Como são os assentos GOL+Conforto, que oferecem mais espaço nos voos da ponte aérea

Denis Carvalho 11 · novembro · 2013

A GOL lançou hoje a GOL+Conforto, uma nova opção de poltronas que oferecem mais espaço e maior reclinação nos voos da Ponte Aérea de São Paulo (Congonhas) ao Rio de Janeiro (Santos Dumont). Com a nova configuração, os modelos Boeing 737-800NG passam a ter 177 assentos. As fileiras de 2 a 7 do lado direito e 3 a 7 do lado esquerdo, são identificadas como GOL+Conforto.

Para tornar a viagem mais agradável, as fileiras têm assento do meio bloqueado e a distância entre as fileiras passou de 30 para 34 polegadas (86,3cm). O encosto também aumentou em 50%.

foto 3

Como dissemos, o serviço começou hoje, mas aqui no Melhores Destinos você confere em primeira mão como ficou. Nosso leitor Leonardo Cassol experimentou o serviço e aprovou o espaço extra, que garante aos novos assentos o selo “A” na classificação de espaço da Anac.

foto 1

Para quem não está interessado em pagar a mais para desfrutar das novas poltronas, também há uma boa notícia: a distância aumentou de 30 para 31 polegadas (78,7cm) nas demais fileiras. As aeronaves com a nova configuração serão identificadas com o símbolo GOL+ na fuselagem.

foto 5

 

foto 4

E então, leitor? Gostou da novidade? Será que compensa pagar um pouco mais pelo conforto? A GOL está pronta para enfrentar a concorrência na Ponte Aérea? Deixe sua opinião nos comentários.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Patricia

    Acho um absurdo essa distância ridícula entre os assentos. Tenho 1,82m e minhas pernas ficam apertadas, principalmente se a cadeira da frente estiver reclinada! Não acho que vale a pena pagar, eles deveriam dar essa opção a quem solicitasse, como na Copa Airlines, que sentei na poltrona da saída de emergência e não paguei nada por isso.

    • Zacheu

      Eu também acho um absurdo se cobrar por isso. O que eles deveriam fazer era aumentar os espaços sem nenhum acréscimo.

      • Bruno

        Somente um extremo desconhecimento de regras básicas da economia pode levar a tal sugestão.

        Vamos lá: mais espaço = menos cadeiras no avião = maior custo por passageiro = passagem mais caras.

        É evidente que cobrarão mais por isso, sim! Não gosta? Voe por outra companhia, mais espaçosa… Ah, tá, mas você achou passagem mais barata na Gol, então vai por ela mesmo, e reclamará do espaço. Contraditório, não?

        Você, como consumidor, tem a opção. Pagar mais pelo conforto, ou passagens baratas com aperto. O que o consumidor precisa é de opção. Se dessem mais espaço para todos, todos teriam que pagar mais caro. Da forma que estão fazendo, quem quiser pagar mais, pode levar mais conforto.

        É tão óbvio, tão simples. Não consigo entender porque isso gera tanta polêmica. O que as cias aéreas fazem é se adaptar ao gosto do consumidor. A maior parte quer preço. Todo mundo olha o preço, como fator primordial, na hora de comprar.

        • Concordo totalmente com você, eu por exemplo, priorizo preço, para mim o que importa é estar barato e chegar.

          • Vale até a pena encarar um vôo da FAB gratuito sem pagar !

          • OPS ! corrigindo, gratuito sem conforto

        • Pippen

          Comentário excelente

        • Amigo, não seja tão alienado. As companhias aéreas fazem o que querem com o consumidor, e você vem me falar de "regras básicas de economia"? Daqui a pouco estarão cobrando não só pelo amendoim e pelo acento que caibam nossas pernas, como também para ir ao banheiro, lavar as mãos e dar uma olhadinha pela janela. E você achará isso normal, certamente. Esse é o mal de nós, consumidores, ACEITAR e achar NORMAL. Nunca vi babaquice maior que bloquear o assento do meio. Pior é que devem existir mesmo aqueles bacanas que têm alergia a gente, só pode.

        • Natalli

          Se quiserem cobrar, que façam isso no ato, Não na hora de realizar check in e a passagem já estiver vendida.
          Concordo que essas passagens sejam mais caras devido ao menor número de passageiros, mas uma vez que optei pelo menor preço, sei quais as condições do produto que comprei e não acho correto ser obrigada a pagar mais e levar um produto não solicitado na hora da compra.

    • João Luiz Datena

      É verdade! Acho que todos os assentos deveriam ser de emergência para que tivéssemos mais espaço….Francamente, o ideal seria no mínimo uma reclinação de 195 graus.

      • Marcos

        Acho que você não tem noção do que é 195 graus.

      • Jesus! Coitado do passageiro que reclinar a poltrona em 195 graus. E gostaria de ver as poltronas ejetando em uma emergência.

        Rolei de rir!

      • O que eu concordo é que deveria reclinar mais as poltronas,

      • mattos

        195˚ graus ….kkkkk… deve ser a posição de TRENDELEMBURG kkkkk

    • João

      Olá Patrícia, procure se informar, em congonhas existem companhias que te disponibilizam o espaço que vc escolher, são as empresas de taxi aéreos. Dê uma olhada, vc pode fretar um avião só pra você e pode até deitar….

    • A tia tem 1,82 e quer esticar as pernas … Eu com meus 1,73 achei muuuito confortável , comparável com a Avianca

  • Não vejo vantagem em pagar mais caro por um voo de meia hora. Isto seria bom para voos mais longos.

    • Mari

      Eu tbm não, ainda mais que eu tenho só 1,60, então eu consigo esticar as pernas na configuração normal da GOL hahahhahaha
      Mas sei lá, meu namorado que tem 1,87 gosta de ter espaço…..

      • Kew

        Problema é dele.

  • Fui a São Paulo nesse fim de semana e, ao antecipar meu voo pelo pelo celular, acabei sendo colocado num assento da fileira 2 sem custos adicionais! Fiquei bastante surpreso com o espaço, é significativamente maior e muito confortável. A aeronave também era nova, com o Sky Interior. Fico imaginando que com um sistema de entretenimento a Gol os voos seriam ainda melhores.

  • E a Avianca faz isso de graça na ponte aérea.

    A Sorte da Gol e TAM é que A avianca ainda não tem slots para usar direito na ponte e a AZUL ainda não entrou em CGH.

    Pq quando as 2 tiverem slots pra valer, a rota mais rentável do País vai fazer a tam e gol sofrer ainda mais.

    • Paulo Almeida

      Isso ae Newton. Qto mais concorrência melhor.

  • Concordo que eh absurdo as distancias dos assentos. Total falta de respeito. Nos voos longos, atentado a integridade fisica, pois pode causar problemas como trombose. Cobrar mais caro, chega a ser ofensivo, pois pessoas mais altas tem que submeter-se. Mesmo comprando a passagem com antecedencia, os assentos sempre estao marcados, o que acredito que deve ser para ser cobrado mais caro. Imoral!

  • Alma Passos de Melo

    Achei ótimo, conforto sempre sai caro portanto não reclamem!

    • Mari

      Concordo. Falam da Avianca e da Azul mas em 99% das vezes o preço da Gol é melhor, se você procurar direitinho!

      Fui num voo da Gol que mesmo pagando espaço extra, lanchinho e tal, mesmo assim saía mais barato que a concorrência.

  • Matheus

    Eu achei excelente a ideia da Gol. Dar a opção do passageiro escolher ou não uma assento com mais conforto,sem contar o fato da disponibilidade gratuita para clientes Diamante o que a Tam não oferece nem para quem é black.

  • Seria interessante fazer como a Avianca, que oferece mais espaço para todos.

  • Marcus

    Engraçado que me lembro de ter feito um voo nessas aeronaves com nova configuração e esses assentos no mês passado. Pensei que já estivessem vendendo antes. De qlqr jeito o maior espaço é muito bem-vindo.

    Eu fiz bsb-sdu num desses e sentei na fileira 8, que parece ser igual às de 2 a 7, com bom espaço pra as pernas (tenho 1,81 de altura), mas não tem o assento do meio bloqueado. As demais fileiras já parecem menor.

    Nota: a nova configuração das aeronaves da gol ficou muito agradável, realmente dá impressão de que o avião ficou menos apertado. Além disso, meus últimos 6 voos com eles foram pontualíssimos.

    • Mari

      Foi com sky interior? Se sim, viajei num desses e também tive uma ótima impressão!

      E verdade seja dita, a Gol tem sido muito pontual (ou eu que tenho tido sorte).

      • Foi sim, com sky interior. Ficou show. E a pontualidade está de parabéns mesmo. 6 vezes seguidas já tô achando que não é mais sorte. Tomara que continue assim, principalmente agora nesse final de ano.

        • Os Sky Interior são bem diferentes do que os antigos, na primeira vez que viajei de Gol saí com o joelho roxo depois que foi imprensado na poltrona da frente.

          Pelo menos eles absorveram a pontualidade da Webjet. Mas está cada vez mais parecida com a Webjet, só que mais cara.

        • A Gol é pontual mesmo melhorou de uns anos pra cá

          • Acho que essa questão da pontualidade melhorou mesmo em todas as companhias nacionais, viu? Era muito frequente um voo atrasar. Hoje em dia isso é bem raro.

  • Agora podemos viajar com mas conforto, maravilha
    !!!!

  • Silva

    Acho que algumas pessoas não entenderam o texto divulgado, porém, vale lembrar que na ponte aérea, os assentos, sendo todos, estão com sela A de espaço entre poltronas, portanto, não entendo a reclamação de algumas pessoas, já viajaram nessa nova configuração?
    Uma empresa tenta melhorar o pessoal ainda crítica de uma forma não construtiva, vai entender né, se fosse uma empresa estrangeira, estaria aqui um monte elogiando, mais enfim, no meu ponto de vista o espaço ficou ótimo (usei hoje pela manhã), e o Sky Int é show demais!
    Ah, antes de alguém vir falar algo, já usei milhares de empresas aéreas e o assento da Gol está até melhor que muito econômica de voo Internacional!

  • marc

    vale para um voo longo (na minha opinião, acima de 4 h) . menos do que isso, é rasgar dinheiro. no caso da ponte , é rasgar e queimar . 40 minutos apertadinho não faz mal a ninguém hehehe

  • Se é pra ter mais espaço, pq não colocam poltronas 2×2? Bloquear a do meio ajuda um pouco, mas não faz tanta diferença quanto ter uma poltrona mais larga….

    Outra coisa: a Gol não se decide.. uma hora tira o lanche pra economizar, na outra tira assentos de aeronaves e daí vai arrecadar menos (pq esse assento conforto não pode custar 50% mais para compensar). Ontem fiz CGH – BSB na TAM, o preço estava caríssimo e a aeronave veio com mais de 90% de ocupação… Na ponte aérea então, não me parece que demanda seja problema… E se for, q faça igual a Avianca, use aviões menores, com menos lugares, mas q também gastam menos combustível…

    Eu nem queria dar essa dica, pq a Gol já andou pisando na bola comigo.. e dificilmente vão levar em consideração.. mas se querem vender um assento mais confortável, mais caro, agreguem valor a ele… Incluam o lanche nesses bancos mais espaçosos.. só o tempo q irá economizar tirando pedidos já vai compensar… e vai fazer a pessoa ter um incentivo pra comprar… q num vôo de meia hora, se fosse mais barato e pudesse, daria pra ir em pé, quase ninguém vai pagar mais caro para não ter outra pessoa ao lado por alguns minutos.

    Gol, não tente reinventar a roda, siga o exemplo da concorrência… Bom atendimento sim é o que faz a diferença! Ou é Low Cost ou não é, decidam-se!

    • ThiagoS

      Bruno, essa mudança nos assentos da gol foi porque tem um limite de peso para pousar em SDU.

  • Priscila

    Eu estive hoje em um voo de Congonhas para o Santos Dumont, achei o avião ótimo até estranhei no começo.
    Parabéns pra gol, serviram até “lanche” rs.

  • Foi ÓTIMO! Utilizei esta aeronave ontem dia 10/11 no voo 1041 (SDU- 16:06 – CGH 17:05) sentei na poltrona 24A (ou seja, naquelas que não se paga nada a mais) e realmente é perceptível a mudança, principalmente porque eu continuei a viagem para Florianópolis no voo 1510 nas aeronaves "comuns" da GOL e ficou evidente a melhora! Parabéns para a GOL!!!

  • rafaella simões

    Viajei ontem e gostei bastante da mudança mesmo nas outras poltronas. Senti uma boa diferença!

  • Vim de Miami em Junho nessas poltronas. Foi bem confortável e o voo pontual. Falta entretenimento no vôo e a Internet não funciona.

    • Rafael Poggi

      Como foi o vôo? tranquilo? Não é muito desconfortável num 737 num vôo com essa distância???

      • olivergarcia

        fui para miami na classe confort e voltei na classe economica, para mim as duas valeram muito apena, pelo preco, a viagem foi pontual mesmo com escala em Santo Domingo, agora para miami e Orlando somente de Gol vale muito apena o preco.

  • Rafael

    Gente… a Gol só cobra os preços que cobra porque ela enche as aeronaves de passageiros. Reclamar do espaço e esperar o mesmo conforto que a Tam oferece, é querer que a Gol cobre os preços que a Tam cobra. Simples.

  • Giovanna

    Voei gol hj gru/bsb num 737-800 que tinha poltronas conforto. Fui na 7B (meio), que nao era fixa. E nao paguei nada por isso!! Foi uma surpresa. Ameeei! Tenho as pernas longas, sofro com o aperto e detesto ir na saida de emergencia pq gosto de deixar minha bolsa no chao (o que nao pode nesta fileira).
    Mas nao topo pagar mais por isso. Sempre opto pela passagem mais barata…

  • Rodney Soares

    Adorei a mudança. Agora poderei viajar em outras poltronas, que não somente as fileiras de emergência, onde geralmente só viaja gordo. R$ 30,00 pra ter mais espaço e ainda de quebra um pouco mais de privacidade? Pago com prazer. PARABÉNS a GOL. 98% dos meus vôos são feitos com essa cia, por conta do Smiles. Agora então, tenho mais razões para escolher a laranjinha.

  • Kew

    Padrão Delta. Influencia?

  • Frederico

    Qual a legalidade desse serviço?

  • Eduardo

    Estamos tão mal acostumados com nossas companhias aéreas que qualquer polegada a mais de espaço é comemorada como se fosse um imenso favor que estão fazendo para nós.

  • Titobosco

    Pena que somente se restringe à ponte Rio/SP. Poderia ampliar para mais destinos tipo GRU/BSB, CNF/GIG.

  • George

    Viajei ontem CGH-SDU no 1054 da GOL. Não paguei pelo espaço mais. Viajei num assento comum e o espaço é nitidamente maior. Não chega a superar o espaço da Azul, mas para terem uma ideia, tenho 1,88m e quando viajava na TAM eu poderia bloquear com as pernas a inclinação da poltrona da frente, de tão apertado que é. Agora na Gol, minhas pernas não encostam no encosto da poltrona da frente.

