Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre abre as portas no início de junho

Bruna Scirea 22 · maio · 2017

Após um longo período de espera, o Consulado dos Estados Unidos deve abrir as portas em Porto Alegre em 5 de junho. Isso significa que, em breve, moradores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina poderão reduzir o tempo de deslocamento para a realização do visto americano – não precisando mais ir até São Paulo ou outro consulado do país.

Logo na abertura, o consulado irá atender somente cidadãos americanos. Brasileiros que quiserem retirar visto de não-imigrante serão atendidos a partir de 8 de junho. E olha que legal: a partir desta terça-feira, 23 de maio, as entrevistas de visto já podem ser agendadas pelo sites ais.usvisa-info.com/pt-br/niv ou br.usembassy.gov/pt/vistos/.

O Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre fica localizado na Avenida Assis Brasil, 1.889, no bairro Passo d’Areia. Confira abaixo o trecho da nota emitida pela Missão Diplomática dos Estados Unidos do Brasil sobre a abertura do novo consulado:

“A presença americana em Porto Alegre visa intensificar o relacionamento com os brasileiros no sul do país, como parte dos esforços da missão diplomática dos Estados Unidos da América de incrementar comércio e investimento bilateral, fortalecer relações entre os dois países, facilitar viagens, fomentar intercâmbio educacional e cultural e promover desenvolvimento econômico”.

Consulado dos EUA em Belo Horizonte

Alguns leitores nos perguntaram para quando está prevista a abertura do Consulado dos Estados Unidos em Belo Horizonte. Conforme a Embaixada do país no Brasil, a previsão é de abertura em 2019.

Autor

Bruna Scirea - Editora
  • Diego Vargas

    Há previsão para o funcionamento pleno do consulado de Belo Horizonte?

    • Thiago Castro

      Diego, conforme está na notícia, ainda faltam 2 anos para a abertura do consulado em BH. Se eles nem sabem qual o mês que isso vai acontecer (e se vai mesmo, já que ainda falta muito tempo e tudo pode acontecer. Até mesmo não ter mais consulado se o Trump der a louca), como é que vão saber a “previsão para o funcionamento pleno”?

      • rafael santana

        BH é uma roça mesmo! Estava previsto para 2017 no começo do ano, agora empurrão para 2019. O negocio é ir para as cidades que possuem o consulado.

        • Ricardo

          Pelo menos BH está relativamente perto do Rio ou de São Paulo. Desagradável é para quem mora em Belém, Manaus ou alguma cidade mais longe ainda de algum consulado americano, que tem que fazer uma verdadeira viagem antes da viagem aos EUA.

          • Marcos

            Em casos assim penso que seja mais interessante fazer através dessas agências que tiram visto para qualquer lugar. E aí só vai no consulado no dia da entrevista.

      • Diego Vargas

        Thiago, a notinha no final da matéria foi colocada depois que eu fiz a pergunta. Se já estivesse lá, eu não teria perguntado. De qualquer forma, obrigado pela resposta. A ironia eu dispenso.

  • Gilmar Osorio Soares

    Consulado Americano em Governador Valadares-MG já!!!!