Como é voar pela Sky Airline do Brasil ao Chile

Marcel Bruzadin 9 · abril · 2015

Hoje vamos publicar nossa segunda avaliação da companhia aérea chilena Sky Airline, dessa vez da rota do Brasil ao Chile, feita pelo nosso leitor Renan Salvioni. A Sky Airline iniciou suas operações em 2001 na região do Caribe, mas já no ano seguinte começou a operar no país de origem, com voos a partir da cidade de Santiago. Composta de uma frota de Airbus (A320 e A319), hoje a Sky Airline opera em quase todos os países da América do Sul. Confira o relato completo do Renan sobre o voo que realizou de São Paulo para Calama, onde visitou o Deserto do Atacama.

Compra

Quando realizei a compra dos meus bilhetes, a empresa ainda não voava ao Brasil, apenas tinha obtido autorização junto à Anac. Infelizmente o site também não permitia a compra online e ao checar apenas os horários dos voos, a página apresentava erro. Sendo assim, precisei comprar os tickets por uma agência. Um inconveniente decorrente disso é que não é possível fazer reserva prévia de assentos.

Na ocasião, comprei os voos São Paulo / Santiago / Calama e Calama / Santiago / São Paulo pelo preço de R$ 1.285,00 (taxas já inclusas).

Os trechos comprados foram:

Voo H2 601 – 07:15 GRU – SCL 10:20
Voo H2 126 – 13:30 SCL – CJC 15:30
Voo H2 181 – 22:05 CJC – SCL 00:05
Voo H2 600 – 01:35 SCL – CJC 06:25

avaliacao+skyairline+capa

Check-in e embarque

O guichê da Sky Airline no aeroporto de Guarulhos (GRU) é minúsculo comparado às demais companhias. Conta com apenas 3 funcionários, no entanto, o atendimento foi muito eficiente e bastante ágil. No dia que embarquei faltava apenas 1 dia para iniciar a Copa do Mundo, e a atendente me disse que havia apenas 35 passageiros no voo rumo à Santiago e ainda brincou que eu estava “fazendo o caminho inverso”.

Malas despachadas com sucesso! O embarque acabou atrasando, justamente por conta dos inúmeros torcedores chilenos chegando para a Copa do Mundo. Por conta disso, o voo atrasou cerca de 30 minutos para a decolagem.

avaliacao+skyairline+poltrona

Após um voo com muita turbulência (com direito a queda livre e gritos dos passageiros) chegamos à Santiago do Chile, onde aguardei por cerca de 3 horas, até que embarcasse no novo voo rumo à Calama. Precisei pegar minhas bagagens e reembarcá-las no novo voo, contudo o check-in já havia sido realizado no Brasil, facilitando todo o processo.

O segundo voo saiu sem atrasos e ocorreu sem turbulências ou qualquer outro problema.

A Aeronave

O avião era um Airbus A319 (mesma configuração do A320 que a TAM usa na maioria dos voos internos) com duas fileiras de três poltronas cada lado. O espaço é bastante pequeno e o avião não me parecia ser novo, não oferecia nenhum entretenimento, apenas uma revista de bordo que curiosamente tinha o Brasil como matéria de capa. Outra curiosidade interessante, é que o chão do avião era parte revestido em madeira, foi a primeira vez que vi algo assim.

avaliacao+skyairline+aeronave

Serviço

As comissárias de bordo falam apenas em espanhol e raramente inglês, sendo que simpatia também não é o forte da equipe. As instruções de segurança de voo são dadas pelas mesmas, sem nenhum diferencial.

avaliacao+skyairline+fileiras

Refeições

Cerca de uma hora após a decolagem foi iniciado o serviço de bordo. Foram oferecidas refeições completas em todos os trechos.

No trecho São Paulo – Santiago nos serviram um café da manhã composto por pão com peito de peru e queijo, folhado de doce de leite, frutas frescas (maçã, maçã-verde e abacaxi em pedaços), marmelada, biscoito de água e sal e bebidas (água, sucos, refrigerantes, leite ou chá). Não havia outras opções de refeição.

avaliacao+skyairline+refeicao+bordo

Chegada

O aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama fica na cidade de Calama, cerca de uma hora de carro de distância. É um aeroporto bem pequeno, simples, porém, muito bonito, que passava por reformas. Para chegar até a cidade de San Pedro de Atacama é necessário pegar um ônibus ou transfer em uma van compartilhada, sendo este último no valor de 10.000 CLP (cerca de US$ 16) o trecho.

Conclusão

A Sky Airline é uma empresa com boa qualidade de atendimento, nada muito requintado, contudo cobram um preço adequado pelo serviço prestado. Indicaria a Sky Airline desde que a passagem apresente preços interessantes, caso a LAN ofereça preço melhores que a Sky, acredito que é uma melhor opção.

Dica aos demais leitores do Melhores Destinos; não limitem-se a Santiago ao conhecer o Chile, o país tem outros lugares maravilhosos de tirar o folêgo!

Agradecemos ao Renan Salvioni pelo ótimo relato de viagem, que certamente será muito útil para muitos outros leitores. Se você também já teve a oportunidade de voar pela Sky Airlines, deixe sua opinião nos comentários.

Autor

Marcel Bruzadin - Marcel
  • anderson

    Voei em 2010 Santiago-Calama- Santiago. Nunca tinha ouvido falar até então. A Lan estava cobrando praticamente o dobro do preço, e a Sky veio como ótima alternativa. O serviço de bordo deu de 10 a 0 nas cias brasileiras. O avião era antigo, um B727 , mas voamos sem problemas. Fica a dica pra quem for viajar dentro do Chile, por exemplo, porque invariavelmente cobra bem mais barato que a Lan.

  • Raphael Dias Oliveira

    Quero Viajar pro Chile agora em Agosto de 2015, mais até agora nao vi nenhum promoção para este periodo.

    • Renan Santos

      Eu consegui há um mês atrás, por 480 + taxas, ida 06 e volta 09 de agosto

      • Raphael Dias Oliveira

        Nossa, não vi essa promoção. eu quero pra ir dia 01 e voltar dia 08, algo proximo dessas datas.

        • Thais Tavares

          $ 154 IDA E VOLTA + TAXAS… APROVEITA..COMEÇO DE AGOSTO AINDA TEM

  • Mario Eduardo

    Em novembro do ano passado comprei passagens para viajar ao Chile agora no final de abril pela Sky, porque ela tinha um horário muito conveniente Voo H2 601 – 07:15 GRU – SCL 10:20 e um preço ótimo. Para minha surpresa e decepção, a empresa cancelou esse voo e nossa única opção vai ser embarcar no outro voo que ela tem partindo de SP, mas que sai as 17:55 e vai chegar em Santiago às 22:10. Posso dizer que estou arrependido com a falta de consideração da empresa, que vendeu um voo que certamente ela já sabia que suspenderia.

  • Renata

    Eu fiz o trecho Santiago /Calama com a Lan e não vi muita diferença, exceto pela simpatia das comissarias. Concordo plenamente, não se limitem a Santiago! Dois dias é muito até. O Atacama é o lugar mais lindo que já fui, e a regiao Sul também é lindissima Pucón até a Patagonia chilena. Pais maravilhoso e de gente muito simpatica.

  • Pedro Silva

    “Queda livre”? O.o

    • Rodrigo

      Também fiquei curioso hehe.

    • Erika Veroneze

      Provavelmente o que ele quis dizer foi que, quando o avião está passando por uma zona de turbulência muito forte, para poder sair dela o piloto muda a altitude descendo um pouco e a sensação é do avião dar uma “caída” sabe, tipo quedinha… já aconteceu alguma vezes comigo e, sinceramente, a gritaria chega a ser engraçada hahahahaha e olha que eu tenho um certo pavor de avião, mas o máximo que a turbulência provoca é um certo desconforto, é de senso comum saber que ela não é capaz de “derrubar” uma aeronave

  • Claudemir

    Fiz o trajeto Guarulhos-Santiago, e dias depois Santiago-Calama em Julho de 2014. Comprei as passagens pelo site da Sky sem maiores problemas, e o webcheckin deles funciona muito bem.
    Conforme o relato do Renan, o serviço de bordo e equipe são toscos, e o avião não tem conforto algum. Na época, alta temporada, o preço da Sky eram metade do preço da Lan. O aeroporto de Santiago é incrível, e o aeroporto de Calama, em reformas, possuía infraestrutura sofrível.
    O aspecto negativo da viagem foi embarcar durante a madrugada em Santiago para chegar pela manhã em São Paulo.

  • Flávio

    Ano passado fui para o Chile, mesmo trajeto do OP mas a volta foi de Iquique Santiago com escala em Antofagasta. Os quatros voos foram excelentes e muito bem atendido mesmo com o pessoal falando espanhol, o portunhol foi que foi. Paguei 2200 no total para duas pessoas, 1100 cada uma incluindo ida e volta. A alimentação é boa e gostosa apenas o espaço que é pequeno para uma pessoa de 1,90m mas nada que uma velantadinha resolva as dores na pernas. Como já foi tido quem for para o Chile não fiquei apenas na “São Paulo melhorada – Santiago ” vá para o Sul ou o Norte, Atacama é top demais…Iquique muito legal e Arica tem uns museus excelentes.

  • Wescley Lima

    Queda livre? Deve ter sido um caos nessa hora.

  • Reginaldo Reis

    Voei pela Sky em Novembro 2014, São Paulo – Santiago – São Paulo, uma excelente opção, com ótimo serviço de bordo e detalhe a bagagem eles permitem 1 mala de 32Kilos, isso é um diferencial para America do Sul!! Sou Agente de Viagens e Recomendo!!!

    • Cristina denardi

      Estou indo para Santiago nos próximos dias ql o peso de bagagem permitido?? 1 ou 2 bagagens pois minha agente informou q são apenas 23 kls abraços e agradeço

      • Ricardo

        Bom, acho que ja voou rs.. mas pra os demais, apenas 1 bagagem de 23 e a de bordo (limitado a 5kg).

  • Edgard M Elias

    Como assim “queda livre” ? os motores pararam?

  • Luis

    Corrigi:Voo H2 600 – 01:35 SCL – GRU 06:25

  • Rodrigo

    Indo a SCL de B777 e voltando a GRU de B767 foi como estar sentado na sala de casa. Pra quem não gosta de turbulências, faz diferença.

  • Marcela

    Comprei em dezembro passagens para ir a Santiago no feriado de junho. Achei os horário bons (vou conseguir aproveitar praticamente os 4 dias do feriado!) e o valor da passagem estava bem melhor do que a concorrência… Espero que dê tudo certo!

  • Marcus Mor

    Estou indo daqui a duas semanas para Puerto Natales, sendo o aeroporto mais próximo o de Punta Arenas. Partirei de Montevideu, pois moro na fronteira com o Uruguai, e a Latam, infelizmente, não possui voos diretos de Porto Alegre para Santiago. O bom é, que o retorno, mesmo sendo com conexão em GRU será operado com o novo Boeing 787.

  • Gustavo Henrique

    Estou curioso, vou voar de SKY pela primeira vez em maio, comprei CJC-SCL. Achei o site sofrível, com um design horroroso, sem versão em português e só consegui pagar à vista. Deveriam ter mais facilidades caso queiram atingir o público brasileiro. Mas para a perna SCL-GRU escolhi o B767 da Latam mesmo, bem mais confortável. Eu já tinha feito esse trecho em 2013, já sei como é o serviço. Na época, fui para o Sul, região de Puerto Varas, super recomendo. E agora, Atacama!!! Quem sabe aparece um 787 no dia…

  • Juliana

    E quanto à bagagem de mão, são muito rigorosos? Li no site da empresa que os limites são 8 kg e 107 cm.

  • Daniel Teixeira

    Tenho uma única dúvida, tenho passagens compradas para a Sky, mas não fiz a escolha dos assentos D: Ela é feita na hora do Check-in? alguém sabe sobre?
    Iri fazer GRU -> SCL / SCL -> GRU.

    • Marcela

      Oi Daniel!
      Acho que sim… Tambem comprei e também não consegui marcar os assentos…

    • Aitsha Nip

      Olá! Se vc puder me tirar uma dúvida, te agradeço… Eu comprei passagens pela Sky dentro do Chile. Consegui comprar com meu cartão de crédito do Brasil, já recebi até confirmação da compra via sms, porém o email com confirmação da Sky ainda não chegou. É normal demorar para mandarem email confirmando o voo? Obrigada!

      • Daniel Teixeira

        Olá, então não sei te informar pois quando comprei passagens pela Sky comprei direto na agencia deles no GRU, então eles me deram todas as confirmações já impressas, mas tente falar com eles pelo Facebook, eles são bemmmmm enrolados, até mesmo dentro do próprio Chile…

  • Hamilton Costa

    Outra coisa: essa porcaria chamada Sky só permite o check in pelo site a partir de determinado preço de tarifa. Dai para baixo só no aeroporto. Para voos que saem muito cedo significa praticamente ter que dormir lá. Uma lástima. Pra quem quer avançar nesse mercado..

  • Clarissa Santos DE Carvalho

    Quero ir para o Chile Santiago em Julho de 2016 e já estou programando a viagem a passagem da demais companhias é o triplo. Só uma pergunta se o Renan ainda olhar esse post, que outro lugares além das estações de Ski, de Valparaíso, das vinícolas de Vina del Mar eu poderia conhecer próximo a Santiago?

    • MARISA

      Vou responder pra vc. apesar que vim aqui ver as reclamações 🙂
      A praia de Isla Negra, Pomaire ( onde tem comidas tipicas e lindos artesanatos), Lago de Rapel, Museo Pablo Neruda, Cerro Sam Cristobol, Cerro Santa Luzia, Parque Ohigins, Vinha ConchoToro, Vinha Santa Rita que tem um lindo Parque, Nos hoteis sempre tem guias de turismo..
      Ah Não esqueça de tomar as bebidas Terremoto, Pisco Souer , Michelada e claro os deliciosos vinhos..
      Boa Viagem!

    • Amaranto Júnior

      Clarissa, já comprou suas passagens? Quero ir na mesma data, mas os preços estão um pouco salgados (culpa do dólar).
      Se achar alguma promoção, me avise por favor.

  • Michel

    Nem embarquei ainda e já estou achando uma porcaria.
    Recebi os voos emitidos pela empresa que presta serviço para nossa empresa porém sem marcação dos assentos.
    Ao entrar em contato com esta empresa me informaram que o sistema da Sky Airlines não disponibiliza a marcação, que o mesmo deve ser feito via website.
    Ao entrar no website da Sky Airlines, na opçao “CHOOSE YOUR SEAT ONLINE” e digitar as informações do localizador e sobrenome a pagina simplesmente fecha sem dar qualquer opção.
    Ao entrar em contato com o atendimento telefônico a atendente me informa que o site esta em manutenção, que não tem como fazer a marcação e que não tem previsão do website voltar a funcionar e que a marcação deve ser feita no momento do check-in.
    Que raios de companhia aérea é esta???
    NUNCA MAIS!!! Não recomendo, fujam desta roubada. Se não funciona um simples sistema de marcação de assentos, que dirá o resto.

    • Pedro Vitor

      nervosinho

      • Pedro Vitor

        nem voou ainda.

  • EH Alcantara

    O que realmente não gosto é a falta de entretenimento a bordo; algumas pessoas não ligam, mas outras de fato se sentem incomodadas.

  • PK

    Não indicado pra pessoas com mais de 1,75 de altura.
    Complicadíssimo o espaço entre as poltronas. Uns 4 dedos mais apertado que a Gol (e 4 dedos faz uma puta diferença pra quem vai com os joelhos colados no assento da frente durante 4 horas).
    Ah, e não tem mais refeições de verdade. GRU-SCL vem um sanduíche frio intragável e bebidas na temperatura natural (refrigerante e água).
    SCL-CJC só bebidas.

  • Aitsha Nip

    Olá! Eu comprei passagens pela Sky dentro do Chile. Consegui comprar com meu cartão de crédito do Brasil, já recebi até confirmação da compra via sms, porém o email com confirmação da Sky ainda não chegou. É normal demorar para mandarem email confirmando o voo? Obrigada!

    • Renato Ribeiro

      Olá.Gostaria de saber se você recebeu o email e se tudo deu certo. Também comprei passagens pela Skyairlines e estou demorando a receber a confirmação. Agradeço pela resposta.

      • Filipe Avila

        olá. E aí, como está o seu caso? Também estou na mesma situação. Não recebi email de confirmação. Entrei contato e não respondem.

        • Renato Ribeiro

          Consegui receber o email com os tickets. Para resover o problema, reclamei em uma das postagens da página deles no facebook. Pediram pra enviar os meus dados por inbox e, logo depois, chegou o email.

  • Aitsha Nip

    Olá, vc pode me tirar uma dúvida? Eu comprei passagens pela Sky dentro do Chile. Consegui comprar com meu cartão de crédito do Brasil, já recebi até confirmação da compra via sms, porém o email com confirmação da Sky ainda não chegou. É normal demorar para mandarem email confirmando o voo? Aconteceu com vc? Obrigada!

  • Ricardo

    Aviao Pequeno e muita turbulencia, nao podemos comentar do servico de
    bordo devido ao preco que se paga pela passagem. Pelo primeira vez na
    minha vida me arrependi de ter entrado em um aviao de tanta turbulencia.
    No meu caso, prefiro pagar mais a cultivar mais um trauma na vida…

  • MARISA

    Quero mudar o dia de viagem e quem disse que os telefones e os emals fornecidos funcionam???

    • Wellington Botelho

      Loja Guarulhos. Tenta de 03:30 às 09:30 e depois das 13:30 às 17:30. Sempre atendem.

      Tel: +55112445-4625

  • MARISA

    verdade…
    As vezes pagar mais caro compensa o conforto.
    Retrocesso
    as comissarias de Bordo, com cara de mortas fazendo os gestos
    em caso de emergência, com as mascaras e coletes salva vidas;; hahahah

  • Alexandre Monteiro

    Fiz uma compra recentemente direto pelo site da Sky, porém na primeira tentativa não foi possível conpletar o pagamento com o cartão. Na segunda tentativa já não havia a opção para pagar com o cartão. Escolhi a primeira opção para pagamento e fui redirecionado para o PayPal. Recebia a confirmação de pagamento do PayPal e no site da Sky imprimi a confirmação de compra, porém até o momento não recebi emal da companhia com a confirmação. Alguém mais deixou de receber essa confirmação por email?