Emissões de passagens da Aerolíneas pelo Smiles estão suspensas temporariamente

Denis Carvalho 30 · junho · 2014

Atualização: O Smiles informou que o problema foi solucionado e as passagens da Aerolíneas já estão disponíveis novamente.

A emissão de passagens da Arolíneas pelo programa Smiles da GOL está temporariamente suspensa. Após vários leitores entrarem em contato com o Melhores Destinos relatando que enfretaram problemas para encontrar passagens aéreas para voar com a companhia argentina, querstionamos o Smiles que confirmou o problema.

Apesar de confirmar o problema por meio de sua assessoria de imprensa, o Smiles não informou qual foi a causa do sumiço das passagens nem mesmo qual a previsão de retorno, mas decidimos informar a vocês essa posição para tranquilizar que se trata de algo temporário e em breve as passagens devem estar de volta.

 

Dica dos leitores Leonardo Avelino, Karine Narahara, Marcos Ponte Júnior, Henrique Bueno e Lúcio Shimimoto.

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • ROBSON

    Tentei semana passada inumeras vezes, saindo de São Luis-MA para Bariloche-ARG, aparecia as opçoes dos voos, escolhia a melhor em relação aos horários, preenchia todos os dados do passageiro, só que após isso, ele, o site, dizia que não tinha a passagem, ficava me perguntando, como não tem a passagem, se toda vez que faço a busca aparece a tal opção por 10.000 milhas.

    • Tive exatamente o mesmo problema. Busquei a solução no call center (tb não conseguiram emitir por lá; mas continuava aparecendo disponível no site) e na página do Smiles no facebook. Após muitos protocolos e também de reclamação no reclameaqui, nos procuraram com uma solução parcial. Ainda estamos bastante insatisfeitos, pois não nos foi entregue o produto anunciado (mas sim outro vôo que faz conexão no Rio de Janeiro e acresce mais de 4 horas na viagem já cansativa). Para quem tiver interesse, esse é o link da minha reclamação: http://www.reclameaqui.com.br/9115069/smiles/prop

    • Gustavo

      Estou tendo o mesmo problema para emitir passagem de Vitoria-ES para Ushuaia. É a mesma situação, na hora de pagar com as milhas diz que o voo esta indisponível, sendo que depois pesquiso e aparace o mesmo voo. Não como vou fazer, ja tentei ate pelo call center mas é uma dificuldade de falar com eles, a ligação sempre cai.

  • Julio Tescaro

    Comprei passagem para miami pelas aerolineas argentinas, tenho cartão smiles platinum, fui na sala VIP mas fui barrado porque a atendente falou que não existe convênio com a smiles. Fiquei fudido.

    • areadeemb

      Oi Julio,
      O cartão Platinum que você se refere é o cartão de crédito? Ele realmente não dá acesso à sala da Aerolíneas, somente as salas próprias do Smiles.
      Abraço

      • Julio Tescaro

        Sala VIP de guarulhos da SMILE e GOL, quando voo de IBERIA ou DELTA sempre fico la, agora pela AEROLINEAS ARGENTINAS me barraram lá, fiquei muito sem graça, porque o convênio já está funcionando porque não posso usar a sala VIP dai ?

        • junior@hotmail.com

          Se foi barrado em GRU é muita desorganização da empresa…

          • Julio Tescaro

            Passei maior vergonha ! Fiquei muito fudido.

        • Oxente, e ainda existe sala VIP Smiles em GRU?

    • Fred k. Chagas

      Julio e demais: também encarei essa ida para Miami com "los hermanos". Pra começar, ninguém sabia do SMILES. Depois , após insistirmos (coloca aí, coloca aí que aparece), claro que aparecia. No entanto já voltamos a uns 10 dias e nada das milhas. Ligamos HOJE para o smiles, disseram que o convênio DEVIDO A MUITAS RECLAMAÇÕES ESTÁ SUSPENSO. Pufffff… (Mas que teríamos direito sim, tem que mandar cartões de embarque blablablablurocracia). Ao menos na volta chegamos no rio num voozinho de buenos aires…

  • Lairton

    Pessoal o motivo é a copa do Mundo!
    Tudo vai depender da Copa, Se o Brasil for campeão a parceria estará rompida.
    Os hermanos não vão suportar de tanta flauta….

  • Hoje pela manha recebi um email do Smiles a respeito de promocao de passagens por milhas para Miami voando aerolineas!!! Entao sei la kkkkkk

    • Flavio

      Eu tbm recebi esse email…..

      • Leonardo Pereira

        É o que eu ia comentar, recebi hoje cedo um email promocional falando das passagens por 25k milhas usando a Aerolineas, total falta de comunicação entre departamentos dentro da GOL e Smiles. E como o código de defesa do consumidor diz, se houve a propaganda, tem que existir a oferta anunciada.

  • Artur Aranha

    recebi também este email, vai entender..

  • Ontem à noite (29/6) tenteis passagens para EUROPA e USA, pelo site SMILES. e só dizia: INDISPONíVEL, e mais, passagem de IDA não encontrada…..acho que pedem para vc transferir os pontos acumulados pelos diversos meios, mas, na hora H , não temos a mesma atenção, e ainda colocam a "EMILIA" virtual para dar as respostas que vc não quer receber….é preciso respeitar os parceiros que fazem parte do plano de milhagens…

    • Aconteceu a mesma coisa comigo. Não acho passagem nenhuma em qualquer que seja a data, só aparece indisponível.

  • Essa empresa não respeita ninguém, só visam lucro. E lucro em cima de propagandas enganosas!
    Faz um mês, já paguei associação ao Club Smiles e os cretinos(para não dizer outra coisa), não fizeram absolumente NADA! O valor está na minha fatura, PAGUEI e eles simplesmente não fizeram nada, não atendem aos chamados, não cumprem com os prazos que dão para a resolução do problema. Fazem de sacanagem mesmo, não estão nem aí. É uma TOTAL falta de respeito com o consumidor/cliente! TOTAL!

  • Diego

    No dia 09/06 consegui emitir duas passagens GRU/MIA pelo Smiles com a Aerolíneas. Também consegui duas JFK/GRU com a Delta (ambas para abril/2015, ou seja, 25.000 milhas cada trecho para cada passagem). Só não curti as taxas da Aerolíneas, bem mais caras do que quando emitia pela Delta.

    • Marcio

      É que aerolineas tem conexão em buenos aires, que tem uma das taxas mais altas de todos aeroportos.

  • Paula

    MD, na semana passada pesquisei no Smiles passagem para Montevideo. Tinha ida e volta. Hoje fiz a pesquisa novamente e só tem opção de volta. Consultei a tabela de vôos na Gol e de hoje até dezembro não tem vôo de ida, só de volta. Estranho isso, não? Vocês tem alguma informação?

  • Leonardo

    Simulei uma passagem GIG-CUN dias 18 e 19 de outubro e verifiquei a existência de passagem pela Aerolíneas… Então não retiraram do ar…

    • Marcio

      A passagem aparece, mas quando vai emitir da um erro, mandei 100k do meu cartão para uma viagem GRUxMIA e só fui descobrir dps que não tavam emitindo…

  • MTorres

    Vi varias disponibilidades pro final do ano. Tanto Miami quanto NY pela Aerolineas.

  • Stefano Gioia

    Pessoal, o que vocês estão achando da disponibilidade Delta Smiles? Estou tentando emitir GRU-SEA e é praticamente IMPOSSÍVEL (outubro, novembro)

    • Marcio

      Para esse destino eu nunca achei, mas se procurar detroit, atlanta ou ny é mais facil de achar.

  • Gustavo

    Tenho visto voos pela aerolineas para NY, onde a volta pro exemplo é JFK-Ezeiza e depois Aeroporque-Galeão… Vcs sabem como fica a mudança de aeroporto e o despacho de malas neste caso? complicado demais ter que transitar com as malas pelos 2 aeroportos, e pior ainda deixar as malas a mercê de sabe lá quem no aeroporto….

    • Dependendo do tempo de conexão as malas irão direto para o destino final, ou não.

  • Fabio

    A mesma coisa está acontecendo com a Delta. Na semana passada passei dois dias tentando emitir duas passagens GIG / MIA / GIG com a delta e após preencher tudo sempre vinha a mesma mensagem dizendo nao ter encontrado a passagem. Liguei para o smiles e me disseram que o problema era com a conexao em Atlanta no voo de ida. Hora, se está com problema então por quê colocam o trecho no site? Aí não souberam responder. O pior é que estrecho ficou no site a 25 000 pontos por mais uma semana. É uma verdadeira bagunça. Já é um parto pra aparecer alguma opção de resgate com milhagem e quando aparece ainda dá problema. deve ser só pra constar mesmo, pra dizer que estão oferecendo passagens no smiles mas na hora de resgatar não tem nada. o pior foi que eu ainda fiz a burrice de comprar duas passagens diretamente no site da Delta e só depois fui resgatar outras duas no smiles.Aí deu essa zebra. Fiquei no prejuízo, pois queria as 4 passagens no mesmo voo.

    • RABUGENTO

      Também achei nada via DELTA no site do SMILES.
      Deve ser por causa da alteração que vai acontecer no final do mês: Serão pedidas mais que o dobro de milhas para se ir a qualquer lugar…
      Tentei diversos dias em diversos meses e NADA foi conseguido no site do SMILES.
      Estão mesmo explorando seus assinantes…

  • Ana Isabel

    Eu deixei de aproveitar uma promoção da tam de ganhar 20% de bonus, pq a disponibilidade da Aerolineas, para os destinos que eu queria, era total, todos os trechos, todas as datas a 10mil milhas. Transferi tudo pra Smiles e na hora de emitir… NADA! Não é possível. Fiquei anos juntando pontos e agora foi tudo em vão.

    Além disso, entrei para o Club Smiles e percebi q fui enganada. Lendo sobre as vantagens, consta que uma delas é bonificação nas transferencias. Li bastante para saber quanto seria essa bonificação, mas para mim qquer tanto tava valendo, pq eu precisaria somente de umas mil milhas para completar o necessário. Pesquisei, li o regulamento que estava disponível e nada da informação. Ai, resolvi aderi. Assim q aderi aparece a informação: a bonificação está disponível depois de 6 meses de adesão. Acho justa a regra, mas ela não estava disponivel antes da adesão e isso é um absurdo.

    Absurdo 2: constavam 2 promoções e não havia a informação que elas não eram cumulativas. Não constava e não consta. Era a promoção Entrou Ganhou (q dá 4 mil milhas na adesão) e a de pagar R$ 1 nos 3 primeiros meses. Eu li, reli, pesquisei e nada impede de acumular as duas promoções. E advinhem? Não, não pode acumular. E até agora não me falaram onde ta falando que não pode.

    Aprendendo a lição na marra!

    • Cristiane

      Aderi ao club smiles pois precisava de 2.000 milhas para emitir minha passagem e logo depois que o pagamento foi aprovado no meu cartão de crédito entraram na minha conta 4.000 milhas no momento seguinte. Esse procedimento foi feito também na conta da minha amiga e o mesmo aconteceu, sem problema algum.

      • Ana Isabel

        Pois é. Acontece que no meu caso, aderi pela promoção da Caixa que era de pagar R$ 1,00 nos 3 primeiros meses. Ai não computaram 4 mil e sim 1 mil. Já liguei, já briguei… Disseram que não tenho direito, mesmo não me mostrando onde está escrito que não posso acumular.

        • junior

          Lei de Gérson não se aplica a esta hipótese

  • Amauri

    Endosso os comentários do Fábio acima, pois tb estou na mesma condição. Transferi todos meus pontos para o Smiles e agora eles não têm disponibilidades para os EUA com a DELTA. E o pior, não aparece nenhum dia disponível durante todo o ano de 2014. Como fazer parceria com outra cia que não se consegue emitir???
    E há vôos diários do Rio para ATLANTA e vários de lá para MIAMI. É um tremendo descaso com os clientes que são passageiros frequentes GOL. A atendente me informou, depois de ficar aguardando mais de 45 minutos que as COTAS TERMINARAM PARA ESSE TRECHO. Para todo o ano de 2014? Ainda estamos em junho!!! Me arrependi amargamente de ter envolvido o Smiles nisso!

    • RABUGENTO

      Nem para 2015….

      Tentei em inúmeras datas.

  • cristiane

    Consegui comprar 4 passagens de ida e do Rio para Bariloche para Agosto por 10 mil o trecho. Claro que tive que pesquisar um pouquinho mas se tratando do smile até que achei tranquilo.

  • Aproveitando o assunto, alguém tem alguma notícia sobre o crédito de milhas Smiles por vôos da Iberia? Eu voei em outubro de 2013 e fiz a solicitação de créditos em dezembro de 2013, e até hoje, nada das minhas milhas! O processo está ainda aberto na minha conta Smiles, a Iberia diz que a pendência é do Smiles, e os atendentes Smiles dizem que é a Ibéria quem deve fazer o crédito. Já vi outras pessoas fazendo a mesma reclamação, e não sei mais a quem recorrer… Muito obrigada! Luciana Heringer

  • Fred K. Chagas

    é… É flórida… (e não é aquela no sudeste dos EUA)

  • Por favor me tirem uma dúvida: só é possível emitir passagem nas compainhas parceiras da gol usando Smiles, apenas pelo site da gol? Por que não encontro nenhum voo disponível para o trecho recife/la paz em nenhum dia do ano.

  • Márcia Fagundes

    Pessoal, há uns 10 dias atrás comprei passagens de ida para Miami através da parceria com a Aerolíneas, para dois passageiros pelo total de 50.000 milhas. (25.000 por passageiro.)
    Para complementar as milhas, aderi ao Club Smiles pagando R$30,00 e o crédito de 4.000 milhas foi simultâneo ao pagamento no cartão.
    Ontem reservei as poltronas e todos os vôos estão confirmados.
    A cerca de um mês quando comecei a pesquisar, haviam diversas opções de vôos pela Aerolíneas, e a cada dia os vôos diminuíam…então comprei antes que ficasse na mão…
    Parece que dei sorte!!!

    • Debora

      Tb consegui pra Miami!
      Ha um mes tinha bastante opcao de voos msm!
      Mas acredito que volte pq ontem divulgaram por email a parceria com a Aerolineas.

  • Quem se deu bem foi quem conseguiu emitir passagens no erro da GOL, infelizmente a única maneira de conseguir algo na GOL/Smiles é nesses erros que raramente ocorrem.

  • Leandro

    Consegui emitir uma passagem Santiago – Buenos Aires por 10.000 milhas para o dia 31/12/2014, porém tentei comprar Montevideu – Salvador e não consegui pro dia 10/01/2015. Aparecia disponibilidade para MVD-AEP-GRU ou então AEP-GRU-SSA, mas não aparecia MVD-AEP-GRU-SSA. Espero que com volta da venda, consiga emitir esse trecho!

  • clertonluiz

    quero ir pra ushuaia, saindo do nordeste.

    nao consegui ate agora, vamos ver quando (e se) voltar eu consigo!!!!

    • Barbara

      Consegui ontem belo horizonte ushuaia dia 28/12.

      • clertonluiz

        talvez seu smiles seja melhor q o meu. um mes procurando e nem o trecho buenos aires-ushuaia eu consegui.

  • Meire SP

    Viajei neste ultimo feriado de GRU para Mendoza com milhas Smiles via Aerolineas. 10Mil a ida e 12.500 a volta. Fechei uma semana antes ou seja, nao fiz nenhuma reserva antecipada. Tudo muito rapido e facil. Fiz o Check in no balcao e ganhei um Upgrade que me proporcionou a minha ida e volta na Categoria Executiva. Não é a primeira vez que viajo pela Aerolineas e até hoje não tive o que reclamar. Voos no horario e atendimento dentro do esperado ou seja, igual ao que temos aqui nas nossas Cias (até melhor pensando no serviço de bordo inexistente da GOL e na Aerolineas pelo menos um Kit Lanche é garantido, além de DVDs em todas as poltronas.). Sorte ou não, se eu reclamar de algo estarei sendo bem injusta. Há, arranjei algo: o limite de peso da bagagem: 20Kilos na Economica e 30Kg na Executiva. Mas até isso eles deixaram passar (e muito) sem cobrança adicional. Boa sorte também aos demais. Eu voaria fácil Aerolineas novamente.

  • Rejane

    A Aerolineas Argentinas é A PIOR COMPANHIA AÉREA da América latina. Aviões caindo aos pedaços, voos cancelados, atrasados. Mas o que se poderia esperar de uma estatal argentina? Já tive problemas sérios e eles não deram a menor assistência. Tive que acioná-los na justiça! Não voo mais por aerolineas…

  • MARLENE

    Tenho 21 mil milhas na Gol que vencem no fim mes de julho, desde inicio de junho tento comprar passagem pra onde der só pra não perde-las mas, impossível está sempre indisponível…
    Será que vou perder?

