Como é voar para a Europa com a Alitalia

Redação 8 · janeiro · 2016

Você já teve a oportunidade de voar com a companhia aérea italiana Alitalia? A avaliação de voo de hoje foi enviada pela leitora Marina Pereira, blogueira do Espelho e Passarela, que voou do Rio de Janeiro até Düsseldorf, na Alemanha, com conexão em Roma.

Para quem não conhece, a Alitalia é a maior companhia aérea da Itália e conta com uma frota total de 120 aeronaves, distribuídas entre Airbus, Boeing e os brasileiros Embraer. Hoje a companhia atua com voos para 81 destinos, 27 deles na Itália e 54 em outros países pelo mundo, em mais de 3.800 voos semanais.

como-e-voar-alitalia-11

Mas será que diante de tudo isso vale a pena voar com a companhia? Saiba como é voar com a Alitalia nessa avaliação completa e tire suas próprias conclusões. Lembre-se, caso já tenha voado com a companhia aérea, não deixe se nos contar através dos comentários ao final desse post, sua opinião certamente ajudará muitos outros leitores e viajantes.

Boa leitura!

Meu nome é Marina Pereira, tenho 22 anos e tenho um Blog chamado Espelho e Passarela. Graças a uma mega promoção divulgada no Melhores Destinos, voei em setembro com a companhia aérea italiana Alitalia até Düsseldorf, na Alemanha, saindo do Rio de Janeiro com conexões em Roma na ida e Milão no voo de volta.

Compra dos tickets

Comprei minhas passagens direto pelo Submarino Viagens e, mesmo com todas as taxas inclusas, o preço estava ótimo. Logo já me foi disponibilizado o código de reserva para acesso no site da Alitalia. Com o código, pude escolher meus assentos em todos os voos e escolher meu tipo de alimentação (sou vegetariana).

Check-in e Voo

O check-in foi super rápido e pontual. Ao despachar minha bagagem recebi uma notícia que me deixou bastante chateada, a Alitalia não possui etiquetas para malas com conteúdo frágil. Tive que confiar e rezar, apenas.

1º Voo
Rio de Janeiro – Roma

O avião que voamos até Roma era um conservadíssimo Airbus A330, que preferi sentar na janela. O espaço era relativamente bom, para mim foi o suficiente para ficar bem acomodada. Sou baixinha e isso é vantagem em todos os voos, claro. O sistema de entretenimento era individual e não tinha nada em português.

como-e-voar-alitalia-03

Um ponto negativo é que os filmes, por exemplo, já eram bem antigos. Neste voo a Alitalia disponibilizou aos passageiros um fone de ouvidos, que por sinal era muito bom mas que era recolhido no final do voo, um pequeno travesseiro e uma manta, padrão das companhias aéreas em voos internacionais.

O voo saiu pontualmente e logo já foi iniciado o serviço de bordo. O jantar veio com restrição alimentar, exatamente como havia pedido, muito completo e delicioso. A quantidade deixou um pouco a desejar, achei muito regrado.

como-e-voar-alitalia-07

Na parte traseira do avião encontramos apenas as bebidas disponíveis, nada de comer. Para um voo de 12 horas, isso pode ser um problema para alguns passageiros. Algumas horas após a primeira refeição foi servido um pequeno aperitivo (torradinhas com bebida a nossa escolha) e, somente 1 hora antes do pouso, foi servido o café da manhã.

2º Voo
Roma – Düsseldorf

O voo para Düsseldorf era de menor duração, claro, com cerca de 2 horas no total. O voo também saiu pontualmente e a aeronave neste caso era um A319, já não tão conservada assim. Um ponto muito negativo nesse voo foi a boa vontade das comissárias de bordo. Já eram senhoras e não foram nada simpáticas, além de não falarem inglês corretamente. O meu assento era novamente na janela mas não lembro de muita coisa além disso, dormi antes de decolarmos.

3º Voo
Düsseldorf – Milão

Já no retorno da viagem, houve um erro de comunicação no voo de Düsseldorf para Milão. O número do voo não constava nos painéis do aeroporto de Düsseldorf e nem nos de Milão (uma amiga me esperava lá e ficou doida sem informações sobre o voo). Segundo minha amiga, nem as atendentes da Alitalia sabiam se existia um voo de Düsseldorf para Milão naquele horário. Saí de Düsseldorf com 15 minutos de atraso e também não vi o serviço de bordo, pois dormi. A aeronave era um Embraer 175, também muito bem conservado.

