Copa inicia inscrições para o programa ConnectMiles e oferece equivalência de status e 4 mil milhas de boas-vindas!

Leonardo Cassol 21 · maio · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A companhia aérea panamenha Copa Airlines vai lançar oficialmente seu novo programa de milhas, o ConnectMiles, no dia 1 de julho de 2015, mas já iniciou o processo de afiliação por convite para clientes selecionados. No dia 10 de junho, a companhia vai liberar a associação a todos os interessados.

A companhia também começou a oferecer equivalência de status para os membros Premier Mileage Plus, programa de fidelidade que compartilha com a United e do qual deixará de fazer parte a partir de 30/06/2015. A equivalência valerá até dezembro de 2016, dando aos seus clientes 18 meses após o lançamento do programa para manter ou melhorar o seu status inicial.

Adicionalmente, a Copa está oferecendo 4 mil milhas de boas vindas, para clientes Premier que se que cadastrarem no ConnectMiles até 30/06/2015. A oferta de equivalência e de bônus adicional de boas vindas serão enviadas exclusivamente por e-mail aos clientes e são condicionadas ao preenchimento do cadastro completo do programa.

connectmiles-copa-boas-vindas

Confira agora em detalhes como o programa vai funcionar!

A equivalência está sendo feita da seguinte forma:
Mileage Plus Premier Silver = ConncectMiles Silver = Star Alliance Silver
Mileage Plus Premier Gold = ConncectMiles Gold = Star Alliance Gold
Mileage Plus Premier Platinum = ConncectMiles Platinum = Star Alliance Gold
Mileage Plus Premier 1K = ConncectMiles Presidential Platinum = Star Alliance Gold

connectMiles-copa-cartao

A Copa ainda não anunciou se fará equivalência de status para outros programas de fidelidade. Os requisitos de qualificação para os níveis PreferProgram são altos, apesar de um pouco mais acessíveis que os do Mileage Plus. Confira:

Níveis e requisitos de qualificação PreferProgram ConnectMiles (a partir de 01/07/2015)
Níveis e requisitos de qualificação PreferProgram ConnectMiles (a partir de 01/07/2015)

Os membros do programa ConnectMiles contarão com tarifas de resgate mais competitivas, com bilhetes para os Estados Unidos a partir de 25 mil milhas por trecho e México ou Caribe a partir de 20 mil milhas o trecho.

Tabela de resgate Copa Airlines – ConnectMiles (a partir de 01/07/2015)
Tabela de resgate Copa Airlines – ConnectMiles (a partir de 01/07/2015)

Os benefícios exclusivos e upgrades de classe como cortesia permanecem. Também será possível adquirir um upgrade de classe (de econômica para executiva), usando suas milhas ao viajar com bilhetes pagos.

Benefícios para PreferMembers Copa Airlines – ConnectMiles (a partir de 01/07/2015)
Benefícios para PreferMembers Copa Airlines – ConnectMiles (a partir de 01/07/2015)

 

Nova tabela de acúmulo de milhas da Copa Airlines – ConnectMiles (a partir de 01/07/2015)
Nova tabela de acúmulo de milhas da Copa Airlines – ConnectMiles (a partir de 01/07/2015)

A Copa Airlines é membro da Star Alliance e será possível resgatar passagens com as milhas do ConnectMiles a partir de 01/07/2015, em qualquer companhia membro, como Air Canada, Air China, Avianca internacional, Lufthansa, Singapore, South African, Swiss, TAP, United, entre outras. A quantidade de pontos varia conforme a região. A partir de 22/07/2015, com a entrada da Avianca Brasil na Star Alliance, os clientes terão uma nova maneira de acumular voos na Copa e vice versa.

Tabela de resgate de milhas nas cias. Parceiras do ConnectMiles (a partir de 01/07/2015)
Tabela de resgate de milhas nas cias. Parceiras do ConnectMiles (a partir de 01/07/2015)

Além disso, a Copa lançou uma parceria com o Smiles da GOL, onde a partir de 01/07/2015 será possível acumular milhas e emitir passagens. Quem tem milhas Smiles já pode emitir passagens na Copa Airlines. O problema são as tabelas de acúmulo e resgate praticadas, extremamente desfavoráveis para clientes Smiles. Muitas tarifas do GOL não pontuam na ConnectMiles e vice-versa. Além disso, a GOL está cobrando valores absurdos em milhas Smiles para emissão de bilhetes na COPA, chegando a 100 mil milhas uma passagem de classe econômica para os Estados Unidos. As empresas deveriam rever esse tipo de parceria, pois não faz sentido anunciar valores como os praticados como benefícios aos clientes…

Tabela de pontuação de voos GOL no ConnectMiles (a partir de 01/07/2015)
Tabela de pontuação de voos GOL no ConnectMiles (a partir de 01/07/2015)

Enfim, nossa avaliação é que a Copa fez o possível para criar um bom programa de fidelidade e minimizar os impactos de sua saída do Mileage Plus, na parceria de longa data que tinha com a United. E conseguiu. O programa realmente é bom. Porém, para os clientes, há de fato um problema criado pela perda de escala e pela deficiência nas parcerias com as empresas aéreas nacionais, seja pelo acordo com o Smiles/GOL, que desfavorece os clientes, seja pelo futuro acordo com a Avianca Brasil, que também possui uma malha aérea muito reduzida. Resta saber se os diferenciais oferecidos pelo ConnectMiles, por melhor que sejam, serão suficientes para covencer os clientes da United a migrarem definitivamente para o programa.

Leonardo Cassol é economista e colaborador do Melhores Destinos.

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.