Como é voar para a Itália com a LAN – 787 Dreamliner

Redação 5 · fevereiro · 2016

Hoje o Melhores Destinos traz uma avaliação de voo muito interessante, enviada pelo nosso leitor Phellipe Chiesi e que com certeza vai fazer inveja em muitos viajantes por aí. O Phellipe viajou até a Itália no final do ano passado aproveitando uma promoção da TAM divulgada aqui no MD, no entanto, o voo foi substituído por um da LAN no novíssimo Boeing 787 Dreamliner.

Como será que é voar até a Europa com essa aeronave? Veja o relato completo do Phellipe com todos os detalhes e fotos. Se você também já teve a oportunidade de viajar até a Europa com essa aeronave, não deixe de comentar ao final do post.

como-e-voar-lan-dreamliner-italia-report

Boa leitura!

Introdução

Em novembro do ano passado precisava ir a Milão a trabalho para visitar uma feira e acabei escolhendo a companhia aérea brasileira TAM para fazer essa viagem, primeiro porque já havia feito esse voo anteriormente e embora a aeronave fosse antiga e pouco confortável, somente a TAM operava esse trecho direto entre São Paulo e Milão. O curioso é que, por muita sorte, o trecho foi alterado para ser operado com a LAN e seria feito no novíssimo Boeing 787 Dreamliner.

Dados do voo

Voo: LAN 0700 antigo JJ 8236
Trecho: São Paulo (GRU) – Milão (MXP)
Horário: 22:20 – 12:50 (11 horas de voo)

Compra

Comprei a passagem aérea com cerca de 8 meses de antecedência diretamente com um agente de viagens, no entanto, aproveitando um promoção da TAM anunciada aqui no Melhores Destinos e foi super simples.

Check-in e embarque

Fiz o check-in online, diretamente através do site da TAM, porém, o sistema estava bem confuso pois no site da TAM não era possível acessar a reserva, somente fazer o check-in. Caso quisesse fazer a alteração dos assentos, era necessário entrar pelo site da LAN.

O voo partiu do novo Terminal 3 de Guarulhos e é ótimo, o atendimento no balcão foi rápido e só perguntei se o voo estava cheio e recebi a resposta que esperava – Não, bem tranquilo! O embarque aconteceu sem problemas e talvez minha experiência seja um pouco diferente da maioria, pois não costumo entrar na fila, prefiro esperar até o final e embarcar com os últimos passageiros. Acho até estranho ficar na fila quase uma hora para entrar e esperar mais um outro tempo dentro do avião, para mim não funciona, fico muito ansioso esperando o avião decolar.

O voo estava bem tranquilo, na parte do fundo da aeronave havia vários assentos vagos, tanto que fiquei com três poltronas livres ao meu lado. Esse é o tipo de início de voo que deixa qualquer um feliz, só esperei o voo decolar (com 30 minutos de atraso) para aproveitar todo espaço da minha poltrona “semi-executiva”.

como-e-voar-lan-milao-01

Avião

Como disse, o avião era o 787 – Dreamliner da LAN e mesmo antes de ver meu assento já percebi que seria uma experiência bem melhor que o voo feito no passado no avião antigo da TAM. Esse avião é realmente muito moderno, com configuração 3-3-3 na econômica e 2-2-2 na classe executiva, estava limpo e tudo aparentava ser novinho.

como-e-voar-lan-milao-02

O espaço na econômica era ótimo, as poltronas são novas e utilizam a espuma ultrafina, além disso, também utilizam menos ferragens no suporte o que resulta em um espaço ótimo para as pernas, para quem já caiu em um assento com uma famosa caixinha colada no suporte da poltrona da frente saberá bem o que isso representa.

como-e-voar-lan-milao-13

Comparada a outras aeronaves, as janelas desse avião são gigantes e possuem um sistema muito interessante que não tem fechamento, mas sim escurece com um controle manual que fica embaixo dela.

As mesinhas possuem um porta copos retrátil na parte interna que é bem inteligente, assim você não corre o risco de virar a bebida quando está comendo.

No voo de ida, em minha “semi executiva” eu dormi praticamente em todo o voo, uma outra parte importante da configuração do voo é que os braços das poltronas levantam totalmente e assim fiz um voo bastante confortável, sendo que das 11 horas de viagem dormi umas 7 horas e ainda consegui assistir a dois filmes.

como-e-voar-lan-milao-04

Serviço de bordo

O serviço da LAN foi perfeito, todos comissários e comissárias eram extremamente atenciosos e simpáticos, estavam sempre sorrindo e mantiveram esse nível de serviço durante todo o voo. O kit de voo para a classe econômica continha um travesseiro, uma manta e protetores de ouvido, assim como os fones de ouvido.

Os avisos eram realizados em 4 idiomas, uma das coisas que me incomodam bastante em aviões é a necessidade de que qualquer comunicado seja feito em 3 ou 4 línguas. Neste caso, os comunicados eram em inglês, espanhol, português e italiano.

Refeições

Durante o voo foram servidas duas refeições – jantar e café da manhã. As duas refeições eram ótimas e com um serviço bem diferenciado, o copo de vidro e os talheres de inox me impressionaram e fazem a diferença, na minha opinião. Beber vinho no copo já é estranho, no copo de plástico então nem se fala, as fotos falam por si só.

O jantar tinha como opção arroz com frango ou ravióli (minha escolha), acompanhados de uma saladinha com molho, uma bolacha água e sal, um polenguinho e um bolo de chocolate que estava bem gostoso.

como-e-voar-lan-milao-11

Serviram bebidas e havia duas opções de vinhos tinto e um branco, todos chilenos (é claro), após o jantar serviram bebidas novamente e café.

No café da manhã foi servido um sanduíche de presunto e queijo, junto com frutas (abacaxi, melão e mamão) e um muffin que parecia de amêndoas, tudo estava muito bom.

como-e-voar-lan-milao-03

O jantar do voo de volta também estava bem gostoso, serviram um nhoque com molho branco, acompanhado de uma saladinha com aspargos e um bolinho de chocolate com amêndoas. Confesso que as refeições foram as melhores comidas de avião que já comi.

Entretenimento de bordo

O sistema de entretenimento é excelente, com diversos títulos novos, entre séries, filmes, músicas, jogos, etc,. A tela é de bom tamanho e fácil utilização. O sistema tinha uma tela touch screen com entrada para conexão USB, fone de ouvido e vídeo auxiliar na parte inferior – provavelmente para transmitir algo do notebook). Como a tela era totalmente touch screen, o controle era direto na tela.

como-e-voar-lan-milao-05

Essa é a parte que eu adoro, assisto uns 4 ou 5 filmes em um voo como esse, tirando a ida que dormi bastante na volta assisti 4 ou 5 filmes. O catálogo contava com filmes bem novos, como Missão Impossível – Rogue Nation, Jurassic World, entre outros. Os fones do sistema eram bons e tanto o som como a imagem eram ótimos. Quase todos os títulos possuíam legendas em português

Chegada

O desembarque foi no Aeroporto de Malpensa (MXP) e bem tranquilo. Nesta etapa eu também prefiro ficar esperando para ser um dos últimos, já esperei 11 horas dentro do avião e tinha dormido bem. Saí por último e cheguei a voltar até a aeronave porque esqueci uma sacola. Aliás, foi nessa volta ao avião que percebi que o pessoal da limpeza manda muito bem, porque o avião estava imundo e em poucos minutos estava limpo!

O aeroporto de Malpensa em Milão é enorme e o mais fácil para se locomover é pelas esteiras rolantes pois os corredores são bem extensos. Quando cheguei até as esteira, minha bagagem já estava de prontidão e me dirigi para a imigração.

Conclusão

Para mim a LAN é a melhor companhia aérea para voar, principalmente para o Chile e agora para Milão (desconheço outros destinos), mas certamente a cordialidade e as pequenas diferenças no serviço fazem muita diferença na experiência de voo.

Talvez o preço pudesse ser mais em conta. Na ocasião eu paguei barato pois era uma promoção da TAM e acabei tendo a sorte de viajar em um ótimo voo da LAN, mas normalmente a tarifa é mais cara.

Publicado por

Redação

redacao

  • IVANA

    Emiti pra maio SP – Milão por 26 mil milhas o trecho… O avião é bem estável mesmo? As janelas escurecem bem?

