Pantanal Linhas Aéreas deixa de fazer voos regionais

Leonardo Marques 7 · julho · 2011

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Nos últimos meses não postamos uma única notícia sobre a Pantanal. Nesse período ela lançou voos para vários novos destinos e nós não publicamos uma única notícia. Teria isso algum motivo especial? Sim, a Pantanal, empresa de voos regionais, não existe mais.

Como assim não existe? É isso mesmo: ela está aí apenas para parecer que não foi engolida pela TAM igualzinho ao caso GOL/Varig. A TAM/Pantanal anunciou que seus últimos 3 aviões que faziam rotas regionais não irão mais operar.

Em outras palavras, a Pantanal voa a partir de hoje nos mesmo trechos que a TAM, com os aviões da TAM e usa os espaços da TAM nos aeroportos. Ela não existe: é a Varig da TAM.

A TAM comprou a Pantanal apenas para ficar com seus slots (direitos de voos) em Congonhas e concentrar ainda mais os voos no aeroporto paulistano. O governo certamente sabia disso e deixou. Congonhas segue dominado por TAM e GOL e com meia dúzia de voos da Avianca. Depois você se pergunta porque voar para Congonhas é caro. Azul, Webjet, Passaredo e Trip não podem operar em Congonhas.

Com a notícia,  as cidades de Araçatuba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, em São Paulo, e Juiz de Fora e Uberaba, em Minas Gerais vão ficar sem as linhas da Pantanal. Assim como Marília, onde a Pantanal deixou de operar há algumas semanas e onde nasceu a TAM (era Táxi Aéreo Marília). Somente Bauru continuará com sua rota, operada com Airbus A319.

Sabe o que mais lamentamos nesta história toda? É que a Pantanal foi fundada em 1993 no Mato Grosso do Sul, para atender especialmente a região Centro-Oeste, que é muito extensa e onde a população sofre muito com a falta de opções aéreas. Basta dar uma olhada nos comentários aqui no Melhores Destinos, sobre a falta de promoções para capitais como Cuiabá, Campo Grande e Goiânia ou mesmo voos para importantes cidades do interior.

Agora, a TAM está prestes a adquirir parte da TRIP, a principal companhia regional do Brasil. Será que vamos ver uma reprise deste triste filme sem que as autoridades do setor tomem nenhuma atitude a respeito?

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Leonardo

    Só posso dizer que pena… infelizmente para operações de compra que não representem um aumento expressivo na concentração do mercado não é analisado pelo CADE =(

    E a ANAC, não sei porque, mas opinião pessoal, é igual a ANATEL, finge que existe fazendo estritamente o necessário, nada de melhorar nossas vidas.

    Toda essa "revolução" é só para a gente não passar vergonha lá fora, não interessa os nossos interesses, a opinião do brasileiro, a única preocupação no mercado aéreo no momento é não passar vergonha em 2 meses, um da copa e um das olimpíadas…

    Bem.. podia ser pior .. podia não existir uma Azul querendo explorar o mercado regional.

    • Marcelo

      O QUE ACONTECE NA VERDADE É O QUE JA ERA ESPERADO. A PANTANAL TINHA VARIOS PEDIDOS DE NOVOS HOTRANS (HORARIO DE NOVOS VÔOS) A ANAC. AGORA SE ENTRAREM NA PAGINA DA ANAC VERÃO QUE ELA PEDIU EXCLUSAO DE TODOS E REFEZ OS MESMOS PEDIDOS COMO TAM. NA VERDADE O QUE VAI SUMIR É A MARCA PANTANAL. MAS OS VOOS NAS GRANDES CIDADES COMO RIBEIRÃO E SAO JOSÉ DO RIO PRETO VAO CONTINUAR COM AIRBUS MAS COM BANDERA TAM. É TRISTE ESTA REALIDADE MAS INFELIZMENTE ERA O QUE TODOS ESPERAVAMOS. ISSO NÃO ESTA ACONTECENDO SO NO BRASIL MAS REALMENTE E MUITO TRISTE.

  • Excelente post, muito instrutivo sobre os reais interesses dos nossos empresários. Quando o governo não faz a sua parte, que é regular a sociedade, a população sempre sai prejudicada.

  • Ferbrasilia

    É verdade Léo, estou tão decepcionado quanto você com essa história. Lembra que comentamos a esse respeito, assim que a TAM comprou a Pantanal? Isso mostra que a TAM não está lá muito preocupada com o passageiro deseja, mas sim, com o lucro. Espero que a TAM não compre a Trip, senão veremos mais uma vez esse descaso com aquele que é razão da existência de qualquer empresa: O CLIENTE.

  • Pedro Zinn Hensel Nu

    Caros amigos:
    Existe alguma coisa que possamos fazer, seja um baixo assinado, petição, campanha ou qualquer coisa para manifestar-mos e quem sabe tentar democratizar essas decisões?

    no aguardo

  • Jonathan

    Olha eu compreendo o sentimentalismo que gira em torno disso, mas se tem algum culpado na história é o governo e não a TAM. A TAM é uma empresa privada que PRECISA dar lucro, senão ela fecha as portas. Se uma rota não me dá lucro por que continuaria a operá-la? Vocês acham que alguma cia aérea ama as pessoas, esse é o mundo capitalista. Como essas regiões poderiam então serem beneficiadas com rotas aéreas? Políticas Públicas específicas para essas regiões como imposto diferenciado para que a cia aérea tenha lucro colocando seus aviões em regiões como essas. Desculpe mas a TAM está simplesmente fazendo o papel que qualquer empresa privada inteligente faria, focando onde dá lucro. Se ela puder ter lucro voando para Bauru, acha que ela não o faria. Qual de vocês tendo uma empresa, teria como meta ter prejuízo?

    • Leonardo Marques

      Jonathan, eu concordo com você. A TAM é uma empresa, ela sabia que a Pantanal iria quebrar ou seria comprada por alguém. O que ela fez foi comprar para garantir que as vagas da Pantanal em Congonhas não iriam para um concorrente.
      Errado é o governo deixar isso. Eles poderiam, por exemplo, deixar a TAM comprar a Pantanal, mas restringir com slots de Congonhas.

      • Jonathan

        Sim exatamente, o governo deveria redistribuir os slots em Congonhas, pois geraria concorrência e preços baixos para nós consumidores.

    • Leonardo

      Mas existe incentivos de governos estaduais aos seus aeroportos regionais, um exemplo é o programa Voa Goiás que reduz drasticamente o preço do querosene, por exemplo, Caldas Novas (Goiás) recebe mais de 4 voos por dia nos fds, agora pergunta se alguma empresa quer operar comercialmente lá, são todos voos fretados.

      Existem programas assim no norte e em Minas que eu sei. Há mais coisas aí atrás do que simplesmente falta de oportunidade de gerar lucro.

  • Igor

    Sorte de Bauru que comporta o AirBus ou não!

    Pois a maior sorte está chegando nos outros destinos abandonados pela Pantanal… Azul.. era certo que ela iria engolir a Pantanal!

    Será que a TAM previu isso e desistiu de investir nas rotas regionais ?

  • Artulino

    A mesma história de sempre.

    Próximo passo é tirar o sitio http://www.voepantanal.com.br do ar e os bilhetes da 'pantanal', serem adquiridos por outro sitio conhecido, http://www.tam.com.br.

  • Rafael Tofaneli

    Em Presidente Prudente a TAM tirou a Pantanal em uma semana e na outra já colocou a TRIP nos mesmos horários e nas mesmas rotas (Marília – Guarulhos)

  • Alex

    É lamentável mas os grandes não querem pequenos na concorrência mesmo que tenham que se unir EX.: Pão de açúcar/Carrefour/Casas Bahia/Extra.

  • Vejam só! Isso tah parecendo um mal pressagio. O que será que vai acontecer com a compra dissimulada da Tam pela Lan?

  • Fernando

    Realmente muito triste o ocorrido. Eu só não entendo se a Pantanal foi vendida a TAM por endividamento ou por algum outro empecilho? No Brasil não há incentivos para as pequenas empresas competirem de igual para igual. Somente as gigantes conseguem, pois tem muitos recursos e podem baixar a níveis MUITO baixos os seus custos operacionais.

    Diante disso uma empresa que se lança no mercado se não tiver muitos recursos pode ser facilmente e engolida por uma gigante. As gigantes podem operar rotas ate tendo prejuízo só para poder competir e ate forçar uma futura quebra da outra ou mas adiante a compra da mesma.

    E um mercado extremamente violento.

  • rodrigo

    Mais graca a deus, temo a AZUL, tomara que ela continua a crescer ( pois ira comecar a operar em juiz de fora) tambem que eh interior de MG.

    Tomara que a }AZUL tome conta do mercado, ou que fique paralela com a tam e gol

  • Rafael Mesquita

    Absurdo que varias pessoas compraram trechos como se fosse operacao conjunta com a tam e o trechos nao existem mais. E eles nem ligam para avisar

  • Como um cidadão que não pode fazer nada para mudar isso, resta ápenas dizer: ABSUUUURDO!!!! 🙁

  • Jonathan

    Caramba…. Fui para Araçatuba no final do mes passado pela Pantanal e hoje estava procurando voos para Araçatuba novamente e nao encontrei pela Pantanal….. que pena isso aconteceu… poderiam operar com o nome TAM e continuar fazendo esses trechos… sera porque nao fizeram isso???

  • Oscar Luiz

    Desculpa Jonathan, mas não posso concordar contigo. A TAM é privada, mas opera uma concessão federal. Ela tem sim que focar o lucro, mas tem que operar rotas que não dão lucro. E depois, eu duvido que essas rotas não dessem lucro – o que acontece é que a TAM virou um elefante operacional e não consegue ser eficiente em pequenas operações, é isso.

  • Virgínia RJ

    Amo cada vez mais este site! Obrigada por passar estas informações sobre a companhia aéra Pantanal. Não vi nada sobre este assunto em nenhuma outra mídia.

  • Arthur

    Não entendi, se vc gosta da Azul, por que então "teme a Azul"?

  • anderson

    Fico triste em saber desta noticia, e nossa regiao esta sendo prejudicada mais ainda (Centro-Oeste), Campo Grande, Cuiabá… há poucas promoções mesmo, ainda mais se a TAM tomar conta da Trip, Dourados(ms) talvez saia da rota de aviões, pois a Trip é a unica que faz o trecho para esta cidade. Lamentável

  • Samuel Paiva Arantes

    Aqui em Ribeirao Preto , ela deixa de operar dois voos diarios para Guarulhos com ATR e os mesmos serão substituidos por Airbus A-319 e os horarios para GRU serão ajustados e um voo segue para o Galeão. e continua com 5 voos diarios para CGH todos de Airbus , porem dois deles sob bandeira Pantanal.

  • Jonathan

    Se a TAM é obrigada por lei ou normas a operar determinadas rotas mesmo que não dê lucro, que o Ministério Público entre com uma ação cívil pública obrigando a empresa manter as rotas. Como disse o Leonardo, existe alguma outra coisa nesse meio que faz com que a TAM cancele seus voos e o governo faça cegas para isso. Ou não existe lei obrigando, ou como você disse a TAM não quer operacionalizar por não conseguir administrar isso, ou não dá lucro, ou a TAM tem birra com essas cidades menores. Enfim eu ainda acho que é uma pergunta simples que a empresa faz: vale a pena continuar operando ali (independente de motivo)? Não? Então cancele.

  • Michele

    Bom dia.

    Nossa, essa noticia realmente me deixou super triste.

    Sou de Araçatuba, e viajei pela primeira vez de avião para São Paulo, no começo desde ano.

    Adorei em saber que tinha uma linha aerea aqui, porque de onibus de Araçatuba para São Paulo é de quase oito horas, e de avião só uma.

    Não entendeo muito, mas será que isso é culpa da TAM, se for, lamentavél.

    Só pensam nas capitais, sendo que uma grande parte de nós do interior precisa constantemente ir para capital.

    Espero que deixam pelo menos a Trip, porque senão, darei um GRANDE PARABÉNS para a TAM.

  • Jonathan

    Arthur deve ser "temos" do verbo TER ao invés de "temo" do verbo TEMER

    hehehe

  • José Wanderso

    A Tam fez igual a Gol, comprou uma companhia aérea quase na falencia, e disse que a empresa não iria sumir, e então começou a retirar a frota, e depois de um tempo a empresa sumiu.

  • Alexandre

    Agora é a GOL comprando a WEBJET.Pra onde vai esse país????

    A matéria segui abaixo:

    http://aeromagazine.uol.com.br/noticia/nova-aquis

    • Leonardo Marques

      Já postamos.

  • Vinicius

    BOMBA… pessoal do MD… acabei de ver no UOL que a GOL vai anunciar hoje a compra da WEBJET!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Leonardo Marques

      Nosso post tá no ar.

      • Vinicius

        hehehehe… pelo horário, escrevi 4 minutos antes do post… ou seja… vcs já estavam preparando a bomba!!!!

  • Lola

    Sem falar nos tripulantes Pantanal, que hoje estão todos desempregados. Depois de muitos anos lutando pela empresa, foram tratados com total desrespeito. Infelizmente, ISTO É BRASIL.

  • Sidnei

    kkkkk…

    Pareceu um simples erro de digitacao!

    "Mas gracas a Deus, TEM A AZUL…"

    Mas que ficou engracado, ficou…