Os 10 mandamentos do passageiro de avião

Denis Carvalho 19 · agosto · 2014

Leonardo Cassol é um dos leitores que mais têm colaborado com o Melhores Destinos, com o envio de artigos excelentes e muito úteis para todos. Hoje trazemos mais um deles: os dez mandamentos do passageiro de avião – um conjunto de dicas essenciais para quem não deseja ter problemas em suas viagens aéreas. Confira!

Os 10 mandamentos do passageiro de avião (Por Leonardo Cassol)

1. Planejarás tua viagem considerando imprevistos.
Se tiver algum compromisso no dia da viagem, considere ir na véspera ou voar com boa antecedência. Tente antecipar seu voo assim que chegar ao aeroporto: as empresas costumam liberar antecipações de voos na mesma data, sem custo. Se for fazer conexão, veja se tem tempo adequado de espera entre os voos (recomendo ao menos uma hora em voos domésticos e duas horas em voos internacionais). Lembre-se que a aviação é sujeita a questões climáticas e operacionais que podem ocasionar atrasos e cancelamentos de voos. Leve uma muda de roupa extra em sua bagagem de mão. Conheça seus direitos caso seu voo atrase ou seja cancelado.

2. Observarás as regras da tarifa antes de comprar.
Toda viagem está sujeita a imprevistos. Algum parente faleceu ou ficou doente; mudança ou problemas no trabalho; brigas ou término de relacionamento. Considere tudo isso antes de comprar sua passagem. Basicamente, antes de emitir o bilhete, você precisa saber:
i) se a tarifa da sua passagem é reembolsável (muitas passagens não dão direito a devolução do dinheiro, só a remarcação, e mesmo assim dentro da validade de um ano do bilhete);
ii) quanto custa se você precisar remarcar ou cancelar a passagem (lembrando que remarcação tem a multa mais a diferença de tarifa);
iii) se a tarifa pontua milhas no programa de fidelidade.
Aguarde um post especial com dicas sobre reembolsos e remarcações que será publicado em breve no Melhores Destinos.

dicas-passageiro-aviao

3. Pagarás um preço justo e aproveitarás as melhores promoções.
Compre com antecedência de pelo menos 30 dias (melhor período: 25 a 40 dias antes do voo em baixa temporada e entre 60 a 90 dias na alta temporada – saiba qual a hora certa para comprar suas passagens). Assine as atualizações por e-mail do Melhores Destinos. Curta o Melhores Destinos no Facebook e siga o MD no Twitter. Aguarde as melhores promoções e siga as dicas para uma boa compra da sua passagem. Saiba como comprar passagens aéreas baratas ou em promoção e Dez dicas para comprar passagens aéreas em promoção.

4. Confirmarás a reserva na véspera da viagem.
Entre no site da empresa aérea e confirme se sua reserva está mantida ou se houve alguma mudança. Se aparecer alguma mensagem de alteração leia atentamente, confirme o novo itinerário ou procure alternativas se não aceitar a reacomodação. Em caso de dúvidas ligue para a empresa aérea. É uma medida simples, mas que pode evitar inúmeros transtornos quando a companhia muda seu voo e não consegue avisar. Veja seus direitos no post sobre atrasos e cancelamentos

5. Farás o check-in online, com antecedência, no site ou no app da cia aérea.
Leva menos que cinco minutos, permite a escolha dos melhores assentos e pode ser a diferença entre você voar ou não caso chegue atrasado ao aeroporto ou se o voo tiver overbooking (quando a companhia tem mais reservas do que assentos disponíveis). Mesmo que não consiga imprimir, faça seu check-in pela internet ou celular e imprima no aeroporto.
Importante: limite de 1h30 antes do voo. O check-in ou impressão do cartão de embarque no totem do aeroporto encerra 40 minutos antes do voo doméstico e 1h10 antes do voo internacional. Em todos os casos confira atentamente no cartão de embarque seu nome e destino, seu assento, o horário de embarque, as conexões e se a pontuação aparece creditada no programa de fidelidade.

6. Pontuarás suas milhas no programa de fidelidade.
Há muito tempo os programas de milhagem deixaram de ser apenas um incentivo ao passageiro. São um negócio muito lucrativo. Acumular milhas equivale a uma poupança para voar, para vender ou ainda adquirir produtos e serviços valiosos. Quando você viaja sem creditar as milhas está rasgando dinheiro. Caso esqueça seu número de cadastro lembre-se que com o CPF você consegue recuperar o número no aeroporto. Se embarcou sem pontuar aguarde 72h e peça o crédito pelo site da empresa aérea. Importante ter a sua via do cartão de embarque até o devido crédito da pontuação. Saiba mais sobre os programas de fidelidade no Brasil.

dicas-aeroporto-embarque

7. Chegarás ao aeroporto com tempo suficiente para embarcar com tranquilidade.
As multas de remarcação, no show (não comparecimento) e a diferença de tarifa (diferença de preço entre a passagem comprada e seu novo voo) podem ultrapassar 20 vezes o valor pago originalmente. Então, saia com uma boa antecedência, leve um livro ou tablet para passar o tempo e se prepare para trânsito ou algum inesperado que pode gerar em atraso. Em qualquer hipótese, nunca perca seu voo. Se desistir de voar cancele ou altere sua reserva antes do voo, pois isso vai te fazer economizar uma boa grana.

8. Não despacharás bagagens, sempre que isso for possível.
Isso vai lhe poupar pelo menos 40 minutos entre despacho e retirada da bagagem, mas vai exigir que você carregue uma mala mais a bolsa ou mochila dentro das especificações da sua empresa aérea. O controle costuma ocorrer pelo tamanho da mala e não pelo peso. As empresas costumam liberar até 10 quilos na bagagem de mão. Porém, evite ir ao check-in se não for despachar, pois em alguns casos eles fazem valer a regra dos quase impossíveis cinco quilos. Se for inevitável despachar malas, confira a etiquetagem de sua mala e se a estampa contém seu nome e o destino da viagem. Use cadeado ou peça um lacre ao despachante. Coloque seus dados pessoais dentro e fora da mala. Nunca despache eletrônicos, dinheiro, documentos ou objetos de valor. Lembre-se que o que passar de 23 quilos em voos nacionais será taxado e o valor pode ser mais caro que a sua passagem. Veja mais detalhes e tire suas dúvidas na página sobre bagagens do MD.

dicas-bagagem

9. Cuidarás para não esquecer nada dentro do avião.
Visite o LL (achados e perdidos) de uma empresa aérea e você entenderá melhor o nono mandamento. O número de carteiras, celulares, tablets, dentaduras, malas e objetos pessoais esquecidos diariamente em aeronaves é impressionante. É difícil recuperar esses objetos (cerca de 30% do que é perdido é recuperado). Então, fique atento! Olhe para trás antes de deixar o avião. Veja se não deixou nada no bolsão, no assento, ou no compartimento superior. Evite colocar objetos nos bolsões. Se esquecer algo, ligue imediatamente para a empresa ou volte ao aeroporto. Quando mais rápido agir maiores as chances de recuperar seu pertence.

10. Conferirás se suas milhas foram devidamente creditadas.
Infelizmente o crédito das milhas não é infalível, mesmo apresentando o cartão de fidelidade no check in. Os sistemas estão sujeitos a falhas. Aguarde 72 horas e confira se o crédito ocorreu como previsto. Em caso de dúvidas, procure a empresa aérea. Guarde sua via do cartão de embarque até o devido crédito da pontuação.

Sobrevoando os Alpes Suíços - vôo LX0093 - GRU x ZRH

Sobre o autor: Leonardo Cassol (Membro Fidelidade TAM Black – OneWorld Saphire, Premier 1K United – Star Alliance Gold, Dynast Flyer Emerald China Airlines – Elite Plus Sky Team, Smiles Diamante GOL).

Tem mais algum mandamento que considera essencial? Compartilhe nos comentários! Quer enviar um artigo para o Melhores Destinos? Entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Rafael S

    Excelente!!!
    Todos são muito importantes.
    Inclusive o de verificar os pertences. Eu já visitei o achados e perdidos da United e é realmente impressionante!!! Todos os dias, chega um carrinho de supermercado cheio de coisas…

    • Jussara

      Eu sempre verifico pertences, mas na última viagem acabei esquecendo um objeto (porque vim com uma criança mal educada batendo na minha poltrona por 3 horas, cheguei irritada ao destino, louca pra sair do avião). Pelo jeito não vou conseguir recuperá-lo, mesmo tendo dado falta ainda no aeroporto, pois já se passaram duas semanas. A sensação é ruim, pois a cia aérea não faz muito esforço pra ajudar (pelo menos comigo não fez, falei com diferentes funcionários, cada um dizia uma coisa). Então, verificar os pertences sempre é uma dica valiosa.

  • Dauro Veras

    Muito bom. Parabéns pelo texto.

  • Fred Martins

    Show! A colaboração aqui é algo impressionante…

  • Marlen

    Reservar refeição especial em vôos internacionais com antecedência. Essa refeição em geral é entregue em primeiro lugar e é melhor elaborada. Caso não seja cumprida a promessa, a empresa aérea em geral oferece milhas como recompensa.

    Jamais ir ao banheiro de pés descalços. Carregar lenços umedecidos e desinfetantes para usar especialmente na mesinha de refeição.

    Carregar na bagagem de mão analgésico, descongestionante, digestivos, chás, etc se a viagem for mais de 4 horas.

    Lembrar de levar medicamentos prescritos na bagagem de mão e com receita médica para vôos internacionais.

    Jamais passe frio. Leve jaqueta e meias. Se possível, para vôos internacionais, use meias de compressão (a melhor é a meia esportiva).

    • Ótimas dicas! Obrigado por compartilhar

    • douglasom

      Levar alguns medicamentos para febre, dor de cabeça, enjôo e tal é uma boa não só para o vôo mas também porque no exterior é possível que você não consiga comprar remédio (mesmo que no Brasil consiga) sem receita.

    • Cristiane

      Uma dica que aprendi com a idade… Levar sempre uma echarpe para voos curtos e longos. Protege o pescoço e ajuda a evitar gripes.

    • Jussara

      Isso de não passar frio tem virado o meu mantra. Eu passo frio sempre em voos internacionais, mesmo viajando com camisas de manga longa, e com meias; e passo frio até em alguns voos nacionais (da minha cidade a SP, onde eu sempre tenho que passar pra fazer conexão, são 2h15 de voo, tempo suficiente pra eu virar picolé). Moro numa cidade onde faz calor o ano todo, então tenho pouca tolerância ao frio, e tem alguns voos em que o ar condicionado gela. Agora decidi que só vou viajar levando uma manta pequena, coloquei em prática em julho, e até consegui cochilar.

  • Muito bom!!! Sugiro que, em algum texto futuro, seja abordada a possibilidade de remarcação de passagem quando a cia aérea muda o voo em mais de 20 minutos. Eu não sabia disso. Meu voo já foi alterado diversas vezes, mas na primeira alteração a cia aérea só me informou sobre a mudança de horário e nada falou sobre a possibilidade de mudança de datas. Só fui descobrir isso na 2a alteração, quando me informaram de que eu poderia antecipar a ida em até 7 dias e adiar a volta em até 14 dias. Pra mim, foi ótimo, já que consegui aumentar o tamanho da minha viagem sem precisar pagar mais por isso.

    • Marcos Reis

      Na verdade nem é 20 e sim 15 minutos. Se a cia por qualquer razão alterar seu voo, você pode fazer o que bem quiser com aquele voo… Já tive uma situação dessas ano passado, queria ir pro Carnaval em Salvador, comprei a passagem bem antecipado para segunda-feira antes do carnaval, a cia aérea mudou o horário de 22:00 para 23:00 ai eu liguei e falei que queria mudar pra quinta-feira (no começo do carnaval) e ele mudou sem me dizer absolutamente nada… Comprei uma passagem de 215,00 e voei num voo que custava quase dez vezes esse valor.

      • Cássio

        Ótimo vocês comentarem sobre alterações de vôos e direitos, vejam meu caso:
        Emiti as passagens na CVC para Los Angeles, voando American em Novembro >> ida GRU 01:25am / volta LAX 08:50pm. Ontem entrei no site da AA e eles fizeram as seguintes alterações (sem aviso algum) >> ida: GRU 00:20am / volta LAX 07:40pm (vôo direto). Na ida não me causará transtornos essa diferença, no entanto, na volta tenho um vôo interno que chega em LAX 06:40 pm, ou seja, não haverá tempo de pegar o vôo das 07:40pm. Liguei na American 2x, forma super arrogantes e disseram que não podem fazer quaisquer alterações, O que devo fazer? Será que eu consigo pegar o vôo do dia seguinte? Preciso voltar em vôo direto, no meu ponto de vista, eles devem alterar sem muito questionamento… Ajuda, por favor!!!

