Tailândia, Vietnã, Laos e Camboja: todas as dicas para sua viagem ao incrível Sudeste da Ásia!

Gisela Cabral 23 · maio · 2014

Quem segue o Instagram do Melhores Destinos pôde acompanhar de perto a nossa aventura por quatro países do Sudeste Asiático. Uma viagem de cinco semanas que resultou em seis guias que passam a integrar, a partir de agora, a nossa extensa lista de destinos.

São eles: Bangkok e Phi Phi, na Tailândia, Vientiane e Luang Prabang, no Laos, Hanói, Ha Long Bay, Sapa e Ho Chi Minh City, no Vietnã, e Siem Reap, no Camboja. Lugares apaixonantes, cheios de história, tradições, paisagens de tirar o fôlego, gastronomia de primeira, além de um povo extremamente receptivo e hospitaleiro. Um roteiro fantástico com o qual muitos sonham e que, ao contrário do que muita gente pensa, pode sim tornar-se realidade. 

ha-long-bay-maya-bay-vietiane-siem-reap
Em sentido horário: Ha Long Bay, no Vietnã, Maya Bay, na Tailândia, Pôr do Sol em Vientiane, no Laos, e o Templo de Angkor em Siem Reap, no Camboja

Ao longo da nossa jornada encontramos pessoas que optaram por pacotes de agências de turismo que, em geral, disponibilizam tudo (ou quase tudo) do início ao fim da viagem. Mas está cada vez mais comum encontrar pessoas que montam seu roteiro por conta própria e o nosso intuito – a partir das informações publicadas nos nossos guias – é mostrar que montar um roteiro, e se aventurar pela bela região, não é nada de outro mundo!

Confira algumas dicas:

Tenha Foco

Antes de mais nada, é preciso ser realista e definir o roteiro de acordo com o tempo disponível. Nós tínhamos cinco semanas, no total, e para aproveitá-las da melhor maneira possível, ralamos para produzir uma “primeira lista” com todos os países e cidades que julgávamos interessantes na região, considerando Bangkok como ponto de chegada e partida do continente.

Em seguida, pesquisamos as principais atrações de cada uma dessas cidades e fizemos uma previsão de quantos dias seriam necessários em cada uma delas. Como a lista ficou enorme e o tempo era curto, infelizmente, tivemos que eliminar alguns destinos. No final, o nosso roteiro ficou assim: Bangkok -> Vientiane -> Luang Prabang -> Hanói (Ha Long Bay e Sapa) -> Ho Chi Minh -> Siem Reap -> Phi Phi.

Veja mais em O Que fazer em Bangkok, Phi Phi, Luang Prabang, Hanói, Ho Chi Minh City e Siem Reap;

Nosso roteiro no Sudeste da Ásia. Imagem: Google Maps
Nosso roteiro no Sudeste da Ásia. Imagem: Google Maps

Como se Locomover no Sudeste da Ásia

Cidades como Bangkok, Hanói e Ho Chi Minh City são excelentes hubs do Sudeste da Ásia, e dependendo do roteiro escolhido, é bem provável que a sua chegada no continente aconteça nos aeroportos de umas dessas localidades.

Fazer os deslocamentos entre esses destinos de avião foi nossa primeira opção, pois é sempre rápido e as passagens costumam ter bons preços. Nos guias de cada destinos temos um texto como chegar com mais informações. Já as passagens de ônibus, trem e barco, quando necessárias, foram adquiridas por intermédio dos hotéis onde nos hospedamos (percebemos que eles já estão bem acostumados a dar suporte para o hóspede, neste sentido);

É importante frisar que o Sudeste da Ásia está bem conectado em termos de transporte. Mas durante o planejamento do roteiro é preciso ficar atento para a questão do deslocamento. Isso porque você não vai querer passar mais tempo dentro de um transporte, indo de uma cidade para a outra, do que no próprio destino, não é mesmo? Pense nisso!

Veja mais em Como Chegar em Bangkok, Phi Phi, Luang Prabang, Hanói, Ho Chi Minh e Siem Reap;

Embarque no Aeroporto de Siem Reap
Embarque no Aeroporto de Siem Reap, no Camboja

Reservando Hotéis

A hospedagem no Sudeste da Ásia também não costuma ser cara. Com exceção de Phi Phi, a famosa ilha tailandesa do filme “A Praia”, nos hospedamos em hotéis excelentes pagando 30 dólares, em média, em uma diária para duas pessoas, com café da manhã incluso e outras regalias, como cestas de frutas e água mineral de graça. Todos os hotéis foram reservados previamente pelo Booking e com cancelamento gratuito, caso fosse necessário modificar alguma data.

Veja mais em Onde Ficar em Bangkok, Phi Phi, Luang Prabang, Hanói e Siem Reap;

Quarto de hotel no barco, em Ha Long Bay
Quarto de hotel no barco em Ha Long Bay, no Vietnã

Dinheiro na Ásia – Quanto e Como Levar
Esta é uma das dúvidas mais recorrentes e mais difíceis de serem respondidas, pois o montante a ser gasto durante uma viagem dessas vai depender muito do tipo do viajante. A boa notícia é que os destinos do Sudeste Asiático costumam agradar a todos os perfis, desde os mais econômicos aos mais abastados. Em cidades como Hanói, por exemplo, gastávamos uma média de 25 a 30 dólares por dia, fazendo refeições em bons restaurantes e barracas de rua, nos locomovendo de táxi e visitando muitas atrações.

Seguindo as dicas de outros viajantes, levamos dólares em espécie, além de cartões de débito e crédito devidamente habilitados para o uso na Ásia. Porém, isso foi antes do aumento do IOF, portanto, para conhecer a melhor maneira de levar dinheiro em viagens ao exterior, clique aqui.

Ao longo de nossa jornada só encontramos pessoas carismáticas e receptivas
Ao longo de nossa jornada só encontramos pessoas carismáticas e receptivas

Seguro de Saúde
Durante a nossa passagem pela Ásia enfrentamos a ameaça de um tufão, seguida por um alagamento em Hoi An, no Vietnã, episódio que acabou cancelando a nossa estadia na bela cidade. Felizmente, nada mais sério aconteceu, mas a experiência nos mostrou o quanto é importante preparar-se para situações de emergência e saber lidar com imprevistos em viagens, adquirindo um bom seguro-saúde e levando sempre anotados os contatos da Embaixada/Consulado do Brasil.

Vistos
Depois de definir o roteiro, as passagens, os hotéis e buscar o seguro saúde, chega a hora de correr atrás dos vistos. Com exceção da Tailândia – que apenas cobra o certificado da Vacina contra a Febre Amarela – todos os outros países do nosso roteiro exigiam visto de entrada para brasileiros.

No nosso caso, o único visto tirado no momento da chegada ao país foi o do Laos, mas o restante foi adquirido pessoalmente, na Embaixada, ou pela internet, no chamado Visa On Arrival, um formulário que deve ser preenchido com antecedência e pago com cartão de crédito. Depois disso, o documento que será apresentado pelo passageiro na chegada ao país é enviado por e-mail. Um método fácil e muito seguro!

Saiba mais sobre vistos de entrada na Tailândia, no Laos, no Vietnã e no Camboja;

Em sentido horário: urso da organização Free the Bears, o monumento Pha That Luang e a cachoeira Tad Sae, no Laos. Já na última foto, um dos maravilhosos pratos que experimentamos durante a nossa estadia na região
Em sentido horário: urso da organização Free the Bears, o monumento Pha That Luang e a cachoeira Tad Sae, no Laos. Já na última foto, um dos maravilhosos pratos que experimentamos durante a nossa estadia na região

Segurança/Idioma

Ao longo das cinco semanas de viagem não tivemos nenhum problema sério com relação à segurança (exceto a ameaça do tufão e o alagamento em Hoi An). É claro, ficamos muito atentos para os famosos golpes em Bangkok – como o do tuk tuk em frente ao Grande Palácio – e em Hanói ficávamos sempre “de olho” nas mochilas, celulares e câmeras fotográficas, pois o staff do hotel nos alertou para a ocorrência de furtos na região do Old Quarter.

Além disso, em destinos mais tranquilos como Luang Prabang, Siem Reap e Phi Phi encontramos adultos viajando com crianças e casais/grupos de idosos, mas isso não quer dizer que os mais movimentados – como Bangkok e Hanói – não fossem adequados para pessoas nessas faixas etárias. Pelo contário!

Quanto ao idioma, também tão tivemos problemas. Toda a comunicação – do começo ao fim da viagem – foi feita em inglês, porém em localidades como Sapa e Hanói, no Vietnã, acabamos encontrando locais que falavam, além do inglês, francês, espanhol e até alemão. Impressionante!

E a comida?

O Sudeste da Ásia costuma proporcionar ao viajante uma experiência gastronômica incrível e a boa notícia é que os preços, em geral, são excelentes. No mercado de Ho Chi Minh City, por exemplo, gastamos menos de US$ 10 em uma refeição completa para duas pessoas, com bebidas incluídas. Mas se você não for lá muito fã da gastronomia oriental, também não terá problemas para se alimentar nessas localidades turísticas, que acabam oferecendo opções para todos os gostos.

comida-asia-2

Os apaixonados por comida de rua só devem atentar para a higiene do local escolhido, pois ficar doente em uma viagem como esta não vai ser nada bom!

Eis alguns conselhos importantes:

– só tome água mineral engarrafada;

– evite o consumo de gelo (quando não souber a procedência da água);

– desconfie sempre de alimentos crus, como frutas, legumes/verduras, peixes – especialmente se estiverem expostos;

– antes de comprar o alimento, observe a higiene do local e a forma de preparo (confie no seu instinto);

– observe também se a barraca/restaurante é frequentado por outros turistas e locais;

– se você sentir qualquer sintoma estranho após ingerir o alimento (como diarreia, febre etc.), procure um médico imediatamente.

Veja mais em Onde Comer em Bangkok, Luang Prabang, Hanói, Ho Chi Minh City, Siem Reap e Phi Phi;

Bem, essas foram algumas dicas para aqueles que estiverem pensando em se aventurar no Sudeste Asiático. E você, tem alguma outra dica interessante? Deixe a sua contribuição nos comentários.

Publicado por

Gisela Cabral

Editora de Destinos

  • excelentes dicas….estou planejando uma viagem pra Tailandia em Agosto e esse guia esta SENSACIONAL!!! Parabéns MD!

    • fabio

      já leu sobre o golpe militar desta semana?

    • Alexandre

      Estou com passagem pra Tailândia pro dia 12/08/14.
      Quais são ruas ideias de roteiro???

      • diego

        Alexandre, para quais lugares da Tailândia ?

  • Criatiano Pereira

    Finalmente!!! Curioso para ler, desde o final do ano passado…

  • Mariana Dias

    Ótima reportagem!
    Fiquei impressionada com os preços… $30/dia com alimentação, locomoção e as atrações?! Muito bom!

    • Fiquei muito impressionada, Mariana! Fiz até uma comparação, na época…o que gastamos em hospedagem durante essas 5 semanas, na Ásia, daria para pagar uma semana em um bom hotel em NY.

  • Não vejo a hora de conhecer esses lugares!

  • Thomas H.

    Passear pelo Sudeste Asiático sai mais barato do que ficar em casa nas férias. O que mais pesa é a passagem pra lá. Mas tendo uma promoção legal de passagem, vale muito a pena ir pra lá.

  • Rafael F

    tailandia é muito top, mas agora parece uma epoca dificil para ir…

  • Com o recente golpe na Tailândia, foi decretado toque de recolher entre 22hs e 5 hs.
    Algumas informações importantes estão na reportagem da CNN. http://edition.cnn.com/2014/05/23/travel/thailand

  • Só esqueceram de falar sobre o clima…. devem ficar sempre MUITO atentos á época de ir ao Sudeste Asiático, e planejar seu roteiro de acordo com isso também, já que existem épocas em que um destino é seco, e outro é período de monções. Você pode se planejar para ir em janeiro e fevereiro para Bangkok por exemplo, e quando chegar em Bali não conseguir sair do hotel na maioria dos dias por conta das chuvas incessantes que podem durar 1 semana.
    Fui em Março a quarta vez para essa região (e pela quarta vez nesta época de Fevereiro, Março e Abril), e todas foram sempre excelentes quanto ao clima, pouquissima chuva, dias de sol, e MUITO calor. Sem dúvida é uma ótima época para ir (e quem quiser ir a Bali, planejar a viagem para chegar em Bali a partir de Abril, que é quando começa a temporada seca na ilha).

