Aeroporto Viracopos será devolvido ao governo federal para nova licitação

Bruna Scirea 28 · julho · 2017

Em medida inédita, acionistas da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A (ABV) autorizaram nesta sexta-feira o início do processo de devolução da concessão do Aeroporto Internacional de Viracopos ao governo federal. As informações são do portal InfoMoney.

A decisão da concessionária de devolver o Aeroporto de Viracopos para relicitação vem em meio ao cenário de crise econômica. De acordo com a ABV, a movimentação de passageiros registrada no Viracopos em 2016 foi de apenas 52% da projeção inicial. A movimentação de cargas também foi de somente 40% do esperado. A isso, soma-se o fato de que as duas empresas brasileiras que fazem parte da concessionária recentemente entraram com pedido de recuperação judicial.

“O processo amigável de relicitação busca garantir a adequada continuidade da prestação de serviços aos usuários”, informou a administradora em nota, que foi publicada no site do aeroportoEste é o primeiro caso de um aeroporto introduzir o mecanismo de “devolução” amigável ao governo como alternativa para concessões que passam por problemas administrativos.

Com a medida, a concessionária espera que o governo federal e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) coordenem uma nova licitação do terminal, processo que pode levar 24 meses. A ABV continuará na gestão do terminal até que a nova concorrência chegue ao fim.

Autor

Bruna Scirea - Editora
  • Em breve o aeroporto de Natal também terá compensações financeiras pela expectativa gerada e não alcançada.

  • Fábio

    A classe média não foi às ruas pra tirar os pobres dos restaurantes, universidades, shoppings e aeroportos? Sim, porque definitivamente aquilo não foi por causa de corrupção (se fosse, hoje tinha o triplo de gente nas ruas). Agora os ricos, empresários, donos dos meios de produção, comércio etc.., e também os verde-amarelos da Paulista, que aguentem e segurem a onda sem a classe “C”. Nada de reclamar.

    • Saíram não por causa dos verde e amarelo. Saíram por causa do descontrole orçamentário, estouro de inflação, explosão da conta de luz, medidas econômicas inconsequentes que causaram mais de 13 milhões de desempregados.

      Graças aos 13 anos do governo anterior (o pior da história do País) junto ao atual (equipe econômica se salva e olhe lá), tirou a classe “C” dos aeroportos e de vários lugares. Foi o famoso vôo de galinha.

      • Andre Nkt

        Então os últimos 13 anos foram os piores da sua vida ? E de todos os amigos e parentes que você conhece ?

        • Tenho 30 anos. E te digo que foram sim. Não adianta jantar em restaurantes caros, se estou usando o limite do cheque especial. Uma hora a conta chega.

          A sensação é boa no início, mas depois só vem tristeza.

          Acho que os 13 milhões de desempregados podem falar isso para você.

          • André NKT

            Estranho que em 2002 existiam 170 milhões de habitantes no Brasil e 12 milhões de desempregados, após os 13 anos citados foram 205 milhões de habitantes e 13 milhões de desempregados, sem
            poder esquecer que em 2008 foi o menor índice da história com 4,7 milhões de desempregados. Sendo bem simplista nos cálculos Vc acredita que todos esses 13 milhões (HJ 14 milhões) foram realmente provocados pelo governo anterior iguinorando os números antes dele ? A intenção não e defender e nem acusar qualquer governo que seja e sim debatermos fatos sem partidarismo.

          • Só para constar. 13 milhões é o que anunciam. Você sabe que quem parou de procurar e quem recebe bolsa família ou algum benefício do governo, não é considerado desempregado.

          • André NKT

            Quando a pessoa se declara por exemplo dona de casa não entra na estatística de desempregos e tal como você diz parou de procurar, tens razão, e um dos benefícios do governos mais utilizado é o bolsa família com 13,9 milhões de pessoas cadastradas, com o aumento da população em 35 milhões de habitantes em 13 anos, Vc Ainda acha Justo iguinorar os 12 milhões de desempregados em 2002 ? Isentando por completo o governo de FHC ? Com o Brasil no mapa da fome, saindo somente em 2011.

          • Não ignoro. Porém o bolsa família não foi criação do PT. Fizeram só a junção dos programas de FHC.

            Não esqueçamos que Fernando Henrique veio após um período crítico do País no pós impeachment do Collor. Soma-se isso ao fato de ser tão ruim quanto Lula e Dilma. Mais de 20 anos de esquerda e pensamentos bolcheviques, quebraram o País.

          • André NKT

            Mas que falou de PT aqui ? Usei de forma “NEGATIVA” um dado que voce citou como bolsa família na soma dos cálculos para desemprego, indo no somativo contra meu argumento pra mostrar que mesmo assim não é tudo culpa de um governo só.
            Sem esquecer que o terreno foi preparado pelo próprio FHC como ministro que reduziu o trauma pós RENÚNCIA de Collor (também estou concordando com Vc).
            Na verdade acredito que o mal do Brasil é o brasileiro, nós precisamos melhorar muito, não conseguimos nos unir em questão básica que seja a favor do povo. Parece que o povo não sabe que é Povo, e assim caminhamos a passos largos para o retrocesso.

          • Nisso, concordo contigo.

          • Matheus Dilon

            Ainda não deu pra perceber que toda a política feita pelo PT não adiantou de nada?!

            Que todo o “avanço social” se perdeu por conta de medidas temporárias e mal planejadas?!

            TODOS os avanços conquistados durante a gestão Petista foram medidas que funcionavam no CURTO PRAZO, medidas eleitoreiras! Qual o resultado disso? No final do governo Dilma tudo já havia se perdido!

            Ao menos o FHC fez o Real se estabilizar e a inflação encolher de 1200%a.a. para 12%a.a.

          • André NKT

            Quero saber se viveu pior ou melhor nos últimos anos ? Sem esquecer que com o real TODOS os impostos subiram 5%, acredito que todos lutamos por impostos justos e o mínimo necessário para fazer o que tem que ser feito com eficiência, coisa que não vemos… Não defendo governo A ou B, defendo certo como certo e errado como errado, muitos erros foram feitos e devem ser corrigidos porém existiu muito acertos que estão sendo iguinorados…

          • Matheus Dilon

            O que você prefere?

            1) Crescer pequeno mas constantemente

            2) Crescer muito e depois decrescer o bastante pra voltar pior do que começou?

            Todo ganho obtido no governo do PT já DESAPARECEU! É isso que acontece quando cresce sem base…

            Impostos? A Dilma não aumentou?
            Diretos trabalhistas? “Nem que a vaca tussa”, lembra?

            Tá na hora de apoiar governos que criem base para um crescimento sustentável, não importando quem ou de que partido venha!

      • cobaltobr

        Qual era o rombo com a Dilma? Qual está sendo agora com Temer que você parece ter ajudado a colocar?
        Epocá de 03/16, deficit de 96 bilhões. Com o Temer 170 bilhões.
        Desemprego de 10 para 13%.

        • Não ajudei. Ele entrou automaticamente pois era vice da heroína dos mortadelas.

          E é óbvio, ele como presidente é péssimo. Porém, tem uma boa equipe econômica que transmite confiança. Agora é óbvio, dados maquiados, quando sai a realidade, só tende a piorar mesmo.

          Não tenho político de estimação, por mim, poderiam ir todos presos. O cachaceiro, a saudadora da mandioca, o vampiro, o pozinho. Por mim, pode ir todo mundo.

        • Matheus Dilon

          É muito engraçado!

          O cara chega na gestão, o desemprego JÁ ESTAVA CAINDO E MUITO e os novos 3% é culpa da gestão dele né? kkkkk

          Você que gosta de números já pesquisou a quantos anda a SELIC (taxa básica de juros) e a inflação (IPCA)?! Não né?

    • Marcelo kidnapalonga

      Pare de falar besteira nunca fomos para a rua para tirar nada do pobre, você não passa de um ignorante politico, vai se informar para não falar tanta bobagem. Passa na fila da mortadela e pegue o seu pagamento do dia. Esse papo já deu.

    • Emmanuel Kalispera

      Fábio, meus parabéns! Excelentes observações. O golpe deu ruim para todo mundo. Poucos vão enxergar e outros poucos vão admitir. PS: Votei no Aécio e me arrependo amargamente.

      • Andre Nkt

        Todos estamos no mesmo barco, por isso é necessário a união do povo para um País que seja melhor para o povo, difícil é o povo saber que é Povo, pois se soubessem estaríamos todos nós os 90% da população que divide a menor fatia da pizza nas ruas…

      • Carlos Junior Galarce

        Também votei no Aécim, me arrependi, mas pior ainda…não votei no Temer!

        • Emmanuel Kalispera

          Então, você já pode fazer uma tatuagem no braço com o nome do Presidente auhsasuhsah

    • cobaltobr

      Esse posso foi para a rua por corrupção da esquerda, já a da direita ocorre na cara deles todos os dia e acham bonito.
      Agora está os piores dos piores fazendo falcatrua na frente de todo mundo e não tem ninguém protestando.

      • Matheus Dilon

        Enquanto a direita vai pra rua de verde e amarelo sem figuração partidária, a esquerda de merda vai patrocinada: PT, PSOL, MST, e por aí vai!

  • LuRodamilans

    Quem tem interesses de embarcar ou desembarcar em Campinas? Não dão nenhuma vantagem, a Azul que prometeu chegar no Brasil com tarifas competitivas, baixas e querendo “carregar” todo mundo… Hoje, a Azul, que é quem tem maior números de voos naquele aquele aeroporto, oferece o que a seus clientes? Preços altos, horários ruins e a única vantagenzinha é ainda aquele traslado desde de alguns pontos de São Paulo em horários restritos e poucas opções. Enquanto as demais empresas tem isso oferece. Realmente, não era de se esperar esse número baixo de passageiros em Viracopos.

  • Marco Carvalho

    talvez pq a passagem para viracopos seja uns 30 a 40% mais cara q ir para guarulhos e congonhas? e ainda tenha o incomodo de ter que enfrentar busão até SP?

    • Andre S

      Sem contar no absurdo das passagens praticadas pela azul que lidera por lá.

  • Jessé Pereira Falcão

    Se todas as companhias oferecessem mais transporte de ônibus de um aeroporto para outro (Congonhas/guarulhos/viracopos).
    Ainda que as companhias cobrassem um valor módico para fazer o trajeto porque olha, é complicado você descer em Viracopos/Guarulhos e ter que se deslocar por mais 80/100 km para chegar em São Paulo. Ou então, a própria empresa que administra o aeroporto fazer trajeto para a linha mais próxima do metrô de São Paulo.

    • Raoni Fonseca Duarte

      Na verdade, o ideal mesmo seria ter um trem que ligasse Campinas/Viracopos até São Paulo, garantindo um deslocamento rápido para quem depende ter acesso ao aeroporto; do contrário vai ser difícil Viracopos vingar como opção concreta a Guarulhos e Congonhas… mas, isso é sonhar demais em um futuro próximo…

    • Márcio Sampaio

      A única com justificativa para bancar o ônibus é a Azul, já que Viracopos sempre foi seu hub principal. Por que as outras cias, com hub em Guarulhos, ofereceriam semelhante serviço em Viracopos se para eles é um aeroporto secundário? Não tem lógica, fora que em alguns casos já oferecem serviço entre Congonhas e Guarulhos.

      A verdade é que tentaram (e conseguiram) vender Viracopos como alternativa a Guarulhos e não é bem assim. São aeroportos complementares, não concorrentes. A concessionária pagou um valor absurdo acreditando na estimativa de movimento, não levando em consideração que Guarulhos também estava sendo licitado e, por isso, passaria por melhorias (vide seu terminal 3, por exemplo).

  • Márcio Sampaio

    A situação pode ficar ainda pior pois também há a possibilidade da Azul migrar, aos poucos, suas operações para o Galeão. A empresa que adquiriu a parte da Odebrecht na concessionária rioGaleão é a HNA, que é a controladora da Hainan Airlines e esta possui participação acionária na Azul.

    • Guilherme Ricca

      Seria ótimo para os cariocas termos um hub aqui.

  • Gilberto

    Sempre achei fantasiosa essa historia que Viracopos se tornaria um dos maiores aeroportos do pais, com volume de passageiros chegando ao de Cumbica quanto a voos internacionais, segundo as projecoes iniciais. Essa projecao sempre me pareceu equivocada e sem o menor cabimento, embora o interior paulista tenha riqueza e potencial de crescimento. E tem outra: pra ser aeroporto alternativo pra Grande Sao Paulo, deveria haver uma facilidade de mobilidade adequada pra percorrer a distancia da capital e nao ha, somente os onibus da Azul e olhe la, que dispoe apenas de voos para a Florida e Portugal, eh muito pouco. Pra mim, Viracopos ficara mais ocioso ainda que o Galeao para voos internacionais e este ultimo nao da pra entender, porque eh o cartao postal do pais e ao contrario de Sao Paulo, ha contrafluxo significativo, ou seja, de turistas vindo do exterior para la.