  • Doris

    Fiz a adesão ao Club Smiles na semana passada e as milhas foram creditadas na hora. . Transferi meus pontos do Itau para o smiles com milhas em dobro, pela dica do MD, que também foram creditadas corretamente em menos de 12 horas. Vou juntar mais milhas e tentar boas passagens para 2015. Fico pensando que talvez fazer a adesão para uma viagem imediata não seja a melhor tática. Será que estou sendo muito ingênua?

  • junior

    Já emiti muitos trechos em executiva pelo Smiles. Alguns trechos saem com taxas de embarque erradas, umas no valor maior, outras no valor menor. Já cheguei a pagar 5 reais por pessoa para taxa de embarque dos EUA para cá. O sistema tem erros, bugs, e na maioria das vezes contra o cliente, alguns vc tem de aprender a contornar, mas mesmo com todos esse problemas o Smiles é ainda o melhor programa de milhagem do país.
    Não prestará mais para mim para voos internacionais a partir de agosto (vou transferir tudo para o Victoria TAP). Mas para voos internos não há o que reclamar. Ele está vendendo milhas com 50% de desconto, mais barato do que qualquer outro programa de fidelidade. No geral, Fidelidade TAM sequer existe perto do smiles.

    • Junior concordo com você totalmente,mesmo com alguns problemas o Smiles contínuar sendo o melhor programa de milhas do País! Já fiz comparação com todos os outros e o Smiles é o melhor sem dúvida alguma!

  • Erika

    Para quem já emitiu passagem pelo smlies utilizando a companhia aerea Aerolineas, será que vai ter algum cancelamento?

  • Anselmo

    Tambem, tentei emitir com Aerolineas algumas semanas atras para MIA e nda…fazia todo processo e no final nao consegui, liguei e atendente falou que o voo nao constava na tela dela…aconteceu tambem com Delta…em resumo em voos parceiros o Smiles estao a desejar…Por outro lado consegui emitir Viracopos X Miami para meados de janeiro numa boa, pela Gol.

  • thiago

    acabei de tentar novamente e o site continua com problemas.

  • Izabel

    Denis, as milhas continuam indisponíveis. Estou aguardando a volta para emitir minhas passagens.

  • Letícia

    Ainda está com problemas… nada resolvido por enquanto. Estou todos os dias tentando e todo dia a mesma msg de "indisponível", não importa a data que eu coloque

  • Janete

    Smiles só PROPAGANDA!!!!! Estão veiculando em várias rádios de SP as novas parcerias para o exterior, mas na hora de comprar, você não consegue! Se você for pelo site da Gol para uma compra normal, você consegue!!!
    Sem saber desses problemas, esses dias aproveitei uma promoção do Smile x Itaucard p/ milhas em dobro e transferi quase todos os meus pontos do CC p/ smiles, pq viajei outras vezes c/ smiles, foi fácil e fui super bem atendida. Agora, como outros colegas aqui, não consigo nada p/ EUA nem p/ 2015 em nenhuma cidade!!!!
    Antes de fazer tanta propaganda/promoção a Gol deveria preparar melhor seus sistemas/servidores para dar conta da demanda!!! Cliente fiel é cliente satisfeito!

  • Puts, e esse problema tava há mais de duas semanas. Fiz a pesquisa agora de novo e continua sem resultados das aerolíneas. Uma tristeza.

    Consegui comprar na promoção de volta a 1 milha e já ia engatar o restante das milhas numa viagem pra buenos aires e Montevidéu com aerolíneas por conta do voo direto de BSB, mas tive que esperar alguns dias para pontuação do cartão cair e nunca mais apareceu nada da Aerolíneas.

    Não aparece nenhum resultado de voo de setembro até novembro. Uma lástima.

