Como é voar na uruguaia BQB – segunda avaliação

Denis Carvalho 16 · julho · 2014

A uruguaia BQB tem atraído a atenção de muitos pelos ótimos preços para Montevidéu, Buenos Aires e Santiago. Mas a companhia, que sonha ocupar o vazio deixado pela finada Pluna, padece das mazelas de uma companhia pequena para operar rotas internacionais complexas com poucos aviões . Mesmo ciente dos problemas, nosso leitor Igor Parreira decidiu arriscar e voar com a companhia de Porto Alegre à capital uruguaia. O resultado dessa experiência é a avaliação que você confere hoje sobre a BQB! 

Sempre planejo com antecedência uma viagem em minhas férias, aproveito promoções ou utilizo milhas, desta vez escolhi Montevidéu e foi um pouco diferente. Desde que a Pluna faliu e a TAM excluiu os voos no trecho ficamos apenas com um voo diário pela GOL ou conexões forçadas em Buenos Aires pela Aerolíneas Argentinas, e dificilmente há promoções.

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Há 3 anos surgiu a BQB Líneas Aéreas, que operou este trecho em um período e sem explicações o cancelou, voltou a operar com atrasos constantes e cancelamentos que fizeram a companhia ficar com fama de duvidosa. Mas o que eu queria era pagar pouco e resolvi arriscar.

Fiz o voo 5Q 0210 Porto Alegre – Montevidéu e o voo 5Q 0209 Montevidéu – Porto Alegre

Compra

O site da BQB aceita apenas cartão internacional e exibe em pesos uruguaios as tarifas. Ao clicar na bandeira brasileira a página inicial volta para página inicial do Uruguai. Não me senti seguro, pelo fato da conversão das taxas de aeroporto e já havia lido relatos de cobranças indevidas pelo site. Então optei por comprar por uma agência onde custavam com taxas R$ 522, o mesmo valor exibido no site, ou seja a agência não estava cobrando pela emissão, e como já havia utilizado, realizei a compra.

Confesso que preferia ir pela GOL mas quando comprei as passagens um mês antes da viagem, as passagens passavam de R$ 1000 reais e com Smiles estava 8.000 pontos cada trecho, então desisti. O aceite foi instantâneo e recebi o voucher com localizador em alguns minutos.

Prontamente entrei em contato com a Central de Atendimento da companhia para confirmar o voo e marcar assento. Para minha surpresa todo atendimento é em espanhol e não há marcação de assentos, pelo menos a compra estava confirmada com sucesso. Eles não entendem português na Central, e não fazem esforço para entender, precisei falar em espanhol. Senão não haveria diálogo.

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Check-in

avaliacao-BQB10A BQB não utiliza check-in pela web, nem qualquer outro meio, a não ser balcão. A agência sugere chegar com 3 horas de antecedência em voos internacionais, já a BQB cita (em espanhol) 2 horas. O voo estava marcado para as 15 horas, porém no site da Infraero foi confirmado para as 15:20. Cheguei ao aeroporto duas horas antes, não havia filas no balcão da companhia e o painel do Aeroporto Salgado Filho anunciava o voo normalmente.

Notei que os atendentes (apenas dois) são terceirizados e não funcionários da BQB portanto falam português, tinham em mãos uma lista impressa. Não utilizam computador. Lá estava meu nome e o cartão de embarque já impresso, onde foi marcada a poltrona com um adesivo: 12 D.

Passei pela Imigração, já eram 15 horas e nada de anunciarem o voo que estava com embarque previsto para as 14 horas.

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Eram 15:20 quando começou uma movimentação, os mesmos funcionários do check-in foram responsáveis pelo embarque, todos cordiais e prestativos. O embarque ocorreu sem tumulto, porém pela área remota, ou seja, de ônibus.

Também não houve chamada de prioridade. Na entrada da aeronave encontramos um tapete vermelho da BQB, e lá dentro sim os funcionários da empresa recepcionando todos no bom espanhol ou castelhano como queiram.

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A decolagem foi realizada às 15:45, um atraso tolerável, o tempo de voo até Montevidéu foi de 1 hora e 35 minutos.

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Avião

A aeronave CX-JPL, um ATR 72-500 (72-212A) configurado para 68 passageiros, estava limpa, com anúncio na ANTEL em todos os bancos. Mas me pareceu meio mal cuidada, vidros arranhados e algumas poltronas não firmavam, ficavam deitadas.

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Verifiquei o registro da aeronave, e me surpreendeu que é de 2010, parece ter mais idade. Isso se deve ao grande número de voos que faz por dia, já que a BQB tem hoje vários destinos e conta com apenas 6 aeronaves.

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O som dos altos falantes era estridente, pareciam estar estourados. As poltronas eram de couro, o que facilita a limpeza, também havia bastante espaço para as pernas, bem confortável. Havia uma revista da BQB onde frisam este detalhe.

Voo

O comandante anunciou a rota de voo, Porto Alegre – Pelotas – Punta del Este – Montevidéu em espanhol e inglês. O português foi ignorado durante toda viagem, tanto pelo comandante quando pelos dois comissários. Estes entendiam o que falávamos, porém respondiam sempre em espanhol. Eram bem prestativos assim como a equipe em solo.

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Quando o avião tomou altitude, prontamente começou o serviço de bordo, e aí está mais uma surpresa boa e caprichada. O lanche foi servido em uma caixa personalizada com a frase ” YO AMO URUGUAY”. Muito criativo, é o mínimo que esperamos em qualquer voo doméstico pelas companhias brasileiras, e a BQB soube criar.

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Nesta caixa vem um suco muito gostoso fabricado na Argentina, uma barra de cereal e um famoso alfajor, acompanhado de guardanapos personalizados. É moderno, básico, funcional, gostei muito! Na minha caixa o suco veio sem canudinho, solicitei e prontamente trocaram.

Além desta caixa azul, existe uma outra amarela que vem um item a mais: um saquinho de biscoitos salgados, além dos itens citados.

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Entretenimento

Nesta aeronave existem telinhas acima das poltronas, onde são exibidas reportagens, pegadinhas e anúncios. Não consegui entender se era alguma TV a cabo ou gravação, pois do lado direito da aeronave as telas não funcionavam. E ninguém falou sobre isso.

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Pela janela consegui apreciar o litoral do Uruguai nas proximidades de Punta Del Este, muito lindo, bem como os campos próximos a Montevidéu.

Como já citei, havia uma revista da companhia, com reportagens, anúncios e informações da BQB. Era toda em espanhol. Li a revista, principalmente informações da cia, onde cita 100 ônibus, dez barcos e cinco aviões. Também informa que o departamento aéreo da empresa está em expansão. Curioso que cita os voos a São Paulo e Rio de Janeiro com único Airbus que a BQB possui.

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Este Airbus estava no Aeroporto de Carrasco, nele consta a bandeira espanhola e o site de outra companhia a Vueling.com. Fica a dúvida se compraram ou receberam por empréstimo.

Percurso

O voo não estava lotado na ida com pouco mais de 50 passageiros, e na volta consegui contar 26. Por ser pequena, a aeronave sofre turbulências constantes. Pegamos muita instabilidade na ida e na volta e balançou bastante. Todas as turbulências foram anunciadas previamente pelo comandante.

Pegamos um temporal na ida, na divisa entre Rio Grande do Sul e Uruguai, foi a maior turbulência que presenciei em voos. Para quem se assusta fácil, não recomendo voar neste tipo de aeronave.

Chegada

Os comissários recolheram o lixo antes do processo de pouso. Eu desmontei minha caixa e guardei na mochila como lembrança. Distribuíram o formulário imigração no processo de pouso, recomendo que levem caneta, assim como eu fiz.

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O pouso foi tranquilo no Aeroporto Internacional de Montevidéu, onde também os comissários ficaram na porta traseira agradecendo. Este mesmo voo faz escala para Aeroparque em Buenos Aires e conexão para Santiago do Chile. Muitos seguiram para estes destinos.

O desembarque foi dividido, primeiro quem seguia para conexão, depois quem ficaria em Montevidéu e foi realizado por área remota, de ônibus novamente. Porém muito tranquilo. Eu não levei malas, apenas uma mochila, então só tinha bagagens de mão.

Volta

O processo de volta foi parecido. Em Montevidéu o atendimento é realizado por funcionários da BQB, onde há 4 guichês e não há filas. Lá há sistema para check-in do passageiro, e também existe cartão de embarque personalizado. Solicitei mais uma vez “ventana”.

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Houve quatro voos ao mesmo tempo, saídas para Santiago, Ezeiza, Curitiba e Porto Alegre. Todos decolaram no horário. O voo de volta volta durou 1 hora e 30 minutos. Também foi muito turbulento, acredito que seja o ponto fraco de voar nesta aeronave.Todos os anúncios novamente em espanhol e pousamos tranquilamente em Porto Alegre antes do horário previsto.

Dicas

Há muitos relatos e reclamações contra a BQB na internet. Fiquei tranquilo pelo fato de comprar na agência , assim por qualquer cancelamento o ressarcimento era certo. Embora em casos de cancelamentos a BQB reacomoda passageiros na Aerolíneas Argentinas.

Quem não é passageiro frequente, pode ter problemas ao entender os processos e avisos, tanto na aeronave quanto no aeroporto de Montevidéu. Sugiro que estude o espanhol, pelo menos as expressões básicas para não se perder.

Os celulares devem permanecer desligados durante todo o voo, e vi passageiros brasileiros com dificuldade de entender os avisos. Até mesmo com dificuldade em dialogar com comissários, em alguns casos próximos eu ajudei passageiros que não entendiam que o comissário estava pedindo para apagar (desligar) o celular.

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Conclusão

Valeu a experiência e utilizaria novamente a companhia neste trecho, mas descarto usar em caso de conexão.

Agradecemos ao Igor pela excelente avaliação, que com certeza vai ser muito útil para os leitores que estão em dúvida se vale ou não a pena optar com a companhia para seus voos para Uruguai, Argentina e Chile. Se quiser ler nossa primeira avaliação da BQB acesse este link. Já voou com a companhia uruguaia? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Cesar

    Legal! Boa avaliação!

    Sei que a BQB tem vôos daqui de Ctba, mas não sabia que eram com Airbus (como diz na revista que vc mostrou).

  • Daniel

    Por favor, leiam os comentários na reportagem da primeira avaliação.

    Essa empresa é furada! Nem sempre reacomodam na Aerolíneas e se comprar em sites como decolar/submarino, vão te deixar na angústia de estar sem passagem até 72hrs antes da viagem!

    NÃO voem por essa companhia até ela estabilizar/falir.

    • Se ninguém voar com eles, creio que o único futuro sera mesmo a falência não é mesmo ?

    • carlos eguia

      boa tarde, acompanho teu pensamento…….ja fui um destes lesados……esperei com a passagem (paga) e porque tinham poucos passageiros cancelaram o voo de montevideo a rivera…….pior companhia furada

    • Karoline

      GENTE CUIDADO.!
      Concordo com o Daniel. No mês passado comprei duas passagens de ida e volta de Curitiba para Santiago pela Americanas Viagens e sete dias antes da viagem a BQB cancelou os vôos e o pior é que eles nos deixaram na angústia de nos acomodar na Aerolineas Argentina até 48h antes do vôo. E adivinhem! Não nos acomodaram e ficamos na mão. Segundo a BQB eles não possuem parceria com nenhuma companhia. Mas o pior é que o reembolso não é integral, pois a Americanas Viagens não devolve a taxa de administração e o reembolso acontece apenas 60 dias após o cancelamento. Uma piada! Então fica a dica: Nunca comprem passagem por esta companhia aérea, a não ser que queiram se aventurar.

  • Rubens Toledo

    Eu tive uma péssima experiência com a BQB. De fato os únicos pontos positivos são o serviço de bordo e a cordialidade dos funcionários da empresa terceirizada (check-in). Meu voo que era Curitiba-Santiago tive como cancelado 1 dia antes da viagem e avisado por email (que só vi quando estava no aeroporto de SP indo para Curitiba). Quando chegue ao aeroporto de Curitiba a informação era totalmente contrária, ninguém sabia me informar o que iria acontecer. O voo atrasou mais de 4 horas, fez escala em POA (não estava previsto) e a única coisa que recebemos foi um vale de R$20,00 para comer em Curitiba. Não volto a voar com a BQB nem amarrado.

  • Davi

    Esse cara pega um voo internacional cuja a empresa é sediada em um pais de lingua espanhola, e fica o tempo todo falando … (nao falavam portugues, nao entendiam portugues).. faz me o favor! mesma coisa de pegar um voo da AirChina e esperar que os atendentes falem portugues!

    • Ué, deixa ele, melhor pecar pelo excesso do que pela falta da informação. Vai que o pessoal da BQB falasse português, né? A gente não iria saber.

    • Amigo, caso não saiba, as empresas internacionais que voam no Brasil devem ter ao menos um comissário que fale português. Não foi implicância da pessoa que escreveu a resenha, ele apenas queria que a regra fosse cumprida.

    • Davi, seria bom perguntar antes de julgar, não é? Além do que o Pedro Mendes apontou, todas as avaliações do Melhores Destinos são feitas com base em um guia que elaboramos e nele nós pedimos que os leitores abordem a questão do idioma, já que é uma preocupação constante de boa parte dos viajantes. Vamos pegar leve! =)

      • Marcelo

        Todas as cias estrangeiras que voam para o Brasil devem sim ter pelo menos um membro da tribulação que fale o idioma local em nosso caso o Portugues. Não estamos pedindo nada demais, pois todos os nossos comissarios no Brasil em voos domesticos fazem o speach em portugues e ingles então porque nao as empresas estrangeiras que voam no Brasil fazer igual. Temos que cobrar sim, pagamos para isso.

    • Hermes

      Davi,

      Pelo visto vc nunca pegou um voo internacional… Se pegou deveria conhecer as regras. Em todos tem 1 comissário que fale português sempre.

      Sem mais.

  • Gabriela

    Só para corrigir, a BQB é Argentina e não Uruguaia.

    • A BQB é uruguaia sim, sua sede é em Punta del Este! =)

    • Marcelo Mir.

      Gabriela, te corrigindo é Uruguaia. http://pt.wikipedia.org/wiki/BQB_Lineas_Aereas

      • Julia

        BQB é a empresa Buquebus. Por mais que a linha aérea tenha sede no Uruguay a empresa é de Lopez Mena e é Argentina sim.

  • Alexandre

    Não recomendo! Comprei, não teve o voo, não devolveram o dinheiro e tive que processar para receber de volta o que paguei e uma pequena indenização moral.

    • RubensToledo

      Estou processando pelo péssimo serviço prestado.

    • Alexandre, vc falou que processou eles. Foi pelo juizado especial civil do brasil ? Por ser uma cia uruguaia, nem consegui localizar representante oficial aqui.

      • Alexandre

        Los CipresesS.A. do BrasilBQB Linhas Aéreas.
        CNPJ: 13.506.923/0001-61
        Rua: Santo Neto, 155 – apto 602
        CEP: 90460-090
        Ghelssy Mabel Pereyra Silva
        gpereyra@buquebus.com.uy
        Fone: 51-9701-7112

    • Alexandre, obrigado por enviar o endereço.
      Mais uma duvida: a empresa fica em Porto Alegre. Vc entrou com a ação no juizado especial civel de qual cidade? Quanto tempo durou seu processo ? Grato.

      • Alexandre

        entrei em sp mesmo! vc tem que ir no forum correspondente a regiao que vc mora.

  • Denise

    Já peguei um vôo da BQB por falta de alternativa de horário mais tarde para voltar para o Brasil. O problema foi que neste dia, por uma tremenda infelicidade, o aeroporto de Montevideo estava fechado por neblina. Só havia 2 passageiras, eu e uma argentina, resultado eles pagaram um hotel e prometeram que o avião decolaria as 6:30h em direção a Guarulhos. Pagaram o taxi de ida e volta do aeroporto, o jantar e uma bebida no hotel, forneceram ligação internacional. No entanto, no dia seguinte após 1h de vôo, o capitão simplesmente informa que teriam que retornar por problemas eletrônicos no avião. Retornamos ao aeroporto de Montevideo frustadas e após aguardar 3h, decolamos novamente a Guarulhos, por definitivo. Adorei o suporte que a BQB ofereceu, coisas que raramente hoje em dia principalmente, as empresas aéreas oferecem. Não sei se pegaria este vôo novamente, mas por conta do trauma de todo ocorrido pelos atrasos, mas seria muito injusta reclamar a qualidade e suporte oferecido para 2 pessoas!!!

    • Hermes

      Pelo motivo dos atrasos informados por você, acredito que foi mais azar, um atrás do outro… rsrsrs. Mas aeroporto fechado não dá para decolar mesmo, muitas vezes pousar e o retorno é uma decisão do comandante para segurança dos passageiros, uma vez que informou que teve problemas eletrônicos (isso pode ser, muito provavelmente uma pane no painel de controle) o que impossibilita o voo. O mesmo aconteceu em um voo da Gol que saiu de CGH (com destino ao RIO… eu acho) e teve que voltar para viracopos pq ficou sem equipamento nenhum, portanto um boeing 737 (novo) da GOL muito mais moderno teve esse problema que pode ocorrer em muitas aeronaves. Mas te desejo sorte em das próximas vezes.

      Abçs,

      Hermes

  • re178

    A BQB já devolveu para a Vueling aquele A320 da foto e agora alugou um A319, exclusivamente para operar em SP e RJ, aqui no Brasil.

  • Anonimo

    A BQB vem para substituir a PLUNA…

  • Rogerio

    Me de uma informação, se você tivesse que comprar o bilhete numa agência e tivesse uma taxa de emissão do bilhete você compraria ?

    • Andre Felipe

      Depende da situação, já vi casos em que mesmo a agência cobra a RAV, sairia mais barato que o site da companhia aérea. E a diferença era quase 100 dólares mais barato! Pesquise, pois se você achar uma agência empenhada, talvez consigam até mais barato!

  • Valéria

    Tive uma péssima experiência no último dia 4. Comprei pelo site da BQB o vôo de BUENOS Aires/ Montevideu que foi cancelado sem qq aviso. Aliás, nos painéis de Ezeiza o vôo aparecia como confirmado até 15 minutos antes da previsão da decolagem.Me colocaram num vôo da Aerolineas, mas aí tive que me deslocar para o aeroparque, atrapalhando todo o meu roteiro previsto.Me deram apenas 200 pesos para o almoço de 2 pessoas e, por óbvio, não pagaram nem mesmo a refeição de uma. Nunca mais!

    • Alexandre

      processa!

  • Carolina

    Eu comprei passagem na última promoção anunciada aqui nos melhores destinos e passei por um grande aperto! O voo foi cancelado, eu não fui avisada, só soube quando cheguei de Palmas – TO para São Paulo. A Empresa fez uma troca de vôo e fomos para Santiago pela TAM, em um vôo 6 horas mais tarde. Na volta o vôo também foi cancelado e nos trocaram para LAN. Não deram assistência, colocaram a culpa no Submarino Viagens, porque comprei a passagem por lá e o Submarino também se isentou de qualquer culpa. Agora estou acionando a justiça contra Submarino Viagens, porque foram eles quem venderam a passagem. Ou seja NÃO RECOMENDO A BQB. Nem guichê no aeroporto eles têm! E ninguém sabia dar informação.

    • Alexandre

      processa a BQB também! pq eles estão fazendo uma merda seguida da outra! precisamos registrar na ANAC e na justica para que eles sejam impedidos de voar!

  • Gustavo Carvalho

    OBS: NÃO EXISTE DIVISA ENTRE DOIS PAÍSES, DIVISA É ENTRE DOIS ESTADOS. EXISTE FRONTEIRA.

    • Victor

      Aula de português? É para comentar sobre o post.

      • Gustavo Carvalho

        ENTÃO ESCREVA CORRETAMENTE, PORQUE PARA ESCREVER SOBRE UM POST, NO MÍNIMO TEM QUE SE UTILIZAR O PORTUGUÊS CORRETAMENTE.

        • Eduardo

          vale para você também, não se escreve com LETRA MAIÚSCULA um texto inteiro, Gustavo.

          • Gustavo

            Vale para você também meu caro, porque eu estou falando assim de propósito. Eu sei que um texto e um post se escreve com letras minúsculas, mas quando queremos é somente ligar o CAPS LOCK e ta resolvido o problema para letras somente MAIÚSCULAS. Se você não percebeu, perceba. Você acha mesmo que eu não sabia do que você me disse? hahaha..

  • Simone

    Saudade da Pluna, que parecia um ônibus voador, mas não falhava nunca. Cheguei a pagar 89 dólares num voo ida/volta para Montevidéu em 2012… 🙁

  • Ela nao esta voando para Santiago mais. Ha 2 semanas atras essa empresa me colocou nesse ATR, sendo que quando comprei a passagem era um A319. Recebi email dizendo que a passagem estava cancelada, mas ai ligar na Expedia, que me haviam vendido a passagem, e negaram que o voo estava cancelado. Esses atendentes SABENDO que nao existia voo para Santiago mais, embarcaram eu, minha esposa, e meu bebê de 5 meses pra Montevideu sem ter voo de lá pra Santiagi. Tive que dormir em Santiago, depois fui pra Buenos Aires pra apenas depois ir pra Santiago, chegando lá apenas 24hs depois. Fizeram isso comigo e com mais 15 brasileiros. E no voo de volta, que obviamente quem nao voo para uma cidade nao voo de volta dela, nao me programaram nenhum voo e eu conprei outra passagem da Gol. Acho que essa empresa está tendo Muitos Problemas no Brasil e espero que isso seja exposto aos consumidores.

    • Alexandre

      processa! vai no forum da sua regiao e abre um processo nos pequenas causas e no site da ANAC. Precisamos reclamar e registrar nos orgaos oficiais e "arrancar" dinheiro deles só assim eles vão aprender a não fazer isso com o consumidor. Se quiser te dou os dados da representante legal aqui do brasil para vc colocar nos dados do processo.

      • Karoline

        Alexandre por favor passa os dados do representante no Brasil pois estou iniciando um processo contra eles.

  • Pedro Bragança

    É a melhor companhia aérea da Província Cisplatina rs

  • rafael

    Na foto do aeroporto é um airbus… mas do panfleto é um boeng.

  • Rodrigo Oliveira

    Uma pena perceber que uma empresa com uma imagem novinha explora os passageiros dessa maneira. Acho interessante a forma como a Avianca administra as suas rotas domésticas: são poucas porém bem atendidas.

  • Sebastião Aleixo

    Eu fiz uma viagem Punta Del Este – Buenos Aires, pela BQB. Fiz a compra pela internet, sem qualquer problema. Também não tive problema no embarque nem no desembarque. A grande questão foi mesmo a trepidação quase constante, o que acabou trazendo um pouco de insegurança. Mas, no geral, foi um voo bem tranquilo.

  • JOSE LEVINO BARBOSA

    …Também fiz, recentemente, o trecho descrito. O relato está perfeito e, de parabéns o autor, que ilustrou sua prosa com fotografias pertinentes…Em barco da BQB, fui de Montevidéu a Buenos Aires, numa viagem de duas horas; retornei, da capial portenha para Colônia Sacramento, também em barco (balsa) menor, que leva uma hora na travessia do rio da Prata.

  • Jhonatan

    Nunca mais viajo em um ATR, fiz o trecho Passo Fundo – POA – Passo Fundo e teve muita turbulência! Na ida (sem problemas climáticos) e na volta pegamos temporal, foi a pior sensação em voar que tive na minha vida!!! (Foi pela azul, não pela BQB)

  • Cristóvão

    Furada!!! Evitem!!! Compre passagem para o Chile, e o voo do Uruguai pra lá NÃO EXISTE MAIS … Fui avisado lá em Montevidéu … Estrou entrando com processo contra a Decolar e a BQB … Evitem!

  • jorge moraes

    "Notei que os atendentes (apenas dois) são terceirizados e não funcionários da BQB portanto falam português, tinham em mãos uma lista impressa. "Achei estranho este comentário, pois os atendentes estavam em P. Alegre, mesmo se fossem estrangeiros, deveriam atender sim em bom português, afinal estamos no Brasil.

  • jorge moraes

    O sistema de check in deles é dos anos 80. Esta cia me para igual ou pior que a Boa.

  • joao carlos

    gente tem comentarios que dao nos nervos.Um criticando ao outro,acordem cambadas de doidos viagem mais pois,viajar fas bem.E parem de serem chatos

    • Diego – DF

      Concordo. Espero que não encontre nenhum dos chatos nas minhas viagens no futuro ou, se encontrá-los, que estejam satisfeitos.
      Não sei o que fazem os chatos em companhias e destinos controversos. 😛

  • Viajei na falecida PLUNA e sem dúvida foi a pior viagem que fiz na vida, sem contar com o atraso absurdo de 10h no Carrasco, e o voo nem foi cancelado, esse foi o ATRASO mesmo. Pelas fotos, vi que o avião por dentro é idêntico ao da PLUNA, logo, não viajaria nessa BQB nem de graça. Sei lá, foi traumatizante demais viajar de PLUNA, logo, fico bem receosa com essas companhias uruguaias.

  • beto viajador

    Viajar e vencer obstaculos. Estão reclamando de uma pequena aerea BQB que cancela voos. Mas o que dizer de um cancelamento de voo de uma badalada cia chamada QATAR que se vangloria de ser 5 estrelas. Esta semana recebi por e-mail a informacao do cancelamento de meu voo de Baku( azerbaijao) para Tbilisi ( Georgia) no dia 1 de agosto. Nao informaram o motivo nem me alocaram em outro voo. Simplesmente disseram para escolher o voo transferido para um dia antes ou um dia depois….E quem me ressarce os gastos de hotel ja adquiridos pela booking.com que nao permite cancelamentos….

    • Gustavo Henrique

      Pelo menos vc não foi avisado na hora do embarque, como muita gente que viajou PQP está dizendo. Ops, BQB.

    • Ricardo

      O erro e a irresponsabilidade da empresa independe do seu tamanho. Não é porque comprei uma passagem da BQB que posso ser tratado com essa irresponsabilidade, descaso e má-fé, só porque são uma empresa pequena. Da mesma forma, o fato de vc ter comprado passagem pela Qatar não torna o absurdo maior. As duas empresas estão igualmente erradas. Já diz o ditado que "o combinado não é caro". Assim, se eu paguei por uma passagem até Santiago, eles têm que me levar até lá. E se não puderem, têm que me avisar com a antecedência suficiente para eu me reprogramar, além de, obviamente, devolver o valor que paguei pelas passagens. Infelizmente, eles não fazem nem uma coisa, nem outra.

  • Ricardo

    Neste momento estou desesperado. Tenho passagens para São Paulo-Santiago (com escala em Montevidéu) para 21.07. Depois de ler os comentários da primeira avaliação, liguei no escritório da BQB em Porto Alegre e a funcionária me confirmou de que a empresa não faz mais voos para Santiago. Liguei na Decolar e surpreendentemente eles confirmam o voo, mas a atendente disse que a Decolar não vende mais passagens da BQB de tanto problema que eles dão.
    Hoje consegui falar no 0800 da BQB e o funcionário CONFIRMOU que o voo foi cancelado e pediu pra eu esperar que amanhã eles me enviam email informando as opções de voo pra ir em outras companhias.
    Já tenho tudo reservado e pago, transfer, hotel, passeios.Não sei se espero ou compro passagem de outra companhia e engulo o prejuízo. Alguém em situação semelhante?

    • DIEGO

      É amigo.. recomendo não comprar mais passeios com antecedência, nunca faço isso, única coisa necessária é reserva de hotel.. de resto nunca sabemos o que pode acontecer

    • Karoline

      Ricardo você relatou exatamente o que aconteceu comigo no mês passado porem eles me avisaram com sete dias de antecedência. O que aconteceu foi que eu acabei comprando outra passagem para não perder minhas férias, mas é claro que acabei pagando muito mais caro nas passagens devido ao curto tempo antes da viagem. O que te indico é que solicite uma formalização de uma das partes quanto ao cancelamento e compre sua passagem pela LAN pois a Aerolineas Argentina que também faz este trecho é outra furada. E é claro depois processe a BQB como eu fiz.

      • Ricardo

        É isso mesmo que eu fiz, Karoline. Já comprei outra passagem pela LAN/TAM, paguei muito mais caro e vou ter que fazer uma conexão de 10 horas na Argentina, mas pelo menos devo chegar. Quanto à BQB não há qualquer retorno, por telefone ele dizem que vão te recolocar em outro voo, mas isso já faz quase uma semana. Na Decolar já liguei três vezes, em todas eles confirmaram o voo, um absurdo TOTAL. No momento, estou tentando relaxar e aproveitar a viagem. Mas depois que voltar vou até o fim do mundo para receber de volta tudo o que eu tenho direito. Ainda tive a sorte de ler os comentários antes e providenciar outro voo (assim como você, paguei bem mais caro em razão da proximidade da viagem), mas fico imaginando quanta gente não ficou na mão, sem qualquer apoio de ninguém em outro país. NUNCA vi um absurdo desses, tanta incompetência, irresponsabilidade, má vontade e má-fé.

  • CLAUDIA SONIA ARANTES

    NÃO RECOMENDO A BQB. Esta CIA quase estraga as minha ferias de março. O meu voo era 02:55 do dia 15/03 (GIG X SANTIAGO), eles enviaram três e-mails de cancelamento, todos os horários para o próximo voo eram diferentes. Tive que fazer interurbano para Argentina, pq aqui no Brasil não tinha telefone de contato. Ele me dizeram que o novo voo sairia no dia 17/03. Tinha vários hotéis e passagens agendadas. Esta CIA é muito, mas muito ruim, tive que cancelar o meu voo. E comprar um bem mais caro, por ser ultima hora, na TAM. Até hoje não tive meu reembolso, envio e-mail para ele e ninguém retorna. Vou leva-la na justiça. Não frustrem o sonho de vocês viajando por esta CIA. A ANAC deveria expulsa-la do Brasil. Precisamos de CIA seria e não este tipo. Esta CIA é IRRESPONSÁVEL.

  • EU NAO RECOMENDO A BQB. Estragaram minhas férias tb. Comprei passagens para a familia toda no trecho SP – Santiago para 29/junho e volta 10/julho. O voo era para sair de SP as 14:25 e tres dias antes cancelaram o voo a alocaram a gente num voo da TAM/LAN saindo de SP as 07:15. Não conseguimos chegar a tempo neste ultimo voo e a TAM informou que não era possível remarcar o voo pois o acordo com a BQB não permitia remarcação. Como era domingo, o call center da BQB não funcionava, tive que ficar um dia a mais em SP esperando manter contato com a BQB. Na segunda-feira, ao ligar para a BQB, informaram-me que não era possível alocar mais minha familia em nenhum voo e iriam fazer o reembolso. Estou aguardando este reembolso ha 3 semanas e nada. Comprei as passagens pelo site bestday.com.br e a bestday diz que a BQB ainda não devolveu o dinheiro. Mando e-mail para a BQB e não tenho resposta. Definitivamente, nunca mais viajarei com companhia aérea pequena..

    • Karoline

      Processa a CIA e site que te vendeu.

    • Passei por isso tb no vôo pra Santiago mês passado. Mas consegui pegar o vôo da TAM mas pq eu fui atrás e me informei com a própria TAM que me ajudou prontamente… caso contrário iria perder igual você… também nunca mais compraria passagem da BQB.

  • Comprei passagens nas minhas últimas férias mês passado para Santiago do Chile… Com uma semana antes da viagem fui contatada pela Decolar (site que comprei as passagens) e disseram que a BQB havia cancelado meu vôo e que eu seria reacomodada em outro vôo com outra cia aérea… Com dois dias antes da minha viagem comecei a entrar em desespero já que a Decolar não tinha mais nenhuma informação e eu não consegui contato nenhum com a BQB… Resumindo, eu mesma tive que entrar em contato com a outra cia aérea (TAM – que aliás me atenderam super bem, entenderam minha preocupação e me ajudaram prontamente) para poder ter notícias de que hora seria meu vôo e se eu realmente estava acomodada naquela outra cia aérea. No final, deu tudo certo, e na volta da viagem… advinhem?!?!?! A BQB também cancelou e fui reacomodada na TAM novamente. Final das contas, tirando o sufoco e o medo de perder as férias, fui muito bem obrigada, ida e volta, com a TAM… Mas não compraria outra viagem com a BQB.

  • Sérgio

    A BQB não faz mais vôos partindo de São Paulo. Tenho passagem comprada para dezembro. O MD está sabendo?

  • Pri

    Pessoal, a BQB não esta mais operando em Guarulho/SP. Portas fechadas e informação que a empresa fechou. Não sei a extensão desse termo fechou, mas posso garantir que em Guarulhos não funciona mais. Tinha viagem marcada por essa no dia 14/04 precisei ficar 12 horas no aeroporto aguardando ser realocada em outro vôo. Portanto, fiquem ligados!

  • Leonardo

    LADRÕES !!! cia. cancelou os voos e não reembolsou o dinheiro !!!! Comprei 4 passagens de SP para Montevideu em maio, até então estava tudo certo, a cia. parecia ser idônea. Porém eles cancelaram os voos e até o momento ninguem conseguiu ser reembolsado.