Descobrindo o Brasil: blogueiros percorrem o país desvendando destinos

Leonardo Marques 26 · outubro · 2012

Conhecer o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Este é o objetivo do projeto “Descobrindo o Brasil”, idealizado pelos blogueiros Pedro Serra, do Blog Sem Destino, e Átila Ximemes, do Blog Vou Contigo. A cada ano, a dupla irá percorrer alguns dos lugares menos conhecidos do Brasil, trazendo dicas, informações e belas imagens para os leitores. Como achamos o projeto muito legal, trazemos neste post para os leitores do Melhores Destinos um pouco da estreia do projeto. Pedro e Átila fizeram um tour pelo litoral do Nordeste, descobrindo as praias menos famosas dos estados de Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, sem deixar de fazer escala em algumas das mais conhecidas. Vale a pena conferir os posts, que além de ótimos textos e dicas são recheados com imagens deslumbrantes, algumas das quais reproduzimos abaixo. Confira!

Foram vinte e três dias na estrada, mais de dois mil e oitocentos quilômetros rodados, conhecemos mais de trinta praias e quinze cidades. Perder-se pelo caminho e conhecer lugares como Macau e Cajueiro da Praia não teria sido possível se não estivéssemos viajando de carro e abertos a novas descobertas. Passamos por lugares incríveis onde o turismo de massa ainda não chegou. A cada dois ou três dias acordávamos em um lugar diferente, assistiamos a pores do sol incríveis e conhecíamos pessoas maravilhosas.

Começamos a viagem no Rio Grande do Norte. Desembarcamos em Natal, depois participamos de um evento em Pipa, onde conhecemos as praias do Madeiro e a Baía dos Golfinhos. Ficamos surpreendidos com a beleza das praias de São Miguel do Gostoso e da receptividade de um grupo que trocou a vida nas grandes cidades por um ritmo mais tranquilo e sustentável. A Ponta do Santo Cristo e Tourinhos foram, para nós, as mais bonitas praias da região. Tourinhos, inclusive, foi eleita por nós como o pôr do sol número um da viagem, com as rochas no canto direito da praia servindo de camarote para um espetáculo impecável de cores e luz. Tivemos uma rápida passagem ainda por Mossoró e Tibau.

Já no Ceará, iniciamos pelos coqueirais de Icapuí, conhecemos as praias de Ponta Grossa, Redonda e Peroba. Fortaleza serviu como base para descansar e seguir viagem até Icaraí de Amontada, uma vila de pescadores que, para nós, é um dos lugares mais bonitos do Ceará. Como a Ilha do Guajirú fica ao lado de Icaraí de Amontada, passamos por lá par conhecer um dos principais lugares para a pratica de kitesurf no estado. E por fim não poderíamos deixar de visitar a bonita, famosa e desejada Jericoacoara.

No Piauí, Barra Grande e Cajueiro da Praia foram os locais visitados (e aprovados) pelo projeto. Guardem esses nomes. Daqui a alguns anos elas aparecerão nos catálogos das agências de viagem. Barra Grande é a referência no Piauí para a pratica de esportes náuticos. Os bangalôs na beira da praia, as ruas de areia e os (ainda poucos) restaurantes tornam o lugar bem aconchegante.

E no Maranhão, o último estado da viagem, além das caminhadas pelo Centro Histórico de São Luís, conhecemos e nos encantamos com as belezas de Alcântara, uma cidade onde a história é a principal atração. Ruínas, casarões e ruas de pedra fazem a fama da cidade, acostuamada a receber turistas para um bate-volta vindos de São Luis. Mas o destino é mais do que isso, e ficamos dois dias na cidade para descobrir ilhas desertas e revoadas de guarás em logos passeios de barco.

O Brasil possui diversas atrações para todos os tipos de viagens, muitas ainda esperando para ser “descobertas” pelos viajantes. O objetivo do nosso projeto é conhecer e divulgar esses lugares, estimulando o turismo pelo nosso país através de textos e belas imagens. Em 2013, voltamos com novos destinos desse universo chamado Brasil.

O projeto ‘Descobrindo o Brasil’ teve o apoio da Ford, da Hostelling International, do Ministério do Turismo, do iPostal e do Minube Brasil.

Leia aqui todos os posts do projeto no blog Sem Destino e aqui todos os posts do projeto no blog Vou Contigo.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Marta

    De graça até eu viajo assim, queria ver se fosse sem patrocinio se eles iriam ta nessa felicidade toda!!!

    • Isso é mérito pelo trabalho e competência deles, só recebe um bom patrocínio quem merece de verdade e isso não vem "de graça", mas com muito suor e dedicação.

  • Maravilha! Muita coisa boa pra se descobrir nesse Brasil das diversidades, viajar é a melhor coisa da minha vida!

  • Daniel Bazetto

    Caraca!!! Muito Bacana…estou planejando para o ano que vem uma volta pelo litoral nordestino e o blog com certeza servirá como referencia.

    Tão de Parabéns.

  • André

    Que show essa ideia hein!

  • Eu sou fã de mais desses dois caras, alem de serem parceiros, são baitas profissionais no que fazem. Parabéns galera, continuem com esse excelente trabalho e por favor, continuem Descobrindo o Brasil pra nós 🙂

  • fabiano miranda

    Infelizmente aqui no PI essas belezas não são bem exploradas. Apesar de ser um dos menores, nosso litoral guarda muitas surpresas… parabéns pelo blog.

  • Daniel

    É muito fácil ter inveja, quero ver trabalhar e conquistar o sucesso. Patrocínio hoje em dia no Brasil é muito, muito raro. Abç.

