Como é voar nos novos jatos da Copa Airlines

Denis Carvalho 5 · dezembro · 2012

Na semana passada publicamos que a Copa estava operando seus voos de São Paulo ao Panamá com modernos Boeings 737-800 com o novo Sky Interior e sistema de entretenimento individual. Hoje trazemos a avaliação de como é voar nesses aviões, incluindo uma comparação com os outros 737. Quem nos acompanha nessa jornada é o leitor Gabriel Moleiro, que foi com a Copa de São Paulo a Nova York e preparou esse relato cheio de detalhes e imagens sobre os serviços prestados pela companhia panamenha. Acompanhe e veja se vale a pena voar com a empresa:

Olá, sou leitor do Melhores Destinos há um bom tempo e uma de minhas seções preferidas é o das avaliações das companhias aéreas. Mês passado fui a Nova York via Copa Airlines e como a última avaliação da classe econômica dela já tem mais de dois anos (23/06/2010) resolvi atualizar o relato, pois antes de embarcar eu li muita coisa sobre a Copa e pude vivenciar o que é e o que não é exagero, os prós e os contras. 

A compra

Como eu comprei a passagem com muita antecedência – 19 de abril – para viajar dia 12 de novembro, além de pagar um bom preço, ainda pude escolher meus assentos, o que mais para frente vocês irão ler que foi de vital importância para me safar de apuros. Comprei pelo site da Copa mesmo, usando a tática do pesquisar primeiro e comprar depois. Foi a mais barata e ainda me deu a oportunidade de na ida fazer uma escala de 11 horas na cidade do Panamá. Valeu muito a pena, pois cheguei de manha e tive o dia inteiro para passear e conhecer a cidade, que é linda, e o canal do Panamá – um espetáculo. Recomendo!

Check-in

Também bastante tranquilo, despachei minha mala com duas horas e meia de antecedência e o atendente já me deu os dois bilhetes de embarque, o daqui para o Panamá e o do Panamá para NY, isso também ajudou muito. Não sei se é pratica de todas as companhias com conexões, mas o fato de não ter de fazer dois check-in é muito vantajoso.

São Paulo – Panamá

Eu embarquei às 2h50 da madrugada, sem nenhum atraso. O voo saiu na hora programada, pois uma hora antes eles já abrem o embarque, sendo assim decolamos com precisão britânica.

Os comissários da Copa são panamenhos e apesar do idioma eles te entendem em português perfeitamente. Além do espanhol, todos falam inglês e eu ainda peguei uma que arranhava um português e até quebrava o galho. Foram todos super gentis e muito atenciosos, atenderam a todos os pedidos com um sorriso e muita cortesia.

Entretenimento

Uma boa surpresa foi o sistema de entretenimento, pois a Copa esta operando a rota de São Paulo ao Panamá  com os novos Boeings 737-800 com o novo Sky interior. O que isso significa? Basicamente uma iluminação mais confortável aos olhos e ao sono e telinhas individuais à frente de cada poltrona, com direito a uma ampla variedade de filmes, músicas e o que me deixou boquiaberto: entrada USB para você espetar o pen drive e ouvir suas musicas, suas fotos e até, dependendo do formato, seus filmes! Um espetáculo! Tem também informações em tempo real sobre o voo, altitude, um mapinha, temperatura e hora local do destino. Fiquei realmente impressionado.

A comida foi outra grata surpresa, sempre duas opções, além do que, caso você tenha solicitado previamente, eles ainda têm uma terceira opção respeitando a dieta de cada um no que diz respeito à cultura e religião.

Jantar, com iluminação Sky Interior

Os talheres de metal foram outra surpresa bem agradável e que na minha singela opinião são sim um diferencial, pois viajei há três anos para a Argentina na poderosa TAM e foi horrível cortar meu frango com faquinha de plástico, quebrei umas duas. Travesseiros e cobertores para todos também.

Conforto
Como eu tive a possibilidade de reservar meu assento, peguei o da saída de emergência. Fica a dica: fileira 18. Maior espaço e assento reclinável, a fileira 17 também é saída de emergência  mas não reclina nada. Tem umas regras lá para usar esse assento – ser maior de 18 anos, não estar com crianças acompanhando e estar apto a ajudar em caso de emergência. Mas vale a pena, pois eu tenho 1,84 m e fiquei bem confortável com minhas pernas sobrando espaço para a poltrona da frente.

Essa primeira perna foi super tranquila, uma excelente experiência. O voo chegou com 20 minutos de antecedência, o comandante pé de chumbo deve ter acelerado um pouquinho além do normal. Na aproximação uma pequena condensação do ar na janela devido a diferença extrema de temperatura de -47°C a 10 mil metros e quase 30°c positivos a baixa altitude e ai uma goteira na janela do meu lado.

Aeroporto de Tocumen
O aeroporto é relativamente pequeno pela quantidade de voos que opera. A Copa é praticamente dona dele, pois deve operar tranquilamente uns 95% dos voos ali. Em tamanho, ele me lembrou o de Congonhas em São Paulo, porém tamanho não é tudo. Mesmo pequeno, o aeroporto é muito organizado, bonito e acima de tudo, extremamente funcional e organizado.

Como a Copa faz todos os seus voos com conexão ali, eles deixam tudo muito fácil de achar, os portões são próximos e como eles costumam ser pontuais, a coisa funciona bem.

Panamá – Nova York
No segundo trecho as coisas ocorreram bem, mas com alguns contratempos. Por conta de um atraso em um voo que chegaria ao Panamá trazendo passageiros com destino a NY o comandante avisou que teria que esperar. Resultado: atrasamos 40 minutos para decolar, o que quase me fez perder meu transporte do JFK para o hotel e ainda me fez ficar preocupado e nervoso bem na hora de passar na imigração para entrar nos Estados Unidos. O agente da imigração percebeu meu nervosismo por conta da preocupação em perder o transporte e me perguntou porque eu estava nervoso. Ai foi jogo de cintura para explicar e ele o ocorrido.

 

Para completar o cenário não tão positivo nessa segunda perna, o avião que a Copa usa nesse trecho não é o novo 737-800 com toda aquela maravilha, mas um 737-800 mais antigo. Ou seja, nada de Sky interior e aquela luz forte na sua cara durante o serviço de bordo (nada que incomode tanto, é que eu tenho sono fraco mesmo) e sem as maravilhosas telinhas individuais na sua frente, apenas uma tela coletiva a cada sei lá eu quantas fileiras (a minha ficou longe).

De resto, o serviço de bordo foi na mesma qualidade: comidinha boa, comissários cordiais e uma revista Panorama para você ler e os mesmo travesseiros e cobertores para você tentar dormir, se puder.

Regresso

Depois de 10 dias na terrinha do Tio Sam, hora de voltar e lá fui eu me encontrar com minha boa e velha amiga panamenha, Copa Airlines. Para embarcar no JFK destino Panamá, aquela revista minuciosa e extensiva por parte dos yankees. Educação a mínima possível, todo mundo tirando os Ki-chutes e sendo escaneados até os ossos. Entrei na sala de embarque até meio zonzo.

Aeroporto JFK

A primeira perna para o Panamá também foi via velho 737-800, sem regalias, mas aqui eu fui na poltrona da fileira 17, aquela que não reclina, lembram? Pois é: dor nas costas e no pescoço, cheguei ao Panamá quebrado depois de 6 horas e pouco de voo. Não recomendo essa fileira!

Pelo menos a telona coletiva estava mais perto dessa vez e consegui assistir a um filme na viajem, comendo meu espaguete servido quentinho pelas sempre cordiais comissárias panamenhas e bebendo minha cervejinha marca Panama.

Ultimo trecho Panamá São Paulo (tenso)

Bom chegou a hora da tensão. Ao desembarcar no aeroporto de Tocumen ainda tinha umas duas horas até meu voo para SP e fui comprar umas coisinhas no duty free. Como foi rápido, resolvi esperar em frente ao portão de embarque. Ao chegar lá, a maior confusão. A Copa havia feito overbooking em alguns voos com destino ao Brasil e a galera resolveu aparecer toda. Resultado: não tinha assento para todo mundo e a quase dois dias pelo menos cada voo com destino ao Brasil deixava uma média de 20 passageiros em solo.

Sistema de entretenimento

Fui conversar com o pessoal da Copa para ver se eu ia embarcar e descobri o beneficio de ter comprado com bastante antecedência e reservado meu assento (lembra que eu disse lá em cima?). Ele me explicou que as pessoas que já tinha assento reservado impresso no bilhete de embarque iriam embarcar sem problema, agora quem tinha no bilhete escrito na parte do assento StandBy, ia ter que contar com a sorte ou com o voluntariado de outros.

Travesseiro e cobertor

Ele me disse que estava buscando voluntários naquele voo com assento marcado para irem em um outro voo que iria sair duas horas depois com destino a Porto Alegre e de lá teria um voo para São Paulo. Como eu fiquei com medo de não conseguir embarcar em Porto Alegre e já estava super cansado não cedi meu lugar. Parece que fiz bem, pois depois conversando com uma moça na espera do embarque, ela me disse que havia cedido o lugar dela no voo que saiu às 9 da manhã para SP para uma senhorinha com a promessa de embarcar no voo das 11 da manha, adivinha se ela não estava lá esperando o dia inteiro, pois meu voo que ela acabou conseguindo embarcar saiu às 22 horas… Coitada!

Bagagens
Um dos meus maiores medos depois de comprar as passagens com a Copa foi que li uma série de relatos de passageiros que tiveram suas bagagens extraviadas ou perdidas. Cheguei a me assustar com o número de relatos que li e nesse meio tempo quase desisti de viajar com eles, pois eu planejava comprar uma série de itens de valor nos Estados Unidos. Mas resolvi arriscar.

Na saída do JFK, por via das dúvidas, preferi pagar 12 dólares e empacotar minha mala com aqueles plásticos antes de despachar. Aqui vale, dois comentários. Primeiro: em voos com conexão da Copa, a bagagem vai direto para o destino final, ou seja, eu não precisaria retirar ela no Panamá, só em São Paulo. Segundo: A imigração americana se dá ao direito de abrir qualquer mala que julgar suspeita, até mesmo estourando cadeados se for necessário. Como eu empacotei as minhas, fiquei com medo de eles abrirem e me fazerem desperdiçar 24 dólares de empacotamento (eram duas malas).

Bom, em resumo, quando cheguei aqui em SP fui direto para a esteira esperar minhas preciosas. Incrível como passava a mala de todo mundo menos a minha. Depois de uns dez minutos esperando, comecei a ficar preocupado, mas para minha alegria elas apontaram na esteira empacotadinhas do jeito que eu havia despachado, sinal de que ninguém mexeu. Botei elas no carrinhos e imaginei que se elas estavam empacotadas não precisava conferir nada, chegando em casa desempacoteis e tcharam, tudo lá… Ufa!

Consideração final
Se eu voaria de Copa novamente? Se tiver com um preço muito bom sim, pois apesar de tudo que dizem dela, de todos os problemas e da tensão do último trecho, não tive nenhum problema relevante. Na verdade, nenhum problema mesmo, por isso não posso me juntar aos críticos, pois estaria sendo injusto com todo o bom serviço que a Copa me prestou.

Agora, caso a diferença de preço entre ela e uma outra companhia não seja relevante, acho que não arriscaria voar nela novamente, pois apesar de eu ter tido muita sorte e nenhum problema, o histórico de problemas dela é grande e vi pessoalmente o descaso com que ela tratou os passageiros vítimas do overbooking. No mais, eu já conheço a Copa e também gostaria de conhecer outras companhias para quem sabe pegar uma que ninguém ainda relatou aqui no MD e ter mais histórias para partilhar com vocês.

Agradecemos ao Gabriel pelo excelente relato, que certamente será bastante útil aos demais leitores na hora de optar ou não pela Copa Airlines. E você, já viajou com a companhia panamenha? Deixe sua impressão nos comentários abaixo e ajude outros leitores! Se fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato com a gente pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você também pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD, inclusive as outras da Copa, neste post.

Não esqueça de dar uma passadinha no nosso Guia de Companhias Aéreas, onde você pode avaliar a Copa e outras empresas e ler as opiniões dos demais leitores. No momento, a nota da Copa é 8,3, o que faz dela a 14ª melhor companhia internacional do ranking.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Vinicius Condina

    O voo de volta ate SP teve sky interior tbm?

    Não sei se pulei essa parte rs

    • Gabriel Moleiro

      Na volta para SP também foi com os novos jatos sky interior, no trecho Panama-SP.

  • Lillian Brand&atilde

    Já viajei com a Copa Airlines duas vezes de BH para os EUA. Sempre achei um ótimo custo benefício. O que mais me incomodava era o avião não ter o serviço de entretenimento individual. Tomara que já tenha esse serviço nos voos que saem de BH! 🙂

  • Ze Binsk

    Usei a Copa saindo de BSB para Aruba passando pelo Panamá. Não foi nos novos 737-800, então a diversão a bordo foi precária, mas o resto foi excelente.

    E dou como dica escolher a fileira 18 de assentos, fica na saída de emergência com mais espaço para as pernas e reclina, ao contrário da 17. Na volta consegui marcar essa fileira e foi muito bom.

  • Vinicius Dos Santos

    Por isso sempre digo, é muito melhor fazer as coisas com antecedência para evitar problemas ou pelo menos amenizá-los, sempre procuro comprar com um certo tempo. Vlw pelo relato. 😉

    • Everton Carlos Pinto

      Além de ter pego um dolar mais barato 🙂

      • Renan Rizh

        se parcelou no cartão não adiantou nada

  • Alysson Auad

    Fiz uma viagem recente de NY para o Rio pela Copa, com conexão no Panamá e as duas pernas foram feitas com o novo 737-800, ida e volta. Todos os filmes eram recentes, ou chamados "novos clássicos" que são filmes recem lançados que foram bem na bilheteria. O espaço entre as cadeiras, mesmo que fora da saída de emergência são grandes, até para pessoas altas, e sem dúvida os talheres de metal são os que me levam a gostar ainda mais dessa companhia. Voei algumas vezes com eles e realmente os aviões antigos não são tão confortáveis, mas esses novos são ótimos e eu com certeza voaria novamente com eles. Não tive nenhum problema de overbooking ou bagagem extraviada, e o preço normalmente é melhor que as outras companhias.

    Se vc ficou em dúvida entre voar ou não ao ler o review, acho que vc deve dar uma chance, a companhia é boa, pelo menos, acho que é melhor que a USAirways.

  • Renata

    Perder o transfer do aeroporto porque o vôo atrasou 40minutos é coisa de marinheiro de primeira viagem! Ninguém marca um transfer com uma margem de erro tão pequena.

    Além disso, as pessoas não estavam cedendo gentilmente seus lugares no voo, elas estavam sendo pagas (e muito bem pagas) para isso!

    • Gabriel Moleiro

      Renata, na verdade eu marquei o tranfer para 1 hora após a previsão do pouso, pois o voo estava previsto para pousar as 23:25pm e achei que ficaria muito tarde para chegar no hotel. Por sorte não perdi o tranfer, mesmo com o atraso o avião pousou as 00:05 e os 20 minutos foram suficientes para passar na imigração e pegar minha bagagem, mas foi por pouco…

    • Felipe

      Não é bem assim, Renata. Nesses casos a Copa paga uma refeição dentro da sala de embarque e dá um voucher de 250 para usar com a companhia. O voucher pode ser usado em até um ano por você ou seu marido ou consanguíneo. Embora trabalhe com a Continental United, você só pode usar em vôos Copa (ou seja, sempre precisa ir para o Panamá). E já vi gente sofrer bastante tentando usar o voucher…

  • Luciano Rego

    Realmente fazer a reserva do assento é fundamental em voos internacionais. Quando viajei pela Continental Airlines (inclusive fiz a avaliação da companhia aérea que foi publicada aqui no Melhores Destinos) foi desse jeito. Houve overbooking e só embarquei porque meu assento já estava reservado.

    Gabriel, uma dúvida. Qual terminal você embarcou no JFK para voltar ao Brasil? Pergunto pois quando voltei de Nova York, tanto por Newark quanto pelo JFK, eu procurei este serviço de embalagem de malas e não achei. No JFK eu embarquei no Terminal 8, que é utilizado pela LAN.

    • Gabriel Moleiro

      Olá Luciano, no JFK eu embarquei no terminal 4 para voltar. O serviço de empacotamento de malas fica bem antes do check in, logo na saida do Air train.

  • Juliana Brito

    Excelente relato muito divertido.. Deu ate vontade de viajar pela copa…

  • Fabio

    Viajo aos USA algumas vezes por ano e sempre dou preferencia a Copa , que considero muito superior a qualquer cia americana.

    Ja voei nesse novo 737 , na rota PTY/LAX/PTY . Mas na classe executiva . Realmente melhorou muito , em termos de conforto .

    E nao acho Tocumen tao pequeno assim …

    • fred

      ja fiz viagem em um destes avioes novos da copa com sky interior e realmente sao muito legais e com a telinha individual nao deixam a desejar em relacao a avioes maiores…

      parabens pelo relato, mas quanto ao tocumen ser pequeno acho que o gabriel nao passeou pelo aeroporto, rsrsrs……tem mais de 50 fingers

  • Johnny Su

    Depois que conheci o serviço de empacotar as malas nunca mais despachei sem esta proteção. Além de inibir os furtos protege a mala e facilita a visualização na esteira. Se a segurança do aeroporto resolver abrir sua mala, não se preocupe porque tem pessoal da empresa lá dentro para reembalar depois da inspeção (aconteceu comigo!). Quanto ao cadeado, arrombam mesmo ou estragam o fecho. Melhor colocar cadeado TSA.

  • Andre Bicudo

    Viajei pela Copa em abril de 2011 na rota GRU-LAX. Tive a sorte de comprar com apenas 14 dias de antecedência, mas por um preço muito bom. Devido viajar com uma criança pequena não posso utilizar a fileira 18. A companhia eh muito boa, serviço de bordo muito gentil e rápido check-in. Pretendo voltar a Los Angeles em Abril de 2013, e se possível de Copa Airlines.

  • Marcelo Tavares

    Ótimo relato Gabriel, agradeço as informações passadas.

  • Diones Reis

    Aproveitando este relato, que teve um vôo na volta, com problema nos assentos, uma dica para quem vai comprar a passagem, e tem a disponibilidade de escolher o assento, sugiro visitar este site.

    http://www.seatguru.com/

    Neste site, você informa a compania aérea e o Vôo, e lá mostra um mapa do avião, falando dos assentos e das características de cada um.

    É ótimo para se evitar assentos problemáticos, como o que o amigo relatou no vôo de volta.

    Para efeito de exemplo, segue um mapa dos assentos do avião relatado neste relato, e lá mostra que o assento da fileira 17 só não são piores dos da fileira 33, que além de não reclinarem, ficam perto dos banheiros.

    http://www.seatguru.com/airlines/Copa_Airlines/Co

  • Ana Flavia Cassola

    Eu não tive tanta sorte…

    Marquei os assentos com antecedência, porém dei o azar de marcar a fileira 10 (voo Rio-Panamá) e 11 (Panamá-LV) na ida e na volta. Estas fileiras além de não terem maior espaço, estão na frente da saída de emergência e NÃO RECLINAM! Só que a da frente RECLINA…E eu estava com uma bebê de colo esmagada nesta fileira. Os comissários além de não darem a mínima para o meu problema, quando o meu marido mudou de lugar para a fileira imediatamente atrás, que era a saída de emergência, se deparou com uma mulher mal amada e extremamente mal educada que não quis a presença dele por preferir viajar sozinha. Trocou de lugar com o seu marido, outro mais mal educado do que ela (ambos queriam viajar sozinhos!?!), e passou grande parte da viagem roncando e cutucando meu marido, que claro se retirou. Os comissários NADA fizeram.

    Na volta, já prevendo o desgaste, pedi antecipadamente a troca dos assentos. No primeiro vôo fui atendida, porém no segundo trecho o funcionário da COPA teimava em dizer que não teria o problema. Claro que tive, porém minha filha só não voou esmagada porque um casal teve a sensibilidade em trocar seus assentos. Se dependesse de qualquer funcionário da COPA, não teria tido nada resolvido.

    Copa para mim, só se o custo realmente for bem abaixo da concorrente.

  • R Júnior

    Tudo é muito bonito quando tudo dá muito certo…

  • Thiago Castro

    Tb uso esse site e é uma mão na roda. Se o conhecesse da vez que fui pra Cancun, saberia que a fileira 17 é a problemática. Fiquei nessa fileira dos infernos na volta (panama/Rio) e foi uma noite horrorosa!! Além de não reclinar, tb nao levanta o braço (??). Quase fui pro chão!!!

  • Renata

    Olha, a última vez que estive nos Estados Unidos (agosto), a US Airways estava com overbooking no trecho Miami – Charlotte (e olha que nem é um trecho grande) e estavam oferecendo um voucher de US600, isso mesmo, SEISCENTOS dólares, para quem abrisse mão de seu lugar no voo e embarcasse no dia seguinte. Acho difícil que a Copa ofereça somente U$250,00 num trecho muito maior, mas ainda assim, vale a pena, é um "desconto" de aproximadamente 30% na sua próxima aos EUA!

  • Zulmira

    Voei de Copa (Rio-Miami-Rio)em agosto desse ano e na volta, qdo eu e minha família estávamos no aeroporto do panamá, tb soubemos do overbooking. Explicaram sobre a questão dos assentos (quem tinha o bilhete com o assento marcado estava confirmado), mas precisavam que 10 pessoas desistissem do voo. Ofereceram hotel 5 estrelas, transporte e alimentação para quem quisesse ceder o lugar e embarcar no dia seguinte. Quase cedi à tentação, mas a minha irmã e meu cunhado tinham compromisso 2 dias dps e se desse algum problema no voo não teriam tempo hábil para cumprir o compromisso. Uma pena… queria ter ficado lá para conhecer a cidade!

  • Ana Cristina Da Roch

    Gente, acabo de voltar de Bogota, na Colombia, pela Copa Airlines, e tive uma expreiencia tao diferente da do Gabriel…! Primeiro de tudo, o check-in do voo GIG-PTY foi absurdamente demorado, eu levei 1:20 na fila (me deu a impressao de que, como o guiche da companhia ja estava fechado aquela hora (o voo saia as 2:35 da manha), os passageiros tentavam resolver os problemas na hora do check-in – e o mesmo aconteceu no El Dorado, Bogota). Depois, o servico de bordo… ok, alguns de voce vao dizer que "aviao nao e restaurante", ou que se eu paguei barato, queria o que?, mas biscoito e suco sao um pouco demais pra um voo de quase 7 horas de duracao, um sanduiche cairia melhor. De cafe da manha, umas panquecas sem gosto, iogurte e mais suco (ou cafe). E os comissarios demonstravam amabilidade zero. Ainda faltando tempo para a decolagem, um deles praticamente me obrigou a sentar na minha poltrona enquanto eu verificava se algum eletronico estava ligado na minha mochila, no compartimento de bagagem, e ao longo da viagem percebi que as solicitacoes demoravam para ser atendidas, um reles copo de agua que fui pedir a um comissario no fundo da aeronave foi dado como se fosse um favor enoooorme. Na volta, mesmo padrao tosco de atendimento acrescido pelo fato de o boeing 737-800 ser velho, sem tela de entretenimento individual. Apesar de a Copa dominar o Tocumen, nem sempre os terminais e portoes de embarque estao proximos – na volta, o voo de Bogota atrasou e quase perdi a conexao em PTY porque me sobraram ridiculos 20 minutos pra correr de uma ponta a outra do aeroporto com a bagagem de mao. Enfim: Gabriel, que bom que tudo deu certo pra voce, eu nao voo de Copa nunca mais. Nao tem Star Alliance ou preco mais baixo que justifique tanto desacerto. 🙁

    • Gabriel Moleiro

      Poxa Ana, uma pena mesmo que você teve tanto problemas, de fato como eu disse no relato, eu presenciei um pessoal bem revoltado com a Copa por conta do overbooking e a Copa estava sim dando motivos para o pessoal ficar revoltado, pois eles estavam tratando o pessoal com muita indiferença. Creio que eu tive sim muita sorte por isso não tenho motivos para criticar a Copa, bem como sei que problemas semelhantes ao que vi e ao seu ocorrem não apenas na Copa mas em outras companhias também, umas menos, outras mais.

      • Ana Cristina Da Roch

        Verdade, Gabriel, a Copa nao e a unica a dar dores de cabeca: tambem nao gosto da Iberia. Por outro lado nunca tive problemas com a Ryanair (so acho o aviao muito feio por dentro, kkk) ou a Easyjet ou, dentre as "grandes", KLM, Air France, Swiss e Lufthansa. Outra grata surpresa foi a SAA.

  • Ângelo Tabet

    Ótimo post. Já voei Copa para Havana e não tive nenhum problema. Quando possível, serei passageiro novamente. Recomendo, principalmente agora com os novos 737.

  • Laerte Bemme

    Excelente relato, viajo em abril pela Copa. Como foi a passagem pela alfandega em GRU? Vou pela primeira vez aos EUA e mesmo não tendo intenção de comprar muita coisa, estou preocupado!

    • Gabriel Moleiro

      Olá Laerte, então na volta eu acabei sendo pego na alfandega, a coisa funciona por amostragem, o fiscal fica na entrada do corredor de saida olhando, se ele vai com a sua cara te deixa ir, senão te manda passar pelos scaners, que foi o meu caso, só que eu não havia excedido muito a minha cota e a moça do scaner me deixou ir sem ter que pagar nada. Em resumo, é pura sorte.

