No ar os guias de San Pedro de Atacama e Salar de Uyuni

Camille Panzera 29 · julho · 2015

A América do Sul tem destinos sensacionais e para completar nosso Guia de Destinos estão no ar os guias de San Pedro de Atacama, que fica em meio ao deserto no Chile, e não menos espetacular Salar de Uyuni, na Bolívia. Nos guias desses lugares imperdíveis você encontrará informações importantes para planejar a viagem, como chegar, saber quais passeios fazer, onde comer, além de várias dicas sobre o que levar e como se preparar para a viagem!

San Pedro de Atacama – Chile
O pequeno vilarejo no meio do deserto mais seco do mundo está no norte do Chile, a cerca de 1.630 km de Santiago ou a 100 km de Calama, onde se localiza o aeroporto mais próximo. San Pedro é o ponto de partida para quem deseja conhecer as belezas do Deserto do Atacama e ainda que seja um lugar simples, tem um charme peculiar. Suas ruas são todas de terra, suas construções são de tijolos de adobe, o céu é azul praticamente o ano inteiro e durante a noite se converte em um mar de estrelas.

De início muita gente não entende o que um deserto pode ter de tão interessante a oferecer, afinal, muitos pensam que é só areia. Mas o Atacama é um prato cheio para os amantes de belezas naturais e suas paisagens são bastante diferentes uma das outras. O Atacama é uma região de origem vulcânica, com vulcões ativos e inativos e seu cenário é formado por montanhas e vulcões, gêiseres, lagos que refletem a natureza ao redor, deserto de sal com flamingos, vales com formações rochosas curiosas e até um lago em que quem mergulha não afunda!

São tantos passeios lindos e tantas paisagens deslumbrantes que é difícil escolher quais lugares visitar. Nossa sugestão é não perder o Valle de la Luna e o Valle de la Muerte, o Salar de Atacama, a Laguna Cejar (que é cheia de sal e por isso faz as pessoas boiarem) e as Lagunas Altiplanica, que são lagoas a quase 5 mil metros de altitude. Para relaxar, vale a pena conhecer as Termas de Puritama, e se você gosta de exercício, pode escalar algum dos vários vulcões ao redor da vila. Os Gêiseres del Tatio ficam distantes, mas são bem interessantes, assim como o Salar de Tara, que não é dos passeios mais famosos, mas tem formações rochosas que se assemelham à superfície da Lua e um lago com flamingos que é pura paz.

A Caracoles é a principal via de San Pedro de Atacama e nela ficam vários restaurantes e as lojinhas mais conhecidas da vila. É um lugar onde você deverá passar várias vezes durante a viagem e onde ficam restaurantes excelentes, como o Blanco, o Adobe e a sorveteria Babalu. Caminhando pela rua você verá diversas agências que organizam passeios e assim poderá ir em cada uma delas pesquisando preços e serviços até definir sua programação durante a viagem.

Laguna Cejar - Deserto do Atacama

Salar de Uyuni – Bolívia
San Pedro está bem ao norte do Chile, pertinho da divisa com a Bolívia, e a proximidade com a fronteira abre portas para um destino que cai muito bem se combinado a San Pedro de Atacama: o Salar de Uyuni! A planície de sal com mais de 12.000 km² é um dos principais destinos da Bolívia e como fazer turismo no país é barato, montar um roteiro com o Atacama e o Salar de Uyuni na mesma viagem é uma ótima escolha.

Planejando uma viagem ao Salar, logo você irá perceber que o deserto de sal é a cereja do bolo, mas que não é a única atração a ser conhecida na região. Na verdade, quando falamos em visitar o Salar de Uyuni, o que se faz é um passeio, que dura até 3 ou 4 dias, e que ao longo do trajeto faz paradas em diferentes pontos de interesse da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa.

O passeio pode partir de San Pedro de Atacama e ir até a cidade de Uyuni, na Bolívia, ou começar em Uyuni (opção mais barata) e ir até San Pedro. A cada dia de viagem fazemos paradas em lugares lindos, que incluem gêiseres, vulcões, lagoas com coloração esverdeada e até uma lagoa com água de cor vermelha e milhares de flamingos – no meio do deserto! Os cenários são tão deslumbrantes e têm uma localização tão inusitada que às vezes a paisagem parece até mentira!

IMG_8454

Mas nem só de belezas é feito um passeio ao Salar de Uyuni. O passeio tradicional, e consideravelmente mais barato, é feito em veículos 4×4 com capacidade para 6 pessoas, além do motorista. O motorista é quem faz tudo durante a viagem; ele é o guia, instrutor, cozinheiro e até mecânico, se preciso for. As acomodações ao longo do caminho são simples e é preciso se preparar para passar a noite em lugares com a mínima estrutura e até tomar banho gelado (a 4 mil metros de altitude não é das tarefas mais prazerosas que a viagem proporciona).

Para quem não quer abrir mão do conforto, algumas empresas também oferecem passeios privativos em hotéis com melhor estrutura, mas nesse caso é preciso preparar melhor o bolso. Tudo nessa região é muito simples e arcaico, mas as belezas são estonteantes e valem os perrengues da viagem. Várias pessoas, inclusive, acham essa parte da Bolívia mais bonita do que o Atacama.

No nosso guia de San Pedro de Atacama você encontrará informações sobre como chegar, onde ficaronde comer, além de dicas e informações sobre os passeios no deserto. Já no guia do Salar de Uyuni, você encontrará informações importantes que vão desde a planejamento do passeio aos locais visitados e o que esperar da viagem.

Já esteve em San Pedro de Atacama ou no Salar de Uyuni? Deixe uma avaliação para gente contando suas experiências!

Autor

Camille Panzera - Camille
  • Victor

    Era exatamente o que eu precisava!!! Estou indo para San Pedro de Atacama mês que vem! Fantástico! Melhores Destinos mais uma vez contribuindo muito para minha viagem!

    Obrigado!

  • luciano ganso

    MEU DEUSSSSSSSSSSSSSSSSS que saudade desse lugarrrrrrrrr, fui ano passado, foi tão bom ver essas fotos *-*

  • Guilhe

    Cheguei semana passada, viagem fantástica!

  • Paula

    Estou louca para conhecer esse lugar, mas me tirem uma dúvida: é melhor chegar por Santa Cruz de la Sierra ou por Santiago? Sei que há vôos para cidades mais próximas, mas gostaria de economizar o máximo. Alguém já foi para esse passeio partindo de Santiago?

    • Cibele Carvalho

      Olá Paula,

      Eu fui por Santa Cruz. Para chegar lá, fiz o Tour no Salar do Uyuni, e no último dia do Tour fui para a fronteira com o Chile e entrei em SPA. Mas se seu objetivo é ir direto para SPA, é melhor ir pelo Chile direto. Caso queira mais informações, estou fazendo o relato: http://www.vontademochilar.com.br

  • luiz

    Legais os roteiros. Não encontrei uma informação: No caso de San Pedro, quantos dias acham que vale a penas reservar para esse trecho da viagem? 3 dias inteiros? 4? 5?
    Agradeço a ajuda…

  • Camille Panzera

    Oi, Luiz! 🙂
    Eu acho que 4 dias está de bom tamanho porque nesse período você consegue fazer muitos passeios, principalmente se fizer mais de um por dia. 5 dias se você quiser conhecer tudo com mais calma e descansar! Abs!

    • Luiz

      Tks a lot…
      Meu Deus…!!! Dei uma olhadinha nos 3 hotéis 5 estrelas que tem em San Pedro e a verdade é: Serei Frustrado Pro Resto Da Vida!!!
      Os 3 são maravilhosos!!! Só um detalhe: R$5.000 a diária!!!
      Para quem estiver podendo $$$ ou quiser passar um pouco de vontade… https://www.kiwicollection.com/luxury-hotels/south-america/chile/atacama-desert
      Bem que o MelhoresDestinos podia conseguir um esqueminha, né???

  • Camille Panzera

    Oi, Paula!
    Eu acho mais fácil e iria por Santiago… a oferta de voos partindo do Brasil é maior, então tem mais concorrência entre as empresas. Além disso, o Chile tem uma estrutura superior. De qualquer forma, vale dar uma olhadinha nos dois trechos e ver qual deles tem um preço melhor.
    Em Santiago peguei um voo para Calama (100km de San Pedro), mas também há ônibus, que entre Santiago e San Pedro duram cerca de 24h.
    Leia nossos posts de “como chegar” que podem tirar algumas dúvidas suas! http://guia.melhoresdestinos.com.br/como-chegar-ao-salar-de-uyuni-165-1898-p.html Abs!

  • Sidney Sodré

    estou indo agora em dezembro sempre de boa vcs, abs

  • Sidney Sodré

    Pessoal do melhores destinos como faço pra passar as dicas pra vocês de lugares que ja viajei? ja dei volta ao mundo.

    • Camille Panzera

      Oi, Sidney! Você pode fazer as avaliações sobre os destinos que visitamos no Guia de Destinos e pode também criar um tópico no fórum para contar sua experiência. Já deu uma olhada por lá? http://guia.melhoresdestinos.com.br/destinos
      Abs!

  • Caroline

    Pessoal,
    Quantos dias precisa para fazer esta trip?

  • mdscom

    Eu fui a 2 meses atrás, comprei a passagem direto para Calama (cidade mais próxima de San Pedro de Atacama). Com conexão em Santiago.

  • Marcos Souza

    Vale a pena pesquisar, principalmente se for iniciar pela Bolívia (que por si só já é um atrativo infinito e, que voar internamente não sai caro). Santa Cruz é longe de todos os principais atrativos. Assim, veja os voos da BOA para La Paz e, principalmente, os voos da TAM boliviana e Amaszonas para o aeroporto de Uyuni (ou Sucre).
    ps. Se as datas coincidirem, chegue em Uyuni de trem!

  • Jonatas Elias

    Alguém pode me dizer se Antofagasta também pode ser usada como base/local de chega para o Atacama ou é melhor mesmo dar preferência para Calama?

    • Camille Panzera

      Pode, mas aí já fica bem mais distante de San Pedro, acho melhor das preferência a Calama. Se você for por Antofagasta vai ter que pegar um ônibus até San Pedro. Calama está a 100km de San Pedro e o aeroporto de Antofagasta a 330km de SP. Abs!

      • Jonatas Elias

        Obrigado Camille!!!

  • Waldyr

    Caso escolha ir por Santa Cruz, não recomendo viajar de ônibus pela Bolívia até Uyuni. Em geral os ônibus são bem velhos, não possuem banheiro (os que tem, sempre estão interditados), ar-condicionado ou leito. As estradas são mão dupla e os motoristas dirigem como loucos, inclusive ultrapassando em curvas. O preço das passagens de ônibus são baratos, mas o desconforto em uma viagem de mais 10 horas (Santa Cruz – Cochabamba) é imenso. Procure passagens de uma empresa aérea boliviana chamada BOA, conforme já recomendado pelo Marcos. Existe também um trem noturno que sai de Oruro até Uyuni….

  • Camille Panzera

    Atacama + Salar eu diria que uns 8 dias.

  • ClaudiaKZ

    Estou pensando em fazer esta viagem com meu filho de 2 anos. É viável? Oq acham? Oq recomendam? Obrigada!

    • Camille Panzera

      Oi, Cláudia! Eu não recomendo, acho que são lugares que não têm a ver com criança pequena. No Atacama os passeios não são próximos, alguns exigem esforço físico e às vezes é preciso acordar muito cedo. O Salar de Uyuni eu acho menos recomendável ainda, mesmo que seja um passeio privado, porque é um lugar muito isolado e muito tempo dentro do carro.
      Além disso, são lugares altos e a altura provoca reações no corpo; cansaço, dor de cabeça, etc. Essa é a minha opinião, mas não conheço seu estilo de viagem… de repente você é aventureira. 😉 Qualquer coisa, é só perguntar. Abs!

  • Camille Panzera

    Que bom!! Quando voltar, conta pra gente como foi! 🙂

  • Gilson

    Senhores, no mês de novembro faço: Bolívia, peru e Chile sozinho. Se alguém quiser dividir roteiros, é só avisar. Abraço

  • Tatiane

    Adorei as dicas, parabéns pelo trabalho!!! Estou me organizando para visitar atacama nas férias de janeiro… 😉

  • Camille Panzera

    Obrigada, Tatiane! Qualquer dúvida, é só perguntar! 🙂

  • gi

    Irei fazer a dobradinha San Pedro de Atacama e Salar de Uyuni em dezembro.