  • Rafael Poggi

    Eu não entendo porquê afinal não colocam uma classe EXECUTIVA nos vôos domésticos. Há alguma restrição da ANAC? Não que eu tenha bala na agulha para pagar uma passagem executiva, mas ficar aumentado duas polegadas o espaço entre as poltronas e bloqueando o assento do meio me parece muito paleativo, ou, como queiram, O FAMOSO JEITINHO BRASILEIRO.

  • O pessoal reclama aqui por cobrarem por espaço a mais, porém precisamos colocar alguns "pingos nos is", hoje a passagem é relativamente mais barata por km voado em relação ao passado, quando se tinha mais espaço, conforto e serviços durante o voo… conseguiu-se isso aumentando o número de usuários, retirando serviços, etc… Eu entendo que todos gostariam de viajar com as pernas esticadas e comer muito bem durante seu voo, porém isso é uma tendência mundial, não volta atrás… o que precisávamos é ter pelo menos opção de pagar um pouco mais pelo conforto, ou seja, passagem baratas, porém com opção para quem quer mais serviços, conforto, espaço, etc… Acho que algumas aeronaves deveriam e comportam ter uma classe executiva, ou pelo menos uma classe diferenciada, como algumas empresas aéreas de fora do pais, onde as 4 primeiras fileiras de 3 poltronas dão lugar a 3 fileiras de 2 poltronas de cada lado, simples assim, 12 pessoas pagam o equivalente a 24 pessoas.

    • Titobosco

      Amigo Cristian, um serviço pelo menos razoavel nao necessariamente tenha de ser caro. Logico que os preços antes eram exorbitantes e o serviço equivalente, todavia, há de ser confortavel com relativo baixo custo. Vide Avianca, tem entretenimento, serviço de bordo, bom espaço e nao necessariamente é a mais cara. Agora se a Gol quer ser uma low cost, tirando os serviços, que isso se reflita nos preços, o que ora nao acontece.

  • Yako

    Só pra constar: os aviões que saem do SDU p/ CGH não podem ter todas as poltronas ocupadas de qualquer forma, por conta do tamanho da pista, ou seja, se lotar o avião saindo do SDU para CGH corre-se riscos.

    Pois bem, antigamente esses assentos eram bloqueados de qualquer forma, o que eles estão fazendo agora é lucrar em cima disso. Nada mais justo, porém R$ 1000 o trecho da ponte aérea é difícil de pagar, até as empresas estão pegando outros horários ou usando a Avianca, mesmo que num horário pior.

  • É um absurdo. A população cresceu em estatura e as aeronaves devem ser adaptadas sem custo por motivo óbvio de evolução dos tempos.
    Mais incrível é ela querer lucrar com isso.
    Sou alta e por causa disso tenho que pagar mais caro?
    Não posso acreditar!
    E quem é gordo e não cabe na cadeira?
    Também sofro se alguém que é expandido se senta do meu lado e acaba por invadir o espaço que me cabe.
    Como assim? apenas uma polegada?
    Inacreditável!

    • MTorres

      Incrivel que pessoas altas acham normal os carros populares serem um ovo, mas ficam bravas com as poltronas de avião serem "apertadas". Responde aí, uma pessoa muito alta pode andar de Honda Pop? Uno caixinha de fosforo? Elas tem que pagar um pouquinho a mais pra ter conforto certo?

  • xafy

    absurdo é fazer uma viagem internacional de 10/12 horas pela TAM e ter assentos como de ônibus urbanos de cidade de interior, aqueles bem antigos…..espaço para as pernas ZERO.