  • Ah, e aos que gostam de levar guias, o ROUGH GUIDE do Sudeste Asiático é excelente!

    • Na verdade, Diego, as informações sobre "clima" estão na seção "Quando Ir" dos guias. Aqui é só um aperitivo! 🙂 Obrigada pela sua contribuição!

      • como eh em agosto setembro?

        • Carla… depende de onde vc quiser ir…mas no geral… algumas regiões da tailândia (como Bangkok), é época de chuvas, e não compensa muito. Isso vale também para algumas regiões do Vietnã (como Hanoi), Camboja e Laos. Em compensação, setembro é uma boa época pra ir pra Malásia, Cingapura, e Indonésia.
          Sinceramente Carla… eu recomendaria sem dúvida o começo de ano pra fazer essa viagem, pois o tempo é bom na maioria dos lugares, exceto Bali que começa a ficar bom a partir de Abril/Maio.
          Eative 4 vezes nessa região e todas foram no começo do ano, e posso contar nos dedos de uma mão os dias que choveram.Ano que vem irei de novo e sem dúvida escolherei essa época novamente.

          • carla

            Diego, obrigada pela dica, pena que meus amigos querem ir nessa época… Não tenho muita alternativa, mas mesmo assim espero que de tudo certo 🙂

            Ah ja que vc foi tantas vezes vou pedir dicas

          • Andressa Henry

            Oi Carla! Foi mesmo em Agosto? Pegou muita chuva? Estou pensando em ir nesse ano!

        • Estava lá em junho / julho e nem choveu muito. Pensei que seria uma tragédia completa, mas nem foi tão ruim! O bom é lugares como Koh Phi Phi (Maya Bay) e Phuket não estavam muito cheios e os preços estavam melhores também.

  • Gabriel

    Parabéns pelo artigo, muito interessante e especifico…
    So gostaria de acrescentar que em Bangkok devem desconsiderar quando um tailandês fala para o viajante que naquele dia os templos mais famosos (Grand Palace, Wat Arum e o do Budha reclinado) estão fechados para visitação por causa que é dia de meditação. Eu li sobre esse assunto antes de realizar a viagem e quando chegue lá realmente passei por essa situação, não sei qual seria o motivo de isso mais enfim…

    • Rafael F

      alguns thais falam que os templos estao fechados para tentar te levar pra outros lugares, como lojas, bares ou algo do genero, para receber comissao…

  • Alexandre

    Eu já fiz uma boa parte desse roteiro (Tailandia e Cambodia), e recomendo muito esse roteiro. Muitas emoções com altos visuais, cultura, praias lindas, comida deliciosa, povo receptivo, clima agradável. Foi um dos melhores viagens que já fiz. Abs.

  • Suzi

    Parabéns pela matéria ! Tailândia e Malásia já conheço, agora quero conhecer Vietnã e Camboja e o "post" deu muitas e boas dicas. Essa região é muito interessante e vale a pena conhecer

  • Marcelo Cury

    Excelente narrativa, Gisela. Parabéns.

    • Muito obrigada, Marcelo!

      • Aline

        Gisele, por favor, tenho muito interesse em fazer essa viagem com meu marido pra comemorar nosso aniversário de casamento, você pode me passar os hotéis que vc ficou? Pode me dizer algum e-mail pra eu me comunicar com você? Desde já agradeço!

  • Lairton

    Muito legal e acabei de receber um email mk da qatar com ofertas para Ásia a partir de 1.000,00 ida e volta para viajem de maio a novembro.

    • Lairton

      Dólares

    • Gislein tricca

      Quando vc comprou essa passagem pra Asia. Por favor qual site? Obrigada tricca55@gmail.com

  • thais fujarra

    Destinos incriveis mas fiquem atentos a dois fatores : época de chuvas e situação politica ! Na minha primeira vez a Tailândia não pude ir ao Myanmar devido a problemas politicos isso há 8 anos atrás e recentemente acabei de voltar de lá e não tivemos problema algum inclusive com os protestos em BKK. Mas nessas semanas o país está passando por um momento bem dificil!

  • Diego Araujo

    Kuala lumpur também é um excelente hub. Porém, se compensar, compre o destino mais barato para o sudeste asiático e voe pela AirAsia. Voltei de lá a pouco tempo, fiquei em bangkok, Kuala Lumpur e Bali.. Qualquer dúvida, posso tentar ajudar. abraço

  • Aline Carvalho

    Eu quero os nomes dos hotéis! Por favor!!!

  • Ernesto, o pato

    Já fui a Tailandia, achei um povo amistoso, e não tive qualquer problema quanto a segurança. Recomendo a quem for NAO ir agora, seja pelos problemas politicos, seja porque até Novembro é tempo de monções com muito calor e chuva. È interessante fazer uma consulta gratuita na medicina do viajante da USP. A comida é muito saborosa, mas sempre é bom evitar o que não for cozido, e ter atenção com a agua . Quem quiser conhecer um pouco da nossa viagem é, so seguir o link abiaxo. http://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2012/05/

  • Guilherme

    Fui recentemente à Tailândia (Bangkok, Krabi e Koh Samui). Viagem inesquecível! As ilhas tailandesas são muito lindas! Realmente as hospedagens tem um preço bem em conta! Quanto à hospedagem em Phi Phi tem hotéis que atendem num bom custo benefício.Vale a pena, importante só se informar a melhor época para ir.

  • Tainah

    Gostei demais da matéria. Quero ir em janeiro do ano que vem. Gostaria de saber com quanto tempo de antecedência comprou a passagem e fez as reservas.

    Obrigada

    • Oi Tainah, obrigada! Então, comprei a passagem de Amsterdam, onde moro, pra Bangkok mais ou menos dois meses antes da viagem (quando saiu uma super promoção aqui, pela Emirates). Mas já estava de olho há um bom tempo…só esperando a oportunidade! Logo em seguida, fiz as reservas dos hotéis pelo Booking (todas free cancelation, caso precisasse mudar datas) e comecei a pesquisar e comprar as passagens de avião lá da Ásia. O meu caso é diferente, pois, infelizmente, não tenho um site como o MD pra saber das promoções aqui, portanto, a minha dica é que vc acompanhe atentamente o nosso site, pois estão sempre surgindo boas oportunidades.

  • MarceloB

    Muito bom! Que venham as promoções para esses destinos!

  • Patrick

    Quanto tempo demorou para visitar todos esses locais ? 1 mes ?

  • Felipe Zervelis

    tenho todas as dicas dessa viagem neste site :
    http://www.mochileiros.com/tailandia-camboja-e-vi

    TAILANDIA É O MELHOR LUGAR DO MUNDO !

  • Luciana

    Eu estava planejando ir à Tailândia ano que vem, mas ontem houve um golpe de Estado no país. Acho que por ora vai ficar difícil visitar esse destino tão fantástico.

  • Adoro esses guias! Ainda mais quando é sobre um lugar para onde quero ir.

    Agora só falta achar uma promoção bacana…

  • vera swarowsky

    Ola voltamos agora em abril de um tour por vietnam , hanoi, ha long bay ( dormimos no barco ) da nang, hoi an e ho chi min uma maravilha, tinhamos guia em espanhol , contratei por aqui numa agencia de la e tinhamos carro com motorista. Deu tudo certo , tudo conforme contratado. Muito interessante tudo por la nao da pra perder os tuneis de CU CHI o campo de guerra vietnamita. eh impressionante .

    • Camila Bordin

      Por favor qual agencia vc utiizou por la ?

