Descobrindo o Brasil: blogueiros percorrem o país desvendando destinos

Leonardo Marques 26 · outubro · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Conhecer o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Este é o objetivo do projeto “Descobrindo o Brasil”, idealizado pelos blogueiros Pedro Serra, do Blog Sem Destino, e Átila Ximemes, do Blog Vou Contigo. A cada ano, a dupla irá percorrer alguns dos lugares menos conhecidos do Brasil, trazendo dicas, informações e belas imagens para os leitores. Como achamos o projeto muito legal, trazemos neste post para os leitores do Melhores Destinos um pouco da estreia do projeto. Pedro e Átila fizeram um tour pelo litoral do Nordeste, descobrindo as praias menos famosas dos estados de Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, sem deixar de fazer escala em algumas das mais conhecidas. Vale a pena conferir os posts, que além de ótimos textos e dicas são recheados com imagens deslumbrantes, algumas das quais reproduzimos abaixo. Confira!

Foram vinte e três dias na estrada, mais de dois mil e oitocentos quilômetros rodados, conhecemos mais de trinta praias e quinze cidades. Perder-se pelo caminho e conhecer lugares como Macau e Cajueiro da Praia não teria sido possível se não estivéssemos viajando de carro e abertos a novas descobertas. Passamos por lugares incríveis onde o turismo de massa ainda não chegou. A cada dois ou três dias acordávamos em um lugar diferente, assistiamos a pores do sol incríveis e conhecíamos pessoas maravilhosas.

Começamos a viagem no Rio Grande do Norte. Desembarcamos em Natal, depois participamos de um evento em Pipa, onde conhecemos as praias do Madeiro e a Baía dos Golfinhos. Ficamos surpreendidos com a beleza das praias de São Miguel do Gostoso e da receptividade de um grupo que trocou a vida nas grandes cidades por um ritmo mais tranquilo e sustentável. A Ponta do Santo Cristo e Tourinhos foram, para nós, as mais bonitas praias da região. Tourinhos, inclusive, foi eleita por nós como o pôr do sol número um da viagem, com as rochas no canto direito da praia servindo de camarote para um espetáculo impecável de cores e luz. Tivemos uma rápida passagem ainda por Mossoró e Tibau.

Já no Ceará, iniciamos pelos coqueirais de Icapuí, conhecemos as praias de Ponta Grossa, Redonda e Peroba. Fortaleza serviu como base para descansar e seguir viagem até Icaraí de Amontada, uma vila de pescadores que, para nós, é um dos lugares mais bonitos do Ceará. Como a Ilha do Guajirú fica ao lado de Icaraí de Amontada, passamos por lá par conhecer um dos principais lugares para a pratica de kitesurf no estado. E por fim não poderíamos deixar de visitar a bonita, famosa e desejada Jericoacoara.

No Piauí, Barra Grande e Cajueiro da Praia foram os locais visitados (e aprovados) pelo projeto. Guardem esses nomes. Daqui a alguns anos elas aparecerão nos catálogos das agências de viagem. Barra Grande é a referência no Piauí para a pratica de esportes náuticos. Os bangalôs na beira da praia, as ruas de areia e os (ainda poucos) restaurantes tornam o lugar bem aconchegante.

E no Maranhão, o último estado da viagem, além das caminhadas pelo Centro Histórico de São Luís, conhecemos e nos encantamos com as belezas de Alcântara, uma cidade onde a história é a principal atração. Ruínas, casarões e ruas de pedra fazem a fama da cidade, acostuamada a receber turistas para um bate-volta vindos de São Luis. Mas o destino é mais do que isso, e ficamos dois dias na cidade para descobrir ilhas desertas e revoadas de guarás em logos passeios de barco.

O Brasil possui diversas atrações para todos os tipos de viagens, muitas ainda esperando para ser “descobertas” pelos viajantes. O objetivo do nosso projeto é conhecer e divulgar esses lugares, estimulando o turismo pelo nosso país através de textos e belas imagens. Em 2013, voltamos com novos destinos desse universo chamado Brasil.

O projeto ‘Descobrindo o Brasil’ teve o apoio da Ford, da Hostelling International, do Ministério do Turismo, do iPostal e do Minube Brasil.

Leia aqui todos os posts do projeto no blog Sem Destino e aqui todos os posts do projeto no blog Vou Contigo.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos