Alitalia abre processo de falência, mas voos são mantidos

Bruna Scirea 2 · maio · 2017

O Conselho da Alitalia decidiu nesta terça-feira iniciar o processo de falência da companhia, mas os voos por enquanto não serão afetados. De acordo com a lei italiana, o governo assumirá as operações da companhia e caberá a ele decidir se a Alitalia continuará voando ou será fechada em definitivo. Segundo analistas, o mais provável é que a empresa seja mantida, apesar de ainda não ter conseguido dar lucro nesse século.

Enquanto o governo nomeia novos gestores emergenciais para a empresa, a administração terá de elaborar, no prazo de 180 dias, um novo plano de negócio para salvar a Alitalia.

A decisão de convocar um comissário do governo foi tomada após os trabalhadores da empresa terem rejeitado o plano de reestruturação proposto pela companhia, que implicava na demissão de 1.700 funcionários, além da redução dos salários.

“A assembleia de acionistas da Alitalia realizada hoje, registrou com profundo pesar o resultado do referendo entre os funcionários. O voto negativo determinou a incapacidade de implementar o relançamento e a reestruturação da empresa”, destacou a administração da empresa em nota divulgada nesta terça-feira.

Confira o comunicado enviado pela assessoria brasileira da companhia:

Ex-companhia aérea de bandeira, a Alitalia foi privatizada nas últimas décadas e é comandada atualmente pela holding Compagnia Aerea Italiana (CAI), que detém 51% de seu capital, e pela Etihad, que se tornou dona dos 49% restantes após injetar capital na companhia durante a crise entre 2013 e 2014.

Em 2008 a Air France-KML, esteve prestes a comprar a Alitalia , mas operação foi bloqueada pelo então primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

Dica do leitor Paulo Afonso Artal, com informações do Jornal Económico

Autor

Bruna Scirea - Editora
  • Rodrigo Motozeiros

    Putz. Estou com passagem comprada pro longínquo março de 2018 pra Madrid. Devo me preocupar?

    • Leandro Godinho

      Também estou com um belo cagaço. Tenho voos em julho e em janeiro. Acho que agora é ficar ligado, sem precisar se apavorar (ainda)…

    • Renato Matos

      Se fez com agencia de viagem tá tranquilo, se fez direto com a Alitalia aí eu me preocuparia.

    • Rodrigo Sciammarella

      O negócio é aguardar – se a empresa encerrar operações mesmo, provavelmente irá acomodar os passageiros em voos da SkyTeam ou reembolsar os passageiros. Eu não me preocuparia por agora, mas ficaria de olho nas noticias sobre Alitalia

    • Felipe Sousa

      Sim, deve.

      • Denise Delmanto Prado

        Minha é 11 de junho. Estou com tudo comprado na Grécia. Vamos rezar…rsrs

    • Rafael

      por essas e por outras que eu não gosto de comprar passagens tão antecipadas

      • Leandro Godinho

        Tb não gosto de comprar (com dinheiro) com tanta antecedência. Mas, no meu caso, foi com milhas Smiles. E a única forma de garantir o preço de 35000 milhas pra Europa e 50000 pra Ásia é comprando com muita antecedência. De qualquer forma, se eu me ferrar, foi merecido, hehehehe.

        • João

          Neste caso fique tranquilo Leandro. No pior dos casos você será reembolsado das milhas, caso o voo seja cancelado. Abraço!

          • Leandro Godinho

            Eu sei, João, e esse é exatamente meu maior medo, pq não vou conseguir passagem com preço bom em milhas mais pra lugar nenhum… Se isso acontecer, comprando com milhas ou dinheiro, lá se vão alguns milhares de reais pelo ralo com as novas passagens. 🙁 Abraço.

          • João

            Eu pediria para ser reacomodado em outra das parceiras do Smiles. Pra maioria das rotas tem solução. Abraço!

          • Leandro Godinho

            Blz, se der problema, eu tento isso. Alguém postou aqui que ligou para a Alitalia e disseram que até julho de 2018, pelo menos, não haverá problemas. Tomara! Obrigado e um abraço.

          • Mayra Prado

            Também aproveitei essa promo do smiles para março/2018. Confesso que to com medinho

  • Agold

    E quem tem milhas no Millemiglia? Por quanto será que conseguiremos emitir? Será que a Gol não vai barrar?

    • João

      Oi Agold, a Gol vai barrar o que? Se o que você queria escrever era “bancar” pode tirar o cavalinho da chuva. O Smiles não tem nada mais que uma parceria comercial com a Alitalia. Se ela falir, o Millemiglia vai junto.

      • Agold

        Barrar mesmo, no sentido de não aceitar emissão de passagens com milhas da Alitalia…

        • João

          Vamos lá: Alitalia tem o seu programa de fidelidade, o Millemiglia. Se você tem milhas lá o futuro delas depende do futuro da Alitalia. Se ela realmente deixar de existir, ela deixa de ser parceira do Smiles. Se você tiver um bilhete emitido com milhas do Smiles poderá pedir que eles te reacomodem no voo de outra parceira ou receba as milhas de volta. Ficou mais claro?

          • Tlars22

            Só esclarecendo … não é mais possivel emitir vôos GOL pelo Millemiglia.
            Liguei no call center e eles me confirmaram a informação. Esta descontinuado o resgate pelo Smiles, embora no site conste o oposto.

  • Renato Matos

    A inflexibilidade as vezes é a pior coisa, já aconteceu isso com a Pluna a empresa estava quebrando e os trabalhadores da empresa fizeram greve dando o tiro de misericórdia na empresa. Mas tem se que tomar com cuidado com essa sentença pq isso não significa que trabalhador tem que abrir as pernas de vez também para o patrão, ponderação é a palavra chave.
    Quanto as rotas da Alitalia em questão de tempo outras vão assumir a mesma, Ryanair e demais low costs as domesticas e a norwergian e Emirates as internacionais, inclusive a Emirates já faz FCO-NYC de A380. Alitália vai ficar pra história junto com Varig, Vasp, Panam, Continental e muitas outras.

    • Jorge

      A Continental NÃO faliu e nem parou de voar. Ela se fundiu com a UNIITED Arlines.TD nited.A companhia resultante da fusão adotou o nome UNITED e manteve os lemes das aeronaves com a pintura da Continental (um globo).

  • Deise Ramos

    Meu marido quer comprar passagens para Paris pela Alitalia, pra Outubro. Eu acho melhor não. O que vocês acham? Devemos arriscar ou seria melhor comprar com outra companhia?

    • Mônica

      Eu não faria isso.

    • Anna Ciulla

      Se não comprou ainda… fuja… se não vai ficar agoniada como nós com viagem marcada, tudo planejado sem saber no que vai dar! É só uma sugestão….

    • Bruno

      Deise, até então, a empresa não vai parar de voar. Terão ainda mais 180 dias de planejamento estratégico e tal. Sendo assim, outubro está nessa margem de 180 dias de reestruturação. Caso a diferença de preço seja considerável, eu não teria medo. E com certeza transferirão para alguma cia SkyTeam caso venham a parar de voar.

    • Rafael

      Eu não compraria. E eles com certeza vão responder que você pode comprar sem problema nenhum.

    • Paulo Afonso

      A TAP está com uma baita promoção prá Paris, porque Alitalia?

      • Deise Ramos

        Eu não vi essa promoção, vou dar uma procurada, mas pelo que tínhamos visto até agora, pela Alitalia ficava R$3000 a menos do que em qualquer outra companhia, pra dois adultos, uma criança e um bebê.

    • Deise Ramos

      Continuamos indecisos. Como estou saindo de Curitiba, pela TAP fica um pouco mais caro que pela Alitalia, e não tem nos dias que tínhamos programado. Talvez tenhamos que nos adaptar…
      Obrigada a todos.

  • Rodrigo

    Culpa dos trabalhadores, claro, já que os empresários incompetentes que levaram a companhia pra esse buraco não tem responsabilidade alguma.

  • Rafael

    não tenho a menor dúvida

  • Rafael

    Eu fiz uma viagem recentemente e, devido a alguns problemas causados por desorganização e falta de informação da alitalia, tive alguns prejuízos financeiros e certo stress. Já estava quase pronto para entrar na justiça e pedir uma indenização. Como proceder agora?

    • João

      Oi Rafael, nada mudou. Se você entende que foi prejudicado deve procurar seus direitos sem problema algum. Abraço!

      • Rafael

        mas então eu deveria correr antes que entre em falência de fato não? eu realmente não entendo muito dessas coisas

        • João

          Você corre este risco, mas não entrando você tem 100% de certeza que vai ficar no prejuízo. Abraço!

  • João

    Fique tranquila Anna, nada muda por enquanto. A cia está operando normalmente. Abraço e boa viagem!

    • Anna Ciulla

      Obrigada! Espero que dê tudo certo pra todos! 🙏🏻

      • Rafael

        vai tranquila. e aproveita aquela cozinha no fundo do avião onde fica todo mundo fazendo lanchinho e batendo papo como se fosse na cozinha da própria casa, adoro

        • Anna Ciulla

          Podexá!!!! Hahaha

  • Uiliam Zanotto

    beleza fera… então a partir de agora ngm mais tem emprego… melhor assim 😉

  • Juliano Almeida

    Os voos da Alitalia desapareceram do Smiles… não encontrei mais nenhum voo…

  • Luciana Cristina Leite Mateus

    Gente… acabei de cancelar uma compra que fiz com eles pelo cartão de crédito. O atendente da Alitalia me falou que eu tenho que aguardar de 15d a 60 dias para o reembolso acontecer no meu cartão de crédito. Estou morrendo de medo!!! Será que vou perder o meu dinheiro? A minha operadora de cartões disse que não pode fazer nada e que eu tenho que esperar o prazo que a Alitalia me pediu… será que é melhor desfazer o cancelamento e fazer a viagem mesmo?

    • Rafael

      uma vez tive problemas com uma compra no cartão de crédito e atendente do cartão me garantiu que se eu enviasse documentos para a operadora do cartão comprovando má fé da empresa o próprio cartão faria o estorno, independente da empresa autorizar ou não

  • João

    Por enquanto não afeta em nada as operações da Alitalia, seja aqui ou na Europa.

  • Rafael

    ah, “não posso fazer nada” deve ser resposta padrão deles. procure pela net… não te deram nenhum prazo?

  • Fabio

    A ideia nao eh ruim

  • Fernanda T Aoki Eduardo Mendes

    Anna, Estão em recuperação judicial, leia essa matéria em inglês do site one mile at a time, dá um panorama bem realista da situação explicando td em detalhes http://onemileatatime.boardingarea.com/2017/05/02/what-happens-to-your-ticket-if-alitalia-goes-out-of-business/

  • André Franco

    Até lá sobra sempre para o contribuinte salvar empresas.

  • Denise Delmanto Prado

    Estou com passagem para Atenas dia 11 de junho. O problema não é só não voar. E os hotéis pagos? E os voos e ferries comprados?? Que sinuca! Acho que por um período de 180 dias, tudo vai correr normal. Depois, só Deus sabe, né?
    Nada como uma viagem com emoção antecipada, não?? Sufoco!

  • Danielle Lima

    Socorro! Tenho um voo em maio e um em junho!

  • Eduardo Albino

    Coitada da Alitalia, não deu um lucro neste século !!!, que coisa, haja provolone.

  • Humberto Sousa Fontoura

    Tenho dois vouchers de 400 euros cada, só falta a empresa quebrar e eu perder esses vouchers.

  • ariel calvao

    Já nomearam os 3 indicados. O governo vai “ajudar” com 600 milhões para nao paralizar as operações!!! Fonte: https://www.google.com.br/amp/exame.abril.com.br/negocios/governo-italiano-emprestara-600-milhoes-de-euros-para-alitalia/amp/

    • Ricardo Sorroche

      Minha dúvida é se quando eu estiver viajando em junho ela declare falência mesmo. Vou ter que arcar em comprar outra passagem, ou eles encaixam você em outra companhia?

      • Marjorie Trute

        Também gostaria de saber.. Estou querendo muuuito comprar passagem p Paris para final de julho, vontando início de agosto. Sera qu arrisco? O valor está o menor do período todo de alta temporada e até as conexões estao melhores que das outras empresas.

  • Yuri Franzoni

    Considerando a qualidade do atendimento dos dois voos que tive ano passado, essa notícia não surpreende nem um pouco.

  • Leandro Boeing Vieira

    Meus pais, minha noiva e eu temos passagens compradas pela Alitalia de Paris a Roma no dia 26/05. Devemos nos preocupar? Quando poderemos ter uma resposta mais concreta se nosso voo continua vigente? Obrigado.

    • Ricardo Sorroche

      Eles têm 180 dias para mostrar o novo plano, podendo ser extendido por mais 90. Acho que não teremos problemas por enquanto.

  • André Luis

    Infelizmente mais um caso de uma empresa que deveria quebrar, mas vai ser salva com o dinheiro dos outros.
    Como sempre o estado estragando mais um mercado.

  • Paulo Afonso

    A empresa anteriormente era totalmente do governo italiano. Crise após crise conseguiram sócios até que o sócio Ethiad resolveu não mais colocar dinheiro novo. Deu no que deu. E, já estava começando a pensar em voar pela Alitalia num futuro próximo para as filhas conhecerem a localidade onde nasceu o bisavô.

  • Marcos

    Por enquanto fica tranquilo. E deixa um cartão de crédito preparado e com limite disponível para fazer uma compra em cima da hora, caso a dec emperre em resolver. Vai por mim. Essa agência é beeem conhecida por tirar da reta! Aí na volta você põe eles no pau, 100% de certeza que ganha.

  • Uiliam Zanotto

    Concordo contigo Thiago.. existe um contexto gigante atrás da quebra de uma empresa. Acontece que a Italia em si tem uma veia esquerdista que é muito dificil fazer qualquer mudança em qualquer área econômica do país. Nao seria diferente com a Alitalia.

    • Rodrigo

      Só falta chamar o Berlusconi de comunista agora… só rindo

    • Thiago Araujo

      Isso você tem razão, parte dessa malandragem do brasileiro acredito ser herança dos italianos rs

  • André Luis

    É uma empresa que gera prejuízos há muito tempo, entrou em falência de novo e não se adapta ao mercado, sempre recorre ao papai estado para ser salva.
    Isso distorce o mercado que deve agir naturalmente e com certeza essa empresa deve falir.

  • Clara Esperança

    Eu tenho viagem de ida em outubro com retorno em novembro/17…vou ficar acompanhando as notícias, pq meu receio é que digam que irão manter os voos e do nada parem as operações…
    Galera que viajar de Alitalia por agora poderia ir dando notícias…

  • Marjorie Trute

    E quanto a comprar de sites como Travelgenio, Expedia? Mais confiável? Será que a empresa me realocaria em outros voos? Isso caso meus voos sejam cancelados e tudo mais…

  • Ale Silva

    Tenho um voo para Bruxelas em 26/12.

    Guarulhos/ Milão – Latam (troca de aeroporto em Milão)
    Milão/ Bruxelas – Alitalia

    Se der algum problema, cancela tudo?