4º e 5º Voo
Milão – Roma
Roma – Rio de Janeiro

O último voo de retorno até o Brasil, trecho Roma – Rio de Janeiro, atrasou 45 minutos. Não entendi muito bem o porquê, mas estava muito preocupada, pois poderia me atrapalhar no meu voo de volta para Minas Gerais, que era operado com a companhia aérea Azul. A aeronave era a mesma do voo de ida, Airbus A330 e também estava bem conservada. A diferença foi que o voo de volta não estava tão cheio quanto o de ida. A refeição foi um grande problema pra mim, parece que esqueceram da minha restrição alimentar e o meu café da manhã foi o mesmo do jantar.

O sistema de entretenimento estava falho e minha TV não funcionava. Na minha situação de cansaço, isso não chegou a ser um problema, pois dormi durante todo o voo. Os comissários de bordo foram muito cordiais e educados, o que, na minha opinião, foi um ponto muito positivo.

como-e-voar-alitalia-04

Chegando ao aeroporto do Rio de Janeiro tive outro problema. Não sei se é culpa da companhia aérea, mas havia apenas um carrinho para buscar as malas no avião. Até minha mala aparecer na esteira demorou cerca de 50 minutos e eu já estava super tensa, afinal tinha outro voo cerca de 30 minutos depois.

Conclusão

Voaria de novo com a Alitalia sim, mas consideraria levar alguns snacks comigo para o voo. Os comissários de bordo, em regra, foram muito educados e solícitos, além dos aviões estarem em muito bom estado e limpos.

Outro ponto muito positivo foi que, apesar de ser uma viagem com conexões, minha mala estava em perfeito estado quando a recebi no Rio de Janeiro. Nada quebrado e, o melhor, nada faltando.

08

Publicado por

Redação

redacao

  • Leopoldino M Castro

    Eu voei pela Alitalia em 2000 e nunca havia sido tão mal atendido. As funcionárias do embarque foram grossas e as comissárias absurdamente mal educadas. Desde então não voei mais com essa empresa. Ademais, ela não transparesse como os italianos foram educados comigo na última viagem que fiz para lá em 2014/2015.

  • Diego

    A alitalia é um lixo, não tem respeito pelos clientes, milhares de casos de extravios ou danos ás bagagens, serviço de bordo muito abaixo da média… Sem contar outros problemas que levaria tempos escrevendo aqui. Minha última experiência foi há menos de 1 semana e posso dizer seguramente que não viajo nunca mais pela Alitália, nem de graça.

  • Michelle Reis

    Voei em Set/15 e nao tenho do que reclamar, tanto RJ/MIlao Qto ROM/PAris

  • Estevão Busato

    Fui para Roma pela Alitalia em 2014. Excelente. Nada a reparar.

  • neguinho

    Vou para roma em março com alitalia, depois eu comento.

    • Márcio

      Eu também vou em março com Alitalia. São Paulo pra Roma e Milão.
      Comentarei no regresso.

    • PureWhiteFlour

      Se espirrar durante o voo: saude!

  • Wescley

    Em maio passado voei com a Alitália, mas foi em Business. Bom atendimento e poltrona excelente, assim como o sistema VOD.

    • Leonardo Verza

      Boa tarde wesley. Saiu do rio ou sampa? Estou para emitir um trecho na executiva deles mas na duvida se saio de gig ou gru, visto que escutei que os voos de gru sao todos em avioes velhos

      • Cristiane Britto

        Eu fui na executiva há mais de 1 ano, Rio/Roma, mto confortável, ótimo voo!

      • Wescley

        A ida foi de A330 pelo GIG e a volta foi por GRU de 777. Eu achei a poltrona do A330 melhor e o avião me pareceu um pouco mais novo. A única grande diferença foi no sistema de entretenimento. Apesar do conteúdo ser o mesmo, o equipamento parecei ser bem inferior, mas não fez diferença para mim, na volta eu estava tão cansado que dormi o voo todo.

  • Alan

    Love MVML meals! 🙂

  • Daniel Nunes

    Fiz SP-Roma-SP em Setembro/2014. Optei pela Alitalia por ser voo direto, mas me arrependi. Classe econômica MUITO apertada, independente da altura da pessoa. A poltrona da frente fica colada na sua cara caso a pessoa recline, e você não. Foram 11hs (pelo q me lembro) angustiantes para alguém que não dorme em voos…

    • Edmilson Medeiros

      Meu voo da ida também foi horrível, do jeito que relatou. O da volta melhorou um pouco.

  • Paulo Brito

    Já voei pela Alitália três vezes. A vantagem está somente no preço das passagens. O serviço de comissaria é fraco. As comissárias são bastante mal humoradas, chega a dar medo….

  • Claudio Costa

    Voei Alitalia (SP-Roma-Barcelona) e (Barcelona-Roma-SP) em Outubro/2015. Os trechos internacionais foram em um Boeing 777-200. Excelente preço. Pontual. Boas refeições. Bom atendimento. Não sei se voaria de novo por causa das poltronas do 777-200 (apertadas e com a parte superior – apoio à cabeça – se deslocando para baixo e para cima, durante todo o voo, pegando no meu pescoço e tornando o voo muito desagradável). Já havia voado trechos internacionais anteriormente e foram muito corretos comigo ao me pagarem uma mala nova em função de danos causados em minha bagagem (um italiano me ligava direto no meu celular para me posicionar a respeito do andamento de minha solicitação).

  • Andrew Bueno Piolli

    Estou indo para Roma em Maio, Alitalia é vantajosa por ser direto, mas a KLM, Swiss e Turkish (pois vou para Istambul) estão com preços parecidos e pelo jeito essas 3 empresas são superiores

    • Salvatore Carrozzo

      Se você vai para Istambul e o preço da turkish está na mesma faixa, sugiro ir pela cia turca, que eh muito elogiada

  • Luis

    Sobre o atendimento de bordo em qualquer cia no mundo,até Emirates,se tiver tripulação muito mal educada,seu voo não vai ser agradável.Mas tudo depende de sorte,para mim,ás vezes encontro assim.

  • Don Kalima

    Alitália era terrivel, agora depois da Etihad, está apenas “ruim”. Quem tem sorte, dá tudo certo, quem tem azar, como foi um caso comigo, se ferra bonito. Te tratam pior que cachorro, principalmente em Roma e no Rio quando dá problema. O avião que faz Sp, o 777-200, é terrível, já os A330, como a moça comentou na postagem, são bem legais, quase padrão Etihad. Só viajo com eles se não tiver opção melhor.

  • Alberto Kiess

    Já viajei GRU-FCO com a Alitalia no B777-200. Aeronave velha, mas super silenciosa, limpa, mas com um grande problema para a classe econômica. Nos assentos da janela existe embaixo dos bancos uma caixa metálica que REDUZ e MUITO o espaço para os seus pés. Tenho 1,75m e fiquei extremamente desconfortável durante toda a viagem. Os comissários eram prestativos, mas no jeito italiano de ser. Refeições não eram ruins, mas não chegavam a ser boas. O atendimento antes da viagem pelo telefone, foi muito ruim e grosseiro quando pedi informações sobre o meu programa de milhagens. Voaria novamente, somente após um retrofit de cabine ou troca de aeronave no trecho GRU-FCO em voos intercontinentais. Voos intra-europa eu viajei e gostei, não é uma empresa de merecer elogios, mas faz o básico para o passageiro: vooei os trechos: BRU-FCO, TXL-FCO, IST-FCO.

    • Daniel

      Alguns B777 da KLM tb possuem essa caixa. Horrível!

      • Márcio

        O B747 da Lufthansa também

      • Jonatas Elias

        Essa caixa é do sistema de entretenimento.

  • Mariana Davis Gouvêa

    Voei agora, em setembro de 2015 e não tive uma boa impressão. Os aviões são velhos e os funcionários grosseiros. Os bancos (da classe econômica) de ambos os aviões que peguei tinham um encosto horrível que forçava a cabeça/pescoço a ficar para frente. Ou seja, você não consegue dormir direito e ainda ganha um torcicolo de brinde.

    • Rafael Pereira Ferreira

      Um verdadeiro pesadelo esse encosto pra cabeça! Simplesmente desesperador em um voo tão longo!

  • antonio

    Viajo frequentemente com a Alitalia e sempre gostei muito da experiência.
    Além do benefício do voo direito para Roma, amei a possibilidade de parcelar em até 10 vezes sem juros, que poucas companhias aereas tem e nunca tive problemas de malas, atraso,ou atendimento insatisfatório.
    Continuarei voando sempre de Alitalia.

  • Anderleia

    Voei pela Alitalia RioXRomaXVeneza em setembro/outubro de 2014. Achei os aviões um pouco velhos, os filmes disponíveis bem antigos. Mas, de modo geral os comissários me atenderam muito bem, mesmo eu não falando nada de itlaiano e inglês. No entanto, no retorno, minhas malas não chegaram. Ficaram em Veneza. Recebi-as intactas dois dias depois na minha casa, no interior do Espírito Santo. Acho que voaria de novo, se os preços forem interessantes…pois devo retornar à Itália em outubro deste ano.

  • Giovanni

    Voei pela Alitalia para Istambul. O trecho Guarulhos-Roma foi em um avião meio antigo, mas bem conservado. O serviço de bordo era educado e atencioso e foi o voo onde mais vi servirem comidas e bebidas na minha vida. Sério, eles serviram as refeições normais e, no fundo do avião, serviram uma mesa improvisada com mais snacks e bebidas à vontade durante todo o voo até Roma. Nunca tinha visto isso antes. Já no trecho Roma-Istambul, foi bem diferente. O avião era menor, muito velho e mal conservado por dentro. No piso do corredor tinha um carpete velho, sujo e bastante fedido. Teve apenas um lanche ruim e o serviço de bordo era indiferente. Voltei pelo trecho Cairo-Roma com o mesmo baixo padrão do voo Roma-Istambul. Já a volta de Roma a Guarulhos foi um voo normal, mas com pessoal de bordo bem mais atencioso. Minha conclusão: a Alitalia não tem um padrão para todos os voos, depende um pouco da sua sorte pegar um voo melhor ou pior. Não voaria novamente com eles, apesar de também não levantar bandeira contra. Se puder escolher, escolho outra.

  • Vanessa Mello

    Tive muito problema com a alitalia em 2013, confirmação de compra, de vôo, os comissáriosse acham com rei na barriga, uma menina que conheci no vôo e me ajudou pois estava no meu primeiro vôo intercontinental sozinha e sem falar nada além de português e espanhol, ela como mestre em francês e italiano me ajudava no que eu não entendia no vôo até Roma e depois de Roma para Bruxelas eu me viraria sozinha, eles faziam questão de corrigir os pedidos dela em italiano, super descortês… Não tive problemas com atrasos ou bagagens.

  • Sergio

    Bem, já viajei na Alitalia em diversas fases. Viajei pela primeira vez num ilustre 747 caindo aos pedaços, e viajei em 2015 no trecho GIG-FCO no A330, com posterior prosseguimento para Genebra.

    A melhor coisa da Alitalia são os horários, vôos noturnos com saídas que permitem uma melhor adaptação ao fuso horário. A parte internacional foi ótima, a tripulação era cordial e o avião estava conservado e limpo. O sistema de entretenimento era ok (com a ressalva dos títulos não terem legenda em português e mesmo os filmes italianos eram só em italiano). Esqueceram da refeição infantil do meu filho (tanto na ida como na volta), mas ele se virou com a massa e com os biscoitinhos que foram distribuídos.

    Os trechos domésticos foram normais, num Airbus razoavelmente rodado. Na volta, no trecho Genebra-Roma o avião atrasou bastante e tivemos que correr (literalmente) no aeroporto em Roma.

    Eu viajaria novamente na Alitalia caso ela tivesse uma boa tarifa.

    • Bruno Bastos

      Só que um trecho Genebra-Roma não é doméstico…

  • Salvatore Carrozzo

    Já voei muito com a Alitalia (como meu nome e sobrenome entregam, sou ítalo-brasileiro). Nos anos 80, era criancinha, mas lembro que a Alitalia colocava um 747 na rota (creio que era milano-roma-rio-são paulo-buenos aires-santiago, um verdadeiro pinga-pinga). Claro que não me lembro de
    muita coisa, eu era pequeno. Mas lembro que minhas irmãs, que são mais velhas, reclamavam muito do atendimento, chamavam as aeromoças de cavalas. Já adulto, voei algumas vezes. Acho a companhia mediana. Longe de ser ótima, mas também longe de ser terrível. Mas o atendimento realmente deixa a desejar (e olha que eu falo italiano). O bom é que a Alitalia atende muitas cidades italianas, o que eh ótimo, visto que a malha ferroviária do país não eh excelente (trens não muito novos e lentos, sobretudo para as cidades do sul. Isso sem contar com a Sicília e a Sardenha, que não são ligadas ao continente pela Trenitalia).

    • Mateus

      Levarei seu comentário mais em consideração do que muitos aqui, sendo italiano e falando das limitações de um país europeu, onde a maioria dos brasileiros acham que a Europa é uma maravilha… só pode ser um comentário com muita credibilidade!

      • Salvatore Carrozzo

        Obrigado, Mateus. De fato, muitos brasileiros olham a Europa como algo de outro nível. Até pode ser, se você estiver olhando para a Escandinávia. E mesmo a Escandinávia tem muitos problemas, como altos índices de alcoolismo e suicídio. Todos os países têm coisas boas e ruins. Se formos falar das coisas boas da italia, temos a cultura, as belezas naturais tão diversas (ainda mais em se tratando de um país pequeno) e a culinária. Mas é um país ainda machista e conservador, com alta burocracia e corrupção.

