Copa entra na Star Alliance e já permite pontuar no TAM Fidelidade

Denis Carvalho 2 · abril · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Atualização em 12/05/2012 – a Copa decidiu adiar sua entrada na Star Alliance, que deve acontecer em junho ou julho

O namoro da Copa Airlines com a Star Alliance, maior aliança de companhias aéreas do mundo, já vinha de algum tempo e parece ter chegado a um final feliz. Ainda não tivemos as pompas e discursos, mas a companhia panamenha já exibe em suas aeronaves o símbolo da SA e até estilizou algumas com o logotipo da aliança global. O melhor, porém, é que os passageiro da Copa já podem pontuar nos programas das outras 27 companhias parceiras, entre elas o Fidelidade da TAM.

A dica foi dada pelo leitor Oscar Luiz da Silva Neto, que ontem (01/04) fez um voo de Porto Alegre a Miami com a companhia e teve a grata surpresa de pontuar em seu Fidelidade: “Para a minha surpresa, os aviões da Copa já estão com o logo da Star Alliance na aeronave. Praticamente todos os aviões da Copa no aeroporto de Tucumen tinham o logo. E, para minha dupla surpresa, eles já estão pontuando no Fidelidade TAM! Ao fazer o check-in, o atendente me falou que a  partir de hoje já pontua”.

A informação não consta ainda nos sites da Copa nem da Star Alliance, mas pela internet já há imagens dos jatos da panamenha com o logotipo da aliança, ou mesmo com as cores da Star em toda a fuselagem, a exemplo do que fazem outras companhias parceiras. É possível que haja um anúncio oficial nos próximos dias, ou seja: o casamento já se consumou, faltam apenas a cerimônia e a festa para marcar a data!


Essa foto abaixo foi enviada pelo leitor e encontrada no endereço http://www.flightglobal.com/airspace/media/joe_g_walker/images/92569/copa-airlines-star-alliance-737-800.jpg
Na quarta-feira atualizaremos esse post com outras fotos.

Além da Copa, outras duas companhias devem ingressar na Star Alliance neste ano: o grupo Avianca/Taca e a chinesa Shenzhen Airlines. A previsão é que a colombiana, que é do mesmo dono da Avianca Brasil, ingresse já em abril. Na verdade, já era para a Avianca estar na Star Alliance, mas sua entrada tem esbarrado na fusão da LAN e da TAM. A justiça do Chile determinou que o grupo Latam, formado pelas duas, não poderá fazer parte da mesma aliança global que a Avianca/Taca, como forma de aumentar a concorrência.

Os executivos da LAN querem que a nova companhia fique na Oneworld, da qual a chilena é parte. Já os administradores da TAM gostariam de permanecer da Star Alliance. Os executivos das duas alianças globais têm trabalhado muito para conquistar a preferência da Latam e enquanto não houver uma decisão a entrada da Avianca permanece em compasso de espera.

Atualização em 12/05/2012 – a Copa decidiu adiar sua entrada na Star Alliance, que deve acontecer em junho ou julho

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe