URGENTE! Crise diplomática no Qatar afeta espaço aéreo e suspende voos

Wendell Oliveira 5 · junho · 2017

Notícia de extrema importância para quem vai visitar os Emirados Árabes: sete países (Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein, Egito, Iêmen, Líbia e Maldivas) cortaram relações diplomáticas com o Qatar, que é acusado de apoiar grupos terroristas. O incidente gera uma crise na região, afetando o espaço aéreo e suspendendo alguns voos.

A principal companhia a ser afetada é a Qatar Airways, que possui voos com conexão em Doha. A companhia publicou uma nota informado que todos os voos que operam de/para Reino da Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein e Egito foram suspensos a partir de 5 junho de 2017 às 21h até as 23h59 de 6 de junho Passageiros afetados poderão pedir o reembolso ou fazer gratuitamente novas reservas para outros destinos operados pela Qatar. Clientes da companhia podem ligar para o número +974 4023 0072 ou buscar alguma agência mais próxima. No Brasil, a empresa atende pelo telefone (11) 2575-3000 ou pelo e-mail atendimentoaocliente@br.qatarairways.com.

Conforme a Qatar estão disponíveis as seguintes opções:

– Remarcar gratuitamente em outro serviço da Qatar entre Doha e a origem/destino originais mencionados nos quatro países afetados;
– As novas datas de viagem devem ser dentro de 30 dias da data original do bilhete;
– É permitida a reacomodação, a partir de Doha, em outra companhia aérea, desde que o voo da Qatar não esteja disponível;
– Para cancelamentos de voos para Arábia Saudita, Emirados Árabes e Bahrein: uma nova reserva de voo operacional da Qatar de/para outro pronto mais próximo via Kuwait e Omã é permitido;
– Para cancelamentos de voos para o Egito: uma nova reserva de voo operacional de/para outro ponto mais próximo na Jordânia, Kuwait, Líbano e Omã é permitido.

Em comunicado, a Emirates informou que todos os passageiros de voos marcados com destino ou origem em Doha terão alternativas oferecidas pelas empresa, como o reembolso ou a remarcação das passagens para outros destinos operados pela companhia. Clientes da Emirates podem entrar em contato com a empresa pelos e-mails lojario@emirates.com ou loja.sao@emirates.com, ou pelos telefones: (11) 5503-5000 (call center) e 0800 770 2130 (SAC). Confira a nota divulgada pela Emirates:

Assim como a Emirates, a flyDubai e a Etihad Airways também informaram que a partir de terça (6 de junho) todos os voos de ou para Doha serão suspensos indefinidamente.

Conforme nota divulgada pela Etihad, a companhia também irá providenciar o reembolso para passageiros que escolherem esta opção ou a remarcação da passagem para outros destinos. Mas informações podem ser obtidas pelo número  +971 (0) 2599 0000 ou pelo site etihad.com. Confira a nota da empresa:

Abaixo, o mapa aéreo com todos os voos da Qatar Airways. De acordo com as últimas decisões, as aeronaves deverão ser banidas da área delineada em vermelho:

Um exemplo prático do impacto dessa decisão é que a Qatar Airways não poderá voar sobre o espaço aéreo da Arábia Saudita e do Egito (basicamente a rota por onde passam grande parte dos voos da companhia para a Europa).

ATUALIZAÇÃO (06/06):

– Os voos da Qatar Airways saindo do Brasil estão fazendo uma parada técnica em Atenas, na Grécia, para reabastecimento. Essa mudança adicionou algumas horas ao percurso da viagem.

– Um mapa com o tráfego aéreo mais recente já mostra os voos da Qatar Airways sendo desviados do espaço aéreo do Egito e Arábia Saudita, sobrevoando a Turquia e o Irã.

O imbróglio parece ter pego de surpresa o Qatar, que sediará a Copa do Mundo de 2022. O governo local afirmou que “não existem justificativas legítimas” para o corte de relações diplomáticas e que a decisão é uma “violação de sua soberania”.

Este post será atualizado se houver novidades sobre a situação dos voos.

Autor

Wendell Oliveira - Editor
  • Andréia Almeida

    Pqp q desespero! Viajo pra lá esse mês e essa notícia me pegou de surpresa.