    • Carla

      Oi Vera, por que agencia vc foi? Ficou muito caro? Se puder de uma luz para gente aqui. Obrigada

    • sandra

      Vera,

      voce foi em 2014? como estava o clima em todos os lugares q vc visitou?
      chuva? sol?
      obrigada

  • sylviayano

    Adorei as informações, uma aventura linda, lugares magníficos. Vou programar uma viagem pra lá, dicas muito uteis.

  • Tenho muito interesse em conhecer o sudeste asiático. Cogitei ir com meu namorado no ano passado, mas como seria nossa primeira viagem longa juntos, preferimos uma região menos homofóbica (li que o respeito lá não é pleno). Não que eu vá me agarrar com meu namorado na rua, algo deselegante para qq casal, mas não estava no pique de me privar de trocas de afetos em público. Acabamos optando pela Escandinávia. Mas um dia quero ir com ele, sim, ao Sudeste Asiático.

  • Cristiane

    Alguém sabe de alguma promoção boa de passagens aéreas para a Ásia?

  • Larissa

    Vocês acharam que esses destinos são tranquilos para uma mulher ir sozinha?

    • Carla

      Larissa quando vc pretende ir? Tb quero ir mas na época que o pessoal quer ir não estou podendo

    • Na minha opinião é tranquilo sim, Larissa. Claro que você precisa tomar os cuidados normais, mas, como disse no texto, tirando a ameaça do tufão, a enchente e os famosos golpes do Grande Palácio, de Bangkok, não tive problema nenhum com segurança…e tb não presenciei nada que me deixasse preocupada. Esse roteiro que fizemos é muito turístico e é comum encontrar pessoas desacompanhadas.

  • Carolina

    Ola Gisela. Estava com uma viagem programada para Tailândia dia 12/6 agora, para um programa de trabalho voluntário, e a ONG acabou de cancelar, por conta da situação política do pais. Como já estava com as férias programadas e para não perder totalmente a passagem, resolvi remanejar para Camboja, Laos e Vietnã. Normalmente planejo minhas viagens com bastante antecedência, mas desta vez não terei muito tempo. Gostei do seu roteiro e gostaria de pedir uma ajuda no planejamento. Vou olhar todas as dicas com calma , mas gostaria de saber quantos dias você recomenda em cada uma destas cidades? Obrigada!

    • Oi Carolina, quantos dias você vai passar no Sudeste da Ásia? Isso vai depender muito do tempo total da viagem e do que você quer ver por lá. A minha programação ficou assim: 4 noites em BKK, 2 noites em Vientiane, 3 noites em Luang Prabang, 3 noites em Hanói e 3 em Sapa, 2 noites em Ha Long Bay, 2 noites em Ho Chi Minh e três em Siem Reap. Em Phi Phi foram cinco noites.

  • Alexandre

    Olá. Estou com passagem comprada para agosto/2014, alguma dica de lugares???

  • Isabele Mozer

    Estamos programando ir em novembro/15, mas gostaria de saber, em média, quanto custam as passagens aéreas para transitar dentro da Tailandia?

  • Raphael

    Alguém me recomenda um roteiro no sudeste asiatico? Só tenho 2 semanas disponíveis, seria mais interessante focar somente em um país?

  • Destes países listados, gostei muito do Vietnã! A cultura, as pessoas e a comida são incríveis! Fui SURPREENDIDA totalmente! Recomendo passar no mínimo 10 dias! 😀

  • Renata Epaminondas

    Adorei as dicas aqui no blog. Estou pensando em ir agora em Janeiro de 2016 para Hong Kong, Bangcock, Bali e Hanoi, estou pensando em ir via DUBAI. Nao sei se é a melhor rota, e para comprar estas passagens internas, vale a pena outra companhia que não a Emirates..

  • Bruno Coelho

    EU SEI QUE JÁ FAZ TEMPO DESDE QUE O MD FOI À ASIA, MAS QUANTOS DIAS FORAM GASTOS EM CADA CIDADE?

  • Tiago Goulart

    Passagem comprada para Asia. Agora vem o quebra cabeça que é montar o roteiro.
    Por enquanto está assim:

    Dia 1 – Rio x São Paulo

    Dia 2 – Brasil x Malásia

    Dia 3 – Chegada em Kuala Lumpur

    Dia 4 – Voo de KUL x Vientiane

    Dia 5 – Vientiane

    Dia 6 – Vientiane

    Dia 7 – Bus de Vietiane x Vang Vieng

    Dia 8 – Vang Vieng

    Dia 9 – Bus de Vang Vieng x Luang Prabang

    Dia 10 – Luang Prabang

    Dia 11 – Luang Prabang

    Dia 12 – Voo de LP x Siem Reap

    Dia 13 – Siem Reap

    Dia 14 – Siem Reap

    Dia 15 – Bus de SR x Phnom Penh

    Dia 16 – Phnom Penh

    Dia 17 – Phnom Penh

    Dia 18 – Phnom Penh

    Dia 19 – Bus de PP x Sihanoukville

    Dia 20 – Barco de Sihanoukville x Koh Rong

    Dia 21 – Koh Rong

    Dia 22 – Koh Rong

    Dia 23 – Koh Rong

    Dia 24 – Barco de Koh Rong x Sihanoukville

    Dia 25 – Bus de Sihanoukville x Ho Chi Minh

    Dia 26 – Ho Chi Minh

    Dia 27 – Ho Chi Minh

    Dia 28 – Ho Chi Minh

    Dia 29 – Voo de HCM x Da Nang

    Dia 30 – Hoi.An

    Dia 31 – Hoi.An

    Dia 32 – Hoi.An

    Dia 33 – Bus de Hoi.An x Phong Nha

    Dia 34 – Phong Nha

    Dia 35 – Bus de Phong Nha x Ninh Binh

    Dia 36 – Ninh Binh

    Dia 37 – Halong Bay

    Dia 38 – Halong Bay

    Dia 39 – Hanoi

    Dia 40 – Hanoi

    Dia 41 – Hanoi

    Dia 42 – Voo de Hanoi x Singapura

    Dia 43 – Singapura

    Dia 44 – Singapura

    Dia 45 – Voo Sing x Cebu (Filipinas)

    Dia 46 – Cebu

    Dia 47 – Cebu

    Dia 48 – Voo Cebu x Puerto Princesa

    Dia 49 – Sabang

    Dia 50 – Sabang

    Dia 51 – El Nido

    Dia 52 – El Nido

    Dia 53 – El Nido

    Dia 54 – Coron

    Dia 55 – Coron

    Dia 56 – Barco Coron x Manila

    Dia 57 – Manilla

    Dia 58 – Voo Manila x Bali

    Dia 59 – Bali

    Dia 60 – Bali

    Dia 61 – Bali

    Dia 62 – Bali

    Dia 63 – Bali

    Dia 64 – Bali

    Dia 65 – Bali

    Dia 66 – Bali

    Dia 67 – Bali

    Dia 68 – Bali

    Dia 69 – Bali

    Dia 70 – Bali

    Dia 71 – Bali

    Dia 72 – Voo Bali x Medan e Ferry para Nias

    Dia 73 – Nias

    Dia 74 – Nias

    Dia 75 – Nias

    Dia 76 – Nias

    Dia 77 – Nias

    Dia 78 – Nias

    Dia 79 – Nias

    Dia 80 – Nias

    Dia 81 – Nias

    Dia 82 – Nias

    Dia 83 – Nias

    Dia 84 – Voo Medan x Kuala Lumpur

    Dia 85 – Kuala Lumpur

    Dia 86 – Kuala Lumpur

    Dia 87 – Kuala Lumpur

    Dia 88 – VOLTA PARA BRASIL!

    Qualquer dica ou sugestão será MUITO bem vinda!!!

  • Graciela

    Olá!
    Estamos querendo ir para o Sudeste Asiático (Tailândia, Vietnã e Cambodia) com uma criança de 5 anos e dois idosos na faixa dos 70 anos.
    Joguei no google “Tailândia com idosos” entre outros termos e não consegui encontrar nada.
    Acham viável?
    Alguém teve experiência parecida?
    Obrigada!