    O mais difícil é decidir por qual agência fazer a expedição ao Salar (viu fazer o de 4 dias, 3 noites, saindo e voltando por San Pedro de Atacama).

    As duas mais famosas são Cordilera traveler e Colque Tours, mas ambas também possuem relatos medonhos.

    Li quase todos os relatos do Trip Advisor, e a empresa com menos reclamação é a World White Travel….alguém foi com eles?

    Outra empresa que merece destaque é a White & Green Travel: http://wg-travel.com/index.php?option=com_content&view=featured&Itemid=101

    Possui poucas, mas boas avaliações no Trip Advisor….estou inclinada a ir com eles.

    Alguém que foi recentemente ao Atacama, recomenda levar dólares ou reais para comprar os pesos chilenos?

  • Camille Panzera

    Gi, fiz o passeio com a Cordilera Traveler. Pedi opinião para guias locais (que não tinham nada a ver com a agência) e me disseram que ela era a melhor empresa para fazer a viagem. Sinceramente, eu acho que o passeio é sofrido com todas elas…
    Levei dólares que tinham sobrado de outra viagem e em Santiago fiz saques no caixa eletrônico da conta corrente; essa opção tem sido vantajosa pra mim.
    Abs!

    • gi

      Valeu Camille!
      E quanto à altitude, tomou diamox ou as folhas de cocas e soroche pills resolveram? As agências levam balão de oxigênio? Dizem que diamox resolve, mas o problema é que ele é diurético, não gostaria de ficar indo ao banheiro toda hora, até porque no meio do deserto nem vai ter banheiro, né? rsrs
      Falando em banheiro, acha muito exagero levar desinfetante pra usar nas privadas dos refúgios? Pra homem é de boa fazer xixi em pé, mas pra mulher é complicado fazer malabarismo pra não sentar na privada hehehe. Tô considerando levar (além claro do papel higiênico) desinfetante pra higienizar os vasos que por ventura eu for usar nos refúgios.
      E qual seguro viagem vc recomenda pra fazer essa viagem?
      Em dezembro vc chegou a passar calor em Uyuni, ou o vento é tanto, que mesmo no verão de dia, vc passa frio?

  • Eveline Gomes

    Melhores destinos salvando a vida mais uma vez! Estou indo pro Atacama em novembro… 5 dias lá e 4 em Santiago… Não vejo a hora e, claro, vou devorar o guia que vocês publicaram! ???

  • Jessica Boachaques

    San Pedro é simplesmente lindo mágico, valeu muito ter ido para o Chile e visitar esse lugar maravilhoso…quando estamos lá nem parece que estamos no mesmo planeta. As paisagens valem todos os perrengues, ressecamentos da pele e frio!!! Eu voltaria fácil.

  • Angela Machado

    Quero promoções de passagens aéreas pra lá!

  • Camille Panzera

    Gi!
    Não tive muito problema com a altura porque me aclimatei em San Pedro; no máximo tive dor de cabeça, que resolvi com os remédios que tinha levado. O que mais senti foi que a pele, lábios e nariz ficaram bem ressecados (usei Bepantol para resolver). Eu não me lembro de ver balão de oxigênio nos veículos, acho que não tinha.
    Leve sim o desinfetante, não acho nenhum exagero. Não sei se você conhece, mas existem lenços umedecidos (tipo aqueles de bebê) que tem produtos desinfetantes e um dos propósitos é justamente limpar privadas. Eu tenho, mas não comprei no Brasil e vi esse lenços a venda lá em San Pedro!
    Já fiz seguro com a World Nomads e Mondial; até hoje só usei o da Mondial e foram muito prestativos quando precisei de auxílio médico.
    Não passei calor. Usei calça jeans todos os dias; durante o dia dava pra usar blusa de manga curta, mas eu sempre tinha um agasalho caso ventasse (às vezes tinha vento frio e eu sinto frio muito fácil). De manhã cedo e no fim da tarde é que fazia mais frio mesmo.
    Não se esqueça dos óculos de sol!

