Dicas e cuidados para a viagem de fim de ano

Denis Carvalho 7 · dezembro · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Chegamos finalmente a dezembro e muitos já contam com ansiedade os dias para as merecidas férias de fim de ano ou para o descanso em janeiro. Se você está nesta turma, já comprou as passagens e reservou o hotel para a tão esperada viagem, é hora de ler algumas dicas para evitar problemas durante a viagem. São dicas simples, mas que podem ser a diferença entre férias maravilhosas ou uma viagem frustrada!

A primeira consideração é que você vai viajar na alta temporada, período em que todo mundo quer viajar. Isso significa que os aeroportos estarão cheios e os aviões, idem. Hotéis, restaurantes, pontos turísticos, enfim… tudo estará lotado e os preços mais caros. Mas nem por isso sua viagem precisa ser ruim. Com pesquisa e planejamento dá para aproveitar bastante sem se estressar!

1. Cheque as reservas

Reservou o hotel pela internet? Acertou o transfer por e-mail? Alguns dias antes da viagem perca alguns minutos e dê uma telefonada para confirmar se está tudo ok. Isso evita muitas dores de cabeça!

2. Acerte na bagagem

As malas que levamos no avião seguem algumas limitações de peso e volume. Além disso, é proibido levar alguns itens, como objetos cortantes, nas malas de mão. Para não ter problemas, fala as malas alguns dias antes, use um check-list para não esquecer nada e siga as dicas desse post para não ter problema

3. Check-in

Nessa época do ano é comum as companhias cancelarem alguns voos antecipadamente e lançarem alguns outros. Isso implica na mudança de horário do seu voo. Nesses casos, elas entram em contato para sugerir outras possibilidades. Faça o check-in pela Internet, no dia anterior à sua viagem e confira bem o horário do seu voo.

4. Chegue cedo

Se a sua viagem for dentro do Brasil, chegue de 1h a 1h30 antes do horário da partida do voo. Não precisa chegar mais de duas horas antes, mas também não deixe para chegar 30 minutos antes do voo! Vários leitores já contaram que chegaram 35 ou 40 minutos antes do voo e perderam o check-in. Depois que o voo lota, é muito fácil pra companhia dar uma enroladinha até faltar 30 minutos para o avião decolar e falar que o check-in foi encerrado faltando 30 minutos. No caso de viagens internacionais, o melhor é chegar com 2 horas de antecedência.

5. Documentos

Para os voos nacionais, é bem tranquilo: carteira de identidade (RG), carteira de habilitação,  passaporte, carteira de trabalho e até carteiras profissionais são aceitas. Se for viajar com crianças a coisa complica um pouco, veja aqui mais informações.

No caso dos voos internacionais, a coisa é bem mais complicada. Se for para um país que precisa de visto/passaporte é muito importante verificar se a validade deles é suficiente para todo o período da viagem. Nos países do Mercosul, você pode viajar apenas com o RG. Mas preste atenção: apenas o RG original ou o passaporte são aceitos! Carteira de habilitação e carteiras profissionais não têm qualquer valor. É importante levar um RG em boas condições.

6. Vacinas

Muitos países exigem de seus visitantes vacinas. É importante entrar com contato com o consulado/embaixada do país e se informar. Você pode ter que voltar do aeroporto, se não tiver com as vacinas em dia. Saiba mais aqui

7. Cuidado com as malas

Você já sabe que nos aeroportos arrombam as malas e roubam o que tem dentro delas? Sim, isso acontece no Brasil e em muitos outros países. Veja aqui dezenas de relatos. Evite colocar na mala objetos de valor. Além disso, fique atento às malas e bolsas nos aeroportos e jamais as deixe sozinhas, nem por alguns instantes.

8. Guia do passageiro da Infraero

A Infraero tem um Guia do Passageiro que é distribuído nos aeroportos, ele também pode ser consultado clicando aqui. Vale a pena dar uma boa lida pois lá tem algumas dicas importantes!

9. Direitos do passageiro (resolução 141)

A Anac tem no seu site uma seção com dicas para os passageiros. Lá tem uma versão em PDF da resolução 141, que detalha todos os direitos dos passageiros em caso de cancelamento ou atraso de voos, clique aqui para baixar.

10. Onde reclamar?

Se você tiver problemas com a companhia aérea e não conseguir a solução desejada terá 4 opções:

– Procurar o juizado especial que tem nos seguintes aeroportos: Brasília, São Paulo (Guarulhos e Congonhas) e Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão)
– Ligar no 0800 da Anac 0800 725 4445 (atendimento durante 24 horas)
– Procurar o post de atendimento nos aeroporto de Brasília (DF) e Guarulhos (SP).
– Formalizar a reclamação em www.anac.gov.br/faleanac

Esquecemos de algo importante? Deixe a sua dica nos comentários para que atualizemos esse post com mais informações importantes!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe