Estão no ar os guias de Moscou e São Petersburgo

Gisela Cabral 5 · março · 2014

Um passeio pela Praça Vermelha, pelo Kremlin e pela Catedral de São Basílio – aquela famosa, das cúpulas coloridas – uma tarde inteira dedicada ao museu de arte Hermitage, um delicioso prato de estrogonofe em um típico restaurante local e, para fechar com chave de ouro, uma noite inesquecível nos famosos teatros Bolshoi e Mariinsky (antigo Kirov).

Atrações como estas, e muitas outras, estão reunidas nos guias de Moscou e São Petersburgo, duas cidades da Rússia pra lá de charmosas, repletas de opções e que, a partir de agora, passam a fazer parte do extenso Guia de Destinos do MD

A Catedral de São Basílio, em Moscou

 

À primeira vista, Moscou pode intimidar como destino de viagem, especialmente se comparada a cidades bem mais tradicionais no turismo, como Paris e Londres. No entanto, ao desembarcar na capital da Rússia é bem provável que essas primeiras impressões fiquem em segundo plano diante de uma cidade extremamente vibrante, com bagagem histórica gigante e onde o número de turistas só tem aumentado a cada ano.

O  Mosteiro Novodevichy - Moscou
O Mosteiro Novodevichy – Moscou

Quanto a São Petersburgo, basta uma breve caminhada pela chamada Veneza do Norte e é possível perceber o quanto o czar russo (Pedro, o Grande) se empenhou na construção desta, que se tornou a primeira cidade moderna da Rússia. E não é para menos! Tanta história, o charme e entretenimento para todos os públicos são apenas alguns dos atributos que colocaram a velha capital do império russo – fundada em 1703 – na lista de destinos turísticos mais apreciados mundo a fora.

A Igreja do Sangue Derramado - São Petersburgo
A Igreja do Sangue Derramado – São Petersburgo

Quer saber tudo sobre essas duas fabulosas cidades antes de fechar as malas? Veja todos os detalhes no guia de Moscou em Planejando a Viagem, Como Chegar, O que Fazer, além de um texto especial sobre o Metrô de Moscou. O mesmo vale para São Petersburgo, com posts sobre a programação turística da cidade em O que Fazer, Onde Comer e também em Atrações Próximas, onde você conhecerá o Peterhof, o chamado Palácio de Versalhes Russo.

Você já esteve em São Petersburgo ou em Moscou? Deixe, então, a sua avaliação no guia e colabore com os leitores que estão pensando em visitar estes dois destinos inesquecíveis!

Publicado por

Gisela Cabral

Editora de Destinos

  • Fabio

    Que coincidência!!!! Estou terminando de montar meu roteiro para St.Petersburgo e Moscow, para finzinho de novembro. Estarei vindo da Noruega após uma caça a Aurora Boreal.
    Em sua lista de pontos turísticos em St.P, eu adicionaria o Catherine Palace (residência de Verão aos Czares), que fica a 25Km.
    Guia muito bom! Me deu algumas dicas importantes.

    • Valeria Lamim

      Tentei ver a Aurora Boreal agora no finalzinho de fevereiro/2014 lá em Tromso, na Noruega, Fabio. Ela apareceu muito tímida e muito rapidamente. Mas, ainda assim, foi maravilhosa. Os três dias que fiquei por lá, dois foram de sol, mas as noites nubladas e com neve. Agora vou caçá-la no Canadá, no meio de setembro. 🙂
      Prepare o bolso para a Noruega. Tudo caro por lá. E sucesso na sua caça! Vale a pena. Pelo que vi em Tromso, a Noruega é maravilhosa!

      • Fabio

        Olá Valeria, aurora é assim mesmo imprevisível!!! Vc contratou algum serviço de “aurora hunter” por lá? Pode me passar alguma dica?
        Ficarei 1 semana entre Oslo, Stavanger e Tromso, e sempre me hospedando tipo airbnb e comprando alimentos em supermercado (já que as acomodações tem cozinha). E de Oslo, vou para St.Peter com a Norwegian 120euros.

        • Valeria Lamim

          Olá, Fabio!
          A recepcionista do hotel nos deu um guia das agências que fazem este serviço.
          Vc muito provavelmente encontrará esta lista de agências no centro de informações de Tromso. Vc achará facilmente esse centro, pois a cidade é pequena. É lá que eles agendam vc nos grupos e veem se o serviço de determinada agência estará disponível. Sugiro que vc já faça isso logo que chegar à cidade para tentar conseguir se encaixar no grupo de uma boa agência.
          Nós contratamos o serviço, sim. Nossa guia (Katrina) nos deu a opção de transferir o passeio para o dia seguinte, pois as chances eram mínimas de ver a aurora naquele dia. Como o grupo todo (aprox. 15 pessoas) decidiu ir, nós decidimos ir tb. Mas, infelizmente, não conseguimos ver nada. Nevou durante o percurso (que durou, no mínimo, 4 horas) e o céu fechou totalmente. Eles vão levar vc aos pontos onde a aurora têm maior probabilidade de aparecer, normalmente entre 21h e 23h, segundo as estatísticas que nos passaram.
          Pra ser sincera, conseguimos ver um pouquinho da aurora na praia no dia seguinte. Nosso hotel ficava à beira mar (3 km de distância do centro de Tromso). Segundo a recepcionista, se o céu da noite estiver limpo, é possível ver a aurora ali mesmo, na praia. Mas, como só tínhamos três dias lá, não quisemos arriscar e contratamos o serviço da agência.
          Prepare o bolso. Os passeios com os "aurora hunters" são salgados. Pagamos em torno de mil reais/casal.
          No mais, é torcer para que a Aurora apareça!

          • Fabio

            Essa questão do clima fechado é complicado mesmo….
            Pretendo ficar em Tromso 5 noites. Espero que em pelo menos 1 delas o clima me favoreça!
            Obrigado pelas dicas.

    • Que bom, Fabio, fico feliz em ajudar. Depois conte pra gente sobre a sua caça a Aurora Boreal, ok? Boa viagem!

  • Sheila

    Cadê a promo pra Rússia nessa época de abril e maio , quando as temperaturas já são melhores?

    • As temperaturas em Moscou são opostas ao clima brasileiro. Ex.: Quando estamos no inverno, na Rússia é verão, e por aí vai…

    • Ah, e sobre promoção. A Air France está sempre fazendo promoções para Moscou (SVO). Ontem estava GIG x SVO por US$ 749,00 ida e volta!

    • Oi Sheila, em "Quando Ir" e "Planejando a Viagem", nos Guias, falamos sobre a melhor época pra visitar as duas cidades 😉

  • jaime

    Estou indo para Rússia, Índia, Nepal, China, Tóquio, Tailândia e Camboja no mês de abril com meu filho e assim que retornar de lá, colocarei aqui informações que possam ajudar aos amantes de viagens, bem como, as avaliações das companhias aéreas utilizadas. Agradeço imensamente ao Melhores Destinos por estar sempre ajudando no planejamento de nossas viages.

  • caramba os russos quase se preparando pra terceira guerra mundial e o povo pensando em passear na Rússia nesse momento?seria trágico se não fosse comico só falta a venezuela e siria agora!!o pessoal aqui do MD está acompanhando o que passa por lá muita gente está com medo!!

    • Valeria Lamim

      Confesso que eu fiquei com medo, Diego. Eu estava lá neste final de semana (28/02 a 03/03/2014) quando o Sr. Putin concordou com o uso das Forças Armadas na Ucrânia. Sem comentários. Eu não via a hora de sair de lá.

    • Os Russos estão se preparando para a guerra NA UCRÂNIA, não com eles mesmos!

      Os EUA estão em guerra com o oriente há tempos, acaso alguém deixou de ir aos EUA por isso ???!!!

    • Dilney

      Deixe de ser LEVIANO,Diego. Estude mais um pouco!!!

  • Marcio Eidt

    Acabei de voltar de Moscou (Ontem – 04/03).
    Passei três dias em um dos lugares mais bonitos que visitei em toda vida.
    Os valores de hotéis, alimentação, transporte e atrações são compatíveis com os do Brasil. Muito mais baratos que os da Finlândia e, principalmente, da Noruega, lugares que estive antes de chegar a Moscou.
    Com respeito a ameaça de guerra, para o turismo local não percebi muita diferença, embora seja um lugar com segurança bastante reforçada sempre. Com muito policiais e exército na rua.
    Todos os hotéis que vi possuem detectores de metais… alguns restaurantes também… é até um pouco constrangedor.
    É uma cidade com muita gente (15 milhões de pessoas), então espere metrô cheio sempre… As tradicionais redes de fast-food, por exemplo, estão sempre inviáveis pela quantidade de pessoas.
    Os Russos que falam Inglês são raros (bem raros), portanto prepare-se para "sofrer" no quesito comunicação.
    Mas a cidade é linda… muito. A Catedral de São Basílio é única. O Kremlin também. Vale a pena…

  • Acabei de chegar novamente de Moscou. Sou suspeito em comentar sobre a cidade, pois sou um eterno amante da Rússia, de seu povo, e sua cultura.

    Tanto a ida, quanto a volta, foram pela Air France (GIG x CDG; CDG x SVO). Como amante também da aviação comercial, voar no Boeing 747, conhecido como o "Rei dos Ares", é magnífico! Infelizmente, não sei porque, a companhia irá retirar de operação no trecho Rio x Paris x Rio (AF 442, e AF443)…lamentavelmente…

    Se puder contribuir aos que porventura estejam planejando conhecer esse maravilhoso país, meu e-mail é: leandroneves@folha.com.br . O mesmo e-mail serve para o Facebook.

    Abraços!

    • Allisson

      Leandro, como é a imigração na Rússia? Vou desembarcar em St Petersburgo pra ficar na casa de um amigo. Precisa de carta-convite?

      • Allison, não sou o Leandro, mas ouso responder. Estive em Moscou há dois anos e a imigração foi super tranquila. Nenhuma pergunta. Só uma dica – quando precisar de alguma informação, procure gente jovem. Os jovens ficam felizes em ajudar. Os mais velhos grunem e viram a cara como se vc fosse um ET. Acho mesmo que é pq não falam inglês, (além de serem mau humorados e detestam estrangeiros). Os jovens querem praticar. hahahaha

      • Pieter

        Brasileiro não precisa de nada, só carimbar o passaporte na entrada.
        Outras nacionalidades precisam de carta-convite, etc.

      • Allison, indico que você veja o post "Preparando a Viagem" no nosso guia de S. Petersburgo. Informações oficiais para a sua dúvida. Abraços!

    • Quando a AF pretende tirar o 747 destas rotas?

  • Allisson

    Paguei R$2.700 saindo de SSA para LED via Paris. Achei um bom preço, tendo em vista que esse era o preço de um ano atrás. Vou em maio e estou ansioso, pois sempre foi um sonho conhecer a Rússia.

  • Virgiinia Teixeira

    Moscou é muito interessante e S. Petesburgo mais lindo ainda. digo isso ,pois S. Petesburgo ficou mais conservado , pois havia medo de parte de Lenin de entrar em S, Petesburgo por causa de uma maldição.
    Já estive duas vezes em maio quando bastante frio e no verão onde peguei 30 graus.(detalhe não são preparados para o calor) entre os lugares imperdíveis são os Palácios de Verão e de Inverno (Hermitage).
    Reservem pelo menos um dia para cada um. Agradeço as observações e dicas M.D., pois cada vez gosto mais

    • Valeria Lamim

      E o que vc me diz do clima musical em S. Petersburgo? É mais intenso do que em Moscou? Não vi nenhum músico nas estações de metrô de Moscou. Uma pena!
      Nosso primeiro objetivo era conhecer S. Petersburgo. Meu marido e eu íamos de Helsinque para lá de cruzeiro, mas o serviço estava inoperante no final de fevereiro. Aí, como tínhamos alguns dias, optamos por ir de avião para Moscou, que é linda, sem dúvida.

  • Adriano Andrade

    Prezados amigos viajantes, estive na Rússia em Agosto de 2013 por 15 dias, em São Petersburgo e Moscou, sendo que cheguei de trem de alta velocidade de Helsinque, há 4 trem por dia, não precisando de visto para entrar, e o melhor tudo é feito pelas polícias dentro do trem e o ticket pode ser impresso aqui na sua casa. Afirmo-lhes que a Rússia é linda e São Petersburgo é uma cidade maravilhosa e única, mas procurem se instruir com informações da história deste país antes. Sugiro humildemente a leitura do livro Gente do Passado do escritor Douglas Smith e também do escritor já falecido Victor Serge, O Ano I da Revolução Russa. São abordagem diferentes que se completam onde verão dois lados de um mesma moeda e procurem os lugares históricos como os museus, não apenas o Hermitage, que imperdível e necessita de dois dias para se ver, pois é muita coisa e é lindo por dentro. Em minha página no Flickr (http://www.flickr.com/photos/95751736@N08/), vocês verão muitas fotos que estou postando de lá. Espero que todos aproveitem este país que dizem ser subdesenvolvido como o Brasil, mas não é não…São povos muito antigos e com uma cultura e entendimentos diferente e aqui somente chega ecos do passado…A imprensa em geral daqui não passa informação correta do que acontece lá e nem tem conhecimento histórico para analisar os fatos e aquela sociedade, que tem um povo maravilhoso…

  • País totalitário, homofóbico e com um ditador como presidente. Passo.

  • Adriano Andrade

    Prezado Ivan, você está enganado e não tem noção do que fala, até porque nunca foi lá, pelo visto. Sua visão é eco do passado e sua cabeça certamente foi feita pela CIA, ….Estude os livros que indiquei e vá lá antes de dizer bobagens preconceituosas, generalizando sobre as pessoas de lá. São milhões de pessoas e lá nem em sonho tem a violência daqui e nem sequer polícia vemos nas ruas, como aqui, podendo se andar a qualquer hora com maquinas caras sem sermos assaltados como aqui..Acorda, de uma cheda lá antes de classificar um país inteiro, pois você está agindo como muitos brasileiros incultos e sem conhecimento de história…Estude e não fique pixando um povo, por não gostar do que você gosta.