  • Camille Panzera

    Hahaha… o Atacama não é barato mesmo. As hospedagens são variadas, tem desde o Explora (um dos melhores hoteis do mundo) aos hostals. Dá uma olhada no nosso post de hoteis!

  • Liv

    Pessoal, quais são os melhores meses para estes destinos? Idosos que foram aprovados na altitude de Machu Picchu podem fazer tranquilamente esses lugares?

    • Camille Panzera

      Oi, Liv. No Atacama eu acho que podem fazer os passeios tranquilamente, só não dá para encarar uma caminhada em ritmo forte ou subir vulcão… fora isso é tranquilo, vi vários casais de idade avançada por lá. Já o Salar de Uyuni é preciso pensar direitinho porque é uma viagem em que a gente está sujeito a vários perrengues, principalmente se faz o passeio compartilhado. Não há conforto, a comida é extremamente simples, os banheiros são precários e às vezes só tem água gelada pra tomar banho. Dê uma lida no guia que pode te ajudar com algumas dúvidas. Abs!

  • Carlos Guimarães

    Luiz, com 5 mil reais, passo 30 dias viajando em duas pessoas, entre chile e bolivia.
    Garanto pra vc, qualquer pousada no Atacama vai suprir sua necessidades, já que vc não vai querer ficar no hotel e sim conhecendo os lugares maravilhosos que tem naquela região.

  • Fabio Hideki

    MD, nesse Guia faltou falar do EFEITO ESPELHO no período de chuva em Uyuni, entre JANEIRO E MARÇO.
    Coloquem no google imagens “Uyuni wet season”, e segurem o queixo.
    Nos meses sem chuva, ainda assim vale a pena.

  • Luciano Freitas

    San Pedro é um Local Perfeito !
    Insira no passeio “escalar” um vulcão. Sugestão: Vulcão Lascar

  • Ana Paula

    Excelente! Vou fazer essa viagem no mês que vem. MD, me ajudando novamente 😉
    Tenho uma pergunta. Vou fazer Uyuni e Atacama saindo da Bolivia (4 dias), os tours que eu vi fazem ida e volta direto, porem gostaria de ficar uns dias em SPA antes de voltar para Uyuni, e fazer a viagem de volta direto. Vocês tem alguma sugestão? Muito obrigada!

  • Marina

    Camille, vc recomenda airbnb para San Pedro do Atacama?
    Irei via
    Santiago, Calama, SPA , quantos dia para fazer passeios da região? E o
    observatório celestial que existe lá vc recomenda?

  • Luiz Paulo Medeiros

    Eu fui para Uyuni com uns 13 com meus pais e considero até hoje um dos locais mais bonitos que vi na vida. Uma única ressalva foi que um motorista de 4×4 boliviano nos levou até a fronteira com o Chile falando que do outro lado teria transporte para Calama e Antofagasta, nosso proximo destino. No entanto, ao chegarmos no lado chileno, fomos informados que ali não haveria nada alem de um trem que passava 3x por semana. Nossa sorte foi que um chileno nos deu carona até Antofagasta, e não ficamos mofando ali. Então tomem cuidado com as informações dadas pelo bolivianos, por que nem sempre procedem (minha avó e boliviana, então não tenho preconceito, mas admito que tem que ter ressalvas com os bolivianos). Vou fazer essa esse trelho novamente como parte de um mochilão com amigos meus e estou ansioso para rever esse lugar fantástico e conhecer outros visuais que eu não tive a oportunidade!!

  • Deise Rezende Bredemeier

    ALGUÉM VAI PASSAR O NATAL E ANO NOVO POR LÁ?? (DE 2016 PARA 2017)??

  • Rafael Lima

    Deise, vou pra lá com minha irmã, mas só no dia 26/12. Você sabe se eles realizam tour em San Pedro e em Uyuni no ano novo? Tentei contatar várias agências e nada!

  • Fabrícia Soares

    Olá, irei em Janeiro e ainda não consegui achar nada sobre como voltar de SPA para Uyuni? Vocês sabem alguma coisa sobre? Obrigada, bjss