  • Rosangela

    A Gol deixa muito a desejar no referido serviço atualmente. Meu marido tem 2,02 m de altura e sempre que viajamos temos que pagar a mais pelo espaço. Ocorre que as aeronaves da Gol, conforme os comissários de vôo da empresa, têm vários mapas de assentos sendo que em algumas o “assento conforto” não apresenta mais espaço mas apenas a retirada de uma poltrona da fileira anterior. Já tivemos o desprazer de viajar em uma dessas aeronaves e depois de muita briga em 0800 sob ameaça de levar o caso ao Procon e justiça, consegui o ressarcimento do valor pago pelo serviço não prestado. A justificativa da Gol foi absurda: como não existia espaço maior, eu teria pago por sentar ao lado da saída de emergência. Quem pagaria para sentar ao lado da saída de emergência???? Enquanto não exigirmos nossos direitos, as companhias aéreas brasileiras vão continuar nos tratando como bagagem!

  • Vitor J. Nunes

    Estados reduzem ICMS do QAV para atrair voos
    Brasil Econômico – 13/11/2013

    Incentivo fiscal tem contribuído para aumentar voos regulares e o fluxo de turismo

    Patrycia Monteiro Rizzotto

    Cresce o número de estados brasileiros que estão reduzindo o percentual da alíquota do ICMS sobre as vendas de querosene de aviação (QAV), visando incrementar a atividade turística. A adesão mais recente está em curso no Ceará, onde a Assembleia Legislativa aprovou uma redução do imposto de 30% para 12% — a medida deve ser sancionada pelo governador Cid Gomes até semana que vem. Além do Ceará, o incentivo fiscal para o setor aéreo já foi adotado pelos estados de Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e pelo Distrito Federal.
    https://www1.fazenda.gov.br/resenhaeletronica/Mos

  • ALBERTO RIBEIRO

    É uma pena que em nosso país tudo que se pode tirar do consumidor é feito. Não concordo com esse procedimento. Acho que é mai um forma de extorquir o consumidor.
    Alberto- São Luis- Ma.

  • Na GOL eu não sei como funciona, mas na última vez que viajei de TAM (29/10/2013), uma mulher que tinha comprado assento conforto (as primeiras cadeiras da frente) teve que levantar porque uma mulher com criança de colo teve preferência. Haviam 3 idosas na esquerda e duas mulheres com criança na direita e a mulher que tinha comprado o assento teve que sair porque uma outra mulher com criança não quis de jeito nenhum sentar atrás. Foi tenso. A mulher disse que ia entrar com o PROCON pra processar a TAM porque ela comprou um assento e não pôde usá-lo.

  • Eu que tenho 1.75 de altura (nem tão alta assim) já sofro com os assentos desconfortáveis, avalie quem é bem maior.. Eu acho a TAM bem mais confortável que a GOL e mesmo pagando um pouco mais, prefiro viajar de TAM. E olha que todos os voos que eu faço são longos (saindo de Manaus, já viu né? Mais de 3h cada trecho, no mínimo).

  • mateus

    Infelizmente existem bastantes companhias aéreas hoje, que são excessivamente pragmáticas em termos de lucro e acabam tornando a viagem desprazerosa. É possível sim, vender uma passagem aérea ACESSÍVEL a todas as classes econômicas dando um mínimo de conforto ao passageiro. Existem companhias aéreas da Europa que estão cobrando pelo uso do banheiro, espero que isso não venha ao Brasil.

  • Sandra

    Tentei reservar dois assentos ha pouco em um voo da GOL. A jogada ẽ a seguinte em uma existe alguma possibilidade de assento disponivel sem ter que pagar 40,00 por espaço maior ou 30,00 por estar perto de uma saida de emergência (como se agora tivessemos que torcer para estarmos longe de uma saida, um absurdo!). No retorno, mesmo que tenha alguma vaga pelo jeito não nos deixam visualiza-la, pois mostram parte do aviao e nao nos deixam ver a outra parte, que realmente deveria estar lotada, ou seja, somos obrigados a desembolsar as vezes atẽ 30 por cento do valor da passagem por um assento. conforme o trecho. Mais um abuso e embuste, das companhias com falsas promoçoes.