Cuidado, sua mala pode ser aberta nos aeroportos brasileiros

Leonardo Marques 08/06/2010 às 7:50h 260 Comentários

Cada dia está mais comum o desaparecimento de malas nos aeroportos. Além disso a nova moda é abrirem as malas para furtar objetos de valor nas malas de quem vem do exterior.

Os relatos de pessoas que tiveram suas malas abertas não param de crescer. O passageiro despacha sua mala na origem e quando chega ao destino, ao pegar sua mala percebe que ela foi aberta e furtaram objetos de valor.

Aparentemente o foco tem sido principalmente as malas de vôos que chegam do exterior, que normalmente trazem eletrônicos, produtos de informática e outros produtos de valor.

Não se sabe exatamente em quais aeroportos brasileiros isso está acontecendo mas uma coisa é certa, em Guarulhos ocorre. E, como a maioria dos vôos que chegam do exterior fazem conexão lá, você pode imaginar o tamanho do problema que temos.

De quem é a culpa?
Todos os principais aeroportos brasileiros são administrados pela Infraero, então a responsabilidade só pode ser dela. Mesmo se a culpa não for da Infraero, ela precisa tomar as providências e mudar esse quadro, logo, a responsabilidade é dela.

O que nós podemos fazer para não ter esse tipo de problema?
Não temos muita opção, quem vem do exterior vem com muita bagagem e precisa despachar suas malas. Aqueles seguros de mala não cobrem furtos de objetos nas malas.
Só nos resta trancar bem as malas e colocar aquele plástico que protege a mala. Assim podemos pelo menos dificultar o trabalho deles.

Você já teve esse tipo de problema? Foi em qual aeroporto? Deixei seu comentário.

260 comentários para “Cuidado, sua mala pode ser aberta nos aeroportos brasileiros

  1. Gilberto Martins

    Fala Aê Léo !

    Cara , Tive a péssima Experiência de ter Minha Roupas(!!) Furtadas da Minha Mochila Numa Viagem a Bs As á 2 Anos Atrás .Minha Mochila foi com 13 quilos e chegou no Ezeiza com 4 a menos …Levaram Minha Roupas de frio que eu Tinha Comprado justamente Pra enfrentar o Inverno na Argentina , Passei Mô Pedaços por lá e comprometeu Minha viaje Toda .Pelo que Sei essa Pratica é Normal No aeroporto Ezeiza ,Tento inclusive Formas de abrir e fechar o cadeado sem que a pessoa Perceba , por Isso recomendo passar aquele Plastico que protege a mochila e Tem Um seguro Acasso Vc tenho algum objeto Furtado .

    Tem que Ficar atendo se Realmente é No Gru que acontece Ou ainda No País de origem , Pois Lá no Ezeiza eles roubam tanto na Vinda como Na Ida .

    Por Ultimo , Não exite em Contratar O Seguro Bag (Aquele Plastico que encolve a mala/Mochila e que cobre sim Furtos ) .

    Responder
  2. Pablo

    Sempre ocorre quando você volta do exterior, um amigo que vem dos EUA sempre ocorre com ele, roubam cremes, roupas, perfumes, e vindo dos EUA você não pode fechar a mala com cadeado ou lacre.

    Responder
    1. eduardo

      Olha.. pode fechar a mala com cadeado sim, tenho um amigo dos EUA que vem todo mes para o brasil e sempre tranca a mala com cadeado.

      Mas acho isso um absurdo, roubo de bagagem.. era só o que faltava.

      Responder
  3. kelly

    eu viajei para o Rio-Buzios em dezembro do ano passado. Quando pequei minha mala no galeão meu celular ja não estava mais la. Tam é descaso total.

    Responder
    1. Luiz Felipe

      Já sumiu câmera de foto minha no aeroporto internacional voltando dos EUA.
      É uma situação muito ruim e não se tem o que fazer, até pelo fato de como a mala passa por mais de um aeroporto, sempre um poderá culpar o outro…

      Responder
  4. Leonardo

    Já passei por essa situação desagradável também.
    Como trabalho em uma agência de viagens, estamos divulgando em nosso twitter um vídeo de como nossas malas são violadas, lhes recomendo assistir, é bem interessante.
    Quem tiver interesse em dar uma olhada no vídeo é só entrar no nosso twitter http://www.twitter.com/turinviagens

    Responder
  5. Henrique

    Olá,

    ja tive esse problema tambem, uma vez viajei de guarulhos para porto alegre, e quando cheguei em porto alegre notei que o zipper da minha mala estava em posição diferente do que eu havia deixado, mas nem liguei, só quando cheguei no hotel me dei conta que meus 2 perfumes não estavam mais na mala…. provavelmente abriram em guarulhos, pois como aquele dia cheguei cedo no aeroporto e logo fiz o check in provavelmente a mala ficou la parada e eu nao coloquei cadeado…. de la pra ca nunca mais viajo sem cadeado na mala… que fiquem de alerta

    Responder
  6. Alexandre

    Buenas,
    Há muitos anos que eu viajo sempre com cadeado nas malas. Pra qualquer lugar que eu vá, sempre coloco cadeado.
    Claro que não evita (quem quer furtar, o faz), mas dificulta.
    Podemos promover um desconto nas empresas que plastificam as malas!
    Que tal?

    Responder
  7. Carolnl

    Nunca tive objetos furtados de dentro da mala, mas meu namorado teve uma mala 'perdida' na nossa volta dos EUA. Coincidentemente, a mala em que ele trazia um XBox que tinha acabado de comprar =/
    Pra quem disse que não se pode trancar as malas com cadeados nos EUA, pode sim. Eles não recomendam, mas não proibem. Eu sempre tranco. Se quiserem me roubar, pelo menos terão que trabalhar a mais pra isso ¬¬

    Fora isso, as recomendações de sempre: todos os eletrônicos e objetos de valor (jóias, etc) na bagagem de mão. Perfumes e cremes não tem jeito, ne? Mas pelo menos assim minimiza-se os riscos…

    Responder
  8. Fernando

    Já que entramos neste assunto, vale a dica para a Copa.

    Ja viajei para África do Sul diversas vezes, e residi na Cidade do Cabo.

    Em TODAS minhas viagens para lá, tíve minha mala aberta e algo furtado.

    Isso é super comum na África do Sul. Dêem o aviso para copa.

    Responder
  9. fernanda

    duas amigas voltaram da europa final do ano passado por guarulhos e tiveram suas (duas) malas abertas lá. roubaram TUDO de valor que traziam em compras. em compensação, quando eu voltei da europa com uma amiga há alguns meses, nada aconteceu. a gente tinha protect bag, elas não. se foi por isso não sei, mas com certeza vale a pena colocar por precaução.

    Responder
  10. renata

    olha, trancar a mala com cadeado não adianta muito. o pai de um amigo que trabalha numa agência de viagens nos mostrou que é super fácil abrir qualquer mala: é só enfiar uma caneta no zíper. o procedimento é rápido, fácil e não deixa marcas, porque depois é pegar os zíperes presos com o cadeado e passar por cima da parte aberta que ela fecha facilmente.

    por isso esse meu amigo não viaja sem enrolar a sua mala em plástico, por precaução.

    Responder
  11. Vanessa

    "Só nos resta trancar bem as malas e colocar aquele plástico que protege a mala."

    Cuidado! O plástico não é garantia.. Não ache que porque sua mala está com o plástico que nada aconteceu. É até mais perigoso. Dá uma falsa sensação de segurança e você só descobre em casa… Quando já não pode fazer nada.

    Conheço gente que teve coisas roubadas e a mala plastificada novamente. Portanto, cuidado…

    Vale colocar o lacre numerado e anotar o número.

    Responder
  12. renata

    Já me aconteceu duas vezes, ambas em Guarulhos, chegando de vôos do exterior. Foram furtadas roupas, perfumes e uma bolsa. Passei a colocar cadeado com senha e, sempre que possível, exigir um lacre da cia aérea, do qual anoto o número. Depois disso nunca mais fui furtada – mas pode ser apenas sorte. Nem todas as cias aéreas estrangeiras oferecem lacre, contudo. Esses furtos acontecem no pátio do aeroporto, sobretudo em vôos com conexão em GRU (em que a bagagem fica "guardada" entre um vôo e outro). A culpa é totalmente da Infraero, que é negligente nisso, como em vários outros assuntos.

    Responder
  13. Frederico Wanis

    O que eu acho ? Sempre cagaram para esse assunto. Não existe controle com as bagagens. Aquele papel de controle só serve, infelizmente, para os casos de extravio. Em muitos casos de nada adianta trancar ou colocar plástico protect-bag. Se as autoridades americanas, por exemplo, julgarem que devem vistoriar sua bagagem, ela será aberta como for preciso. Ao meu ver, a infraero e todas as empresas que administram os aeroportos do mundo não deveriam permitir que malas fossem abertas no interior dos bagage claims e deveriam solicitar a apresentação do papel de controle para sair do terminal. Simples assim.

    Responder
    1. Carolnl

      O protect-bag não garante, mas, convenhamos, dificulta o acesso. Eu penso assim: entre o sujeito roubar minha mala, com cadeado e protect-bag e, se possível, lacre numerado, e roubar uma mala menos protegida, é mais rápido e fácil roubar a menos protegida! Então, eu pelo menos dou trabalho pra eventuais ladrões :-)

      Responder
  14. paul

    Aconteceu comigo também numa viagem nacional entre sudeste e norte, ao chegar no aeroporto final depois de passar por rio, brasília e manaus, os bolsos da minha mala estavam abertos, felizamente não haviam furtado nada, mas fiquei bem reocupada ao ver os bolsos abertos.

    Responder
  15. Marcio

    Em Nova York comprei dois vidros de perfume. Como tinham mais de 100 ml, precisaram ser levados na bagagem despachada. No Galeão, depois de uma escala em Miami, minha mala não apareceu. Fiz uma reclamação e, no dia seguinte, entregaram a mala na minha casa, em Curitiba — sem os perfumes. Felizmente eu tinha guardado as notas fiscais e a American Airlines me reembolsou, mesmo que provavelmente a culpa não fosse deles.

    Responder
    1. Carolnl

      Você deu muita sorte, viu? É raríssimo as cias se responsabilizarem por uma coisa que é, sim, responsabilidade delas. Afinal, nosso contrato é com elas!

      Em tempo, ótima dica sua: sempre guardar as notas fiscais de tudo o que comprar no exterior. Além disso, é sempre interessante fazer uma lista inventariada de tudo o que está na mala, detalhadamente, na ida e na volta. Dá trabalho, toma tempo, mas em caso de extravio faz toda a diferença!

      Responder
  16. Luana

    Aconteceu comigo no. O aeroporto não sei qual foi bem mas eu sai de POA – teve escala em Curitiba e Salvador e o final era Recife. Abriram a mala acredito em POA mesmo e fora que perderam a mala depois de 2 semanas foi achada.

    Responder
  17. Josi

    Comigo aconteceu em Confins: minha mala foi aberta e totalmente revirada, só não levaram nada por que tinha apenas roupas. Em Guarulhos aconteceu com uma amiga que veio do exterior: roubaram todas as roupas que tinham valor. No Galeão tb acontece isso direto. Vou pra Buenos Aires direto e (Graças a Deus) até hj nada aconteceu. O que um amigo que trabalha numa Cia Aérea me informou é que a culpa em 99% dos casos é da empresa aérea. São eles que cuidam e circulam com as malas. Os funcionários da Infraero raramente têm acesso às malas. Ao que eu sei a TAM é a que dá mais problemas. No meu caso, em Confis, eu viajava com TAM.

    Responder
  18. Airton Fernandes Lie

    Fiquei assustado com tal situação, pretendo viajar para o exterior em breve e já fiquei preocupado. E num caso desses, quem deve reembolsar o passageiro? Qual o procedimento que ele deve adotar?

    Responder
    1. Carolnl

      Olha, se for extravio da mala, é mais fácil. A questão do furto é mais complicada, porque normalmente a pessoa só percebe quando já está em casa/hotel, e a cia não se responsabiliza mais. E ninguém vai ficar abrindo mala pra revirar e conferir no aeroporto, ne?
      Então, minha dica é levar todos os eletrônicos (celular, camera, notebook) na mão, bem como eventuais objetos de valor. Se comprar roupas/tenis caros, que vc faz muita questão de não perder, leve na mão tb. Cremes e perfumes não tem jeito, ne?

      Além disso, faça um inventário detalhado da sua mala, se possível com fotos, antes de embarcar na volta. Guarde as notas fiscais de tudo (foi o que salvou meu namorado, que conseguiu um reembolso integral). Se perceber alguma coisa estranha na mala ao retirá-la da esteira, chame um agente da companhia para que ele esteja presente quando vc abrir a mala.

      Apesar dos avisos para não colocar cadeado, ou colocar aqueles aprovados pela TSA, coloque um comum e bom mesmo. Se der, amarre à alça da mala. Também peça um lacre numerado para a cia e anote o número. Coloque aquele protect-bag.

      Por fim, relaxe. Vc não pode passar a viagem toda preocupado com o que vai acontecer. Faça sua parte e divirta-se.

      Responder
  19. Alexandre

    Buenas, de novo,
    Procurei informações a respeito e descobri uma propaganda que oferece um produto que fixa o cadeado à alça da mala. Assim, apesar de abrir a mala, não é possível "corrigir" o fecho que foi aberto.
    Fica a dica: mesmo usando o cadeado (ou lacre), fixe-o na alça da mala.
    Abraços,

    Responder
  20. Ila Fox

    Tive a mala aberta e furtada numa conexão nacional no aeroporto de Guarulhos (nos enfiaram num vôo que estava vindo de paris eu acho…).

    No mesmo vôo outras duas pessoas tbm foram furtadas. Na época, procuramos fiscais da TAM que disseram que não eram responsabilidade deles, q a empresa que cuidava das malas era terceirizada, bla bla bla (instalar cameras que é bom, nada né??).

    Bom, acabou que processamos a TAM, vai ser trabalhoso, mas pelo menos a empresa vai tomar um prejúizo básico. Quem sabe se todos fizessem isso, eles colocariam mais seguranças no departamento de bagagens…

    Responder
  21. duarte

    meu filho teve duas camisetas roubas da mala, esses vagabundos tiram um ou dois objetos da mala pq geralmente por causa de uma ou duas peças de roupa ou outro item apenas, costumamos nao reclamar e com isso eles vao roubando cada vez mais

    Responder
  22. Cassandra Brunetto

    A minha opinião é de que a culpa não é exclusivamente da INFRAERO, mas também de todas as empresas aéreas. 50% de culpa para cada lado, pois todos são envolvidos nesse tipo de situação.

    Responder
  23. Leonardo (Melhores D

    Cassandra, eu também não acho que a culpa é exclusivamente da Infraero, na verdade é até difícil saber de quem é a culpa. Mas, se isso está acontecendo com frequência, quem administra aquele aeroporto precisa tomar alguma providência.
    E, quem você contrata é a companhia aérea, então, independente de quem é a culpa, quem precisa nos dar explicação é a companhia aérea.

    Responder
    1. Carina

      Eu compro a passagem e a empresa me permite levar bagagens. É responsabilidade dela cuidar. Eu pago uma taxa pra Infraero pra usar o aeroporto, então é responsabilidade dela cuidar. A culpa é de ambos, concordo com vc.

      Responder
  24. Michel Lemons

    Meu celular também foi furtado de minha mochila em um voo da GOL de Porto Alegre pra Curitiba em 2005. Isso ocorre desde sempre nos aeroportos brasileiros também. Enquanto o povo brasileiro não tiver educação e em sua maioria forem de vigaristas e 'espertos', não teremos solução pra isso, mas a infraero é responsável sim e devia controlar MUITO MELHOR seus funcionários.

    Responder
    1. kelly

      Com certeza. Mas o problema é que essas "pequenas coisas" que são furtadas as cias aereas não querem se responsabilizar. O funcionario da tam não me orientou e disse que só poderia registrar uma ocorrencia se houvesse diferença de peso na mala (1 kl).Perdi todos os meus cotnatos, fotos e tô sem celular até hj. Nem no "fale com o rpesidente, o sac da Tam" fui atendida. Enviei reclamação pelo site e nem se quer deram resposta.

      Responder
      1. vha300

        desculpe… quem carrega celular e objetos pessoais na mala? acho que é pra isso que existe mala de mão, não?

        Responder
  25. Wilson

    Já passei por essa experiência também…indo de São Paulo (GRU) pra Aracaju, lacrei a minha mala, e ao chegar no destino, percebi que a mala não estava mais lacrada e que havia sido furtada uma camisa de time q eu iria dar de presente…o incrível é que nem parece que mexeram na sua mala de tão igual que ficou o estado dela…

    Responder
  26. Sergio

    Uma sugestão (para viagens ao EUA) é usar cadeados TSA approved. Voce pode fechar a mala com ele, pois a autoridade de segurança americana tem uma chave especial para abri-los se preciso (e se for aberto fica indicado no cadeado). Sempre uso um cadeado desses e costumo viajar via GRU, nunca me aconteceu nada, mas ja ouvi relatos de vítimas.

    Responder
  27. Marcelo

    No caso de furto ou extravio a responsabilidade é da cia. aerea também, uma vez que responde pelos danos causados às pessoas transportadas e bagagens.

    Responder
  28. Klebson

    Meu irmão já teve a mala violada quando veio dos EUA para o Brasil. O roubo aconteceu em Guarulhos. Pra completar, as ainda extraviaram e só chegaram no destino 1 dia depois. O pior é quando a mala inteira é roubada, pois ninguém confere mais os bilhetes de bagagem. Isso já foi até matéria do QCQ.

    Responder
  29. Klebson

    Lembrei agora de outro caso, minha mãe já teve a mala roubada em Miami. Era um vôo iniciado pela TAM e concluído pela American Airlines. Em Miami o baggage claim parecia uma feira e ninguém confere os bilhetes da bagagem. Ela terminou pegando a mala de outra pessoa, e só no estacionamento percebeu, e voltou para devolver a mala. Mas a dela não devolveram. Pediram para ela fazer uma lista do que tinha dentro da mala e prometeram reembolsar. Enquanto isso não resolvia, a TAM deu míseros $100 dólares para ela comprar roupas para passar 15 dias na Flórida. Ótimo não? Depois reembolsaram, mas a viagem foi totalmente comprometida.

    Responder
  30. Roger

    Sou premiado! Minha mala já foi violada três vezes: entre Londres e Madrid, entre Porto Alegre e Fortaleza, e tb em Buenos Aires – neste último sei de DEZENAS de pessoas q já foram roubadas!
    Na volta da viagem, meu segredo é encher a parte de cima da mala/mochila com roupa suja, bem nojenta, cuecas e meias – LOL.
    Passar os plásticos de proteção e usar cadeado não são mais opção, TEM q usar! E mais a mala dura, com segredo. E qdo compro eletrônicos eu não rateio, se dá levo na mão. Se não dá, mando por correio. O gasto é maior mas a garantia idem.
    É um problema mundial, na verdade, mas a Infraero realmente é a responsável aqui no Brasil! E não adianta reclamar em lugar nenhum, eles sempre são o mesmo texto de empresas terceirizadas blablabla.

    Responder
  31. Raquel

    Meu irmão teve a mala roubada no cominho de volta de Buenos Aires para Rio. O Voo teve escala em SP e a Tam informou que a mala havia sido achada aberta em SP e depois disso a mala sumiu novamente. Roubaram a mala toda!! Bem, ele entrou com um processo contra a Tam e terão que pagar 6 mil Reais estipulado pelo Juiz.
    Olha que a mala estava lacrada com plástico protetor. A mala com certeza sumiu em SP.

    Responder
  32. Leandro Tuxo

    Tive esse problema ao voltar dos Estados Unidos no mês de abril. Minha mala foi aberta e furtaram um aparelho específico para maquiagem profissional que minha esposa comprou depois de fazer um curso para utilizá-lo. A Avianca pagou apenas alguns dólares por quilo extraviado e não pude fazer nada a respeito. Meu prejuízo foi de US$200 além do stress no aeroporto e dos custos de importação de um novo aparelho. #InfraeroFAIL

    Responder
    1. Carolnl

      Nunca aceite apenas o valor que a cia oferece! Eles sempre vão alegar que existe uma convenção internacional que estipula o valor da indenização, mas o STF já decidiu que o CDC é aplicável. Assim, além do valor integral do produto e eventuais gastos secundários para consegui-lo aqui (valor de importação ou então o preço do produto no Brasil) você ainda pode conseguir um bom valor de indenização moral. Procure um juizado especial, nem precisa de advogado :-)

      Responder
      1. thais

        Carolnl, o que é CDC? comi mosca nessa… tks!

        Responder
        1. Fernanda

          CDC – Código de defesa do consumidor.

          Responder
        2. marcia

          código de defesa do consumidor

          Responder
        3. Carolnl

          código de defesa do consumidor :-)
          É mal de advogado… a gente fica falando em siglas :P Mals ae!

          Responder
  33. Raquel

    Vai um dica.
    Guardem todas as notas fiscais de tudo quanto é roupa que compre, em qualquer lugar em qualquer data….
    Para vc conseguir um valor bom de indenização é necessario mostrar notas fiscais…

    Responder
  34. Jaque

    Mas se sua mala tiver um lugar próprio pra cadeado onde ele prenda o ziper na mala e não permita que o zíper corra (super comum nas malas), isso já não pode ser feito…

    Responder
    1. Sniffer

      Pode ser feito sim. Já arrebentaram essa parte da minha mala (provavelmente usando um martelo), porque o cadeado estava preso nesse outro cadeado da mala (com senha), o que impedia o ziper de correr para os lados e, portanto, dela ser aberta com o método da caneta (que por sinal é mesmo super fácil, tem até vídeo no youtube ensinando).

      O dispositivo era super resistente, a única maneira de quebrá-lo da maneira como foi era mesmo com um martelo.

      Também fui roubado de Aruba para cá (Guarulhos). Coisas bobas, exceto tudo o que tínhamos comprado na Hard Rock Cafe (tudo mesmo).

      Responder
  35. Luiz Henrique

    poxa vida…
    estamos refens de uma situacao q esta fora de controle…
    a infraero precisa agir rapido!
    Nos tbem nao precisamos agir, como bem sugeriu o MD… talvez malas com cadeados 'amenizem' o problema, neh

    Responder
  36. Anneliese

    É uma situação lamentável! Nunca passei por tal experiência, mas sempre uso cadeado na mala. Comprei uma mala que veio com um cadeado fraquinho e troquei por um mais seguro e resistente.

    Responder
  37. Laíssa

    minha mala tb foi aberta qndo viajava de Congonhas/sp à fortaleza, o voo teve conexao em brasília. entao nao tem como saber em qual aeroporto aconteceu.
    mas o que podemos fazer contra isso?
    como denuncia? pra quem denunciar?
    pois acredito que as empresas aéreas ja tem conhecimento que isso acontece, e nao fazer muita coisa pra mudar.
    será que a polícia seria uma opção?

    Responder
  38. Vinicius

    Tive um óculos escuro e um relógio roubados da minha mala em um voo ve cancun pro RJ com escala na cidade do méxico e SP. A compania era Aeroméxico.

    Responder
  39. Juliano S. B.

    Porto Alegre – São Paulo

    Foi colocado o lacre na mala pela Cia Aérea, e no aeroporto de Garulhos não existia mais o lacre!
    Visivelmente a mala foi aberta e remexida, por sorte, não tinha nada de valor, apenas roupas!

    Responder
  40. Sniffer

    Como já disse lá em cima, eles arrebentam a mala mesmo assim e o seu prejuízo será maior no final, pois inutilizará a mala também.

    Responder
  41. Rodrigo

    Isso não é recente. Quando viajei no final de 2008, arrombaram minha mala na ida e na volta, e eu estava em companias aereas diferentes. Os furtos foram no aeroporto de Guarulhos, nas conexões. E pior, soube de pessoas que tem malas com ziper, cujo ziper não fica fixo, estas malas eles abrem pelo ziper e fecham como se nada tivesse acontecido, mesmo com cadeado, então na maioria das vezes as pessoas só notam quando chegam em casa sem ter direito nem a reclamar ou processar alguém. Mala para despachar só sem ziper ou com plastico em volta.

    Responder
    1. Fernando Julio

      Acho um absurdo o valor que True Star Group cobra pelo seu "protect bag". Agora, que o produto dificulta a ação dos ladrões, dificulta. Mesmo porque se for violado dá para você perceber ainda na area de desembarque.

      Responder
      1. Mariana Dias

        isso se eles não embalarem de novo a sua bagagem!

        Responder
  42. Jose Ribeiro

    Pode fechar sim. Vou de 4 em 4 meses aos Eua e sempre vem trancada. Nunca roubaram nada.

    Responder
  43. Ataur

    Celular levado no trecho Manaus~Cuiabá

    Responder
  44. Luis Cláudio

    Minha mala foi violada quando vim do Egito com escala em Portugal e depois conexão em Confins(BH). Percebi quando a retirei em Confins, pois eu tinha colocado LACRE. Abri imediatamente e verifiquei o sumiço de um cordão de prata no valor de 2 mil reais, que eu inadvertidamente tinha colocado na mala ao invés de trazer na mochila de mão como fiz na ida. Nem me dignei a fazer nenhuma reclamação pois não iria adiantar nada!

    Responder
  45. Gustavo

    PAra quem vem do exterior, nem todos os aeroportos têm aquelas proteções plásticas disponíveis para se proteger a mala. Além disso, pra quem vem dos Estados Unidos, é fortemente recomendado pelas companhias aéreas não utilizar aquelas proteções, porque atrapalham a fiscalização pelas autoridades americanas. Eles também orientam você a não trancar as malas, avisando inclusive que podem quebrar o cadeado ou mesmo rasgar a bolsa pra ver o que tem dentro, caso seja necessário. E aí ficamos numa sinuca de bico… Na prática, o melhor é levar consigo, dentro do avião, os objetos de valor. Ridículo…

    Responder
  46. Marcy

    Também passei por isso em viagem à Argentina. Na volta, pela Tam, abriram o ziper frontal da mala e levaram o aparelho de mp3 (faz tempo, na época era de cd ainda…). Mega desagradável. Uma vergonha, pois quem faz isso são os próprios funcionários da empresa, cadê o comprometimento??

    Responder
  47. Tadeu Hyppolito

    Já tive um equipamento de som roubado, mas fui reembolsado porque levaram a caixa toda. Para quem vem dos EUA é importante não trazer nada que possa gerar suspeitas, caso contrário a TSA vai abrir a mala para verificar e vai deixa-la aberta !! Quebram o cadeado simplesmente e não lacram a mala novamente .
    Por incrível que pareça o que gera suspeita não são geralmente eletronicos, facilmente identificáveis pelo raioX . Por exemplo, todas as vezes que trouxe frascos de pasta de amendoim minha mala foi aberta. Pois , pelo raio x , a pasta se assemelha muito a C4 , um conhecido e poderoso explosivo !!

    Responder
    1. Fabiana

      A história da pasta de amendoim realmente parece proceder, pois voltamos de Orlando mês passado com quatro malas e as 3 que tinham pasta de amendoim foram abertas pela TSA. Felizmente, recolocaram os cadeados e nada desapareceu.

      Responder
      1. Tadeu Hyppolito

        Fabiana !! bom vc mencionar sobre os cadeados … Nos EUA eles vendem cadeados que podem ser abertos somente pelo TSA e por você !! foi este que vc usou ?

        Responder
  48. Amanda K.

    É, meu namorado vinha de Portugal e ao pegar sua mala no aeroporto se deparou com o cadeado aberto sobre a mala. Ficou indignado com isso pois não era esses cadeadinhos porcarias que vem com a mala, mas cadeado comum mesmo tipo da papaiz. Ainda bem que as coisas de valor ele estava carregando na bagagem de mão…

    Responder
  49. Mayara

    Viajei de São Paulo Guarulhos pra Florianópolis no domingo, e minha mala veio RASGADA, o zíper estava totalmente arrebentado! não tinha nada de valor além de roupas, acho que se tivesse teriam me roubado!

    Responder
  50. Fernando Julio

    Além dos furtos das malas, fico impressionado com a falta de cuidado dos funcionários. Vi em Ezeiza, através da area de embarque, malas caindo no chão, caindo da esteira (aquela que leva até o porão do avião), funcionários dando risada. Isto é uma vergonha!

    Responder
  51. Vitor Ávila

    A 2 semanas fiz um vôo de Porto Velho (RO) p/ Uberlândia (MG) com conexões em Brasília e Congonhas.

    Ao pegar minha mala, o ziper da bolsa externa estava aberto, e quando olhei se faltava alguma coisa, encontrei a caixa do meu perfume rasgada, e claro, sem o perfume dentro!

    Devemos reclamar pra quem?

    Responder
  52. Fernando

    Sabe o que podiamos fazer ? Mini cameras, e deve ter bem baratas por ai, instalar em um lugar específico. Imaginei a cara de tacho sendo exibido em rede nacional a cara dos F** da p** que fazem isso. Olha, capaz de dar certo.

    Responder
  53. Fabiola

    Já passei por isso em Guarulhos, saindo de Recife!!!!

    Responder
  54. Rafael

    Já tive perfumes, cremes e jóias roubadas da mala, naum sei se foi no Charles de Gaulle na saída do voo ou se foi no de Estocolmo. E a mala da minha irmã também estaa aberta e toda revirada. Não é só problema de países pobres não.

    Responder
  55. Thiago

    Recentemente viajei a Caracas, Venezuela, com um grupo de 60 pessoas. No retorno ao Brasil, passando por Guarulhos, todas as pessoas que tinham algo de valor na mala – estando ela com cadeado ou sem cadeado – tiveram a bagagem aberta e os objetos furtados.

    Responder
  56. Alexandre

    Já passei por isso vindo do canadá, perdi cerca de $3000,00. Isso é um absurdo!! aliás, é uma vergonha…

    -como nosso sistema de administração publica será respeitado?
    -Aonde estão as câmeras para flagrar os LADROES?

    Existe uma quadrilha infiltrada em guarulhos, é só investigar

    Responder
  57. Vanessa

    Oi, meu esposo viajou de Porto alegre pra Natal e abril, fez conexão em guarulhos de 1 hora e meia, quando chegou em Natal viu que a mala estava sem o cadeado e sem o plástico protetor. Ou seja, não tem mais o que fazer para proteger, tiraram o protec bag e o cadeado. Roubaram roupas e perfumes, alem de bagunçarem tudo dentro da mala!! A Tam foi informada no desembarque e a funcionária se recusou a fazer ocorrência! Está um absurdo, dá medo de despachar a bagagem e chegar sem nada!!

    Responder
    1. Mariana Dias

      eu processava, mesmo que não desse em nada!
      agr, chegar sem plastic bag e sem cadeado e a cia. aerea se recusar a fzr a ocorrencia?! aí é demais viu!

      Responder
  58. Palma

    Em EZEIZA, roubaram R$ 1.700,00 de um amigo e quebraram minha mala… Realmente é lastimável uma coisa dessas… Parece um arrastão!

    Responder
  59. Renata

    Boa tarde!!! Acontece que o plástico pode ser um desperdício de dinheiro caso você tenha que abrir sua mala para vistoria… E ai? A receita ou sei lá quem rasgará o plástico lá dentro e a segurança que compramos lá fora já era… Eu tenho uma cinta que envolve minha mala e que tb ajuda a não abrirem a bagagem… Alem disso, nao levo nada de valor dentro dela… Fica a dica!

    Responder
    1. irene

      qualquer tesoura corta essa cinta…

      Responder
  60. Guta

    O que tem acontecido muito em viagens internacionais é abrirem malas na volta para o Brasil, a procura de algum objeto, substância ilegal. Na hora de pegar a mala, muita gente acha ela sem o cadeado e dentro encontra o próprio quebrado com o blihete da agência de segurança do país da onde saiu a mala. Tudo bem que é um procedimento de segurança mas o ruim é a sua mala ficar "andando" por ai sem nenhuma proteção…
    Sobre a Africa do Sul, tambem fiquei sabendo que a situação dos aeroportos de lá são muito estranhas, com muitos furtos. Lacrar a mala com o plástico desde o Brasil deve ser quase obrigatório para quem vai viajar p/ o país nesse copa.
    abs!

    Responder
    1. Leonardo (Melhores D

      Guta, eu também li sobre o problema da África do Sul. É lamentável que esse problema tenha se tornado tão comum.

      Pessoal, á conhecem o blog da Guta? Vale a pena conferir http://vamboravambora.wordpress.com

      Responder
  61. Vanessa

    Oi, também acho que esse é o caminho certo: processo. Pois só tocando no bolso das companhias aéreas pra elas tomarem uma atitude!

    Responder
  62. Marcos Fonseca

    Infelizmente vejo que muitos já tiveram problemas com as bagagens, comigo ainda não aconteceu nda parecido, mas sempre é bom ficar atento, essas coisas não acontecem somente em aeroportos visto que em rodoviárias também, isso vem da cultura de nosso povo, infelizmente !!!

    Responder
  63. Leonardo Machado

    Cara já aconteceu comigo vindo de Porto Algre pra Brasilia, abriram a mala na parte do fecho, aonde não tinha o lacre e roubaram um cantil de bebidas… fiquei no prejú

    Responder
  64. Karine

    Ao ler as mensagens podemos ter uma idéia de quantas pessoas são furtadas todos os dias nos aeroportos de nada se faz…
    Eu também já tive objetos furtados da minha mala, numa viagem ano passado de São Paulo (Guarulhos) para Florianópolis. A viagem foi pela GOL e disseram que nada podiam fazer e que se eu quisesse que registrasse um boletim de ocorrência.

    Responder
  65. Samira

    Viajo bastante pra fora do Brasil e minha mala nunca foi violada (e espero q continue assim). Mas uma amiga que trabalhou no aeroporto daqui de SSA já disse que QUALQUER mala é roubada, com ou sem plástico, que esse negócio é gasto de dinheiro, os funcionários (culpa da INFRAERO) roubam mesmo!! Tomo alguns cuidados super importantes:
    1 – SEMPRE botar a roupa por cima de tudo, as coisas valiosas só bem escondidas, SE ficarem na mala. Assim, qnd os ladrões vêem q só tem roupa, desistem;
    2 – Levar todas as coisas valiosas na mala de mão, produtos como perfumes e cremes enfiados dentro de roupas grossas (protege e esconde);
    3 – Cinta para mala com código: é barata, e só podem tirar se cortar com uma tesoura bem grossa. Ela dá a volta na mala inteira e passando pela alça não tem como tirar. Se apertar bem não tem santo q abra.

    Minha próxima aquisição com certeza vai ser uma mala dessas duras, com código. Acho é q o mais seguro q pode haver pra viajar.

    Responder
  66. Glauco ~ TOTH

    E aqui em Brasília o negócio está feio. A cada dia eu sei de mais casos. Pior: o problema continua……………………………….. Cadê as atitudes sérias???!!!

    Responder
  67. camila trigueiro

    nunca aconteceu nada parecido comigo.
    com a United, passei 3 dias sem as malas, eles me deram CAD150 para viver… mas não roubaram nada. Na volta, entrei no Brasil por Salvador – mala cheia de roupas "valiosas" e presentes, mas não mexeram em nada, nada.
    Nunca tive nada roubado. Mesmo em Guarulhos, já tive até avarias, mas roubos, nunca.

    Responder
  68. thais

    Oi, Alexandre, conta pra gente que produto é esse! valeu!

    Responder
  69. Ethiene

    Gente, fiquei boba… achava q isso acontecia vez ou outra, principalmente em viagens internacionais, já q a recomendação é q nem coloque cadeado… isso acontece pq sabem q não são pegos, não existe lei ou punição q nos defenda e em caso de viagens internacionais ainda tem esse fato de poderem abrir a mala… tanto q pelo visto os roubos são rotineiros e na cara dura mesmo… agora, como q tão na cara dura nenhuma autoridade faz nada a respeito?????? E não viajamos de graça… não fazem um favor… pagamos e muitas vezes pagamos caro… como não temos segurança para nossas malas? Acredito ser a mesma coisa de estacionarmos o carro num estacionamento pago e não se responsabilizarem pelo roubo de objetos dentro dele… Será essa a consequencia de passagens aéreas cada vez mais baratas??? Isso é falta de interesse das companhias de investir em segurança… nossas malas deveriam ser monitoradas desde o embarque até o desembarque… cameras em todo trajeto… É um absurdo… mais uma vez estamos jogados à nossa própria sorte…

    Responder
    1. Carolnl

      Só pra constar: em vôos com origem ou destino no Brasil o CDC é aplicado sim. Existe decisão do STF sobre isso. Não aceite a explicação da cia no sentido contrário. Vc está protegida pelas leis brasileiras!

      Responder
  70. Paula

    Em primeiro lugar acho que todas as formas que possam dificultar o furto é válida. Nos EUA eles aceitam cadeado de uma determinada marca. Mas realmente não é garantia de não violação de bagagem, especialmente se a sua mala contiver alguma garrafa de bebida, é quase certo de que a própria fiscalização dos aeroportos reviste sua mala.

    Em segundo lugar, quando alguém tiver algum objeto furtado em viagem, é a cia aérea responsável pelo ressarcimento do bem furtado, para isso é necessário que haja a nota do que foi furtado. Caso eles não façam voluntariamente (90% dos casos) sugiro que ingressem com uma ação contra a cia por danos materias e morais.

    Responder
  71. Leandro

    Olha, a lógica do ladrão nem sempre é essa, muitas vezes ele vê a sua mala superprotegida como uma que vale a pena ser violada.

    Responder
  72. Luciane

    Ja tive mala extraviada em outros países, e é incrivel como a empresa responsável de lá rastreia a mala e te diz até o vôo qm que ela será encaminhada a vc.. No Brasil, além das coisas não funcionarem, ainda tem pessoas desonestas que sabem que acaba em pizza. Mas a Infraero deveria ser pressionada, é absurdo e ridículo isto acontecer.. Usem os sites, a internet, denunciem, a empresa aérea que quiser ter boa reputação que se preocupe também com as malas dos passageiros, pagamos muito caro por uma passagem e ainda tem o risco de ser furtado?

    Responder
  73. américo

    Viajo muito por Campinas e nos ultimos 2 anos com a AZUL, nunca tive problemas. O único problema que tive foi viajando de TAM e em Guarulhos.

    Responder
  74. ROSEANNE PRESA

    Apesar de nunca ter tido essa experiencia desagradável, há algum tempo que só viajo com as malas com cadeado e passado aquele plástico nos aeroportos,tanto voos domésticos ou internacionais. Pode até acontecer furtos tb, mais vai ser mais difícil.

    Responder
  75. Leny

    Nossa, pelo visto é super comum roubarem malas, e parece que é aqui no Brasil que acontece com frequência, não é?
    Eu estou indo pra Miami em agosto e quero muito comprar um Nintendo Wii e um lap top. O que vocês recomendam? dá pra carregar isso na bagagem de mão de boa???

    Responder
    1. Carolnl

      Dá sim, se for sem a caixa. De qualquer forma, se prepare, porque o pessoal da alfândega aqui está caindo de boca em quem chega com videogame. Recomendo fortemente que vc declare as compras, pra evitar a multa.

      Responder
    2. Daniel

      leny, sou bem experiente em viagens EUA-Brasil e vice-versa, recomendo tirar os eletronicos das caixas e, se possivel, usa-los por la um pouco; ex. tire fotos c/ a maq. nova, etc.

      Nunca tive objetos roubados, acho q em parte foi sorte, mas tb, JAMAIS coloco coisas de valor ou ate mesmo frageis na mala q vai ser despachada. Levo tudo comigo, dentro do aviao, ate p/ nao quebrar, sei la, ja viram como so caras jogam as malas a ate 5 mts de distancia? Eles nao tem do nem piedade, podes crer…

      Responder
  76. Leny

    alguém tem alguma reclamação do aeroporto de manaus?

    Responder
    1. Daniel

      leny, ja passei pelo aeroporto de manaus indo e vindo dos EUA varias vezes, achei normal, mas tem um porem; todos os aeroportos do Brasil c/ excecao de GRU tem altas probabilidades de vc ser revistada pela receita ao voltar. Ja GRU, pq e mais movimentado, as chances sao melhores.

      Responder
  77. Adilson

    Pessoal, já tive minha mala arrombada por conta de um extravio que ocorreu, durante minha vinda de Paris ( Aeroporto CHG ) para o Brasil (Aeroporto GUA). Pela fama dos brasileiro, acredito que tenha ocorrido aqui mesmo em Guarulhos.

    Um abraço

    Responder
  78. henrique

    O que poderiamos fazer então, ja que a situação está fora de controle é nos unirmos e enchermos a infraero de e-mails com reclamações, quem sabe assim eles tomam alguma atitude, garanto que se apenas nós aqui nos juntarmos já é alguma coisa

    Responder
  79. Chuck

    Cara, você escreve mal demais. Demorei para entender o que você queria contar, se é que entendi.

    Responder
  80. Fabio

    Pessoal. pode trancar a mala nos EUA sim, eu sempre tranco.
    Mas precisa ser um CADEADO ESPECIAL aprovado pela TSA ( Transportation Security Administration ) que o Governo Americano consegue abrir com ferramentas apropriadas e depois fecha novamente.
    Esses cadeados tem uma "lingueta" onde encaixa o pino de metal, como pode ser visto aqui ( http://common2.csnimages.com/lf/1/hash/657/606903… ) .
    Nos EUA, qualquer esquina tem esses cadeados.

    Att..

    Responder
    1. Carolnl

      Eu não uso nem o TSA. A única diferença desse pro normal é que o agentes podem abrir sem cortar. Agora, convenhamos: se eles têm acesso às chaves desses cadeados, qualquer zé mané tem. Eu nunca tive a mala vistoriada em ida/volta dos EUA. Meus primos que usam cadeados TSA sempre têm.

      Uso cadeados normais mesmo. Acho mais seguro. Pelo menos vou saber ainda no aeroporto se minha mala foi mexida.

      Responder
  81. João victor

    Ocorreu exatamente o mesmo comigo, saindo de Manaus para Rio de Janeiro, meu zipper estava na posição diferente do que deixei e furtaram somente um perfume. Depois desta só viajo com mala "dura" sem ziper, com senha.

    Responder
  82. alber

    Que horror, um verdadeiro absurdo este tipo de acontecimento!

    Responder
  83. silvia correa

    Credo fiquei apavorada com todos estes comentários sobre roubos de malas.Viajo em julho para Irlanda e quero comprar algumas coisa lá,acho que vou colocar uns 10 cadeados na minha mala,passar o plástico etc.Quero chegar e ter tudo que comprei.Valeu pelo alerta,obrigada.

    Responder
  84. Diego Dacal

    Pode trancar sim, mas com cadeados especiais TSA. hehe trabalhei em loja de malas lá e conheço bem isso.

    Responder
  85. Diego Dacal

    Realmente, é um absurdo isso. Eu acho que se despachamos a mala com a companhia, o problema é dela! E não meu.
    Então, processo nela!
    Agora sempre que eu for viajar, vou filmar o processo de abertura e fechamento da mala, além do processo de despache e reaquisição da mala.
    Prova de que sumiu algo eu vou ter.

    Responder
  86. valeriah

    Por favor, alguém sae me dizer onde comprar essa cinta com códigos para passar na mala?

    Responder
  87. Mariana Dias

    e vc voltando dos EUA com vários eletrônicos comprados… vc vai trazer tudo na bagagem de mão? e a alfândega?

    Responder
    1. Carolnl

      Como eu respondi lá em cima, sim, traga tudo na mão. Na alfândega não faz diferença, eles vistoriam depois que você já pegou a mala despachada. Ou seja: o risco de pagar imposto é igual trazendo na mão ou na mala.

      Responder
  88. Mariana Dias

    e vc voltando dos EUA com vários eletrônicos comprados… vc vai trazer tudo na bagagem de mão? e a alfândega?

    Responder
    1. Carolnl

      Sim. O que der no espaço/peso, pelo menos. A alfândega olha tanto a bagagem de mão quanto a despachada, não tem diferença.

      Responder
  89. Mariana Dias

    concordo tbm: processo!

    Responder
  90. maria

    Gente, estou indo pela 1ª vez agr em julho pros EUA e sou realmente inexperiente no assunto.

    Os parentes e amigos sempre pedem pra trazer coisas né… e acaba q vc traz um monte de eletronicos…. o que vocês aconselham? como é a melhor forma de eu trazer?
    aquele fato de eu só poder trazer 500 doláres… e se eu passar, mas não quiser declarar, quiser arriscar… ponho na mala? ou na bagagem de mão? faz diferença?
    posso declarar algumas coisas e outras não? como é o esquema?

    desculpem, mas nunca viajei antes para o exterior! ficaria muito grata se me ajudassem!

    Responder
  91. Melissa

    Ah seu eu tivesse recebido o e-mail de vocês antes do feriado…
    Coincidentemente tive minha mala revirada na viagem deste feriado pela TAM (muito mencionada nos comments) e de Guarulhos para Confins (como vc Josi…).
    Foi assustador ver as roupas bagunçadas, necessaire aberta e bijoux espalhadas, até a caixa do perfume estava aberta e ele para fora!
    Infelizmente vacilei e despachei a máquina fotográfica na mala… E a levaram! Os caras são tão fdp que deixaram a capinha e o cabo, pois qdo abri a mala achei que "só" estava revirada, mas não tinham roubado nada.

    Realmente, o atendimento da TAM foi péssimo para registrar a reclamação e a moça não o queria fazer, alegando que eu já estava fora do aeroporto.

    É ultrajante!

    Responder
  92. felix

    O ideal para não ser roubado é usar malas bem velhas, de preferencia do seculo passado, daquelas que queimam o filme do passageiro, com um cadeadinho ridiculo. De preferencia comprar malas em brechó que não despertem a cobiça dos passa-fome terceirizados da infraero

    Responder
  93. Christian

    Você ainda acredita que um cadeado protege alguma coisa?? Você acha que os ladrões não tem michas excelentes e/ou cópias das chaves mais usadas (especialmente TSA)??

    O jeito é controlar no aeroporto mesmo se o peso da bagagem ainda é o mesmo e se falta alguma coisa de dentro.

    No valor da passagem está incluído o transporte da bagagem. Se este serviço não foi prestado adequadamente, reclame. Se preciso, entre com uma ação.

    Só quando muitos fizerem isto as coisas vão melhorar.

    Obs: Se tiver que transportar algo de valor na mala, faça um seguro na cia aérea ou seguradora, lendo antecipadamente as condições com atenção.

    Responder
  94. João Rodolfo

    Roubaram tua gramática na mala também?

    Responder
  95. Juliana

    Olha, até agora não tive nada roubado das minhas malas, mas na volta de Buenos Aires, ao chegar em Guarulhos, minha mala novinha estava completamente destruída!! Sem rodinha, couro rasgado, uma tristeza! Falei com o cara da TAM no desembarque e ele me orientou a entrar com um pedido de conserto no desembarque em meu destino (Aracaju). Pelo menos, a TAM consertou minha mala toda sem reclamar! Minha mala não ficou 100%, mas é melhor do que nada!
    Os funcionários não tomam cuidado nenhum com nossas malas! Em guarulhos mesmo vi várias malas sendo colocadas de qualquer jeito na esteira e caindo delas, e os caras nem aí! Uma pena que a situação de nossos aeroportos estejam assim =( Espero que tomem alguma providência até a nossa copa!

    Responder
  96. ricardo

    Ja me roubaram em um vôo santa cruz de la sierra para sao Paulo trazia 5 esmeraldas na mala que fiz esta burrice de carregar dentro da mala em vez de trazer comigo, foi pela empresa loyd aereo boliviano o incrivel que quando cheguei em São Paulo só elas que desapareceram ou seja tiveram muito tempo para pegar o que queriam , fiquei arrasado , mas também BOLIVIA ………..

    Responder
  97. CELESTE ALVES PEREIR

    Meu marido foi à São Paulo, e fez compras, embarcou no aeroporto de Guarulhos,destino Natal no dia 20/05,pela TAM, embalou a mala, para nossa surpresa quanto chegou no aeroporto de Natal, a mala esta desembalada foi aberta e tiraram todos eu disse todosc equipamentos eletronicos e roupas, e colocaram um shampoo da natura que não era nosso na mala, sinal que abriram outra mala.
    Levamos ao conhecimento da TAM, mostramos o recibo de pagamento da embalagem feita em guarulhos, constataram faltam 4 quilos,nos informaram que as providencias seriam tomadas e que entrariam e contato daqui a 30 dias, estamos ate hoje tentando entrar em contato com a firma que embalou a mala, porque quando voce embala a empresa embaladora, te da um folder explicativo sobre seguro, ate agora nada.

    Responder
  98. Ângela

    Aconteceu comigo em janeiro deste ano quando cheguei de POA p/ Guarulhos. Retirei a mala da esteira e logo vi que o cadeado estava aberto. Abri a mala na frente de um funcionário e sorte minha que não faltava nada. Ele sorriu e disse que foi um prazer poder ajudar-me. O cara nem desculpas pediu pelo ocorrido. Essas dicas de vocês são muito válidas, agradeço.

    Responder
  99. Tony

    também tive esse problema a 15 dias atras, quando viajei do rio de janeiro para salvador. Estava com minha mala lacrada. So percebi que tinham retirado o lacre e roubado meu celular quando cheguei em casa. Tennho quase certeza q deve ter ocorrido o furto no rio, pois foi la que a mala passou pelo raio "X", onde é possivel saber que tem um celular na bagagem.

    Responder
  100. Carolnl

    Vamos lá: não faz diferença estar na bagagem de mão ou na despachada para fins de alfândega. Mas lembre que existe um limite de peso do que pode ir na mão.
    Você pode tentar declarar algumas coisas pra ver se não te olham com tanto cuidado. Só que se te pegarem, é multa (vc paga 100% do valor que ultrapassar 500 dólares).

    Até o começo do ano, eu diria pra vc arriscar sem pagar o imposto mesmo. Mas recentemente tenho recebido muitos relatos de amigos que foram parados na alfândega em GRU e acabaram pagando impostos. Um deles, inclusive, estava com um notebook e um xbox que ele já tinha levado do brasil, mas não tinha declarado na saída. Pagou – com multa – o imposto desses dois.

    Então, recomendo que vc diga pras pessoas que vc vai trazer encomendas o risco. Deixe claro que elas tem que pagar o imposto e a multa. E deixe elas decidirem.

    Responder
  101. vivian

    Em Buenos Aires é CERTO que abrem sua mala, todas meus conhecidos que vieram de lá já tiveram suas malas abertas! E olha que só fiz o trajeto Buenos – Porto Alegre, com escala em Montevideo!

    Responder
  102. vivian

    Cultura do nosso povo? Só se for do povo humano, já que esse problemas acontecem no mundo todo.

    Responder
    1. RABUGENTO

      Exatamente!

      Falamos do Brasil mas lá fora é pior ainda.

      Responder
  103. Warner

    Eu também passei por esse problema… não vou dizer de furto, pois carrego tudo de valor comigo, fora é claro, perfumes…
    Mas já tive 03 malas arrebentadas, sendo uma daquelas feitas de material rígido. Essa no caso, a Air Canadá foi bem legal e mandou uma nova, já as outras empresas estrangeiras nem adianta reclamar que te enrolam… e muito… já perdi até voo devido a demora (mas pagaram outro para concluir meu trecho). Contudo aprendi o seguinte, mala para viajar tem que ser velha, nada de mala novinha…, tem que ter faixa para diferenciar, cadeador e lacres plásticos que vc compra nessas lojas de 1,99 e se possível o envólucro plástico. Não me recordo qual empresa que se vc falar que é frágil eles embalam em um plático simples mas com lacre.

    Responder
  104. Bastian Olivares

    Prezados,
    Este problema é muito mais frequente do que se imagina. Estive pesquisando e encontrei uma matéria no jornal El Clarin, da Argentina, denunciando a mafia que se instalou no aeroporto internacional Ezeiza, em Buenos Aires. As empresas que lá fiscalizam as bagagens são terceirizadas e elas próprias são fiscalizadas pela Policia Aduaneira, porém, a própria polícia também está envolvida no esquema de roubo. O esquema é simples, rápido e fornece apenas uma certeza: se sua mala contêm algo de valor, com certeza será aberta e roubado o que lhes interessar. Nessa mesma resportagem que anteriormente citei, o jornal entrevistou um ex agente de Raio-X que se diz inconformado com a situação e por isso resolveu denuciar o esquema inclusive com vídeos de como funciona. Eles possuem uma experiência grande em reconhecer objetos de valor através do Raio-X, chegando até a reconhecer modelos de câmeras digitas somente pela posição da lente ou tamanho da bateria. Nos vídeos eles conseguem fazer isso rapidamente em apenas algunas minutos. Algumas malas possuem cadeados resistentes que eles admitem que são assustadores, mas logo em seguida abrem a mala de outra forma sem deixar sequer marcas. Os objetos mais procuras nos momentos da gravação são: Celulares,Ipod's, Câmeras , óculos, perfumes e notebooks.
    Já que é uma situação que nos deixa de mãos atadas, visto que não há a quem recorrer, devemos tomar algumas medidas simples: não deixar eletrônicos nas malas.
    No Brasil acontece muito isso também e nada está sendo feito, tanto as empresas quanto a Infraero lavaram as mãos. Algo deve ser feito e se ninguém denunciar, nada mudará.

    Obrigado,

    BASTIAN

    Para quem quiser ver a resportagem, basta acessar o link: http://edant.clarin.com/diario/2007/08/08/um/m-01

    Responder
  105. Igor

    que horror tudo isso

    Responder
  106. FATIMA

    olá seu amigo teve como reaver o q roubaram, minha irmã passou por isso agora. bjo

    Responder
  107. FATIMA

    e ainda querem combater o terrorismo.
    COMO??? se ele está em tds os lugares.

    Responder
  108. RABUGENTO

    Pasta de amendoim pode matar.
    Tomem cuidado!
    Juro que não traria uma coisa dessas em minhas malas.

    Responder
  109. RABUGENTO

    Isso acontece em todos os aeroportos.

    Responder
  110. camila

    Pode trancar. Unica coisa é que se passa no raio x e eles desconfiam do conteúdo, o cadeado é arrebentado.

    Responder
  111. camila

    essa mala sem ziper é uma boa idéia.

    Responder
  112. camila

    Embora pudesse não ser responsabilidade da AA, eles são espertos.
    Preferem pagar o preço dos perfumes e garantir que o cliente saia satisfeito com o serviço e volte e voar com eles, do que usar as manobras das empresas brasileiras que não dão a mínima para o cliente, pois sabem a falta de opção em alguns trechos aéreos domésticos.

    Responder
  113. camila

    Como falaram, se conseguem abrir o cadeado com uma chave especial, quem garante que os mal intencionados também não tem?

    Responder
  114. camila

    Isso é o fim da picada. Uma viagem de 45 minutos e um prejuízo não inferior a r$ 200,00. Vc deveria processar a companhia.

    Responder
  115. camila

    Por incrivel que pareça, tb vi isso em Ezeiza. E ainda, estava chovendo e o carrinho com as malas nao tinha proteção.

    Responder
  116. Vinícius

    Pois bem, hoje acabei de constatar que estão faltando na minha mala: 1 tenis, 2 perfumes, e 1 celular!

    Vim de Buenos Aires, com conexão em Assuncion e chegada em Guarulhos.

    Fiquei 7 horas ( devido a conexão) no aeroporto em Asusncion.

    Não sei foi em Buenos Aires, Assuncion ou Guarulhos que meus objetos foram retirado da mala.

    Como sempre viajei dentro do Brasil, nunca coloquei cadeados. Foi minha primeira viagem para fora do país, e assim, não me preocupei muito com a mala, não colocando cadeados, apenas o lacre da cia aérea.

    É uma pena, pois gostaria de somente ter lembranças positivas das viagens!!

    Responder
  117. Tânia Cristina

    Gostaria de saber onde se compra a cinta para colocar na mala? andei procurando em ojas que vendem malas e diversos e não encontrei. Alguém sabe onde encontrá-la? obrigada.

    Responder
  118. Juliane

    VINICIUS. Olha, posso te dizer, com quase 100% de certeza, que foi m Guarulhos. Pelo que andei me informando, é normal isso ocorrer naquele lugar.

    Vim os EUA no dia 22 de junho. Demorei 27 hs r chegar em casa. Qdo cheguei EM CASA dei falta de 2 óculos (Ray Ban).

    na mesma hr, voltei no aeroporto e entrei em contato com o setor de baagem da TAM. Disseram q não podiam fazer nd pq eu tinha tirado a bagagem do aeroporto. Entrei em contato com a TAM novamente via FALE COM O PRESIDENTE. Até hj espero resposta!!!

    Saindo do aeroporto, fiz BO na Delegacia, de furto qualificado!!!

    No dia seguinte, entrei em contato com a ANAC e fiz a reclamação. Está em andamento.

    E ainda, fiz uma reclamação no PROCON, aqi em Curitiba. Já estou com audiência marcada para o dia 03.08.

    Se não resolver… Juizado Especial!!!

    GENTE, NÃO FIQUEM QUIETOS. METAM A BOCA. VÃO EM TODOS OS LUGARES. ISSO NÃO PODE FICAR ASSIM!

    Abraços, Juliane

    Responder
  119. amorim

    Ano passado, tive a minha mala extraviada, num voo Rio(Galeão)- SP(Congonhas) pela OceanAir. Tem um agravante: as empresas de aviação não disponibilizam nenhum funcionário no momento da retirada das malas nos desembarques. Qualquer pessoa pode levar sua mala. Fiquei sozinha presenciando a esteira circular, por várias vezes, lotada de malas em Congonhas; só depois de uns 10min passou um carregador que solicitei ajuda para chamar um funcionário. Qdo este chegou constatou q as malas daquela esteira eram todas de Guarulhos e não de Congonhas. A minha mala não apareceu. Fiz o RIB, procurei a Infraero que me encaminhou para Anac, que estava fechada. Fiquei no aeroporto das 19h até às 22h. Todos foram omissos o tempo todo, apesar do meu registro no SAC da cia. Fiquei em SP três dias sem qq ajuda da aviação. Já no Rio, registrei queixa no Juizado de Pequenas Causas, que só considerou dano material e não moral, embora eu estivesse indo e não voltando. É a justiça brasileira!

    Responder
  120. Rafa

    Pessoal, se a empresa se negar a ressarcir, basta entrar com uma acao de indenizacao no Juizado Especial. Nas acoes que tenho visto, os juízes têm aceitado diversos tipos de prova: fotos, notas fiscais, etc. Por isso, antes de viajar, coloquem seus pertences mais caros em cima da cama, ao lado da respectiva nota, e tirem fotos com ótima resolucao. Caso vc nao consiga provar o conteúdo furtado, o Juiz vai fazer uma estimativa de acordo com a diferenca do peso da mala e ai o valor nao corresponderá a tudo que vcs perderam.

    Em tempo: nunca fui furtado em viagens nacionais ou internacionais (nem mesmo no temido trecho EZE-GRU!!). Questao de sorte mesmo, pq nunca pus cadeados nem plasticos… só o lacre da empresa aérea msm. mas da proxima vez acho q vou me precaver mais

    Responder
  121. Patricio

    Após uma barbeiragem da KLM/Air France de overbook em Amsterdan, fui enviado junto com um pelotão de outros brasileiros de volta à Paris para seguirmos ao Rio e depois à São Paulo.

    Para nossa infelicidade caimos na tão comentada TAM. Nossas malas foram extraviadas e depois de 2 dias reapareceram. As malas de pl[astico duro que estavam com senha de segurança se mantiveram intactas, a terceira que era de lona e mais fácil de abrir, tinha uma boa quantidade de produtos como perfumes, roupas e cosméticos comprados em Paris, foi aberta e levaram tudo.

    Neste exato momento estou procurando dicas na internet para saber o que faço, já que minha mala chegou à minhas mãos há mais ou menos uma hora.

    O setor da TAM Campinas que me entregou as malas não atende o telefone, já liguei insistentemente umas 5 vezes pra alertar o desaparecimento dos produtos. Por minha sorte e por saber de roubos em malas, escrevi de próprio punho no protocolo de entrega, que o conteúdo da mala só seria verificado posteriormente após a abertura da mesma. Dito e feito, todos os produtos comprados haviam sido roubados.

    Fico pasmo em saber que isto ocorra há anos e nunca ninguém faz nada! Onde estão as autoridades?

    Bom, vou terminar a lista e seguir as dicas que peguei por aqui e em outros sites. Entregar a lista dos produtos furtados na TAM, protocolada em duas vias… isso se aceitarem, o que duvido. Depois vou contactar a KLM que era a responsável pelas malas na origem de minha viagem em Paris.

    Tenho todas as notas fiscais que por sorte guardei e que serão anexas no pedido de reembolso. Se o reembolso não ocorrer irei às últimas instâncias, procurando um Juizado de Pequenas Causas. Creio que isso só continua porque brasileiro está acostumado com o velho "deixa pra lá", só vamos mudar esta situação quando começar a pesar no bolso das companhias aéreas e estas pressionarem quem for necessário.

