Estão no ar os guias de Lisboa e do Porto

Gisela Cabral 15 · abril · 2015

Está planejando uma visita à Europa durante o verão? Então, não perca as dicas dos guias recém-publicados aqui no MD: Lisboa e o Porto. Duas cidades portuguesas encantadoras e baratas, onde você vai encontrar belas paisagens, muita história, gastronomia de primeira, povo acolhedor, além de poder se expressar no bom e velho português, o que facilita a vida em vários aspectos.

Lisboa, a capital de Portugal, costuma receber uma quantidade enorme de visitantes todos os anos e, muitas vezes, é vista erroneamente como uma mera porta de entrada para a Europa. Na bela cidade há excelentes bairros, muita coisa para fazer durante o dia e também de noite.

lisboaLá você vai poder caminhar pelas ruas do Bairro Alto e Alfama, contemplar belas paisagens no Miradouro da Senhora do Monte, no Castelo de São Jorge e também vai se impressionar ao conhecer lugares como o Mosteiro dos Jerónimos, o Convento do Carmo e o Oceanário.

Além do mais, na capital portuguesa você vai encontrar vários bons restaurantes, onde é possível experimentar um bacalhau delicioso, sardinhas na brasa, mariscos, entre outros pratos, sem pagar os tubos. Isso sem contar com o famoso e delicioso pastel de Belém, que só pode ser experimentado no bairro lisboeta de Belém.lisboa-comida

Em nosso guia você ainda vai conferir informações diversas sobre Quando Ir a Lisboa, Onde ficar, Como chegar em Lisboa, Como sair do aeroporto, Onde fazer compras, Como se locomover e Dicas. Lembrando que o material ainda inclui informações sobre a nossa visita à Sintra, a vila portuguesa que fica a pouco mais de 30 quilômetros de distância da capital portuguesa.

Porto

Com duas horas e meia de viagem de trem, em média, é possível acessar o Porto, partindo de Lisboa. Situada à margem direita do rio Douro, a cidade que fica ao Norte de Portugal, encanta à primeira vista pela mistura do concreto das construções antigas com paisagens naturais de tirar o fôlego.

porto

No Porto você também vai encontrar muita programação diurna de qualidade, vai se deslumbrar com as paisagens do Cais da Ribeira, da Ponte d. Luís e se deleitar com a riqueza de detalhes do luxuoso Palácio da Bolsa e da Igreja de São Francisco. Além do mais, ao atravessar a ponte d. Luís, você vai poder conhecer o município de Vila Nova de Gaia, onde encontram-se as Caves do Vinho do Porto.

Gastronomia também é um assunto levado muito a sério na chamada Capital do Norte. E além dos pratos já conhecidos, à base de peixes, frutos do mar, carne de porco e etc, não deixe de provar a famosa francesinha, um sanduíche gigantesco e cheio de ingredientes deliciosos. Só não vale contar as calorias!

porto-comida

Por fim, aproveite a leitura do nosso guia para descobrir Como chegar e Como se locomover no Porto, Onde se Hospedar, Onde fazer Compras e, ainda, como escolher um passeio pelo Rio Douro. Dicas muito importantes e que o ajudarão bastante no planejamento do roteiro.

E, você, leitor do Melhores Destinos? Já esteve em Lisboa e no Porto? Então, deixe a sua avaliação sobre o destino aqui e aqui.

Autor

Gisela Cabral - Editora de Destinos Jornalista brasileira vivendo uma grande aventura na terra dos queijos, moinhos e tamancos!
  • Cristina

    Oba! Minha viagem para Portugal está logo aí! Estes guias vieram bem a calhar! Obrigada, melhores destinos!!!

  • Daniel Moura

    Tenho mta vontade de conhecer Portugal. Adoro arquitetura, história e fotografia e acho q visita-lo seria uma experiência fabulosa unindo estes três aspectos. Aguardando uma oportunidade para ir.

    • Benicéia Jesus Alves

      pensando em ir assim que tiver promoção

    • Filipe Lyrio

      Pode ter certeza que vai gostar muito quando for.

  • YuriBF

    Estou indo hoje! Venho como uma luva esse guia! 🙂

  • Danilo Fernando

    Acabei de voltar da minha segunda viajem de Portugal. Visitamos Porto, Braga, Guimarães, Aveiro, Alcobaça, Batalha, Lisboa, Sintra, Cascais, Estoril, Óbidos e Évora. Posso dizer sem medo de errar que é um país fantástico, acessível, rico em cultura e gastronomia excelente. Recomendo a todos que façam essa viagem, pois a história brazuca está totalmente ligada à de nossos patrícios.

    • Guest

      Acontece com muita gente Danilo, alguns porque o país não chama atenção mesmo, outros por puro preconceito… mas a grande maioria se surpreende com este país.

    • MICHEL

      Danilo

      Você comprou passeios ou foi por conta própria?