    • Sem estresse. Isso já aconteceu várias vezes em vários países. O último foi na Ucrânia onde os aviões desviavam de seu espaço aéreo e ainda hoje são raros os que sobrevoam o espaço aéreo da Coréia do Norte.

      O pior que pode acontecer é você ter que trocar a passagem para outra companhia (se for voar de QR) ou ter um voo um pouco mais longo.

  • Victor Do Lago

    Putz, viajo a Dubai de Qatar Airways… Nenhum comunicado da empresa ainda?

    • Andre Jacques Moreira

      E ai conseguiu verificar seu problema? estou com o mesmo problema e não consigo entrar em contato com ninguém e meu voo e para dia 9 agora sexta feira

  • Anderson de Lima Farias

    Pelo que vi no mapa aéreo os voos saindo do Brasil passam pela área de restrição. Viajo no final do mês e a apreensão já tá batendo, espero que se pronunciem logo.

    • Antonio José

      É porquê a proibição só começa às 18:00 horário de Brasília.

  • Sami Zahra

    Não vejo maiores problemas para os voos entre Brasil – Qatar.
    A rota devera mudar para evitar o espaço aéreo Saudita utilizando mais a área do Golfo.

  • Marcelo Santos

    Segundo fui informado, todos os voos da Qatar serão suspensos porque o Catar usa o espaço do Bahrein e este será bloqueado. A proibição começará às 18:00 horário de Brasília.

    Mas calma! Essa foi a informação recebi de uma fonte não ligada à empresa. Devemos esperar o comunicado oficial da empresa, mas se estão demorado para dar esse comunicado, coisa boa não deve ser.

    Pessoas com viagens marcadas na Qatar Airways devem ficar alertas!

    • Sami Zahra

      É só mudar a rota. Não vejo o pq de tanta preocupação.

  • Leandro de Souza Ferreira

    Gente quanto drama! É só a Qtar mudar a rota… isso é preocupação para eles e não para os passageiros…

  • Rafael Fernandes de Carvalho

    Boa sorte para quem precisar ligar para a Qatar Airways, atendimento ineficiente

  • Sergio K. Augusto

    Peguei a promoção da semana passada para Índia (Nova Delhi) em setembro saindo de Guarulhos com escala em Doha pela Qatar….pelo que li nos comentários poderá haver alteração de rota…se alguém tiver alguma informação repasse por favor..obrigado

  • raphaela1

    A El Al saiu daqui por conta da restrição a países muçulmanos onde ela tinha que dar uma volta imensa para poder seguir ao Brasil

  • Pelo que estou acompanhando hoje via #flightradar24 é que muitos vôos vindo/indo de Dubai, Abu Dhabi estão normais.
    Se for confirmada mesmo a restrição no espaço aéreo da Arábia Saudita, o vôo partindo de GRU vai sofrer uma boa alteração na rota…pois ele atravessa esse país de oeste a leste vindo do Sudão. Tomara que essa crise diplomática seja resolvida o quanto antes.

  • LuRodamilans

    O mais interessante é ver a quantidade de “especialistas” no assunto, em rotas, em territórios, em políticas, etc… Os comentários desse blog são os melhores… Qualquer um sai (ou não) com diploma daqui!

    • Cada um tenta contribuir de alguma forma aqui, seja com experiências passadas, ponto de vista, opinião, etc
      Todo mundo está feliz pois você tirou parte do seu tempo para ler todos os comentários sobre o assunto.
      Obrigado LuRodamilans…por fazer parte dos “comentários desse blog” 🙂

      • Renato Matos

        E obrigado por agregar “tanto” quanto outros muitos.

        • alexandre

          LuRodamilans, você é um palhaço! Pronto, falei! (Tomara que o moderador libere… kkkkkk)

    • Carlos Neto

      Nao fala em diploma… daqui a pouco vai aparecer um ladr, quer dizer, burrocrata dizendo que a funçao de comentarista em foruns online requer nivel superior especifico ou curso tecnico intensivo… olha là….. o que € aquilo????????? Gollllll da alemanha

  • Sami Zahra

    Se não tem autonomia vai ter que fazer uma escala.
    Impossivel????

  • Renato Matos

    3º mundo é sempre terceiro mundo, não importa se tem as melhores cias aereas do mundo.

  • Cassio R Eskelsen

    A maior ironia é a Arábia Saudita, notória financiadora do terrorismo wahabita, acusar outros países de terrorismo.