  • Adriano Andrade

    Prezado Ivan Ribeiro, você está enganado e não tem noção do que fala, até porque nunca foi lá pelo visto. Sua visão é eco do passado e sua cabeça certamente foi feita pela CIA….Estude os livros que indiquei e vá lá antes de dizer bobagens preconceituosas generalizando sobre as pessoas de lá. São milhões de pessoas e lá nem em sonho tem a violência daqui e nem sequer polícia vemos na rua, podendo se andar a qualquer hora com maquinas cara se sermos assaltados como aqui..Acorda, de uma cheda lá antes de classificar um país inteiro, pois você está agindo como muitos brasileiros incultos e sem conhecimento de história…

  • Bem na hora. Arrumando a mala para St. Peter. Guerra? que guerra? hehehe. Também pensei – e agora? como fica minha viagem a St. Peter? Me aguarde, St Peter que irei usá-la por 5 dias cheios!

  • Márcia Peixoto

    Moscou e S. Petersburgo são maravilhosas, passeio imperdível! O pessoal é atencioso e prestativo, os jovens falam inglês e, quase sempre, têm boa vontade em dar informações. Restaurantes excelentes e caros, lógico que os melhores, mas nada de assustar. Estive tb nas redes de fast food e não tenho do q reclamar. Verifiquem antes se está havendo alguma apresentação no Bolshoi, vale a pena assistir. Os metrôs de Moscou são super interessantes, tem q conhecer. Há um mercado q abre aos domingos, me parece q o nome é Izmailovo, tem mt coisa legal e miudezas/lembrancinhas com preço razoável. O shopping Gum é super chic e com suas lojas variadas nos proporciona uma boa distração. Há um supermercado mt interessante na Tverskaya Ulitsa q merece ser visitado. A rua Arbat, uma via para pedestres, no centro de Moscou é super charmosa, com suas lojas de souvenirs, porém são mais caros que os da feira/mercado, mesmo assim dá pra usar uma tarde passeando por lá. Há ainda o Kremlin, São Basílio, Igreja do Sangue Derramado, Hermitage, Cemitério Novodevichy … … É mt coisa linda para ser vista, recomendo q seja feita uma pesquisa antes para q tirem maior proveito da viagem. Qto à segurança, parece q sempre está tudo bem porém, por três vezes distintas, três amigos tiveram problemas com furtos, sem violência, o q não deixa de ser mt desagradável, uma vez foi no Gum, outra perto da rua do pedestre e outra dentro de um restaurante tido como mt bom! Qdo eles viram, alguém tinha enfiado a mão na bolsa ou casaco deles e levado dinheiro e cartão/docs etc. Mas, de qq forma continuo apaixonada pela Rússia e pretendo voltar lá.

  • Juliano

    Andei planejando um pulinho na Rússia, mas serei mais aventureiro pegando o Transibéria/mongólia por alguns das indo de Moscow a Pequim. Alguém ta pensando em fazer isso?

    • Fabio

      Cheguei a ver esse trajeto até a China, mas achei que não valia a pena o custo do trem e ficar varias noites dormindo no trem tb achei que não ia curtir….

  • Dione Maciel

    Me mandem material sobre a Russia que irei visitar em setembro/2014. Grata

  • Valeria Lamim

    Quem for a Moscou, que é linda por sinal, não deixe de ir ao mauzoléu de Lenin, na Praça Vermelha. É imperdível.

    • Valeria Lamim

      ops… mausoléu.

  • Mário

    Sou "veterano" de aurora boreal. Se alguém quiser alguma "dica" é só perguntar.

    • Fabio

      Olá Mário. Tenho algumas dúvidas que gostaria de discutir sobre aurora boreal.
      Pra não desviar do tema deste tópico, posso deixar meu email aqui pra vc entrar em contato?

  • Aquino

    Boa tarde Valéria, tudo bem? Parabéns pela postagem. Vou desembarcar de um Cruzeiro em São Petersburgo onde ficarei por 2 dias. Pretendo contratar um serviço de turismo particular para conhecer a cidade sem ser as excursões do navio (muito caro) Voce sabe me informar como faço a imigração por conta própria e, se tem alguma burocracia que tenho de fazer antes da viagem? Obrigado.

  • José Gustavo Rego Alves

    Já fui 2 vezes e estou indo novamente agora em novembro. Adoro o local. A primeira vez fui no verão e passei o maior calorão por lá. A segunda, fui no inverno e peguei -30ºC na noite de ano novo, em plena praça vermelha.
    A cidade é sempre cheia de turistas e ouve-se todo tipo de língua.
    Ah, quer ser bem atendido em inglês? Então procure ser atendido sempre por algum funcionário mais novo. Os mais velhos não sabem falar inglês.