  • Guilherme Brenner

    Lisboa nunca esteve na lista das minhas cidades para visitar. Acabei conhecendo Lisboa como passagem de entrada na Europa. Para todos que falam “mal” de Lisboa como eu falava antes de conhecer, pense bem. Depois de conhecer a cidade que é ótima em todos os sentidos eu só tenho boas referencias e recomendações dessa cidade. Recomendo a todos essa cidade, inclua ela na sua viagem. Com certeza irei outras vezes nas próximas viagens para a Europa.

    • Filipe Lyrio

      Acontece com muita gente Guilherme, alguns porque o país não chama atenção mesmo, outros por puro preconceito… mas a grande maioria se surpreende com este país.

    • MICHEL

      Quais hotéis recomenda ficar?

      Como sair do aeroporto para o centro histórico?

  • critico poa

    Eu conheço só o Porto, fiquei duas semanas na região e adorei o lugar, conheci muito da cidade, andei a pé por toda região.

    Quem tem preconceito com Portugal é porque nunca esteve por lá.

    • Thiago Castro

      “Quem tem preconceito com Portugal é porque nunca esteve por lá.”

      Essa frase é muito verdadeira. Portugal nunca esteve no alto da minha lista de destinos, até que eu tive oportunidade de ir conhecer e amei. De Lisboa ao Porto, passando por Cascais, Fátima, Nazaré, Óbidos, Coimbra, Conímbriga, Serra da Estrela, Pinhão, Guimarães. Foi uma das melhores viagens que eu fiz. País seguro, barato (em relação ao restante da Europa claro), fácil de se comunicar e de se locomover. Bom demais!!

      • Filipe Lyrio

        concordo plenamente!

      • MICHEL

        Thiago

        Você comprou algum passeio em Portugal ou foi por conta própria nos lugares?

        Os hotéis na avenida José mal boca fica longe das estações de metro?

        • Thiago Castro

          Michel, eu fiz tudo por conta própria. Prefiro assim pq me dá mais liberdade. E foi muito bom.

          Sobre essa avenida aí eu não conheço (acho que o corretor trocou o nome) mas o Google Maps te diz se é perto ou não do metrô.

  • Rodrigo

    Lisboa é fantástica, sobretudo para os brasileiros. É a chance de conhecer uma cidade muito parecida com as mais antigas cidades brasileiras e sem os problemas de violência e insegurança.
    Os portugueses têm um humor um tanto diferente do que temos no Brasil, mas respeitando-se uns aos outros é muito agradável o contato com eles.

  • Tris

    Ah, que saudades de Portugal!!! Um país maravilhoso! Fiz intercâmbio de 6 meses por lá e não me arrependi em nenhum momento (e olha que só escolhi Portugal porque não tive tempo para fazer teste de proficiência exigido em outros países – ah, como era boba)! Já quero voltar! Quem nem cogita ir para lá, não sabe o que está perdendo!

  • Guest

    GO

  • MICHEL

    GOSTARIA DE SABER SE SETUBAL É BOM PARA VISITAR. VOU PARA PORTUGAL E ACHEI A CIDADE COM HOTEIS BARATOS E BONS. ONDE VISITAR POR LA?

    QUEM ESTEVE EM PORTUGAL. O QUE RECOMENDAM? ALUGAR CARRO OU COMPRAR TRANSLADOS E PASSEIOS?

    • Lecivaldo Lima

      Olá Michel, estive lá em 2011. Aluguei um carro com mais dois amigos em Lisboa, e fomos até Santiago de Compustela(Es). Visitamos as seguintes cidades: Lisboa, Sintra, Cascais, Fátima, Coimbra(pernoitamos); Braga, Vigo(Es), PonteVedra(Es). Pernoitamos em Santiago de Compustela, e no dia seguinte rumamos para Viana do Castelo(Linda cidade), depois passamos por vários vilarejos, e seguimos até Óbidos(uma viagem no tempo). As estradas são excelentes, porém há os pedágios que você paga quando sai da alto estrada para entrar em uma cidade. Fizemos esse percurso em 5 dias, pois tínhamos que participar de um congresso. Gastamos uma média de 200 euros em pedágio, e 250 euros em combustíveis, o carro era a diesel(gasoleo), foi legal, porque rodamos muito. Se você tiver pouco tempo recomendo alugar um carro, mas dentro de lisboa não necessita alugar carro, a cidade engarrafa muito. Vale a pena andar de metro, e fazer o cititour de onibus que você consegue próximo ao shopping Oriente, acho que é esse o nome, se não me falha a memória.

      • MICHEL

        Obrigado
        Lecivaldo

        As dicas foram excelentes. ASSIm consigo escolher melhor o roteiro

  • MICHEL

    QUAL A MELHOR VIAGEM DE TREM EM PORTUGAL?

  • Carmen Có

    Boa noite!
    Estou indo para Portugal em junho naquela promo maravilhosa que o MD colocou que rolou nos 70 anos da TAP! Gacias MD!
    Pois então… gostaria de perguntar para quem conhece bem o Algarve, se seria mais interessante dispender 1 dia e pernoitar em Faro ou em Lagos.
    Antecipadamente agradeço.

  • Jacqueline

    Adoro Lisboa. Sempre que vou à Europa, antecipo uma semana para dedicar à Lisboa. Este ano vou pela terceira vez para o mesmo hotelzinho maravilhoso e quase de graça. Em 2013, assisti ao Festival do Fado. Lindo!Lindo! Quero ir outra vez em setembro para assistir novamente. E como se come bem por lá! Bacalhau, salmão…ah! que saudade!

    • Luiz Pereira

      Jacqueline, qual o nome desse hotel que você fica em Lisboa?

      • Ediguima

        Oi, Jacqueline, por favor, compartilhe o nome desse hotel em Lisboa .

  • Claudia & Familia

    Estou a comprar passagens para TAP, mas o dólar CAI e a passagem SOBE. Difícil entender os métodos usados. Ainda tenho esperança num presente de Natal e aguardo uma pequena promoção para a viagem. Se não for com a TAP, vou com a TAM para outro destino Europeu, pois a diferença no valor da passagem compensa.

  • Gabriela da Luz

    Bom dia,

    Minha sugestão é focar em Lagos. É liiiindo de dia e de noite! As praias divinas e a noite um passeio pela mariana (requintada) e restaurantes.
    Faro é outra categoria, uma cidade maior, apesar de pequena. Não tem requinte e não tem praia. Ficamos uma noite lá e uma noite em Lagos. O arrependimento foi não ter ficado em lagos todas as noites.
    A acomodação em Lagos foi super barata. Estávamos de carro, que alugamos no aeroporto de Faro (preço suuuper em conta).
    O interessante é chegar por Faro (trem ou avião) e se deslocar para o oeste, parando nas praias, curtindo….
    Boa viagem.

    • Gabriela da Luz

      *Marina

      • Carmen Có

        Boa noite Gabriela.
        Muito obrigado por tua valiosa ajuda! 🙂 Acabou com a dúvida que me corroía! hehehe!!!
        Tb estaremos de carro indo de Sevilha para Lisboa e parando em Lagos então.
        Tudo de bom pra vc e ótimas viagens!

    • MICHEL

      gabriela

      é viavel fazer a viagem de trem lisboa para porto?

      depois penso em seguir para roma ou barcelona. tenho so 7 dias. nao sei o que faço.

      o que recomenda?

      • Gabriela

        Oi Michel,
        Sim, é super viável. Acabo de faze-la no sentido inverso (Porto-Lisboa). Leva menos de 3 horas e custa 30 euros comprando na hora. Com antecedência tu consegue mega desconto no site da CP.
        Eu fiquei 2 dias em Porto e achei mais do que suficiente.
        De lá tem vôo direto para Barcelona pela Ryanair se não me engano, fica barato.
        Mas sinceramente? Com 7 dias ao total eu pularia Porto… Se a passagem for direto pra Lisboa, fique 3 dias em Lisboa (destine 1 dia para Sintra e arredores) e o restante em Barcelona ou Roma. Qquer uma das duas vale a pena. Barcelona talvez exija mais tempo do que Roma pq as atrações são menos concentradas.
        Uma dica: se escolher ir à Barcelona, tente marcar o vôo de volta 1 dia antes da partida para o Brasil. Eu fiquei 1 dia inteiro no aeroporto por causa da neblina.
        Um pitaco: Pq não ir à Madrid? Quem sabe Lisboa (com Sintra e outros bate e volta) + Madrid (com Toledo – imperdível) fosse uma boa alternativa. O vôo entre as duas cidades é curto e Madrid é demais!!!!!!
        Espero ter ajudado

  • Rafael Bohlke

    Partiu!!!!

  • Mariane Ortiz

    Compartilha o nome desse hotel Jaqueline 🙂

  • Nino

    Estive la a 2 anos comi esse lanche francesinha num restaurante do Porto desculpem o coisa ruim e não só eu que achei, estavam comigo mais 3 pessoas.

  • José Ricardo

    Pra mim foi otimo pra poder relembrar essa viagem que eu fiz no ano passado. Vale muito a pena conhecer e eu só faço uma correção. No Porto assim como a maioria das cidades do Norte, região do minho, a comida no geral é bem servida e barata, o que eu achei diferente se for comparado com Lisboa. No geral vale muito a pena você poder visitar e conhecer as duas cidades.

  • Caio Matias

    Nossa que saudades de Porto , é uma cidade fascinante, com boa comida e boa música, além da hospitalidade ser inegualavel. Vale a pena

  • MICHEL

    Jaqueline

    Qual o hotel que você mencionou?

  • MICHEL

    jose ricardo

    compensa passar mais dias em porto ou em lisboa?

    • Gabriela

      Lisboa sem a minima dúvida

  • MICHEL

    YURI

    VOCE FOI EM PORTO?
    É MELHOR QUE LISBOA?
    FEZ A VIAGEM DE TREM?

  • Pietro Predebon

    quais as melhores praias para indicar no verao
    em setembro?