  • Alessandra Sant&#039

    Olá! Excelente post! Avou para NY em março e acabei de mudar meus assentos Panama/Guarulhos!!!! Obrigada!!! Quem esteve em NY recentemente? Como anda a imigração? Vou com meu marido, filha de 09 anos e um casal de amigos. Grata!

  • Bernard Jean Braun

    Viajei pela COPA no final de 2011, e pra mim também foi uma experiência extremamente agradável. Voos pontuais, comissários gentis e nenhum problema na bagagem. Minha conexão foi de 9 hrs. Deu tempo de sair do aeroporto, e passar umas 5 hrs no Albrook Mall. Acredito ser o maior shopping da Cidade do Panamá. De uma ponta a outra, tem 3 km de distância! Preços bacanas, liquidações, e tudo original. Infelizmente não pude permanecer mais tempo nessa cidade, mas esse ano pretendo voltar lá. Dessa vez pra conhecer o Canal, fazer compras na Zona Libre de Colón e conhecer o último paraíso dos mochileiros, o arquipelago de "San Blas".

    Viva o Panamá!!!

  • Franklin Guerra dos

    Acabei de comprar para o Panamá…pela Copa passagens ida e volta por 473,00 cada trecho totalizando 946,00 sem as taxas..muito barato.

    • Valter

      Flanklin, sobre o valor das passagens na copa, há a incidência de iof?

      Obrigado

  • Gabriel Lee

    A COPA vem melhorando notavelmente com as aeronaves que voam para o Brasil, pois percebeu que o Brasil é um mercado importantíssimo. Prova disso são os mais de 70 voos que a empresa mantém semanalmente entre o Panamá e as 7 cidades servidas no Brasil.

    O aeroporto de Tocumen é o maior aeroporto da América Central e o único com duas pistas e hoje tem 40 fingers. No final de 2014 deve ser inaugurado o novo anexo (Muelle Sur) com mais 20 fingers e uma terceira pista de pouso, o que dobrará a capacidade do aeroporto, de 10 milhões de passageiros anuais atualmente, para 20 milhões.

  • Diego

    Alguém sabe como podemos saber que aeronave opera em qual trecho da copa ? Por exemplo, estou querendo comprar uma Passagem Brasilia -> las Vegas e queria saber se em todos os trechos ou ao menos em algum tem as novas aeronaves.

    Valeu

  • Pessoal, alguém sabe se tem como saber qual aeronave opera em qual trecho ? Estou querendo comprar Brasilia -> Las Vegas e queria saber quais aeronaves que vou pegar. Estas novas Aeronaves, no seat guru, vocês sabem se é a 737-800v3 ? Pq lá tem v3 e v1.

    Valeuu

  • ORLANDO MELLO

    EM SETEMBRO PRÓXIMO ESTAREMOS VIAJANDO PARA CANCUN….COM ESCALA NA CIDADE DO PANAMÁ….PELA "COPA"….

    DIANTE DESTES COMENTÁRIOS. QUE LEMOS…O QUE A COPA TEM A DIZER????

    OBRIGADO
    ORLANDO

  • Sigma7

    Obrigado! Registrei agora a pouco meus assentos na fileira 18, kkk.

  • Danielle

    Oie Gabriel. Um dos pré-requisitos para ficar no assento 18 é falar inglês ou Espanhol fluente. Realmente há essa exigência? Obrigada

  • Valter

    Ola! Você sabe me orientar se a compra pelo site da copa, incide na compra com o cartão o iof ou a compra é realizada como que dentro do pais?

    Obrigado

  • JULIANA

    Pessoa, fiz um pacote para Miami voando com a Copa pela CVC, como faço para "reservar" meus assentos? A viagem sera em 18/03. Obrigada

    • O pessoal da CVC não te deu um voucher do voo já com os assentos? Ou um código que possa acessar no site da Copa?

  • Aroldo

    Olá! ótimo post! Muito esclarecedor.
    Estou querendo voar Panamá-Boston pela COPA, mas no site da Cia diz que este trecho usa o B737-700 NG.
    Alguém sabe se esta aeronave tem Sky Interior?
    Tenho a impressão que sem o diferencial do entretenimento individual não vale muito a pena.
    Acho insensato uma Cia que tem 46 novos 737 com Sky Interior colocar 737-700 velho num dos trechos mais longos da malha. Panama-Boston sao 5h30min.
    Obrigado!

    • André

      Não recomendo a Copa!!! É um barato que sai caro…. Acabei de chegar de Miami e foi horrível a experiencia com a Copa. Veja o vídeo que postei sobre os cuidados com as bagagens.
      Copa Airlines – Como sua bagagem é tratada!!! (http://youtu.be/PsjE6dqD_oc)

  • André

    Cheguei recente de Miami e fui mal tratado e desrespeitado pelo funcionário da Copa quando fui questionar sobre os assentos que não estavam com a marcação que comprei em dezembro de 2013 e fui obrigado a cala a boca ou descer do vôo, pois o funcionário foi muito agressivo deixando claro que estou no pais dele e outra passageira foi convidada a sair do vôo porque estaria pedindo para o funcionário Copa a resolver o problema do seu assento que também estava diferente do que havia comprado. Pouco antes do embarque vi as minhas bagagens e dos demais passageiros serem tratadas como lixo. Segue o link com as imagens: http://youtu.be/PsjE6dqD_oc
    Copa Airlines – Como sua bagagem é tratada!!!
    Nos Brasileiros deixamos o nosso dinheiro no pais deles Panamá e somos desrespeitados e mal tratados… Não recomento a Copa Airlines!!! Viagem para os EUA somente por outras companhias aéreas e que passe bem longe do Panamá.

  • Natália

    Alguém já foi com a Copa em trajeto Rio-Panamá-Orlando.?

  • Dennis

    Farei o trajeto GIG > PTY > BOS, em qual parte da viagem eu passarei pela imigração?
    Eu li toda a história e não entendi se serei entrevistado no Panamá ou nos EUA.

    POR FAVOR, alguém poderia me esclarecer?
    Desde já agradeço.

  • Pode usar a fileira 18 com criança de 12 anos? Pretendo ir a NY em outubro e devo comprar as passagens por esses dias. Vou com minha esposa e filhas gêmeas de 12 anos.

  • catia

    Tô começando a ficar com medo..rs
    Comprei passagens para o canadá para novembro através do submarino fui informada pelo site que marcação de assento só no dia da viagem no check in,alguem sabe se é possivel marcar com antecedência?????

  • Junior

    Ola tenho 1.82 de altura o assento da fileira 18 é reclinável então?

  • Alberto

    minha viagem para Las Vegas no dia 4 de maio foi estrelante, voo programado para sair 5:25 saiu 23:30, não informavam nada aos passageiros, deixando todos sem informação,

  • Rodrigo

    Viagem de Los Angeles para o Brasil. Comprei uma guitarra, e a mulher não deixou eu embarcar no avião, disse que eu deveria despachar… chegando ao brasil, minha guitarra estava quebrada. Nunca Mais uso essa empresa, foi a primeira e ultima vez, AS VEZES O BARATO SAI CARO, como foi o meu caso!!! Compensa pagar um pouco mais caro e ter o respeito da companhia!!!

  • angelita

    Pessoal irei fazer uma viagem Brasília- Orlando com escala no Panamá no mês de janeiro de 2015. Somos um grupo de 7 pessoas( 5 adultos e 2 crianças) gostaria que alguém me orientasse em relação à essas poltronas 10 11 17 e 18 pois não entendi. Quanto a conexão e tranquilo encontrar o portao para o segundo destino que e Orlando? Tem como eu acessar o mapa da parte interna do aviao para visualizar as poltronas oq tem uma filha que vai ao banheiro toda hora em viagens de curto percurso imagine rm viagem mais longas. Grata

    • Alisson J.

      Angelita, sugiro que utilize o site http://www.seatguru.com para encontrar informações a respeito do mapa do avião utilizado para seus vôos. Nele, você encontra a localização dos banheiros e as opiniões a respeito dos melhores e dos piores assentos nos seus vôos.
      Quanto a essas poltronas citadas, são apenas poltronas localizadas na saída de emergência, onde você ganha espaço para as pernas, mas pode acabar perdendo a capacidade de reclinar a poltrona.
      O portão para o seu segundo vôo não será difícil de encontrar: basta seguir as placas do aeroporto e rapidamente chegará a ele.

  • Diógenes

    Alguém teve a experiência de viajar de guarulhos a cancun de Copa e sabem se a configuração dessas aeronaves possuem entretenimento. Obrigado!

  • Ayrton

    Para mim a copa é a PIOR Cia Aérea que existe !!! Fujam dela !!!

  • Gabrielle

    Olá tudo bem? Vou viajar com minha familia pela Copa Airlines, mas como eu, meu marido e minha filha mais velha sao mts altos eu fiquei com um certo receio de qual fileira escolher, mais no fundo ou na frente, vc saberia me dizer quais fileiras são mais espaçosas? Obg

  • Tatiane

    Péssimo. Nunca vi funcionários tão mal educados e arrogantes!!!!

  • Duda

    Olá pessoal!!! Fiz uma reserva na COPA, e como minha esposa tem nome e sobrenome composto exemplo: Fulana Silva Beltrana Pereira consultando a reserva depois no site o nome dela ficou Fulanasilva Beltranapereira fiquei preocupado pelo sumiço dos espaços, mas ligue na cia e eles comentaram que é assim mesmo, e vendo esta portagem parece que é normal o nome e sobrenome composto ficar sem espaço né pessoal? POsso pagar a reserva e viajar tranquilo ?

  • Ângelo Paulino

    Isso aconteceu comigo também, FULANO DETALBELTRANODASILVA. Acho que é normal mesmo….

  • Val

    Horrivel Demais para Esquecer

    Fiz uma viagem para NYC com esta empresa, foi uma experíência horrivel, que vou ter dificuldade pra esquecer. Na ida fizemos uma conexão no Panamá, e entre uma viagem e outra comemos tão mal que cheguei com dor de cabeça e quase passar mal. Foram três torradas com quatro micro pedaços de fruta e um café com um micro pãozinho e manteiga, em uma das conexões, e algo parecido na outra, e pouco tempo para comermos por nossa conta no aeroporto do Panamá, total da viagem 12 horas de viagem. Na volta a nossa bagagem não foi trasferida de avião, lavaram as mãos e pediram para fazermos uma reclamação no site ou ir até a empresa parceira, United Airlines, e reclamar a bagagem, nesse caso perderíamos a viagem. Decidimos ir até a United reclamar a bagagem, e eles nos entregaram as mesmas e nos deram uma passagem de volta para o dia seguinte, entretanto tivemos que pagar hotel no Panamá sem direito a reembolso. A United é parceira da Copa e por isso tivemos que voltar pela Copa. Pedi carne para o almoço que era um pouco de arroz com 4 grãos de milho e três ervilhas com um muscúlo duro que tinha que ser cortado com uma faca sem serra, com trepidação, a 11.000 pés de altura aproximadamente, uma micro salada e micro pãozinho e manteiga. Não sou fresca, mas estava muito difícil. Quase no finalzinho da viagem nos deram um lanche com peito de frango, o qual devorei, pois a fome era grande, devido a refeição anterior. Sem contar que de NYC para o Panamá compramos uma classe Executiva para termos um pouco de conforto. Nesse caso a bebida alcoólica era farta, contudo eu não bebo nada alcoólico, o suco era artificial, e para comer pedi uma galinha, mas tinha tanta pimenta que não consegui comer, e ao pedir água por estar com a boca queimando a aeromoça sorridente com uma garrafa de vinho pra lá e prá cá, resolveu ignorar meus insistentes chamados. O assistente da mesma também resolveu ignorar. Depois de um bom tempo meu filho pediu para ela trazer água, ela fez uns gestos e deu a entender que não podia ir naquele momento. Depois de um bom tempo ela “resolveu” trazer. No final da viagem ao sair da aeronave ela com um enorme sorriso veio com uma garrafinha de água, mas não era mais necessário,pois eu ia comprar no aeroporto. Fiquei com a impressão que odeiam brasileiros. Um horror para esquecer. Que isso possa servir de alerta para as pessoas desvisadas como eu. 🙁

  • Junia

    Quando fui à NY pela primeira vez, fui de Copa, saindo de BH e com conexão de 50 min no Panamá. A viagem teria sido perfeita se meu voo de BH, que sairia às 10 da manhã de um domingo, não fosse cancelado 3 vezes e quando finalmente estávamos esperando desde às 11 da noite do domingo pra embarcar, entramos na sala de embarque às 02:00 hs e ficamos plantados até as 06:00 hs na sala…quase 300 pessoas e o lugar sem ar condicionado!

    Até aí “tudo bem”, mas a parte que fiquei mais p* da vida foi o voo que nos realocaram. Fomos surpreendidos com uma conexão de 10 horas no Panamá, e no Brasil garantiram que teríamos hotel pra esperar, transporte, alimentação e etc, como todos tem direito de ter nessas situações! Chegamos lá, os funcionários deram ombros! Simplesmente depois de muito choro e desespero, eles soltaram um voucher de 20 dolares pra alimentação pra cada um.

    Eu voltei de viagem e perdi muitas fotos de todo o acontecido, eu guardei mta coisa pra ir direto pro Juizado, mas aí, como eles sempre contam com isso, acabei desistindo…..mas me deram um pequeno certificado de viagem.

    Eu gostei muito da comida do avião, quase morri nas 6 horas de voo no assento apertado (fico mto inchada e não paro de mexer), o banheiro que fui no voo estava muito limpo e era até de um tamanho bom, e os comissários foram sensacionais. Mas, infelizmente, não voltarei a viajar com eles nem em promoção e talvez nem de graça.

    A Tam eu fui de assento conforto num assento que reclinava de uma maneira bem próxima à classe executiva, minhas 10 horas de voo foram super rápidas! Apesar de ter que pegar as malas na primeira cidade de volta ao Brasil e a comida ser mais ou menos, vale muito mais a pena….

  • Lucília Simões

    Os assentos são super apertados. Tenho 1,70 e senti-me aprisionada. Impossivel se mexer. Nem o atendimento educado vale tanto desconforto. Não recomendo. Voltarei em breve a SP; para fazer um upgrade para a executiva sai o mesmo preço de outras companhias melhores e a Copa não é tudo isso. Nem a Gol, super mercenária, é tão apertada e desconfortável. Never more!

  • Valéria

    A Copa não solicita número de documentos (RG/CPF) no momento da compra das passagens?

  • Renan

    Então galera, depois de esperar longos 5 meses para ir visitar a namorada nos States passei esse longo tempo pesquisando sobre TUDO ! como é o avião, comida etc etc..
    A Copa Airlines é EXTREMAMENTE pontual ( pelo menos nos 4 voos que peguei ) rs. o serviço de bordo foi bem útil, só me arrependo por escolher a comida ” kosher”. escolhi e mudei na hora de servir. pensei que fosse comer em grande quantidade e me F.. haha’ melhor escolher a “Regular” mesmo! hahah’
    Aeroporto no Panamá é gigante, mas os preços não é tudo isso que falavam.
    Indico a Copa Airlines para todos e será minha companhia da próxima vez pelo preço e serviço !