Como é voar na primeira classe da US Airways nos Estados Unidos

Denis Carvalho 31 · janeiro · 2014

Como prometemos no início da semana, apresentamos hoje uma avaliação da primeira classe da US Airways, desta vez em um voo doméstico dos Estados Unidos a Porto Rico, que é considerado um estado norte-americano. Confira no relato do leitor Rodrigo Araújo como é o atendimento da companhia, que em breve dever deixar de voar e ser absorvida pela American Airlines. 

Fiz uma viagem aos Estados Unidos e Porto Rico, todos os trechos voados pela US Airways. Na minha viagem ao Caribe Porto Riquenho viajei na volta na primeira classe da companhia, lembrando que os voos entre Porto Rico e Estados Unidos são considerados domésticos.

avaliacao_US_Airways_primeira-classe

20130716_125135

Meu voo foi:

 San Juan – Charlotte – US Airways voo 1035 (1ª Classe).

Check-In

20130716_121207No aeroporto de San Juan não tive problema algum. O sistema é muito prático, fácil e simples de operar. Como costume nos Estados Unidos, as máquinas de “self check-in” estão espalhadas por todas as partes do aeroporto, mas também há a opção de fazer check-in na forma tradicional, com um funcionário.

20130716_120344

Voos que partem e voltam ao Brasil não se paga bagagem, mas os que saem dos Estados Unidos pra viajar por lá ou Caribe têm custo de 25 dólares pra despachar a bagagem.

20130716_120247

O embarque e o voo saíram no horário programado, os viajantes da primeira classe têm embarque prioritário e também fila exclusiva para embarque.

20130716_143133

Avião

20130716_133941

A aeronave utilizada foi um Airbus A321 super novo, com a configuração igual à da TAM e GOL. A única exceção é a primeira classe, que tem 16 lugares com poltronas maiores acolchoadas e travesseiro e lençol.

20130716_160853

Entretenimento? Esqueça não tem. As únicas coisas é só uma revista de bordo e internet a bordo por um preço de 9,90 dólares pelo dia. Em resumo, uma primeira classe que parecia mais executiva.

20130716_161002

Refeições

No voo foram servidas uma entrada e a refeição principal, utilizando copo de vidro e talheres de alumínio. A entrada foi um saquinho de snack com vários tipos de biscoitos, para beber suco (maçã, pêssego, laranja), cerveja, whisky, vinho, seagrams (água tônica) e refrigerante.

20130716_172224

Na refeição principal, que por sinal estava muito boa, foi servido salada verde, pãozinho integral, fatias de salmão, frango com purê de batatas e cenoura ou massas, acompanhados das bebidas acima citadas e como sobremesa um delicioso cheesecake.

20130716_175932

Serviço

Antes de aterrissar as aeromoças entregaram um pano úmido quente, para passar nas mãos.

20130716_200248

Dicas

Somente pra informação fiz um voo pela US Airways, saindo do Rio de Janeiro ate Charlotte, e a companhia não cobra mais pelos fones de ouvido. Agora são distribuídos gratuitamente aos passageiros.

Conclusão

Voar pela US Airways foi uma experiência muito boa, mesmo a primeira classe parecendo mais uma executiva. Também não podemos esquecer que o voo a Porto Rico  desde os Estados Unidos é domestico, você só faz a imigração uma vez, ou nos EUA ou em Porto Rico. O voo saiu no horário correto, não houve atrasos, a mala chegou intacta, aeromoças umas simpáticas outras de cara feias mesmo assim voaria outra vez pela US Airways.

Agradecemos ao Rodrigo pela ótima avaliação. E você? Já voou com a US Airways em voos domésticos, deixe sua opinião nos comentários e participe! Se quiser pode conferir a avaliação da classe econômica da US Airways nos voos do Brasil aos Estados Unidos, que publicamos nesta semana. Você também pode ver todas as avaliações publicadas pelo MD até hoje neste post e no Guia de Companhias Aéreas

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Até a classe econômica da Emirates é melhor que isso… huahuhsua
    ANW… bom review.

    • Fabio

      Eu diria que eh igual. O maior espaco de uma eh compensado pelo ICE da outra

    • Sonia

      Voos domesticos em primeira classe nos EUA sao assim mesmo pessoal. Porque voce fez um comentario tao negative assim?

  • Mari

    Para um vôo doméstico não é ruim….. é assim mesmo!! Aqui só tem a econômica.

  • MTorres

    First para voos Domesticos é a mesma coisa que Executiva, se não me engano.

    Por exemplo: Se voce faz Rio – Orlando de Executiva, o trecho Rio Charlotte é na Executiva, e o trecho Charlotte Orlando é a First. (que nada mais é que uma executiva).

    • Mari

      Isso mesmo.

    • Dênis Colli

      Exato… É a BusinessClass com nome mais pomposo…

  • Dênis Colli

    Na verdade chamam de primeira classe porque Americano gosta de deixar tudo com mais valor do que realmente possui. Uma BusinessClass pra ser mais exato…
    Ja voei FirstClass domestica da AA, Delta e United… Achei serviços interessantes… Mas não pagaria o que cobram… Gostei da United por receber o upgrade gratis por ser StarAlliance Gold…

  • jean

    Acabo de fazer Bogotá-GRU pela LAN na econômica: talheres de metal, recipientes de louça, poltrona com reclinação boa, coberta, travesseiro, e bom entretenimento!
    E você me diz que isso que aparece nas fotos é first class? As aéreas dos EUA são um lixo!

    • everton Basilio

      Feliz, espero que o serviço na Lan continue assim até abril, estarei indo para San Andres com cnx em BOG. Kkkkkk foi de 767? Como foi o entretenimento?

    • Andre

      Lembre que voce voou em classe economica internacional e isso foi um voo DOMESTICO de primeira classe, a maioria das outras companhias areas pelo mundo nem oferecem primeira classe na domestica. Se voce e’ alguem que viaja bastante pelo EUA a trabalho, a domestica First Class e’ excelente para voos de 2 a 4 horas, boa comida, asento MUITO mehor do que o da economica, e voce pega de graca se voce tem “status” na companhia. Agora no Brasil, nao importa o quanto voce voa, voce nem tem a opcao de uma primeira classe domestica, tem que ficar lah empacotado na economica, e nao importa o quao bom seja o atendimento o assento ainda vai ser uma merda e apertado.

  • Simone

    Isso é first class? Tá de sacanagem! Até a da Transbrasil nos anos 80 era melhor!

    • Andre

      First Class DOMESTICA, algo que companhias areas Brasileiras nem oferecem mais. 90% das pessoas que vao na Domestica First class sao pessoas com alto status de milhas na companhia que ganham “free upgrade”, e’ um modo das companhias areas tratarem bem os seus clientes que mais voam com eles. Eu sou platinum da US-Aiways e sempre ganho upgrades, por isso nunca troco de companhia aerea.

  • Juca

    Uma M… de serviço. Se usou pontos, vá lá. Mas se pagou, jogou dinheiro fora. Qualquer outra cia americana tem serviço melhor, mesmo em voo doméstico.

    • Thomas H.

      Nada, esse é mais ou menos o padrão de serviço da first domestica americana em voos de até 3 horas.

  • Vitor

    Só corrigindo: a Gol não opera nenhum A321 e nenhum Airbus rs

  • Mariana Ribeiro

    Porto Rico e' considerado um territorio dos Estados Unidos e nao um estado.

  • Mar

    Gostaria de fazer uma pergunta ao MD,Dênis ou quem possa responder…estou embarcando essa semana em uma promoção do MD para a Fórida(UA)Observei que há bastante disponibilidade de assentos,quem teria direito a ocupar os assentos economy plus,caso eles fiquem vazios?Ou eles não podem ser ocupados(pela economy)…Me respondam,por favor!

    • Dênis Colli

      Mar funciona assim.
      Passageiros frequentes da cia aerea geralmente tem o assento na economica plus, conforto, premium – etc, com desconto e em alguns casos ou dependendo do caso, GRATIS, exemplo – Cliente vai voar com a KLM que faz parte da Aliança Skyteam, e o passageiro é cliente frequente Delta que tbm faz parte da mesma aliança, dependendo do status dele na Aliança ele nao paga para voar nesses assentos, tem mala extra, etc…
      Outro ponto, no portao de embarque seja no BR ou fora do pais, os agentes de portao costumam corriqueiramente fazer "upgrade" de passageiros da economica para as classes superiores seguindo regras estabelecidas pela cia, o que NAO te impede de ser muito gentil com ele ao comentar como faria para ter acesso a estes assentos especiais, etc..
      LEMBRE-SE: Educação/Gentileza gera o mesmo efeito.
      Voar vazios? SIM, perfeitamente normal! Algumas empresas preferem fazer um "mimo" a seus passageiros frequentes e os colocam na BusinessClass em alguns casos gratis; outros pagando um pouco, outros usando milhas ou cupons de upgrade que o cliente ganha quando atinge status elite na empresa, e ate mesmo passageiros idosos, gestantes, ou pessoas educadas que conversaram com eles e pediram algo… E por ai vai…. Em abril voei American Airlines para NY e de la para ATL, no voo para Nova York, perguntei para o agente como quem não quer nada "Como faria para ter acesso à um assento com mais reclinação, pq era um voo longo 10hs" ele explicou da economica conforto da AA, chamada Main Cabin pela American e que custava X reais" eu agradeci e continei falando sobre coisas banais, o voo atrasou pq nao conseguiram acoplar corretamente o finger – passarela de embarque, e com isso uma galera começou a brigar, xingar porque atrasou 40minutos o embarque… Estava proximo e afirmei "alguns não entendem que a culpa não e de vcs e sim do aeroporto que não tem estrutura ou algo do tipo", qndo anunciou que o embarque iria começar, sentei e aguardei a muvuca se dispersar do portão para depois embarcar, ele entao veio ate mim, pegou meu cartao de embarque e anotou o assento 17A, enquanto meu assento original era 26L, a Main Cabin foi com todos os assentos cheios, vi outros indo para a executiva e inicialmente fizeram check-in na economica assim como todos, etc… Tudo depende da situação e do humor do funcionário.
      Se tiver alguma duvida, pergunte que vamos ajudando, a comunidade MD existe pra isso… Pagar barato, viajar mais vezes e porque não as vezes com mais conforto? De forma mais inteligente!
      Abs

      • Andre Garcia

        Dennis, mais um ótimo comentário!

        Ainda neste tópico, sabe como funcionam os upgrades para a Aeromexico?

        Tenho um voo em Abril e seria ótimo saber o caminho das pedras (caso haja) para conseguir uma econômica com desconto.

        []s

        • Dênis Colli

          André obrigado, tento sempre ajudar como posso…
          Bom, nunca voei com a Aeroméxico, não sei te informar como funciona as regras de upgrade da cia. Ela faz parte da SkyTeam, mesma aliança que Alitalia, Delta, Aerolineas etc…
          À priore chegue cedo no aeroporto, geralmente você consegue saber quem são os mandachuvas para tentar ir para um assento conforto (não sei se possuem), etc…

      • Mar

        Muito obrigada Dênis!!! Examinando bastante o site da UA,desconfiei que podia ser assim…não comprei os assentos plus pq estão custando US 160,00 e achei demais.Em novembro peguei promo da Delta para a Califórnia e comprei a confort,mas foi em torno de RS120,00 cada trecho.Pensei em comprar milhas na UA,mas desisti pq não seria garantido e nunca voei de UA tb! Já funcionou na AA comigo o mesmo que vc fez,perguntar gentilmente pelos assentos e eles nos deram gratuitamente.Vou tentar na UA no meu voo de amanhã.
        Abçs

        • Dênis Colli

          Mar comprar milhas somente se for para upgrade para executiva e se estas milhas forem elegíveis, o que nem sempre são. 160dolares é furada! Gaste essa grana durante a viagem… Acredito que chegando com antecedencia sendo gentil consegue algo como tbm conseguiu na AA.
          Eu recentemente voei Delta e comprei antecipado o pass de 24hs wifi por 14dolares, durante o voo o mesmo serviço era ofertado por 10dolares, nao que seja uma quantia significativa, mas o serviço esta ali, a cia quer vender, nem sempre se antecipar é uma boa…
          Boa sorte! E depois comenta aqui o que optou por fazer ou o que aconteceu.
          Abs

          • Mar

            Eu iria comprar 15.000 milhas,ou 30.000 mas iria gastar muito mais, que US160! Fiquei pensando se ajudaria para esse voo…e acumularia para futuros upgrades.|Mas como nunca voei na UA,não quis arriscar.Aliás estou com uma preocupação para esse voo…como eram os últimos lugares na promoção,eu comprei um voo que sai de POA(vou lá pegar o voo).Só que ele chega em Congonhas! Como não moro em SP,achei que 4hs era tempo suficiente para ir a GRU e pegar o UA as 23hs,mas a TAM fala em 3hs.O ônibus de Congonhas fala em 1h10min(tem o trânsito para levar em conta).Chego em Congonhas as 19:50,fique bastante preocupada…Mas a cia não tem nenhuma responsabilidade em um trecho todo estabelecido por ela? Não fui eu que determinei esses horários,como cliente eu tenho obrigação de saber que pode não dar tempo?Se vc puder dar sua opinião,eu agradeço muito!!!

          • Dênis Colli

            Mar você chegara em horario de pico…
            Morava em SP mas não passava por isso, era de casa pra GRU ou CGH direto…
            Trabalhava proximo a congonhas, um ano e meio atras sai do Brooklin (15-20mn de congonhas) para GRU porque iria voar para Montevideo, gastei quase 3hs no trajeto, tinha chovido em SP e a cidade parou.
            Se você comprou todos os trechos juntos POA-CGH-GRU-EWR/IAH/ORD(destino UA) caso você esteja em onibus da TAM ou AirportBus Service e perca o voo internacional, eles podem te alocar em outro voo, mas não tenho comp afirmar. Recomendo sentar a frente e levar bagagem de mão, ou peça para colocar um tag de prioridade no check-in e explica o motivo, saia voando do aeroporto.
            De resto, boa a sorte!

          • Mar

            Ai…mas acabei de ver que conseguirei pegar o ônibus da TAM que sai as 20hs,pq chego as 18:50.É muito apertado mesmo assim,pq o UA sai as 23hs.Estamos em 4, + o meu marido que chegará antes,pq o voo dele é direto e mais cedo.Ele tentará segurar as pontas na UA para nós!Os trechos foram comprados todos juntos e montados pela própria cia. Obrigada pelas dicas,fiquei um pouco mais confiante agora.
            Depois eu conto o resultado,feliz eu espero…rsrsrsrs
            Abç

      • Concordo com o Dênis !
        Gentileza gera gentileza!
        Por duas vezes em maio/13 e nov/13 consegui ir da economica para executiva com a TAM (BSB-MIA e GRU-MIA com acompanhante na classe branco e azul respectivamente).
        Fiz a mesma coisa: deixei aqueles mais exaltados brigarem e depois procurei a atendente chefe e expliquei as situação:
        No primeiro caso voo atrasaria em BSB para GRU e nao daria tempo para fazer conexao. Me colocaram na 42H ! fiz as observações e depois de todos embarcados nos transferiram para a executiva.
        No segunda caso voo atrasou chegada em GRU por incompetencia aeroportuaria e adeus voo das 00:10 para MIA, ficamos para o dia seguinte e da mesma maneira consegui o upgrade.
        Estes casos são erros operacionais e diferentes do citados mas de qualquer maneira, acho que podemos tentar ser mais cordiais mesmo quando a coisa não esta nada boa !
        Acredito que METADE dos problemas tem origem na PESSIMA administração dos aeroportos agora, imaginem na Copa do I – Mundo ?

        • Dênis Colli

          Nunca tive problemas com atrasos ou overbooking, mas já com as famosas trocas de assentos no portão de embarque, com isso já tive argumentos suficientes para uma remarcação gratis de voo(LHR-FRA)…

      • Jonatas

        Amei esta dica, se der certo ótimo, se não der beleza. E ser gentil/educado não custa nada.

  • Sheila Sbruzzi Coelho Oliveira

    Denis e Leonardo, será que vai rolar outra promo pra Cidade do México?

    • jose marques

      Sheila,Quando foi esta promoção,?

  • Danielsson

    Alguém já pegou a primeira classe da US Airways em voo internacional? É do mesmo nível ou bem melhor?

    • Dênis Colli

      Não existe Primeira Classe internacional na US. Em março se não me engano ela ira colocar os Airbus A330 dela para operar na rota para SP ou RJ, não me recordo ao certo. Nesta aeronave sim vale a pena, é uma poltrona flatbed pelo que li a respeito, muito diferente dos sucatões que ela opera a partir de Charlotte para o BR.
      Em voos internacionais ou intercontinentais como são chamados, a US possui a Envoy Class, que é uma classe executiva…
      Não é muito diferente disso nos B757 e B767, assentos proximos, entretenimento precario e refeições a desejar. Gaste suas milhas ou dinheiro com uma cia que vale a pena.
      Meu tio voou, GRU-CLT e ja tinha voado de Copa e Avianca, disse que são 1.000x melhor que a US neste quesito

      • Eu ja voei de Envoy os trechos GRU-CLT-GRU. O voo de GRU pra Charlote usa 767 enquanto os voos de GIG já usam desde dezembro A330 novinhos. A diferença é que no 767 a poltrona é flat porem não é 180° como no A330. Calculo que no 767 seja em torno de 165°, ou seja, vc fica um pouco inclinado ainda. Ja no A330 é flat 180°.

        Apesar de não ser 180° é uma poltrona toda elétrica, diferente das velhas poltronas de business utilizadas nos 777 da United antes da reforma por exemplo, que apesar de serem muito confortáveis não reclinavam tanto e eram totalmente mecânicas.

        Quanto a comida achei muito gostosa com diversas opçãos de pratos principais, boa seleção de bebidas alcolicas, travesseiros e cobertores de boa qualidade.

        O entretenimento utiliza aqueles Video On Demand pessoal, que tanto pode ficar encaixado no suporte, como vc pode tirar ele do suporte e deixar apoiado na barriga ou nas pernas caso estiver deitado. É fornecido um fone de ouvido noise reduction genérico. Diferente dos Bose fornecidos na business da AA por exemplo.

        Achei que pelo preço que paguei o serviço é muito honesto. Para que vocês tenham uma idéia, paguei 2400 dolares GRU-MCO-GRU ida 31/12/13 e retorno 19/1/14. Ticket comprado em meados de agosto de 2013. Nessa mesma época os tickets de economica estavam na casa dos 1500-1600 dolares dependendo da cia.

        • Dênis Colli

          Uau! A American no final do ano fez promoção da business por 2500reais… E podendo voar no 777-300ER.
          Não conheço os serviços propriamente dito da Envoy no 767, mas os aviões são surrados… Com desgaste visivel, não voei Business Internacional da United somente a domestica entre Canada e Eua, chamada de First domestica.
          Nos voos para o BR a United tem usado os 777 e 767 modernos. Voei na economica em Novembro 2012 EWR-GRU e reparei que o layout era moderno e o aviao apesar de ter uns 12anos tinha sido reformado internamente, etc.
          Pois é colocaram sazonalmente para GIG o A330 ao inves de SP, vai entender a US. Com a fusao com a AA acredito que vão reformar o interior, porque a AA tem um nivel interno muito superior a US e os clientes da American não vão querer voar facilmente em aparelhos com configurações deficitárias em tempos de concorrencia por cada passageiro elite.

          • Promoção de business a 2500 reais, mas não era pra voar em alta temporada né. Dezembro e janeiro.

  • Sim 2400 dolares. Os 767 da US são velhos e surrados, vi que a economica desses 767 nem tela individual tem, mas a executiva que voei achei ótima pelo valor pago.

    Executiva com assentos flat de 165° e assento totalmente elétrico é indicação que a executriva teve uma reforma recente.

    Na última vez que voeei business internacional na United, somente os 767 haviam sido reformados e eles já estavam com flat bed na Business. Já os 777 que faziam a rota pra Chicago ainda usavam as poltronas mecânicas (confortáveis mas não eram flatbed). Parece que hoje toda a frota de 777 e 767 estão reformados com flatbed na business.

    Quanto a preferência da US de colocar o A330 na rota de GIG, ouvi dizer que era um prêmio/agradecimento por ter sido a primeira rota deles no Brasil.

    Com a fusão com certeza muita coisa vai mudar na US. Eu ja senti na pele nessa viagem. Mesmo sendo Stargold e voando Envoy me encheram o saco com bagagem. Eu estava com 3 peças no retorno pro Brasil, e queriam me cobrar excesso. Só quando falei grosso que a atendente misteriosamente lembrou que eu tinha direito a 3 peças. Porém, não tageou a bagagem como priority. Como em Guarulhos priority tag de bagagem não serve pra nada, resolvi deixar barato.

  • Cláudia

    Fui para NY na Us Airways e não goste, quase 10 horas dentro de uma aeronave e não ter um filme para assistir, horrível… Não pretendo viajar de novo com essa companhia.

  • Pereira

    Nunca tinha visto uma primeira classe tão ruim quanto esta. Primeira classe de verdade, a poltrona vira cama e fecha como uma cabine, tem aviões inclusive que na primeira classe tem até ducha para banho.

    • Dênis Colli

      Pereira, este review é de uma Primeira Classe Doméstica – assim chamada pelas empresas americanas para voos dentro dos Estados Unidos, Canadá, Porto Rico e México…

  • Bruna

    Eu viajo recentemente pela US de 1 classe saindo ta to dos EUA como do Brasil e nao descreve como o leitor mostrou, isso foi porque ele saiu de san juan e nao do Brasil , toda fez que sai do brasil tinha edredon, champangne , talheres de inox, e eu ainda por cima podia escolher o que queria comer quando entrei no aviao.
    Portanto esse voo seria so de fora do brasil

  • Giovana

    Gostaria de saber se na US Airways é preciso pagar por bagagem despachada? O meu vôo será interno de Miami para St Louis e na classe econômica. Obrigada!

    • Se você comprou tudo junto saindo do Brasil, terá sempre franquia de duas malas de 32 kg

      • Giovana

        não, estou comprando somente o voo interno. miami-st louis-miami.
        é igual a easyjet que só pode mala de mão e para despachar mala tem que pagar?