    • Ricardo

      Ironia mesmo dessa Arábia Maldita, o principal país terrorista. O que eles querem é atingir indiretamente o Irã, são os sunitas contra xiitas.

    • Pois é, também não entendi essa..

    • Fabio

      Titio Trump deve ter colocado isso como condicao mes passado quando esteve lah para vender armamento para eles. Aih depois eles pegam o armamento americano e repassam aos terroristas. E assim a vida segue

    • Welton

      Como sempre é somente money. Nada mais que isso. O Qatar deve ter recusado comprar armamento americano, ou algo do gênero. Como esses são estados satélites do TIO SAM, fazem o que eles mandam.

  • Emerson

    Até o momento o espaço aéreo saudita continua aberto para os vôos da Qatar, o 777 q decolou de GRU na manhã de hj está chegando em DOHA agora via Arábia Saudita … vamos ver o que acontecerá nas próximas horas.

  • Liane Martins

    Genteee!!!Que susto!!!Alias, dois sustos!!!Estou em Londres(o atentado me deixou bem assustada) e minha volta p o Brasil será via Milao/Doha/Guarulhos, no dia 04.07. Será que até lá já teremos novas notícias???Qquer novidades, publiquem por aqui, por favor!!!
    Liane Martins

    • Marcos

      Seria bom se você pudesse voltar de Milão sem ter que ir até Doha. Chega de sustos, né?

    • Emerson

      Espaço aéreo Saudita já fechado para Qatar … chega impressionar o número de aeronaves da Qatar em forma de “procissão” sobre o espaço aéreo Iraniano desviando de suas rotas tradicionais, o vôo QR-773 DOHA-GRU está indicando uma escala de aproximadamente 01 hora em Athenas e na sequência decolando para GRU, em resumo … vôo mais longo (bem desgastante para passageiros que por ex já estão vindo da Ásia) e que dificilmente não terá algum tipo de impacto nas tarifas visto que, a empresa terá suas despesas aumentadas de forma significativa sem contar a concorrência da Emirates com o A380, nesse momento com uma rota bem menos desgastante.

      • E o vôo QR-774 DOH-GRU que saiu esta madrugada de GRU, está fazendo este mesmo caminho pelo norte da Africa, Mar Mediterrâneo passando pelo espaço aéreo de Malta, Turquia, Líbano e Irã até chegar em Doha. Essa rota diferente da usual deve demorar cerca de 1h a mais de vôo.

        • Emerson

          Verdade, o QR-774 chegou em DOHA a instantes atrás, estava observando o histórico dos vôos e na rota öriginal” se gasta em média de 13h a 13:30h e nessa nova rota que vc descreveu muito bem acima levou 14:55h (praticamente 15h), mas … não foi mais desgastante que o QR-773 (ainda no ar) que levou mais de 4h de DOHA – ATHENAS e até GRU levará mais 12h, isso sem contar o tempo em solo Grego, vamos ver se amanhã ao menos fazem tal rota sem essa escala na Grécia, imagine alguém que esteja vindo do Japão, China, etc … de executiva até se administra melhor o tédio mas na econômica não é fácil … isso pq a Qatar ainda tem um serviço um tanto que diferenciado mas esse vôo de hoje está competindo fortemente com o QR-920 e 921 – DOHA – AKL – DOHA que é o mais longo do mundo,

          • Emerson

            Bom dia !!! No vôo de hj – QR-773, a Qatar optou em fazer outra rota, “desviou das aéreas sob bloqueio” contornando por Omã, Golfo de Aden / Somália e nesse momento encontra-se sobre o território da Etiópia, acredito que é uma decisão acertada visto que, o vôo de ontem não deverá deixar saudades para muitos passageiros pois parecia interminável, ao menos o de hoje está vindo direto e mesmo não chegando no horário habitual, deverá causar menos desgastes para quem tb está indo direto para EZE ou via GRU, sem contar o transtorno que causa “efeito cascata” no QR-774 EZE-GRU-DOHA, enfim é esperar pra ver se tal rota se firmará como uma boa opção até que se vislumbre o retorno da normalidade.