    Responder
  122. Fabiano

    Gente, cadeado não adianta!!! Acabei de chegar de cancun pela Copa airlines, e adivinhem, qdo fui pegar a minha mala no aeroporto de confins, haviam quebrado o meu cadeado e roubaram vários pertences meus (perfume, tênis etc). Não sei o que fazer na próxima viagem, colocarei cadeado + protect bag, e ainda assim, ficarei preocupado se não acontecerá nada. É o fim da picada isso, a infraero ou Anac tem que tomarem uma providência. Agora imaginam o que não vai acontecer na Copa de 2014, vai ser uma vergonha para o Brasil. Abraços

    Responder
  123. louvely lima paz

    Pois fui roubada no aeroporto também no meu retorno de Buenos Aires no dia 08/08!!!! Quando cheguei em Porto Alegre, vi meu cadeado rompido. Abri a mala e logo vi que meu celular não estava dentro. Como eu estava com uma senhora já de idade, coloquei minha bagagem de mão também dentro da mala para ir reclamar, pois não podia deixar tudo com ela. Quando cheguei no responsável pelo voo da TAM, ele me disse que teria que pesar minha mala… eu eu tinha colocado minhas outras coisas dentro!??? Lógico que iria dar um peso maior!!!! Resultado: Ele disse que a TAM nada poderia fazer por mim… fiquei sem meu celular, meu cadeado (risos irônicos) e pasmem: meus produtos Natura que havia levado do Brasil…

    Será que meu pequeno celular e algumas maquiagens iriam fazer diferença no peso???????? Realmente estão roubando, e muito! Pior que não são os passageiros…

    Responder
  124. Cintia

    Olá! Também fizeram isso com a minha bagagem.

    Vim recentemente de Miami e coloquei na minha bagagem uma pequena máquina fotografica nova, pois a bagagem de mão já estava completamente cheia. Ao chegar em casa percebi que o cadeado tinha desaparecido e que a máquina não estava. Este tipo de roubo deve acabar. Não é justo seus pertences serem roubados dess forma. Há alguma coisa que posso fazer para tentar recuperar o meu produto? Como faço para fazer uma reclamação formal?

    Obrigada!

    Responder
  125. Mila

    Já aconteceu comigo de furtarem vários objetos de dentro da mala, e não teria ficado com tanta raiva se me tivessem furtado dinheiro em espécie, uma vez que o furto de muitos desses objetos são irreparáveis, além de toda incomodação do tempo perdido no processo de aquisição.

    Sabe o que mais me indignou? Só fiquei sabendo que isso acontecia através de experiência própria. Mesmo eu que sou uma pessoa super previdente não imaginei que poderia acontecer isso – com tamanha frequencia!!! – nos ambientes aparentemente tão seguros dos aeroportos.

    Indigna muito o fato das companhias aéreas não lhe alertarem. O que lhes custa passar o lacre de plástico (muitas vezes nem isso eles colocam!!!) e ensacar as malas? Nem precisaria atrasar a fila do check-in, bastaria contratar um funcionário extra pra isso. Nem todo aeroporto tem aquele serviço (de lucratividade exorbitante, aliás) de SecureBag. Deveria ser responsabilidade da companhia zelar pelos bens que lhe confiamos a guarda, e que somos obrigados a despachar no porão. E essa história de fazer check-list de inúmeros objetos na chegada do vôo é completamente impraticável.

    Outra medida importante, que a Gol andou tomando e que deveria ser obrigatório para todos vôos e companhias, é checar se a bagagem que o passageiro pegou na esteira realmente é sua; casos de trocas/furtos desse tipo já aconteceram várias vezes, e não se faz nada a respeito.

    Responder
  126. Gerlyson

    É um absurdo abrir a mala para roubar os pertences. Entendo que quando vc despacha sua bagagem a mesma passa a ser de responsabilidade da companhia aérea que vc contratou pelos serviços, não é possivel que não tenha sistema de filmagem nos aeroportos . Hoje foi furtado meus eletronicos EM VOO AEROMÉXICO – CANCUN X CIDADE DO MÉXICO X GUARULHOS

    Responder
  127. Renato Barbosa

    Comprei uma mala grande em Buenos Aires no final de minhas férias (27 Set 2010). Viagei de ônibus de Buenos Aires até Porto Alegre. No dia 29 embarquei no aeroporto de Porto Alegre com destino a Belém pela TAM, com escala em Guarulhos. Em Belém notei que a mala apresentava um rasgo, o cadeado foi forçado, mas não conseguiram abrí-lo (pq é reforçado) apesar de destruí-lo. Porém, fizeram mais. Rasgaram a parte lateral-inferior com uma faca, de cima a baixo, mas como eu arrumei bem as coisas e não deixei nada de grande valor ou objetos importantes nas laterais, nada foi retirado. Contudo, minha mala não durou mais do que uma viagem de avião. Isso é decepcionante! Imagina como será durante a copa e olimpiadas no Brasil? A Anac, Infraero e polícia, juntamente com as Cias Aereas devem tomar providências. O crime ocorre no nariz desses orgão sem que se tome providências adequadas para sua inibição.

    Responder
  128. MARCIO

    Eu e minha esposa viajamos de Campinas para Vitoria companhia aerea AZUL.FURTARAM uma aliança e um relogio da nossa frasqueira com lacre. Abriram as duas frasqueiras, pq visualizaram no raio x e nao sabiam em qual frasqueira estava a joia. Tem uma mafia no aeroporto de campinas setor de RAIO X DE DESPACHOS DE BAGAGEM. ISSO FOI AGORA EM OUTUBRO DE 2010. NAO DESPACHEM NADA DE VALOR EM CAMPINAS. AEROPORTO DE CAMPINAS.

    Responder
  129. serpentenegra

    isso e terrivel mesmo.

    Responder
  130. Andrea

    Tô boba! Só posso pensar q tive muita sorte até hoje. Vou pra P Alegre com escala em brasília e conexão em Guarulhos. E viajo com mochila!!!!!!!!!

    Se cadeado, lacre e protect bag não adiantam nada diante de um ladrão determinado a abrir sua bagagem;se reclamar pra empresa aérea,infraero e até pro bispo tb não adianta, O QUE VAMOS FAZER????? REZAR PRA NOSSA SENHORA PROTETORA DOS PASSAGEIROS???!!!!

    Responder
  131. luma

    No final de novembro,vim do exterior e fiz conexão no aeroporto do cofins,minha mala demorou por volta de 1h e30,para aparecer na esteira,quando já estava com mala e tinha umas longas horas para o próximo voo,decidi abrir minha mala e lá tiver uma grande surpresa,roubaram perfumes,presentes,relógio,a mala destruida,fiz uma reclamaçao junto a companhia,e disse que era normal esse tipo de coisa acontecer.

    Responder
  132. Marineusa

    Tbm tive essa experiencia dia 08/12/2010,ESTAVA NOS USA, SAI DE CHARLOTTE PARA ATLANTA DEPOIS BRASIL..FIQUEI EM ATLANTA 7 HORAS..QDO CHEGUEI NO BRASIL LOGO VI NA ESTERIA A MINHA MALA QUEBRADA..QDO PEGUEI ELA VI MUITO MAIS LEVE..QDO ABRI..QUASE MORRI..LIMPARAM A MINHA MALA.PLAYTATION , JOGOS, PERFUMES, ROUPAS DE MARCAS TUDO Q.COMPREI DE PRESENTE DE NATAL PARA MEUS FILHOS E PARENTES..TUDO..ROUBADO EM 2 MALAS.

    EU TENHO NOTA FICAL DE TUDO..MAS A DELTA JA MANDOU UM EMAIL DIZENDO Q.A ANALISE DEMORA 10 A 12 SEMANA..ISSO NAO QUER DIZER Q.VOU RECEBER ALGO.MAS POSSO AFIRMAR Q.AS MALAS FORAM ABERTAS EM ATLANTA..POIS MAIS PESSOAS RECLAMARAM TBM..ESTOU MUITO DECEPCIONADA DE VER MINHA PRIVACIDADE INVADIDA..ISSO EH CRIME, DEVE SER QUADRILHA Q.TRABALHA EM AEROPORTOS.., POIS IMAGINO UMA PESSOA SAIR COM UM PLAYSTATION NA MAO, NINGUEM VE?UMA SACOLA DE KIT COM PERFUMES, NIGUEM VE?

    ESTOU MUITO CHOCADA COM ISSO..DEVE HAVER UMA FORMA DE CONTER ISSO..

    Responder
  133. Marineusa

    ALGUEM PODERIA ME RESPONDER SE JA RECEBEU ALGUM REEMBOLSO DE CIA AEREA?

    GRATA.

    MARY

    Responder
  134. Martim

    No trecho Galeão-Manaus, há uns 4 anos, levaram o celular de minha esposa, viagem pela Gol. Até poderíamos investigar o autor, pois a conta seguinte registrou uma ligação naquela noite para o interior de Sergipe – possivelmente o camarada ligando para sua família. Mas ficou por isso mesmo.

    Responder
  135. Maryanamac

    Viajei p Miami, a ida foi tranquila, na volta eu e meu namorado despachamos a mala, colocamos so o lacre…nosso destino era BH, mas parava em Guarulhos… moramos no interior de minas, e so fomos checar a mala em casa ( principiantes.rsrs) resultado, abriram a mala do meu noivo, roubaram a maquina fotografica dele, ainda tiveram o trabalho de deixar a capinha da mesma fechada.. e o pior levaram o chip tambem… nao choramos tanto a perca da maquinha, afinal por sorte a maquina nova estava na bagagem de mão.. mas as nossas fotos foram embora…

    Aff.. devia ter lido essa matéria da melhores destinos antes

    Responder
  136. Pingback: Dicas para a sua viagem de final de ano

  137. Marineusa

    TBM TIVE A MINHA MALA VIOLADA E OBJETOS ROUBADOS..SAI DE CHALOTTE COM ESCALA EM ATLANTA

    ONDE FIQUEI 7 HORAS..QDO CHEGUEI EM GUARULHOS

    VI A MINHA MALA NA ESTERIA SEM UM RODINHA

    QDO PEGUEI ELA LOGO PERCEBI A DIFERENCA NO PESO

    EU ESTAVA COM 2 MALAS..FUI DIRETO AO BALCAO DA DELTA..QDO ABRI A MALA.PERCEBI Q.LIMPARAM ELA

    PLAYSTATION, PERFUME, NOTEBOOK QUEBRADO,JOGOS ROUPAS DE MARCA..JAQUETAS DE COURO..

    LIMPARAM A MALA..MINHA MALA ESTAVA COM 70 LIBRAS CHEGOU COM 20

    QDO PEDI AO FUNCIONARIO DA DELTA PRA PESAR A MINHA MALA, A BALANCA DELES ESTAVA QUEBRADA.

    FIZ UMA RELACAO NA HORA DAS COISAS Q.SENTI A FALTA.POIS EU ESTAVA COM TODAS AS NOTAS FICAIS

    PARA CONTROLE DO MEU CARTAO DE CREDITO.

    JA FIZ O RELATORIO COM COPIAS DAS NOTAS FICAIS.

    RETORNARAM DIZENDO QUE DEMORA 10 A 12 SEMANAS PARA DAR UM PARECER

    DEPOIS DE LER TODOS OS DEPOIMENTOS.

    ESTOU COM POUCA ESPERANCA.

    ACREDITO Q.O CAMINHO SERA PEQUENAS CAUSAS.

    UMA EXPERIENCIA MUITO DESAGRADAVE.

    PRINCIPALMENTE PELO NOTEBOOK QUEBRADO, Q.CONTINHA FOTOS E DOCUMENTOS.

    EU NAO TROUXE NA MAO Q.EU COMPREI OUTRO.

    LAMENTAVEL

    EXISTE UMA QUADRILHA EM TODOS OS AEROPORTOS.

    MARY

    Responder
  138. Juliana

    Pessoal pelo relatos de vocês meu caso é ainda maior, roubaram minha mala INTEIRINHA em Paris, nunca vi um aeroporto mal organizado daquele jeito tanto que é super famoso por roubarem e extraviarem malas. Várias pessoal reclamam mas ninguém faz nada, dessa vez minha mala foi roubada com vários objetos de valores e provavelmente minha coisas estão sendo vendidas agora pelos africanos nas ruas de Paris pq eles fazem isso, roubam pra vender na rua. Mas vou processar o Charles de Gaulle e a airBaltic por isso.

    Responder
  139. Elaine Amador

    Também passei por essa situação desagradável, fizemos uma viagem com um grupo de 10 pessoas para orlando em janeiro de 2011, no retorno metade das nossas bagagens ficaram em Miami e disseram que iriam entregar no dia seguinte em casa, pois é entregaram mas praticamente vazias, nossas compras foram roubadas, não perdoaram nada até escova de dentes usadas!! um absurdo.

    já fizemos tudo que foi orientado pelos advogados estamos aguardando retorno.

    Quando tiver uma resposta e esperamos ter em breve, escrevo novamente.

    Responder
  140. Ana Lúcia

    Eu e meu marido estamos querendo ir ao Caribe em Julho de 2011,nas nossas férias e será a primeira vez que viajaremos para o exterior, mas já estou com medo que abram a nossa mala tanto na ida como na volta, e eu quero comprar perfumes por lá, mas já perdi a coragem, o que será que eu posso estar fazendo para dificultar que abram a nossa mala e roubem os nossos pertences, isso se a mala voltar conosco.

    Responder
  141. Marisia

    Tb tive minha mala violada qdo voltava da Europa e como eu trouxe uma bebida dentro de uma embalagem, eles não conseguiram tirar da mala e a estouraram. Visivelmente por maldade.

    Qdo voltei da Argentina, minha amiga teve a sua violada, arrebentaram a mala e roubaram algumas roupas de couro q ela comprou lá. A TAM mandou arrumar a mala. SÓ a mala, o restante, mesmo ela apresentando as notas de compra e mostrando a mala estourada, foi ignorada. No meu caso, nem a mala (tb em voo TAM) foi reparada. Total descaso. Acho q a Infraero deveria ser legalmente responsabilizada, pois até videos são mostrados e ninguém toma qq providência !

    Responder
  142. FabianoF

    tviajei no começo de 2010 voando TAM de Brasilia a Joao Pessoa fazendo conexao em Guarulhos -SP.quando cheguei em Joao pessoa minha mala estava com 3kg a menos. a TAM queria me resarcir em R$ 150, nao aceitei e entrei no juizado especial. fui resarcido em r$ 1.500,00 de danos materiais, mas minhas roupas e meus produtos , fora o contragimento na viagem nao foram , mas é isso. acionem a justiça.

    Responder
  143. IRANI

    sim, a minha mãe teve sua mala extraviada ao chegar em São Paulo,dia 13 de agosto de 2010, no retorno de uma viagem à Alemanha. A Lufthansa, depois de todo processo encaminhado, pagou o valor máximo de indenização pelo extravio ( que significou a metade do valor que a mala continha) O processo foi todo em alemão, mas valeu, apesar de minha mãe sentir falta da mala e de suas coisinhas. A mala, que estava com plástico protetor e sem objetos de grande valor, nunca mais voltou.

    Responder
  144. joao neto

    Caramba pelo visto muitas pessoas foram vitimas dessa quadrilha que rouba malas em aeroportos. Não teria como todos se juntarem e processar a infraero visto que Ela não tá nem ai para o caso. Uma pessoa só não tem força, porém se nos unirmos podemos ter uma boa solução para esse tipo de coisa. Vamos pensar nisso! Minha mãe sempre é vitimas deles, quando ela faz escala vindo dos EUA

    Responder
  145. Lu

    Acabei de chegar de cancun pela copa air, a mala estava lacrada, quando tirei o lacre em casa tudo de valor havia sumido da mala,perfumes meu e do meu marido, oculos e relogios. liguei para reclamar e ele falaram que nao poderiam fazer nada. liguei na policia federal e fui informada que poderia prestar queixa, mas que sinceramente nao daria em nada. é um absurdo. tem que ter alguma forma, foram 900,00 u$ de prejuizo. informam para nao carregar liguido, colocamos na mala e o que dá?

    Responder
  146. denise

    Tam Airlines e uma que vergonha!!!

