Como é voar na Transaero

Denis Carvalho 21 · janeiro · 2014

A Transaero é uma companhia aérea russa com sede em Moscou, que opera voos para 156 destinos incluindo países na África, américas, Ásia e Europa. Há algum tempo, a companhia chegou a anunciar um voo de Moscou ao Rio de Janeiro e chegou a solicitar a autorização à Anac, mas acabou desistindo da rota e hoje voa para Estados Unidos, Canadá e México, além de Cuba e vários destinos no Caribe. Nosso leitor Rodrigo Ramos Margon Vaz usou a companhia para voar da Itália para a Rússia e nos conta nessa avaliação como foi sua experiência: 

Transaero-avaliacao

Acabei escolhendo a companhia Transaero (a qual nem sabia existir) por eliminação.Na data escolhida estaria próximo a Veneza e procurava por um voo o mais rápido possível para Moscou. A Transaero era a única companhia que possuía voo direto.

Havia outras companhias que faziam o voo por preço parecido, porém, todas faziam conexões em seus HUBs. Voos pela AirBerlin ou Turkish Airlines demorariam mais de oito horas contra 03h30min da Transaero.

Compra

Após pesquisa em sites de buscas de passagens, tentei comprar direto no site da Transaero (que possui versão em inglês), porém, o preço estava superior ao das pesquisas.Diante disso, comprei no site Tripsta.net.

Lembro-me que tive que tentar umas três vezes até conseguir finalizar a compra, mas nada de muito anormal.

O ponto negativo era o preço, paguei mais de 260 euros por um voo só de ida e comprado com quase dois meses de antecedência.

Transaero_Boeing_737-800

Check-in e embarque

O horário do voo era 11h40, logo, chegamos ao aeroporto com mais de duas horas de antecedência. De cara, já vimos no painel que o voo estava então previsto para as 14h40, sendo o único de todo o dia com algum atraso.

Fizemos o check-in sem maiores problemas com uma funcionária terceirizada que com cara de enfado se limitou a dizer que o avião estava atrasado devido a ¨problemas técnicos¨.

Neste ponto estávamos a umas cinco horas da saída do voo e ao lado de Veneza, cidade que minha amiga não conhece, mas devido à dificuldade para se chegar e sair da cidade, ainda mais sendo um sempre lotado domingo, por precaução resolvemos ficar no aeroporto.

Ato contínuo, passamos para a área de embarque do Aeroporto Marco Polo e ficamos nos entretendo com as várias lojas que lá existem.

De repente, vimos no painel que o voo havia sido mudado para as 15h40. Mais um tempo, 16h40,17h40 e finalmente 18h40.

Bom, como teríamos que passar a tarde toda no aeroporto e este horário de saída significava que chegaríamos muito tarde a Moscou, cogitei aproveitar Veneza e embarcar no dia seguinte.

Com alguma dificuldade consegui que me deixassem sair da área de embarque e voltar para o saguão. Lá procurei por algum responsável pela Transaero, mas este não existia. Fui até a administração do aeroporto e relatei minha situação, onde confirmaram que a empresa não tinha escritório no aeroporto mas tinha uma pessoa contratada que se encontrava no portão de embarque previsto para o voo. Inclusive ele estaria entregando um voucher de 20 euros para os passageiros se alimentarem.

Aeroporto de Veneza
Aeroporto de Veneza

 

Dirigi-me ao portão referido mais interessado em explicações do que no voucher – 20 euros para quase 10 horas de espera em um aeroporto, não ajudam muito.

Entretanto, este portão se encontrava em uma parte do aeroporto destinada a voos para fora da União Européia e necessitava fazer controle de passaportes.

Expliquei para os oficiais alfandegários que só precisava buscar uma informação, mas estes foram categóricos: se passar, não volta!

Bem, como tinha acesso a um lounge do meu cartão de crédito, não iria deixá-lo pra ficar vendo o tempo passar no saguão de posse do meu ¨vale-lanche¨. Optei por engolir a frustração e esperar.

Ah, detalhe: toda a rede de internet do aeroporto Marco Polo (que é paga) estava fora do ar e assim ficou por toda a tarde, dificultando muito informar nossos parentes sobre o atraso.

Neste citado lounge puxei papo com um russo que havia obtido a informação que outro voo estaria vindo de Moscou para nos buscar. Acabou sendo isso que aconteceu e embarcamos finalmente às 19:00.

Até então, apesar de chata, a situação era cotidiana em aeroportos por todo o mundo. Agora é que iria começar realmente a parte pitoresca da viagem.

Avião

Eurotrip 2013 348 - Cópia

O voo se deu em um avião Boeing 737-800 muitíssimo mal conservado. Só não digo que tinha uns 30 ou 40 anos, pois pesquisei e li que este modelo é dos anos 90. Mas acreditem, parecia muito velho.

Havia uma pequena classe executiva configurada em 2-2 e fomos acomodados logo atrás (passando por uma cortina) em uma configuração 3-3.

De cara, fiquei bem impressionado com o espaço entre as poltronas bem superior a qualquer classe econômica que já voei.

Eurotrip 2013 349 - Cópia

Mais tarde, ao ir ao toilette, vi que na verdade tive sorte. Até onde eu entendi, aquela aeronave fora já usada com três classes, atualmente, só com duas]. A antiga primeira virou executiva, a executiva se tornou o começo da econômica (onde eu estava) e após outra cortina, havia a econômica de sempre, super-apertada igual a qualquer voo da GOL.

O voo estava lotado e, pelo que percebi, eu a minha amiga éramos os únicos não russos ou com esta ascendência em todo o avião.

Certa hora ao me levantar, o assento no qual estava simplesmente se descolou e caiu no chão, deixando à mostra só a estrutura da poltrona. Como a dificuldade de comunicação era tremenda e não tinha como me realocarem, nem falei nada, só coloquei no lugar e usei meu peso pra segurá-lo.

Eurotrip 2013 351 - Cópia

 

Logo, começaram os avisos de praxe – em russo, que mal sei umas cinco frases – que foram seguidos de uma gargalhada coletiva e muitas palmas dos passageiros.

Por um momento, imaginei que a companhia havia ofertado uma passagem extra em compensação pelo atraso excessivo. No que perguntei para a passageira ao lado, esta nos explicou que a comissária, em sua apresentação, havia se referido à Transaero como ¨a melhor empresa no que faz¨.Hehehehe.

Depois dos avisos em russo, o piloto sempre falava em inglês, mas era tão rápido e o sotaque tão carregado que muito pouco conseguia entender.

Eurotrip 2013 352 - Cópia

Serviço

O serviço de bordo era ok. No começo do voo, foi entregue um kit de higiene bacana, até tinha enxaguante bucal. Também havia um cobertor com aquelas estampas bem antigas, que usávamos na casa da vovó.

Eurotrip 2013 350 - Cópia

Chamou atenção o fato de que fomos atendidos somente por um comissário de bordo e bastante jovem. Creio que havia mais uns três, mas em outros pontos do avião.

Apesar dele forçar um sorriso tímido, parecia constrangido. Depois de tanta espera, o estado de ânimo dos passageiros não era dos melhores e vi que ele recebia reclamações o tempo todo.

E…não falava absolutamente nada em inglês. Termos como gelo ou suco de laranja (em inglês, claro) eram totalmente ininteligíveis pra ele. Ainda bem que quase não tive opções pra fazer durante o serviço, pois sempre tive que me virar apontando ou na base da mímica.

Refeições

A parte das refeições acabou sendo igual a qualquer outro voo da mesma duração/categoria.

Eurotrip 2013 355 - Cópia

De início, nos serviram uma bebida acompanhada de amendoim e logo em sequência já passaram com o jantar (que era pra ter sido almoço) que continha uma fatia de salmão defumado (muito boa), uma salada de bacalhau com batata, um pão e, no meu caso, peixe com batatas.

Havia também opção de uma massa. Nada estava bom demais nem ruim. Aquele ¨gosto¨ de comida de avião que conhecemos. De sobremesa tinha um bolinho que era puro chantilly.

Eurotrip 2013 356 - Cópia

Engraçado é que havia esta abundância de peixe, o que foi bom pra mim, mas que minha amiga não come, logo, teve que se virar só com a massa e o pãozinho com manteiga…

Citando as bebidas havia água, refrigerantes, sucos e vinhos tinto e branco. Entre os sucos além do de laranja, havia o de tomate, muito apreciado na Rússia.

Após o jantar serviu-se chá, que não tomei.

Entretenimento

Isso foi o mais surreal.

Não havia qualquer revista de bordo, escrita em russo ou não.

O ¨entretenimento¨ se limitou a baixarem uma telinha que servia a cada seis ou nove lugares, que estavam com as cores bem opacas e que passava somente programação falada em russo, sem legenda ou opção de outra língua.

Eurotrip 2013 353 - Cópia

O mais incrível foi que passou por quase todo o voo um filme comédia pastelão italiano dublado, mas pasmem, dos anos 70! Por umas das fotos dá pra identificar pelas roupas que trajavam.

Não era um clássico nem havia qualquer ator famoso. Aí eu me pergunto, onde é que arranjaram isso???

Eurotrip 2013 354 - Cópia

Ainda bem que sempre carrego um livro e foi esta minha salvação.

Chegada

A chegada foi tranquila e como já era mais de meia-noite (Moscou estava com duas horas a mais de fuso em relação a Veneza), o aeroporto estava vazio e pegamos as malas rapidamente.

O mais memorável de toda a viagem foi que ao desembarcarmos, fui pedir informações para o passageiro que havia conhecido e ele, acompanhado de sua esposa, falou pra dividirmos o táxi.

O aeroporto é bem distante e mesmo sem trânsito demoramos mais de 40 minutos pra chegar aonde iria me hospedar. E ao chegar lá, ele simplesmente não deixou que eu pagasse!

Eu insisti, mas ele não aceitou. Fiquei comovido. Tinha preocupação com segurança e comunicação. Além dele me livrar de tudo isso, ainda não paguei uma corrida que daria uns 100 dólares.

Uma viagem que tinha tudo pra começar mal, me traz a lembrança desta pessoa muito gentil. Depois que voltei já enviei e-mail lhe agradecendo e me disponibilizando a recebê-lo caso venha ao Brasil.

-Transaero-_B-737_EI-CXK_(3108017748)

Conclusão

Concluindo, viajar novamente pela Transaero, jamais. Cara, com aviões mal-cuidados, sem estrutura de apoio e com um atraso que me custou um dia e até agora não foi explicado. O camarada russo que citei me disse que ela é até pior que a famigerada Aeroflot! Quando comprei era a opção mais sensata, mas sabendo o que sei hoje, tentaria um aeroporto maior que Marco Polo, com mais opções de voo para Moscou, só para escapar da Transaero.

Agradecemos ao Rodrigo por esse excelente relato, que com certeza vai ajudar aos demais leitores a escolher – ou passar bem longe – da Transaero. E você? Já voou com a companhia russa? Conte como foi sua experiência nos comentários e participe! Você pode conferir todas as avaliações que publicamos aqui no Melhores Destinos neste post – já são mais de 140 avaliações!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Danilo

    Gostei do relato. Cheguei a cogitar a Transaero algumas vezes, mas das vezes que fui à Rússia sempre acabei indo por outra companhia. Só não entendi o "famigerada Aeroflot"!!! Alguém deve ter tido azar, porque a empresa é excelente… Voei bastante de Aeroflot e dá de 10 a zero em qualquer empresa brasileira…

    • Rodrigo R. M. Vaz

      Olá Danilo, citei ¨famigerada¨ pra Aeroflot pela fama que sabia da mesma.Salvo engano já foi considerada a companhia aérea mais insegura do mundo.Mas é ótimo saber que ela está tão boa, afinal, pretendo voltar outras vezes à Rússia.

    • Thiago Diniz

      Já fiz um relato aqui de um voo que eu fiz pela Aeroflot e nunca postaram, foi com certeza umas das melhores empresas que voei. O voo era Moscou – Cracóvia.

      • Thiago, não é que nunca postamos, sua avaliação está aqui na fila para ser publicada. Ela é a 15ª na ordem de publicação. É que recebemos muitas avaliações e vamos publicando na ordem em que são enviadas, mas logo ela estará no ar!

        • salvatore

          Denis, libera esses reviews do povo ai!!! eu adoro, me delicio sempre! e acho que muitos leitores do MD tb…pq ficar segurando tnt assim, homem de Deus?? Ainda mais que vcs sempre tem mth reviews!!! Bora lá, galera, pressão em denis! #liberadenis

          • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            Salvatore, a gente não está segurando, mas se postamos mais que dois por semana muitos leitores acham ruim, afinal o carro chefe do site são as promoções e dicas. A fila é porque a cada nova avaliação que postamos recebemos quatro! =)

          • Nem venha! Vcs nao postam duas avaliações por semana! kkkk…as vezes passam semanas sem postar!
            Faz uma enquete ai! basta olhar a quantidade de comentários nos reviews:-)
            #liberadenis

          • A gente passou semanas sem postar em dezembro, porque a equipe toda estava em Amsterdã! Também merecemos, né? =)

          • Você não imagina como tem gente que odeia essas avaliações 🙂 Não podemos postar mais que duas por semana senão iremos irritar muita gente.
            Mas isso não vale apenas para os reviews, tem outros temas que vamos mesclando aos poucos de uma forma que não mude o foco do site.

          • ok, ok, não vou insistir. srsrssr.
            mas volta e meia vou solar a hashtag só de zoeira. ehehehehe

        • Thiago Diniz

          Desculpe pelo ato falho Denis, não sabia dessa fila. Abraço!

  • Fabio

    Rodrigo, você tem muita coragem de voar com a Transaero. Acho que pior que ela, só a finada Aerosvit da Ucrânia. Que ainda bem que quebrou antes que um acidente acontecesse.
    Já voei diversas vezes com a Aeroflot, e apesar da má fama, sempre fui bem atendido e voei em aviões novos ou bem cuidados. Sempre prefira essa porque o governo Russo tem investido nela para que seja um símbolo russo no exterior.

  • Jonas

    Olha: viajei de Berlim para Moscou em 2011 pela S7 Airlines (avião verdinho claro), ida-e-volta e Saint Petersburg, e não ficou nada a dever às demais low costs européias. E também não tive problemas com informações, compra de passagens, etc.

  • gilberto p filh

    Qualquer semelhança com as cias aéreas brasileiras é mera coincidência!!

    • Bruno

      Cara, concordo!
      Tirando o banco que solta, a refeição de bordo e a classe executiva, me lembrou bastante a GOL.
      Incluindo os atrasos…

      • Só um comentário: os assentos dos bancos dos Boeings são removíveis mesmo, pois podem ser usados para flutuação. Já vi passageiros retirarem assentos de outras fileiras em um voo vazio para servir de travesseiro enquanto deitavam em três poltronas. Mas é só uma curiosidade, pois nada justifica um assento cair dessa forma que ele relatou, né?

        • Everton Souza

          Nos AirBus também tem esse sistema. Já vi comissárias da tam trocando os assentos quando passageiros derramavam suas bebidas.

        • Natalia

          Na TAM também solta o banco, estava tão solto que o meu filho não conseguia sentar direito…

      • opa amigo a gol de hoje não é a gol do passado!! hoje pode eu ver de perto que a gol não atrasa quase e nem com tempestade no aeroporto os voos da gol estão saindo fora do horário a gol e a azul na minha opinião fazem bem feito o dever de casa a avianca não sei que não voei com eles mas parece que eles não atrasam quase,agora a tam nem é bom comentar!!

        • Rafael

          Concordo. Os vôos da GOL, pelo menos comigo, sempre foram pontuais. A TAM que quando viajei para o exterior nos deixou 2 horas esperando dentro do avião no aeroporto de Frankfurt. Eu que estava perto da cozinha ouvia piadas maldosas de um comissário a uma senhora polonesa. O único problema da GOL são os pousos. PELAMORDEDEUS!! Tem horas que não sei como pousando daquele jeito o avião não se espatifou no meio. Dizem que é para economizar combustível, só sei que é muito desconfortável mas como estamos em um país onde praticamente só uma cia aérea voa a destinos razoaveis no exterior. Paciência

  • Bruno

    Apesar de a experiência do colega não ter sido das melhores, acredito que essa "roubadas" formam algumas das lembranças mais engraçadas de qualquer viagem que façamos.
    Não que seja engraçado ficar em um aeroporto por 1 dia inteiro, ou pegar um avião sucata onde a poltrona simplesmente descola do chão(minha namorada teria tido um infarto!), mas são experiências importantes ara não serem repetidas e ainda ajudam aos colegas aqui do MD.

    Obrigado por dividir conosco suas impressões, Rodrigo.

    E não se chateie: já enfrentei roubadas bem piores que essa, acredite!

    Abraços.

  • Rodrigo Margon, tenho também a mesma impressão de generosidade por parte dos russos. Em 2006, eu e um amigo fomos de Stuttgart a Berlim, no dia da final da Copa de 2006, para vermos o jogo na Fan Fest. Na nossa frente, havia dois russos, um pai e um filho de uns 10 anos. Ficamos tentando conversar, mostrar o dinheiro do nosso país (trocarmos R$20 por 20 rublos, achando que seria algo como 1:1) e acabou que ganhamos algumas coisas de presente, como um chaveiro e uma caneta.

    • re178

      Neste caso quem saiu perdendo (e muito) foi você, colega. 1 Real= 14 Rublos, aproximadamente.

      • Só pra te avisar, re178 : não existe nota de 20 rublos 😉

  • Eu também voei de Aeroflot (até fiz o relato para o MD :)) e a achei excelente. Tivemos atraso naquele voo, mas sempre nos foi dado apoio. Além do que o avião era novíssimo.
    Lendo o relato e a dificuldade de comunicação me lembrei de quando fui à Rússia. Realmente se comunicar lá é um caso a parte, mas vale muito a pena a experiência. Também tive uma boa impressão dos russos. antes de ir tinha aquela imagem geral que eles eram fechados e sisudos. Chegando lá vi que era uma imagem totalmente equivocada. Ainda quero voltar à Rússia.

  • Pedro Mello

    Rodrigo,

    procura na internet o regulamento europeu CE 261/2004

    salvo engano voce tem direito a 400 euros de indenizacao e a sua amiga mais 400 euros!

    tem so que preencher um formulario e mandar para transaero! caso eles nao facam nada mande para a autoridade de aviacao civil italiana!

    ano passado eu ganhei 250 da tap num voo paris lisboa e 600 da united de um voo paris chicago!

    • ike ribeiro

      Essa indenizacao e pelo limite de atraso ou pela falta de comunicacao com a empresa

  • Pedro Mello

    alias a transaero ja voou sim para o rio em um voo de estaçao entre janeiro e abril de 2011! saia de moscou as segundas e do rio as tercas num 747

    • Natalia

      Eu ia falar o mesmo, engraçado ele não ter pesquisado…

  • pedro

    qual é melhor , a aeroflot ou a transaero ?

  • zanatta

    Amigo, desculpe mas acabo de usar esta compania de st petersburgo a moscow, e moscow a amsterdam fazem 3meses. Compania mto boa, aviao moderno, aeromocas lindas e prestativas… ingles macarrônico mas de otima vontade. Nada igaul o que descreveu em seu relato. Deve ter ocorrido um azar de pegar 1 aviao velho, igual companias brasileiras (varig). Porem nada comparado ao horrivel servico de bordo das brasileiras que male mal servem agua e cobram por amendoim !!!!

  • Marcus Tadeu

    Acredito que tenha sido azar do nosso colega Rodrigo. Voei pela Transaero de Barcelona para Moscow em agosto de 2013 também num 737-800 (a cia opera também com o 737-400, esse sim da velha geração Boeing, bem mais antigo). O voo foi perfeito, no horário, aeronave semelhante aos da GOL "classe B" pela Anac, atendimento simples mas cordial… No mundo inteiro, nas melhores cias aéreas, o passageiro tá suscetível à operações irregulares, transtornos, atrasos e inconveniências nas operações, não é uma característica exclusiva da Transaero.

  • tirando o serviço de bordo e o espaço entre as poltronas, só uma coisa as cores da Transaero tirando o vermelhor meu Deus como nos lembra as cores da Varig aquela cauda azul por baixo,só faltou uma estrelinha dourada no leme heim!!! a transaero tem uma uma publicidade muito chamativa no youtube realmente é puro marketing como a Tam por exemplo ou aerolineas que faz uma publicidade na argentina que parece uma coisa fenomenal !! mas não é, sobre o atraso e falta de informação a cia aérea peca muito lembra muito a Gol e a Tam em 2007/2008 lembram do caos que foi?? a administração deles da transaero é pior que as nossaa cias me refiro ao seu comentário sobre ela não ter escritório no aeroporto,nem nada!!nossa essa confusão deles é de se sentir em casa mesmo!!!

  • Rafael

    Eu também tive um experiencia horrível com a Transaero. Voei de Samara a St. Petersburgo, com escala em Moscou. O voo até chegou no horário, mas a minha bagagem não! Depois de um tempão numa fila do guichê de problemas na bagagem, consegui entender da moça que falava um ingles horrivel que minha mala chegaria no voo da tarde, umas 5 horas depois. Pedi então para que eles entregassem no hotel e eles aceitaram depois de eu preencher um formulário gigante. E nada de a minha mala chegar ate a noite. Mandei email e nada… Liguei e disseram que a mala já havia sido localizada (?!!?), e que entregariam no dia seguinte. Não entregaram. A mala chegou só um dia depois. E nada de me darem voucher para roupas. Quando cheguei ao Brasil entrei em contato para pedir o ressarcimento das despesas que tive e responderam que eu teria que mandar os comprovantes por correio para o escritorio deles na Russia. Fui tentar procurar o endereco deles no Brasil e vi que, apesar de estarem registrados na ANAC – pois iniciariam os voos para o Brasil – eles não possuem escritório aqui. Não voe Transaero! Se puder escolher uma low cost para ir para a Russia a partir da Europa, vá de Air Baltic. O serviço é muito bom e as comissárias são lindas.

  • Gabriel Q.

    Comissárias lindas. kkkk

  • muito bom o relato!!! gostei muito, boas observações, humor! eh isso ai! e, mais uma vez, libera esses reviews que tao na fila, denis!! #liberadenis #soltaosreviews #abaixoaprisaodeventrenomd

  • vivi

    A parte do assento que caiu foi muito engraçada! Eu ri muito…. ao menos vc tem boas historias pra contar aqui no MD.
    Sim, gosto mais dos relatos do que das promoções, pois quando sai uma mega promo eu nunca tenho grana ou tenho grana e não tenho férias, ou os dois! Com os relatos, principalmente das low cost ou cias "desconhecidas", me divirto muito e acima de tudo fico informada!