Comprar passagem com muita antecedência pode ser roubada!

Leonardo Marques 4 · janeiro · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Quem acompanha o Melhores Destinos há mais tempo já deve estar cansado de ler aqui que não recomendamos comprar passagens com muita antecedência, a menos que surja uma ótima promoção, claro! Voltamos a este assunto mais uma vez porque muitos leitores estão indignados com as remarcações que as companhias aéreas fizeram de seus voos recentemente.

Nas últimas semanas temos recebido muitas reclamações de leitores que compraram passagens há meses, se programaram e agora receberam da empresa aérea a terrível notícia de que seu voo foi cancelado ou alterado. De última hora a pessoa vê-se obrigada a viajar em um voo bem mais demorado, alterar reservas de hotel, passeios e transfers.

É preciso esclarecer que  isso não acontece apenas por má fé ou descaso das companhias aéreas. A TAM se juntou à LAN e por isso está fazendo e fará ajustes na sua malha para permitir uma integração maior dos voos. A GOL comprou a Webjet e está fazendo mesmo. Trip e Azul também passam pelo mesmo processo.

Se a Webjet tinha um voo direto em um trecho que a GOL não voava e o voo da Webjet não existe mais o que a GOL pode fazer? Te alocar em um voo com conexão, te dar o dinheiro de volta ou colocar você em outra companhia aérea. Mas isso vai resolver? Pode ser que sim e pode ser que não. Às vezes você ia para algum compromisso e agora não será possível chegar mais a tempo. O mesmo vai acontecer com as outras companhias, a Trip tinha voos de alguns cidades para Guarulhos e agora esses voos irão para Campinas.

O mundo aéreo é muito dinâmico e há sempre voos sendo mudados e cancelados. O contrário também ocorre: você compra meses antes passagens com um horário péssimo ou conexões demoradas e dois meses antes da sua viagem a companhia aérea lança um novo voo que seria muito melhor para você.

Nada disso é novidade, desde 2008 a gente comenta sobre isso aqui no Melhores Destinos. Mas para as companhias é interessante lotar os voos cedo, com uma tarifa média mais alta, sem fazer promoções e muitos passageiros caem nessa armadilha. Por mais que reclamem e corram atrás dos seus direitos, o fato é que terão muita dor de cabeça e talvez a solução seja pegar o dinheiro de volta e ficar em casa.

Então o certo é comprar passagens de última hora? Claro que não! Mas você não precisa comprar também com tanta antecedência. Veja nesse post  de 2012 qual é a hora certa de comprar passagens aéreas e nesse outro de 2010 veja porque comprar passagens aéreas com muita antecedência não é tão bom quanto você acha.

Seguindo essas regras simples as chances de ter o voo cancelado ou alterado continuam a existir, mas diminuem consideravelmente. E, de quebra, você aumenta muito as chances de conseguir aproveitar alguma promoção e pagar muito mais barato em sua viagem. Afinal, é esse o motivo de existir do Melhores Destinos: permitir que você viaje mais e melhor pagando menos!

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos