Delta deixará de operar em Brasília a partir de fevereiro de 2016!

Denis Carvalho 21 · setembro · 2015

A Delta vai deixar de operar voos a partir de Brasília a partir de fevereiro de 2016. A companhia tomou a decisão com base na redução da demanda de passageiros em seu voo para Atlanta, que a partir de dezembro será direcionado a Orlando.

“A Delta está sempre avaliando os mercados em que opera e per esse motivo tomou a decisão difícil de interromper seus voos saindo de Brasília, devido à pequena demanda e a redução na economia da cidade”, confirmou ao Melhores Destinos a gerente de comunicação da Delta para a América Latina, Sara Lorah.

A Delta já havia anunciado a mudança da atual rota de Atlanta para Orlando, a partir de 1 de dezembro, mas ao que parece as vendas não deslancharam e a falta de passageiros deve levar ao anúncio de seu fim antes mesmo da mudança.

De dezembro a fevereiro, o voo 586 será operado às segundas, quartas, sextas e domingos, partindo de Brasília às 23h59 e chegando às 8 horas em Orlando. No sentido inverso, o voo 587 partirá dos Estados Unidos às 23h25 e chegará ao Brasil às 7h25.

Infelizmente a crise econômica continua a fazer estragos nos voos internacionais, reduzindo concorrência e aumentando conexões e preços. Como não há sinal de melhora, será que teremos novos cortes?

Agradecemos a dica do leitor Martiniano Coelho.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • catvampiro

    Lamentável notícia… Uma coisa é certa, não tá fácil pra ninguém!

  • Marcio Correa

    Será o inicio do fim? Com dolar aproximando-se dos R$ 4,50 (turismo) e o euro em franca desvalorização frente ao dolar, melhor levar os avioes dos EUA para Europa. Infelizmente para nós, acredito que deveremos ter outros cortes em rotas internacionais. Por enqunto a baixa do petroleo esta dando algum alivio, mas até quando?

  • Henry

    Existe um fato em relação à HUB´s de Cias. aéreas que é muito curioso..
    Todo mundo sabe que o HUB da Delta, é ATL…
    Só que, no caso de aviões vindo da América do Sul… a MUITO TEMPO, a Delta deveria ter como “hub” a cidade de MCO… mas.. sem precisar mudar nada na sua malha..
    A imensa maioria das pessoas da América do Sul vai aos EUA para conhecer Orlando… muitos vão 1 vez e não retornam tão cedo…
    Muitos poucos têm o hábito de irem para outros destinos nos EUA…
    E quando tiverem a intenção de ir a outro local, é só descer em MCO e pegar outro avião para qq lugar dos EUA..
    Garanto, que a quase totalidade das pessoas que faziam conexão em ATL, nem saia do aeroporto… ficava lá esperando para ir para MCO (a maioria) ou para ir para JFK/LAX/LAS/MIA… que são voos que tb têm conexão em MCO….
    E garanto que, mesmo indo para outros destino, muitos gostariam de ficar um tempo em MCO, o que a Delta poderia negociar com as autoridades locais algum tipo de privilégio em termos de uso do aeroporto…
    Nunca entendi direito porque fazer de ATL um HUB para voos vindo do exterior… porque, até mesmo em países da Europa, a galera tá mais mesmo é afim de conhecer e ir para Disney… e em Orlando ainda tem muita área livre para o aeroporto crescer…

  • Jonatas Elias

    Number One: Azul GRU-MCO;
    Number Two: Delta BSB-MCO;
    Number Three: ???; Number Four: ???;

    • Martin

      Number Three? Copa VCP-PTY

      • Antonio Silva

        Hehehehe

  • Leonardo Soares de Santana

    acho que isso é só o começo.

  • Que lástima… Menos um… 🙁

  • Jefferson Leandro

    Realmente para nós que somos apaixonados por viajar, é uma pessima noticia. E infelizmente será o inicio de muitos trechos cancelados. Com esse dolar, no patamar que está, o nosso “querido governo”, conseguiu nos impossibilitar de realizarmos nossas viagens, nossos sonhos…..

    • Jose da Silva

      Para de chorar… viagem internacional é coisa para poucos, até em países ricos! Minha irmã mora na França e para vir para cá são 800 euros, mesmo ganhando bem ela, e muita gente de lá, acha que esse é um valor muito alto! Oq temos aqui é um ajuste, o fim do oba-oba, da gozolândia, o fim da teta! E aí o povão fica de mimimi… tem mais é que agradecer por quem foi responsável por tantos anos de economia boa, moeda forte e incontáveis viagens! Mas como huebr é mal agradecido e só olha pro próprio umbigo… vai pra paulista tirar selfie com pm bilão! afff….

      • MAKC

        PTista que votou na Dilma detected!!!

      • Jefferson Leandro

        Nao sei quem você é, e não pedi sua opinião. Se voce é retardado e acredita que nossa economia ficou boa durante tantos anos, tenho pena de você, completo doente. Voce deve ser um merda, sem cultura alguma por isso vomitou tanta asneira. Sua irma deve sim na fraça, ta bom!!! No máximo ela mora em Franca- SP. Seu comedia….

      • Eduardo Braga

        Se for pra agradecer, vc deve agradecer pelo governo atual ter pego um ajuste da economia que se iniciou com o Plano Real (apenas deixar claro que foi em 1994). Após uma economia estável, SUPERAVITÁRIA, sem INFLAÇÃO foi possível chegar nos anos de “economia boa, moeda forte e incontáveis viagens”.

      • Adriano Destorac

        eita que apareceu um bolseiro do DESgoverno.

      • Anderson

        Deixa de ser prosa ruim José da Silva!
        Não tem ninguém aqui apriveitando a ” teta” como você disse ou coisa parecida. Acho que todos que entram neste site estão em busca de bons preços e compartilharem idéias e informações.
        Aliás, pra que você entra nesse site mesmo?
        Então, não seja amargurado e tente respeitar a finalidade do site.
        E parabéns pela sua irmã estar aproveitando e buscando oportunidades melhor na vida dela!

      • Hugo Leonardo

        Nossa, que pena né? Foram tantos anos de transporte público de excelente qualidade, hospitais públicos nota 10, educação entre as mais tops do mundo, segurança pública mantendo o povo sempre 100% seguro, enfim, realmente vivemos a época de ouro! SQN!

        • Sandra

          PQP tem gente que perde uma ótima oportunidade se ficar calado.
          Tem alguem aqui do Lava Jato é?
          Pelo que consta os leitores do MD são trabalhadores que procuram economizar e usar bem seu suado dinheirinho.

      • Marcos

        Nossa! Ainda bem que nos últimos doze meses fiz 6 viagens internacionais com o dólar entre R$ 2,35 – 3,15. Agora, com este DESgoverno, byte bye. Aliás, rateia o rombo ai com que votou neles. Com certeza Jose da Silva vc será o primeiro a pagar e dobrado. Boa noite.

      • Allan Brito

        Nunca li tanta bobagem em tão poucas linhas.

  • catvampiro

    MD será que não seria o momento de criar um post sobre a promoção Indique amigos da Avianca? Estamos até hoje sem nenhum parecer concreto da empresa, um monte de reclamações em sites especializados e também sem respostas. Da mesma forma que vocês publicaram a promoção aqui, creio que seja a hora para poder comentar.

    • Catvampiro, tudo bem?
      Não temos nenhuma novidade para postar por enquanto. Até o dia 30 temos que ter paciência e aguardar que a empresa cumpra o regulamento r deposite. Mas postaremos assim que tivermos novidades!

      • Jeannie Sales

        A Avianca já depositou 2500 pontos pelo envio dos convites na minha conta agora no dia de hoje.Espero receber os pontos das indicações confirmadas até o fim do mês.

    • Box Gaga

      Depositaram os meus pontos hoje à noite. Tudo certinho, convites + contas confirmadas

      • Adriano Destorac

        Só contas confirmadas após o fim da promoção? A história do email de confirmação?

        • Box Gaga

          Não, meus amigos nem receberam esse tal e-mail.

          • Adriano Destorac

            Onde aparece os pontos? Em “resumo de pontos “? Obrigado

          • Box Gaga

            Sim e o detalhamento em Pontos Acumulados

          • Adriano Destorac

            Ah blz, obrigado cara. Eu ainda não recebi nada =/

      • catvampiro

        Acho que foi só você quem recebeu… Estou administrando 21 contas de parentes além da minha… E nenhum pontinho foi creditado até o momento.

        • Adriano Destorac

          E agora tá dando a doida no site.

        • Adriano Destorac

          o meus pontos entrarammmmm, a avianca honrou tudo

    • Breno Vieira

      @catvampiro:disqus , @disqus_7aP5WEaoTM:disqus
      a avianca depositou os meus pontos ontem a noite.
      recebi 38.500 pontos. 36 confirmações + 2.500 pontos de convite (50×50).

      Aparentemente dos meus amigos que já tinham conta, só recebi os pontos do convite mesmo, pois tinha uns 10 que já eram cadastrados (apesar de no site ir de boa, achei que podia tbm – no regulamento diz só pra novos cadastros, então eles estão certos nisso).

      Na conta da minha namorada só os 500 pontos da minha indicação.
      Então ainda estão creditando mesmo!!

      Esperar meu povo! 😀

  • Leonardo F J

    Pessoal, achei Brasila-los Angeles por US400 em março pela Copa, acho muito bom o preço.

  • Paulo César

    E viva o nosso DES governo !!! Já já aparece uns condenados defendendo o dólar alto , o governo … Brasil !!

    • Coelho

      Sempre tem,!

  • MTorres

    Pelo jeito você não é executivo. Quem enche avião é empresa. Muita gente dentro de um avião ta indo a trabalho, tirando Orlando. Atlanta permite conexões rápidas para as costas Leste e Oeste. E Brasília tem uma quantidade enorme de viagens a negócios, pois é HUB para pessoas que moram em Goias, Espirito Santo, entre outros do Centro Oeste.

    • Fabio

      MTorres, obrigado por me poupar de escrever a resposta.
      Orlando nao estah sequer entre os 10 aeroportos mais movimentados dos USA.

    • Henry

      Vc se engana..

      A maioria das pessoas que viajam para os EUA não estão a negócio…

      http://correio.rac.com.br/_conteudo/2014/07/especial/turismo/193743-sobe-numero-de-brasileiros-que-viajam-para-o-exterior.html

      Em 2013, 83% das pessoas que viajaram foram a turismo ou áreas assemelhadas…
      É só verificar a quantidade de pessoas à bordo em qq época do ano… geralmente são famílias, casais, grupos de amigos…

      • Fabio

        Voce esta falando de uma rota especifica: Brasil-USA. A Delta, terceira maior cia aerea do mundo, nao vai criar um hub apenas para atender sua vontade. Ela vai manter seus hubs em ATL, JFK, DTW e LAX porque a maioria dos seus passageiros, mundo afora, viaja a negocios.

        • Henry

          Fábio e Márcio…
          Acho que eu não expressei corretamente a minha opinião sobre ATL ser o HUB da Delta, para a maioria dos voos que saem do Brasil..
          Efetivamente ATL é o HUB da Delta para quase todos os destinos…
          Só que, ao contrário do que foi informado aqui, 80% dos voos que saem do Brasil para os EUA são pessoas fazendo turismo e não para negócios…
          E a imensa maioria das pessoas que saem da América do Sul e vão para os EUA, tem como objetivo chegar em Orlando….pelos motivos óbvios…
          Assim, se vc tem um “hub” (veja que este é minúsculo, desde o início eu falei assim.. ou seja, é o ponto de conexão para turistas) em ATL, simplesmente vai obrigar as pessoas a terem que fazer conexão em ATL e depois irem para MCO… (aquela imensa maioria que vai aos EUA fazendo turismo)…
          É totalmente ilógico isso….
          É muito mais lógico, vc usar MCO como “hub” (veja, é minúsculo, é mais uma noção de “ponto de conexão” e não um HUB nacional)…pois imagino que uma faixa de 70% das pessoas que estão dentro do avião, vai descer e ficar ali mesmo…
          Já as outras 30%, talvez 20%, os caras que estão a negócio, podem pegar voos para os demais destinos nos EUA… MCO realmente não tem a malha de ATL, mas tem bastante voos internos… e não se esqueça que tem TPA, bem ao lado…. e 10% das pessoas que vão fazer turismo em MCO e outro local (JFK/LAS/LAX/SFO/etc) ou apenas vão para estes outros locais e não vão ficar em MCO..
          Hoje, você obriga que 70% das pessoas que saem do Brasil e vão para os EUA, com objetivo de ir para MCO a terem que fazer conexão em ATL, que, embora seja uma bela cidade, não tem maiores atrativos turísticos…
          Tanto é assim, que a própria Delta está pedindo autorização à ANAC para aumentar a frequência de voos de GRU para MCO…
          http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2015/09/voo-da-delta-para-orlando-sera-diario-saiba-mais_118981.html
          Eu penso que, voos saindo do Brasil e que não sejam voos diretos, se tiverem que fazer conexão, que sejam em MIA ou MCO… pois são “hubs” (pontos de conexão) para outros destinos, e são locais que, por si só, são os destinos mais procurados pelos brasileiros…na verdade existe uma quantidade enorme de pessoas que chegam aos EUA por MIA por questão de economia (voo mais barato), alugam carro e vão para MCO….depois, tem que voltar de carro para MIA… aí, se forem em grupo, ficam limitadas a trazerem uma quantidade limitada de malas que caibam no carro….se o voo fosse direto para MCO, não teriam este problema…dava para fazer o transfer do hotel para o aeroporto por algo em torno de US$ 50/US$ 80…(isto quando o dólar estava barato e as pessoas compravam muito… hoje… acho pouco provável tantas compras…)
          A American Airlines tinha voo GIGDFW…
          Era pura perda de tempo,pois Dallas não é destino turístico… muito mais sábio que tivesse GIGMCO…
          A partir de MCO, vc pode ir facilmente para os outros pontos turísticos dos EUA (JFK/LAS/LAX/SFO e outros menos procurados)…
          É uma questão de estatística…. se a quase totalidade das pessoas voam para os EUA para conhecer MCO, porque fazer conexão em outra cidade ???
          A crise econômica no Brasil acabou obrigando as aéreas a repensarem melhor o enorme desperdício de voos que tinham para os EUA…
          Delta mesmo, tem GRU para DTW/ATL/JFK…talvez seja um pouco mais prudente ficar com GRU para MCO/JFK..
          Neste dois locais, você pode facilmente ir para vários destinos nos EUA (destinos turísticos)…
          American, tem GRU para MIA/JFK/DFW/LAX…não tem MCO…muito provavelmente seria interessante ter MCO ao invés de DFW…. é só observar a quantidade de pessoas que voam de GRU para os EUA e ficam em DFW… talvez menos que 0,00001%…
          Enfim…
          Estão chegando a conclusão óbvia que, como o turismo responde por 80% do público que voa para os EUA e que a quase totalidade deste público pensa em ficar ou pelo menos fazer um stop over em MCO… nada mais natural que MCO seja um pequeno “hub” para os brasileiros..

          • Fabio

            Um hub custa $$. Acredito que a quantidade de voos oriundos da Am. do Sul nao seja suficiente para justificar um.
            Nem mesmo a AA, que tem um hub em MIA, cogitou concentrar operações em MCO.
            Quem vai de AA em geral voa para MIA e de lá para MCO.
            DFW é como ATL. Não é um destino turístico mas é o principal hub da AA. Foi apenas uma questão do Rio não ter fluxo de passageiros suficiente para outros destinos do país que não a Flórida e NYC, já atendidos por eles em voos diretos.

        • Fernando

          Fábio, boa tarde. Dei gargalhadas aqui no trabalho com seu comentário! Sensacional.

      • Márcio Sampaio

        Henry, Atlanta é uma das mais importantes cidades dos EUA para negócios, sede da Coca Cola e da CNN, por exemplo. Realmente não é cidade turística, assim como Frankfurt não é (mas é o principal HUB alemão). O que acontece é que a maioria das pessoas que passam por lá (e por “maioria” estou me referindo aos americanos) estão a negócios, e pode ter certeza que esse é o principal mercado para as cias aéreas (vide a ponte Rio-SP, predominantemente de viajantes de negócios).

        Guardadas as devidas proporções (e por favor, gente, não quero criar polêmica nem bate-boca, é só um exemplo simples que não esgota o assunto…), é como Rio e São Paulo. O Rio ainda é o lugar que mais recebe turistas do Brasil (lazer), mas São Paulo concentra os negócios. As cias aéreas preferem concentrar as rotas por SP e distribuem turistas por conexões. Em geral, quem está de férias busca preço mais baixo e não se importa tanto com conexão (desde que tenha retorno financeiro), já viajantes a negócios priorizam voos diretos, quase sempre com passagens compradas por via corporativa, por isso preço mais alto.

        Por fim, já percebeu que nenhuma das grandes cias americana opera Orlando a partir do Brasil? Com certeza não é à toa…

    • Otavio Melo

      Atlanta é o maior aeroporto do mundo em número de passageiros, tem voo pra caramba, mco é ridículo perto de ATL. Queria a continuidade de Brasília para Atlanta, hub para todo os EUA, aeroporto capacitado, e sem furtos! Agora é ir por São Paulo e rezar para mala voltar intacta! Conexão em gru é só tristeza! Ladrão pra todo lado.

      • Demetrio

        Eu acho que tive azar, ja voltei do exterior pelo menos umas 15 vzs por GRU e nunca fui roubado. Em abril voltei a primeira vez por BSB e pimba… Todo mundo roubado em BSB….

    • Sacal

      Perfeito! É uma pena não termos mais este voo para Atlanta, pois o mesmo era bastante conveniente para fazer conexão tanto para costa leste como a oeste, pois ATL é um dos maiores hubs dos Estados Unidos.

  • Andrei

    O voô direto de Brasilia para Santiago chegou a existir? Se existiu um dia, não está mais à venda.

  • Fabio

    O euro se estabilizou frente ao dolar desde maio.

    • Marcio Correa

      Exatamente Fábio, não só estabilizou-se como caiu, e muito. Estava a 1,35 e desde e maio por cerca de 1,10/1,15 Os americanos, desde então, vão para europa com custo mais baixo e os europeus continuam tendo a america “barata”, ou seja, aviões cheios na ida e na volta. Fora o trânsito, sempre alto, de executivos, que na realidade mantem as cias aereas.

  • Luis

    Menos voos significa há opção limitada,ou seja o preço alto

  • Gentil Meireles

    O que já se esperava acontecer. E o próximo passo, serão os preços, subindo, devido a diminuição da oferta!!

  • Justamente a companhia onde eu tinha olhado as melhores opções para voos para San Francisco saindo de BSB… ;(

  • Marcos Mesquita

    Estou com passagens BSB – MCO – ATL – NRT para 05 de março de 2016, tudo pela DELTA… Agora que acabaram com BSB – MCO o que vai acontecer comigo? Alguém sabe? Terei que ir pra São Paulo ou Rio?

    • catvampiro

      Provavelmente te colocarão via Atlanta ou outro destino que ela opere. Fica tranquilo, sem viajar tu ñ fica.

    • Marcelo Melo

      Você será reacomodado, provavelmente saindo de GRU. O trecho doméstico deverá ser operado pela Gol.

  • José Maria

    Tinha pela Gol durante os meses de julho e agosto, alguns dias da semana, mas acabou.

  • Gilberto

    Eu acho que tanto o Henry em alguns pontos quanto o MTorres estao certos quanto aos respectivos argumentos apresentados.

    Eh correto afirmar que ainda ha mais fluxo de turistas envolvidos em viagens aos US do que viagens de negocios, porem, estas sao relevantes e nao podem ser ignoradas pelas cias aereas e seu CEO e demais empregados que ocupam funcoes estrategicas para administrar e definir as rotas da companhia. Fora isso, o fluxo eh predominantemente unilateral, ha ainda, mesmo com a crise, muito mais brasileiros indo para os US do que americanos vindo ao Brasil, estes sim, normalmente a negocios e nao a turismo.

    Eu acho que sao as duas coisas. Eles podem ter revisto devido a crise a necessidade de operar voo direto para seu hub principal, isto eh, Atlanta e verificado que nao seria rentavel manter essa rota e talvez desviar pra Orlando, atendendo a necessidade de passageiros da regiao centro oeste que queiram ir a Orlando nonstop com mais conforto e sem necessidade de conexoes (mesmo pagando a mais por isso) e como nao teria concorrencia com as demais companhias que nao operam ainda essa rota, nao perderia o slot no aeroporto de Brasilia e ainda poderia contornar a crise, passando a gerar receita aceitavel nesta rota, mesmo tendo que cobrar o menor preco possivel.

    Tanto o executivo principalmente ,quanto o turista convencional e que tenha como destino aeroportos que nao tenham voos diretos desde o Brasil eh meio indiferente onde fazer conexao, apesar que o hub principal da Delta, Atlanta, oferece de fato uma maior gama de voos e facilidades, alem da rapidez ja debatid aqui, mas New York, Detroit tambem atenden bem aos interesses de quem escolhe a Delta para voar.

  • Marcelo Melo

    A próxima, podem anotar, será a Air France…

    • Luana

      Fiquei curiosa, pq vc acha isso? A Air France ta saindo daqui com voos cheios

  • Marcelo Berto

    Será que a AA também vai desistir de operar BSB – MIAMI?

    • Marcelo Melo

      Como eles não mudaram a aeronave, deve durar mais um pouco, mas do jeito que a coisa anda, não duvide não…

      • Marcelo Berto

        Fazer conexão em SP ou eles coloquem no TAM, até maio pode mudar muitas coisas. aguardar.

  • Jonatas Elias

    Afora a crise, sempre achei a oferta de assentos BR-USA muito elevada. Mais cedo ou mais tarde a farra tinha que acabar.

    • Martin

      Sim.. também achei isso.

  • Alceu Junior

    Parabéns #PT Parabéns #Dilma sem concorrência, oferta, a tendencia é preços ainda mais salgados.

  • Antonio Silva

    Pra quê cancelar a rota para Atlanta saindo de Brasília ? São 4 voos semanais, poderia muito bem reduzir a frequência sem a necessidade de cancelamento !!!

  • Kym

    De todas as intl que operam aqui acho que a perda da DELTA é a pior!

  • Guilherme

    Puts uma merda…pq ir de TAM não é muito bom…gosto mesmo é da Delta e em Brasília a American Airlines sempre tem preços absurdos….#voltaDelta!!!!

    • Martin

      #ficadelta

  • catvampiro

    Aqui também, uns dizem que não tem o amigo… sendo que tem!!!

  • Breno Vieira

    Já peguei atlanta para bsb e para rio pela delta.

    A rota para bsb era a melhor. agr já eras.. =/

  • Adriano Destorac

    Ansiedade pura aqui haha

    • catvampiro

      Continuo na espera… 21 contas eu administrando e nenhuma até o momento!

      • Adriano Destorac

        opa, tu sabe a validade das milhas dessa promoção?

  • Danyelle Cavalcante

    Passou da hora. Equipe Delta em Brasilia é pessima, atendimento desleixado e desinteressados com os clientes, alem de fingirem não estar submissos as regras estipuladas pela propria empresa.

    • Martin

      Nunca tive essa experiência negativa exposta por você. Pelo contrário, de todas essas que saem de Brasilia para os EUA, a Delta sempre foi a melhor.

      • Danyelle Cavalcante

        Pois é, mas eu passei por tudo isso e nao recomendo, em momento algum, a equipe de BSB.

  • Camila Mosqueira

    Amigos do Melhores Destinos, como posso obter informações de quais voos acontecem em quais dias, partindo de Brasília, como vocês puderam informar neste post?
    Tenho interesse em saber destinos na Europa com voos diretos partindo de Bsb para escolher a melhor data da minha viagem em maio de 2016.
    Obrigada!

    • Jonatas Elias

      AF para Paris e Tap para Lisboa.

  • catvampiro

    Cada momento eu paro tudo e confiro todas as contas pra ver o saldo e nada até o momento!!!

    • Breno Vieira

      hahaha to quase assim, mas pra 1 conta só.

      usa o awardwallet que facilita 😉

      vc ta administrando 21 contas, mas conseguiu muitos pontos em cada uma ? =O

  • Cristian Lopes da Silva

    MD o que ocorrerá com quem já tem passagem comprada para um deste voos no neste período? Voltarei de Orlando dia 03/02/16 no voo 587, MCO-BSB, horário de saída 20:25. O que devo fazer? pelo site da cia está td normal.

  • Leonardo Ibiapina

    Quanto tem promoção e liquidação as pessoas se animam.Por que não baixam os preços?