    BAGAGEM VIOLADA E OBJETOS ROUBADOS

    Para a minha surpresa quando abri a minha mala estavam faltando varios objetos pessoasi e quase metade das minhas roupas e presentes para familia e amigos, remexeram em tudo e pelo jeito tiveram tempo de sobra para escolher so os melhores modelitos, para a minha desgraca:(

    E agora vai reclamar para quem?? depois de uma rapida pesquisa na Internet decobri muitos outros casos semelhantes acontecidos em voos da TAM!!

    Senti muita vergonha do meu proprio pais!!

    Moro na Australia a 4 anos e sempre viajo com a Quantas compania Australiana e a LAN essa foi a primeira e ultima vez que voo coma TAM Airlines!!Para os funcionario que roubaram minhas roupas!!! Enjoy,mate!

    Responder
  147. palmira

    Meus pais foram viajar e o cadeado foi aberto em guarulhos e roubaram 2 joias. Fiz a reclamaçao à Infraero e à compania aerea. Essa situaçao é vergonhosa para o nosso pais emergente, algo deve ser feito no aeroporto

    Eu tambem fui para a Italia e viajei com a mala dura com cadeado a codigo e sigili da compania, chegou quebrada , nao roubaram nada e a alitalia me deu uma mala nova.

    Responder
  148. SoBRoZa

    Mas não pode levar eletrônicos na mala despachada. Teriq que ter retirado alguma outra coisa da bolsa de mão e trocar pela máquina.

    Responder
  149. afonso

    dei sorte entao, eu minha namorada e minha familia fomos pra BA, todos despachamos malas, e só com cadeado, mas eu tinha visto esse video ja, e colocamos entao presilhas prendendo os feichos a uma parte da mala, assim quem abrisse nao conseguiria fechar a mala denovo, nao roubaram nada da gente.

    Responder
  150. afonso

    o EUA tem uns 5 tipos de cadeados que voce pode usar, que eles tem a chave mestra, fora isso, se eles quiserem, eles arrebentam teu cadeado e dao uma vasculhada se desconfiarem da sua mala

    Responder
  151. Rafaella

    Fui roubada tambem, pela Gol..roubaram 2 relogios da michael kors!!! demorou mto essa resarcimento? espero respostasss

    Responder
  152. Rafaella

    estou acostumada a viajar sempre e nunca tive tanta RAIVA E INSATISFACAO COMO TO TENDO COM ESSA GOL, meu voo era as 21:15 de SAO PAULO-GUARULHOS PARA RECIFE E DISSERAM QUE FOI CANCELADO, ai ja comecou o derespeito com o cliente vcs deveriam ter feito o maximo possivel para colocarmos em outro voo, VISTO QUE ESTOU GRAVIDA DE 3 MESES E TENHO ALTA PRIORIDADE, o outro voo que me colocaram foi as 23:15, mas nao saiu no horario, MAS UMA VEZ O DERESPEITO COM O CLIENTE…UM DANO MORAL MUITO GRANDE, E ALEM DO MAIS FUI ALTAMENTE ROUBADA, LESADA, MECHIDA, ISSO EH UM ABSURDO, CHEGANDO NO DESTINO Recife, vejo que minha MALA ESTA COMPLETAMENTE VIOLADA QUEBRADA, COM O ZIPER TODO ABERTO…NAO ADMITO ISSO VISTO QUE COLOQUEI UM CADEADO NINGUEM PODE ABRIR E ROUBAR ASSIM COISAS DE OUTREM! Chegando aqui prestei queixa na GOL, mas n fui OUVIDA, me falaram que so poderiam restituir minha mala….isso nao existeeeee!!! oq eh isso???? roubam assim as coisas da mala e fica por isso mesmo, e onde fica A LEI, quero respostas e rapidas, porque se nao vou entrar na IMPRENSA E PESADOOOOOOOOOOO, TENHO MUITO FLUENCIA E DOMINIO AQUI NA CIDADE PARA ISSO, E QUANDO VCS MENOS VEREM A REOUTACAO DE VCS ESTARA MANCHADA, E ESTOU ME FORMANDO EM ADMINISTRACAO E SEI QUE A SATISFACAO E QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE TE QUE SER PRESTADO DA MELHOR FORMA POSSIVEL. ROUBARAM 2 RELOGIOS E ALEM DO MAIS N SE CONTETARAM E ROUBARAM MINHAS BIJUTERIAS FIZERAM A FESTAAA MESMO MEU DEUS OQQQ EH ISSO? NAO ADMITO ISSO!!! O VALOR DOS RELOGIOS SAO 1.200 E 1.700 CADA UM E QUERO RESTITUICAO E PUNICAO DOS FUNCIONARIOS, ISSO NAO PODE FICAR ASSIM N, NAO ACEITO ISSO…FIQUEI DE 20 HRS DO DIA 7-05 NO AEROPORTO DE GUARULHOS ATE O OUTRO DIA 08-05 AS 7:30 DA MANHA NO AEROPORTO E NAO TIVE RESPOSTASSSS, OQ EH ISSO DANOS ALTAMENTES MORAL, TO GRAVIDA, MEUS PAIS JA TEM UMA CERTA IDADE E NAO TOLERAM E AGUENTAM ISSO N!!!!!!!! QUERO MEUS PRODUTOS OU DINHEIRO DE VOLTA!!! TOMEM PROVIDENCiaas GOL

    Responder
  153. Georgius

    Tive minha câmera fotográfica digital Sansung ES60 furtada de minha Bagagem (mochila La fuma 30L) despachada de Goiânia para o Rio de Janeiro no dia 02 de Maio de 2011.

    Uma vez que o despacho é realizado a responsabilidade recai sobre a Infraero e a companhia aérea. Deveríamos ficar tranquilos com tal situação até mesmo porque é muito simples: Balcão atendimento > esteira > veículo > avião. Como pode né?!! Sabe o que é? Material humano, devemos confiar cada vez menos. Quem perde?!!!

    Responder
  154. Luann Leão

    Dia 27/6 eu cheguei de Miami pelo aeroporto de Manaus, minha mala havia sido abertada e furtada por FUNCIONÁRIOS da Infraero, não tem câmera de segurança? Infraero tá deixando roubarem de graça?

    Responder
  155. fred

    Vim de Buenos Aires (Aeroparque) para Guarulhos e minha câmera sumiu… engraçdo que eles dizem que não podem fazer nada e a culpa é sempre nossa…

    Responder
  156. julio ferreira

    fui roubado,e tenho certeza que foi em guarulhos,meu voo de new york a guarulhos,um funcionario da tam me disse que em guarulhos tem a mafia das malas,estao roubando mesmo,isso E uma vergonha,me roubaram farios pertences,tenis da nike,ferfumes,play station,nitendo ds,valores mais de 1500 dolares,filhos da puta…..

    Responder
  157. julio ferreira

    vergonha,vergonha,pais cervergonha,imagina o brasil na copa e olimpiadas..kkkkkkkk,fui roubado agora a 2 semanas atraz,e isso aconteceu em guarulhos,manda esse passas fome embora e contrata novos funcionarios….um funcionario da tam me disse isso tudo e uma mafia que comeca por guarulhos,me orgulho de ser mineiro,isso em confins nao acontece,todo ano vou ao brasil,nunca mais guarulhos,vergonha,vergonha,pais sem vergonha e nao existe leis….

    Responder
  158. bibimelo

    Pelos comentários que li, acho que ninguém conseguiu abrir aquelas malas duras/rígidas, penso que a solução temporária seria essa, além do Juizado é claro.

    Responder
  159. Ana

    Meu amigo voltou dos estados unidos com a mala qubrada e toda saqueada. Roubaram simplesmente TUDO , até coisasa da Disney, roupas e outros. é uma vergonha.

    Responder
  160. Patricia Costa

    Infelizmente tive problema na escala que fiz em Amsterdam, com a péssima Companhia Aérea KLM, depois de 4 horas de voo, com destino á Guarulhos-SP, o voo retornou a Amsterdam, com toda a confusão, tive que ir para Zurique e pegar um voo para São Paulo com a Companhia Swiss, desembarquei em SP sem as minhas bagagens, após 2 dias chegou apenas 1 das bagagens, a que havia apenas roupas, a outra que tinha perfumes importados, casados de inverno, Apad da Apple, celular, notebook Sony vaio…como sempre viajo ao exterior e sempre trago coisas de valores em minhas bagagem, nunca tive problema com roubo de nada e muito menos de bagagens, dessa vez me roubaram a mala, já completou 35 dias que cheguei e nada da minha bagagem, a Companhia aérea não sabe me informar nada…enfim..entrei com um processo contra a Cia aérea, no prejuizo não vou ficar, contratei um ótimo profissional e vou até o fim com esse processo. Isso é um desrespeito com o ser humano. Bando de ladrões! Fiquem atentos, depois dessa, nunca mais deixarei coisas de valores dentro da mala, pagamos tão caro por uma passagem internacional, e infelizmente corremos o risco de ser roubados!

    Responder
  161. Feitosa

    Senhor gostaria de expressar minha frustração após, uma viagem que fiz em um avião da TAM, pois o mesmo partiu de campo grande-MS e fez escala em congonhas para embarcar para ribeirão preto-SP (12/08/2011), despachei minha bagagem e quando cheguei ao hotel percebi que minha maq. Fotográfica não estava na bagagem, pensei que podia tela esquecido em casa, confiava na empresa aérea até porque tivemos um excelente atendimento no vôo e por falta de experiência da minha parte, junto comigo havia um colega que levou a sua maquina na bagagem de mão sendo assim ele tinha uma maquina fotográfica p/ que pudéssemos registrar um equipamento da qual estaremos instalando na empresa que trabalhamos em fim este foi o motivo da viagem. O mais incrível é que na volta p/ casa a bagagem de mão do meu colega por causa de uma trena não pode embarcar dentro do avião por isso ele resolveu despachar também isto aconteceu em ribeirão preto-SP, pegamos o vôo até congonhas p/ depois embarcar p/ campo grande-MS (17/08/2011), mas só quando cheguei em casa percebi que levei a maquina fotográfica junto com o carregador de baterias que foram roubados da minha sacola, no dia seguinte no serviço falei com meu colega sobre as fato e o mais incrível a máquina que usamos p/ tirar foto que ele despachou também sumiu da bagagem.Posso ter sido estúpido mas não imaginava que era tão comum roubo de bagagem acho que vocês deveriam orientar melhor as pessoas com relação ao embarque de bagagem e que a segurança é nenhuma, foram dias diferentes, sacolas diferentes, pessoas diferentes, mas nos mesmos aeroportos e a mesma companhia TAM, se estivesse acontecido comigo apenas acharia que era um fato isolado mas tenho a impressão que existe uma máfia e que muitas pessoas que usam seus serviços não sabem e deveriam saber.

    Responder
  162. bibimelo

    Olá Feitosa,

    Acredito que o que aconteceu com você é uma situação comum nas empresas aéreas atualmente, como podemos verificar nos comentários acima. Mas é um ABSURDO. Acho que só quando todo mundo que for lesado entrar na Justiça é que as empresas vão tomar providências, mesmo que o furto seja de objetos de pouco valor, temos que acionar a Justiça. Pagamos pra eles abrirem nossas malas????? E o triste é que não é só aqui no Brasil que isso acontece, é uma vergonha. Espero que você possa ser ressarcido de forma correta pois foi prejudicado até profissionalmente. Boa Sorte.

    Responder
  163. celia

    Você tem que processar a empresa aérea. Se você só contatar e contar o caso eles vão te enrolar propondo desconto em passagens futuras ou qualquer outra coisa que não seja dinheiro em espécie. Avise que vai entrar com o processo e se não pagarem processe mesmo. Você ganha com certeza. Já passei por isso e assim que endureci e avisei que não negociaria mais e entraria com o processo eles pagaram no mesmo dia (o valor da mala e das mercadorias.) (Foi com a TAP). Se precisar indico meu advogado, foi ótimo.

    Responder
  164. Patricia moreno

    Viajei em agosto passado com minha mae e meu marido a miami e orlando com o exclusivo intuito de comprar o enxoval da minha primeira filha. Na chegada em guarulhos, nao apareceram duas malas, uma minha e uma de meu marido. A bagagem era praricamente de utens de bebe, como explicar isso? As malas nao apareceram e nao temos a quem reclamar, me fizeram preencher um dossie gigantesco listando o que havia nas bagagens, e td o que eu posso fazer eh esperar a analise, eh o fim do mundo

    Responder
  165. EDSON XAVIER

    Trancar a mala com cadeados reforçados não foi suficiente na minha volta de Belo Horizonte(Confins) para São Paulo(Congonhas no último dia 10 de setembro.

    Ainda junto da esteira, logo que peguei a mala, vi que havia sido violada. A "fraca" e "desgostosa" atendente da TAM que fica no balcão da empresa junto das esteiras, disse que eu deveria procurar um outro setor da empresa fora daquela sala. Lá, o atendente disse que nada poderia fazer, me entregou um "papelinho" chinfrim com um número de telefone e disse que eu deveria ligar no "Fale com o presidente". Pesou a mala e disse que não havia diferença de peso…

    A questão não é ter um objeto furtado ou não. O que incomoda é ter sua privacidade invadida. Quando compro uma passagem, tenho o direito de despachar minha bagagem e recebê-la em segurança e tal qual como foi despachada.

    O tal telefone não atendeu em nenhuma das inúmeras vezes que liguei. Depois descobri que só atendem até as 18hs. Me senti induzido a não conseguir formalizar uma reclamação junto à empresa. O que fazer? Caso de polícia? Deixar passar e nada fazer? No aeroporto há uma sala do "Juizado Especial Cível" onde se pode ajuizar ação contra a empresa.

    Se a violação se deu em CONFINS ou CONGONHAS, é quase impossível dizer. Sou mineiro, apaixonado pelo meu estado e por minha gente, mas não posso acusar o outro lado. Com toda certeza, o lugar onde alguém teria tempo suficiente para fazer isso, é justamente onde as malas são despachadas (têm-se o tempo até o embarque).

    Algumas pessoas que viram o acontecido, ainda alertaram para o fato de que as malas podem ser abertas não apenas para retirar, mas também para se colocar algo ilícito, sugerindo uma espécie de quadrilha atuando nos setores de carga e descarga de bagagem.

    Nas próximas viagens, vou procurar levar só bagagem de mão, mas e se tiver que despachar? Fechar, colocar cadeados, lacrar, protect bag, fita adesiva, selos de frágil, perecível, perigo, radioatividade, caveira do BOPE, enfim, tudo que tiver direito… e ainda vou filmar e fotografar a mala sendo colocada na esteira…

    Responder
  166. Romulo

    Olá, Feitosa!

    Sou jornalista freelancer e tive o mesmo problema que vc. Acabo de voltar de uma viagem a trabalho e passeio à Chapada dos Veadeiros (GO), onde não pude sequer registrar qualquer imagem.

    No embarque do dia 02/09, por pressa, acabei despachando minha câmera fotográfica dentro da mala no aeroporto de Congonhas (o destino era Brasília) ao fazer o check-in – costumo levar meus eletrônicos no bagageiro superior, assim como o fiz com meu notebook no dia. Naquele dia, especificamente, coloquei a bolsa da câmera dentro da mala para me proteger de assaltantes nas ruas de São Paulo! Quando cheguei à casa que me hospedaria em Brasília, ao abrir a mala, notei o furto da minha câmera que usaria para trabalho naquela ocasião. Foi com requinte: o autor abriu a mala, retirou a câmera da bolsa protetora, desenrolou-a da toalha que usava para proteger o corpo e a objetiva, pegou a bateria e o carregador dos bolsos da frente, colocou tudo de volta na mala e na posição anterior para que eu não notasse quando retirasse do carrossel de bagagens na sala de desembarque. E aconteceu… eu n percebi no momento a ausência da câmera. Fiquei irado e muito frustrado ao perceber.

    Ela não tinha seguro e eu não poderia comprar outra naquele momento (era um modelo nada barato) para executar meu trabalho. Passei uma semana sem poder fazer fotos.

    Enfim, o fato é que fiz o boletim de ocorrência e estou tentando juntar a maior quantidade de provas do meu vínculo de consumidor com a TAM. Entrarei com pedido de indenização por danos materiais (pelo furto da câmera) e por danos morais (impossibilidade de realizar meu trabalho, prejuízo profissional e emocional pela ausência da câmera). Leia esta jurisprudência: http://jurisprudenciabrasil.blogspot.com/2010/08/

    Quando liguei para a TAM, registrei o protocolo da reclamação. A atendente me disse que nada poderia fazer já que eu não deveria ter despachado um eletrônico na mala. Pois, agora, algo será feito no Juizado Especial. Mesmo que demore anos para o desenrolar e o findar da história, eles terão de aprender a ter mais cuidado com nossas coisas.

    Poderiam ter me roubado um par de meias que seria o mesmo desrespeito.

    Um abraço,

    Romulo

    Responder
  167. kassya

    o melhor é trancar com cadeado e levar dois reservas para o caso de desconfianças e o mesmo for arrebentado ter como substituir,mas sempre coloco aqueles fechos de plasticos que vem em roupas ou chinelo,que depois que fecha tem que rebentar,isso inibi bem os ladrões pois não tem como voltar a fechar novamente.

    Responder
  168. Luiza

    A pessoa carrega o que quiser na mala, inclusive aparelhos eletrônicos e, por motivos óbvios, objetos pessoais. Agora a culpa é dela por confiar na empresa que escolheu pra viajar? Ah, vá!!

    Responder
  169. Luiza

    Também estou processando a Tam pelo mesmo motivo.

    Responder
  170. monica

    Cheguei de Miami e minha mala estava com um cadeado diferente do que eu a tinha despachado. Cheguei em casa e abri este cadeado com a chave do cadeado que eu tinha. Eles abriram minha mala e colocaream outro cadeado, em cadeados americanos, existem apenas algumas combinaçoes e os ladroes as abrem. O mais chocante é que, se eles roubam, tem que sair com o produto do roubo, como nao sao vistoriados na saída? As cintas com segredo também sao retiradas, o ideal seria colocar uma cinta com chave, e o plástico. É o fim da picada a Infraero nem se pronunciar a respeito e nao conduzir uma investigaçao. Isto é crime!!!!!

    Responder
  171. Davi

    Acabo de chegar dos EUA, eu minha esposa que e russa e meu filho.

    Ela esta tão indignada que pensa em deixar o pais a qualquer momento.

    Estive na Rússia de passagem e recebemos vários presentes valiosos, compramos varias coisas na Holanda, também furtaram. Minha máquina de fotos com memória de 8 anos e telefones com fotos e vídeos também.

    Viemos para morar no Brasil, pois todos dizem que aqui esta bem melhor, fui um estúpido de acreditar. Continuamos um grande lixo, onde o descaso, desrespeito ao ser humano e incontrolavel. Se pensam em voltar ao Brasil, pense 3,4,5 vezes.

    Não sei o que dizer a minha esposa, queríamos começar uma vida nova, mas parece que vamos terminar uma.

    Brasil 2014. ( a FIFA não sabe o tamanho do erro que cometeu)

    Lixaoooooooo.

    Responder
  172. MOACIR DE ALBUQUERQU

    É UMA VERGONHA, meu amigo Adson Falcão, que chgou de Luanda/Angola no Rio de Janeiro, teve sua mala violada e diversos pertences roubados. Isto aconteceu entre o Rio de Janeiro e o Recife, neste último dia 6/10/2011. É importante salientar que a mala estava com cadeado e isolada com filme plástico. Ele não prestou queixa, mas deveria, pois tem que fazer a INFRAERO e a GOL pagarem pelo prejuízo e pelo dano moral. A taxa de embarque e o valor das passagem são bem salgados para que eles prestem um serviço sem qualidade. QUEM ESTÁ ENCOBRINDO QUEM, PQ O PERCURSO DAS MALAS NãO É TODO FILMADO? HÁ CONIVÊNCIA DAS AUTORIDADES!

    Responder
  173. ELDER

    Fiz dois voos tranquilos saindo de congonhas a confins e confins a congonhas. Minha mala é media e mais cara de policarbonato, além de possuir um cadeado TSA. Tomei o cuidado e colocar na mochila tudo de valor; bem como perfume importado e celular adicional. Reparei que a mala estava inviolável mas com alguns riscos sugerindo uma falta de cuidado de quem a manuseou. Acredito que quem viaja de avião deve ter bom senso e evitar levar roupa demais. Sempre ter bagagem de mão para colocar eletrônicos, algumas coisas pessoais como fotos de família e etc. Sempre ter um cadeado TSA . O lacre até seria bom também para a mala não riscar no caso do modelo de policarbonato, que é muito bonito. Com relação à culpa. Deve ser da INFRAERO e da empresa que está transportando o passageiro. Os dois fazem parte da viagem.

    Responder
  174. Luna

    Eu tive bagagem extraviada e quando voltei depois de 4 dias a minha câmera não estava dentro. Fiz uma reclamação e recuperei meu dinheiro mas tem que ser insistente. É muito importante para reivindicar e insistem que a companhia aérea.

    Responder
  175. Ed Gonçalves

    Acabei de chegar em Brasílha, chegei as 5 horas da manhã, pela GOL vindo de Aruba, abriram minha mala e roubaram dois perfumes, quebraram o cadeado, uns $ 145,00. A unica coisa que se pode falar é que rezem para não acontecer com vcs. Não adianta fazer nada…cadeado de nada adianta!!!

    Responder
  176. neusa

    em 15 de outubro de 2011 voo JJ8083 da Tam Nova York gru, 4 malas Violadas E rasgadas,descaso total e esses ratos continuam roubando, ninguem toma providencias,vergonha nacional e a TAM tentando me enrolar, vou ate as ultimas consequencias.todos coniventes,dividem o roubo.

    Responder
  177. neusa

    E as cameras que dizem ter nos aeroportos, no setor de desembarque das bagagens?estao montando lojas com produtos roubados de nossas malas. e as autoridades? sumiram… e conveniente….quadrilha de ratos..

    Responder
  178. Ricardo

    Aconteceu comigo semana passada quando eu vim do EUA. Ainda bem que na minha mala nao tinha nada demais, so um roteador wireless.

    Eles ao inves de abrirem a mala, cortaram o ziper, destruindo a mala.

    Mas a dor de cabeca so pra mandar consertar e muito ruim.

    Sera que nao podemos abrir uma acao conjunta contra Infraero?

    Responder
  179. João

    Carregar na mala ou na bagagem de mão não é o problema. A questão é que estão abrindo as malas para roubar, num ambiente sob a guarda da Cia Aérea. ISTO É INTOLERÁVEL. Vai já virar um caos. Existem câmaras para fiscalizar os passageiros e não há câmaras para fiscalizar o trânsito das bagagens? Por que não filmam os ladrões no setor interno do aeroporto? Diante das reclamações por que não investigam os roubos? Há ladrões trasvestidos de funcionários do aeroporto. Isto é uma vergonha.

    Responder
  180. Michele Gurgel

    Arrombaram minha mala qdo vim de Buenos Aires aqui para o Rio, arrancaram us dois "dentinhos" do ziper da mala, acredito que com um cadeado, e acho que colocaram um "carrinho" de ziper pra poder abrir direitinho… o fato é q abriram e depois fecharam, mas o lugar sem os "dentinhos" eles torceram com um alicate… só percebi qdo fui abrir a mala e o ziper ñ deslizou,ficou travado ali… Mas se deram mal : o que era de valor sempre levo na bagagem de mão. E por via das duvidas qdo tem alguma coisa mais importante na mala passo o Protect Bag… ñ evita, mas dificulta…

    Responder
  181. neusa

    roubo em minhas bagagens em 15.10.2011, Tam nao quis acordo, fui para o judiciario e minha audiencia esta marcada. leiam revista epoca de novembro e saibam mais sobre esses roubos, Tam lidera, e a quadrilha continua a agir.,ninguem quer saber de nada.Safados e ordinarios….

    Responder
  182. Pedro

    Vc é o Davi da biblioteconomia da UnB?

    Responder
  183. Fernando Freitas

    A Culpa com certeza e de quem contrata estes vagabundos que só querem levar vantagem, também tive minha mala roubada em Guarulhos e como sempre ninguém pode fazer nada BRASIL OOOOOO.

    Responder
  184. Emilio

    Acabo de chegar de minha audiencia , bom advogado

    sentença do juiz obrigou a TAM pagar R$ 12.000,00 mala cadeado e produtos robados.

    adianta sim vá em frente.

    Responder
  185. Carmen

    Enquanto ficarem com essa conversa que não adianta nada vai se dar mal, meta ferro nestas Empresas aéreas que a coisa muda .

    O povo Brasileiro é babaca.

    Responder
  186. Claudio

    Vejo centenas de pessoas reclamando que foi roubada , tendo sua bagagem violada, e nada é feito para amenizar isso ao povo Brasileiro e ao estrangeiros que aqui segam.

    É uma vergonha mas é realidade.

    Será que as autoridades não acessam este site?

    o mantenedor deveria enviar os relatos aqui para os politicos, pois aquele que fizer algo de bom vai levar todos os votos.

    Responder
  187. Milton

    Eu não vou perder meu tempo em relatar o que me aconteceu, digo apenas o seguinte, este pais é uma m…não tem autoridade que seja respeitada.

    E o melhor é voltar aos tempos de ditadura pois um monte de coisa não aconteceria hoje esta mais que provado que estes FDP dos politicos queriam mesmo a anarquia em nosso pais voltaram foram lideres do povo e só fuderam o povo.

    Ladrão é o que mais tem no Brasil, pobreza é que mais tem no Brasil, corrupito esse então tá sobrando em todas as areas.

    Hospital e planos de saude não tem, mas copa do mundo tem.

    Responder
  188. Sandra Rosa

    Tá faltando Homens e atitude em nosso pais, simplismente uma vergonha.

    Não adianta relatar temos é que processar as empresas aéreas ai a coisa muda.

    Responder
  189. Adriane Grosch

    Caramba!! Fui roubada tbm em Guarulhos 3 camisas polo que estava ainda no plástico. Era de pouco valor mas nem precisa dizer que fiquei mega chateada por viver num país onde se dá emprego para bandidos, foi na TAM…e todos dizem não tem nada oque fazer , só passar raiva…

    Responder
  190. Michely

    Eu voltei de Cancun dia 26/12/11 pela AEROMEXICO, e como o cadeado estava preso na presilha, eles puxaram o ziper, detonando a minha mala, pois ela nao fechou mais, entao eles a lacraram com um saco de plastido. Tiraram 2 relogios Michael Kors e 1 Tenis Nike. Na mala da minha amiga roubaram muito mais. Q vergonha …

    Responder
  191. ÃNGELA LIMA

    LEONARDO[ SUAS MALAS PODEM SER ABERTAS NOS AEROPORTOS]

    BOA TARDE.

    ESTAMOS ,MEU MARIDO MARCO E EU ÂNGELA LIMA, NESSA "Fria".EMBARCAMOS DE MENDOZA-AR ,NO DIA 22/ 12/2011 , COM CONEXÃO EM BUENOS AIRES[ AEROPARQUE] FOMOS INFORMADOS QUE SÓ RETIRARÍAMOS NOSSAS TRÊS MALAS EM GUARULHOS.

    CHEGANDO A GUARULHOS , PÓS ESPERARMOS PELAS MALAS, MAS SÓ RECEBEMOS UMA. FOMOS INFORMADOS PELO FUNCIONÁRIO DAS "AEROLÍNEAS ARGENTINAS ", QUE AS OUTRAS DUAS NÃO HAVIAM SIDO EMBARCADAS EM B.A.

    FIZEMOS O B.O DE PRAXE , QUASE PERDEMOS O PRÓXIMO VOO PARA CONFINS, OU SEJA UM CAOS !

    NA MANHÃ DO DIA 23 /12 /11 RECEBEMOS UM TELEFONEMA DA AEROLÍNEAS.AR. DIZENDO QUE AS MALAS FORAM ENCONTRADAS, PEDIRAM 2 DIAS ÚTEIS.

    NO DIA 26 /12 / 11 AS MALAS CHEGARAM A ITABIRA- M.G., ONDE MORAMOS. APARENTEMENTE LACRADAS PELO PLÁSTICO DO SEDEX, COM OS CADEADOS QUE EU HAVIA COLOCADO . MAS PASMEM…OS PRESENTES DE NATAL QUE EU HAVIA COMPRADO PARA MH FAMÍLIA HAVIAM SIDO RETIRADOS DAS MALAS. DENTRO DAS MALAS HAVIAM :UM ABRIDOR DE VINHO, CAMISAS DA LA COSTE [4 ] , TÊNIS NIKE. E MH MÁQUINA FOTOGRÁFICA QUE INFELIZMENTE OPTEI POR DEIXAR DENTRO DA MALA.JÁ FIZ B.O. NA POLÍCIA DE MH CIDADE, DEPOIS DE LIGAR PARA VÁRIOS NS. QUE EM NADA ME AJUDARAM. CONSEGUI DOIS E-MAILS, NELES CONTEI TODA O MEU INFORTÚNIO.ME EXIGIRAM COMPROVAÇÃO DOS BENS , E EU ENVIEI AS NOTAS FISCAIS COMPROVANDO AS COMPRAS, INCLUINDO A ENTRADA DA MÁQUINA NA AR. QDO DECLAREI.

    ATÉ HJ DIA 05/ 01 /12. NÃO TENHO AINDA RESPOSTA.PROCUREI NA INTERNET OUTROS DESAFORTUNADOS COMO NÓS, E FIQUEI IMPRESSIONADA COM OS RELATOS QUE LI.

    AGRADEÇO A ATENÇÃO , CASO VC TENHA UMA OUTRA DICA GOSTARIA DE SABER. VOU ENTRAR NA JUSTIÇA DE PEQUENAS CAUSAS, MAS SEI CM SERÁ LONGA A RESOLUÇÃO.

    MAIS UMA VEZ AGRADEÇO

    ÂNGELA E MARCO AURÉLIO D.LIMA

    Responder
  192. Lívia

    Mas aí é que tá o problema… Caso os funcionários vejam algo suspeito pelo raio x eles tem direito de arrombar a mala…

    E se a sua mala for de código o que eles fazem?

    Responder
  193. musicaceara@hotmail.

    Essa foi massa, roubaram a gramatica do cara, chama o tio aurelio…!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder
  194. João Paulo

    Infelizmente não é furto só das pessoas que vem do exterior. Hoje peguei o voo RIO-BSB e quando cheguei em casa, notei que meu óculos de sol foi furtado. A empresa disse qus os furtos só são arquivados se o peso dos objetos for mais que 1kg e se for notado o furto logo após o embarque. Até onde isso vai parar?

    Responder
  195. Paloma

    Fiz uma viajem para Bahia, na ida fui de ônibus minhas malas chegaram intactas, mas na volta pra Sp achei melhor pegar um avião, quando cheguei em casa percebi que minha maquina fotográfica e meu relógio não estava mais na mala e a empresa de voos não se responsabiliza. Fiquei muito chateada, até hoje não consegui comprar uma máquina nova ):

    Responder
  196. Vanessa

    Hoje eu peguei um avião da GOL de São Paulo para Londrina e o meu cadeado da mala havia sumido e minha necessaire que eu havia comprado no Japão havia sumido!!!!!! Mas que droga!!! Foi uma viagem super curta e me roubam!!!! PORCARIA DE FUNCIONÁRIOS DESSA COMPANHIA!!!!!!!!!

    Responder
  197. itazur de lima

    a unica saida para freiar essa roubalheira nos terminais INTERNOS dos aeroportos, e formar uma associacao, reunindo o maximo de pessoas que foram lesadas,numa enorme acao judicial!! gente! recorram a justica!! todos sao culpados:a infraero,a cia aerea,adm.aeroportuaria,anac… todos fazem parte desse esquema vergonhoso! lugar de ladrao e na CADEIA!! gente procurem os seus direitos de consumidor e entrem com acoes na justica contra todos os integrantes do sistema aeroviario!!

    Responder
  198. itazur de lima

    para que serve a POLICIA FEDERAL, a POLICIA CIVIL que estao ali dentro do saguao do aeroporto? alguns policiais certamente fazem parte dessas quadrilhas impunemente instaladas ali no setor de bagagens!!

    Responder
  199. meire@escolasantamon

    É um absurdo!!!

    Meu filho voltou agora do Canadá abriram sua mala no aeroporto de Guarulhos e roubaram roupas de dentro. Imagina como será na época da copa.

    Responder
  200. Cristiano

    Eatarei voltando de NY hoje! Alguem tem alguma dica para diminuir o risco dos furtos?

    Responder
  201. Joao

    Por que plastificar? E se a segurança resolve abrir a mala pra inspecionar? Eles vão abrir de qualquer jeito! A minha mala sempre é "sorteada" para inspeção, por causa da minha aparência de "árabe/paquistanês" (a maioria de nós, brasileiros, somos confundidos com eles) e eu sempre tenho pelo menos uma das malas com aquele bilhetinho… No começo eu cadeava, mas na primeira vez em q fiz isso, a TSA (segurança dos aeroportos dos EUA) arrebentaram os meus cadeados. Por isso eu deixo sempre aberta. Mas aí, quando abri minha mala em GRU, dei falta de máquina fotográfica, mp3 player, 2 pen drives, carregador de pilhas e outros pequenos eletro-eletrônicos. Antes eu não sabia, mas agora não carrego mais eletrônicos na bagagem despachada. Ainda assim estão roubando roupas? No último vôo da Alcóolicos Anônimos, digo, American Airlines (www.aa.com) levaram meu par de tênis da Puma, aeroporto de Recife… E quando recuperei minha mala extraviada em Uberlândia – MG (8 dias depois) ela estava lacrada. A funcionária apenas girou o lacre com a mão e ela abriu. Perguntei: "qualquer um pode abrir entao?" -"Sim, claro!", e eu: "-Até o ladrão consegue!". Ainda no mesmo voo, recebi uma mala sem uma das rodinhas e sem um dos zíperes, primeira e última viagem dessa mala, porque agora ela ficou inutilizada e é mais barato comprar uma nova. Estou p… da vida! Super indignado pq a empresa faliu e eles "não podem fazer nada"… É o cúmulo da falta de respeito e mau-caratismo!

    Responder
  202. Joao

    Então existe uma máfia ou lobby dos cadeados TSA também? kkkkkkk

    Responder
  203. Joao

    Na verdade, já filmaram e eu já vi esses vídeos pelo menos 2x, uma em 2008, quando voltei da Europa, voo Air France-GRU, e agora, em 2012, voo American Airlines-Recife. O problema não é específico de empresa aérea ou de aeroporto, é dos funcionários. No primeiro vídeo em 2008, funcionários abriam malas e tiravam objetos de valor, principalmente eletrônicos; Agora em 2012, o vídeo mostra o funcionário arremessando a mala como se fosse um dardo, então ela rola por uns 2 metros no chão como se fosse uma bola. Tive uma mala toda estrupiada numa viagem (1ª e última viagem dela) e coisas roubadas de outra mala despachada. Agora, não é porque se recomenda não levar eletrônicos em bagagem despachada que estamos livres. Eu tive UM PAR DE TÊNIS PUMA ROUBADO!

    Responder
  204. Joao

    Nossa, 5 de setembro é meu aniversário. Belo presente. Acho que vou precisar do seu advogado, pro meu caso com a Alcóolicos Anônimos, quero dizer, American Airlines…

    Responder
  205. Joao

    Concordo, fora que se abrirem a sua mala plastificada, vc não vai saber nem conseguir provar que quem o fez foi a segurança ou os ladrões. Por isso nunca plastifiquei até agora, mas estou considerando. Exceto que neste caso, acredita-se que os ladrões levem alguma coisa, e a segurança não… Mas sabemos histórias demais de policiais corruptos, né? Quero crer q no aeroporto eles façam o seu papel…

    Responder
  206. Joao

    Eu acho que vc resumiu melhor como ninguém até agora. Só que no caso do lacre, como uma de minhas malas foi extraviada no último voo da AA, que deveria chegar em Recife, mas a recuperei em Uberlândia – MG, 8 dias depois, a mala tinha 3 lacres. Não me lembro de pedir para lacrá-la (por que só esta estava lacrada?). Aí, como eu não conseguia abrir, a funcionária veio, e girou o lacre várias vezes, até q ele rompesse facilmente. Perguntei: "qualquer um pode abrir o lacre, então?", ela: "sim, claro!", eu: "então, até o ladrão consegue". Mas ela recomendou anotar o lacre e se for violado, é impossível substituir com o mesmo número. Mas no meu caso, repito, eu não pedi pra lacrar na hora que despachei e ela chegou lacrada qdo a peguei…

    Responder
  207. Joao

    E foi exatamente a minha mala que estava com cadeado que teve o cadeado arrebentado. Felizmente "só" tinha livros. Mas a outra que estava aberta/sem cadeado teve a rodinha quebrada e arrancada e o zíper também arrancado.

    Responder
  208. Joao

    Concordo. Estou para processar a AA (alcoolicos anonimos, quero dizer, american airlines) também.

    Responder
  209. Joao

    hahaha! eu também envolvi objetos despachados na minha mala com meias e cuecas, inclusive pondo cuecas dentro de canecas e copos. O objetivo era, na verdade, amortecer o impacto e evitar que quebrassem. Apesar de extraviada, os objetos chegaram intactos!

    Responder
  210. Monica

    Alguém viajou com malas novas? Será que os ladrões tem preferencia por estas, será que pode ter a ver? Posso exigir da Tam o lacre da mala?

    Responder
  211. Cilmara Rodrigues

    Estarei indo para NY e Miami a compras é claro….o que vc me indica para minimizar este probelma de abertura de malas e roubos e claro!

    Responder
  212. Márcia

    No ano passado, vindo de Frankfurt, quando cheguei em Guarulhos fiquei um tempão esperando a minha mala e quando ela apareceu eu nem acreditei… estava aberta com as minhas coisas caindo fora da mala, sem contar que antes da mala aparecer vi um sapatinho de bebê que eu tinha comprado rolando na esteira só que não achei que pudesse ser meu. Peguei minha mala e conferindo por cima notei que faltavam várias coisas. Como não sabia o que fazer fui no escritório da Lufthansa reclamar. Deu trabalho, demorou um mês mas eles me reembolsaram alguns itens que eu havia "perdido" e a mala que havia entortado, só não reembolsaram as várias caixas de chocolates finos porque disseram que eles não fazem reembolso de alimentos. E disseram ainda que na verdade a culpa era da infraero mas sinceramente eu não quis nem saber, eu paguei pra voar pela Lufthansa e queria todas as minhas coisas intactas do mesmo jeito que embarquei!

    O que provavelmente aconteceu foi que alguém arrombou a mala ou jogaram ela com tanta força que ela abriu sozinha (improvável, né!), e quem me roubou provavelmente foi algum funcionário da infraero, e não da companhia. Mas a companhia que dê um jeito de fazer seus passageiros voarem com tranquilidade! Se a infraero não faz nada as companhias podem fazer!

    Responder
  213. thomaz

    A solução continua sendo a educação!

    A associação só vai ter força para quem se sentir ofendido (o calouro).

    É $ó vender educação.

    Responder
  214. Nuno Barros

    Gente…não adianta querer culpar a Infraero, cia aérea ou qualquer pessoa aqui no Brasil…cuidado com o tema do assunto que é perigoso… Quem não trabalha em cia aérea internacional não tem cacife pra dizer o que é e o que não é…

    Basta saber o seguinte…..qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de segurança aeroportuária sabe que sua mala só é passada em Raios-X em 1 único lugar….na ORIGEM, no caso de uma viagem entre Brasil e Mexico, por exemplo, se vc vai com conexão em outro país, ela vai pro raios-x na conexão também, porque o gov. Mexicano exige, assim como o Americano.Mas diferente da ida, onde suas malas estão vazias, na volta pra casa vc tem as suas compras. E é só LÁ EM CANCUN onde se passa sua mala nos raios-x e sabe-se o que vc tem na mala…procure no google se vc vê relatos similares saindo da Cidade do Mexico ou Guadalajara, duvido !!!

    Suas malas são roubadas em CANCUN mesmo, as malas vão pra salas de segurança aonde somente a policia tem acesso e eles tem de 5 a 10 minutos pra fazer o que querem com suas malas. Daí cabe à vc NÃO COLOCAR NADA DE VALOR EM SU MALA DESPACHADA….tem q ser MUITO burro pra colocar JÓIAS, IPADS e LAPTOPS em uma bagagem de porão……é pedir pra ser roubado.

    Ainda mais pq são itens que não são ressarcidos por cias aéreas porque NEM DEVERIAM ESTAR ALI.

    Responder
  215. Gustavo

    Pessoal, nem o plástico adianta… cheguei hoje cedo de Atlanta, mala plastificada, chegou na esteira em SP com o plástico rasgado e itens faltando… o cara do check in da Delta nos EUA (brasileiro gente boa, bati mó papo com ele), me disse que nos EUA todo o circuito das malas é filmado e gravado, e os caras lá não roubam… foi aqui em Guarulhos… fdp

    Responder
  216. Tiago

    Hoje no voo de Guarulhos a Fortaleza quando cheguei em Fortaleza fui ver na esteira ja notei que minha mala foi violada. Roubaram 2 relogios meus da invicta e da tommy. Fiz reclamacao na TAM mas ja sei que nao vai dar em nada.

    Os caras devem estar ricos nesses aeroportos. E eles sabem que nao tiram mais de 1 kilo. Minha mala deu diferenca de 500 gramas da pesagem. Resumindo nao vai dar em nada.

    Responder
  217. vanessa franca

    Eu acho q se a mala for aberta no aeroporto, deveria ser obrigatoria a emissao de um relatorio com nome e identificacao de quem abriu. Se abrir fora deste padrao, a empresa tem que ressarcir tudo!! Cambada!!!!

    Responder
  218. Danielle

    Acho que isso é verdade sim, pois meu irmão viaja a trabalho sempre para os Estados Unidos e viaja com uma mala dessas bem velha, suja, e NUNCA roubaram nada de dentro dela. Vou viajar agora em novembro e to pensando seriamente em pedir emprestado! RS..

    Responder
  219. Danielle

    Boas notícias, ou pelo menos é o que eu espero.

    Infraero cria programa de proteção a bagagem e passa a filmar o trajeto das malas em alguns aeroportos,o Galeão é um deles, espero que isso resulte em mais segurança para nós passageiros

    Vejam o vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=5KNxgAmpvKc

    Responder
  220. Mauricio Carneiro

    Minha mala já foi aberta 3 vezes nos EUA, em 2 ela estava com aquele plastico verde de embalar e eles embalaram denovo, sem o menor problema.

    Não tiraram nada, nem roupas, nem cosméticos, nem perfume, nem balanças carregadores e outras coisinhas.

    Responder
  221. Daniela Rocha Guaran

    Também tive minha mala arrombada em Gru. Na volta do México, pegaram várias coisas, mas só senti falta em casa… na hora estávamos com pressa por causa da conexão.

    E eram coisas usadas, peças de roupa, calçados… gente, pelo amor de Deus.

    Dá até receio de viajar de novo por causa da volta.

    Responder
  222. Milena V Santos

    e aonde vc encontrou esses fechos pra vender? Preciso urgente!Obrigada

    Responder
  223. Andre Ribeiro

    No Brasil amigo? Com essa bela justiça q temos? Tenho um processo GANHO contra a Varig, pois uma mala LOTADA de coisas voltou VAZIA da Australia…A Varig faliu, e o prejuízo ficou.

    Cautela nunca é demais, eu só despacho o que eu tiver "de pior" e sempre q não tem jeito!

    Responder
  224. Andre Ribeiro

    Adianta se a empresa não falir antes…..rs

    Responder
  225. Fernanda

    Queria apenas alertar para as pessoas tomarem cuidado com a Turkish Airlines que tem voos diretos de São Paulo para Istanbul. Cheguei na última sexta-feira, dia 26/07/13, de Istanbul e as malas de quase todos os passageiros ficaram na Turquia sob o argumento de excesso de peso na aeronave (???). Três dias depois, quando as malas foram entregues em nossa residência no Brasil estavam arrombadas e inúmeros pertences foram furtados! Evitem viajar com a Turkish Airlines!
    Muito obrigada !
    Fernanda

    Responder
  226. adriano

    Isso já aconteceu comigo no aeroporto de guarulhos-SP,quando eu fui para a Suiça,cheguei no aeroporto internacional e o cadeado estava aberto,entao foi aonde chamei a compania dos direitos de passagens aerea da Suiça,os policias ligaram para o Brasil sobre minha mala,e foi aonde consegui minhas coisas devolta.

    Responder
  227. Gunther

    A coisa está tão descarada que nem a ponte aérea escapa. Mês passado minha mala chegou sem cadeado depois de um vôo Congonhas-Galeão. Hoje mais uma vez. Minha esposa chegou sem cadeado quando veio de Congonhas para o Santos Dumont. Da primeira achei que o cadeado poderia ter sido danificado e caira (eu mesmo fechei). Agora minha esposa fechou já pensando no sumiço do nosso cadeado mês passado. Duas viagens pela GOL e perdemos dois cadeados. Só tinha roupa usada nas malas, nada sumiu. Algum vândalo quebra os cadeados ou a mala é revistada? Em 2008 a TSA abriu nossas malas nos EUA, nada sumiu e tinha dentro um recado com algo como "sua bagagem foi verificada por motivos de segurança". Aqui ainda não sei se é segurança, ganância ou burrice.

    Responder
  228. MARIA ELENA

    Eu ia de Fortaleza para o Rio com conexao em Guarulhos e chegando ao Rio no Santos Dumont MINHA MALA APARECEU NA ESTEIRA TODA ABERTA COM AS ROUPAS CAINDO E CONSTATEI QUE TINHAM QUEBRADO O CADEADO .,RECLAMEI LEVARAM A MALA PARA PESAGEM E CONSTAVA OS MESMOS 23K NO EMBARQUE EM FORTALEZA E QUANDO CHEGUEI NO HOTEL VII QUE REALMENTE NAO FALTAVA NADA pois nao tinha o que os ladroes queriam MAS A GOL PEDIU PARA EU OLHAR ALI MESMO NO AEROPORTO SE TINHA ALGO FALTANTO ,IMAGINE OU MELHOR TINHA QUE DESARRUMAR TODA MALA O QUE NAO O FIZ POIS PASSAVA DAS 22H .Com certeza essa violaçao ocorreu em guarulhos sp

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>