Copa coloca novos aviões e mais um voo saindo de São Paulo

Denis Carvalho 22 · novembro · 2012

A GOL está investindo em novos voos para os Estados Unidos e não esconde de ninguém que se inspirou no modelo empregado com sucesso por companhias como a Copa e a Taca: voos com  jatos Boeing 737 e conexão no Caribe. Para enfrentar a ofensiva da brasileira, a panamenha já preparou o contra-ataque. A primeira ação foi a mudança na frota que faz os voos de São Paulo ao Hub das Américas, no Panamá, com novíssimos Boeing 737-800, incluindo um novo sistema de entretenimento. Além disso, a Copa anunciou um que terá mais um voo saindo de Guarulhos a partir de 16 de dezembro. Será a quarta  frequência diária a partir do maior aeroporto do Brasil e a 74ª da companhia no país.

A nova frota da Copa na rota de São Paulo ao Panamá é composta por jatos Boeing 737-800 com Sky Interior. O modelo oferece um moderno sistema de iluminação com leds, que permite á companhia ajustar o brilho e a cor da luz na cabine oferecendo mais conforto aos passageiros.

Como a GOL também têm jatos com Sky interior, o grande trunfo da Copa é o sistema de entretenimento, baseado no eX1 da Panasonic. Com telas de toque de 9 polegadas, ele oferece uma variedade de filmes, seriados, músicas e jogos à escolha do passageiro e conta ainda com saída USB com capacidade para carregar  dispositivos móveis e acessar arquivos pessoais pelo monitor.

A empresa também deu um upgrade em sua Classe Executiva, com poltronas mais espaçosas e confortáveis. Disposta com 16 assentos, a nova classe oferece maior reclinação, apoios para pernas e pés e telas maiores com o novo sistema de entretenimento, além de tomadas elétricas. Não dá para comparar com o conforto dos aviões maiores, mas já é um avanço considerável em relação à concorrente brasileira, que se limita a liberar a poltrona do lado na classe econômica.

Novo voo

A partir do dia 16 de dezembro, a Copa vai aumentar a oferta de assentos saindo de São Paulo com o quarto voo diário ligando o aeroporto de Guarulhos à cidade do Panamá, com conexão imediata para mais de 60 destinos da América Central, do Norte, do Sul e do Caribe.

O novo voo CM 702 partirá de São Paulo às 4h30 (horário local), chegando ao Panamá às 8h20. O voo de retorno CM 725 sairá do Panamá às 15h55 chegando a São Paulo às 1h45. Com a rota , a Copa passará a contar com 74 frequências semanais saindo do Brasil – 28 de São Paulo, 14 do Rio de Janeiro, sete de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e  Manaus e quatro de  Recife.

Será que  a resposta da Copa será suficiente para segurar o avanço da GOL ou será que veremos a brasileira se empolgar e lançar mais destinos com conexão na República Dominicana? Deixe sua opinião nos comentários!

Confira também as páginas da Copa e da GOL em nosso novo Guia de Companhias Aéreas, onde você pode avaliar e dar notas às empresas.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Rodrigo Aguiar

    Otimo para as "guerras de Tarifas"…. Destino internacional as vezes esta mais barato que nacional!!!

  • Carlos Eduardo Perei

    "Será que a resposta da Copa será suficiente para segurar o avanço da GOL (…)?"

    Na minha opinião é mais do que suficiente, a não ser que a Gol pratique preços bem baixos e faça promoções Smiles…

    • Daniel Matos

      Verdade. Os preços da Copa costumam ser os melhores para voos para os EUA, por exemplo. A Gol lançou voos meio careiros considerando o serviço prestado para voos de longa duração da companhia. Acho que com essa medida, a Copa não chegou perto mas se distanciou ainda mais da Gol nesse tipo de rota.

  • Jose Augusto

    E o voo que iria sair de Curitiba será que vai algum dia rolar ?

    Isso sim seria um diferencial pois da conexão em GRU todos querem fugir.

    • Leonardo Ibiapina Pa

      Enquanto essa opção não vem, tente ir por Porto Alegre que já tem vou direto da COPA para Panama City partindo de lá.

      • Thiago Castro

        Pra sair de curitiba e ir pra POA, é melhor ir pa GRU de uma vez. Ainda economiza algumas horas de vôo.

  • Cristiano Gomes de O

    Com certeza entre COPA e GOL, optaria por aquela que estiver com o MENOR PREÇO, TARIFA. Não existe diferenças lógicas, nos voos operados por ambas para os EUA.

  • Thiago Ambrós

    Já voei de Copa 2 vezes e achei muito bom, serviram 2 refeições num mesmo vôo, whisky e cerveja o tempo todo. Agora com este novo sistema de entretenimento só me rendo a GOL se o preço for muito melhor ou mesmo com milhas reduzidas. Ao contrário, Copa na cabeça!

    • Fabiano

      Opa, já utilizei esse avião da copa com Sky Interior, é muito bom!!!

      ótimos filmes, músicas, dados de voo e jogos

  • Bruno Willames

    Mas a GOL e a COPA não fazem code-share? Inclusive dá pra ver opção de PANAMA CITY nos destinos da GOL, operados, lógico, pela COPA.

  • Vinicius Condina

    Maneiro o avião. Viva a concorrencia

  • Luiz Thiago Moura da

    Deveria ser proibido voar 737 pra distancia maiores que 4 mil km. Encarar 7,8 horas de viagem num 737 é complicado !!! Tem que ser bem mais barato pra valer a pena !!!

    • Thiago Castro

      Não é esse drama todo não. Dá pra fazer numa boa.

    • Tito Bosco

      Imagina quem viajou de POA para LAX de COPA num 737 ida e volta. Acho até que tem que reaprender a andar isso sim.

    • André L

      Luiz, esse tipo de comentário já foi bastante discutido aqui…

      Assim como você, muitas outras pessoas já disseram que encarar uma viagem longa num 737 não dá.

      Mas vcs se esquecem que o tamanho/distância das poltronas, enfim, a configuração interna desses 737, é a mesma (as vezes até melhor) que os velhos 757 e 767 das cias americanas que fazem as rotas dos EUA pro Brasil. Igual até a alguns 777 e A330…

      Não há praticamente diferença alguma na viagem, então quem faz esse tipo de comentário, provavelmente está fazendo por puro preconceito ou falta de informação.

      A propósito, eu já fiz a viagem de São Paulo a Los Angeles no 737. Não foram 7 ou 8 horas, mas sim 13 horas de viagem, com bem mais conforto do que um 767 da Delta que eu tb peguei num vôo direto entre Los Angeles e SP (a propósito esse vôo direto não existe mais, a única cia que faz SP-LA sem escala é a Korean Air).

    • wesley

      pior é passar 13 horas voando na classe econômica..

  • Thiago Castro

    Já fui pra Cancun pela Copa em 2010 e achei o avião horroroso, mas pelo preço compensou. Agora com esse aí, e mantendo a política de preços competitivos, vai ficar show!!!

  • Cristiano Alencastro

    Desculpe, mas a Gol não compete com a Copa. E não é por isso que eles estão fazendo esse investimento. Eles competem com as grandes e por isso estão melhorando o serviço de bordo. Eu costumo viajar de copa a diversos destinos tanto de economica quanto de executiva, e já tive oportunidade de viajar nos 737-800 NG equipado com o novo sistema e as novas poltronas, foi uma grande melhoria, principalmente na executiva(ainda não são todos que estão equipados desta forma). E o serviço de bordo também melhorou muito. Em minha última viagem, fiquei surpreendido com o atendimento feito por uma comissária. Não deixou nada a dever para a Upper Class da Virgin Atlantic.

    Eu costumo ir a Los Angeles, prefiro ir de 737 do que nos aviões grandes. Apertado por apertado, melhor em um lugar com menos gente.

    • João Pedro

      Sei que já faz um tempão que você comentou aqui,mas existe muita diferença entre pegar a classe econômica e a executiva? vou ir para Punta Cana em Janeiro e não sei se pego a executiva ou a econômica,pois se eu pegar a econômica vou economizar 968 doletas.

  • Vívian Andrad

    Ai sei que o tema não é esse, mas onde estão as promoções para Europa para abril. Tiveram várias até março. Alguém saberia informar se estatisticamente elas estão por vir? Estou aflita!!! kkkkkk

  • Xavier Neto

    Por um lado é ruim, deixar nosso capital em empresas estrangeiras. Mas mesmo assim nessa parte tem um lado bom, já que as maiores cias brasileiras não estão muito dando a minima para conforto e valores para os viajantes nacionais. Temos várias cias estrangeiras querendo 'fidelizar' os viajantes com valores e conforto, mostrando muito mais serviço e interesse em ganhar a confiança. Que comecem os jogos, ou seja, a guerra de preços.

  • Ian Grosner

    Gostaria de saber se os novos 737-800 estarão disponíveis nos vôos entre Brasília e Panamá?

  • Artur Péricle

    Excelente post! Será que já está na hora de comprar passagens pra julho de 2013?

  • Daniel Ramos

    Viva a concorrência….resta saber se as fotos ai postadas são da classe economica mesmo…bem, tudo são flores no começo né….

  • Fred K. Chagas

    A finada VARIG fazia voo direto para LOS ANGELES. Que Ícaro a tenha… quanto à briga de 737s para Miami, bom mesmo é ir direto. Prefiro sair daqui do Rio num 767 American Airlines encardido do que num com "luz led" & escala. Luz led tem na minha geladeira, se eu quiser ver. Mas ok, cada um com seu gosto.

    • André L

      Verdade Fred… A Varig foi a única cia brasileira que um dia fez o vôo direto entre LA e SP. A Delta tb já fez esse vôo, mas nunca foi um grande sucesso… Eles pararam e voltaram umas 3 vezes. Hoje pararam de vez. Eu fiz esse vôo com a Delta duas vezes, e nas duas o avião tava tão vazio que eu consegui ir deitado dormindo nas 3 poltronas.

      Sobre o restante do comentário, é óbvio que vôo direto é sempre melhor. Tenho certeza que ninguém aqui escolheu ou vai escolher a Copa por causa de "luz led" ou escala, mas sim por causa do preço. Se o preço for melhor que o vôo direto da AA (e na maioria das vezes é), aí sim vale a pena…

  • Fred K. Chagas

    Daniel, pela montoeira de assentos não há dúvidas, é a econômica. Com led, mas econômica.

  • Fabiano

    nada a ver…fiz SP x Los Angeles com a Copa (737) não é esse drama todo não…a não ser que você tenha 2 metros de altura…aí deve complicar mesmo….

  • Pingback: Como é voar nos novos jatos da Copa Airlines()

  • Thiago Diniz

    Todos oa voos da Copa saindo Guarulhos já estão nesse novo modelo de Jato? vou embarcar no voo de 01:50 da manha. alguem sabe me dizer ?

  • Edvaldo

    Para mim não tem concorrência. A Copa tem melhores preços que a Gol, basta comparar!
    Nem comprando pelo Decolar.com consegue-se preço melhor que o dela.
    Viajarei em Julho pela segunda vez pela Copa. Na primeira vez fui com o avião antigo e espero que seja o novo avião quando eu for!