logo Melhores Destinos

É seguro viajar para Israel?

Avatar
19/11/2018 às 16:22

É seguro viajar para Israel?

Israel é do tamanho de Sergipe, mas já recebeu mais de 2 milhões de visitantes só no primeiro semestre de 2018! Mesmo assim, muita gente ainda se pergunta se é seguro viajar para Israel, já que as relações diplomáticas com os vizinhos no Oriente Médio são pouco amigáveis, além do conflito constante com a Palestina nos noticiários. Para tirar todas as suas dúvidas de segurança na hora de viajar para a Terra Santa, nossa leitora Talita Sara, do blog Voe com a Tali, relata suas experiências de viagem com várias dicas de Israel — mas tome cuidado! O maior perigo é ir e não querer voltar mais! 🙂


É seguro viajar para Israel?

É seguro viajar para Israel?

Tomando chimarrão com soldados israelenses

Quando as pessoas pensam em viajar para Israel, a questão da segurança sempre aparece. É seguro viajar para Israel? Os turistas estão em risco? A realidade é muito diferente do que muitas pessoas imaginam. Sempre que conto as pessoas que meu roteiro favorito é Israel (vou várias vezes no ano ao país) escuto as mesmas coisas: “Israel? Não, obrigado! Não quero morrer atingido por uma bomba” ou “O que vou fazer no meio da guerra?”

Jerusalém à noite

O que vem à mente quando você ouve a palavra Israel? Terrorismo? Faixa de Gaza? A Cisjordânia? Se você assiste regularmente a noticiários então você está perdoado por pensar dessa forma, afinal, nos meios de comunicação quando uma história relacionada a Israel atinge as manchetes, sem dúvidas terá imagens de soldados israelitas fortemente armados sob um muro de pedras ou tanques de guerra, e com certeza uma imagem dessas já atingiu a sua tela em algum momento, o que faz parecer que Israel está em constante guerra 24 horas.

Sempre fui fascinada por roteiros “exóticos”, lugares diferentes são os meus favoritos, e quando encontrei uma promoção de passagem para Israel não pensei duas vezes, cliquei logo em comprar e tive que aguentar muitos comentários desanimadores até o dia do embarque, lembro de alguns amigos que me abraçaram na hora da partida e disseram o quão bom foi ter me conhecido e que nos encontraríamos em uma próxima vida, rsrsrs. Quanto drama!

Então, é seguro ou não viajar a Israel? Posso te responder essa pergunta em apenas uma palavra – SIM!

Meu primeiro dia em Israel

Não é preciso muito para sentir a segurança do país, já no seu primeiro contato quando pisar em Israel no Aeroporto Internacional Ben Gurion (נמל התעופה בן גוריון) considerado o aeroporto mais seguro do mundo. Você terá sua primeira introdução real à segurança israelense, com o pessoal da segurança te interrogando com perguntas muitas vezes sem sentido. Por mais inocente que você seja ou pareça, há algo bastante assustador sobre ser interrogado repetidamente por esses caras, especialmente quando eles retrocedem alguns metros e mantêm uma conversa silenciosa com um agente de segurança enquanto mantêm os olhos presos em você.

Aeroporto Internacional Ben Gurion, Tel Aviv

Na minha primeira viagem a Israel viajei sozinha, e por isso passei horas em um interrogatório com policiais israelitas e quase fui deportada até conseguir provar que estava apenas viajando a turismo. E isso me assustou? Pelo contrário! Passei pela porta de saída do aeroporto em sentido à estação de trem com a certeza de que estava pisando em um território seguro. E isso me ensinou que entrar no país em dois viajantes ou em grupos de caravana sempre é mais tranquilo.

Os detectores de metais que encontramos em cada estação, lojas, terminais e hotéis, é algo que nos passa uma segurança maior ainda, afinal, se em outros lugares do mundo fosse implantado com mais frequência esse sistema de segurança, com certeza teríamos um número bem reduzido de violência.

Encontramos soldados armados em todos os lugares, inclusive é muito comum ver garotas bonitas de 18 anos com um fuzil pendurado sobre seus ombros. Isso pode ser um pouco preocupante no início, mas você logo se acostumará. A segurança é, obviamente, uma questão importante para Israel e para todos os israelenses, de modo que o número de soldados e policiais é realmente um pouco reconfortante. O governo israelense adota uma abordagem muito sensível ao risco de terrorismo e conflito armado. Eles mantêm a segurança alta, mas na maioria das vezes extremamente sutil.

Comparando o Brasil com Israel

Israel é um país pequeno, então não podemos fazer uma comparação sobre os números da violência entre nosso país porque seria injusto, então vamos comparar com o estado de Sergipe, que tem exatamente o tamanho de Israel, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Sergipe tem a maior taxa de homicídios do país, onde morrem por dia mais pessoas do que na guerra entre os países do Oriente Médio. O Brasil também se encontra na frente de Israel na lista de países mais perigosos para turistas, então pode ter certeza que eles têm muito mais medo de nós do que temos deles.

Como resultado de toda essa segurança, Israel é seguro para visitar e viajar. E isso também para quem viaja sozinho como eu viajei pela primeira vez a Israel. Não existem recomendações sobre que horas voltar para casa ou para o hotel, o país é totalmente seguro para caminhar à noite ou até nas madrugadas. Tel Aviv é uma cidade que não dorme, se você quiser caminhar na praia à beira do Mediterrâneo ou sair sozinho para comer um lanche às 3 da manhã em algum calçadão, pode ir em paz! Mas se você tentar fazer o mesmo aqui no Brasil…

Restaurante em Tel Aviv

Achou pouco? Sabia que Israel possui o melhor sistema de defesa antimíssil do mundo? O sistema consegue abater mísseis de acordo com a posição e a trajetória identificada. Consegue interceptar foguetes de curto e médio alcance, além de mísseis balísticos, teleguiados, mísseis de cruzeiro, aviões e drones. A abrangência possibilita que ameaças sejam neutralizadas ainda sobre o território inimigo, longe do céu israelense, colocando assim, um escudo invisível em todo o país que a maioria dos viajantes é completamente inconsciente.

Se mais pessoas visitassem Israel e tentassem entender as perspectivas israelenses e palestinas, se mais pessoas percebessem que os cidadãos comuns apenas estavam tentando viver uma vida feliz e pacífica, então talvez isso ajudasse a dissipar alguns estereótipos e medo negativos que as pessoas têm sobre visitar o país. Já conheci vários países pelo mundo, e posso garantir que em Israel um turista é capaz de encontrar tudo o que precisa e se surpreender com o que nem esperava.

Então, faça sua pesquisa, atue dentro de seus próprios níveis de conforto do que você considera seguro, mas não descarte Israel como um destino. Não deixe o medo infundado impedir que você visite um dos países mais fascinantes, enigmático e surpreendentes do mundo. Não se preocupe, pois com toda a certeza você terá uma viagem segura, emocionante e divertida para Israel!


E você, já foi ou pretende viajar para a Terra Santa? Deixe seu comentário! Saiba mais sobre o que fazer em Israel e confira nossas dicas completas no Guia de Israel!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção