Dez dicas para voar tranquilo na alta temporada!

Leonardo Cassol 3 · dezembro · 2015

O mês de dezembro chegou e com ele o período de alta temporada para a aviação comercial. Nessa época, que no Brasil se estende até o Carnaval, as companhias aumentam o número de voos, reforçam suas equipes e ficam mais rigorosas em relação aos horários de encerramento dos voos. O perfil dos viajantes muda, com menos executivos engravatados voando a trabalho e mais famílias, crianças e idosos aproveitando as férias. Os balcões de check-in ficam lotados, já que o número de passageiros despachando bagagens é bem superior aos demais períodos do ano.

Nesse sentido, listamos 10 dicas para ajudar você a voar tranquilo no período de alta temporada. Confira!

dicas_viajar_tranquilo

1. Confira as informações dos voos e da hospedagem na véspera da viagem. Parece óbvio, mas quase ninguém faz isso. Acontece que o horário do seu voo pode ter sido alterado pela companhia aérea, você pode ter cometido algum erro na momento da reserva, na hora de selecionar a data, o voo, o nome dos passageiros etc. Descobrir isso no dia da viagem pode transformar suas férias num pesadelo e custar caro. Evite transtornos entrando no site ou ligando para o call center da companhia aérea e do hotel, revisando atentamente todos os dados da sua viagem.

Terminal 2 do Aeroporto de Cingapura

2. Organize bem a sua bagagem. Inicialmente, saiba o que pode ser levado a bordo e as dúvidas mais comuns sobre o tema. Uma questão importante é ter consciência que o excesso de bagagem custa muito caro. Procure levar somente o necessário, facilitando a sua vida em todos os aspectos. É comum os turistas fazerem compras durante a viagem. Portanto, deixe sempre um espaço sobrando para trazer mais coisas sem precisar de bagagens adicionais. Confira se a sua mala está em condições de enfrentar a próxima jornada. Afinal, uma mala quebrada no meio das férias não é a lembrança que você quer guardar de recordação… Lembre-se de identificar a sua bagagem por dentro e por fora, e de utilizar cadeado ou lacre para evitar furtos. Saiba mais como prevenir furtos e extravios de bagagens.

dicas-bagagem

3. Faça o check-in antecipado. É possível fazer o check-in pela internet ou smartphone com pelo menos 72h de antecedência na Avianca, Azul, GOL e TAM, em todos os voos domésticos e na maioria dos voos internacionais. Nas companhias aéreas internacionais, geralmente é possível fazer com 24 ou 48 horas de antecedência. Assim você garante os melhores assentos, caso não tenha reservado no momento da compra, além de ganhar tempo extra caso enfrente algum imprevisto no trajeto até o aeroporto. Se for conveniente, saiba que você pode antecipar o seu voo sem custo ou tentar um upgrade para a classe executiva em voos internacionais. Atenção especial para a documentação necessária para o embarque em voos domésticos e internacionais. Mulheres casadas devem portar documento compatível com o sobrenome comprado na passagem, do contrário poderão ter embarque negado. Embarque de menores requer precaução adicional. Gestantes a partir da 28a semana de gestação geralmente precisam apresentar atestado médico e declaração de responsabilidade. Consulte sempre a sua companhia aérea, no caso de dúvidas.

check-in

4. Pontue as milhas no programa de fidelidade de sua preferência. Já faz muito tempo que milhas e pontos se transformaram num negócio lucrativo para as companhias aéreas e para os passageiros. Não deixe para pontuar depois do voo, apesar de isso ser permitido. Nas companhias aéreas nacionais é possível pontuar com o número do CPF ou do cartão de fidelidade, no momento do check-in. Se o seu voo for em empresas de outros países, saiba que muitas vezes você pode acumular as milhas nas companhias aéreas parceiras ou da mesma aliança. Muitas têm parceria com as empresas do Brasil, facilitando a vida de quem não viaja com frequência para o exterior. Conheça os nossos guias exclusivos de acúmulo de milhagem no Amigo, Multiplus/TAM Fidelidade, Smiles e TudoAzul. Por exemplo, voos da American Airlines ou de empresas da Oneworld podem render pontos no TAM Fidelidade, enquanto voos da Delta podem aumentar o saldo no Smiles. Já voos na United podem render pontos no TudoAzul ou no Amigo, que também acumula pontos em voos das empresas membro da Star Alliance.

Made with Repix (http://repix.it)

5. Utilize roupas confortáveis na viagem. É importante observar a temperatura na cidade de destino e ter sempre um agasalho leve no caso de sentir frio durante a viagem. Quanto maior a duração do voo, mais confortável deve ser a sua roupa. Leve sempre uma muda de roupas na bolsa ou mala de mão, caso haja extravio ou demora na devolução das bagagens. Evite botas com estrutura de ferro ou objetos metálicos, que vão dar trabalho dobrado na hora de passar pelo raio x.

Bangkok Airways-cabine

6. Leve algo para se distrair. É uma excelente oportunidade de tornar a sua viagem mais agradável. Pode ser um livro, uma revista, ou fone de ouvido para assistir filmes ou ouvir música no celular ou tablet. O que for de sua preferência. Afinal, nem sempre a aeronave dispõe de sistema de entretenimento e nunca se sabe quanto tempo vai demorar a espera no aeroporto. Quem for viajar com crianças deve planejar bem a viagem, já que elas se entediam muito rápido.

LAN_787_Economy_Class_Fwd

7. Saia mais cedo para o aeroporto. Nos grandes centros urbanos é difícil prever as condições de trânsito. O seu tempo de deslocamento pode demorar mais que o previsto. Pode acontecer algum acidente, o check-in da companhia aérea pode ter mudado de termina etc. Além disso, mesmo que no Brasil durante boa parte do ano seja possível fazer check-in e despachar bagagens com até 30 minutos de antecedência em voos domésticos e 1 hora em voos internacionais, durante a alta temporada os aeroportos ficam muito movimentados e os procedimentos acabam levando mais tempo. Nessa época as companhias aéreas também ficam bem mais rigorosas em relação aos horários de encerramento dos voos. Fiquem atentos! Chegando tarde você corre o risco de ter seu embarque negado, tendo que arcar com multa e diferença de tarifa ou ainda de ser vítima de overbooking.

dicas-aeroporto-embarque

8. Dirija-se ao portão de embarque assim que possível, antes do horário indicado. Mesmo tendo feito o check-in você pode perder o voo. O embarque de voos domésticos e internacionais podem ser encerrados respectivamente 15 e 30 minutos antes da decolagem. É comum haver filas demoradas no raio x, trocas de portão de embarque ou imprevistos que tomem mais tempo do que o normal. Fique atento à sinalização dos monitores e aos avisos no sistema de som do aeroporto. Caso tenha dúvidas, pergunte a um funcionário da sua companhia aérea.

Embarque

9. Esteja preparado para atrasos ou cancelamentos de voos. Esses problemas são mais comuns nessa época do ano, já que o tempo de check-in, embarque, desembarque, carregamento e taxiamento das aeronaves costuma ser maior. Além disso, a malha aérea funciona de maneira integrada no Brasil. O fechamento de um aeroporto na Região Sul pode impactar os voos de cidades do Sudeste, por exemplo. Saiba o que fazer caso o seu voo atrase ou seja cancelado e conheça os seus direitos.

atrasos-cancelamentos-voos1

10. Confira sua bagagem despachada assim que retirá-la da esteira. Se houver algum dano ou ela não aparecer, você precisa preencher o formulário antes de sair da área de desembarque. Nunca, sob qualquer hipótese, despache celulares, eletrônicos portáteis, dinheiro, cartões de crédito, joias ou objetos de grande valor. A empresa aérea não se responsabiliza e você coloca seus pertences expostos a quadrilhas especializadas em furto de bagagens. Conheça nosso guia sobre extravio de bagagens.

esteira-bagagens

E você, tem alguma outra dica para os nossos leitores viajarem na alta temporada? Alguma história de voos na alta temporada com final feliz ou triste para compartilhar? Comente e participe!

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • Fernando

    Caramba, o cara tem os cartões top de quase todas as companhias aéreas! Esse viaja hein! rsrs

    • Alan Rodrigo de Almeida

      Seria o verdadeiro mestre das milhas?

      • Fernando

        Tem que ensinar o fasttrack para esse preto da Tam kkkkk

        • Fernando, pro black não tem fast track…. só voando muito muito mesmo. E o pior é que só vale voo TAM ou LAN. Eu só consegui porque em 2014 voei demais!

          • Fernando

            Parabéns! Voos da AA não contam? Ao contrário, vale. Estou tentando o tier gold da AA e está valendo 9 trechos TAM na contabilidade deles.

          • Voos AA e Oneworld contam para Azul, Vermelho e Vermelho Plus. Black só voos TAM e LAN! Na AA vale sim!

          • Fernando

            Aproveitando a deixa, sabe se tem algum fasttrack para tier gold na AA? Ou algo ainda melhor, um atalho, status match ou coisa parecida? rsrs

          • Sempre tem! Mas ainda não lançou pro ano que vem. O que teve já acabou. Divulgaremos aqui.

    • Nem todos, Fernando! Alitalia e Amigo foi via status match, como publicamos aqui. Os outros voando mesmo … kkk muitos voos

  • Rodrigo Maia

    O MD poderia abrir uma matéria para falar dos preços elevados das CIAs aéreas para esse fim de ano.. o preço das passagens em todas as CIAs está exorbitante.. E todas com preços bem semelhantes.. se não, iguais. Parece uma espécie de “cartel” aéreo.

    • Francisco B2B

      Deve ser porque com a crise tem pouca gente viajando.

    • Martin

      Por isso a necessidade de comprar bilhetes com antecedência.

      • Rodrigo Maia

        Venho monitorando os preços há mais de 55 dias. Voos com antecedência de 75 dias já estavam com preços muito elevados. Quando entrou nos 55 dias, o preço subiu 130% em todas empresas.. acho estranho isso.

        • Paulo Faria

          Acontece todos os anos, Rodrigo – a demanda é gigante.

          Considero Junho/Julho o limite para comprar passagens para final de ano.

          Meu caso: passagens compradas em Julho, paguei R$550 em dois trechos que agora custam R$2000.

          • Fábio

            Depende. Já me dei muito bem comprando entre 15 e 20 dias antes da viagem de fim de ano. Talvez porque consegui os primeiros assentos de um voo extra. Mas foi sorte, não o padrão

    • Marcelo Domingues

      Lei da oferta e procura?

      • Rodrigo Maia

        Será? E os preços praticamente tabelados? Não convém..

  • Cintia Santos

    Vou viajar a primeira vez de avião dia 16 de dezembro, eu vou acompanhar uma tia analfabeta que também nunca viajou de avião. Estou EXTREMAMENTE estressada porque tudo vai depender inteiramente de mim. Ninguém nos levará até o aeroporto, estou com muito medo de algo dar errado, de nos perdermos no GRU, de mudarem o portão encima da hora etc. Ainda mais com toda a mudança recente. Espero que tenha funcionários que ajudem as pessoas a se localizarem porque vou precisar!!!

    • Cleidson

      Só ficar tranquila e atenta e tudo dar certo. Chegue com bastante
      antecedência no aeroporto, para fazer tudo com calma e ter tempo para
      perguntar, errar e corrigir os erros a tempo, afinal será sua primeira vez. Chegando no aeroporto
      procure logo o balcão do Check in da companhia aérea que você vai
      viajar, todas as empresas preferem que você faça o Check in nas máquinas de auto
      atendimento e depois despache as bagagens nos balcões da empresa, se você sentir
      dificuldade nas máquinas chame um funcionário para te orientar, se fizer
      o Check in nas máquinas e tiver bagagem para despachar e só ir para o
      balcão da empresa depois do check in, se fizer o Check in direto no balcão ai faz tudo
      junto.

      Feito o Check e despachado as malas e o momento de ir para a
      área de segurança, onde você passa para a área do embarque, depois do
      Check in faça logo isso, terá que passar pelos detector de metais. Para
      não apitar o alarme coloque tudo nas bandejas que eles dão, celular,
      moedas, relógios etc. Você passa sem mochilas, seus pertences passa
      separado de você. Depois da área de segurança procure logo o portão de
      embarque que é informado no seu bilhete, se fizer o Check in no balcão
      pergunte qual será o portão de embarque, achando seu portão fique na
      frente dele e é so esperar chamar na hora certa. Muitas vezes eles não
      informam o numero do portão no check in, nesses casos você terá que ficar atenta
      aos avisos no microfone que geralmente fala:. O número do voo, a empresa, o
      destino e o portão. As vezes acontece que mesmo com o portão ja marcado
      eles podem mudar o portão, então fique atenta aos avisos no microfone, no seu
      bilhete marca a hora do embarque, então fique atenta se eles não
      chamarem e ja estiver na hora do embarque, você pode esta no portão
      errado, isso acontecendo procure logo um funcionário da empresa que você
      vai viajar. Enfim é tudo muito fácil, no avião é só procurar o seu
      assento, que já deve esta marcado e curtir a viagem, fale para sua tia
      sobre os banheiros, tem pessoas que se prendem a viagem inteira para
      não incomodar quem esta do lado, nem pense nisso, precisou vá, só
      precisa ficar atenta que tem momentos que não pode ir no banheiro,
      pousos, decolagem, turbulência. Em cima do assento tem Um Aviso de
      ficar sentado com os cintos, se o aviso estiver ligado não pode ficar em
      pé, é só seguir as orientações da equipe de bordo e nos folders que
      fica na frente do assento, enfim, boa viagem.

    • Renata

      Nao se preocupe que se vc chegar com tempo tudo acaba dando certo. O funcionário do checkin vai te dar o nro do portao de embarque. Vc passa o filtro de seguranca e vai direto para o portao que lá vai ter um funcionário da cia aérea numa mesinha. Mostra o cartao de em barque pra ele para confirmar se é esse mesmo o portao ou se mudou/pode mudar. 🙂

    • Israel

      Chegue com antecedência, 3h, e olhe as placas, vai dar certo.

  • Michel

    Olá amiga, tem nenhuma novidade não, rs o segredo é chegar no minimo, 1h30 antes, dai voce tem tempo de procurar o local com calma, no metrô Tatuapé tem o Air Bus Service que te deixa dentro do aeroporto, não tem segredo

    • RABUGENTO SFQNS

      Para marinheiro de primeira viagem hora e meia é pouco. Melhor chegar com 3 horas de antecedência mesmo. Vai ter tempo de despachar as bagagens, ir ao banheiro e ainda conhecer um pouco o aeroporto. NÃO ESQUEÇA OS DOCUMENTOS EM CASA!

  • Carlos Godoy

    Pessoal,

    Fiz uma compra diretamente pela Delta no trecho CNF-GRU-JFK, ida e volta. No momento da compra me foram informados dois localizadores, um da Delta e um da GOL (trecho CNF-GRU e GRU-CNF).

    Na semana passada o vôo CNF-GRU foi alterado de horário, deixando apenas 45 minutos para eu fazer a conexão em SP. Por achar muito apertado, liguei na Delta e pedi para mudarem para um horário mais cedo. A mudança foi feita sem problemas e, segundo o atendente da Delta, ambos os localizadores continuariam o mesmo.

    Posteriormente, ao tentar já marcar o assento do vôo da Gol, esse novo horário não aparece, aparecendo só a volta. Entrei em contado com a Gol e eles me disseram que meu nome não consta como passageiro no novo vôo nem no antigo. Somente no vôo de volta. Ao entrar em contato com a Delta eles me informaram que no sistema deles todos os vôos se encontram confirmado e que não devo me preocupar.

    Alguém já passou por essa situação? Realmente estou me preocupando atoa?

    Obrigado.