Azul confirma compra da Trip e passará a ter 837 voos para 96 cidades brasileiras

Denis Carvalho 28 · maio · 2012

A Azul e a Trip confirmaram hoje a assinatura de um “acordo de associação” entre as duas empresas. Com o acordo, foi criada uma nova holding controladora, a Azul Trip S.A., que terá como presidente do Conselho de Administração David Neeleman. Com o objetivo de coordenar a integração das duas aéreas, haverá na holding um comitê, presidido por José Mario Caprioli. Na prática, a Trip vai deixar de existir e a Azul passará a ter 15% do mercado, com  837 voos diários – 29% de todas as decolagens realizadas a cada dia no Brasil. As companhias esperam ainda reduzir a diferença para GOL e TAM e faturar R$ 4,2 bilhões ainda neste ano.

A fusão terá de ser aprovada pela Anac e pelo Cade. Caso receba o aval do governo, a nova empresa terá uma frota de 112 aeronaves – 62 jatos Embraer e 50 turboélices ATR e e 316 rotas – , e a maior malha aérea brasileira, atendendo a 96 cidades. O grupo de funcionários chega a 8.700 pessoas.

Durante o anúncio do acordo, Neeleman afirmou que o “namoro” entre Azul e Trip já dura mais de dois meses. Somente nas duas últimas semanas, contudo, que o relacionamento foi intensificado, aponta o executivo. O fundador da Azul salientou o potencial da união, destacando que as duas companhias são fortes no ramo de aviação regional – que, grosso modo, usa aeronaves menores e atende também aeroportos de menor porte pelo interior do país – e possuem frotas similares. “Agora podemos fazer coisas que não poderíamos sem eles e eles sem nós. Temos rotas complementares”, comemorou. “Queremos alinhar baixo custo com alto serviço. E vamos focar em regiões de menor capilaridade, destinos mais regionais”, destacou Caprioli.

O presidente da Trip admitiu, no entanto, que existe um problema a ser equacionado: as rotas sobrepostas. “Temos um overlap, ou seja, uma sobreposição em 15% das 96 rotas. Nao é muito. E não é preocupante”, declarou. “Vamos fazer um trabalho qualificado e técnico sobre a fusão”, acrescentou Caprioli.

Os empresários deram, no entanto, algumas pistas de destinos nos quais estão de olho. “Nordeste, Sul e Minas Gerais estão se destacando em demanda, como, por exemplo, Caxias do Sul, Cascavel, Macaé, entre outros”, disse Janot.

TAM

Os executivos da explicaram que a TAM possuía uma opção de compra das ações de Trip, mas que o negócio não evoluiu. “Houve possibilidade de subscrição, mas, desde janeiro, a TAM não tem mais exclusividade de negociação com a Trip”, ressaltou Renan Chieppe. Há uma semana, a Trip Participações, das famílias Caprioli e Chieppe, concluiu a recompra das ações da empresa que pertenciam à australiana Skywest, que deixou de fazer parte do grupo.

No tocante ao acordo de compartilhamento de assentos que atualmente a companhia mantém com a maior companhia aérea brasileira, eles serão mantidos. “Vamos manter todos os nossos acordos até que uma avaliação apurada seja feita”, disse o presidente da Trip.

 

A Azul Trip em números:

Funcionários: 8.700
Participação no mercado: 15%
Destinos: 96 dentre as 108 cidades que contam com serviços aéreos regulares no Brasil
Voos diários: 837
Rotas: 316
FROTA
112 aeronaves, sendo 62 jatos e 50 turboélices:
32 jatos Embraer 195 (118 assentos);
21 jatos Embraer 190(106/110 assentos);
9 jatos Embraer 175(86 assentos);
12 turboélices ATR 72-600 (68/70 assentos);
15turboélices ATR 72-500(68 assentos);
6turboélices ATR 72-200 (68 assentos);
9turboélices ATR 42-500(48 assentos);
8turboélices ATR 42-300(48 assentos).
Hubs: Campinas, Belo Horizonte (Conns), Belo Horizonte (Pampulha), Cuiabá, Curitiba, Guarulhos,
Manaus, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro.

Com informações da Azul e da revista Veja 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Agora a Azul vai poder sair de congonhas e guarulhos?

    Essa é a única falha da empresa. Seria um grande adianto não ter que ir para campinas.

    • Thiago Castro

      Concordo contigo. Só voei de Azul até hoje por causa disso.

      • Thiago Castro

        * só NÃO voei de Azul até hoje por causa disso (Sair de Campinas).

    • Pedro H

      De congonhas ela ja sai.

      um voo aos sabados para campinas hehehehehe

      congonhas está superlotado. Quando uma cia nao tem bons indices do pontualidade e tem muitos cancelamentos na rota, a ANAC soretia esse "SLOT". Não há slots disponíveis atualmente par dia de semana.

      A TAM quando comprou a Pantanal que conseguiu herdar os SLOTS dela de quebra. A trip não tem slots em congonhas, ou seja, nada muda….

      • Thiago Castro

        Já por duas vezes nos últimos meses a ANAC sorteou slots em Congonhas. Ficou tudo pra Tam, Gol e Avianca???? A Azul/Trip não conseguiram nada ou não quiseram???

        • Pedro H

          eram SLOTS de fim de semana!

          desde que começou esse sistema só teve um sorteio que tive slots de dia de semana.

          A NHT ganhou alguns, e fazia para curitiba num LET para 19 passageiros, que parece uma Kombi voadora. Agora acho que usa esse slot para campinas.

  • Tomas

    Por um lado é bom, pois vai competir com o monopólio da GOL e TAM.

    Espero q o preço da tarifa não fique igual os da AZUL, pq ela diz q é low-cost, mas tá mais p high-cost!!

    • Eduardo

      Low cost, High Fare!!!

    • Guilherme

      Entre a Gol e a Tam não é monopolio… MONO significa 1…

    • Renan

      Só lamento, a trip também não faz la o tipo tão low cost assim…heheheheh

    • Dony

      A Azul só tem preços melhores pra viajar entre Sul e Sudeste. Entre as outras regiões o preço é muito maior, não há comparação.

  • Leonardo Ibiapina

    É só colocar o ‘overlap‘ para passar por Brasília!

  • Marcelo

    Não sei exatamente como vai competir com as duas grandes, visto que a Azul quase não oferece promoções. Trip idem. Cheguei a conseguir um bom preço com a Trip no ano passado, e nunca mais. Já com a Gol e Tam — graças ao MD! — sempre consigo muito bons preços.

    Restará à Azul competir no quesito qualidade, que tem outro foco de passageiros.

  • Mendonça J&ua

    E agora? Como vou fazer para ir à Fernando de Noronha com pontos da Multiplus? Vou ter que ir até Recife ou Natal e de lá comprar pela Azul/Trip ou pela GOL/Varig?

    • Leonardo Marques

      Oi Mendonça. não, você pode comprar da sua cidade até Fernando de Noronha pela GOL ou pela Azul. Só a TAM que não chegará mais lá 😉

      • Pedro H

        mas por multiplus não vai mais poder!

        • Leonardo Marques

          Não vai mesmo.

  • Thiago Castro

    Engraçado essa falha no comentário do cara. Macaé não está nem no Sul, nem no Nordeste e muito menos em Minas Gerais. hehe

    “Nordeste, Sul e Minas Gerais estão se destacando em demanda, como, por exemplo, Caxias do Sul, Cascavel, Macaé, entre outros”, disse Janot.

  • Daniel

    curitiba hub da azul trip ?

  • Marco

    Achei apenas que a taxa de "overlap" não condiz com a realidade…acho q a taxa é superior e é ruim pois haverá redução de voos, como por exemplo a rota CNF x VIX, onde atualmente temos 3 voos de cada uma das cias. Duvido que isso permanecerá….

  • Rodolpho Farias

    Uma excelente noticia. E mesmo com a fusão creio que haverá mais promoções, uma vez que, a Azul tem excelentes promoções e quer concorrer com as maiores.

    • Thiago Castro

      Só não sei ONDE que a Azul tem excelentes promoções!!!! Só se for em sonhos!!

