Como obter o Visto Mexicano

1 · julho · 2010

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Desde outubro de 2005, o México passou a cobrar visto para os Brasileiros que vão ao país, seja a turismo, negócios ou estudos. Todos devem ir pessoalmente à Embaixada do México, ou seus Consulados em São Paulo e Rio de Janeiro para solicitar a emissão do visto mexicano.

Brasileiros não precisam mais de visto para entrar no México.

Uma das coisas que fez com que houvesse uma grande redução no número de brasileiros a visitar o México, foi essa necessidade de muitas vezes se deslocar até Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro para emitir esse visto, pois, nem todos residem nessas capitais e precisam fazer uma viagem somente para emiti-lo.

Apesar de haver essa necessidade, o visto mexicano é bem simples de solicitar e conseguir. Basta entrar no site da Embaixada ou Consulados, verificar os documentos necessários para a emissão e levá-los com as cópias até a representação que atenda o seu estado de origem. Também é preciso pagar uma taxa solicitada, que varia conforme o tipo de visto solicitado e em alguns casos pegar o visto no mesmo dia. Há necessidade de agendamento para os Consulados no Rio de Janeiro e São Paulo.

Poderão ser emitidos vistos com o prazo máximo de até 10 anos para viajantes frequentes.

Desde o dia 01 de maio de 2010, o México passou a aceitar o visto americano como forma de ingresso ao país. Se você já possuir visto americano válido, basta apresentá-lo e poderá passar até 180 dias no país sem a necessidade do visto mexicano.

Por mais que não seja mencionado em nenhum momento, fica implícito que a necessidade do visto é por conta dos EUA, já que o número de brasileiros que ingressavam no país somente para tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos era muito grande. Tanto que se você for até a alguma cidade próxima à fronteira, é preciso descrever detalhadamente no formulário de solicitação as atividades a serem realizadas lá. Uma pena, pois, isso faz com que as pessoas desistam de ir a Cancun, por exemplo, para ir a outro destino no Caribe que não tenha essa exigência do visto de entrada.

Para a solicitação do visto de TURISTA, os documentos necessários são:

Solicitação de visto preenchida (o formulário se encontra abaixo) e assinada, com uma fotografia  3×4 recente, (últimos 3 meses), grampeada no formulário e documentação apresentada nesta ordem:

1. Passaporte com validade mínima de seis meses, cópia das páginas onde aparece a foto, a assinatura e os dados pessoais, originais e cópia dos vistos válidos.

2. Comprovante de solvência econômica. Com os seguintes documentos:

2.1. No caso  de profissionais liberais autônomos como médicos, advogados, jornalistas, etc., deverão apresentar o original e cópia da respectiva carteirinha

2.2. Contracheques dos três últimos meses ou Declaração de Contador reconhecida em Cartório, (original e cópia).

2.3. Escritura de um imóvel (original e cópia).

2.4. Extrato completo da conta bancária do último mês (original e cópia) e extrato completo do cartão de crédito internacional do último mês (original e cópia)

2.5. Comprovante de residência.

Estudante, menor de idade ou dependente econômico que viaje desacompanhado deverá apresentar, no caso, comprovante de estudos, a documentação de solvência econômica dos pais ou pessoa responsável pelo custeio da viagem e autorização do Juizado de Menores quando necessária.

No caso de eventos (artísticos, culturais esportivos, conferências, congressos) é  necessário apresentar  a carta convite (original e cópia).

Nota: Famílias e/ou casais deverão apresentar cópia de toda a documentação para cada integrante assim como comprovação do vínculo familiar.

Esse é o link para o FORMULÁRIO de solicitação para a Embaixada em Brasília.

Embaixada do México (Seção Consular)

Estados que atende: Brasília, DF, Goiás, Tocantins, Pará, Amapá, Roraima e Amazonas.
S.E.S. – Avenida das Nações – Qd 805 – Lt 18.
CEP. 70412-900 – Brasília, D. F.
Tel: (0xx61) 3204 5200 (ramais: 5249 e 5255)
Fax: (0xx61) 3204 5201 e 3204 5202.

Horário de atendimento:
Das 9:00 às 12:00 Hrs. Segunda a Sexta.

http://portal.sre.gob.mx/brasil/
e-mail: consulmexbsb@uol.com.br

Consulado Geral do México no Rio de Janeiro

Estados que atende: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
Praia de Botafogo 242, 3o Andar 301.
Botafogo
CEP. 22250-040 Rio de Janeiro, RJ.
Tel.: (0xx21) 3262-3200
Fax: (0xx21) 3262-3210

Horário de atendimento:
Das 9:00 às 12:00 Hrs.Segunda a Sexta.

www.consuladodomexicorj.com
e-mail: comexrio@domain.com.br

Consulado Geral do México em São Paulo

Estados que atende: São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
Rua Holanda 274
Jardim Europa
CEP. 01446-030 São Paulo, SP
Tel.: (0xx11) 3576-5400, 3576-5418 e 3576-5436
Fax: (0xx11) 3576-5408

Horário de atendimento:
Das 9:00 às 12:00 Hrs. Segunda a Sexta.

www.portal.sre.gob.mx/saopaulo
e-mail: consulmex-sp@gobmex-sp.org.br

No meu caso, como não tenho o visto americano, tive que solicitar o mexicano.  Na Embaixada em Brasília foi bem tranquilo, apenas levei os documentos necessários e em menos de 10 minutos já tinha sido atendido pelo Cônsul, entrevistado, tirado foto(não entendi muito bem a necessidade de levar uma foto 3×4, se tiram uma na hora, mas tudo bem) e pago a taxa de R$69. Voltei no mesmo dia às 16:00h e peguei meu passaporte com o visto.

Para maiores informações sobre agendamento e visto mexicano para negócios, estudos e imprensa, acesse o link correspondente à Seção Consular que representa o seu Estado.

Autor

- Diego Paiva