  • R.F.

    Viajei com eles em Nov/2008 de SP para Roma em um 777-200. Avião sem monitores individuais, refeição não foi muito boa, já os comissários nos atenderam em (talvez porque eramos 78 passageiros a bordo).

  • André Kraemer Góes

    Voei ano passado de Alitalia no trecho GRU-FCO e não voltaria por um único motivo: as poltronas do 777 são as mais desconfortáveis poltronas em que já voei, tanto pela largura de seu assento, extremamente apertado, mas principalmente pelo formato do encosto, que te deixa corcunda a viagem inteira

  • Rafael Pereira Ferreira

    Esse avião que faz o voo pra São Paulo realmente é terrível, justamente por causa desse encosto pra cabeça que incomoda muito, tornando quase impossível dormir. O avião que faz Rio-Roma não tem esse encosto incômodo e a viagem foi muito mais tranquila.

  • Heloise G

    A comida da Alitalia é ruim. O bom é que servem vinho à vontade e o atendimento que usufrui foi muito bom por parte dos comissários. Não tive nenhum problema, mas vi muitas pessoas reclamando do extravio da bagagem.

    • Heloise G

      haaa… as poltronas são horríveis e apertadas para quem é alto e os entretenimento de bordo é bem sofrido e antigo.

  • Rosana F.

    Acho que ter um bom voo em qualquer cia, depende de sorte! Em outubro/15 fiz pela Alitalia Paris/Roma e Roma/SP. Aquela maldita caixa de ferro abaixo dos bancos da janela são um terror, não tem espaço para os pés, dói tudo, pernas, pés, pescoço, etc… as poltronas do meio são péssimas, você não consegue mexer um braço sequer, e para comer então? Sem falar naqueles sem noção que reclinam a poltrona da sua frente, aí ferrou mesmo! é como se você estivesse com uma camisa de força! Extremamente desconfortável! Viajar nesse tipo de assento, nunca mais. ou você consegue um assento conforto, que nem é tão confortável assim, apenas sentável! …ou economiza por mais tempo para comprar um assento na executiva! que é um roubo em qualquer cia.!

    • Mateus

      Não tô te entendendo… Quem reclina a poltrona é sem noção?! Não pode reclinar a poltrona????

  • Roger

    Olá amigos?
    Alguém pode me informar como é a imigração em Roma? No começo desse ano passei por Madri e não tenho do que me queixar. Foram extremamente cordiais e educados. Bem, pergunto pois alguns conhecidos relataram algumas grosserias contra os imigrantes brasileiros. Agradeço a todos que me derem uma resposta. Grande abraço.

  • Ariadne Sakkis

    Também viajei pela Alitalia no ano passado, em uma promoção divulgada aqui no Melhores Destinos. Foi minha segunda experiência com a companhia – a primeira vez que viajei foi em 2002 – e estou convencida de que será a última. Tudo bem, paguei um preço muito maravilhoso para ir de São Paulo a Berlim (R$ 969 + taxas), mas tive a viagem mais desconfortável do mundo. Os assentos do avião, um combalido Boeing 777-200, têm um encosto que projeta o pescoço pra frente e não há meios de torná-lo menos incômodo ou removê-lo. A comida também foi apenas ok e o tratamento dos comissários quase, só quase, beirou a boa vontade. Além disso, como o voo atrasou duas horas para sair de São Paulo, perdi a conexão para o voo seguinte. Na confusão do desembarque em Roma, me colocaram em um voo que saia em 20 minutos, do outro lado do enorme Fiumicino. Obviamente, perdi esse voo também. Custei muito a encontrar alguém da companhia que conseguisse me ajudar a chegar a Berlim. Por fim, quando pousei na Alemanha, depois de 7 horas de espera no aeroporto de Roma, minhas malas não chegaram no mesmo voo. Misteriosamente, haviam chegado horas antes. Ninguém soube me dizer em qual voo (hahahaha). Então, assim. Sim, eles fazem promoções boas, mas você tem de estar disposto a passar por perrengues para voar com eles.

  • Marco Dias

    Eu voei duas vezes pela Alitalia recentemente e não tenho do que reclamar. Espaço para pernas, serviço de bordo, entretenimento,… tudo perfeito. Sobre os petiscos, no meu vôo pelo menos eles avisaram que ficariam disponíveis no fundo do avião para quem quisesse pegar. Eu não cheguei a fazer isso. A comida não é bem servida mas em nenhuma companhia nas quais viajei recentemente era. Sobre o jeito meio “grosseiro”, é o jeito italiano de ser. Em parte é “grosseria” sim, mas em parte é porque eles são bem objetivos, não gostam de muita conversa. Você percebe isso quando visita algumas lojas de rua em Roma. Mas nem todas as pessoas da tripulação são assim.

  • Marcio

    Fui em março 2015. Adorei. A tripulação fez o que deveria, independente de simpatia ou não. Gostei de tudo. Fiz um voo tranquilo.

  • FloripAninha

    Usei a Alitalia na minha última viagem, de 27 de dezembro de 2015 a 3 de janeiro de 2016, e foi muito boa a experiência. Os atendentes do check in foram muito educados e atenciosos. Os comissários de bordo no geral foram atenciosos com algumas exceções mas nada que comprometesse o voo. Eu pedi comida diferenciada e foi muito bom, selecionei “seafood” e recebemos só peixe e camarão, inclusive no café da manhã no voo da ida foi salmão. O único porém a ser melhorado é que eles entregam a comida diferenciada bem antes dos outros passageiros receberem a comida deles e nós precisamos esperar até chegar a nossa vez de receber bebida. Na ida ficamos mais na frente e logo recebemos, mas na volta ficamos no meio e isso demorou muito, eu quase já estava terminando a minha refeição quando recebi a bebida. Quanto aos filmes, realmente, são poucos em português, acho que só encontrei um, salvo engano. Tinham dois ou três filmes recentes, 2015, e os outros antigos. Música e outros tipos de programa, eu vi em inglês. Os voos sairam no horário e chegaram no horário. Enfim, acho que dei sorte de ter um bom voo de ida e volta. Voltaria sim a voar Alitalia.

  • EMILIA

    Eu voei em 2015. Detestei. Espaço pequeno para as pernas, pois o avião é antigo e existe uma caixa de metal que atrapalha colocar os pés. O serviço de bordo razoável. A parte de entretenimento é ruim nada em português. Nossa mala chegou quebrada e demoraram 4 meses para falar em ressacir, mas nunca colocaram o dinheiro na conta como prometeram.

  • Eliane Figueiredo

    Estou mt preocupada. Pesquiso passagens para ir à Roma no final de Março e vi diversos vôos da Alitalia que, apesar de não serem os mais em conta, tinham o horário q eu precisava… mas lendo essas postagens estou com receio…

    • Cleiton Rafael Da Silva Cannig

      Pode ir.
      Ótimo custo beneficio, a comida é razoavel, o atendimento de voo é bom, objetivo. E eles também são bem pontuais.. cumpre bem o serviço..

  • Hens

    Viajo em Agosto/2016 com a Alitalia… Ler a matéria e as dicas me ajudarão a tomar certas precauções.

    • Marina Pereira

      Leve snacks! hahah

  • Claudio

    Eu e minha família viajamos de Amsterdam para Paris, Paris – Roma e Roma São Paulo em 2014.
    Todos os trechos foram de má qualidade, os cheking ruins, aviãos ruins, comissários péssimos.
    Alitalia nunca mais.

  • Marcelo

    Alitalia? Pagando? Sem chance.

  • Fernando

    Interessante este comentário!
    Voou novamente à apenas uma semana!!!
    E diz que é um lixo???
    “milhares de casos de extravios…” blá, blá, blá…

    O que você fazia lá???

    • Diego

      Interessante seu comentário, jovem! Ficou ofendidinho com sua cia do coração? Que gracinha! Jovem, trabalho há mais de década na área, minha empresa é do setor turístico, e tenho contado direto com diversos casos relacionados á essa cia aérea. Já tive problemas menores com a Alitália, mas nada tão desastroso quanto da última vez. Me desculpe se você trabalha na Alitalia e ficou ofendidinho… Mas te entendo, você não tem culpa dessa empresa ser um lixo.

    • Salvatore Carrozzo

      Que grosseiro esse Diego. Depois fala das aeromoças da Alitalia….

  • Marina Pereira

    Roger, eles, literalmente, nem olharam pra minha cara. O agente pegou meu passaporte enquanto conversava com um policial e contava piadas, carimbou e pronto. Nem trocou olhares comigo.

  • Marcilio De Araujo

    Tirando a má educação de alguns membros do crew nada demais em voar pela Alitália. Por sinal percebi uma melhora depois que foi vendida para a Eithad, com aeronaves mais novas e comissários mais humildes kkkk…

  • Bruno

    Alitalia é horrível! Não recomendo a ninguém! Avião péssimo, atendimento péssimo e comida deixa muito a desejar. Voo de São Paulo é pior que o do RJ, o avião é um 777 em péssimo estado, da última vez que voei em novembro o sistema de entretenimento de mais de 20 passageiros não estava funcionando. Simplesmente chocante!

  • Lizie de Lima

    Gente, vou fazer GRU-ROMA-FIRENZE final de maio e agora to preocupada rsrsrs É a minha primeira viagem pela Alitalia. Alguém já fez esse trecho? Como é a imigração em Roma, demora mto?

    Outra dúvida, na volta ficarei 13hs em conxeão em Roma e pensei em dar uma voltinha, alguém já fez isso? Acho que dá tempo né?

  • Leandro Ferreira

    Voei com a Alitália de Barcelona a Roma em Abril/2015. Voo tranquilo a bordo de um A321, uma recifense no check-in em El Prat nos ajudou muito. Somente a refeição q ficou a desejar. Voaria de novo, sem problemas, se o preço for bom.

  • PureWhiteFlour

    Eu voei para Roma e de lápara Tel Aviv. Tudo funcionou perfeitamente bem. Nada a reclamar e quando me falam mal da Alitalia, estranho, pois minha impressão foi ótima em mais de uma oportunidade. Só achei estranho a falta de agentes de segurança no voo de Roma para Tel Aviv, parecia que estava embarcando num vôo doméstico e não para um oaís com tamanha exigência de segurança.

  • PureWhiteFlour

    Espero nunca precisar de seus serviços profissioais, pois você não tem competêcia para administrar uma crítica e seu linguajar, realmente, é bem pior do que o seu relato de terceiros sobra a Alitalia,

    • Diego

      é uma enorme satisfação não tê-lo como cliente, senhor…Farinha Branca Pura? Em suas próximas viagens não deixe de voar pela Alitalia, e fazer suas reservas pelo Decolar. O setor agradece! Grande abraço !

  • Adriana A. Bruno

    Voei ano passado, para o Egito, Achei a cia aérea no geral boa. Eu havia marcado no site alimentação especial, sempre vinha antes das outras pessoas, com atenção. No voo de volta meu café da manhã veio light até demais e eu com uma baita fome, o comissário percebeu e muito gentilmente perguntou se eu gostaria de trocar para o café normal. Achei sim, alguns comissários um pouco “frios” , muitos não falavam inglês, apenas italiano, mas de certa forma procurava atender a todos. A Aeronave era bem conservada, no voo ate Roma, apenas me dei mal, pois fiquei na janela e tinha aquela caixa do sistema multimidia nos pés, o que restringe um pouco o espaço. No voo de Roma para o Egito, e na volta a aeronave já era um pouco mais velhinha.
    MInha bagagem foi danificada na volta, mas enviei e-mail e tive todo suporte e fui reembolsada pelo ocorrido. Sempre me atenderam prontamente, inclusive com uma dúvida que eu tive com relação a nome na passagem. Voaria de novo sim.

  • Leonardo Verza

    Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida. Parece que todos voos saindo do rio da alitalia sao nos avioes novos a330 e os voos saindo de sao paulo sao nos velhos. Muita diferenca no servico comparando essas duas saidas? Na executiva parece que é bem diferenre. Se fosse verdade iria emitir minha ida via rio msm morando em sampa pra conhecer. Obrigado.

  • LucasGaspar

    Eu voei entre Genebra e Roma em um Embraer, fiz a compra das passagens pelo site da Etihad Regional (antiga Darwin Airlines), apesar do grande atraso do inicio do embarque, sem explicação alguma, o voo foi ótimo pois a aeronave era bem espaçosa, o serviço de bordo foi ok e as comissárias cordiais mas não simpáticas.

  • Mariana Gliesch

    Nossa, voei pela Alitalia em 2014 GRU-ROMA e foi bem ruim. O aviāo era muito antigo e a poltrona era horrivel, com a parte superior fazendo com que o pescoço ficasse para frente e praticamente nāo reclinava. A comida foi ruim e o atendimento dos comissário também. A única parte boa foi a pontualidade. Mas definitivamente nāo desejo ter que voar de novo por esta companhia.

  • Luciana Fonseca

    Ja voei em varias empresas de baixo custo, com conexões esquisitas, e foi na Alitalia – empresa grande e conhecida – que, pela primeira vez, minha mala foi extraviada. Melhor, a do voo inteiro hahahaha isso aconteceu num voo saindo do rio para istambul, com conexão em roma. As malas ficaram em Roma, e so foram entregues no destino três dias depois. Eles terceirizaram o problema, que tínhamos que resolver numa sala minúscula que mal cabia 10 pessoas – que dira um voo inteiro – onde ninguém falava inglês ou português, praticamente so turco rsrsrs o telefone para contato não atendia e foi graças a boa vontade do recepcionista do hotel em istambul, que ligava incessantemente e falava turco, que pudemos ter nossas malas de volta. Um caos completo. Sem falar na grosseria da tripulação durante o voo…

  • Gladys

    Péssima, foi a pior companhia que já voei, parece que estão fazendo um favor em nos atender, aviões desconfortáveis e voos mal organizados, cancelaram nosso voo sem nos avisar, perdemos as marcações dos acentos feitos com antecedência de 3 meses. Funcionários extremamente mal educados, tanto dentro dos aviões quanto nos aeroportos. Voamos pela Alitalia em outubro e novembro de 2015. Do Rio/ Roma, Roma/ Barcelona, Madri/ Roma. Nunca mais !!!

  • Maria Lúcia Rodolfo

    Fiz duas viagens pela Alitalia, em 1999 e 2012. Na primeira vez, deixaram de servir o janta. Água tinha à vontade e, finalmente, o melhor café da manhã do mundo para passageiros que não tinham jantado. Na segnda vez, fui prevenida com umas barras de cereal, porém o serviço foi perfeito. No vôo de volta, saindo de Milão, com conexão em Roma, em vista de uma tempestade, perdemos a conexão. Notei, tanto no vôo de 1999 (sem jantar), como no de 2012 (conexão perdida), a comunicação dos comissários é nula. Estão sempre apressados e dirigem a atenção para outro foco e você fica sem respostas. O serviço de terra em Roma providenciou hotel, transporte e alimentação para, no dia seguinte, seguirmos para Frankfurt e de lá, Oh bênção, com a Tam, para o Brasil.
    Concluindo: Apesar dos inconvenientes, há a eficácia da equipe de retaguarda e excelência dos pilotos. Então, voltarei a viajar pela Alitalia, sem dúvida.

  • Paula Palmerston

    Eu não trabalho na Alitalia, mas também fiquei curiosa….. se ela é um lixo, porque viajou de novo por ela? Acho que foi isso que o Sr. Fernando quis dizer….. eu faço reservas pelo decolar e dá sempre muito certo….. do jeito que a concorrência está, não preciso comprar nada de gente mal educada…..

    • Diego

      você é a famosa….. quem?

  • Orem B. Hartuing

    Receber mala em perfeito estado não é ponto positivo, mas sim uma obrigação por parte de todas as empresas aéreas.

  • Jonatas Elias

    Não na hora do serviço de bordo.

  • Jonatas Elias

    Que tipo de profissional diz “é uma enorme satisfação não tê-lo como cliente”?

    • Diego

      um profissional que está há anos no mercado, com uma bagagem profissional e cultural (adquirida em viagens por todos os continentes) que sabe separar o bom senso e o lado passional na hora de fazer uma avaliação, e que não tem necessidade nenhuma de ter como cliente um reles perdido sem conhecimento que não aceita críticas ao que julga bom.

      • Jonatas Elias

        Com a bagagem que professar ter – adquirida em viagens por todos os continentes – ou não tem a mente aberta para captar as diferenças culturais ou não é humilde.
        E pelos seus comentários você passa longe do bom senso. Ninguém está questionando sua crítica, mas como disse nosso amigo aí em cima, você não tem linguajar e competência para administrar uma crítica. E pelo visto nem para angariar clientes.

        • Diego

          fiquei um pouco comovido agora, confesso que até com um pouco de pena de você. Torço pelo seu sucesso, jovem! Grande abraço!

  • Renato

    Estou a 2hrs no aviao aguardando resolverem o problema tecnico ainda em Guarulhos.
    E é so ida. Vamos ver como vai ser essa viagem.

  • Núbia Salvatore Arancio

    Sr. “famoso” Diego, certamente angariou tanta experiência na sua carreira sendo arrogante e pisando nos outros, assim fica fácil ser um experiente de tantos anos e tanto blá blá blá que só prova que o senhor é ignorante o bastante para que seus comentários sejam totalmente tidos como ridículos. Como sugestão, cresça a mente e acompanhe sua idade… Ainda é muito infantil.

  • Uiara Morgado

    Eu olhei reclamações desta companhia no reclame aqui e fiquei bem preocupada.
    Tenho dúvidas se escolho esta companhia aérea ou não. Recomendo a todos dar uma passada no reclame aqui , antes de finalizar as compras.