Cubana anuncia voos para o Brasil a partir de julho

Denis Carvalho 22 · março · 2013

A companhia Cubana de Aviación pretende voltar a voar para o Brasil a partir de julho. A empresa solicitará um voo semanal entre São Paulo e Havana, com início previsto a partir do dia 9 de julho. A frequência será operada com aeronaves russas  Iliushin IL 96-300, com capacidade para 262 passageiros, sendo 244 na classe econômica e 18 na executiva. Até o momento, nenhum pedido foi formalizado junto à Anac, que terá de aprovar os voos.

Ilyushin II 96-300 da Cubana

“Já nos reunimos com as principais operadoras brasileiras para ajudar a viabilizar esta operação”, revelou o representante da companhia no País, Pedro Henrique Ursula, em entrevista ao site Mercado & Eventos. “Estamos apostando muito no turismo de lazer para este voo, mas temos também muitas empresas brasileiras que hoje têm negócios em Cuba, por isso teremos também um bom público corporativo”, completou o executivo, garantindo que a companhia terá tarifas competitivas.

Também em entrevista ao Mercado & Eventos, o diretor de Promoção para o Cone Sul do Ministério do Turismo de Cuba, Luis Felipe Aguilera Gutierrez, comemorou a volta das operações da aérea no Brasil. “É um voo direto, de apenas sete horas, será o único sem conexões entre os dois países”, comentou. Segundo ele, esta também é uma oportunidade para as operadoras brasileiras montarem pacotes casados com outros destinos do Caribe operados pela companhia, como Cancún e República Dominicana, por exemplo.

Se tudo for aprovado, o voo será operado às terças-feiras, com saída do Brasil às 23 horas e chegada às 6 horas em Havana. Na volta, a chegada no Gru Airport ocorrerá às 21 horas, com saída da capital cubana às 14 horas. A Cubana já havia operado no País entre 1993 e 2005. Se confirmado, vai ser no mínimo interessante ver as aeronaves russas pousando em Guarulhos semanalmente, não é?

Que saber mais sobre a Cubana e demais companhias da país? Leia as avaliações de nossos leitores aqui e aqui.

Com informações do Mercado & Eventos e da Anac

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Julio Azevedo

    Imagina só o Teco-Teco que vai pousar em Guarulhos…

    • Rodrigoclt

      Avião russo?! Nossa, que medo!!!!

    • Jé Silva

      Rapaz… to fora!!! Bota teco-teco nisso…

    • Milton Lucio Cortes

      Voo para Cuba ? Em avião "Soviético" ?

      Apesar de todo o meu saudosismo dos Anos 80, "tô fora" !!!

      Prefiro ir para o Caribe pela eficiente Copa Airlines !

    • Daniel Matos

      Esse avião da foto parece ser bem melhor que o que postaram aqui no MD na avaliação da Cubana ha uns meses atrás.

      Aquele lá era bem barulhento pelo que eu vi num video do Youtube. Era Ilyushin tb mas era outro modelo.

    • Victor Hugo

      Teco-teco? O avião operado embora ser russo(a jato) em seu histórico de voos não sofreu nenhum incidente, até pelos relatos aqui no MD, eles podem ser velhos mas são bem cuidados em questão de manutenção e afins, medo dá é viajar num A320 da Tam!

  • Daniel Bazetto

    Só espero que os preços sejam bons, porque com certeza Cuba esta no topo da lista nos meus próximos destinos.

  • Cristiano Alencastro

    O mais "interessante" é o político Cubano dizendo que será o único voo direto. É protecionismo mesmo? As brasileiras não podem voar para Cuba? Como fica a reciprocidade? Do jeito que nossos políticos PTralhas são, tudo a eles e nada a nós.

  • Fabio

    Me causa espanto a ANAC liberar um trambolho desses para operar sobre os céus da cidade mais povoada po papis.

    Mas é deliciosamente irônico um aparelho criado por um país comunista, operado por uma cia de país comunista possuir classe executiva.

  • Romero Mantovani

    KKKKKKK pensei a mesma coisa.

    Mas tenho certeza que nesse avião eu não voo nunca.

  • Fabio

    Também , com apenas 19 em operação no mundo a chance de um acidente é bem menor que do A320, que é produzido às centenas.

    Deve ser mais fácil achar peça para Tipo 16V que para isso aí.

    • Carlos Alberto Pinto

      Concordo contigo Fabio em relação não apenas ao tempo de operação mas principalmente pela escassez de aeronaves dessas que a incidencia de acidentes seja mínimo.

      Mas preciso dizer que em geral os cubanos são atentos à parte mecânica do avião. Talvez não no nível das grandes empresas do ramo no mundo, mas com certeza melhor que a TAM.

      E nisto eu concordo com o Victor Hugo: prefiro muito mais voar em uma aeronave russa da Cubana que a um A320 de 10 anos da TAM.

  • Ricardo Herná

    realmente quem não conhece fala té pelos cotovelos….. minha esposa e eu viajamos no avião russo que vcs comentam aqui e foi uma das melhores viagens…. confortável e grande…. e o melhor, foi em primeira classe….. desculpem…. mas, se informem antes de falar, o IL 96 é um avião seguro e pilotado por pilotos experientes….. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilyushin_Il-96

    • Fabio

      Primeira classe num avião consturído por uma sociedade, teoricamente, sem classes

      Eu não voei em avião russo. Mas já fui a Rússia. Passei quase um mês por lá. Foi o suficiente para ver que qualidade não é uma instituição russa. Com exceção do caviar, absolutamente nada por lá tem o mínimo de qualidade. Hoje em dia nem fazem mais a melhor vodka. Se os aviões russos forem como os carros russos, ou os chocolates russos, ou os hotéis russos, ou a comida russa, ou os supermercados russos, ou qulaquer coisa made in Russia, não quero nem chegar perto do finger de embarque.

      Será que você já voou numa first de T7 da Emirates para ter padrão de comparação?

      • Paulo Antonio Parril

        Até pouco tempo atras, foram a lua,tiveram os melhores misseis, foram pioneiros cirurgia de miopia, tiveram o melhor museu do mundo(Hermitage), não e possivel que seja tão ruim não acha.

        • Fabio

          Errrr. Quando foi que os russos foram a lua ?

          E eles nunca tiveram os melhores mísseis. Nem bom o armamento deles era ou é. Enquanto um míssel Minuteman III americano tinha uma precisão de 10 metros do alvo , a margem de erro de um SS-20 russo podia ser superior a 1 quilômetro. Razão pela qual sempre tiveram que construir ogivas maiores que as americanas, para garantir a destruição do alvo.

          Vou te contar uma coisa a também a respeito da medicina russa: Yuri Andropov e Konstatin Chernenko, dois dos últimos caudilhos soviéticos, eram mantidos vivos com medicamentos trazidos por via aérea da Alemanha simplesmente porque os antibióticos russos não eram confiáveis.

          O Hermitage é sim , lindo. Peterhof, mais ainda. Mas diversos outros países tão ou mais subdesenvolvidos também têm ótimos museus.

          O Brasil foi pioneiro na aviação, com Santos Dumont. Até aí nada. Continuamos subdesenvolvidos.

          Eles passaram décadas gastando até 60% do PIB com sua indústria militar-espacial e não desenvolveram os melhores produtos . Imagine então a qualidade dos produtos voltados para o mercado civil.

      • Fernando Ribeiro

        Putz…mas aí você pegou pesadíssimo!! querer comparar a 1ª classe da Emirates com a Cubana é muita covardia. O povo fala, chia, joga pedra, mas se os preços forem convidativos podem ter certeza que vão comprar e achar o avião maravilhoso. Eu não conheço o avião mas, pelo que lí a respeito, não teria receio nenhum em voar nele.

      • Ricardo Herná

        pois é, vc está certo…. bom fds

    • Thomas H.

      Nem existe primeira classe nesse avião! É executiva

  • João Rodrigue

    Aaffffff mano, que viagem… alguma nacional já entrou com pedido de voo direto, por acaso? Me fala que que o PT tem a ver com isso!?

  • Luiz Fernando Niquet

    Que comentário sem noção! Q que que o governo tem com isso? Não existem outros vôos diretos simplesmente porque as companhias aéreas nacionais não têm interesse. Mais ou menos como o vôo para a África do Sul pela South African é o único direto que existe…

    Por favor, faça um favor para a humanidade e se abstenha de comentários políticos…

  • Carlos Alberto Pinto

    Me causa espanto o preconceito com as aeronaves russas aqui. Se fossem críticas em relação ao conforto, recursos tecnológicos ou até mesmo a ergonomia (especialmente à relacionada ao péssimo acesso aos bagageiros de mão), entenderia perfeitamente. Mas infelizmente é uma enxurrada de comentários preconceituosos, desinformados e ridículos. Ao lê-los, lembro-me de quando a Azul anunciou a compra dos excelentes AT-76 e muita gente falando que não ia voar em "teco-teco" (enquanto garanto que muitos desses dirigem verdadeiras carroças que pagaram preços absurdos em 60x, colocando insulfilme G5 até no parabrisa e se achando).

    Os IL-96 são boas aeronaves. Óbviamente não estão no mesmo nível dos Triple-Seven ou A330/340 e que por este motivo também não sejam um sucesso comercial, mas certamente estão longe de ser "teco-teco" ou "carangas voadoras."

    A Cubana certamente não tem o nível técnico de manutenção comercial como é o de uma Lufthansa Technik, mas como apontou um caro leitor do MD, é mais confiável q a manutenção do A320 da TAM.

    As aeronaves da Cubana são mantidas pelo exército e reparadas por funcionários e militares que em muitos casos receberam treinamento direto lá na Rússia. Fora isto, todos os pilotos da Cubana são na verdade militares da Força Aérea que foram redirecionados para vôos comerciais. Portanto qualidade eles tem.

    Contudo, mesmo com estes louros 'técnicos' eu dificilmente voaria de Cubana. A razão disto é que o serviço (quando há) é péssimo, os aviões são espartanos em conforto e o entretenimento a bordo muitas vezes se resume apenas à porcaria da revista de bordo deles (Sol y Son) —isto é, se por acaso tiveres sorte de encontrar uma no bolsão do poltrona— e em alguns casos nos vôos saídos de Havana, ao lixo ideológico do jornal Granma.

    O preço do vôo da Cubana tem que ser realmente muito bom pois senão jamais recomendaria voar em uma empresa de qualidade de serviço tão ruim.

    • Vitor J. Nunes

      Putz! Finalmente um comentário sensato.

  • Guilherme Fraga

    Gente pesquisando sobre a empresa achei este de 2010…
    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-

  • Carlos Alberto Pinto

    Esta referência que escolheste é péssima. É típico exemplo de mal trabalho jornalístico que tem o intuito de usar meia-verdades apenas para impor uma visão ideológica.

    O acidente que ocorreu em 2010 foi causado pelas condições climáticas extremas em conjunto com falha operacional, mas não foi por falta de manutenção da aeronave uma vez q a própria fabricante (que auxiliou na investigação) afirmou que o aparelho estava em excelente condição.

    Na notícia, que é de 2010, fala como excelente exemplo operacional uma companhia aérea africana extinta em 2002 (!!!).

    A Cubana não sofria acidentes fatais desde 1999 e realmente a aviação comercial cubana teve um período crítico que começou com a dissolução do bloco comunista e durou até o início da década de 2000. Após isto o governo cubano renovou a frota, começou a arrendar aeronaves de outras linhas aéreas para voar suas rotas (eu mesmo voei em um A320 da TACA em vôo da Cubana –e isto não era code-sharing) e contratou empresas estrangeiras para a melhoria de suas práticas de manutenção. Tudo isto resultou em um visível incremento na segurança dos vôos.

    Se com isto eu diria que confiaria na Cubana como por exemplo confio na maioria das consagradas linhas aéreas estrangeiras? Certamente que não!

    Mas não há dúvidas que a Cubana é muitíssimo superior em segurança aérea que a maioria das empresas aéreas Africanas e do sudeste asiático, assim como qualquer uma listada como banida pela União Européia (que entre as quais figuram a Conviasa da Venezuela e todas as companhias aéreas de alguns países que faziam parte do consórcio da tal Air Afrique, a exemplar linha aérea extinta descrita no artigo que compartilhaste).

    Com tanto preconceito e desinformação em relação a uma linha aérea, não me estranha que insistamos ter eleitos tantos políticos que apenas sabem roubar o Brasil…

    • Guilherme Fraga

      Bom Carlos Alberto, eu não coloquei a matéria em epígrafe com intuito de ofender ninguém, não sou comunista, não sou socialista, de direita ou de esquerda, muito menos quero impor visão ideológica isto pouco me importa… pelo contrário coloquei a matéria apenas como informação e me desculpe mas eu confio e tenho o hábito de ler a revisa veja sim e é um meio de comunicação respeitado… Eu não voo de Cubana, eu não me arrisco, mas quem quiser voar muito bom que voem e se quiserem informações atualizadas basta entrar no site http://www.airsafe.com

  • Raissa Gadelha

    Achei que tivesse sido a única a reparar na Classe Executiva! Comunistas, pero no mucho, né? rs

  • Fernando Antonio San

    ESPERO QUE A CUBANA DE AVIAÇÃO TENHA MUITO SUCESSO NO SEU RETORNO AO BRASIL. ENCONTREI AQUI COMENTÁRIOS PRECONCEITUOSOS PARA NÃO DIZER IDIOTAS, UM BANDO DE SUPOSTOS ENTENDIDOS E METIDOS A BURGUESES QUE PENSAM SABER DE ALGUMA COISA, MAS NA VERDADE SÃO UM BANDO DE IGNORANTES. QUAL DE VOCÊS PODE GARANTIR A EFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE EMPRESAS COMO A GOL E TAM? QUAL DE VOCÊS PODE GARANTIR SERVIÇO ALGUM DAS DEMAIS EMPRESAS CAPITALISTAS? QUE IMPORTA SE O AVIÃO DA CUBANA TEM CLASSE EXECUTIVA OU OUTRA COISA PARECIDA? UMA EMPRESA COMERCIAL OPERA PARA O MUNDO E NÃO SOMENTE PARA O PAÍS DE ORIGEM. O QUE TEMOS DE MELHOR ESTÁ AO ALCANCE DE UMA MINORIA, E VOCÊS DEVEM ACHAR QUE FAZEM PARTE DELA……. FALAR DE RESPEITO É IMPOSSÍVEL PARA PESSOAS COMO VOCÊS, MAS PELO QUE CONHEÇO DOS CUBANOS, DESAFIO QUALQUER UM DE VOCÊS A TENTAR DENTRO DE UMA AVIÃO DA CUBANA FALAR MAL DE CUBA, DO SOCIALISMO, DAS CONDIÇÕES DO PAÍS, IMEDIATAMENTE TERÃO UMA BOA RESPOSTA BEM NO ESTILO CUBANO: DIRETO, SEM HIPOCRISIA, SEM DEMAGOGIA, SEM FALSO MORALISMO E FALSA ÉTICA…… CUBA NÃO NECESSITA DE PESSOAS COMO VOCÊS VISITANDO A ILHA OU VOANDO NOS AVIÕES DA CUBANA, VAI QUEM QUER…. E ELES NÃO SERÃO HIPÓCRITAS PARA GANHAR UM TURISTA IMBECIL A MAIS OU A MENOS… PODE TER CERTEZA….