    • Heron

      Hiper estável, praticamente não balança. A janela escurece bem. Viajei num dia de sol forte, onde todas as janelas foram escurecidas pelos comissários (estava na executiva), mas vc podia mudar o grau de escurecimento, se quisesse. Não chega a ficar um “breu” total, mas fica bem escurinho. É um espetáculo!

    • SP_Pedro

      Ivana, o 787 é um espetáculo. O melhor avião que já viajei, disparado. Balança menos que os outros (mas balança) e não é imune à turbulências. A pior que já peguei na vida foi no 787 da Avianca na decolagem de Bogotá. A janela escurece muito, mas não fica intransponível de luz, isto é, quando o sol está muito forte, mesmo no nível máximo você consegue enxergar o lado de fora, mas como se estivesse olhando por uma lente de óculos de sol beeeeem forte. O melhor deste sistema é que você pode deixar a janela em nível intermediário, mesmo que estiver muito sol, e então conseguirá passar a viagem inteira olhando a paisagem do lado de fora, sem o incômodo do sol, como se tivesse um grande óculos de sol do seu lado. É incrível este avião.

  • Rodrigo Aguiar

    Otimo relato…

  • Vitor

    Parabéns. Obrigado por compartilhar esta experiência.

  • Fabiana

    Gostei do relatado! Eu também sou uma passageira que sempre espera o fim da fila para embarcar.

  • Daniel

    Na minha sincera opinião, o 787 da LAN não é assim, uma Brastemp. Eu esperava mais conforto no quesito espaço entre assentos. Fiz o vôo nessa aeronave de LAX para SCL na Econômica ano passado, e esperava mais. Na verdade fiquei bem decepcionado, pois achei que ele superaria o A380 da Qantas na Econômica (fiz LAX-SYD), mas não chegou nem perto do conforto da Qantas.
    Acho que a LAN peca muito na qualidade do serviço, mas isso é uma questão de gosto. Devo também dizer que, apesar do que acabo de escrever, certamente o 787 da LAN é melhor do que as aeronaves da TAM no quesito conforto no “pedala class”. A janela é um show à parte, apesar de não ser assim uma tecnologia tão nova.
    Já viajei algumas vezes de 787 (da Qatar para Tóquio e o inaugural de LAX para GRU) de executiva, e o layout da Qatar é, a meu ver, o melhor.

  • Flavio Sodreh

    Cara 11h de voo de econômica eh muito ruim, seja em qq avião. Mas o relato tah muito bem descrito. Parabéns

  • Rafael Vargas

    Como é voar para a Italia no 787 DL? Certamente nao eh diferente do que voar para o Chile ou para os EUA no 787 DL…

    • José Alexandre

      As vzs muda sim, brother. O voo 737-8 da Gol pro Santiago é diferente do 737-8 pra Buenos Aires… Na verdade muda só o lanche…

  • Ricardo

    Acredito que o relado do Marcel Bruzadin foi muito, mais muito influenciado pela “sorte” do avião estar vazio. O serviço (que a tempos não é o forte da Lan) melhora muito em uma avião vazio, também como o espaço, pois você pode deitar em 3 poltronas e dormir!!!

    Viajo muito a trabalho e a lazer e posso te garantir, passada a empolgação inicial que você pela modernidade do avião (led, janelas, etc) vc vai começar a perceber o quanto desconfortável são as poltronas de 16,8″ de largura e 31″ de espaçamento que a LAN instalou nos 787 dela, sem falar na quase inexistente reclinação da poltrona!!! uma viagem de mais de 4h nesse avião é insuportável!! nem com dormonid vc dorme!! e olha que tenho só 1,74m!!
    Sugiro quem estiver pensando em viajar nesse avião fazer uma pesquisa nos comentários do Seat Guru!!
    Já viajei nos 787 da United, a mesma porcaria, apenas raros 787 com configuração (2-4-2), que tem 8 poltronas por fileira são confortáveis, A grande maioria dos 787 foi entregue com 9 poltronas por fileira e 31″ de espaçamento!! um inferno!!
    Em uma recente viagem de trabalho preferi uma conexão de 2h para não ter que amargar 12h de 787 até milão!!
    Da LAN TAM sempre de prioridade para os 767-30(18″ de largura e 32″ xdce espaçamento) e os 777-300 (retrofitados) que apesar de terem apenas 17″ de larguras como o 787 tem poltronas que reclinam bem mais que o 787!
    Ahh o Airbus 350 promete ser bem melhor, 18″ de largura e 32″ de espaçamento!!! lembre-se, quanto mais espaçamento mais a poltrona pode reclinar!!

  • Vinícius Küster

    Catering realmente está de parabéns e talheres de verdade e copo também contribuem para uma refeição mais completa. Diria que é nível premium economy em cias tipo Alitalia e AF

  • Já voei várias vezes de LAN dentro do Perú, Argentina e Chile com relação aos A-320 que ela opera dentro da América do Sul são uma latinha de sardinha, bem apertadinhos (mesmo) espaço na econômica a poltrona quase não reclina. Prefiro os A-320 da TAM que operam dentro do Brasil tem mais espaço entre às poltronas e reclinam mais os assentos.

  • Bela relato de sua viagem. Gostei e quero viajar num desses…

  • O relato não é do Marcel e sim do leitor Phellipe Chiesi

  • jose

    Já era previsto o uso dessa aeronave. A Latam passou a fazer Santiago-GRU-MPX para reduzir custos. A Latam eliminou o voo que era GRU-MPX.

  • pgpas

    Não entendi como voou Lan saindo de SP, o vôo veio do Chile fazendo escala em SP? E eu já viajei de Lan pra Los Angeles via Santiago do Chile. Rio X Santiago vôo razoável, nada demais, e Santiago X Los Angeles vôo muito bom, só me decepcionei com a parada sem descer do avião de Lima, pois não foi avisado dessa escala quando comprei a passagem no site da Tam.

  • Robson Muniz

    Nunca voei em executiva e acho que nunca vou voar. Meu negócio é preço, ainda mais que tenho que levar esposa e filho.Comprei pra Israel e vou pegar esse voo pra me levar pra Milão pra depois fazer conexão pra Tel Aviv.Paguei 2100 reais. Essa passagem é 3.5k sempre.Vou fazer tudo por conta, sem Agência nem nada, afinal Durango Kid, tem que ter Melhores Destinos, Mochileiros, Booking e TripAdvisor sempre a mão.O que é 12 horas em econômica pra economizar quase 70%????? Toma castanha da India e vaum bora!!!

  • Augusto Ramos

    Gostaria de entender a lógica das companhias aéreas. Será realmente mais rentável sair com o avião vazio do que diminuir o preço das passagens? Acredito que se disponibilizassem grande quantidade de passagens por preços mais em conta a ocupação seria muito maior.

    • Edgard

      Pois é… mas acho tb. que estamos numa época em que a procura por voos internacionais diminuiu mesmo… tanto que têm surgido promoções boas de passagens com certa frequência… o problema é que com o câmbio atual, os gastos em euro pra estadia no velho continente, assim como em dólar nos EUA, estão afugentando muita gente…

  • sokapo

    Muito bacana o relato da sua viagem, fico feliz que vocês disponibilizam um pouco do seu tempo para compartilhar conosco esta experiência. Obrigado!

  • Mikael Kenan

    Os 767-300 da TAM são bem mais confortáveis mesmo. A poltrona dele reclina bastante.

  • Kym

    Vou fazer MXP-GRU em 20 dias. Alguém sabe se a LAN oferece amenity kit na econômica? Pq sei que a TAM oferece.

  • Luis

    A LAN oferece o serviço muito melhor do que da TAM.

  • Andrea Trindade

    Perfeito, mas eu não tive a mesma sorte de ir sozinha. Muito desconfortável. O restante realmente tudo de bom, mas uma viagem bastante cansativa.

  • Fertonan

    Esse avião é um espetáculo, o sistema para reduzir turbulência funciona, cruzei a cordilheira dos antes duas vezes nessa aeronave, pode ter sido pura sorte, não deu nenhuma trepidada. A potencia dos motores também parece ser superior, o avião deixou o solo num instante e subiu aos céus parecendo não fazer nenhum esforço. Meu voo foi de GRU a Santiago no mesmo avião que vinha de Milão fazendo escala em SP.