  • Gisele

    Oi. Por que você diz q o aeroporto é no espaço aero do bahrein? Não estou entendendo sua colocação. O aeroporto é no centro de doha. E o bahrein é uma ilha próxima daqui. Mas são lugares totalmente diferentes. Os únicos voos cancelados foram os que vão para os países q estão com relações cortadas. O voo que vai de doha ao gru não passa nem perto do bahrein. Passa sim pela saudi. Acredito que farão algum desvio de rota, voo ficará mais longo, pode haver escala (pois até então o voo era direto) mas acredito que nada para se desesperar.
    E aqui o governo tranquilizou a população, não tem ninguém estocando comida. Até pq 80% da fronteira é marítima e importações podem continuar ocorrendo por ali.

  • Thayná Fernanda

    puts!

  • Fabio

    Cara explica melhor. Segundo o Google Maps o aeroporto de Doha fica a mais de 100km do Bahrein

  • Gisele

    Oi Telma. Moramos em doha. Tudo certo por aqui por enquanto. Vida correndo absolutamente normal. Com exceção dos voos cancelados para os países em crise. Fora isso, Nenhum alarde. Nada. Parece que o Brasil tá mais assustado do q eles aqui.

  • João

    Nossa, que transtorno Alan! Pode não aparecer no site, mas o desvio que os aviões da Qatar estão tendo que fazer certamente vai aumentar o tempo de viagem! Tente levar na esportiva para não estragar esse momento único! Abraço!

  • Andre Jacques Moreira

    meu voo e para Dubai no dia 9 sexta-feira agora e faz escala em Doha e não consigo entrar em contato com a Qatar Airways alguém pode me informar o que eu faco ?

    • Renata

      O meu é na próxima sexta (16).. Estou preocupada pois vou para Estocolmo e minha conexão seria de 2h apenas. Do jeito que está, certamente não conseguirei pegar meu segundo vôo.

      Se souber de algo, por favor poste aqui para acompanharmos!

  • Claudia Walmrath Baumer Wolf

    Temos um voo para Tóquio com a Qatar via Doha no final do mês e o retorno é com stopover em Doha.
    Será que cancelo tudo e tento outra cia?

    • João

      Calma Cláudia, ainda não sabemos como essa crise vai se desdobrar. No seu caso não vejo problema algum, o voo irá desviar dos países que cortaram relações com o Qatar mas deve acontecer normalmente. Estamos de olho nos acontecimentos e tão logo tenhamos novidade vamos atualizar os leitores. Abraço!

  • Vinicius

    Resposta oficial da Qatar (tenho viagem as Maldivas em Agosto):

    “Obrigada por entrar em contato com a Qatar Airways.

    Informamos que nossos voos estão sendo operados normalmente, com exceção dos voos de/para os quatro países em que a Qatar Airways encontra restrições temporárias para operar (Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Bahrein).

    Disponibilizamos em nossa página global uma pronta referência que pode esclarecer a maioria das dúvidas que nossos passageiros possam ter neste momento. Por favor, acesse nossa página de FAQs e entre em contato conosco caso ainda persista alguma dúvida.

    Detalhes de todos os nossos voos são disponibilizados em nossa página Flight Status, onde o passageiro pode acompanhar todas as atualizações operacionais dos nossos voos.”

  • João

    Oi Margaret, os voos que foram suspensos foram “…de/para Reino da Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein e Egito”. Os demais voos operam normalmente. Abraço!

  • João

    Oi Daniela, pelo comunicado da Qatar os voos para as Maldivas não foram afetados, somente os voos “…de/para Reino da Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein e Egito”. Abraço!

  • Ricardo

    Que chato! Se essa situação continuar, acho não vai ter vôo do Rio à Doha e Santiago em janeiro…

  • Leandro de Souza Ferreira

    Pegue o voo de uma outra empresa….

  • Alan Lummertz89

    Daniela… estamos em GRU agora… o voo Malé – Doha sofreu um leve desvio de rota… 30 minutos a mais… mas funcionando normalmente… O voo Doha – Gru sofreu desvio de rota tbm… em torno de 3 hs a mais… 16 hs no total o voo… Veio pela África… ontem teve parada em Atenas parece ( aí 6 hs até Atenas – 1 hr parado reabastecendo – e mais 11 até Gru… chegando às 21:05 aqui… mas o nosso de hoje veio direto, chegamos às 18:40 em GRU… mas teve esse desvio…. agora estamos na última perna… GRU – POA 36 hs viajando já… mas estamos quase lá… Ufaaa…