  • Andre

    Estou planejando minhas férias para ano que vem (Abril/Maio de 2015) e venho procurando, a algum tempo, passagens por milhas para Miami e notei que eles não estão oferecendo mais emissão para Miami via Delta, somente via Aerolineas Argentinas.
    Alguns post reclamaram muito da Aerolineas Argentinas e fiquei rocioso de emitir por esta CIA e enfrentar inúmeros problemas…. vcs sabem se é uma questão de disponibilidade de vôo da Delta para Miami ou realmente eles pararam com esse trecho e a partir de agora somente via Aerolineas Argentinas?
    Obrigado!

  • André esse trecho ainda existe com a Delta!
    A questão é que a Cia aérea colocar uma quantidade de passagens que podem se emitidas com milhas e quando essa quantidade é atingida ai só comprando a passagem!
    Oque ocorre é que todo mundo que viajar pela Delta que é uma das melhores Cia aérea do mundo,ai quantidade de passagens acaba mais rápido!

  • Ivan

    Bom dia.
    Tenho uma dúvida.
    Estou emitindo um retorno ZRH – GRU em Executiva com o Smiles e gostaria de saber se é possivel fazer um stopover em Paris quando emito somente um trecho. Poderia emitir ZRH-CDG, ficar dois dias em Paris, e depois seguir CDG-GRU, com o mesmo numero de milhas, no caso, 52.500 milhas Smiles? Se positivo, teria que ligar ao call center e passar os voos?
    Obrigado.

    • Leitorderegras

      Leia as regras. Stopover somente no destino, independente da passagem ser oneway ou roundtrip. No seu caso, stopover na america do sul.

  • Irina Yamashita

    Consegui emitir GIG – JFK hoje pela Delta para novembro. Volta de Miami apenas pela Aerolineas.

  • juliano

    Denis,
    Os voos de Buenos Aires para o Brasil com a Aerolineas por meio do Smiles desapareceram… Não encontrei para nenhuma data em 2015… Vocês tem alguma informação sobre esse problema?

    • Rubens

      Também procurei aqui juliano, e nada… decepcionante o Smiles…

  • juliano

    Os voos da aerolineas de Buenos Aires para o Brasil com o Smiles estão indisponíveis para qualquer data em 2015… Assim, só conseguimos emitir o voo de ida.

  • Mauricio Fontes

    Acho que esse problema é proposital. Estou tentando emitir uma passagem para Buenos Aires para o dia 04/07/15 e o mesmo problema está ocorrendo. Já liguei para o Smiles e nada é resolvido.
    Outro problema que está ocorrendo é que em todas as datas em julho e agosto apenas um assento aparece disponível (mas não consigo emitir), mas nos outros meses aparecem mais vagas. Será quer há bloqueio para jul/ago?

  • João Cláudio Mello Sucar

    Estou tendo problemas pra emitir voos pela aerolineas (Natal – Buenos Aires) com o programa SMILES, faço a busca da passagem, seleciono, identifico os passageiros e na hora de emitir a passagem dá erro, aguardo algum tempo, faço a busca novamente e ela reaparece, mas depois dá erro novamente. Já entrei em contato com a Smiles e me foi repassado que era em virtude da demanda, o que não acredito, pois tentei várias datas e meses e sempre ocorre o mesmo. Além de quê o erro que aparece é: “Emissão para voo selecionado indisponível, por favor efetue uma nova pesquisa. Sabre: error response received. The error was: ÂCODE – UC SEG STATUS NOT ALLOWED-0003”. No inicio não parece nada demais, contudo a segunda parte em inglês aparenta ser erro de comnunicação, talvez entre os sistemas GOL e AEROLINEAS.

  • THAISE

    Também estou com o mesmo problema, consigo emitir a volta para a Bariloche, San Martin de los Andes, Mendoza ou Ushuaia, mas a volta, mesmo existindo o trecho sempre dá erro. Fora que ainda saí prejudicada porque comprei milhas para emitir esse trecho e, no entanto, dá erro. Tinha conseguido emitir a ida, mas tive que cancelar por não conseguir a volta. Pra mim isso está sendo fonte de receita para a GOL. Desrespeito com o consumidor.

  • Gustavo Marson

    Um ano depois e o problema para emissão de passagem da aerolíneas via smiles continua. Palhaçada…

  • Márjory

    Parece que estamos com o mesmo problema novamente…teria como o Melhores Destinos entrar em contato com o Smiles?

  • Fernando Prado

    O problema voltou a acontecer e com sempre eles lavam a mao e nao resolvem