Como é voar na TAP

Denis Carvalho 4 · novembro · 2011

A TAP é a maior companhia aérea portuguesa e uma das três empresas estrangeiras que mais voos têm para o Brasil. A cada ano, muitos brasileiros chegam à Europa por meio da companhia que oferece voos para Lisboa e de lá conexões para diversos países. Além da vantagem do idioma, a empresa é membro da Star Alliance e tem parceria de venda de passagens com a TAM, a maior empresa nacional. Foi por esta parceria que a leitora Fabiana Cherubim Bortoleto comprou suas passagens para Portugal pela TAP, que resultou na avaliação da empresa. Embarque com ela nesta jornada e descubra os serviços oferecidos pela empresa:

Adoro o Melhores Destinos, curto a página no Facebook e também sigo no Twitter. Suas dicas e avaliações de empresas aéreas me fizeram pesquisar muito quais companhias eu iria utilizar na minha viagem para a Europa durante os meses de junho, julho e agosto deste ano (2011). Demorei um pouco para escrever, pois cheguei ao Brasil e, como sempre, as coisas deixadas pra trás bateram na minha porte e tive que resolver tudo que tinha deixado antes de seguir viagem no dia 16 de junho. Bom, parando um pouco a enrolação, segue a minha avaliação da TAP nos voos que fiz de Campinas a Lisboa e vice-versa, em classe econômica, respectivamente dias 16 de junho e 4 de agosto de 2011.

Acabei preferindo a TAP por vários motivos, já que como estava indo para a França fazer um curso de um mês e após iria fazer um mochilão de 21 dias pela Europa, quis passar o final de semana antes do início do curso em alguma cidade para conhecer. Minha primeira opção era Barcelona, pois tinha lido as análises sobre a Singapore Airlines e o preço dela estava muito atrativo. Entretanto, não consegui comprar a passagem no site deles (depois de oito tentativas) e fui procurar alternativas para meu objetivo. A maioria das companhias que saem do Brasil cujo preço é atrativo vão direto ou para Paris (opção que eu não desejava, pois já iria passar um mês na cidade) ou Madri (cidade que estava no planejamento durante o mochilão, então entrar na Europa por lá não era uma opção).

Depois dessa ponderação, encontrei uma passagem no site da TAM para voar pela TAP (acredito que a TAM venda passagens da TAP por conta da Star Alliance) indo para Lisboa (aliás essa viagem para Lisboa merece outro post, pois eu AMEI a cidade) que atendeu todos os meus objetivos iniciais.
Vamos à avaliação:

Compra

A compra pelo site da TAM foi tranquila, pude marcar as poltronas direto no site e o pagamento foi rapidamente processado. Só tive um inconveniente: consegui parcelar a passagem em seis vezes direto no site, só que três meses depois, quando estava comprando uma passagem da Air Canadá nas mesmas condições que a passagem da TAP, tive uma surpresa: não consegui parcelar a passagem da AC e a atendente da TAM me informou que eu só consegui parcelar a passagem da TAP por um erro do sistema, o que eu achei um total desrespeito com o cliente.

Check-in

Optei por fazer o check-in online por causa do tempo de espera no aeroporto e também porque é uma garantia que você vai embarcar (na conclusão eu comentarei melhor o porquê de eu aconselhar a todos fazer o check-in online, principalmente na TAP). Tive uma grande surpresa e um grande nervosismo ao fazer o check-in da ida, pois não tinha informações de qual site eu deveria fazer: se no da TAM ou no da TAP. Entrei primeiramente no site da TAM, tentei fazer o check-in e apareceu uma imagem de que eu não tinha reservas para aquele voo em questão!!! Nossa eu nunca fiquei tão nervosa na minha vida! Ai, por instinto, entrei no site da TAP enquanto aguardava o atendimento por telefone da TAM e assim consegui visualizar minha reserva e fazer o check-in normalmente. Lógico que na volta, em Lisboa, realizei os procedimentos sem nenhum problema na internet.

Embarque

O embarque em Viracopos foi super tranqüilo. Levei impresso meu cartão de embarque (recomendação obrigatória durante o momento do check-in) e eles me deram outro cartão, despacharam minha bagagem e fiquei esperando meu horário de entrar na sala de embarque de Viracopos. Passei por todos os procedimentos e entrei na sala de embarque, aí tive a informação de que o voo previsto para 22h40 iria atrasar no mínimo 45 minutos. O voo acabou atrasando somente um pouco a mais, o embarque no avião ocorreu normalmente e às 23h22 estávamos decolando.
No retorno, o embarque também atrasou, pois ocorreu overbooking no voo. Pelo que eu percebi, as pessoas que estavam de fora fizeram check-in no balcão e não na internet. Mas tirando esse incidente, o embarque também aconteceu tranquilamente em Lisboa com 33 minutos de atraso. Aliás, o aeroporto de Lisboa merece também uma análise a parte, pois eu fiquei impressionada (ok fiquei impressionada com os aeroportos de todos os países pelos quais eu passei).

Aviões

O voo TP4198 VCP-LIS foi feito por um Airbus A330-200 na configuração 2-4-2 com um espaço normal entre as poltronas, por isso acabei escolhendo corredor para pelo menos ter um pouco mais de conforto na classe econômica. O voo TP4199 LIS-VCP também foi feito pro um Airbus A330-200 na configuração 2-4-2 num voo diurno na maior parte do tempo.

Serviço de Bordo

A comida servida durante os dois voos foi muito boa, tendo opções entre massa e carne, fora a opção de bebidas e a qualquer momento pude solicitar água e outras coisas. Essas fotos foram do jantar e do café da manhã servidos no voo VCP-LIS. O almoço e o lanche servidos no voo LIS-VCP eu não fotografei pois estava muito cansada e não via a hora de chegar ao Brasil, fico devendo!

Os comissários do voo de ida eram todos portugueses – muito simpáticos e atenciosos. Reparei que são todos mais velhos e agem como se fossem pais e mães em algumas situações, o que eu achei bem interessante. Na volta, somente um dos comissários era brasileiro, os outros também portugueses, porém uma das comissárias foi um pouco estúpida quando eu estava, por descuido, com o cobertor no corredor e ela quase tropeçou, mas não são situações corriqueiras, acredito eu.
Nos voos são oferecidos cobertores, travesseiros, fones de ouvido e lenços para limpar as mãos, nada além disso.

Entretenimento

A TAP oferece telas individuais em seus aviões com conteúdo on demand e todas têm controles individuais para jogos (no caso das crianças como eu hehehehe). Adorei a seleção de filmes e rádios, além da minha surpresa por ter alguns episódios de seriados disponíveis também (tinha Glee). Só senti falta talvez de uma entrada USB, caso quisesse plugar meu iPhone ou um pen drive para assistir meus próprios vídeos.

Conclusão

Com certeza voaria na TAP novamente. Os preços que ela pratica são bons e a qualidade do atendimento com certeza é muito boa. A única recomendação que faço é a questão do check-in online, pois além de ser uma comodidade é com certeza uma garantia de que você irá embarcar no voo que você pagou e reservou. A TAP também é interessante para os brasileiros que não falam inglês, pois sempre haverá alguém para atendê-los em português.

Além disso, a opção de fazer esse voo por Campinas com certeza é interessante para os passageiros do interior de São Paulo, que conseguem assim fugir do caos de Guarulhos. Entretanto, faço aqui algumas ressalvas quanto a Viracopos para voos internacionais: sei que estão no começo, porém enquanto a estrutura para embarque/desembarque do aeroporto não for melhorada e a construção do free shop não for concluída, acredito que outras companhias não irão fazer voos para este aeroporto. Fico feliz pela iniciativa da TAP de trazer esse voo diário para o interior.

Agradecemos a Fabiana por essa excelente avaliação que certamente será bastante útil para os demais leitores. E você? Já voou pela TAP? Tem alguma dica sobre a empresa? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Se quiser fazer uma avaliação de alguma empresa aérea ainda não avaliada aqui no Melhores Destinos entre em contato pelo e-mail contato@melhoresdestinos.com.br.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Gui

    Já viajei várias vezes pela TAP, geralmente entre Madri ou Barcelona e Salvador ou São Paulo. Tive experiências boas e ruins: a boa foi a qualidade do atendimento, pois os comissários são bastante atenciosos.

    A ruim é que em uma viagem para Madri perdi a conexão por um atraso de 3h e ainda extraviaram minha bagagem. Resultado: tive que esperar um dia inteiro até recebe-la. Pelo menos estavam todos os pertences…

    • Babi

      Eu fiquei 3 dias em Roma sem mala…

  • Vinicius

    As aerovelhas da TAP são grosseiras por natureza. Todas que trabalham nas rotas para o Brasil estão em fim de carreira, quase se aposentando. Entre eles, os vôos para o Brasil são chamados de

    "Rota do Piolho". Detesto a TAP e nunca mais serei servido por uma aerovelha deles. Sem falar que Lisboa não tem muitas ofertas de conexão. Se não quer perder tempo, entre por Frankfurt, Madri, Paris CDG ou Londres LHR, usando TAM, Lufthansa, Ibéria, Air France e British Airways. Sendo que nessa lista a pior opção é a Ibéria.

    • Ana Luiza Melo

      Já viajei para diversos países da Europa pela TAP e nunca tive problema nenhum.E em todos os voos que fiz nunca tive a oportunidade de ser atendida pelas "aerovelhas".Se nos bastidores classificam os nossos voos como "rota do piolho",problema deles,que precisam dos nosssos "míseros reais" para sobreviverem!Pouco me importam o acham ou falam entre eles,o que interessa para mim é o preço e a qualidade do serviço prestadoo, e com relação a isso,não tenho nada do que reclamar.

      • Junior

        Disse tudo!

    • Olha Vinícius, sou obrigado a concordar com você. Viajo para a Alemanha todo ano e em 2009 fui de TAP (BHZ-LIS-FRA). Não posso dizer que fui maltratado, mas as comissárias são realmente rudes e o conforto para o passageiro é mínimo (travesseirinhos sem-vergonha minúsculos). As refeições não passam do regular, e o sistema de entretenimento é ultrapassado, com programas rodando em loop ao invés de sob-demanda. Também são muito ruins os horários de retorno, sempre diurnos. As comissárias praticamente te forçam a "ir dormir" e fechar as persianas.

      Quer atendimento em português? Vá de TAM. Muito mais confortável e profissional. Se quiser um pouco mais, vá de Swiss. Essa sim, foi um conforto pra mim.

      • Thais

        Julio, vá de Klm…Um arrebento ^^ . Espetacular em TODOS os sentidos….

    • Mochileiro pricipian

      Dentre as citadas eu recomendo muito a Air France. Fui para Barcelona com conexão em Paris e foi tdo muito traquilo, a comida é boa e não tive quaisquer problemas.

  • Vinicius Lima

    Engraçado, tive uma experiência muito desagradável com a TAP. No voo de ida, tudo normal. Entretanto percebi que os comissários de bordo não eram tão receptivos, e atendiam como se fosse um favor. No voo de volta, sentei na penúltima poltrona de um A340, e no momento do almoço, não havia mais opções. Ou eu pegava o que tinha sobrado, ou ficava sem. Foi exatamente assim que me disseram. Além disso, por meu voo de volta sair de Amsterdam para São Paulo, com conexão em Lisboa, acabaram extraviando minha mala. A mesma ficou em Lisboa, fato comum de acordo com alguns funcionários da TAP. Várias pessoas tiveram o mesmo problema. Quando minha bagagem chegou, estava violada, com diversos itens faltando. Nos voos internos na Europa, a situação é pior ainda. No voo Amsterdam – Lisboa, a comissária de bordo começou a bater na porta do banheiro como uma louca, já que uma passageira tinha acabado de entrar no mesmo cerca de 20 minutos antes do pouso. Começou a discutir com a passageira (que por sinal era brasileira), falando que ela teve 3 horas de voo para ir ao banheiro, e aquela hora ela não poderia mais. Tentando justificar que estava cuidando dos seus filhos e não teve tempo, a comissária fala da seguinte maneira: Não quero saber, eu também tenho filhos, e não fico fazendo coisas erradas.

    Enfim, uma péssima experiência.

    • joao

      belo relato, mas devo dizer que, a aerovelha estava certa, se o filho não sabe se controlar na hora de ir ao banheiro deveria ficar em casa(a nao quer que fosse uma emergencia de saude).

    • José I. Ferre

      Passei por situaçao semelhante. No meu caso, a refeição era massa ou carne, e acabei ficando com a ultima refeição de carne (que aliás nao era grandes coisas). Quando uma passageira reclamou por nao haver mais refeições com carne o comissário foi curto e seco:"O senhora sempre tem a opçao de escolher a compania aérea de sua preferência", como se o comissário estivesse realmente fazendo um favor em servir os passageiros.

    • Edster

      Quanto a questão do banheiro também creio que a comissária estava correta, pois estava seguindo procedimentos padrão de segurança. Na aviação não tem (ou não deveria ter) espaço para o "jeitinho brasileiro". Banheiro a 20min do pouso, só se a pessoa estiver passando muito mal ou coisa do tipo.

      • Vinicius Lima

        Concordo que a passageira não estava com a razão, mas o que me deixou bastante surpreso foi a agressividade da comissária. Em situações como esta, pode-se repreender uma pessoa com educação, mas a agressividade foi tão grande que todo o avião ficou impressionado. Quando ela batia na porta, parecia que queria quebrá-la como se alguém estivesse preso, e não apenas chamar a atenção da passageira.

        • RABUGENTO

          Repare que só os portugueses defenderam essa tripulação aqui no site…

    • Passageiro

      A TAP é péssima. Nunca tive boas experiencias e por isso já não vôo por esta companhia. Péssimo atendimento, não havia água no avião, a comida estava "estragada" resultando em crises de diarréia, enjôos e etc à boa parte dos passageiros. Alguns tiveram baghagem extraviada ou aberta… Enfim. Não aconselho!

    • Antonio Ferreira

      MAs mandava uma comissária dessas à merda com todas as letras bem pronunciadas.

  • Rodrigo Ramos

    Poxa, uma vez voltando de Lisboa num voo da Tap eu perdi um cartão de memória dentro avião de nunca mais foi visto, segundo a empresa nenhum funcionário encontrou. Mas o geral eu gostei bastante de voar pela Tap. Recomendo

    • Rodrigo

      Que que tem a ver uma coisa com outra???

      • Cesar

        Kkkkkk, verdade!

  • Alexandra

    Já voei várias vezes na TAP e posso dizer que só utilizo essa companhia porque é o jeito (é a única que sai da minha cidade direto a Lisboa). Os atendentes são terrivelmente grossos, o voo sempre atrasa, etc. Realmente, a aeronave é novinha e conta com excelentes opções de filmes e seriados e a comida tb é boa. Mas não chega nem perto de ter a cordialidade e presteza das companhias brasileiras, no geral. Interessante saber dessa possibilidade de compra pela TAM, pois fui tentar sacar milhas parceiras e não consegui, acho que a compra deve ser mais fácil mesmo.

    • carol

      concordo plenamente

  • Alexandra

    Ah, esse questão da rota do Brasil ser a mais mal vista, a questão do extravio de bagagem e o fato de elas serem "aerovelhas" é realmente de conhecimento geral.

    É difícil não ter pelo menos uma mala extraviada em cada vôo.

    Recentemente a TAP fez essa campanha de marketing juntando uma cantora portuguesa, um angolano e a Roberta Sá, chamada de "braços abertos", tentando desfazer a imagem (em especial no Brasil) de companhia antipática. Se as "aerovelhas" não mudarem de atitude, nada poderá ser feito para que a TAP seja vista como uma empresa que maltrata os clientes, como muitos dos exemplos acima.

    • Ivanindo

      O problema é que alguns de nós brasileiros já vamos preparados para apontar problema por serem portugueses. O problema é que a maioria de nós brasileiros somos anti portugueses. O problema é que nós aqui no Brasil não temos qualidade e vamos exigir o impossível nos outros países. Problema cívico, problema de educação e formação sócio cultural.

      • Mário

        Está muito bem posta a sua observação. Nunca compreendi, embora saiba, o antagonismo amor/ódio do povo brasileiro com o português. Li não sei onde que “a cria se revolta sempre com o seu criador” . Mas não deveria ser assim. Dizer mal, por dizer não é correcto, e só demonstra o que disse acima (problema de educação e formação sócio cultural) Se compararmos o povo de origem de língua inglesa ou ‘americana’, veremos que nunca maltratam a sua origem ou a sua língua.

      • Andre Cordeiro

        Acorda rapaz, vc só falou bobagem aqui. Portugueses se acham os donos do Brasil ainda.

  • Thales

    Eu também já voei pela TAP e gostei bastante! Faço minhas as palavras da Fabiana.

  • Izaira

    Também tive uma experiencia bem desgradavel com a TAP pois meu voo de Nice para Lisboa foi cancelado em cima da hora. Solicitei por email acomodação em Lisboa para não passar a noite no aeroporto aguardando o voo para o Brasil no dia seguinte o que inicialmente foi negado tendo sido orientada a passar mais uma noite em Nice por minha conta, um verdadeiro absurdo. Por causa disso minha chegada ao Brasil foi atrasada em mais de 24 horas.Fora o atraso na saida no Brasil e na ida de Lisboa para Nice. Sinceramente não desejo mais voar pela TAP.

  • Voei TAP em julho deste ano e achei mais desconfortável em relação as outras companhias q tinha voado. No vôo de ida para Lisboa conseguimos a poltronas da saídas de emergência porém na volta não. Foi horrível. As poltronas são estreitas e a distancia entre elas é pequena. Principalmente p o meu marido que tem 1,93 de altura.

    Com Relação ao conforto das poltronas a Ibéria é imbativel! porém Só nesse aspecto.

    • Nelson

      Eu não concordo, acho a TAP perfeita em tudo. Esse ano voei Ibéria via madrid para moscou, fiquei impressionado com a precariedade de tudo, avião velho , desde guarulhos, com tela de vídeo daquelas com tubo de imagem da década de 90, serviço de bordo péssimo, e poltronas super apertadas. Vou a europa de 2 a 3 x por ano, quase sempre com a TAP , e nunca me arrependi .sempre q voei em outra cia me arrependi.

      • Vinicius B.

        Nelson, a gente já sabe que tu trabalha pela TAP, não precisa forçar não.

        • Roberto B.

          Já viajei de Iberia e TAP. A Iberia foi horrível. Apertada, oavião era tão velho que a TV era de tubo. O Os comissários grossos como só um madrileno consegue ser. A tap era passavel.

  • Gabriel

    Fabiana,

    Lamento que você não tenha conseguido comprar o bilhete para voar SINGAPORE Airlines (SQ).

    Teria sido muuuitooo melhor que a TAP!

    Os Boeings 777 da SQ posuem configuração 3-3-3 (algumas outras cias usam 3-4-3, como a Emirates), e a distância entre poltronas é de 32" contra 31" na TAP. Esta única polegada a mais (2,5cm) faz diferença. Os assentos são mais confortáveis e o sistema de entretenimento tem mais opções que a TAP.

    Os vôos costumam ser pontuais, e os comissários são sensacionais em atendimento e simpatia.

    RECOMENDO à Fabiana experimentar a Singapore da próxima vez; além disso Barcelona é uma cidade animadíssima.

    Gabriel

  • Luiz

    Tive a oportunidade de voar TAP em maio, destino GRU-OPO.

    Na minha experiência somente felicidade. O avião que voamos era novo, o sistema de check-in on-line foi perfeito, a tripulação foi um caso à parte. Havia um comissário muito gentil, que além de nos atender muito bem ainda puxou papo e nos forneceu informações de lugares pitorescos frequentado por moradores, que por sinal foi fidedigno.

    Serviço de bordo bom, de fazer inveja a várias empresas brasileiras, com menu quente e bebidas alcoolicas de boa qualidade.

    Enfim, a impressão foi a melhor possível, voarei TAP em outras oportunidades.

    Alimentação stava

  • Samara

    Ninguem merece a TAP…Gente estupida…

  • Ricardo Varrichio

    Já voei TAP (Brasil – Portugal – Republica Checa) e fui muito bem atendido. Precisei de ajuda em Lisboa no aeroporto em face de um problema motivado por mim mesmo e o staff da TAP foi bastante atencioso. Recomendo 100%.

  • Yuri

    Voei pela TAP saindo de Brasília. As aeronaves A330 eram mal conservadas e não tinham vídeo on-demand. Tive a mesma impressão em relação a grasseria das "aerovelhas". Na ida, no café da manhã, uma delas estava servindo a passageira da minha frente, e depois da passageira ter falado alguma coisa, a aerovelha respondeu: se quiseres comer come, se não quiseres não come, ora!

    Na volta, uma aerovelha servia água e quando acabou um passageiro mais atrás pediu a água. Ela então 'elegantemente' respondeu: Preciso reabastecer a água, se tivesse uma mangeira poderia serví-lo, mas não tenho!

    Quanto a bagagem tive sorte, não foi extraviada.

  • Junior Cesar

    NÃO RECOMENDO, apesar de muitas opções de voos e destinos diretos no Brasil, aeronaves e refeições e entretenimento relativamente bons os preços não são dos melhores e o atendimento é péssimo por parte dos comisssários a bordo e principalmente no atendimento no aeroporto de Lisboa. O atendimento a brasileiros em Lisboa é feido com muito pouco caso, beirando o desrespeito, se você tiver qualquer dúvida ou problema e precisar de atenção especial, esqueça, muito diferente de outras empresas européias, compare os preços e recomendo dê preferência por TAM, KLM, Turkish, Lufthansa, Airfrance e até mesmo IBÈRIA, utilize a TAP somente se não tiver outra opção viável.

  • Carol

    Também tive uma experiência tão desagradável com a TAP que hoje prefiro pagar mais caro a ter que voar por essa companhia. Às vezes eu tive azar, ou você sorte.

    Quando viajei, NÃO havia nenhum sistema de entreterimento, pois praticamente TODOS estavam quebrados, no máximo uma dezena teve sorte de tvzinha funcionar. Agora imagina 12 horas de voo sem NADA pra fazer.

    Segundo, pedi um copo d'água e a resposta que recebi foi "Se quiser vai buscar". A grosseria dos comissários de bordo dispensa maiores comentários.

  • Bruno Renato Felicia

    Só uma correção no cabeçalho do texto, a TAP também opera voos diretos para Porto saindo de GRU (sábados) e GIG (quintas e domingos).

  • Vinicius B.

    so viajo na TAP por falta de opcao mesmo, pq a empresa é um C•!

  • Fernando MM

    Eu nunca viajei de TAP em rotas de/para o Brasil, mas o voo deles de Brasilia eh constantemente alvo de criticas e reclamacoes…ou seja, nunca viajei e nem quero me arriscar pois o unico voo TAP que peguei, de Genebra a Lisboa nao achei la essas coisas.

    Mas, novamente, eu nunca fiz a rota internacional so escuto os burburinhos. De qualquer forma, o importante eh ser bem tratado em qualquer servico que se compre. Abs.

  • Franklin

    Com essa quantidade de comentarios negativos sobre a Tap..acabaram com a materia..rsrs faz parte..não existe empresa perfeita ..mas existem empresas que errem menos..

  • Anthony Pinheiro

    Não imaginava que as aerovelhas eram tão grossas a esse ponto!!! Falta de respeito total!!

    • Manuela

      Parece-me maior falta de respeito a linguagem grosseira que utilizam.! Viajo frequentemente com a Tap e só posso recomendar, sobretudo pela segurança que oferece, isso sim muito importante.

  • Cristiano

    Voei pela TAP em julho de 2010, o trecho foi Brasilia-Roma, já Brasilia fomos informados que o voo partiria com uma hora de atraso, portanto precisariamos trocar nossa conexao de lisboa para um voo mais tarde, porém o atraso de BSB foi de duas horas e meia e acabamos perdendo a conexao trocada tambem, nos realocaram em um novo voo que saiu com uma hora e trinta minutos de atraso. Finalmente chegamos a Roma, porém nossa bagagem não, como aconteceu com todos os passageiros que sairam de BSB, resultado muita espera e finalmente chegaram as malas, nossa chegada em Roma que era para ser as 9:30, acabou virando em uma saida do aeroporto as 19:00, perdemos este tempo para passearmos em Roma por causa dos atrasos de ida.

    Volta: Trcho Roma Brasilia, saimos de madrugada para pegarmos um voo cedo e chegar no mesmo dia em Porto Alegre nosso destino final, saimos com apenas uma hora de atraso de Roma, porem em Lisboa o voo já estava atrasado em mais uma hora, embracamos no horario, para que se iriamos ficar por duas horas em meia parados no patio sem nada para comer e beber e com o ar condicionado desligado, também para que ar condicionado se estavamos somente com 35ºC.

    Com isto não existe serviço de bordo e opçoes de entreterimento que corrigam a má impressão causada, por sorte conseguimos mudar nosso voo em BSB e chegarmos no mesmo dia em Porto Alegre, com bastante aborrecimento e atraso mas são e salvos.

    Melhor sorte para os que queiram viajar pela TAP.

  • Igor – Poa

    Realmente acabaram com a matéria!Mas é a única que faz europa em POA sem milhões de conexões!O negócio é cruzar os dedos rsrs

    • Junior Cesar

      A única vantagem da TAP realmente são os voos diretos, e no mais é cruzar os dedos e torcer pra ter sorte. Não existe empresa perfeita que não erre, mas a TAP erra feio e muito, a própria matéria que é favorável a TAP fala de episódios de grosseria e de overbooking recomendando o web check in para garantir seu embarque e não correr o risco não embarcar.

      • Igor – Poa

        Quanto tempo antes abre o web check in? nunca usei!

  • joao tavares

    Voar na TAPA? Não, muito obrigado! Aerovelhas não contribuem para melhorar a imagem, nem para o conforto….

  • Juscelino

    No início do ano voei TAP entre Natal-Lisboa ida e volta num A330 velho, sem sistema de entretenimento individual, apenas jornais e revistas. Em termos de conforto era razoável, apesar de o voo estar lotado, não era uma viagem tão longa, apenas 6:30 de viagem.

    O atendimento dos comissários foi bom, sem nenhuma grosseria como as citadas nos relatos anteriores… Um fato curioso ocorrido foi quando o avião passou por uma alta e rápida turbulência, que fez com que uma comissária caisse no corredor próximo ao meu assento. Admito que fiquei bem assustado pela turbulência pois nunca havia passado por uma tão forte mesmo tendo viajado de avião muitas vezes.

    Também voei entre Lisboa-Roma e Londres-Lisboa num A320 3 A319 respectivamente. As areonaves eram mais bem conservadas e o atendimento era cortês. Ponto positivo para o serviço de bordo servido duas vezes, mesmo a viagem sendo de 2 horas aproximadamente.

    Aprovei a TAP de uma forma geral. Tinha voo direto saindo de Natal não precisando pegar uma conexão para outra cidade brasileira e ainda pontuei com a TAM com 14 mil pontos

    • Igor – Poa

      Só 14 mil?

  • Virgílio

    Voei de TAP Brasília-Lisboa-Berlin e fui mal atendido, fui de classe executiva e o avião estava completamente lotado na duas rotas, o monitor de entretenimento da minha poltrona não estava funcionando e para completar todos da classe executiva receberam as mesmas refeições da classe econômica por erro no embarque das refeições em Brasília. No vôo volta Zurich-Lisboa-Brasília cheguei 1hs45min antes do vôo para embarque e mesmo assim fui um dos últimos a chegar para fazer check-in, os cinco últimos passageiros, dentre eles eu, tiveram uma surpersa, vôo ja estava completamente lotado, casso clássico de overbooking, tive de esperar 6 horas por um vôo de outra empresa aérea para o Brasil, como a TAP tem apenasum voo diário para Brasília e é a única que vôo direto da europa para lá tive de pegar o surpreendente voo que me realocaram, Zurich-Frankfurt-Paris-Rio de Janeiro(GIG)-Goiânia-Brasília, comprei passagem em classe executiva e tive de fazer toda a rota internacional em classe econômica, e 19 horas depois cheguei em Brasília e para fechar com chave de ouro minha bagagem foi extraviada e até hoje nunca foi encontrada. Por isso tudo não recomendo TAP a ninguém.

    • Igor – Poa

      Virgílio, pelo menos vc processou a cia certo?

      • edson sieg

        Em relação ao tratamento das comissárias da TAP, que prefiro não chamar de aerovelhas, já que acho depreciativo demais tratar qualquer pessoa assim, não tiro a razão de muitos que sofreram por falta de cortesia, mas acho que isso se deve à forma de agir de muitos, mas muitos portugueses. Para quem já foi a Portugal sabe que MUITOS deles além de não gostar de brasileiros fazem questão de mostrar isso; já viajei para 32 países e nunca levei tanta resposta de gente mal humorada como em Lisboa. Onde realmente não pretendo mais ir.

        Eles debocham do nosso sotaque, do nosso jeito…um senhor lá disse que não sabia pq brasileiro achava graça de tudo, nem parecia gente (um taxista disse isso), e outras coisas q me aconteceram q não daria pra relatar aqui.

        Portanto, acho q no geral é uma questão cultural mesmo, essa falta de cortesia.

        O português tem um hábito: dá a resposta na lata, se vc gosta ou não é problema seu, o que para nós é grosseria. O que de fato parece.

        Quando fui para Amsterdam, fiquei impressionado coma educação dos holandeses – a imigração mais simpática q já vi na vida.

        Daí pensei: seria bom se os portugueses morassem um tempo em Amsterdam para deixar de ser tão rabugentos (HEHEH). Não falo de todos pois há eXceção em tudo, mas uns 70% dos portuga são assim mesmo.

    • Katia

      Estou muito surpresa com os comentários. Pensava em viajar com uma amiga para a Europa em julho e minha opção era a TAP, pois começaríamos por Portugal. Depois disso, estou fora! Adorei viajar pela Swiss(são educadíssimos!) e nem tanto pela Air France. Mas, nem de longe, presenciei fatos tão gritantes. Mais respeito é bom e nós merecemos.

    • *Palomita* Ou Pamy para os mai

      Caramba! Que inferno astral.
      E eles indenizaram você?

  • Paulo

    Também voei pela Tap algumas vezes e achei péssimo o serviço. No ano passado, ao fazer o check-in em Veneza, simplesmente sumiram com o código de reserva de minha esposa e queriam que nos virássemos, como se o problema não fosse deles. Após ser grosseiro com a funcionária (parece que é a única linguagem que entendem), ela chamou o supervisor, que resolveu o problema (após algum stress, deixando a gente esperar longamente) e nem pensou em pedir desculpas. Neste ano viajei novamente porque fui com milhas. Aos leitores que elogiam a Tap, sugiro fazer o seguinte experimento: chamem a aeromoça (ou aerovelha, o que seja) e aguardem para ver em quanto tempo serão atendidos. Certamente não aparecerá ninguém. Na volta, por exemplo, faltou papel higiênico no banheiro e, mesmo eu chamando insistentemente, se recusaram a ir ao banheiro. Depois fui até o final reclamar e sugeriram que eu utilizasse algum outro papel que estivesse disponível. Enfim, porcos e mal educados! Só viajo novamente de Tap, realmente, se for de graça ou se for muito mais barata do que outras empresas. O serviço é tão ruim que vale até o stress de passar por Guarulhos, em vez de sair direto de Brasília.

  • JULIANA

    Eu voei TAP na volta de Lisboa, com voo direto para Belo Horizonte. Achei o voo super tranquilo, comida boa, aviao novo e atendimento legal! Eu acho que na realidade os portugueses é que sao estressados!! Em menos de meia hora em territorio portugues (para pegar a conexao lisboa/confins) fui maltratada por duas pessoas: uma faxineira no banheiro e outra vendedora de agua. Mas mesmo assim quero voltar a lisboa e, de preferencia no voo cnf/lisboa.

  • Tiago

    Poxa. depois de trocentos depoimentos destruin do a cia, ALGUEM aqui ainda vai se arriscar com os portugas?

    • RABUGENTO

      Só irei novamente se for obrigado. Preferirei fazer conexões com outras companhias.

  • João Pedro

    A TAP é sinônimo de classe e bom serviço. Uma vez fiz meu check in tarde e não tive vaga no avião por causa de overbooking,foi a melhor coisa que me aconteceu! deram-me 600 euros e hotel de 5 estrelas. Recomendo sem duvida TAP, com certeza das melhores do mundo.

    • RABUGENTO

      Todas as empresas fazem isso na Europa.

  • Ricardo(Portugal)

    Sempre fui mesmo MUITO bem tratado pela TAP! Portugal é conhecido pela sua hospitalidade em todo mundo, sendo considerado o povo mais carinhoso da Europa! Em relação á descriminação a pessoas do Brasil claro que é muito estupido e muito errado, mas é uma questão complicada, pois já assisti a escândalos, comportamentos errados e faltas de respeito que não lembram ao diabo por parte de brasileiros em aeroportos e não só. O 1º passo é respeitar para ser respeitado!

  • marlucia

    Viajei com a Tap em fevereiro de 2011 BSA-Lisboa.

    Não indico para ninguem.

    Sou acostumada com o serviço da Tam…achei horrivel.

    Ah…e ate hj nunca recebi meus pontos do programa fidelidade.

  • Sonia

    Já voei duas vezes Natal/Lisboa pela TAP e gosteo muito do atendimento. A tripulação sempre cordial mas observei que muitos passageiros não obedecem as normas e nestes casos a tripulação tem que ser enérgica. A vantagem de partir de Natal é que são apenas 6:30h para cruzar o Atlãntico. Fiz voos internos na Europa e não tive o menor problema, recomendo a companhia.

  • Babi

    A única vez que extraviaram minha bagagem foi na TAP… E já escutei um milhão de pessoas falando a msm coisa…

    Fora isso, eu não sei se foi a primeir viagem pra fora da pessoa q escreveu o post mas a TAP êh a pior companhia área ever… Já voei de air france, klm, continental.. A TAP êh mto ruim.. Claro q na sua primeira viagem vc fica maravilhado com filmes, lanches e etc, mas depois de outra, se comparar… Credo.. A comida êh ruim, os filmes são poucos e o pior: o Aeroporto de Lisboa êh um dos piores q já fui.. Fiquei 4 hrs lá esperando um vôo numa área q num tinha nem restaurante, nem internet, nem free shop… Tipo, era um vôo de volta de Londres pra sp e colocam a gente numa área dessa?? Ninguém merece.., então como muitos q li aí em cima, corro da TAP… Pago mais caro mas num vôo com eles..

  • Rosi

    Viajei pela TAP algumas vezes e me surpreendi positivamente com a Cia. Adorei, era minha 1a viagem para fora do Brasil e nitidamente nota-se diferenças entre vôos nacionais. Comida, entretenimento e a condução tranquila do vôo pelos comandantes da TAP. Os comissários é que eram um bocado grosseiros… me decepcionei apenas com isto e numa 2a viagem, quando um dos comissários fumou no banheiro. Fiquei horrorizada, afinal como todos sabem isso é terminantemente proibido, mas seus colegas o apoiavam, pedindo que usássemos o banheiro central. O cheiro de cigarro não enganava ninguém lá no fundo da aeronave… O funcionário, que imagino que esteja em época de se aposentar, andava com um vidro de perfume no bolso… por que será né??

    Um absurdo.

  • Marcelo de Paula

    Não tive problema em dividir uma passagem pela TAP no cartão de crédito, como vc informou ter sido possível apenas devido a um erro no sistema. Comprei no site da TAP Brasil, fugindo do IOF para compras internacionais. Comprei de Porto para Barcelona. Acho que te informaram errado quanto a impossibilidade de parcelar. Parabéns pelo excelente relato. Origado.

  • Edson Portela

    Já viajei diversas vezes pela TAP, saindo de Salvador, pois moro em Sergipe e fica mais prático para mim. Concordo em parte com os comentários sobre os comissários de bordo(são meio grosseiros), mas o serviço de bordo é de boa qualidade. Para agente aqui do Nordeste é mão na roda estas rotas da TAP para Europa, pois não precisamos descer até o Rio ou SP e economizamos mais de 2 horas de vôo no percurso. Recomendo a TAP, inclusive no começo de Dezembro estou indo novamente a Europa e escolhi esta companhia. Já viajei também pela KLM, TAM , Lufthansa e gostei de todas. Um abração a todos.

  • felix

    Prezada Fabiana,qual é sua altura, eu não concordo de jeito nenhum com sua opinião ao dizer que "o espaço entre as poltronas é normal", para uma pessoa acima de 170 cm, as nove horas de vôo, viram um tormento, essa queixa é constante em todos meus colegas que já experimentaram as poltronas da TAP, muito deles mais nunca viajaram nessa companhia pelo espaço tão reduzido para uma viagem tão prolongada.

  • Eduardo Galvã

    Lógico que todo mundo quer ter conforto e ser bem atendido. Agora, embora opiniões devam ser respeitadas, eu jamais deixaria de viajar em uma empresa por causa do humor e arrogancia das aerovelhas.

    Me preocupo com o preço. Se pago pouco, e vou chegar ao destino, seguro, não me importo com as aerovelhas, avião velho, poucas opções de comida, etc…

    Agora, se eu pagar caro (coisa que nunca fiz…), aí sim, exijo isto tudo.

  • Sebastião Can

    Recomendo a todos que voarem por uma empresa (TAP p/ EX)e quiserem acumular as milhas em outra ( TAM p/EX) a GUARDAREM OS CARTÕES DE EMBARQUE !!!Voei pela TAP em maio e junho de 2010 Rio X Lisboa // Porto X Paris e Paris x Lisboa // Lisboa Rio e solicitei creditar as milhas no meu TAM fidelidade sempre no balcão e na hora do check in , repeti este procedimento em TODOS os trechos e só tive as milhas da volta creditadas 1 ano e 2 meses depois!!!E somente depois de deixar claro para a atendente do "Fale com o Presidente da TAM " que eu iria entrar na justiça!!!Enviei 3 vezes , via FAX e email os cartões de embarque pois se não os tivesse não teria como "provar", segundo as atendentes da TAM… Todos os voos atrasaram mas durante foram bons e a comida muito boa mas o atendimento tem de melhorar muuuuito! No aeroporto de Orly , no balcão da TAP a funcionária do check in não conseguia fazer o computador funcionar e depois de muuuuito irritada resolver abrir a máquina e puxou um monte de fios para fora , neste momento o computador apagou completamente a "coitada" gritava no rádio quando chegou um funcionário ( do aeroporto) vestido com um macacão cinza, sujo de graxa e depois de alguns longos minutos deu um jeitinho na máquina e tudo voltou a funcionar! Se fosse por aqui já teria alguém falando : "brincadeira, isso é Brasil! " . Temos muito o que melhorar mas presenciei coisas desse tipo em vários países!Precisamos ACABAR com essa "MÁXIMA" de Isso é Brasil!!!

  • RABUGENTO

    Não quero lembrar do péssimo atendimento que tive na TAP no aeroporto de Lisboa.

    A ida já tinha sido uma perrengue….

    Na volta encrencaram com tudo. Estávamos eu, que não sou jovem, e minha sogra que já tem 75 anos.

    Não quiseram saber de nos colocar juntos. Tinham trocado nossas reservas de assentos. Minha sogra ficou 12 fileiras distante de mim.

    Aeroporto de Lisboa é uma maravilha > tudo acaba num funil. No momento do embarque nada menos que 20 minutos em pé no ônibus até chegar ao avião. Mais um pouco chegaríamos a Cumbica…

    Incrível mas parece que as poltronas da econômica são mais apertadas que noutras cias.

    Como diz minha mulher, "reboque" nunca mais. Agora só em executiva decente.

    Complicou mesmo foi em SP com a tripulação "educadíssima" falando um monte de besteiras. Fui obrigado a intervir e quase os entreguei na Polícia Federal.

    Quanto a viajar internacional partindo de Campinas, por enquanto não o farei. Ainda não está pronto o Freeshopping. Tinham prometido para este ano.

    Outra coisa é que a TAP já deveria ter sido vendida há muito tempo mas ninguém quer comprar essa bomba.

    Infelizmente é a única empresa que faz voo direto de SP para Lisboa.

    Reparem que só os portugueses a defendem. Ninguém mais. Todos meus parentes são portugueses. Eu escapei de sê-lo… 😉

  • RABUGENTO

    Eles tem uma dor de "cutovelo" muito grande.

  • RABUGENTO

    Exatamente!

    Funcionários parece que vivem revoltados e descarregam nos passageiros.

    Sei que essa é uma qualidade lusa: estupidez em primeiro lugar.

    Antes que caiam matando garanto que sou filho de portugueses.

    • @rabugento,

      kkkkkkkkkkk!!! Tb sou desc. de Portugas, convivi c/ eles nos EUA por mto tempo e acho q ate tenho alguns amigos entre eles, mas isto sim, tem muito de verdade, infelizmente.

    • Manuela

      Pois não parece!
      Sou portuguesa e acho de péssimo gosto esse tipo de comentário.
      Acrescento que tenho o maior respeito pelos brasileiros, e sempre fui bem tratada. A sua opinião sobre os lusos deve ser muito particular!!

      • Salvatore Carrozzo

        Manuela, se voce for ler os comentários aqui, vai reparar que esta é uma visão que muitos brasileiros têm dos lusos.

  • pablo

    putz….eu acabei de comprar uma passagem BSB-ROMA….pela TAP.

  • RABUGENTO

    São grosseiros sim!

    Em toda parte. Não sabem respeitar ninguém e agora estão querendo invadir novamente o Brasil.

    Um lugar onde os agricultores recebem para não produzir e também tem um seguro desemprego de 3 anos pode mostrar o que quando entra em decadência?

  • Denis Martins

    Rabugento, só não entendi uma coisa: colocar a sogra 12 fileiras distante não foi uma coisa boa? Hehehe

    • RABUGENTO

      Em parte foi 😉

      Na verdade tive que me deslocar diversas vezes para ver se ela estava bem.

      Digo mais. foi a passagem mais cara que paguei até hoje. Mil Euros cada um ida e volta.

      Meu filho foi até lá me encontrar e pagou 700 dólares pela Air France com champagne às refeições hehehehehe (no retorno ele recebeu 800 euros da Air France por causa de overbooking)

    • Canellinha

      Ai, Denis, que maldade!!! rsrsrsrs

      Adoro MD, as dicas são excelentes e os comentários são um must no site, muito divertidos!

      Estou programando uma viagem à Europa em maio de 2012, pretendia ir pela TAP mas depois de tudo que li aqui, já desisti. Alguém pode me passar uma avaliação da Alitália? Obrigada

  • RABUGENTO

    Eles não se conformam de que apesar de termos sidos bem roubados por eles, estarmos hoje em posição privilegiada.

    • Raimundo

      Amigo, há 500 anos vc nem nenhum mebro da sua familia existia, portanto, vc não foi roubado, além do que o que foi levado, foram as riquesas naturais, o ouro, os diamantes, a prata e só…e não bens que não fossem extraidos da natureza.

      Roubados, nós estamos sendo agora e não pelos portugueses, mas sim por aqueles que estão lá no planalto central, vc sabe onde fica?

      Qual a posição privilegiada em que nos encontramos?

      Eu não estou em nenhuma!

      Pelo contrario, vivemos no maior perrengue para ganhar uns trocadinhos e faze-los render.

      Aviação é assim mesmo, um dia vc é mal tratado, outro dia é bem.

      Lidar com publico é complicado mesmo, sempre achamos que deveriamos ter mais…

      Outra coisa, fala-se muito em educação, mas até onde somos educados? Presencio coisas no exterior que me envergonham de ser brasileiro.

      O brasileiro pode sacanear, zoar com os outros, os outros não podem fazer o mesmo conosco? Então, melhor ficarmos quietos.

      O seu nick já diz tudo, rabugento, independente da sua origem, pouco importa, vc é rabugento e pronto!

      Vc prisaria viajar por uma cia aerea americana para saber o que é destratamento e passar pela imigragação de lá para se sentir um verme!!!

      Antes de criticar,se auto-avalie.

      Nós recebemos o que damos, portanto, seja boa sorte!

    • Manuela

      Acha mesmo?! Só contaram p´ra você!

  • Laura F. Carrer

    Fabiana,

    Eu tb. lamento vc. não ter voado com a Singapore Airlines. Viajei TAP em Abril, voo atrasou simplesmente 7 horas e a minha mala ficou em Lisboa. Sorte que chegou intata. Viajei em Setembro pela Singapore tudo de bom ! Serviço, pontualidade, assentos , entretenimento e comida ! Como vou para Europa com frequencia, se posso optar pela Singapore é a minha escolha na certa !!Além de ter 6.000 milhas por perna contra 3.000 pela TAP, pelo mesmo preço !!!

  • RABUGENTO

    A moça tentou parcelar no site da TAM, o que não é possível.

    No site da TAM só podemos parcelar passagens da própria.

  • Sérgio

    Vou falar com Líbano Barroso(presidente da TAM). Acho que temos cash para comprar a TAP. O duro vai ser indenizar a aerovelharada

    • Rodrigo

      E desde quando o presidente da Tam manda mais em alguma coisa, esta lá de fantoche, quem manda agora é a familia Cuento.

  • Sérgio

    A sogra ficou perto da porta????Se ficou, perdeu uma grande oportunidade…..

  • Sérgio

    Acho que o patrício nunca voou em uma empresa brasileira…..o tratamento é outro………

  • enezio

    Comprei passagem de Sãopaulo/Lisboa pela TAP. Não fiz a compra pela TAM e sim direto do escritório da TAP em São Paulo. O atendimento lá é feito por brasileiros e é PÉSSIMO,para não dizer que são grosseiros. Pareceu-me que estava fazendo um favor por comprar deles,infelizmente, não tinha outra opção. Espero ter uma grata supresa na sequência da viagem.

  • Excelente avaliação. Tirando a compra da passagem pelo site da TAM, eu já sabia, mas, agora, me foi acrescentado outras informações.

  • Eu e meu marido também fizemos o trecho BH-Lisboa em março deste ano e adoramos! Não tivemos nenhum problema com o check-in e conseguimos cadastrar os pontos na TAM normalmente. Como o avião estava vazio, a aeromoça nos deixou ficar nas poltronas do meio e eu pude ir deitada, cheia de cobertores e travesseiros. O vôo saiu na hora certa, foi super tranquilo e chegou antes do previsto em Lisboa. Achamos a comida ótima e os filmes eram novos (o fone que me entregaram estava com defeito e, quando reclamei, trocaram imediatamente). A volta foi a partir de Roma e o que nos incomodou foram os poucos guichês da TAP no aeroporto de lá (apenas 2), o que te faz ficar muito tempo na fila… Também tentamos embarcar uma enorme lata de azeite (5l) como “frágil” e eles disseram que não faziam essa diferenciação. Despachamos mesmo assim! Voltamos um dia depois da Páscoa e o aeroporto estava lotado, assim como o avião. A saída de Lisboa atrasou um pouquinho, mas sem maiores problemas. A volta foi cansativa porque o vôo é diurno e os brasileiros estavam incontroláveis dentro do avião! Duas crianças que vieram "sentadas" atrás de nós estavam insuportavelmente agitadas e a mãe não fazia nada para acalmá-las (como se elas estivessem dentro da própria casa). Viajamos de avião várias vezes dentro da Europa e não vimos nenhum vôo com passageiros tão descontrolados, um horror. Infelizmente, achei que os brasileiros passaram uma péssima impressão durante esse vôo… Muitos só se acalmaram quando as comissárias fecharam as persianas e as luzes foram apagadas, o que para nós foi um alívio! Chegamos acabados em BH, mas achamos o saldo TAP bem positivo. Não tivemos nenhum problema com nossos mochilões e nossa lata de azeite chegou com alguns amassadinhos, mas salva! Fizemos um blog sobre nosso tour pela Europa e quem quiser ver é só acessar (www.patrulleros.com.br/europa).