        • Marcos Reis

          Cássio, se você comprou numa agência de viagens seja ela quem for, você deve procurá-la para tentar fazer as alterações desejadas, a cia aérea dá plenos poderes a quem emitiu sua passagem para alterar, mudar, cancelar, etc. Porém, observe que quando se compra trechos separados do bilhete original, você precisa levar em consideração que a cia pode alterar dentro de até 04 horas sem nenhuma bonificação ou responsabilidade para com o cliente. Principalmente se você comprou um trecho interno de outra empresa, a cia do trecho internacional dificilmente terá "boa vontade" de lhe ajudar, porém volto a dizer que você deve procurar à agência que lhe vendeu a passagem, com certeza ela terá como ajudá-lo.

        • Paula Machado

          Aconteceu isso comigo em setembro do ano passado com a AA também. Cancelaram os vôos (ida e volta) e ofereceram ou mudar a data da ida (adiar) ou incluir mais uma escala nos EUA viajando no mesmo dia. Não aceitei mesmo, bati o pé até não poder mais! Só aceitaria me alocarem em outro vôo direto e a atendente não aceitou. Larguei pra lá, só liguei para a AA faltando uma semana para a viagem e a atendente (outra mais tranquila) resolveu tudo sem nenhum problema! Consegui praticamente os mesmo vôos (sem 1 das escalas da passagem original) na ida e vôo direto na volta, no boeing 787 novinho; perfeito! Melhor vôo que já fiz, fiquei até com pena de dormir com tanto entretenimento disponível… Hahahaha! Pode bater o pé que uma hora você consegue! 🙂

          • Cassio Campos

            Paula, que bacana que deu tudo certo! 🙂
            Minha intenção é voltar em voo direto, pois com as malas, não acho agradável conexões. Você acha que consigo trocar para o dia seguinte, sendo o vôo direto??? Ah, uma observação : 777, correto? Obrigado!!! 🙂

    • Patrícia

      Silvio Dieguez,

      Bastam 15 minutos de alteração para que a remarcação ocorra sem custos. Já remarquei com a Tam mais de uma vez sem problemas.

      Ah, o assunto já foi abordado aqui: http://www.melhoresdestinos.com.br/atrasos-cancel

      Abraço.

    • Laura

      Eu e meu marido havíamos comprado passagens de ida e volta para Miami, com conexão em GRU, para comprar o enxoval do nosso bebê. A Tam fez alterações de poucos minutos nos vôos, tanto de ida quanto de volta. Como usamos milhas para comprar alguns trechos, emitimos as passagens com bastante antecedência, mas eu tive uma complicação e não pude viajar. Quando fomos no balcão da Tam para cancelar minha passagem e alterar a ida dele (para ficar menos tempo) nos surpreendemos quando a atendente disse que não ia ter custo nenhum, por causa das alterações. Minhas milhas foram estornadas e meu marido conseguiu alterar a data do voo dele e ainda conseguiu a volta sem conexão!!! Foi uma grata surpresa!

  • Marcos Reis

    Discordo em alguns comentários, falar que as cias aéreas liberam sem cobrar nada a antecipação de um voo internacional por exemplo é simplesmente algo fantasioso, somente é possível isso em alguns voos nacionais, já tentei antecipar voos tanto saindo do Brasil como vindo para cá (em algumas empresas como TAM e GOL) eles alegam que a "regra" só é válida para voos domésticos (nacionais dentro do Brasil), NUNCA consegui antecipar nenhum voo vindo de fora ou saindo do país! Outra coisa, falar que as cias liberam até 10 quilos de bagagem de mão também não é uma realidade (exceto para clientes com cartões super, hiper mega blacks ou coisas do tipo e no caso do atendente estar de bom humor ou "não ver" o que você está carregando), já tive situações chatas em diversos aeroportos do país (e fora) por essa razão. Não devem considerar essa liberdade como uma regra! Hoje em dia as empresas cobram até meio quilo de bagagem que excedam, os próprios funcionários são orientados a fazerem essa cobrança já que dinheiro em caixa é o que as empresas querem. Algumas até dão incentivos para os funcionários sobre essas cobranças. Pontuar no programa de milhas, isso nem sempre é possível tendo em vista as regras de cada tarifa, a maioria das tarifas promocionais de empresas como a GOL por exemplo não pontua, e se for comprada ida e volta onde a ida pontua e a volta não pontua, vale a regra da não pontuação (ou seja devemos ficar atentos). Já paguei 500 reais numa Natal-São Paulo pela Azul e a regra não pontuava, mesmo sendo um preço elevado. Uma coisa eu posso garantir, quando a cia tiver algum problema em que o passageiro seja favorecido, BRIGUE, CORRA ATRÁS e GARANTA SEUS DIREITOS, porque quando é o contrário, o cliente sempre se ferra. Não deixe passar absolutamente nada.

    • Antonio Vilela

      Cara, vc acha mesmo que alguém vai ler esse seu texto ? Pra que isso ?

      • the mente

        eu li '-'

        • Antonio Vilela

          O seu nome já é bem sugestivo neh..

      • Emerson

        eu li também, nem todos são iguais a você. 🙂

      • Marcos Reis

        mano, o cara (marcos reis) falou tudo – considerável.

        • Gerson

          Ô Marcos Reis, também você tá forçando né!!! Falar que "o cara (marcos reis) falou tudo – considerável." também é querer de mais!!! Deixe as pessoas comentarem de você, não você fazer a avaliação de você mesmo!! Desculpe a sinceridade…

      • Gerson

        Sabe Antônio, pode ser que você até tenha razão, mas ao que tudo indica, até você leu. O problema é que você não achou relevante o que o Marcos escreveu, eu também não, mas, da mesma forma que você acredita que ele nem precisaria escrever o texto, pode ter certeza que muitos também acham que você da mesma forma não deveria ter sido indelicado e escrever suas observações. Fiz essas observações somente porque acredito que precisamos mais de tolerância e menos criticas inviáveis. Essa é minha opinião. De qualquer forma tenha também um bom dia!!!

        • Kailly

          PESSOAL, manter o RESPEITO no MD, aqui é um site incrível e merece leitores educados!!!

          • Juca Bala

            Não alimentem o troll!

      • Henrique

        Eu li e achei válido os comentários dele sim

      • Não entendo é um comentário desnecessário como esse teu. Amigo, isso daqui é um blog e não um Tumblr ou Pinterest que são apenas imagens se você tem a maldita preguiça de ler, não rebaixe as outras pessoas ao seu nível. O rapaz não foi em nenhum momento mau educado como tu, só colocou fatos que aconteceram e desmitificam alguns dos "10 mandamentos". Eu li e achei super interessante, quanto mais pontos de vista e experiências mais enriquecedor é para o passageiro.

      • Virginia

        Eu li. E agradeço.

