Pantanal Linhas Aéreas deixa de fazer voos regionais

Leonardo Marques 7 · julho · 2011

Nos últimos meses não postamos uma única notícia sobre a Pantanal. Nesse período ela lançou voos para vários novos destinos e nós não publicamos uma única notícia. Teria isso algum motivo especial? Sim, a Pantanal, empresa de voos regionais, não existe mais.

Como assim não existe? É isso mesmo: ela está aí apenas para parecer que não foi engolida pela TAM igualzinho ao caso GOL/Varig. A TAM/Pantanal anunciou que seus últimos 3 aviões que faziam rotas regionais não irão mais operar.

Em outras palavras, a Pantanal voa a partir de hoje nos mesmo trechos que a TAM, com os aviões da TAM e usa os espaços da TAM nos aeroportos. Ela não existe: é a Varig da TAM.

A TAM comprou a Pantanal apenas para ficar com seus slots (direitos de voos) em Congonhas e concentrar ainda mais os voos no aeroporto paulistano. O governo certamente sabia disso e deixou. Congonhas segue dominado por TAM e GOL e com meia dúzia de voos da Avianca. Depois você se pergunta porque voar para Congonhas é caro. Azul, Webjet, Passaredo e Trip não podem operar em Congonhas.

Com a notícia,  as cidades de Araçatuba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, em São Paulo, e Juiz de Fora e Uberaba, em Minas Gerais vão ficar sem as linhas da Pantanal. Assim como Marília, onde a Pantanal deixou de operar há algumas semanas e onde nasceu a TAM (era Táxi Aéreo Marília). Somente Bauru continuará com sua rota, operada com Airbus A319.

Sabe o que mais lamentamos nesta história toda? É que a Pantanal foi fundada em 1993 no Mato Grosso do Sul, para atender especialmente a região Centro-Oeste, que é muito extensa e onde a população sofre muito com a falta de opções aéreas. Basta dar uma olhada nos comentários aqui no Melhores Destinos, sobre a falta de promoções para capitais como Cuiabá, Campo Grande e Goiânia ou mesmo voos para importantes cidades do interior.

Agora, a TAM está prestes a adquirir parte da TRIP, a principal companhia regional do Brasil. Será que vamos ver uma reprise deste triste filme sem que as autoridades do setor tomem nenhuma atitude a respeito?

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Leonardo

    Só posso dizer que pena… infelizmente para operações de compra que não representem um aumento expressivo na concentração do mercado não é analisado pelo CADE =(

    E a ANAC, não sei porque, mas opinião pessoal, é igual a ANATEL, finge que existe fazendo estritamente o necessário, nada de melhorar nossas vidas.

    Toda essa "revolução" é só para a gente não passar vergonha lá fora, não interessa os nossos interesses, a opinião do brasileiro, a única preocupação no mercado aéreo no momento é não passar vergonha em 2 meses, um da copa e um das olimpíadas…

    Bem.. podia ser pior .. podia não existir uma Azul querendo explorar o mercado regional.

    • Marcelo

      O QUE ACONTECE NA VERDADE É O QUE JA ERA ESPERADO. A PANTANAL TINHA VARIOS PEDIDOS DE NOVOS HOTRANS (HORARIO DE NOVOS VÔOS) A ANAC. AGORA SE ENTRAREM NA PAGINA DA ANAC VERÃO QUE ELA PEDIU EXCLUSAO DE TODOS E REFEZ OS MESMOS PEDIDOS COMO TAM. NA VERDADE O QUE VAI SUMIR É A MARCA PANTANAL. MAS OS VOOS NAS GRANDES CIDADES COMO RIBEIRÃO E SAO JOSÉ DO RIO PRETO VAO CONTINUAR COM AIRBUS MAS COM BANDERA TAM. É TRISTE ESTA REALIDADE MAS INFELIZMENTE ERA O QUE TODOS ESPERAVAMOS. ISSO NÃO ESTA ACONTECENDO SO NO BRASIL MAS REALMENTE E MUITO TRISTE.

  • Excelente post, muito instrutivo sobre os reais interesses dos nossos empresários. Quando o governo não faz a sua parte, que é regular a sociedade, a população sempre sai prejudicada.

  • Ferbrasilia

    É verdade Léo, estou tão decepcionado quanto você com essa história. Lembra que comentamos a esse respeito, assim que a TAM comprou a Pantanal? Isso mostra que a TAM não está lá muito preocupada com o passageiro deseja, mas sim, com o lucro. Espero que a TAM não compre a Trip, senão veremos mais uma vez esse descaso com aquele que é razão da existência de qualquer empresa: O CLIENTE.

  • Pedro Zinn Hensel Nu

    Caros amigos:
    Existe alguma coisa que possamos fazer, seja um baixo assinado, petição, campanha ou qualquer coisa para manifestar-mos e quem sabe tentar democratizar essas decisões?

    no aguardo

  • Jonathan

    Olha eu compreendo o sentimentalismo que gira em torno disso, mas se tem algum culpado na história é o governo e não a TAM. A TAM é uma empresa privada que PRECISA dar lucro, senão ela fecha as portas. Se uma rota não me dá lucro por que continuaria a operá-la? Vocês acham que alguma cia aérea ama as pessoas, esse é o mundo capitalista. Como essas regiões poderiam então serem beneficiadas com rotas aéreas? Políticas Públicas específicas para essas regiões como imposto diferenciado para que a cia aérea tenha lucro colocando seus aviões em regiões como essas. Desculpe mas a TAM está simplesmente fazendo o papel que qualquer empresa privada inteligente faria, focando onde dá lucro. Se ela puder ter lucro voando para Bauru, acha que ela não o faria. Qual de vocês tendo uma empresa, teria como meta ter prejuízo?

    • Leonardo Marques

      Jonathan, eu concordo com você. A TAM é uma empresa, ela sabia que a Pantanal iria quebrar ou seria comprada por alguém. O que ela fez foi comprar para garantir que as vagas da Pantanal em Congonhas não iriam para um concorrente.
      Errado é o governo deixar isso. Eles poderiam, por exemplo, deixar a TAM comprar a Pantanal, mas restringir com slots de Congonhas.

      • Jonathan

        Sim exatamente, o governo deveria redistribuir os slots em Congonhas, pois geraria concorrência e preços baixos para nós consumidores.

    • Leonardo

      Mas existe incentivos de governos estaduais aos seus aeroportos regionais, um exemplo é o programa Voa Goiás que reduz drasticamente o preço do querosene, por exemplo, Caldas Novas (Goiás) recebe mais de 4 voos por dia nos fds, agora pergunta se alguma empresa quer operar comercialmente lá, são todos voos fretados.

      Existem programas assim no norte e em Minas que eu sei. Há mais coisas aí atrás do que simplesmente falta de oportunidade de gerar lucro.

  • Igor

    Sorte de Bauru que comporta o AirBus ou não!

    Pois a maior sorte está chegando nos outros destinos abandonados pela Pantanal… Azul.. era certo que ela iria engolir a Pantanal!

    Será que a TAM previu isso e desistiu de investir nas rotas regionais ?

  • Artulino

    A mesma história de sempre.

    Próximo passo é tirar o sitio http://www.voepantanal.com.br do ar e os bilhetes da 'pantanal', serem adquiridos por outro sitio conhecido, http://www.tam.com.br.

  • Rafael Tofaneli

    Em Presidente Prudente a TAM tirou a Pantanal em uma semana e na outra já colocou a TRIP nos mesmos horários e nas mesmas rotas (Marília – Guarulhos)

  • Alex

    É lamentável mas os grandes não querem pequenos na concorrência mesmo que tenham que se unir EX.: Pão de açúcar/Carrefour/Casas Bahia/Extra.

  • Vejam só! Isso tah parecendo um mal pressagio. O que será que vai acontecer com a compra dissimulada da Tam pela Lan?

  • Fernando

    Realmente muito triste o ocorrido. Eu só não entendo se a Pantanal foi vendida a TAM por endividamento ou por algum outro empecilho? No Brasil não há incentivos para as pequenas empresas competirem de igual para igual. Somente as gigantes conseguem, pois tem muitos recursos e podem baixar a níveis MUITO baixos os seus custos operacionais.

    Diante disso uma empresa que se lança no mercado se não tiver muitos recursos pode ser facilmente e engolida por uma gigante. As gigantes podem operar rotas ate tendo prejuízo só para poder competir e ate forçar uma futura quebra da outra ou mas adiante a compra da mesma.

    E um mercado extremamente violento.

  • rodrigo

    Mais graca a deus, temo a AZUL, tomara que ela continua a crescer ( pois ira comecar a operar em juiz de fora) tambem que eh interior de MG.

    Tomara que a }AZUL tome conta do mercado, ou que fique paralela com a tam e gol

  • Rafael Mesquita

    Absurdo que varias pessoas compraram trechos como se fosse operacao conjunta com a tam e o trechos nao existem mais. E eles nem ligam para avisar

  • Como um cidadão que não pode fazer nada para mudar isso, resta ápenas dizer: ABSUUUURDO!!!! 🙁

  • Jonathan

    Caramba…. Fui para Araçatuba no final do mes passado pela Pantanal e hoje estava procurando voos para Araçatuba novamente e nao encontrei pela Pantanal….. que pena isso aconteceu… poderiam operar com o nome TAM e continuar fazendo esses trechos… sera porque nao fizeram isso???

  • Oscar Luiz

    Desculpa Jonathan, mas não posso concordar contigo. A TAM é privada, mas opera uma concessão federal. Ela tem sim que focar o lucro, mas tem que operar rotas que não dão lucro. E depois, eu duvido que essas rotas não dessem lucro – o que acontece é que a TAM virou um elefante operacional e não consegue ser eficiente em pequenas operações, é isso.

  • Virgínia RJ

    Amo cada vez mais este site! Obrigada por passar estas informações sobre a companhia aéra Pantanal. Não vi nada sobre este assunto em nenhuma outra mídia.

  • Arthur

    Não entendi, se vc gosta da Azul, por que então "teme a Azul"?

  • anderson

    Fico triste em saber desta noticia, e nossa regiao esta sendo prejudicada mais ainda (Centro-Oeste), Campo Grande, Cuiabá… há poucas promoções mesmo, ainda mais se a TAM tomar conta da Trip, Dourados(ms) talvez saia da rota de aviões, pois a Trip é a unica que faz o trecho para esta cidade. Lamentável

  • Samuel Paiva Arantes

    Aqui em Ribeirao Preto , ela deixa de operar dois voos diarios para Guarulhos com ATR e os mesmos serão substituidos por Airbus A-319 e os horarios para GRU serão ajustados e um voo segue para o Galeão. e continua com 5 voos diarios para CGH todos de Airbus , porem dois deles sob bandeira Pantanal.

  • Jonathan

    Se a TAM é obrigada por lei ou normas a operar determinadas rotas mesmo que não dê lucro, que o Ministério Público entre com uma ação cívil pública obrigando a empresa manter as rotas. Como disse o Leonardo, existe alguma outra coisa nesse meio que faz com que a TAM cancele seus voos e o governo faça cegas para isso. Ou não existe lei obrigando, ou como você disse a TAM não quer operacionalizar por não conseguir administrar isso, ou não dá lucro, ou a TAM tem birra com essas cidades menores. Enfim eu ainda acho que é uma pergunta simples que a empresa faz: vale a pena continuar operando ali (independente de motivo)? Não? Então cancele.

  • Michele

    Bom dia.

    Nossa, essa noticia realmente me deixou super triste.

    Sou de Araçatuba, e viajei pela primeira vez de avião para São Paulo, no começo desde ano.

    Adorei em saber que tinha uma linha aerea aqui, porque de onibus de Araçatuba para São Paulo é de quase oito horas, e de avião só uma.

    Não entendeo muito, mas será que isso é culpa da TAM, se for, lamentavél.

    Só pensam nas capitais, sendo que uma grande parte de nós do interior precisa constantemente ir para capital.

    Espero que deixam pelo menos a Trip, porque senão, darei um GRANDE PARABÉNS para a TAM.

  • Jonathan

    Arthur deve ser "temos" do verbo TER ao invés de "temo" do verbo TEMER

    hehehe

  • José Wanderso

    A Tam fez igual a Gol, comprou uma companhia aérea quase na falencia, e disse que a empresa não iria sumir, e então começou a retirar a frota, e depois de um tempo a empresa sumiu.

  • Alexandre

    Agora é a GOL comprando a WEBJET.Pra onde vai esse país????

    A matéria segui abaixo:

    http://aeromagazine.uol.com.br/noticia/nova-aquis

    • Leonardo Marques

      Já postamos.

  • Vinicius

    BOMBA… pessoal do MD… acabei de ver no UOL que a GOL vai anunciar hoje a compra da WEBJET!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Leonardo Marques

      Nosso post tá no ar.

      • Vinicius

        hehehehe… pelo horário, escrevi 4 minutos antes do post… ou seja… vcs já estavam preparando a bomba!!!!

  • Lola

    Sem falar nos tripulantes Pantanal, que hoje estão todos desempregados. Depois de muitos anos lutando pela empresa, foram tratados com total desrespeito. Infelizmente, ISTO É BRASIL.

  • Sidnei

    kkkkk…

    Pareceu um simples erro de digitacao!

    "Mas gracas a Deus, TEM A AZUL…"

    Mas que ficou engracado, ficou…