Dicas para aproveitar as promoções vigentes com milhas/pontos nos quatro programas de fidelidade nacionais

Leonardo Cassol 16 · setembro · 2015

Finalmente voltamos a ter um bom momento para comprar passagens com pontos/milhas para voar pelo Brasil! Depois de um longo período sem promoções abrangentes, os quatro grandes programas de fidelidade nacionais lançaram ofertas diferentes nessa semana. Confira a nossa análise comparativa das promoções vigentes e dicas para aproveitar as melhores oportunidades de viagem com pontos/milhas em cada programa.

1. TAM/Multiplus

Comparando as promoções em vigor, sem dúvida, a da TAM/Multiplus é a melhor. É a mais abrangente, valendo para quase todos as cidades operadas pela TAM. Tem boa disponibilidade de assentos e de datas, apesar do período de voo da promoção ser restrito à setembro, outubro e primeira quinzena de novembro. E os custos em pontos realmente estão bem inferiores à média praticada pelo programa. Isso não significa que os preços de resgate em pontos estejam todos excepcionais, mas é fácil achar trechos por 4, 5 e 6 mil pontos partindo das principais capitais brasileiras. Saiba mais da promoção da TAM/Multiplus.
Multiplus

2. Avianca/Amigo

Em segundo lugar, temos a promoção da Avianca/Amigo, onde também é possível encontrar trechos a partir de 4 mil pontos. O período de voo da promoção é para voos em setembro e outubro, com melhores ofertas na segunda quinzena de outubro. A limitação fica pela malha aérea da Avianca, que não tende todas as capitais e grandes centros urbanos, bem como por alguns trechos saírem por uma pontuação um pouco maior do que a encontrada na TAM/Multiplus. Ainda assim é uma excelente promoção, contando também com as novas e confortáveis aeronaves da Avianca, além do serviço diferenciado. Saiba mais da promoção Avianca/Amigo.
Amigo-promo-4mil

3. GOL/Smiles

Em terceiro lugar, temos a tímida promoção do Smiles. Até agora, a oferta deixa a desejar em termos de disponibilidade de datas e assentos –  uma pena, pois seria importante uma boa promoção do Smiles para tirar o foco das sucessivas ofertas de compra de milhas e de transferências de pontos. Afinal, de que adianta acumular pontos se não se houver boas opções para seu uso? Infelizmente, é necessário muita pesquisa para encontrar boas oportunidades nessa promoção, que ficou muito concentrada nas cidades das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O buscador de múltiplas datas não está funcionando, tornando o trabalho de busca lento. Além disso, a pontuação necessária, no geral, também está bem maior do que as disponibilizadas pela TAM/Multiplus e pela Avianca/Amigo. A oferta de trechos internacionais também ficou devendo, sendo que encontramos valores de resgates muito elevados para os destinos mais procurados, como a Argentina. Saiba mais sobre a promoção da GOL.

Smiles-Promo

4. Azul/TudoAzul

O TudoAzul lançou uma promoção muito restrita, concentrada em poucas cidades, trechos curtos, com voos diretos. Os valores anunciados iniciam em 4 mil pontos, mas não é muito fácil encontrar passagens por esse valor. A promoção vale para emissões com mais de 28 dias de antecedência da data do voo. Para encontrar trechos baratos com mais facilidade, concentre as buscas em voos às terças, quartas e sábados, com maior antecedência. Saiba mais sobre a promoção do TudoAzul. Por outro lado, o TudoAzul tem mandado bem nas promoções de passagens para os Estados Unidos. Ainda é possível encontrar trechos para Orlando por apenas 17.500 pontos, partindo de Belo Horizonte, Campinas e Guarulhos. Um excelente negócio. Existem saídas de outras cidades, com conexão em BH, também com preços em pontos bem atrativos.

TudoAzul-promo-nacional

E você, concorda com a nossa avaliação? Aproveitou alguma das promoções com pontos? Comente e participe!

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • “Comprando” as promoções em vigor, sem dúvida, a da TAM/Multiplus é a melhor.
    Você quis dizer COMPARANDO né? Corrige lá em cima =)

  • Os valores anunciados iniciam em 4 mil pontos, “mas é não é muito fácil” encontrar passagens por esse valor…
    Ficou confuso essa parte do texto, acho que tem que excluir o primeiro É. Ajeita aí =)

  • Leandro Alves

    Acho que a ultima vez que multiplus perdeu uma promocao foi aquela da smiles que foi isca pra quem transferiu os pontos, onde tinha tds trechos por 4 mil milhas inclusive F. Noronha. Olhei Smiles essa semana so pra ver, parece brincadeira, 60 mil milhas por trecho, FORTALEZA – MACEIO, golpe total smiles, 120 mil total

  • Joseph

    Pessoal do DM!
    Nos ajudem em relação ao Smiles. Eles estão só vendendo milhas, mas não oferecem passagens com quantidade de milhas razoáveis. Vocês podiam, em nome dos leitores e seguidores, reclamar sobre estas falsas promoções que eles divulgam. Está chato receber a notícia de que o Smiles está com promoção e na hora de comprar não há nada do anunciado.

    • Eu não compro nenhuma milha do Smiles nem transfiro para lá faz algum tempo. Outro ABSURDO é a compra de diárias de hotéis: eu fiz o cálculo e verifiquei que para ficar em um hotel em Nova York eu teria que comprar milhas (mesmo com bônus!) por um valor que daria quase o dobro do que eu pagaria em dinheiro pela diária – sendo que nesse caso o pagamento poderia ser feito em dinheiro, o que resultaria em milhas a trocar pela AZUL, TAM, etc. Ou seja, é pura pegadinha!

  • Luís Gressler

    Galera, comprei na tam, pra fevereiro, POA – REC por 7.000 milhas o trecho….

  • André Kraemer Góes

    A Gol e o Smiles estão devendo há tempos uma promoção decente.

  • catvampiro

    Enquanto isso esperamos ansiosos o crédito dos pontos da Promoção Indique Amigos da Avianca. #ôsofrencia

    • rodrigo

      Tem muita gente na internet falando que a Avianca está mandando e-mail para os convidados confirmarem de novo.

      • catvampiro

        Alguns de meus convidados recebam na caixa de SPAM outros não receberam.

    • thiago

      Alguns dos meus indicados receberam e-mail da avianca para confirmarem o cadastro novamente. Não há nada sobre isso na regra da promoção, eles são obrigados a creditar os pontos.

  • ronald

    Senhores. a GOL, virou GOLpe com o Smiles. Estou exagerando?

    • Lairton

      Concordo!

    • Volmir Bellé

      concordo

  • Luiz Fernando Sacagnhe

    Tam fidelidade ah temos , não tem pra ninguém dando de GOLEADA na gool… vários trechos a 4 mil, 5 mil ,6 mil para as capitais do nordeste , 25 mil para Miami , Nyc e até para Frankfurt … 25 mil pontos pra Toronto …minha dica : esqueçam o Smiles …agora só o multiplos verá minhas transferencia … disparado o melhpr programa de milhas do Brasil na minha opinião !!!

  • Luciana Brito

    Rapaz, eu até acho q a Smiles deu uma caída, mas comprei a uns dois meses rec-noronha o trecho por 6000 e achei ótimo. ??

    • Luiz Fernando Sacagnhe

      Luciana é como achar ,agulha em paleiro … ficar jogando batalha naval por horas as vezes até consegue ( eu tbém consegui , várias ) mas isso tem sido exceção e não regra

  • Luiz Fernando Sacagnhe

    Agulha em paleiro e ficar jogando batalha naval por horas as vezes até consegue ( eu tbém consegui , várias ) mas isso tem sido exceção e não regra , na Tam consigo ver as datas disponíveis ao longo dos meses de forma fácil e rápida e tem pontos na promoçãoaté para agosto e setembro do ano que vem …NYC ,Miami , Toronto e Frankfurt por 25000 Cancun e México por 20000 , Recife , Fortaleza , Maceio , Aracaju por míseros 6000 pontos , aí eu vi e muita vantagem !!!

    • Paulo

      Concordo com vc! Tinha pontos na TAM e no Smiles, gastei todos os da TAM e os do Smiles estão la parados por falta de opção e o pior, com data de vencimento próxima! A Tam sempre manteve um estabilidade nos pontos necessários para resgate e ampla disponilidade, enquanto o Smiles é uma caixinha de surpresas…. Pontos na Gol NUNCA MAIS!

      • catvampiro

        Eles querem que você troque por um joguinho de lençol (que geralmente custa R$ 29,90) 100% poliester, daqueles bem vag@bum…

  • Tiago Torresani

    Tem datas pra dezembro na TAM por 4.000, 5000 e 6000 do sul para o norte e nordeste.

  • Carlos Guimarães

    Era cliente do Club Smiles, tenho cartão da smiles e vinha acumulando pontos, mas desisti.
    1º – que ja faz dois meses que luto para receber os pontos da adesão do cartão smiles, ja reclamei, liguei, falei no chat e nada, to vendo que 5k smiles serão para o saco
    2º trechos caros ou promoções ridículas.
    3º o novo termo de uso deixa muito lacunas para bastante coisas ruim para nós usuários.

    então peguei o que tinha, mesmo sabendo que estava perdendo, troquei no shopping smiles por coisas que queria e cancelei o club smiles

    É isso, agora apenas compro as passagem quando tiver bem barato em mega promoção.

  • Abner Torres

    Smiles está uma PORCARIA!
    Estava só esperando ZERAR meus pontos para sair do Clube e ZEREI hoje!
    Agora vou sair desse LIXO!

  • Não precisa o MD fazer nada Joseph, o pessoal do Smiles lê tudo que falamos deles aqui, e sabendo disso, não sei o que eles tem na cabeça que não nos ouve, ou eles pensam que estão enganando a quem? Só se for a clientela avulsa, pq nós aqui do Blog eles não enganam ninguém com essas promoções meia boca, ou que simplesmente é anunciada mas não se acha.

  • WELLINGTON SILVA

    A Gol e o Smiles são desrespeitosos aos clientes.
    Parece piada essa promoção do Smiles. Para mim, isso não é promoção. Na verdade, isso é um pega tolo ou desinformado.

    O Smiles chega a cobrar por um trecho com “milhas e + dinheiro” o equivale ao pagamento só em “dinheiro”.

    Nunca mais, eu transfiro milhas ao Smiles e, daqui para o fim do ano, vou cancelar o cartão de crédito dele também.

  • Marcos Paulo Silva

    Sei que o post é sobre destinos nacionais, mas aproveito que fala sobre voar com milhas e deixo a dica do AAdvantage. Tem vôos saindo do Recife, Salvador e outras cidades operadas pela American com 20.000k o trecho. E taxas de embarque por um pouco mais de 50 dólares. Isso para voar entre outubro e novembro. Vale muito a pena ser membro do AAdvantage. Melhor que pontuar em qualquer outra nacional.

  • Luis

    Smiles da GOL há promoção mais falsa do que todos!Ela prefere vender milhas!

  • Helton Waldrich

    Realmente a Smiles deu um belo golpe nos clientes, fez varias promoções para compra de milhas, adesões promocionais a planos maiores, porém triplicou e até quadruplicou a quantidade de milhas necessárias para resgatar passagens. Hoje vale muito mais você ter 20.000 milhas na Tam do que 80.000 na Smiles.

  • Helio

    O Smiles já era. Foi bom enquanto durou. Hoje tive que gastar 25000 milhas Smiles na compra de um HD externo ( com o dobro do custo normal ) para não perder as milhas. Não se acha trechos do sul para o nordeste por menos de 30.000 milhas e se for do clube Smiles fica por 29.300 ( uma enorme vantagem, hehehehehe). Já cancelei o meu cartão e do meu filho que tinha a mais 05 anos , que tinha acesso à sala VIP doméstica em PoA, Curitiba e Guarulhos ( Bradesco Smiles Platinum com um custo anual de R$ 400,00 cada um ) e vou cancelar também o clube Smiles. Agora vai ser Multiplus, comprei na Tam com muita facilidade PoA – Fortaleza por 10.000 para novembro/2015. O Smiles está se achando a ultima bolachinha recheada do pacote, hhehhehehehe

  • Igor Lissa

    Se eu pudesse dar uma única dica eu diria:

    JAMAIS TRANSFIRAM PONTOS DO CARTÃO PARA O SMILES.

    Além de cobrarem valores exorbitantes pelo resgate em comparação com os demais programas, voce tenta fazer a busca no site e logo em seguida aparece uma mensagem que vc já excedeu o numero de buscas…ai, depois de mil anos, quando vc acha que conseguiu (pois ja pôs seu numero de cartao de credito, senha, codigo verificador, ai aparece uma outra mensagem dizendo que a reserva nao foi finalizada e que não serao cobradas as taxas de embarque e descontado os pontos e te mandam ligar para o 0300 da smiles (que vc paga!…e paga caro!) e voce fica 3 horas e não é atendido. Pontuei 300.000 milhas no smiles nos ultimos 4 anos pelas transferencias do meu cartao (visa infinite) e certamente foi o meu maior erro, pois no programa da tam (fidelidade); alem dos valores de milhas de resgate serem infinitamente menores, o site funciona e voce consegue ser atendido com um minimo de respeito. Não é a toa que no “mercado negro” as milhas smiles não valem sequer um figo podre.

    Espero ter ajudado para que vcs nao cometam a mesma besteira que eu fiz!

  • catvampiro

    Acho que teremos novidades… Estou tentando acessar meu programa Amigo pra consultar se depositaram meus pontos e diz que eu não sou cadastrado no programa… Consultei de outros familiares de deu a mesma coisa… Com mais alguém está acontecendo isso? Espero que a novidade seja boa, pois tenho todos os números de cadastros no programa, inclusive o meu já pontuei em voos e tudo mais. Avianca não nos decepcione!

  • catvampiro

    Faz muito bem!

  • catvampiro

    Recebi um email do Life Miles vc compra milhas e recebe + 135% de bônus. Esse programa tem ótimas tarifas de passagens… Brasil/Peru mesmo já trechos de 7.000 pontos. Creio que compensa!

  • Marcos

    Marcos, como você envia pontos para o AAdvantage, você é viajante frequente?

    • Francisco Fernandes

      Marcos, só viajando na TAM e colocando seus pontos na AA. Fora isso, se tiver o cartão de credito da AA. Nenhum programa de cartão manda milhas pro AA.

  • Carolina

    Eu faço a cada vinte dias a cansativa ponte aérea Manaus – Porto Alegre (sim, atravesso o país) e acompanhei 100% todas as promoções de passagens da GOL, tanto com dinheiro quanto com o Smiles, e uma coisa eu afirmo com precisão: quando a GOL anunciou mudanças na oferta dos voos com milhas, simplesmente não apareceu mais nenhuma promoção pro meu trecho e muitos outros, e olha que eu passei o ano todo comprando passagem promocional da GOL, inclusive nos feriados. Simplesmente desapareceram as promoções de milhas, e o feirão desse fim de semana foi pra mim o pior de 2015. Peguei a promoção das 4.000 milhas, inclusive tou indo pra Fernando de Noronha por esse valor de milhas agora na semana que vem, mas foi a última grande promoção do Smiles. Eu tou pensando seriamente em abandonar o barco do Club Smiles e do Platinum, porque pra mim, que PRECISO viajar a cada vinte dias, não tá servindo mais, nem passagem com preço mediano eu tou encontrando. Nesse período, a promoção das milhas da TAM tão dando um show… A GOL e o Smiles pra mim tão afundando .

  • Joseph

    Vou colocar um exemplo de pesquisa que acabo de fazer:
    TAMFIDELIDADE – VIX x IGU x VIX = 14000 milhas.
    GOLSMILES – VIX x IGU x VIX = 42000 milhas.
    Na mesma data, é lógico.
    Tem como transferir pontos de cartão de crédito para o smiles? NUNCA MAIS.

  • Francisco Fernandes

    Vcs estão reclamando do Smiles pq não transferiram milhas pra Azul. Um voo do Rio pra Natal em alta temporada custa 96 mil milhas !!!! Tenta achar passagem com pouca milha… NÂO ACHA !!! Só com antecedência e muita sorte. Me arrependi de ter transferido milhas pra la. Ainda fico com a TAM e o Multiplus,, mas meu preferido é o AAdvantage, o mais honesto e com regras mais claras. A parte ruim é voar em avião velho, mas vc se acostuma.

    • catvampiro

      Se vc tiver pontos nos Advantage consegue usar em alguma cia aérea aqui no Brasil e fazer voos nacionais?

      • philip

        Talvez pela central de atendimento consiga, pelo site não. Mas é 15K milhas o trecho em baixa temporada para voos na América do Sul.

        O que vale é para viagens do Brasil para os EUA, que vc acha a 20k milhas o trecho.

        O problema é que é difícil de acumular, não são todos cartões que transferem para ele e vc fica limitado a querer ir para os EUA. Vale mesmo para quem viaja toda hora pros eua. Daí 4 viagens vc ganha uma.

        Uns parentes meus tinham 10.000 pontos na American e não tinham o que fazer, dado que não iam para os EUA e as milhas iam espirar. Eles acabaram doando as milhas.

      • Francisco Fernandes

        Sim, a AA e a TAM pertencem à mesma aliança (One World).

  • Alexandre

    Smiles tinha promoções boas, mas piorou muito esse ano, vou trocar os pontos na TAM…

  • Carolina Ricardo

    O Programa Smiles caiu demais esse ano, o site está cada vez pior, o buscador de múltiplas datas não funciona, lamentável. E o pior de tudo, a GOL manda email quase todo dia e não oferece nenhuma vantagem para o consumidor. O Clube Smiles não está valendo a pena, É PURA ENGANAÇÃO!!!! Trajetos RJ-Nordeste não saem por menos de 16000 a perna. Um completo absurdo.

  • Flavio Nichitchan

    o Smiles ta muito pior que a Tam, mas fique claro que a Azul (tudoAzul) ta bem ruizinha também, trechos nacionais por 80 mil pontos. Ta louco esse pessoal??

  • Roberto

    Não entendi a classificação. A Smiles tinha que ficar em último, não existe passagem pra EUA por 17500, por essa pontuação tem que caçar pra ir no máx pra Santiago. Aliás por essa pontuação eu consigo ir no máx SAO-POA, nem pensar em aeroportos de cidades menores…

    • Francisco Fernandes

      Roberto, tenta resgatar na Azul e vc verá que e ainda pior que a TAM. Na Azul não tem regras. Cotei Rio x Natal e saiu 96.000 milhas !!! Não tem limite ! Normalmente são valores absurdos ! Ou seja, vc acumula os pontos e nunca consegue resgatar !

  • Gustavo Cavalcante

    Pessoal, voei pela Air France o trecho Brasilia-Paris na classe y em agosto e escolhi creditar no Smiles. Eles creditaram apenas 1361 milhas . Está correto ? achei muito pouco. No site da Air France dizia que se eu utilizasse o programa deles deveria acumular mais de 5000 milhas. Alguém teve experiência semelhante ?

  • Scalarovit Helbert

    Smile em minha opniao de grande usuario de programas de milhagem, ‘e o pior que tem em termos de passagens, seguido pela azul. Como o amigo disse abaixo, o valor de milhas cobrado para viagens nacionais estao na estratosfera. Coisa de maluco, com 120 mil milhas vou e volto para europa no multiplus.

    • Álvaro

      E com 70000 vc vai e volta, pela Alitalia (smiles); tô voltando amanhã, Roma / GRU, 35000 cada perna;

  • Mariana

    E dotz? Pelo amor..nunca acho passagem barata la 🙁

  • Fernando Campelo

    Milhas no Smiles vale mais nada. Qualquer viagenzinha não sai por menos de 25mil cada trecho…

  • Edu Santos

    O que a Smiles está fazendo é lesar o consumidor, pois não é crível que se emita um bilhete por milhas cuja conversão em real saia mais cara que o preço do bilhete pago diretamente a Gol. Estimular a aquisição de milhar e inviabilizar o uso para deixar prescrever é crime, ato lesivo contra o consumidor. Já passou da hora do PROCON e Promotoria de Defesa do Consumidor intervirem nesse mercado!

  • Gustavo Machado Sousa

    Ainda sou cliente do SMILES PLATINUM e estou quase abandonando tbm o programa… É preciso muita sorte pra arranjar uma promoção boa em pontos. Se a TAM/ITAUCARD melhorasse o seu fator de conversão do platinum de 1,5 para 2,0 eu nem pensaria duas vezes!

  • Renato Bezerra

    O pior é a cara de pau do Smiles de fazer quase que diariamente promoções de compra de milhas cobrando esses preços exorbitantes pelos voos.
    A TAM sem dúvida é a melhor hoje para transferir. Mas vi alguns comentários sobre a Azul e não concordo totalmente. Sempre encontro opções de 9 a 12 mil de São Paulo pro N/NE, 4-6 mil pro S/SE, além dos voos baratos pra Orlando. Principalmente pra quem pegou a promoção do aniversário do MD ou a de cliente Caixa, o TudoAzul ainda tá sendo um ótimo negócio.
    Infelizmente a Avianca ainda não tem convênio com alguns bancos.

  • Gustavo, o cálculo varia conforme a regra da tarifa comprada. Segue link com as regras para cada tarifa. Algumas pontuam apenas 25%. Você consegue ver a letra da tarifa no e-ticket. https://www.smiles.com.br/air-france-klm-2

  • Claudio

    Realmente a Tam tem feito várias promoções, no inicio deste ano eu os critiquei e muito, porem este ano melhoraram e muito, já fiz GRU-MCO por 20 mil a perna e agora farei GRU-CDG por 30 mil a perna…..acho que hj em dia eles tem tido as melhores promoções…….Continuem assim Latam…….

  • Cristiane

    Bom eu estou mega decepcionada com o smiles e depois que eles cancelaram meu plano no clube com intenção de uma possivel renovação com mensalidade mais alta , vejo que não ofertam nada de interessante , eu já não transfiro mais nada de milhas para o smiles e vou optar pelo Multiplus.

  • Sabrina Barreira

    Eu não posso reclamar do Smiles: consegui ontem passagem pra ir pro Rio no feriado de 20 nov por 6 mil milhas pra mim, meu marido e 2 filhos. Tudo bem que vou cedo mas mesmo assim. Não sei se é porque eu sou Clube Smiles mas sempre acho boas opções pra viajar.

    • Joseph

      De onde para o Rio? GRU? Se for está muito caro, e sinto em dizer que você foi assaltada pelo smiles.
      Como disseram antes, está na hora do procon fazer algo contra o smiles.