    • Marcos, antecipação apenas em vôos domésticos. Isso esta no artigo. Todo texto pode gerar diferentes interpretações. Tentamos reduzir isso ao máximo mas é difícil evitar 100%. Falo não só por experiência própria mas faço uma ampla pesquisa e consulta as empresas aéreas antes de escrever o artigo. Claro que a pontuação das milhas só será feita se a regra for elegível, mas grande parte das tarifas pontuam e esse foi o espírito do artigo, dado que muitos passageiros esquecem e não se importam com isso. Sobre a bagagem de mao, alguns funcionários realmente podem implicar com o peso. A dica é nunca ir ao check in pois evita a pesagem. Mas em
      90% dos casos até 10 quilos é liberado. Obrigado pela contribuição

    • Yuri

      Já liberaram 15kg (5kg + 10kg) na minha bagagem de mão e 28kg (23kg + 5kg) na despachada. Isso no mesmo voo u_ú

      • Vinicius

        Isso que eu ia comentar… num voo da azul despachei 26 kg de mala e a atendente não me cobrou nada e ainda me desejou uma boa viagem =) Talvez o Marcos Reis pegou uma funcionária em um dia ruim.

    • douglasom

      Uma vez em Congonhas me permitiram descontar o peso do notebook levando-o na mão. Não entendi a lógica mas beleza, ganhei 1kg e pouco. 😛

    • adri

      Recentemente a Tam me comunicou uma alteração de 15 minutos para os EUA e me autorizaram alterar as datas sem custos.

  • Marcos Reis

    Não podemos considerar como regra todas as "vantagens" que o autor do texto cita, observem que ele se diz titular membro de alguns benefícios que não são para todos! 10 kilos de excesso na bagagem de mão, antecipação de voos internacionais, pontuação de milhas (tem que se observar as regras). O texto é bom, porém não podemos nos iludir que as regras e vantagens serão para todos.

    • Kaique

      Mas a antecipação é justíssima, sempre fazem sem nenhuma ressalva.

    • Ana Bianchi

      Eu não sou nenhum membro especial e já viajei inúmeras vezes com a bagagem de mão pesando bastante!! Ele deu um toque legal ao dizer que você deve evitar ir ao balcão de embarque com a bagagem de mão! E em nenhum momento ele falou que deixar passar era uma regra…

  • Excelente texto! Eu só tenho um a acrescentar: se você viaja com crianças e quer distraí-las com iPad durante a viagem, coloque o aparelho sem som. Os outros passageiros não são obrigados a escutar a Galinha Pintadinha durante todo o trajeto da viagem. Bom senso, pais e mães.

    • Ou leve um fone de ouvido, não é? =)

    • Flavinha

      PERFEITO, Thiago!! ahahaahahahahaha E isso vale para quem vê filmes, ouve música, vê videos… As pessoas deveriam pensar que nem todo mundo quer ouvir o que voce está ouvindo!! Bom senso e fones de ouvido não fazem mal a ninguém!

      • douglasom

        E sem aqueles fones de ouvidos vagabundos (ex. iPhone 4) que cospem som mais para fora que para dentro!

    • Paulo

      muito boa!

  • Eu só adicionaria mais um: sob hipótese alguma, tenha surtos psicóticos em um saguão cheio com um funcionário que, na maioria das vezes, não tem culpa nenhuma do que a companhia está fazendo. Ataques histéricos no balcão de check-in já foram "deselegantes". Hoje em dia são piores que isso: são deprimentes, dão pena.

    • Não tenha surtos psicoticos, mas filme o funcionario e a bagunça, se voce quiser processar a empresa depois.

    • Muito bom!

    • Moacyr Lopes

      Eu acrescentaria outro:

      Respeitarás e entenderás que o MD é um site jornalístico que apenas informa as promoções e que, se as passagens promocionais acabarem, eu sou o único culpado por ter demorado a comprar.

      As cidades das promoções são de escolha das empresas e saberei que não é culpa do MD se não tem passagens promocionais para São Gambá do Oeste.

      • Hehehe

      • Gigi

        kkkkkkkkk

      • Célia

        Hehe acrescentando; Leia todos os comentários antes de perguntar
        Suas dúvidas com certeza pode ser dúvidas de outros que já foram resposdidas

      • Daniella Costa

        Ri alto!!!!! 🙂

  • re178

    Se eu fizer o check-in pela internet, eu posso depois imprimir o cartão de embarque no totem do aeroporto ou eu só embarco com o papel que imprime pela internet?

    • Pode imprimir no totem se houver ou pedir para o funcionário do check in imprimir. Lembre-se de chegar com pelo menos 40 minutos de antecedência nesse caso

      • re178

        Obrigado!

        • douglasom

          A wizzair (alguém sabe de mais alguma?) cobra a mais se você quiser imprimir o cartão de embarque na hora (mesmo tendo feito checkin antes).

          • re178

            A EasyJet, a Ryanair, a Southwest (se eu não me engano), e a Niki (da Áustria), dependendo da tarifa que você comprou a passagem.

          • Ana Bianchi

            A Ryanair também!!

  • alvaro

    Post esclarecedor! show de bola!

  • Claudia

    Estou impressionada com o bom atendimento deste site, nunca vi nada igual. PARABENS!!!

  • Alexandre

    Queria ter metade desses níveis de FFP que o autor do texto tem…
    hehehe

  • Raquel

    Queridos do MD, tenho algumas dicas também de como se portar dentro do avião:
    1 – Converse em voz baixa.
    2 – Ao usar o toilet certifique-se de deixá-lo como você o encontrou, para que o próximo passageiro possa usá-lo também.
    3 – Ao precisar se levantar ou retornar para seu assento, apoie na sua poltrona, não na poltrona da frente.
    4 – Cuide para que as crianças não movimentem as poltronas dos demais passageiros, apenas a dela.
    5 – Evite sentar na janela se você tem consciência que precisará levantar várias vezes.
    6 – Na hora das refeições lembre-se de colocar sua poltrona na posição vertical para que o passageiro que estiver atrás tenha espaço para fazer sua refeição também.
    7 – Recolha o seu lixo.
    E por aí vai, precisamos nos conscientizar que o outro é tão importante quanto você.
    Obrigada pelas ótimas dicas de sempre

    • Flavinha

      PERFEITO também, Raquel!!!

      E lembrem-se de compartilhar o espaço sobrando. Se há uma cadeira vaga entre você e a pessoa ao lado os dois merecem o espaço a mais!

      8 – Procure não invadir o espaço do outro.
      9 – Somente chame os comissários quando for extremamente necessário. Comissário está lá principalmente para garantir a segurança e não para ser garçon ou faxineiro…

      • Messias

        10 – Ao sair, fecharás sempre a porta do banheiro. Principalmente se o voo for noturno e de longa duração.

    • joao_alberto

      Deu gosto ler o que você escreveu! Perfeito.

    • Raquel, educação nunca é demais. Comentários muito bem-vindos

    • Acho que ninguém falou essa:
      – Se o seu avião tiver sistema de entretenimento individual to tipo 'touch screen', não fique pressionando a tela como se estivesse esmagando uma formiga, invariavelmente você vai estar empurrando o encosto do assento da frente e vai incomodar o passageiro!

    • Cristiane

      Raquel, permita-me acrescentar que os pais devem cuidar para que seus filhos nao incomodem os demais passageiros. Há pais que deixam seus filhos chorarem o voo inteiro, mesmo em viagens internacionais. Em uma ocasião, os passageiros próximos se revezaram para pegar o bebê no colo. A mãe não se manifestava…Se tudo isso falhar, um bom protetor auricular minimiza os danos…Abraço

    • Como eu queria.. Mas como eu queria! Que alguma empresa de ônibus interestadual ampliasse tudo o que você disse fizesse uma cartilha educativa e distribuísse entre os passageiros, principalmente dos ônibus que vão pra Norte/Nordeste… Talvez a própria cartilha viraria lixo ou mais da metade estaria ao chão no fim da viagem, mas que seria válido seria.

    • Moacyr Lopes

      Perfeito.

      Mas acho que no Japão não precisaria destas regras. Porque será?

    • Moacyr Lopes

      Raquel, suas colocações são perfeitas. Uma reflexão:

      Será que no Japão precisaríamos destas regras?

      Um abraço.

    • Jussara

      Concordo com tudo, mas vira e mexe dou azar com o item 4: na minha última viagem em julho, vim num voo de 3 horas com uma criança mal educada atrás de mim, batendo na poltrona o tempo todo, e cheguei super irritada (e com sono) ao destino, tendo que pegar uma conexão. Eu nunca reclamo porque tenho medo dos pais serem agressivos, mas um dia ainda vou tomar coragem e reclamar. Às vezes eu nem reclino minha poltrona que é pra evitar ao máximo que o passageiro de trás bata nela, mas mesmo assim sou "premiada" com os mal educados de plantão (infelizmente não é só criança que faz isso).

  • Roberto

    Muito bom.

  • Eu adicionaria mais uma coisa no item um. Tem um site, chama-se http://pt.flightaware.com/
    Lá, você coloca o número do vôo e a compania e ele te mostra nos últimos 15 dias os horários que o vôo saiu. Assim, você tem um histórico se o vôo que você pegará costuma atrasar muito ou não.

  • Gabriel

    Legal! Resalva: "LL (achados e perdidos)", deveria ser LF – proveniente de Lost & Found, não?

  • Júlio Alves

    Mas como toda boa história… Existem aqueles que não respeitam os Mandamentos !

  • Marcus

    Não confundir o destino de chegada com o de ida no momento da compra.

  • Paula

    Amém

  • luiz

    Muito bom o texto, estou pretendendo ir na terceira semana de dezembro e voltar dia 1 de janeiro(quinta).
    Pesquisando muito, tirei a conclusão que sexta/sabado/domingo são dias caros para se voar, certo?
    tendo em vista isso, as passagens até que abaixaram bem selecionando a partida durante a semana e a volta numa quinta. Estou querendo ir para NY(JFK) de sp, estou vendo pela US airways pq os voos estao bacanas e são diretos porém está por volta de 3100 reais com taxas, devo esperar tendo em vista que estou a 120 dias da minha viagem?

    • Parece caro. Eu aguardaria um pouco. Fique de olho mas promoções do melhores destinos

    • Asdine o Feed do MD e ative as notificações das publicações da página no Facebook. Assim você não perde nada e paga menos do que esse abuso que você consultou. 🙂

    • R. N. Freitas

      Em termos de custo, uma alternativa atraente para JFK é EWR (Newark), que fica em New Jersey, praticamente na mesma distância de Manhattan que JFK, mas do lado oposto (oeste). Há vôos diretos GRU-EWR. A única dificuldade é o deslocamento para Manhattan, pois há vários trechos em obras no caminho e há menos opções de transporte, mas sempre é bom ter uma alternativa. PS: Praticamente ao lado da pista existe uma loja IKEA e o Outlet Jersey Gardens ;<)

  • Valney

    Caro Gabriel, a sigla LL significa "Lost Luggage"; são aqueles setores das cias aéreas onde podemos reclamar problemas com a nossa bagagem, como extravio, avarias etc. O Lost & Found são setores, normalmente sob responsabilidade do operador do terminal aeroportuário, onde são entregues, devolvidos ou destinados objetos perdidos.

    • Gabriel

      Perfeito, Valney! Vivendo e aprendendo!
      Obrigado!

  • Jorge

    Só lamento por ele ser cliente Multiplus! Meus pêsames. .. Não sei como consegue. ..

    • fernanda

      ja fiz inumeras viagens ótimas, graças ao km de vantagens e multiplus!

      • Davi Carvalho

        Vou para Miami em Novembro com esposa e filho graças ao Multiplus. 50.000 milhas ida e volta cada adulto e 37.500 milhas meu filho. Total de 137.500 milhas.. Achei excelente.. Multiplus me salvou..

    • Ja aprontaram muito comigo. Mas sou teimoso e preciso viajar a trabalho. kkkkk

  • Que bom que todos os itens estão dentro das minhas precauções, pois já tive um voo da TAM cancelado uma semana antes e não me avisaram nada, e só vi o estorno no meu cartão porque eu fui conferir o saldo da fatura, e aí acabei vendo o valor exato da passagem estornado. Liguei e por motivos de COPA DO MUNDO, cancelaram meu voo.

  • Faltam, na minha opinião:

    11) O asseio…ninguém merece gente fedendo dentro do avião…

    • Iracema

      Realmente! Em junho passado, voltando de Buenos Aires, um cidadão tirou os sapatos assim que se sentou! O ambiente ficou irrespirável!

  • Muito boas dicas !! Acrescentaria o site que uso sempre para escolher assentos principalmente em vôos internacionais. Lá encontro a configuração da aeronave e o que ela oferece em cada classe :http://www.seatguru.com

  • Ludimila

    Acrescentaria mais um:
    11) não usar perfume demais. As pessoas que têm rinite alérgica, como eu, sofrem com o ar seco do avião e com os excessos das pessoas que se perfumam demais!

    • Carol Ramos

      Concordo plenamente! Aliás, as pessoas deveriam parar de usar perfume demais em todos os lugares, não só no avião. Ninguém merece sentir seu perfume a 2km de distância.

  • Isso de confirmar a reserva antes do dia do voo é uma informação de ouro! Eu já havia sido precavida quanto a isso, e me aconteceu exatamente. A TAM cancelou meu voo uma semana antes de eu viajar, não me mandou um e-mail, sms, telefonema, nada.. Eu só descobri o cancelamento porque eu sempre confiro o saldo da minha fatura, e então vi o estorno no valor exato da passagem. Achei estranho e pelo valor, associei à passagem, resolvi ligar logo em seguida e sim, meu voo foi cancelado por conta de remanejamento da Copa do Mundo e sequer me deram a opção de remarcar, simplesmente cancelaram. Sorte da TAM que eu ia ficar na casa de um amigo, logo, não tive dor de cabeça com cancelamento de reserva de hotel. Mas foi frustrante, levei ao Procon pelo simples fato de não ter sido avisada e, como ocorreu com uma amiga minha, que descobriu que a reserva tinha sido cancelada na hora do check-in no aeroporto.

  • Poxa, dois comentários meus que precisam de aprovação.. Nem falei palavrão, nem fui grossa ou usei caps, isso é bullying. 🙁

  • Vitor

    Não usarás a costela do passageiro ao lado como porta-cotovelo.

  • Patrick

    Se eu fizer check-in pela internet, eu posso imprimir o cartão de embarque no papel A4 ou só vale aquele impresso no totem ou balcão?

    • Vinicius

      A4 vale

  • Pode acrescentar aí :
    Não levantarei do meu assunto até a parada completa da aeronave e autorização dos comissários….
    Povo adora levantar com um desespero absurdo……!!

  • Leonardo Pereira

    Quero deixar uma dica, apesar de ser um pouco fora de contexto.

    Tenho usado da máxima criatividade para conseguir economizar cada centavo em passagens, hospedagem e demais ítens para poder sobrar e gastar nos passeios no destino.

    Recentemente, com a entrada da TAM no OneWorld, descobri uma coisa fantástica: posso comprar passagens dos parceiros através do site da Tam, pagar em real e não ser cobrado do IOF, e o melhor, como a cotação é feita usando o dólar turismo, o preço final sai bem mais barato que usando o valor em dólar e depois convertendo pela cotação do cartão de crédito.

    Um exemplo:
    Sydney/Auckland/Sydney (janeiro/2015) pela QANTAS estava US$390, se eu tivesse comprado pelo meu cartão de crédito, a cotação seria de R$2,38 e eu pagaria 6,38% de IOF, resultando em: R$987,42.
    Comprando pelo site da Tam, eu paguei R$881,40, uma economia de R$106, já que eles usaram a cotação de R$2,26 e não teve o IOF.

    E assim tenho comprado outros trechos, de pouco em pouco, no fim, dá uma grande economia =D

    • Marcos

      O dólar utilizado é iata e não dólar Turismo.

    • Gigi

      Achei ótima a dica! Não sabia dessa! Valeu!

  • Acho que ninguém falou essa:
    – Se o seu avião tiver sistema de entretenimento individual to tipo 'touch screen', não fique pressionando a tela como se estivesse esmagando uma formiga, invariavelmente você vai estar empurrando o encosto do assento da frente e vai incomodar o passageiro!

    • douglasom

      Você mesmo falou 3 minutos antes ali mais pra cima. 😛

      • Sim, coloquei aqui embaixo pq muita gente vai direto no fim dos comentários para ler!

        • Henrique

          Coloca mais embaixo então que o scroll já rolou mais… 🙂

  • Marcio

    CHECK IN ON LINE NA GOL!!! isso não vale nada pra quem tem bagagem pra despachar. Já em um tempo que ela obriga todos os passageiros a fazerem o check in no totem e depois entrem na fila, que agora serve praticamente apenas pra despachar bagagem. Resumo, todos entram nessa fila, mesmo quem fez o check in online ou pelo app. Check in online, pra quem tem bagagem, serve agora apenas pra garantir o lugar no avião. Absurdo!

  • Post muito útil, parabéns!

  • ELIANE ORLANDINI

    ATENCAO quando for viajar pela ETHIOPIAN AIRLINES. Esteja pronto para sentir um terrivel cheirinho de CEBOLITOS no trajeto todo.Digo isto de experiencia propria.Viajei em junho para Roma com parada em Lome e Adis Ababa.

  • Renan

    Complemento ao mandamento 8: Se o atendente do checkin implicar com o tamanho da sua mala de mão e quiser despachar, diga que tem um notebook, mesmo que não tenha..

    Eles costumam afrouxar quando o passageiro diz isso pq tem medo da dor de cabeça que isso vai causar pra cia aérea caso o notebook seja despachado e quebre!

    • Vinicius

      Ótima ideia!!!

    • Renata

      Não é uma ótima idéia…. É errado… Se a mala estiver maior do que o pernitido tem que ser despachada, aceite isso… Você vai ter que ficar com o laptop na mão… E não é por terem medo de quebrar… É porque bateria de lithium não pode ser despachada.

  • Pamela

    Se estiver sentado no corredor, não beba até desmaiar impossibilitando as pessoas sentadas no meio e janela levantarem para ir ao banheiro… 🙂

  • Para mim uma das piores surpresas é chegar com uma bagagem que não pode embarcar. Em JNB, acho que em CDG também, não pode despachar malas com mais de 32 kg, nem mesmo pagando excesso. Se não tiver como rearrumar as malas, já era! Em BEL, não queriam deixar eu despachar uma garrafa plástica com tucupi, nem mesmo com uma superembalagem.

  • Elenice

    Não concordo com o 8º mandamento. Deve-se levar para a cabine do avião, o mínimo possível, até pq esse povo que não despacha bagagem, tomam conta de todos os compartimentos. Sinceramente, isso não é nem politicamente correto nem seguro no caso de algum imprevisto dentro da aeronave. Acho que viajar de avião já economiza bastante tempo.

  • Elenice

    Não concordo com o 8º mandamento. Deve-se levar para a cabine do avião, o mínimo possível. Esse povo que não despacha bagagem, toma conta de todos os compartimentos como se estivesse na sua casa. Sinceramente, isso não é nem politicamente correto, nem seguro, no caso de algum imprevisto dentro da aeronave. Acho que viajar de avião já economiza bastante tempo, não é necessário ser tão fominha.

    • Quero ver o dia que sua mala extraviar e você não tiver uma roupa pra colocar no corpo.

      • douglasom

        Despachar é chato, demorado e sempre tem risco mas se quer levar na cabine por favor viaje leve! Se sua mala despachada não chegou ao destino final não vai ser o fim do mundo comprar uma muda de roupa no destino, né? A companhia aérea oferece alguma compensação.

    • douglasom

      Além de exagerar na bagagem de mão correm para embarcar antes e deixar quem embarca de boa e só leva uma mochila se ferrando para acomodá-la na cabine. 🙁

    • Renata

      Eu viajo só com bagagem de mão e uso só o que eu tenho direito…. O problema é que as pessoas querem burlar regras e levar 5 malas de mão…. Isso sim é falta de senso

  • Veronica

    Em maio, viajando para Miami, com milhas, só tinha via Manaus, a TAM mudou o vôo em 3 minutos e isso possibilitou trocar o dia, o roteiro, fazendo uma viagem mais rápida , de 25mil milhas que não estavam disponíveis, até então.. Parabéns para os comentários esclarecedores.

  • Pamela

    Bem quando viajo para a Europa uso apenas bagagem de mão, pois viajo no verão de lá e não preciso pagar mala despachada nos voos internos….mas para EUA é difícil… tive minha mala extraviada quando estava indo para o Hawai, foram várias conexões saindo aqui de Ctba. Tive q ficar quase 2 dias sem a bagagem, sorte q encontraram a bagagem, mas a mala estava completamente destruída.

  • Veronica

    Outra situação que passei, foi ter uma mala despachada e não etiquetada, pela GOL, por distração minha não verifiquei na hora. Só no Brasil é que dei pela falta dela. Por sorte tendo meu email na etiqueta da mala , um funcionário do aeroporto em Miami enviou-me o contato e consegui recuperar a mala. Pela Gol não a teria visto mais, pois só diziam que era para esperar entrar no sistema, ainda precisei convencê-los que a mala tinha sido localizada.

  • Não peidarás!

    • joao manoel

      Cara, isso foi ridículo!!!!!!!

    • jaquiane

      kkkkkkkkkkkkkkkkk Importantissimo!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk rolei de rir.. parece um comentário inoportuno. Mas é essencial este mandamento!!!!! Muito bem lembrado!

    • fred k. chagas

      HUAHUAUHAUHAHU, é o que mais se sente. Neguinho solta cada bufa !!!…. deus que me livre….

  • E o que dizer do joelho nas costas???

  • Michelle

    Se você não conhecer bem o aeroporto nacional onde irá pegar alguma parte da viagem aumente o tempo entre os vôos para umas 2 horas. Os aeroportos no Brasil estão uma bagunça, muito mal sinalizados e você corre um grande risco de perder o próximo trecho da viagem.

  • medeiros

    gostei de todos os comentario muito proveitoso

  • M.OTILIA CANTO

    Me diverti muito lendo TODOS os comentários e aprendi bastante. Parabéns e obrigada MD, vocês têm me proporcionado ótimas viagens com suas dicas

  • Fernanda

    Alguém poderia por favor me auxiliar em uma dúvida que tenho?
    Eu NUNCA fiz check in online antes do vôo e gostaria de saber se realmente vale a pena fazer, considerando que não tenho impressora. Caso eu faça, como depois faço para imprimir no aeroporto e despachar as malas? Desculpe por essas perguntas que parecem meio bobas, mas nunca fiz isso antes!!!

    Desde já agradeço
    Fernanda 🙂

    • Oi Fernanda! Em algumas companhias, se fizer o check-in pelo celular pode apresentar a tela do celular em vez do cartão de embarque, ou seja, não precisa imprimir. Se quiser imprimir no aeroporto, basta ir a um totem da companhia aérea. vale a pena sim, pois você garante a viagem e pode escolher os assentos, em algumas companhias também há uma fila rápida para despachar bagagens para quem já fez o check-in!

      • Fernanda

        Muito obrigada pelo informação Denis!!!!! Vou tentar agora sempre fazer o check in online!!!!

        Sim Fábio, vc tem razão sobre a impressora, vou ver se adquiro uma o mais rápido possível!!! Obrigada por responder ao post! 😀

    • Fabio

      Faça sempre o check in on line… isso garante o seu lugar no voo e seus assentos. Ah… e compre uma impressora também… serve pra muitas outras coisas, como IMPRIMIR o que vc precisa. Há modelos a partir de 99,00 reais, com cartuchos a 19,90. Nada de absurdo.

    • douglasom

      A única desvantagem que vejo de fazer checkin antes é no caso de você perder o vôo. Se você fez o checkin mas não embarcou terá de pagar uma multa.

    • Eder

      Salva no pen drive e imprime na lan house, eu viajo mas não tenho 99 reais prá impressora, rsrs.

  • Raphael Aguiar

    Muito show

  • Alisson

    Um pouco fora de contexto, mas alguém sabe quais são as condições pra cancelamento na Q da AA?

  • Fabio

    Encontrei um Ipad Apple no bolsão do banco à minha frente, em um vôo da Delta, em Detroit. Entreguei ao comissário durante o vôo.

  • Fabio

    O 8o. mandamento é coisa de brasileiro espertinho…. a coisa mais irritante é ver aquele monte de brasileiro tentando socar as malas enormes no bagageiro do avião. Respeite as regras de PESO e tamanho (que existem por um bom motivo… o peso total da aeronave é um deles…) e DESPACHE a bagagem que não se enquadrar nas regras para bagagens de mão. Seja educado.

    • Sérgio

      Isso mesmo! O(a) camarada leva bagagem de mão, mochila (que parece outra mala de tão grande), sacolas de 'comprinhas' do free shop e vai tomando conta de todo bagageiro à sua volta. Mas, é assim que o povo pensa: "tô pagaaaando"!!!

    • Pat

      Falou tudo, Fábio! Infelizmente, o atendente do check-in não tem critério e acaba deixando várias pessoas levarem como bagagem de mão, malas que certamente tem mais de 5Kg. Além de mochilas grandes e bolsas, no caso das mulheres. Por isso fica o corre-corre para entrar no avião porque aí eles ocupam o espaço que não é deles.
      O dia que a cia aérea e a administradora do aeroporto resolver seguir a risca o padrão de bagagem de mão, colocando o gabarito no portão de embarque, como já vi no Exterior, muita gente vai chorar.
      Viajar sem despachar é ótimo mas tem que viajar leve.
      E as pessoas tem que parar com esta coisa de dar jeitinho. Aprendam a seguir as regras.

  • 11) Guardarás sua bagagem de mão no bagageiro perto do seu assento e colocarás sua bolsa ocupando o mínimo de espaço possível. Não entupirás o bagageiro com um monte de sacolas, bolsas ou sua mochila de 2 metros e meio de comprimento, pro coitado que entrar por último não ter que colocar sua mala em cima da fileira 45, quando estiver sentado na 03.

  • Angelo Gonçalves

    Bom, na condicao de mega viajante mundial, com 24 estados brasileiros visitados e 75 paises conhecidos, confesso que esse bem intencionado post pouco agregou, ou seja, deixou a desejar. Sugiro um formato mais condensado, objetivo e menos biblico! Existem bons conselhos, mas tambem constam excessos, burocracias desnecessarias. Caso revisto, condensado e reescrito, pode ser melhor aproveitado.

  • Enzo

    Tudo isso é muito bom,mas voar nos aviões da TAM quando se tem 1,91m de altura chega a ser um suplício!

    • Marcos M.

      Então um bom mandamento é: não terás 1,91 m.

  • dina

    tantas dicas para o conforto do viajante, que tal as cias .melhorarem um pouco mais os atendimentos, os espaços, a alimentação, as toilletes, os bancos com alguns centímetros a mais, pois existem passageiros de todos os tamanhos,……….e por ai afora……..

  • Gilson da Castro

    Muito bom o post e os comentários, alguns são hilários.

  • Maria Dalpasquale

    Muito agradecida ao Leonardo Cassol por dividir com a gente esse seu trabalho de resumir as dicas. Valeu Leonardo! Thanks.

  • Mônica Santos Alves

    O mandamento do Paulo Valério foi providencial. Em uma viagem que fiz recentemente quase chamei a comissária e pedi a ela que anunciasse no alto-falante para que o[a] passageiro[a] que estivesse peidando, parasse, pois eu estava passando mal de tanto que insistiu na ocorrência. Que nojo! Lamentável!

  • Maiara '

    A número 8 pra mim é a mais importante!!! rsrsrs
    E como faz diferença! Nunca irás até o balcão do check in! hahahah
    A 10 também é item de conferência permanente agora, desde que a American Airlines sumiu com uma porção de milhas minhas que 'esqueceu' de creditar e não consegui mais recuperar….

    • Frederico Smitt

      O item 8 não garante necessariamente que sua mala esteja sã e salva dos ladrões.A minha mala foi roubada dentro de um avião da Gol.Sim,é verdade,este ano.O cara levou na maior cara de pau sem que eu visse.Este fato ocorreu em Recife-Pe.Saí do Rio de Janeiro e quando cheguei ao meu destino final,a mala tinha desaparecido.
      Corri a tempo e consegui recuperá-la na saida do desembarque.A policia nada fez com o tal e eu fui o mais prejudicado,porque,meu sistema nervoso alterou,pressão subiu,passei um período desagradável.Até hoje tenho traumas por conta disso.Vivo em constante observação quando viajo,nem consigo dormir direito,seja lá em que voo eu esteja.
      Parabéns ao Leonardo Cassol pelo texto.Continue a nos abrilhantar com suas excelentes opiniões,sugestões.

  • Lulu

    eu nunca vi ninguém pesar uma mochila com notebook…. Certo dia esqueci estava sem a bolsa do notebook e resolvi coloca-lo na mala junto com as roupas qd chegou ao check-in (Aeroporto de vira copos) o atendente resolveu pesar e eu expliquei a situação disse q havia um notebook ali dentro e mesmo assim ele disse q estava acima do peso e não me deixou passar com a mala, sem ter onde colocar o notebook resolvi dar uma de bobinha escondi a mala e fui fazer o check in sem a mesma e adivinhem o q aconteceu????? NADA embarquei normalmentee sem despachar a bagagem…. Não tem controle nenhum!!!

  • Marcio

    Mais uma sugestão: evite peidar dentro do avião. É muito constrangedor e torna a viagem desconfortável.

    • Sugestão para os que não conseguem segurar os gases. Tome Dimeticona antes de sair de casa! Isto evitará que os vizinhos de assento passem mal! rsrs

  • Lais Neves

    Queria sugerir uma matéria para quem – como eu – tem uma vontade de viajar tão grande quando o medo de avião, que, no caso, é muito grande..!!!

    • Lúcio Costta

      Querida,só tem um jeito,faça uma terapia por alguns meses e na hora do voo,tome algum medicamento que a faça dormir.
      Eu li em um site uma certa vez, que, uma pessoa que tinha muito medo de avião apelou para a análise ou terapia.Quando sentiu-se preparada viajou com uma turma de amigas e deu tudo certo.Apelou para um rivotril…rs….
      Cada vez que ela viaja ela enfrenta o divã e na hora H ela segue confiante que tudo dará certo.Ela disse no relato dela que,a primeira vez ela perdeu 15 mil reais porque não foi a viagem a NY.Depois se arrependeu.Chorou muito.Na segunda vez conseguiu chegar ao destino que era Orlando e sua filha a ajudou muito.As primeiras horas para ela dentro do avião foram as mais difíceis,agora não.Ela faz questão de marcar duas vzs ao ano duas viagens internacionais.Ela está mais confiante e se diz mais abusada.
      Abraços!Seja muito feliz!Coragem.
      É mais perigoso viver na Terra.Pense nisso.!

  • Lúcio Costta

    Parabéns Leonardo Cassol.
    Belo texto.Excelentes dicas!
    Referindo-me ao item 08,não sei se despacho a mala ou se a levo comigo e a coloco dentro do avião.Só que,eu ando traumatizado por conta de uma mala que foi furtada dentro do avião da Gol em abril deste ano em Recife-Pe.
    Saí do Rio de Janeiro e quando cheguei lá,na hora de descer do avião,a mala tinha sumido.Furtaram.Abriram o cadeado,olharam o que tinha dentro etc…Mas não levaram.Eu avancei no safado!
    O comandante pediu para verificar se não estava dentro do avião,e,depois de constatar,ele pediu para que eu corresse e tentasse resolver com o pessoal de Terra.
    Sorte minha que encontrei o safado,um senhor de 70 anos ou mais com ela nas mãos já de saída.
    Resumindo:Foi uma tremenda confusão,paramos todos na Policia Federal e nada ficou resolvido,visto que,a filha deste senhor,teve o disparate de dizer que o pai sofria de Alzheimer,por isso furtava.E desde quando uma pessoa com esta doença furta?Não!quem tem esta infeliz doença vive como vegetal e não tem condições nenhuma de viajar sózinho.
    Hoje em dia despacho todas.E meu coração fica nas mãos de qualquer jeito.Sinto-me inseguro.
    Isso não é o fim do mundo?
    Não temos segurança nenhuma nos aeroportos e muito menos dentro dos aviões.Pessoas mal intencionadas,de péssima índole estão por toda parte.
    Gostaria que meu comentário fosse publicado.Afinal de contas tem coisas aqui bem piores que não deveriam terem sido publicadas e foram.
    Agradeço.

  • Michelle

    9. Cuidarás para não esquecer nada dentro do avião.

    esse é o melhor, já esqueci uma câmera semi-profissional no avião, na minha primeira viagem aérea, e nunca mais recuperei 🙁