    • Paulo

      Nossa, Paula. Tirando o problema da volta queria ter tido a mesma sorte que você.

  • Zeh

    A minha bagagem foi! Mas entregaram no hotel no mesmo dia

  • Alessandra Ferreira

    Olá,viajei pela TAP em um airbus A-330,no TAP-Classic, em setembro de 2010, visto que foi a minha primeira viagem internacional, adorei o serviço de bordo, eu, minha filha e minha mãe fomos muito bem tratadas, o entretenimento que havia eram somente uma tela grande para todos da mesma ala,(mas como o voo já saiu ás 20:00, não se fazia questão desses) e fones de ouvidos, ficamos na fila do meio e juntas como solicitei a atendente no momento da compra,fiz o checkin no balcão e sem problemas, embarcamos em Guarulhos com 3 horas de atraso, foi o único acontecimento negativo, na volta no aeroporto de Lisboa, que por sinal é muito grande e bonito, o voo de 23:50, atrasou e saiu ás 24:15, o atendimento das aeromoças, foi ótimo, todos os comissários eram Portugueses, e quanto ao relato de serem estupidos, não estranhem o povo de lá é assim mesmo, minha irmã mora no país a 7 anos e ela sempre diz que eles comentam que não sabem do que os Brasileiros acham tanta graça se referindo do carinho e felicidade do nosso povo. Acho que não podemos generalizar as experiências ruins, pois em outras companhias também devem acontecer coisas negativas, pretendo voltar a Lisboa e com certeza voarei com a TAP novamente. Obrigado.

  • Jose I. Ferreira

    Ricardo, aqui no Brasil os portugueses são um tema constante de piadas. Mas nem por isso quando encontramos um portugues deixamos de respeitá-lo.

    • Leonardo Marques

      Zeh e Jose l. Ferreira são a mesma pessoa.
      Assim como Ricardo (portugal) e João Pedro são na verdade a mesma pessoa.

      Estou calado mas estou de olho!

      • Rodrigo

        Hehehe, boa Léo!!!! KKKK

      • João Pedro

        Por acaso também sou português, mas porque raio seria eu a mesma pessoa? acho que devia continuar calado e de olho.

  • De fato, o vôo em si não tem problema nenhum… o avião é bom, comida é boa, etc.

    O problema é você ir tenso a viagem toda com medo de a sua bagagem não chegar no destino!

    Sei que esse é um risco que corremos com qualquer cia aérea.

    Mas a TAP perdeu minha bagagem na volta de Londres, em 2007, e ATÉ HOJE minha mala não foi encontrada.

    Tive que negociar o valor que eles queriam me pagar e ainda por cima demorei 3 meses pra ser ressarcida.

    Desde então, sempre que posso, evito viajar pela TAP.

    • Anselmo

      Narda,

      Isso acontece, comigo nunca aconteceu mas da ultima vez que estive na Europa, no inicio do ano, um amigo meu teve a bagagem dele extraviada pela British.

    • Tio

      muita gente ta confusa! Quem trata das bagagens é a Groundforce.

  • Morgana

    Gente, depois de ler tantos relatos negativos sobre essa companhia eu nem vou fazer o meu pois já está de bom número os que tem aqui. Só me coloco no direito de resumir essa empresa em 3 palavras: TAP = Tenha Atendimento Péssimo.

    PS: A 'rota do piolho' foi inaugurada por eles, quando a família real veio fugida para o Brasil de medo dos franceses.

    • edson sieg

      Muito infeliz essa qualificação que eles atribuem

      à Rota do piolho, já que é o Brasil o responsável por 60% do luco da TAPA em voos internacionais, ou seja, são essas rotas para cá que sustentam a Companhia, que pertence a um país que tá precisando de dinheiro, e não é pouco!

  • Anselmo

    Meu amigo, já viajei pela British, Swiss, Delta, etc e a classe economica SEMPRE é apertada.

    Infelizmente, conforto só na executiva e primeira, pagando no minimo o dobro do preço.

  • Solange

    Oi pessoal, viajo sempre pra Europa e procuro sempre a opcao mais barata pois somos em cinco pessoas em relacao a Tap é realmente a ultima que compro só mesmo se nao tiver outra opcao, más a Tam também nao fica atras da Tap tive experiencia ruim com a Tam teve um atrazo de 2 horas perdi a conexao da Europa e com uma crianca de 3 anos teria que esperar mais de 10hs pra pegar o proximo voo e o pessoal da Tam me trataram mau e fizeram descaso a minha situacao de estar com uma crianca de 3 anos e ter que esperar tanto tempo em um aeroporto. Quem estiver querendo viajar barato é isso ai tem que contar com esses imprevistos, como ja foi dito nao existe compnhia aerea perfeita existe dias de sorte!!!

    • HENRIQUE

      Não foi somente a Tam que se atrasou. Tu também se atrasou para a aula de português. Escrever ATRASO com "Z", é ridículo. Erros de concordância aos montes. Tóin!!!

  • Leticia

    Quando vi a chamada para o post, imaginei que teria uma surpresa com o atendimento TAP, e ate me animei pois ela tem feito promocao de milhagens com os cartoes CAIXA, que e o meu caso, mas as impressoes dos demais leitores so confirmaram a pessima impressao que tenho da TAP. Ja fiz duas viagens para Paris e realmente, o atendimento e pessimo. Na ultima viagem, estava com os meus dois filhos, sendo uma bebe de colo, o mais velho passou mal na hora da aterrisagem em Lisboa e eu fui leva-lo ao banheiro, os comissarios ignoraram o problema, quase que me enxotaram da aeronave e se recusaram em carregar a bolsa de mao que eu levava com as roupinhas das criancas, fraldas etc, alegando que eles nao eram pagos para isso. Nos iriamos fazer uma conexao para Paris o voo estava previsto para sair de Lisboa as 7 horas, foi sair as 18h eles so nos deram um lanche assim que chegamos, nao nos deram o almoco ou outras refeicoes. Fiz varias reclamacoes e a TAP nunca se manifestou. Descaso total, um verdadeiro horror! Desde entao, nunca mais voei TAP e nao recomendo.

    • Salvatore Carrozzo

      Olha, que eu saiba, eles não são mesmo obrigados a carregar a sacola dos outros, nao.

  • egle setti

    Viajei pela Tap em maio deste ano, Lisboa- Rio.

    A única comida disponível era carne de porco, a aeromoça foi extremamente rude quando solicitei uma alternativa.

    A disposição dos assentos impede que o passageiro da frente recline a poltrona enquanto as refeições estão sendo servidas.De manhã pedi a aeromoça para avisar ao passageiro da frente que ele deveria levantar o encosto para que eu pudesse tomar meu café. Ela deu um tapa com muita força no encosto do passageiro da frente e dirigiu-se a ele gritando: "Tens que levantar o encosto"

    Leiam acrônica do João Ubaldo de domingo dia 30 na qual ele relata suas desventuras em voo da TAP

  • Cristina Lima

    Viajei de TAP em agosto e, graças a Deus, não tive a bagagem extraviada, mas as comissárias eram grosseiras, o avião era velho e a comida apenas razoável. Só pretendo viajar de TAP em último caso.

  • Vanessa

    Rabugento,

    Você sabe se novembro é um bom mês para conhecer Lisboa? Chove muito nessa época? Obrigada!

  • edson sieg

    E o pessoal q tá comprando passagem "a doidado" , eu mesmo sou um desses q entro aqui to dia pra ver uma daquelas dicas, cuidado com a "decolar". Na hora de vender eles são ótimos, mas se vc precisar fazer alguma alteração no bilhete, tem q falar com eles e não com a companhia, já que a ag~encia virtual é a responsável pela sua reserva e aí começa a novela e a decolar mostra como eles são depois q vc compra:

    Gostei de comprar uma passagem para a AUSTRÁLIA pela decolar , foi tudo muito fácil e rápido, porém quando precisei fazer alteração na data da volta liguei várias vezes para o SAC e me disseram q eu teria q fazer a solicitação por e-mail. Porém, fiz a solicitação 3 vezes e nenhum de meus e-mails foram respondidos. Fui até o aeroporto e fiz a alteração na loja da compnahia e a tarifa original não mais existia recisei gastar 300 dólares a mais + taxas por esperar resposta da decolar, ou seja, na hora de vender eles são ótimos, mas quando precisamos mudar uma data ou roteiro ( que não sai de graça, já q cobram 40 dólares pelo serviço ) aí tudo fica impossível.

    Aí fica a pergunta: para que comprar no site da decolar. com e pagar a taxa de serviço???? se eu tivesse comprado no site da companhia, poderia ter economizado essa taxa que cobraram e ainda poderia ter feito a troca por telefone sem ter q precisar ir ao aeroporto e trocaria na hora em q precisei, pois perdi 300 dólares exatamente por esperar 3 dias a me responderem e quando vi q não responderiam…fui eu mesmo ao aeroporto. Uma amiga minha comprou essa passagem pela TAPA pelo decolar.com: meu conselho, compre no pr´prio site da companhia

    pois vc poderá resolver tudo com a própria.

  • Daniel

    Eu fiquei 1 dia e meio sem bagagem, pelo mesmo motivo apontado pelo Gui.

  • Juscelino

    6 mil por NAT-LIS e vice-versa + 1 mil por LIS-FCO e LGW-LIS

  • Palova

    Viajei duas vezes com a TAP e minha mãe 3 vezes. Da primeira vez que minha mãe voltou de Lisboa para o Brasil a mala dela foi extraviada e foi parar na Noruega!! Foram dois dias de muita angústia pq o atendimento do aeroporto de Brasília foi muito ruim. Quanto ao voo, tive sorte de ter comissários educados e prestativos mas tb azar de ter tripulantes extremamente grossos e que pareciam não gostar de brasileiros. Mas a cia em si é boa, o avião geralmente é novo e uma ótima opção de voo direto Brasil – Europa.

  • JULIANA

    Essa é a obrigaçao legal da empresa! Nao te fez favor algum!

  • Paulo

    Sou brasileiro com dupla nacionalidade portuguesa. Lembro-me que desde pequeno quando meus avós iam a Portugal sempre voavam de TAP e falavam super bem da cia. Meus, tios voavam e elogiavam bastante. Até que um dia chegou o meu dia de conhecer a terra do vovô e da vovó. Eu como sou novo, 23 anos e não sou da parte mais abastarda da família só tive o privilégio de fazer a minha primeira viagem a Europa a cerca de dois anos atrás. Fui para Munique de Lufthansa, partindo de S. Paulo e meu retorno foi do Porto para S. Paulo de TAP. Esta era a primeira vez que voava pela TAP. Foi a primeira e a última, TAP, nuca mais!!!!! As comissárias de bordo eram novas, porém extremamente grosseiras e estúpidas. Estava eu e minha irmã mais nova e a comissária havia nos servido o café da manhã. Minha irmã pediu para trocar o Iogurte de banana, pois ela é alérgica a fruta. A comissária simplesmente respondeu GRITANDO: “A onde você pensa que esta? Em um mercado para ficar escolhendo o que quer comer? Já pensou se todos quisesse trocar o sabor do iogurte, seria um caos? Isso aqui iria virar uma bagunça! Você não quer? Não coma!!! Não é obrigado comer. Eu não vou trocar”. Simplesmente revoltante, de se indignar. Agora queria saber se a minha irmã passasse mal naquele vôo, podendo vir a falecer. Qual providencia a TAP tomaria???? Escrevi alguns e-mails à companhia e nunca obtive um retorno. Um pedido de desculpas se quer. Ao desembarcarmos em São Paulo, muitas pessoas tiveram suas bagagens extraviadas, eu devia me dar por satisfeito e me sentir feliz, afinal minhas malas chegaram intactas e eu estava vivo. TAP???? NUNCA MAIS!!! Essa porcaria de companhia de estatal mancha a imagem dos portugueses pelo mundo. Eu como Português me sinto envergonhado de saber que a TAP é uma companhia aérea portuguesa e ainda por cima Estatal. Eu como brasileiro acho inaceitável, inadmissível a maneira como eu e outros brasileiros fomos tratados. Total falta de respeito, de educação, de gentileza, de cordialidade. Simplesmente repugnante, caso isolado ou não… A primeira impressão é sempre a que fica.

  • Paulo

    Concordo plenamente com o RABUGENTO e digo mais, se você tivesse esperado um pouco mais para sair do avião podia ter ganhado até 800 ou 900 Euros.

  • Ubirajara

    Viagem TAP, se puder evito. Tive a infelicidade de viajar para Lisboa com uma equipe de comissários que não faziam questão de cumprir suas obrigações a bordo.Trataram mal os passageiros, havia poltronas quebradas e um dos comissários chamou a atenção pela sua truculência,eu sentado fui atropelado por ele. O vôo ocorreu em 23/06/2011.Desde o embarque em Bsb. até lisboa só fizeram coisas erradas. Pensam que estão fazendo favor quando é o contrário.

  • Alexandre A.

    Assim como outros que comentaram, já voei diversas vezes pela TAP. Saindo daqui do RJ, o melhor vôo é o que vai direto para o Porto; a aeronave que faz o trecho GIG-LIS é mais velha, o que reflete em pior acomodação e entretenimento a bordo, se comparado com o trecho GIG-OPO.

    Porém, gostaria de colaborar com o debate sob outro enfoque. É que já fiz vários trechos internos na Europa via TAP (Londres, Paris, Berlim, Madrid, todos saindo de Portugal) e não senti diferença no tratamento das aeromoças com as que fizeram os trechos para o Brasil. Talvez a expectativa dos que tiveram experiência negativa tenha sido superior ao tratamento recebido.

    Nós brasileiros, temos que lembrar que o calor humano a que estamos habituados por aqui, principalmente no NE (sou de lá, apesar de morar no RJ; portanto posso falar com propriedade), não é encontrado lá fora, porém, eles também não desrespeitam. As poucas vezes que vi alguma atitude rude foram com alguns passageiros folgados, que estavam levando bagagem de mão bem superior ao limite permitido…

  • Junior Cesar

    Provavelmente você viajava a turismo e não tinha nenhum compromisso, se o overbooking fosse no voo de ida você ficaria em casa e perderia um dia de férias ou imagine alguém viajando a trabalho com compromissos importantes, overbooking sempre será uma prática ruim e na TAP é algo absurdamente comum. Nos voos que partem do Brasil há menos chances disto acontecer devido as normas brasileiras mas o risco de você comprar uma passagem da TAP e não embarcar no voo de volta ou nos voos dentro da Europa é uma realidade, por isto sempre que possível faça o web check in.

  • Rodrigo

    Agora pergunto a vcs, de tantos relatos ruins que lí acima sobre viagens feitas com a TAP, quantos de vcs entraram na justiça contra a empresa? Antes de darem a resposta, garanto que não chegou nem a 10%. Continuamos sendo um país acostumado a ser mal tratado, pois nosso povo é acomodado demais para fazer algo.

    • Alexandre A.

      Rodrigo, como advogado concordo com vc, mas ainda bem que nunca tive problemas com a Tap. No entanto, voei 2x pela Ibéria. Nas duas tive que ajuizar ação tanto por longo atraso tanto por extravio de bagagem. Ibéria, nunca mais.

    • tf.moura

      Voce entra na justica quando algum atendente de loja ou algo do genero te da um fora ou uma resposta rispida? e quanto a entrar na justica caso sua mala seja extraviada nao eh bem assim, se vc aceita o acordo sobre o valor e tudo mais nao adianta depois querer entrar na justiça, eh causa perdida. E nao eh so aqui nao, garanto q no mundo inteiro 10% no maximo entram na justica…essa ideia q so brasil eh isso e aquilo mata sabia

      • Salvatore Carrozzo

        Rodrigo, nós, brasileiros, costumamos lutar pouco pelos nossos direitos.

    • marcia

      concordo!

  • Rodrigo

    Concordo com vc, mau humor pra mim é fome, se me destratar vai ser destratada, se me encostar vai entrar na porrada, então tbm não vejo problema com as aerovelhas, se quisesse gatinha ia a uma boate não à um avião. Ja viajei de Tap e não tive problemas, só achei ruim a falta de entretenimento, mas como o voo era a noite dormi a viagem toda, cagei se as atendentes eram mau educadas, aliás mau me dirigi à elas.

  • Nelson

    Já viajei para a europa, pela Air france, Klm, Ibéria e Singapore. Este ano estava planejanto

    viajar pela Tap, depois de ler os comentários, vou pela Lufthansa.

  • Igor – Poa

    É Lisboa merece um post a parte!Mas estou assutado com a TAP será tão ruim assim ? No tópico da Ibéria também detonam ela.Devo usar o que pra ir a Lisboa ? Singapore, Qatar e pagar horrores?

    • Leonardo Marques

      Que tal KLM, Luftahsa, swiss?

  • Fernanda S.

    Não dá para generalizar quanto ao atendimento da TAP ou de qualquer companhia aérea. Seria o mesmo que dizer que todos os brasileiros adoram futebol ou sabem dançar samba. Faço cerca de 4-5 viagens internacionais por ano, e em questão de atendimento, e se for generalizar, as companhias asiáticas são disparadamente melhores. As americanas um lixo, e as européias "mais ou menos". Entretanto, acho que depende também do passageiro e da maneira como ele se comporta e se relaciona com o pessoal de bordo e no checkin, para conseguir ser bem atendimento. Gentileza gera gentileza, esse é o moto que todo mundo deveria seguir. Já vi muitos passageiros mal-educados e também pessoal de bordo sem paciência, mas um sorriso ajuda muito a quebrar as barreiras.

  • Rafa

    Voei pela TAP no início deste ano. A viagem transcorreu sem problemas, tanto na ida quanto na volta. A comida não era nada de outro mundo, mas dava pra comer. Na ida, o avião era mais novo e tinha AVOD. Já na volta não, cada passageiro tinha sua tela individual, mas a programação era fixa. Não houve problemas com bagagem, sendo que na volta fiz conexao de 13horas em Lisboa e minha mala ficou lá guardada todo esse tempo enquanto dava um passeio pela cidade. Nada foi furtado, felizmente… Recomendo a TAP.

  • Marcus Vinicius

    So queria registrar que a TAP (fui duas vezes a Portugal so no ultimo ano) em comparação com outras companhias que conheço, como Lufthansa, Swiss e British, com que voei nos ultimos 3 anos, é um pouco inferior, principalmente no atendimento de bordo e serviços (A Swiss me surpreendeu no serviço de bordo, por ser muito bom). Se isso não pesar na hora da escolha…..Boa sorte a todos

  • Marcelo Cerqueira

    TAP … NÃO OBRIGADO

    Sou PORTUGUÊS, nunca fui tão humilhando em viagens como em Abril/2010 num voo de regresso a Portugal.

    Desde o check-in no Galeão, em que o voo se dizia em overnook com a funcionária funcionária em tom de gozo dizendo que estavam a libertar cadeiras de primeira classe… me atribuíram a cadeira 26 (logo desconfiei pelo número elevado) … era a última poltrona antes das casas de banho (banheiro) que NEM RECLINÁVEL era…. podem imaginar o meu desconforto ao longo de 10 horas de viagem… como se não bastassem, a tripulação de voo se mostrou muito antipática, de cara fechada a todas as nossas solicitações… terrível… ainda por cima o serviço de bordo/catering estava muito fraco… nem uma bebida branca disponível PARA COMPRA!!! So queria esquecer… nem uma bebida…

    Fiz duas reclamações (parte 1 e parte 2 porque o formulário online é muito pequeno) … passados uns meses tive uma resposta evasiva pedindo desculpas…

    NUNCA MAIS VOEI PELA TAP… AGORA SÓ VOOD PELA IBERIA E AIR FRANCE

    NUNCA MAIS VOEI PELA TAP !!!!

    • Marcelo Cerqueira

      … quando entender que as coisas mudaram verdadeiramente (se mudarem), poderei mudar de ideias… até lá.. essa foi a minha última experiência com a TAP.

      Agora moro no Brasil… voo duas/três vezes por ano a Portugal… estou super contente com a Iberia e Air France… a viagem pode ser um pouco mais longa, mas compensa pelo preço e qualidade de serviço de bordo, para além que permitem stop over em Paris e Madrid

  • Marlos

    O parcelamento em 6x não foi erro não. Ele é oferecido pela TAP, e não pela TAM. Se vc comprar as passagens no site da TAP conseguirá parcelar em 6x sem problemas…

  • Marcelo Rocha

    Olá Júlio,

    Creio que lendo esses posts fica cada vez mais claro que a qualidade da companhia varia de voô para voô e de acordo com a impressão pessoal de cada um. Eu por exemplo já viajei com Tap e Swiss, e me senti mais á vontade na companhia portuguesa que na Suíça. N o entanto sou totalmente contra a Lufhansa(companhia que já viajei várias vezes e espero nunca mais viajar!)Mas raramente ouço comentários negativos à respeito dela!

    • Monica

      Concordo com vc, Marcelo!
      Acho que é mais fácil um cliente insatisfeito vir deixar o comentário, do que os satisfeitos! É como se fosse um desabafo.
      Já viajei pela TAP e tive voos completamente diferentes uns dos outros.
      Não me arrependo de ter escolhido a TAP.

  • Felipe

    Em junho viajei pela TAP nesse mesmo trecho.

    A aeronave e o serviço de bordo são muito bons, a minha única restrição

    são alguns funcionários grossos. Tanto na aeronave quanto no serviço de terra.

  • Betina

    Também vôo pela Tap quase todos os anos, pois saindo de Recife, é a companhia que oferece vôos mais curtos para a Europa. Na rota Recife-Lisboa já pequei uma dessas aeronaves novinhas, mas foi só uma vez! Nas outras, ou o avião é velho ou os equipamentos de entretenimento estão em pane… Quanto à qualidade das refeições, reparo que aquelas servidas nos vôos Portugal-Brasil são bem melhores do que as fornecidas por aqui. Quanto aos aerovelhos/moços, realmente o tom que prevalece é o do descontentamento – eles parecem fazer de tudo para que saibamos que são funcionários públicos em péssimas condições… É uma pena!

    • Betina

      digo, peguei

  • Betina

    Quanto à bagagem, nunca tive problemas, graças a Deus!

  • Rodrigo Carozzi

    Já voei com a Tap e não gostei!!

    Atendimento ruim, comida ruim, praticamente não existe entretenimento a bordo, fica passando um filme o tempo inteiro para todos, você não pode comecar de novo ou mesmo pausar…

    Para viagens longas não recomendo!!!

  • Brum

    to achando q ele perdeu foi uma caneta BIC na Webjet… huhuahuahu

  • Luciano José

    Viajei pela TAP de Guarulhos para Londres, com conexão em Lisboa.

    O serviço de bordo é péssimo. Eles distribuem um folheto com o cardápio, porém quando chegou em minha fileira já não tinha mais o tal folheto.

    Depois, também quando chegou em minha fileira não era mais possível escolher entre as duas opções de alimentação, pois só tinha sobrado uma.

    Um total desrespeito para com os passageiros.

    O avião era antigo, não dispunha de televisões individuais para cada passageiro e em determinado momento começou a pingar água na cabeça de um passageiro à minha frente, provavelmente do ar condicionado.

    Tais fatos se repetiram no vôo de retorno.

    Em Londres nossas malas extraviaram e só foram entregues um dia depois.

    Não recomendo. Fujam da TAP, é péssima!

  • Renato

    Esqueci de citar que minha tia foi pegar outro pãozinho e levou um tapa na mão, seguido de um gritinho da aerovelha: "JÁ PEGASTE". Esse é o estilo TAP de voar. E quem diz o contrário trabalha na TAP e quer salvar o emprego.

