiz pela TAM, pois meus pontos de nada me servem se não posso utiliza-los!

    Será que só com uma medida judicial conseguirei resgatar minha senha?

    Em fim, o que tem ocorrido é que está cada vez mais difícil conseguir emitir passagens com a utilização de pontos, e isso normalmente ocorre por conta da Multiplus.

    No meu caso, pergunto: como as informações puderam ser utilizadas pela TAM e não pela Multiplus, se a mesma mensagem e anexos seguiu para os dois endereços de e-mail SIMULTANEAMENTE?

    Sinceramente, isso é muito feio e prejudicial para a imagem da empresa.

    Abraço a todos e parabéns ao melhor site de viagens: Melhores Destinos!

    • Daniele Letíc

      Julio: também tenho este mesmo problema TODAS as vezes que tento entrar no site com meus dados… um inferno!!!

  • Marcelo Leite

    É a equipe TAM, há anos se esmerando em se tornar a empresa mais odiada do país. Parabéns! Estão conseguindo.

    • Renato Monteiro Bati

      Verdade, já conseguiram comigo. Ultimamente eu só estou tentando ver se consigo torrar as milhas que já tenho acumulado para nunca mais voar por essa empresa.

      • Daniele Letíc

        o/

      • T.

        o/

  • Léo

    Resumidamente…

    Eu também.

  • JOHN PENNEY

    Eu confeso que raramente tive problemas serios nos ultimos dez anos para resgatar milhas TAM. Por outro lado, eu acho que o programa Fidelidade e o atendimento em geral poderiam melhorar: 1.É bastante chato preencher todos os dados das viagems no site da TAM e ser bloqueado e redirecionado por motivos futeis ao Home Page por "excesso de tempo no site"; 2. Multiplus é uma piada sem fim;3.A quantidade de pontos que Vd precisa resgatar para viajar a Europa chega a ser ridícula. Por exemplo, para Madrid ida e volta em classe econômica TAM pede 90.000 pontos…o seja, Vd tem que gastar no cartão de crédito o equivalente de 90.000 dólares (R$182.000)….uma fortuna para muitos de nos!!!!!

  • Renato Monteiro Bati

    Já venho tendo problemas com esse novo sistema de pagamentosda TAM ha alguns meses, o problema não ocorre somente com compras com milhas, mas em compras no cartão em GERAL. Um de meus cartões já chegou até a ser bloqueado certa vez de tanto que insisti. E não adianta tentar fazer compra logado com o fidelidade que também da problemas.

    Certa vez tentei comprar e duas horas depois o operador do call center me ligou informando que esse problema já era de conhecimento da TAM e que eles estavam ligando para alguns clientes para concluir a compra. Depois de ouvir minha reclamação sobre o site ele me disse que no futuro se houvesse o mesmo problema eu poderia ligar pro call center e pedir para falar com o suporte do site que eles finalizavam a compra sem a cobrança de tarifas.

    Mas, francamente, se for pra ficar passando dados por telefone eu tenho preferido voar por outra empresa que é muito menos burocrático para finalizar a compra e nunca dá problemas.

  • Renato Monteiro Bati

    Sim, houve. Emissão com 3 mil milhas só se consegue com uns 3 meses de antecedência, e o site não suporta comprar com essa antecedência. É uma nova política da empresa chamada: safadeza e picarategem.

  • Tiago Oliveira

    É uma situaçaõ recorrente na TAM. Algumas vezes após tentar diversos cartões diferentes (inclusive pedindo cartão emprestado) a transação é concluída. Semana passada tentei varias vezes com mais de 10 cartões, em casa, no traballho..todas sem sucesso.

    O mais engraçado é que sou cliente do Santander e o banco envia SMS quando utilizo o cartão. Nesse caso recebo duas mensagens: a primeira informando que foi aprovada a compra na TAM e a segunda informando que a empresa cancelou a compra. Logo, não existe qualquer problema no cartão, e sim no site da TAM, sem contar que o erro só aparece quando a compra é com milhas, e geralmente quando você está comprando para um passageiro que não é o titular do multiplus. Vai entender a TAM…

  • Fabricio Ricardo Do

    Como se não bastasse ter que decorar:

    – Senha de Resgate

    – Assinatura Eletrônica multiplus

    – Número Multiplus

    – Cartão TAM Fidelidade

    – Assinatura Eletrônica TAM

    Agora isso…

    Tudo pra dificultar o resgate de pontos.

    Neste quesito o smiles dá de 10 no multiplus, porém, ainda acho o programa Tudo Azul o mais honesto, pois converte um % da passagem emitida em desconto na próxima compra. Simples, claro e sem manobras para enganar o público.

  • Mauro Shiroma

    Também tenho enfrentado o mesmo problema. Estou desde dezembro caçando um trecho para 3 pessoas através de milhas. Quando finalmente encontrei a uma milhagem razoável, não consegui finalizar pois o sistema "caiu". Reiniciei a busca no site da Tam e os trechos haviam sumido. Liguei para a Tam e a atendente me informou que não dispunha do trecho para 3 pessoas no dia da pretendida viagem. Detalhe: cheguei a imprimir a página com a confirmação na esperança de uma solução a contento. Perdi meu tempo! Decepção!

  • NATÁLIA

    Realmente é a forma mais segura de se evitar fraudes em compras de passagens: não deixando que as pessoas comprem !!!

    A TAM é tão esperta! 🙂

    • Daniele Letíc

      Concordo contigo Natália!!!!!!!!!!!!

  • Fernando LG

    Não é só a TAM que é picareta. Leiam meu relato sobre as milhas roubadas na GOL:

    http://www.reclameaqui.com.br/4467306/gol-linhas-

  • Melissa

    Enfrento o mesmo problema a meses! Tive que emitir bilhete usando meus pontos pelo serviço de telefônico e óbvio, paguei por isso.

  • FABIANO MIRANDA

    Estou com 64k de pontos no cartão e estou morrendo de medo de transferi-los para o multiplus. Pretendo utiliza-los para miami que da um total de 80k pela tam e 100k pela gol. Com esse problema todo vou acabar esperando um pouco mais ou os transfiro para o smiles.

  • T.

    Aconteceu absolutamente a mesma coisa comigo. E sim, há inconstância na sistemática usada pela "maldita inominável" (como alguns amigos chamam a TAM). As inúmeras reclamações de nada adiantaram das últimas 4 vezes que precisei emitir passagens aéreas com milhas. Pelo call center e pela loja às vezes funciona com o mesmo cartão, às vezes não. Recebo SMS informando o sucesso da transação, e depois a SMS de estorno. Isenção da taxa de emissão de bilhete só consegui da primeira vez, desde então tenho tido que pagar os 40 reais. No fim das contas, the joke is on us.

  • Waldemiro Carvalho J

    Alem de tudo o que foi dito, ressalte-se a dificuldade em atualizar os telefones. Já enviei copia dos documentos solicitados (E alguns não solicitados tambem), pedindo a atualização dos meus numeros telefonicos e até agora NADA

  • DHK

    Durante meses tive o mesmo problema e acabei desistindo. Como posso optar por qual empresa voar também desisti de voar pela TAM. Os preços são muito parecidos com os das outras empresas para um atendimento tão ruim. O atendimento só vai melhorar quando as empresas que pagam passagens para seus empregados começarem a exigir melhor qualidade.

  • Guinho Par

    A TAM sempre ressalta o que é conveniente pra cia.

    O atendimento do SAC é robótico.Alem de desligarem na cara do cliente no 0800 ou nunca atenderem, ficam repetindo textos prontos com palavras bonitas que não levam a resposta alguma por e-mail.

  • Danielle Castanheira

    Minha situação idêntica a de Gab Hebab, passei exatamente pela mesma situação, liguei no fale com o presidente e me pediram 5 dias para desbloquear o cadastro.A única saída foi comprar por boleto o retorno do destino que desejo pois é a única companhia que faz no horário que preciso.

  • Marcio Sens

    Volto a dizer, nunca tive problemas em nenhuma delas……ontem mesmo comprei com o Smiles CWB-IMP sem problema nenhum e rápidinho…….

  • Guinho Par

    Caso isolado. Porém pela GOL nunca tive problemas no site nem mesmo no Smiles. Já TAM nunca consegui comprar pelo site comum menos ainda pelo Fidelidade. Somente pelo 0300. Evito a cia por isso, nem pelo preço, mas pela dificuldade em comprar.

  • Bernardo Cretton Vie

    Atesto tudo que foi dito! Comprei, recentemente, 3 passagens pela TAM e, em nenhum dos casos, consegui pelo site. Usei 3 bandeiras diferentes (AMEX, VISA e MASTERCARD), mas o mesmo erro que alguns leitores postaram aqui apareceu pra mim. Por pontos dá o mesmo erro. Fui à nova loja TAM VIAGENS no Shopping Rio Sul (RJ) e a própria Gerente de plantão no dia me revelou que o site, há algum tempo, está passando por um grave problema de TI no momento de registrar o pagamento e os Técnicos de TI da TAM não estão sabendo como resolver. Cabe entrar na Justiça se reunir todas as provas, mesmo que seja pra reivindicar os R$ 40,00 ou R$ 45,00. Eles alegam que é por causa do horário ou de dados errados, mentira! Qualquer horário que vc tente, dá erro. Desmotivante ter que se locomover até uma loja TAM. Me informaram, também, que o sistema de pagamento usado no Call Center é o mesmo do site, podendo, com isso, ocorrer, também, o mesmo erro!

  • Alexandra Alves

    Essa não é a primeira reportagem que o blog faz sobre assunto. A primeira foi sugestão minha e inclusive saí na matéria dando a minha declaração. O problema ocorre comigo e com os membros da minha família desde julho do ano passado. Eu já fiz reclamações em todos os locais posíveis (menos na Justiça!): 0800, Ouvidoria, Fale com o Presidente, Central de Vendas, Twitter e Facebook. EM NENHUMA dessas ocaisões eu recebi qualquer resposta satisfatória ou respeitosa da TAM. Se fazem de sonsos, como se esse problema fosse algo comum e que sempre existiu, mas que é fácil resolver. A resposta é essa que os colegas já publicaram aqui: vagas, inconclusivas, inaceitáveis. Esse suposto sistema de segurança nunca existiu na TAM e de repente eles colocaram isso como empecilho para emissão de passagens-prêmio. Não passa de um empecilho, uma chateação, algo para desistirmos. Não há outra explicação plausível. Tenho que "POSITIVAR" (termo rídiculo usado por eles) toda vida que tento fazer um resgate. Ou seja, somente após 3 dias após a primeira tentativa de compra é que finalmente consigo resgatar. O que mais me tira do sério é o CINISMO da TAM em não reconhecer que o problema está com eles e não com nossos cartões, dados, cadastro!!!

  • Alexandra Alves

    Você "positiva" esses dados (termo usado por eles para cadastrar os dados da compra) não sei quantas vezes e mesmo assim não é garantia de que vai conseguir emitir usando os mesmos dados novamente. É um sistema totalmente incoerente e sem nexo.

  • Rafael Rocha

    Há bastante tempo enfrento problemas para emitir passagens na TAM, tanto por pontos quanto por dinheiro mesmo. Era sempre a mesma mensagem de problema com o cartão de crédito. Cheguei a fazer várias reclamações e cogitar um monte de hipóteses, mas recentemente tenho conseguido emitir qualquer passagem sem problemas e a solução foi simples. O endereço de correspondência do cartão de crédito tem que ser EXATAMENTE como o cadastrado no TAM Fidelidade. EXATAMENTE mesmo!

    Por exemplo, em um endereço (fictício) cadastrado no Fidelidade da seguinte forma:

    Rua/Avenida/Alameda:* R.BRASIL Número:* 123 Complemento: 456

    O endereço a colocar na hora da compra é:

    Endereço: R.BRASIL, 123 Complemento: 456

    Logicamente tem que colocar as outras informações de endereço, mas fiz questão de colocar aqueles dados porque o meu só funcionou quando coloquei sem espaço entre R. e BRASIL (que é como foi cadastrado na TAM).

    Desculpa se fui muito repetitivo, mas espero que isso possa ajudar os leitores do Melhores Destinos que querem viajar!

    Abraços

  • Alexandra Alves

    Rafael, de fato é isso que eles informam. Mas nem sempre funciona. Funcionou com alguns membros da família, mas comigo por exemplo, não funcionou. Daí vc tem que ligar e pedir a tal da positivação. Mesmo com a suposta positivação, que deveria corrigir esse problema para sempre, nem sempre funcionará para futuros resgates. Já conteceu de eu cadastrar todos os dados no tal sistema deles e anotar tudo para que no próximo resgate isso não aconteça. Porém, no próximo resgate, vem o mesmo problema. Em resumo: nem sempre o endereço igual ou mesmo a positivação no sistema deles garante a resolução definitiva do problema. Experiência própria.