  • anderson moraes

    vamos ver se agora as passagens para a cidade de vilhena baixam de preço ,pois como ta é uma vergonha

  • Fabio H

    Se na minha cidade (Araçatuba-SP) que tem a Trip e a Azul ja não rolava promoções para outros destinos que não seja São Paulo, fico imaginando agora depois desta fusão!

    • titobosco

      bom mesmo eh para o David. 😉

  • Desejo sucesso para a Nova Azul.

    Tem malha viária mais linda que essa no Brasil! A imagem já diz tudo =)

    • paulo

      tomara deus que a malha do amazonas, principalmente a que vai para o interior fique mantida , pois sera um desastre se esses voos sairem.Melhor viajar por 2h e 30 para tabatinga ou eirunepe do que 10 dias de " barco "

      • paulo

        em tempo.. a malha do amazonas não mude..

  • Roberto Taboa&ccedil

    Adeus concorrência…

  • Filipe Diego

    espero que a qualidade continue, mas que os preços dos voos da trip que a Azul vai absorver não aumentem, pois como nosso amigo aí de cima disse, as tarifas da Azul são bem salgadas mesmo!

  • A Azul vai acabar com a marca Trip e pelo jeito vai ser igual Tam/Pantanal e assim a Azul entra em GRU e sobre Congonhas a Trip não opera lá, já era pra Tam que tinha parceria com a Trip até pq Tam e Gol não ligam para aeroporto regional!!!! puxa quero ver daqui para frente como vai ser as coisas ou vc vai de Tam,Gol ou Avianca, bom pelo foi comprada por empresa de dentro do Brasil pior seria se fosse uma Lan chile ou Delta da vida!!!!!!

  • Camila Gomes

    Gosto mais dos preços da TAM.

  • Charles Henrique

    Sentirei falta do layout das aeronaves Trip. Pra mim, o mais bonito dentre todas as empresas brasileiras.

  • Feliciano Martins

    Muito interessante. E o mapa está ótimo nos fazendo entender o tamanho da nova empresa.

    Valeu MD!

  • Dony

    A Azul já poderia ter pensado num programa de milhas próprio, porque com esse preço de passagens não tem como ganhar fidelidade de cliente algum.

    • Leonardo Marques

      Ela tem o Tudo Azul.

  • Alexandre

    Assim como Azul outras cias poderiam ser criadas no Brasil visto que o governo aprova estas fusões.Lembram que quando a Azul começou suas operações como eram os preços!?Depois de algumas fusões de outras cias e menos compahias atuando, a Azul aumentou os preços ficando acima dos praticados pela TAM que tinha, até então, os preços mais salgados.Final das contas voltamos ao patamar de preços anterior.

  • Jonathan

    Que tal TRIPAZUL?

  • Rodrigo

    Alguém pode, por favor, me dizer por que a Azul Trim não investe mais em Brasília, que é, provavelmente, a cidade melhor localizada para ser um HUB?

  • JONATAS

    Moro em Macaé e sou obrigado a ir para o centro do Rio para viajar. Espero que agora eu possa partir direto de casa para o Sul ou Nordeste mesmo que seja com conexão. Claro, se os preços forem bons. Só para informação, o aeroporto de Macaé está em obra de ampliação da pista. Macaé tem uma demanda por voos devido a atividade petrolífera, espero que sobre alguns assentos , BARATOS, para nós os turistas.

  • RÔMULO AUGUSTO

    Em viagens programadas, ela possui uma das tarifas mais caras do mercado, mas se a viagem for de emergência, a melhor tarifa é da Azul.

  • Bruno Vieira

    A Azul não tem promoções? Não é bem por aí.

    Eu voei na terça de Carnaval de GIG para CNF por 59,90 + taxas. Comprei a passagem em janeiro. Ela não tem TANTA promoção quanto a GOL, por exemplo. Mas costuma fazer umas ofertas, sim.

  • Paulo

    A ANAC deveria ver a efetiva utilização dos horários. Por exemplo, a TAM oferece uns 10,12 horários CGH-CNF e sempre cancelam pelo menos um dos vôos do meio da tarde e remanejam o povo para outros voos, só avisando ao passageiro na hora do check-in. Se a TAM nunca usa todos os horários, deviam passar para frente.