    • Monique

      e como é que faz pra ter esse patrocínio…?

    • beto

      vc tem toda razao amigo daniel ,recebi tambem um patrocinio ,e ums amigos diseram a mesma coisa

  • carlos roberto ximen

    gostei muito das praias de : barra grande e cajueiro da praia no piaui, tambem gostei do capuchinho o nosso irmao jumentinho.

  • Luis

    Me desculpe, mas em 2 dias não se conhece um estado. Por exemplo, ficaram 2 dias no Maranhão, não é nem suficiente pra falar que conhecem! Sem contar que nem foram nos Lençois Maranhenses, o lugar mais bonito do Brasil!

  • Duarte

    A raposa e as uvas verdes.

  • Virginia Luiza Lameg

    Fizemos um passeio assim,minha irmã e eu,há 22 anos atrás.Saimos de Governador Valadares de carro e fomos pelo litoral,conhecendo todas as cidades e vilarejos do Brasil,ate Fortaleza.

    Para duas mulheres e com pouco dinheiro,foi um feito e tanto.Pena não termos internete naquela época.Felicidades pra voces.

  • Kátia K

    Conheço Cajueiro da Praia no Piauí, realmente linda. Quando estive lá era quase selvagem.

    Não deixem de conhecer Mundaú no Ceará, é uma pequena vila de pescadores com um por de sol maravilhoso, dunas lindíssimas e um passeio no rio maravilhoso. É o meu local preferido e sempre me escondo na pousada Caboco Sonhador.

  • Rodrigo

    Interessante como marketing para as localidades mas sem qualquer visão crítica da realidade. Moro no Maranhão na divisa com o Piaui e conheço bem algumas realidades retratadas e aviso: São Luis é decadente! Adorei a 5 anos atrás e hoje tenho dó do centro histórico. Piaui tem futuro!

    Abs

  • beto

    tambem acho ,denis sem esforco ninguem consegue nada e eles merecem isso ,vc tem razao .

  • DEZINHO

    Quem não tem conhecimento de causa é melhor ficar calado do que falar besteira, se não entende, fica quieto.

  • Barbara

    Taí uma coisa que eu gostaria de ter feito. Que maravilha!!!

    Conheço o litoral quase todo mas, foi feito aos poucos, no decorrer dos anos.

  • Michael

    Comentário muito superfulo e desnecessário, engula a inveja cara, que falta de respeito!

  • Maria Lourenç

    Não deixe de visitar Baía Formosa, a sul de Pipa. Uma das praias mais bonitas do litoral do RN. Vale a pena.

  • Fernando Costa

    Pela inveja, parece q nem de graça vc iria gostar neh Marta?? Era bem capaz de mesmo conseguindo um patrocinio igual eles, vc vir e reclamar q o dinheiro foi pouco, ou q a estrutura era pessima e etc…! E mais, se foi de graça qual o problema? Só prova q NO MINIMO, eles tiveram a competência de conseguir alguém q bancasse!

  • Feliciano Martins

    Concordo! Realmente ouvimos falar muito pouco sobre o litoral do piauí! Mas sei que tem coisas maravilhosas por aí! Vamos divulgar!!!

    Valeu MD!

  • altamiro

    Parabéns pela iniciativa vejo que o MT deveria investir neste tipo de projeto com oportunidades para as pessoas que gostam de viajar , bem como as empresas aéreas terem preços menores ,pois não prcisamos conhecer outros paizes sem comhecer primeiro este lindo BRASIL.

    Que tal investir em Hoteis com preços acessiveis , apssagens com preços promocionais mesmo e por fim quere mostrar o que temos , vejo que viajar para fora do Brasil é mais barato do que fazer turismo interno .Onde exploram o Turista não o Turismo.

  • Vitor J. Nunes

    Isso é aventura!

  • Rafael

    Essa Marta deve ser uma frustrada na vida, patrocínio é pra quem tem idéias boas. Quem não tem, fica quieto.

  • Davi Leichsenring

    Lembre-se que ele teve que trabalhar muito pra conseguir isso, e além, não é porque você trabalha num emprego que não gosta que todos devam fazer a mesma coisa…

    • Ricardo

      De Ecosport é fácil, quero ver de Fiorino

  • joana

    Gostaria de receber informações atualizadas.

  • Arthur

    Não deixem de conhecer as praias do litoral alagoano, de Maragogi a Foz do São Francisco. Com certeza ficarão encantados!

  • Que viagem "arretada"! Depois vou lá nos blogs para ler com mais calma essa jornada.

    Gostaria muito de ter tempo (e principalmente dinheiro) pra passar muitos dias na estrada, descobrindo cada pedacinho do Brasil.

    Parabéns à dupla!

  • Jorge Picles

    Concordo, assino embaixo…

  • titobosco

    Cheguei de Pipa hoje bem cedinho. Foi minha 3a visita em 7 meses e a cada dia fico mais encantado com as belas paisagens de lá! Janeiro tem mais, muuuuito mais!

  • Daniel

    Marta Suplicy

  • Flávia

    Também fiz isso em 2001 com meu namorado, hoje marido. 30 dias de carro de BH até Natal… É uma aventura mesmo.

  • Talita

    Gostaria de indicar também o site de uns amigos que estão se aventurando conhecendo as Américas. Vale a pena conhecer o site: http://www.1000dias.com

  • Valdinho Pellin

    Vou passar o revellion em Pipa e estou contando os dias….. achoq ue que vai ser muito legal…

  • Maravilha de viagem!