  • Leticia Correia

    Eu tive o mesmo problema com a Tam, porém, com duas diferenças: primeiro, estava pagando com dinheiro mesmo, e não com milhas e segundo (e o que realmente me causou problema) o crédito do meu cartão foi retido e utilizado pela Tam e não foi estornado em seguida, levou uma semana para isso.

    Depois de eu ter passado mais de quatro horas tentando comprar a passagem pela internet, alterando detalhes do endereço (como casa por cs, conjunto por cj, etc) sem conseguir, pois aparecia exatamente a tela aqui da publicação, entrei em contato com a minha operadora de cartão de crédito. A operadora me informou que a compra das passagens havia sido realizada com sucesso. Porém, o site da Tam não emitiu número de bilhete nem código de reserva.

    Entrei, então, em contato com a Tam, que me informou que nada poderia fazer em relação a minha "compra não concluída" e que ela seria estornada em cinco dias úteis. Segundo eles, eu deveria realizar a compra novamente.Pedi que o estorno fosse realizado mais rapidamente, pois, com meu limite bloqueado, eu não tinha crédito suficiente para uma nova passagem. Além disso, era importante que eu comprasse o mais rápido possível pois o site informava que aqueles eram os últimos assentos disponíveis (uma mentira, porque os assentos permaneceram na mesma tarifa por pelo menos mais dois meses), e eu gostaria de escolher assentos próximos às pessoas com quem vou viajar.

    Em cada um dos vários contatos que fiz com a Tam recebi uma resposta diferente. Primeiramente, aquela de que eu deveria esperar cinco dias úteis. Em seguida, um atendente disse que eu deveria aguardar 48 horas para que meu limite fosse devolvido. Depois, de tanto explicar minha situação, a atendente disse que ia solicitar com urgência a liberação do meu crédito e pediu que eu retornasse em meia hora. Uma hora depois, retornei a ligação e a funcionária que me atendeu voltou ao prazo inicial de cinco dias úteis para liberação do cartão, segundo ela, pois minha viagem só aconteceria em março (era outubro na época), e como faltava muito tempo, o prazo era maior!

    Além disso, todos os vários operadores com quem falei me disseram que entrariam em contato com a área responsável pelas vendas no site para descobrir o que houve de errado com as minhas milhões de tentativas de compra, e assim que tivessem resposta, me contatariam. Até hoje não obtive resposta nenhuma.

    Depois de tudo isso, desisti de resolver o problema com a própria Tam e entrei na justiça contra eles…

  • Paulo A

    Não podemos nos esquecer de que o mandamento número 1 da TAM é "Nada substitui o lucro", conforme ficou famoso logo após a queda do avião em Congonhas em 2007. Essa "sinceridade" da TAM ainda está no site deles, agora mais escondido: http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnexto

    Aproveito para divulgar o blog http://aviadoranonimotam.wordpress.com/, onde se pode ver que os problemas da TAM não se restringem à emissão de passagens aéreas.

  • Eu respondo qual o Real problema do site, se voce tenta comprar no site e sempre recebe a velha mensagem que digitou algo errado ou ha problemas com seu cartao de credito e nao consegue entender o por que ? bem o Tio Vitor responde,

    1° Nao e problema de Instabilidade no Site.
    2° Voce nao esta digitando nada errado
    3º e perda de tempo tentar comprar

    Mas o que diabos esta acontecendo ?

    Respota:

    Em 2012 a Tam contratou a CyberSource que e Subsidiaria da visa, essa empresa tem como objetivo soluções para a prevenção de fraudes em processo de venda on-line.
    o serviço contratado pela TAM chama-se Decision Manager, Cada pedido e submetido a mais de 250 testes em cerca de apenas dois segundos. Os resultados, que incluem avaliação das anomalias e correlações, além de uma pontuação de risco e "serão balizados de acordo com os critérios e regras definidos pela companhia aérea. "
    agora uma coisa e prevenir fraude online outra e dizer que seus clientes altenticos inclusive os TAM Fidelidade sao fraudadores, da ate pra rir um sistema que e tao eficaz nao conseguir validar uma compra de um cliente altentico Fidelidade ? ou a Tam quer obrigar o cliente a PAGAR TAXAS ADICIONAIS ?, e ainda menttindo dizendo que e instabilidade do site ? bem a resposta para aqueles que tem problemas pra comprar no site e simples, para a Tam e o seu sisteminha Decision Manager nois nao passam de debeis Fraudadores e ponto final.

  • pdp

    Exatamente o q aconteceu cmg, porém não estou disposta a pagar os redículos 40 reais e apenas desisti da passagem.

  • TAGES AUGUSTO

    É IMPOSSIVEL COMPRAR UM BILHETE PELO SITE DA TAM . AO FINAL DO PROCESSO DE COMPRA , APARECEM OS 3 PROBLEMAS POSSIVEIS . NENHUM DELES ADEQUADO A MEU CASO . CARTAO 100%, DADOS PREENCHIDOS CORRETAMENTE . PARECE-ME QUE ELES( tam) TENTAM LEVA-LO À EXAUSTÃO , DESISTINDO DA COMPRA ON LINE , PARA DIRIGIR-SE À LOJA , ONDE É COBRADO UM VALOR EXTRA . MILAGOSAMENTE SEUS DADOS PASSAM A SEREM VALIDOS E SEU CARTAO DE CREDITO NAO APRESENTA PROBLEMA ALGUM . AS RESPOSTAS QUE DÃO AO CLIENTE , NAO SÃO SATISFATÓRIAS PARA OS PROBLEMAS ENCONTRADOS NO SITE !!!! QUE A TAM TENTE RESOLVER ESTE PROBLEMA E PARE DE DAR DESCULPAS ESFARRAPADAS ….. Ó SITE DA TAM É MUITO RUIM , É DEFICIENTE !!!!!!!!! JÁ É A TERCEIRA VEZ QUE ISTO OCORRE EM DIFERENTES OCASIOES

  • Adriano

    E hj pra ajudar, fiquei 3horas no telefone pra ser atendido e ng resolver absolutamente nada!! Faziam 6 meses q não comprava nada na TAM por conta destes problemas, tentei novamente hj e nem pelo site e nem pelo telefone – exatos 3 horas e nada de atendimento pelo 0300 – Quem merece isso????

  • Sarah

    o pior é que isso acontece comigo constantemente. E da ultima vez veio a cobrança de 5 passagens em meu cartão. Foram as 5 tentativas de compra que fiz no site. Entrei em contato com a TAM que me informou que não haviam bilhetes em meu nome. Já o VISA informou que havia feito o repasse a TAM, esta disse que não havia recebido e se caso chegasse lá, seria devolvido. Isso foi em 2012/maio. Nunca recebi de volta. A TAM quer tirar o dela da reta e o VISA tambem.

  • AJS

    Tive problemas emitindo bilhete com pontos. A data de ida 04/02/2014 e a data de retorno era pra 11 de fevereiro/2014 e no email de confirmação veio 11 de março. Mas conferi antes de efetuar a compra. Ja liguei para o SAC Tam e eles informaram que eu enviasse o histórico das páginas para provar. Como faço para resolver o assunto? Alguém mais já enfrentou essa situação?

  • Pietro

    A solução é ingressar com uma ação na Justiça (nos Juizados Especiais você não paga qualquer valor), não apenas buscando uma indenização pelos danos morais que inegavelmente o interessado sofre, mas também pela ilegalidade praticada pela TAM, que de forma indireta está efetivando venda casada, ao obrigar o interessado buscar uma de suas lojas nos aeroportos. Note-se que a TAM não informa qual seria o problema com o cartão do cliente, de modo que este pudesse contornar eventual óbice relacionado com a segurança da aquisição da passagem por meio eletrônico.

  • Gisele Nascimento

    Sempre acontece isso! Penso que a TAM abaixa o preço para tentar competir virtualmente, mas tem interesse em vender mais caro aquelas passagens. Então, não deixa a venda efetivar. É só observar pelo preço da passagem. Tenta comprar passagem com preço cheio. Autoriza na hora!

  • soniadelfiaco

    Ódio mortal! Vejo que os comentários abaixo são de 2 anos atrás e que essa empresa não mudou até hoje essa tal “segurança” criada por eles e que não agrada cliente algum! Mas eles devem estar contentíssimos com as taxas que pagamos em suas lojas! Somos reféns dessas empresas devido a escassez de voos para algumas localidades. Nenhuma outra empresa aérea do MUNDO adota essa burocracia na compra de passagens!