Copa Airlines solicita voo para Campinas e assina acordo com a Azul

Denis Carvalho 17 · julho · 2014

A Copa Airlines solicitou à Agência Nacional de Avianção Civil (Anac) autorização para operar um voo diário do Panamá a Campinas, sua mais nova base no Brasil. Se for aprovada, a nova rota terá início no dia 10 de dezembro. Aliado ao novo voo, a companhia assinou um acordo de interline com a Azul, que tem sua principal base em Viracopos.

O novo voo da Copa sairá de Campinas à 1h45 e chegará ao Panamá às 9h45, de onde o passageiro poderá fazer conexão para vários destinos da companhia nas Américas. No sentido contrário, os voos saem às 18h30 e chegam a Viracopos à 0h15. 

Os voos serão operados em jatos Boeing 737-800 e ainda terão de ser aprovados pela Anac. Caso sejam confirmados, o que é muito provável, será mais um passo importante no caminho de Campinas para se tornar um hub internacional.

Já o acordo de interline com a Azul será unilateral e permitirá que os passageiros da Copa tenham acesso à malha da Azul. Os voos da Copa não aparecerão no site da Azul, mas é possível que a companhia panamenha venda passagens saindo de outras cidades brasileiras pelo seu site, o que seria formidável em caso de promoções!

A parceria não inclui os programas de milhas, apesar de a Azul já ter parceira com a United, que divide o programa Mileage com a Copa. Vale lembrar, todavia, que a Star Alliance, que inclui a panamenha, está negociando com a Azul uma futura filiação.

Dica do leitor Halison Bruno. Com informações da Azul e da Anac.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Gustavo

    Ótimo!!!

    E Viracopos só cresce.

  • Ótima notícia! Que venham mais companhias aéreas para Campinas.

    Com a Copa, o acesso a America Central, Caribe e America do Norte terá certamente preços bem competíveis.

  • Rafaela

    Tenho uma dúvida de marinheiro de primeira viagem: Vou fazer uma viagem com a United. A Azul é uma das companhias parceiras. Como faço para transferir as milhas de uma companhia para outra? Posso informar no momento do checkin o número da Azul ou tenho que fazer meu cadastro da United e depois pedir a transferência para Azul?

    • sabbathbh

      Você não transfere pontos entre programas de milhagem diferentes (exceto Iberia / British). Se os voos da United permitem pontuar na Azul então você informa seu número Azul no check-in.

      • Rafaela

        Valeu! Muito obrigada!

  • Ricardo

    Na boa, acho que esse vôo não se sustenta por muito tempo…

    • Fred

      Olá Ricardo, discordo. VCP abrange uma área com dezenas de milhões de habitantes, alcançando quase todo o interior de SP, Vale do Paraíba e inclusive quem mora na Capital e Grande SP.

    • Jean

      A administradora de VCP está investindo forte para que o aeroporto se torne um novo hub internacional, acho que o voo pode ter futuro sim…

    • roberto moraes

      Discordo, para a Copa se interessar por VCP, em detrimento de outras cidades é por que foi feito pesquisas de mercado e eles acharam que é viável sim!

  • mariostefa

    Boas noticias. Ainda mais que Viracopos está a 40 minutos da minha casa. Só vai ficar faltando os voos da Azul para Fort Lauderdale. Havendo concorrencia teremos preços melhores. Assim espero.

    • Luiz Carlos

      Viracopos fica a 20 minutinhos da minha… adivinha se estou feliz! eheheheheheh

  • Òtimo este voo de VCP para o Panamá! Mais opções e conexões imediatas!! Espero que o preço seja competitivo, para poder trocar GRU por VCP.

  • Danilo Fernando

    Off topic: Alguma novidade sobre o finado aeroporto de Sorocaba?

    • mariostefa

      Tbm sou de Sorocaba. Com Viracopos a +- 70 km de distancia, não tem porque construir um aeroporto internacional em Sorocaba. Vamos ser realista.

      • Danilo Fernando

        Sim, não estou falando de vôos internacionais. Estou falando de rativá-lo com vôos regionais. TAM, GOL, AZUL e etc. Gostaria de saber em que pé está a reforma, só isso. Não sou de Sorocaba (tenho um irmão que mora lá), sou de São Paulo e GRU me serve muito bem, só isso. Desculpe minha falta de visão!

        • Thiago Mattos

          Sou de Sorocaba, e infelizmente ta tudo parado, aumentaram a pista e a Embraer ta operando as manutencoes , mas nada de mais, infelizmente para nos Sorocabanos, so nos resta VCP !
          para mim VCP com a Azul e essas parcerias ta otimo, tem onibus saindo da cidade, chega no aeroporto é só pegar o voo internacional e correr para o abraço! uma maravilha isso !

          que seria bom um aeroporto para voos regionais e nacionais na cidade seria mas com o nosso prefeito prezzunto , meio dificil essa ideia sair do papel! afinal de contas isso ja vem de quase 10 anos atras!

  • Bem que poderia ter um voo da Copa saindo de Florianopolis e/ou Curitiba….

    • Juca Silva

      Mas aí que tá, vai de Azul até VCP e de lá de Copa para o Panamá…

      • Alexandre / Curitiba

        O problema nesse caso é o horário de chegada do voo da Copa a Viracopos (0h15), que exigiria pernoite em Campinas para as conexões domésticas de retorno (por exemplo, para Curitiba). Enquanto a antiga promessa de voo da Copa desde Curitiba não se concretiza, ainda optaria por GRU com chegada no início da manhã. Relembrando o pessoal da Copa Airlines, a "promessa" era de voar ainda em 2012 para Curitiba e Salvador: http://www.melhoresdestinos.com.br/copa-airlines-

  • Alguma noticia sobre mais voos de VCP para europa ? hoje em dia só tem TAP (dureza), 3 dias por semana e caro…

    • João Carlos

      E para a Austrália, será que vai ter voo saindo de VCP???
      Até parece que a partir de agora um aeroporto sozinho vai resolver todos os problemas de aviação do país. Estamos melhorando aos poucos, é verdade. Mas a tendência ainda é de tudo ocorrer lentamente. Estou otimista quanto a isso, mas não espero nada extraordinário de uma só vez, como vejo na opinião de muitos comentários aqui do site.

      • Evandro Gardenali

        Não acho seu comentário oportuno… VCP não tem demanda para australia, dubai, africa do sul, japão… mas se você contar quanta gente do interior de SP entra em aviões da Airfrance, KLM, Lufthansa, BA e Iberia por dia certamente lotaria um avião ao menos. VCP tem demanda para a europa… ninguem falou que VCP vai resolver todos os problemas, só quero que ele resolva o MEU problema, que é um vôo diário para a europa que não seja pela TAP.

        Honestamente acho que vai acontecer logo, só não temos a informação e é isto que gostaria de saber, se o MD tem alguma informação.

  • Wagner

    Na boa sacanagem a Copa ir para Campinas e não para Salvador ou Curitiba. Nenhuma vantagem sair do Nordeste para ir para Campinas… BH só voo caro. Sobra mesmo GRU ou GIG.
    Ele deveria vir para Salvador que além de pegar a Bahia toda serviria para atender as pessoas de Sergipe, lembrando que Alagoas poderia optar entre Recife ou Salvador. Só vantagens…

  • Leticia

    Esse horário do voo de retorno é que mata!!! Bom para quem é da grande São Paulo, que pega o carro e volta para casa sem trânsito, mas para o restante do país, obriga o passageiro a pernoitar em Campinas.

  • Catarina

    E preciso que saiam voos da copa em Natal também

  • Legal este voo, mas fala serio ir de 737-800 ninguém merece!

  • Viracopos vai ser o Maior aeroporto do Brasil!!!

    • jorge moraes

      Isto mesmo, lá em 2095.

  • Ramon

    A copa junto com a azul vai poder abranger todo o nordeste e poderemos emitir passagem saindo de nossas cidades sem ter problemas com bagagem…. (Espero!!!! Hehe)

  • jorge moraes

    Aos desavisados que pegarem este voo internacional em VCP. Há apenas três voos internacionais por lá, da Tap, ou seja imaqina o pessoal da Receita checando mala por mala, quando chega um minguado voo internacional, Se vc vai chegar com muitas compras por Viracopos, tá ferrado. Esqueça..

    • roberto moraes

      A PF está já sabendo disso e reforcará com certeza seu pessoal!

  • CARLOS ANDRÉ

    Fiz um viagem pela United em abril apresentei tanto na ida como na volta o meu cartão DE FIDELIDADE AZUL
    E ATÉ HOJE NADA DOS MEUS PONTOS JÁ FIZ VARIAS RECLAMAÇÕES E NADA, PROPAGANDA ENGANOSA DA AZUL FALANDO DE PARCERIA.

  • Rafael

    Ótimo! Até o final do ano já teremos 3 aéreas indo para os States (Gol, Azul e Copa). Melhor ainda a Copa que nos leva para todo o Caribe e mais um monte de opções para os Estados Unidos, coisa que por enquanto a Azul e a Gol não farão.
    Ano que vem com certeza chega a American também.
    O que o Jorge disse é verdade, no começo a Alfândega vai pegar geral, mas até ano que vem o número de voos crescerá bastante.
    Espero nunca mai precisar madrugar para ir a Guarulhos e ainda deixar uma boa grana de estacionamento enquanto viajo.
    A região metropolitana de Campinas concentram 3,8 milhões de habitantes e ainda tem cara que escreve que o voo não se sustenta por muito tempo. "Sabe de nada inocente".

  • Fabio

    lógico que o voo tem demanda! no meu caso, que moro na zona oeste de são paulo, vcp é uma ótima alternativa a guarulhos. com certeza haverá passageiros da capital usando esse voo, ainda mais se a parceria coma a azul eventualmente incluir o uso dos onibus gratuitos que ela tem saindo daqui de sampa… e que venham mais voos

  • Bacana moro em campinas e vi o crescimento do aeroporto, percebo que em breve muitas aéreas estarão por aqui , o primeiro vôo para os eua avonteceu sábado passado pela Gol saindo de Campinas para República Dominicana e com conexão para Miami e Orlando, a Azul começará fazer vôos em Dezembro para New York , Los Angeles e outra cidade que não sei o nome rs , e ai vem a Copa Airlines com voos para Panamá, muito bom espero ver viracopos crescendo cada vez mais..

  • Guilherme

    E Curitiba?????