  • Franklin

    Ainda não tive a experiencia de viajar por essa companhia ..só utilizei serviços domesticos…mas o interessante que essa avaliação da Tap gerou muitos comentarios ..acredito ter sido lider em comentarios sobre assunto companhia aerea avaliada…parabens a democracia do blog e a moderação do Leonardo e também de quem comenta pois deixam seus relatos sem seres agressivos..

  • Ubiratan

    Concordo que as aerovelhas da TAP são super antipáticas, mas ficam no mesmo nivel do que Iberia e Alitalia, deve ser mania de latino, se bem que na Air France geralmente se tem um serviço de melhor qualidade. Agora o que tem que se falar também que os PASSAGEIROS brasilieiros também são de longe os mais grossos e mal educados que existem. Falando alto, não querendo sentar na hora do pouso e decolagem, e lógico, os clássicos brasileiros que são os que correm para os assentos vazios na primeira classe e executiva e ficam discutindo com os comissários não querendo voltar para o lugar "porque o lugar lá estava vazio" até o mano ouvindo funk sem headphone no celuar de 4 chips. E o pior é que não é piada.

    • TAP.pt

      Acho que e isso mesmo..compram passagem de segunda classe e querem atendimento vip

  • Ernesto Gasparotto

    Os Tamancos Aéreos Portugueses nunca me trataram mal e nem extraviaram minhas malas, por um motivo muito simples – nunca voei de com eles.

    O que falta é uma concorrência decente.

    Para os saudosistas: http://www.youtube.com/watch?v=uDmZvo51Gjg

  • Igor – Poa

    KLM até vai, nas outras preços exorbitantes!Lógico salvam-se as promoções hehehehehehe

  • leo

    Tap e Web Jet ninguem merece! ATENDIMENTO PESSIMO,SERVIÇO DE BORDO UM LIXO E FORA A CARA DE BUNDA DAS AEROVELHAS!

  • Denis Martins

    Mas é brincadeira, viu? Eu amo minha sogra!

  • Igor – Poa

    Ora pois.. que rei sou eu ?

  • Igor – Poa

    Mas pensando bem Léo

    Porto Alegre – Guarulhos – Amsterdã – Lisboa acho que prefiro TAP Porto Alegre – Lisboa =S

    • Leonardo Marques

      Eu não discordaria facilmente de você 🙂

  • Vitor J. Nunes

    kkkkkkkkkkkk

    Leo e Denis hoje me fizeram ganhar o dia! Tô rindo aqui que ninguém entende no trabalho! hahahaha

    Aliás, esse tópico daria um best seller! Quando vi 140 pots, pensei: caraca!

  • Vitor J. Nunes

    Segue link:

    http://sergyovitro.blogspot.com/2011/11/casa-torn

    Se até meu digníssimo conterrâneo João Ubaldo escreve isso… Tenha medo!

  • Raimundo

    Pessoal!!!

    Fiquei sabedno que a TAP usa as aerovelhas nos voos de e para o Brasil, para que elas desistam de ser aeromoças, melhor dizer, aerovelhas e se aposentem logo …

    Por que? Segundo eles, quem viaja na TAP saindo de qq cidade brasileira é que nem os que viajam na WebJet, só mané e sem educação, gente nunca viajou e pensam que tudo podem, os reis da cocada preta!!!

    Por isso, vá de British, são verdadeiros lords e milayds!!!

    Este forum mais parece uma sessão de terapia.

    Querem conforto, espaço p/ esticar as pernas, comida e bebida boa, atendimento classe A, paguem a 1a. classe.

    Quem paga pouco, pouco pode esperar.

    Desculpem, mas já deu!!!

    • PabloCB

      Não concordo. Se nas cias concorrentes podemos pagar o mesmo na ECONÔMICA e ter um serviço muito melhor, porque voar de TAP? o problema não é a classe não, é a cia aérea mesmo.

  • DANIELE RODRIGUES

    Voei pela Tap na minha ultima viagem a europa pois fomos conhecer a família de meu marido em Portugal. Meu sogro como é portugues só viaja Tap. O preço foi bom visto que utilizamos o stop free.Fizemos o trecho Rj- Porto, Lisboa – Roma, Paris – RJ por quase o mesmo preço de rj-lisboa – rj(coisa de R$100,00 de diferença).

    Compramos por uma agencia de viagem que foi mais barato que no site da Tap.No voo de ida não tivemos problemas porém a receptiva da agencia estava angustiada dizendo que o voo estava com overbooking porém não tivemos problema em nenhum voo.Gostamos do serviço da tap porém como na nossa lua de mel voamos Air France sentimos muita diferença no atendimento. O serviço de bordo da Air France é infinitamente superior ao da Tap e também pode comprar usando stop free. Nossa próxima viagem será Air France e iremos RJ- Paris, Paris-Jerusalem, Jerusalem – Amsterdam, Amsterdam – RJ.

    Essa é a minha dica procure sempre multiplos percursos que normalmente sai o mesmo preço, mais barato ou diferença muito pequena.

  • Vinicius B.

    ora bolas! "por que raios seria eu a mesma pessoa?" hahahahahaha

  • concordo com vc ,os desvios de bagagens è imprecionante,eu ja fui vitima havia no desembarque uma garota com o meu sobrenome ela foi barrada em portugal e minha bagagem foi desviada com as suas quando eu chego em milao nao trovei minha bagagem,so no outro dia recebi toda revirada como se fosso lixo!

  • Pedro

    Sou português mas moro no seu país por questões profissionais e sinceramente apesar de reconhecer e obviamente admitir que o povo português no geral não é tão comunicativo como o povo brasileiro, não posso deixar de comentar a sua análise relativamente aos portugueses. Quando você diz: "Sei que essa é uma qualidade lusa: estupidez em primeiro lugar". Caso não saiba como português que sou tenho de te informar que estupidez não entra no meu dicionário e não tolero a mesma, logo você ao julgar uma pátria com esse "qualidade" errou, pois não me considero uma pessoa estúpida. É quase a mesma coisa que eu dizer que a qualidade dos brasileiros é por exemplo ser corruptos. Conforme você sabe tão bem ou melhor do que eu, existem brasileiros corruptos em todas as classes sociais contudo não posso dizer isto, pois estaria julgando você e todos os que lerem esta mensagem como corruptos o que é manifestamente injusto!

    Acho que seu comentário foi desagradável e infeliz uma vez que este post se refere à qualidade ou não do serviço prestado por uma companhia aérea e não para julgar nações pelo seu grau de educação, corrupção, simpatia, estupidez, etc…

    Você só tem desculpa mesmo por ser um "Rabugento"!

    Finalizo o meu post com a minha opinião sincera de quem já acumulou na TAP mais de 300.000 milhas devido às muitas viagens que realizo contantemente entre o Brasil e Portugal.

    Aeronaves novas (A340): Em condições normais só estão em rotas mais distantes da Europa, excluindo-se na maioria dos casos Nordeste. Uma ou outra vez vai algum para o Nordeste (Fortaleza / Natal / Recife) As melhores aeronaves (mais modernas com todo o conforto VOD,etc) ficam nas rotas SP/RJ -> Lisboa.

    Tripulação:

    Em relação à simpatia das tripulações da TAP não tenho que reclamar nem falar bem. Atendimento normal, umas vez um funcionário é mais comunicativo outra vez outro funcionário pode ser menos comunicativo, mas desde que cumpram com as suas obrigações, tudo perfeito.

    Catering:

    Li algumas reclamações de passageiros da Tap relatando que ficaram sem opção de refeições. Infelizmente este cenário acontece na TAP e em qualquer outra companhia e não terá solução isto porque…

    Se viajarem 200 passageiros num avião, já pensaram que para assegurar a opção de escolha para todos os passageiros teriam de ser embarcadas 400 refeições e no final 200 seriam jogadas no lixo ?

    Tudo funcionaria perfeito se dos 200 passageiros, 100 escolhecem a opção A e outros 100 escolhecem a opção B, mas todos sabemos que isto é quase impossível.

    Bagagem:

    Sua bagagem atrasou ? Na realidade o aeroporto de Lisboa tem algumas carências são elas de taxi para as aeronaves no páteo como também na gestão de bagagens. A empresa que faz a logística das bagagens no aeroporto de Lisboa não é a TAP (apesar de ser uma empresa com capital estatal/TAP) e a responsabilidade do atraso de bagagens não é da responsabilidade da TAP diretamente. Claro que a mesma é responsável por cobrar um serviço de qualidade para atender seus clientes, mas infelizmente parece complicado com as condições de operacionalidade do Aeroporto de Lisboa atual. Eu, já tive extraviadas malas por 2 vezes e ambas apareceram. 1 ficou em Milão (Malpenza) "perdida" por 60 dias mas apareceu, e a outra foi entregue na minha residência no Brasil com dois dias de atraso.

    Pontualidade TAP ?

    A TAP é reconhecida internacionalmente pela sua pontualidade, claro que como em qualquer companhia existem atrasos mas na maioria dos casos são de tempos relativamente aceitáveis e compensados durante a viagem para que a chegada no destino seja efetuada no horário previsto. Esses atrasos podem ter tantas causas e muitas delas nem são de responsabilidade da empresa, como por exemplo limpeza da aeronave, atraso no pouso fruto de congestinamento do espaço aéreo, atraso no reabastecimento da aeronave até atrasos na passagem pelo controlo de emigração (PF) apesar das tripulações terem prioridade, mas tudo isso pode servir para justificar alguns casos de atrasos.

    Recomendaria a TAP ?

    Sem dúvida! Não é a melhor companhia aérea mundial, mas é uma das mais eficientes! Se um tripulante for menos simpático com você outro virá e será mais simpático, contudo se nenhum dos mesmos for aquele mar de simpatia que você esperava, lembre-se que em poucas horas você não irá precisar de olhar mais na cara daquelas pessoas! Agora se for um colega de trabalho e você não for com a cara dele vai ser bem mais complicado de você suportar!

    Abraço a todos e bons vôos!

    • Denis Martins

      Pedro, obrigado pela avaliação da TAP. Sempre é bom termos um contraponto pois a opinião sobre uma companhia aérea é algo bastante pessoal e depende de valores subjetivos, inclusive incidentes ou experiências. Sua colaboração certamente será de grande valia para os demais leitores.

  • Renato

    A TAP era a pior companhia aérea com a qual eu tinha voado, até conhecer a Ibéria.

    Pra começo de conversa, devido a um atraso de 2 horas do meu voo de Ribeirao Preto até Campinas eu cheguei 40 minutos antes do embarque e a TAP não me deixou embarcar, só que eu tinha feito web check-in, no qual estava escrito que eu poderia embarcar até 30 minutos antes da partida do voo. O pessoal da TAP me disse que o que estaca escrito no web check-in estava errado.

    Eu arrumei uma puta confusão em Viracopos, até entrei na sala de embarque, mas nao teve jeito.

    Quando fui na loja da TAP, a companhia teve a coragem de querer me cobrar 1800 reais pela nova passagem, sendo que eu paguei 2000 reais na ida e volta até Genebra.

    Depois de muito brigar, fui reclamar na Azul (afinal a responsabilidade também foi deles) e ele convenceram o pessoal da TAP a mudar minha passagem sem custo. So que eu tive que pegar um voo as 6 da manha em Campinas pra Salvador e pegar o voo de Salvador pra Lisboa só as 17 horas. Detalhe, esse foi o pior voo da minha vida, eu nunca vi um aviao que reclinasse a poltrona como onibus, mas com espaco entre as poltronas de aviao.

    A tripulacao foi razoavel, exceto uma aermoça meio ranzinza, a comida foi normal.

    Na volta foi tubo bem, voltei pelo Porto até Guarulhos.

    Sobre a Iberia, o aviao é um lixo, a tripulação é mais grosseira ainda e um detalhe, no voo eu falava com a aeromoça em ingles e ela me respondia em espanhol. Mas o pior ainda estava por vir, na volta, no aeroporto de Málaga, eu olhei no painel e me o local de check-in do voo pra Madrid e me desloquei pra la, entretanto la estava descrito que era o check in de outro voo (tambem da Iberia), eu perguntei pra atendente sobre o voo pra Madrid e ela me disse pra perguntar no balcao de informacoes, repeti a pergunta e ela me disse que nao seu trabalho me dar informacoes. Perguntei de novo se ela nao poderia me dar informacoes por trabalhar na Iberia e ela me disse que so trabalhava naquele voo e eu deveria ir no balcao de informacoes. Destaco novamente que no painel do aeroporto estava escrito que la era o local de check-in.

    Quando eu comparo qualquer companhia brasileira com esses lixos eu nao reclamo de nenhuma. Perto delas a TAM é o paraíso.

    Outra boa companhia que foi citada na matéria é a Air Canada. Tripulacao muito educada.

    • Fabiana Cherubim Bor

      Renato citei a Air Canadá e já voei com ela 1 vez. Gostei do serviço e pelo voo ser direto para Toronto (realmente eu não gosto de conexões..) em relação à Ibéria, pelos relatos de muita gente que eu conheço e experiências que já li na net é uma das piores na Europa.

  • Renato

    Sobre as cidades.

    Adorei Lisboa e gostei muito dos Portugueses em geral. Também gostei muito do pessoal de Málaga.

  • Tatiana

    Tive uma experiência um tanto quanto desagradável com a TAP. Dia 13/10/2011 estava voltando de uma viagem a Europa e meu vôo tinha escala em Portugal. Cheguei ao aeroporto de Lisboa com 4 horas de antecedência. Meu vôo estava marcado para as 19:40. De início eu e meu noivo estávamos estranhando a falta de informação do vôo no painel, pois existiam vôos em horários posteriores já sendo mostrados e o nosso nada. Perguntamos a uma atendente da TAP se ela tinha alguma informação e a mesma não sabia informar ao certo, ela achava que o vôo iria atrasar, mas falou que tínhamos que aguardar a atendente responsável por aquele vôo para nos dar informação. Chegada a hora de embarcar, 18:40, haviam mais ou menos 50 pessoas destinadas a esse vôo e fomos informados de que o vôo estava atrasado e que talvez saísse de Lisboa as 21:45. Meu vôo iria para Natal e eu tinha uma conexão com a TAM (comprada com milhas) para o Rio de Janeiro e com esse atraso eu correria o risco de perder a minha conexão. Tentei obter informações dentro da área de embarque e os raros funcionários que apareciam não sabiam de nada. Para obter informação tive que ir ao balcão da TAP fora da área de embarque. O aeroporto é imenso e a distância que eu tinha que andar para fazer isso era quilométrica, fora o fato de que todas as vezes eu precisava de ir ao balcão, precisava passar pela alfândega como se estivesse chegando a Portugal e posteriormente voltar para o setor de embarque como se estivesse saindo (meu passaporte tem 3 carimbos de entrada e 3 de saída na mesma data de Portugal). A atendente do lado de fora da área de embarque a principio me informou que não haveria nenhum problema e que a TAP solucionaria os problemas com as conexões, porém, ao falar com a atendente responsável pelas informações do vôo, a mesma informou que a TAP só tinha o compromisso de me levar para Natal e que dali em diante o problema era meu. Depois de muito argumentar e falar que a responsabilidade do atraso não era minha e sim da empresa e que eles deveriam assegurar o meu transporte, a atendente me respondeu que para não correr o risco de perder o vôo, nas minhas próximas viagens eu deveria marcar meus vôos com intervalo de mais de um dia de antecedência, que não poderia fazer nada e se eu quisesse que eu sentasse e esperasse no aeroporto de Natal por uma solução e isso no maior deboche. Minha indignação foi total, fora a raiva que eu já estava no momento. Tive vontade de socar a cara dela. Dirigi-me mais uma vez ao balcão fora do setor de embarque e a atendente me respondeu, embora muito mais delicadamente, a mesma coisa. Meu noivo teve um ataque com a atendente, mas de nada adiantou. O vôo que eles informaram que iria atrasar para as 21:45, só saiu as 00:00 e pra nossa surpresa, estava lotado. A aeronave era um lixo, dava a impressão que iria cair a qualquer momento. Assentos com cintos de segurança quebrados, poltronas soltas, aspecto de sujo e velho. Me pergunto: Como um vôo que inicialmente só tinha 50 passageiros passa para 200 de uma hora para outra? Em conversa com os demais passageiros, descobrimos que eles haviam cancelado vôos do dia inteiro e juntaram todos em um só, com certeza para não ter prejuízo voando com poucos passageiros. Total desrespeito ao passageiro. Indignação total. Nosso caso só foi solucionado devido a gentileza do atendente da TAP de Natal, que nos colocou no vôo para o Rio com os demais passageiros que tinham conexão com a TAM comprada no mesmo bilhete. Ele pediu desculpas e informou que os Europeus realmente são muito intransigentes. Eu só volto a voar de TAP se não tiver nenhuma opção.

    • Salvatore Carrozzo

      Ai você lê esse relato e depois lê a defesa do tal Pedro, o português…bata-me um abacate!

  • mth

    Acho que o fator sorte é que esta em jogo. Ja viagei a anos atras pela American airline foi um horror, este ano fui USA e quis aproveitar minhas milhas e arrisquei a propria, foi otimo.

    A Tap foi a unica Cia que pude abrir meu intinerario sem pagar extra na rota Rio-Londres-Paris-Lisboa- Rio.Adore o serviço, os filmes com tela individual, meus filhos que sao adolescentes goataram do conforto e importante Meus Vinho foram bem tratados ate Lisboa, no desembarque no Rio tive a infelicidade de ter uma garrafa (26) quebrada, pelo menos foi o mais barato.

    Gosto tbe da AirFrance, mas seus preços estão muito alto.

    Hoje temos que buscar informações em site como este e fazer uma analise objetiva da Cia para pagarmos a passagem em "conta" que a cada temporada baixa ou alta está cada vez mais cara. Quem tem filho não pode pegar qualquer promoção. E promoção em epoca de alta temporada é dificil(conciliar preço com local escolhido + data).

  • Gabriel Santos

    A menina que escreveu essa matéria certamente não é uma viajante experiente. Isso fica evidente pelos comentários dos aeroportos e do caráter pouco técnico.

    Fica registrada a crítica ao melhores destinos, que poderia ter mais critério ao publicar artigos de opiniões.

    A minha experiência com a TAP (aproximadamente 10 vôos) é extremamente negativa. Embora os aviões em que voei sejam novos, percebe-se com clareza o mau atendimento ao povo brasileiro, fato que não ocorre em vôos internos na Europa e tampouco com povos de países desenvolvidos.

    O site da TAP é relativamente bom e também é uma companhia que transparece segurança. No entanto, mencionar o atendimento como uma qualidade é uma completa falácia.

    • Leonardo Marques

      Se nós não tivéssemos publicado essa avaliação nós não teríamos aberto esse espaço para que dezenas de pessoas relatassem suas experiências negativas com o TAP. Achei que foi muitíssimo proveitoso e não vejo problema no fato do relato dela não refletir os comentários.

      Com um voo ou com 4 não se avalia uma companhia aérea, mas a idéia é abrir o espaço para que outras pessoas possam contribuir. Se você tivesse nos mandado seu avaliação da TAP certamente teria maior embasamento, já que você fez 10 voos com a TAP, mas você não mandou e ela mandou.

      De qualquer forma, em algumas semanas teremos novidades em relação a essa seção do site.

  • Gys

    TAP nunca mais!!

    • Gys

      Conforme muitos já colocaram além do problema de atrasos, o atendimento deixa muito a desejar, os comissários são verdadeiros "trapalhões". Além de tudo, apesar de ter os assentos marcados há muito, na hora do embarque eles foram trocados e quando me dirigi ao SAC fui informada de que marcação de assento não é uma garantia e sim uma solicitação!!!

      Para completar, quando meu e-mail foi desativado e tentei trocar por outro no programa de milhagem, coisa que fiz sem problemas em todas as demais empresas, fui informada de que deveria enviar cópia dos documentos para Portugal. Observe que até aí eu não tinha nenhuma milha no programa. O mais impressionante é que a resposta veio para o e-mail novo!!! Estou comprando outra viagem agora e optei por outra empresa, apesar do preço da TAP ser mais baixo!!

      • Denis Martins

        " O mais impressionante é que a resposta veio para o e-mail novo!!!" #euri

  • Brasileiro

    TAP é lixo. Também, vem de Portugal, a pocilga da Europa. Por isso que portugueses são tão "magoados" com os brasileiros, pura inveja. Já viajei por essa porcaria uma vez, Rio-Lisboa-Amsterdam, achei um lixo, até a Webjet oferece atendimento melhor. Curiosamente, peguei um voo Amsterdam-Sarajevo(Bósnia-Herzegovina) pela BH Airlines, a flag carrier do país, e o serviço foi excelente, mesmo sendo uma companhia mais "pobre".

  • Eduardo

    É, cada caso é um caso. Minhas experiencias de TAP tb foram boas. Tanto os voos q peguei brasil lisboa como dentro da europa, não tive problema c "aerovelhas" nem novas, comida ou falta de conforto. Tudo foi tranquilo. Mas é bom ler quando alguem critica. Nos deixa preparados para possiveis problemas.

  • Fabiana Cherubim Bor

    Bom vi que minha impressão sobre a TAP não foi de consenso geral.. por isso gostaria de esclarecer algumas coisas…

    1º = acredito que eu gostei da TAP por ter sido a rota LIS-VCP, que por ser um aeroporto menor comparando com o das capitais tenha também um melhor atendimento.

    2º = o relato do overbooking eu não deixei bem claro que foram realmente as pesosas que não tinham feito o check in pela internet

  • Fabiana Cherubim Bor

    Bom vi que minha impressão sobre a TAP não foi de consenso geral.. por isso gostaria de esclarecer algumas coisas…

    1º = acredito que eu gostei da TAP por ter sido a rota LIS-VCP, que por ser um aeroporto menor comparando com o das capitais tenha também um melhor atendimento.

    2º = o relato do overbooking eu não deixei bem claro que foram realmente as pesosas que não tinham feito o check in pela internet ficaram de fora do voo… eu achei isso um total desrespeito com o passageiro, mas já vi isso acontecer no Brasil com a TAM, por isso eu não arrisco e faço check in on line em todas as cias que eu tenha q voar.

    3º Em nenhum momento quis puxar sardinha para a TAP ou desrespeitar os consumidores que tiveram problemas com a cia aérea… essa foi a minha impressão de 2 trechos que voei com ela… por isso minhas sinceras desculpas às pessoas que se sentiram ofendidas com a minha avaliação

    4º = a questão da bagagem extraviada, infelizmente está se tornando uma constante nos aeroportos da Europa acontecer isso.. escutei diversos relatos durante minha estadia na Europa, inclusive de um parente meu que voo de Ibéria para Paris e teve problemas na ida e na volta para o Brasil… por isso acredito que não seja somente um problema da TAP, mas sim da empresa responsável pela logística de bagagens dos aeroportos europeus.

  • Fabiana Cherubim Bor

    Igor pelo que eu vi eram 24h antes.

  • João Mendes

    Marcelo

    Eu viajo praticamente todas os meses ha 30 anos com muitas companhias. Viajei muito pela Vasp e Varig com garrafa de whisky passeando pelo avião..

    Tem razão viajar com a TAP é sentir-se em casa com uma descontração a bordo excepcional.

    Comida é boa e farta e vinho e cerveja é à vontade. Mais parece uma excursão de bairro, com pessoas rindo e comunicando. Claro que no final dum corredor as vezes você apanha com o que sobrou…Na Swiss e Lufthansa e outras companhias levantar do assento é coisa reprimida e então se você fica ao lado dum cara nórdico chato, de mascara e cobertor, você vai fazer uma viajem sem comunicação e dum tédio pesante. Quanto às aeromoças tudo vem da gentileza do contato, se voce for simpatico recebe um serviço agradável e simpático se for chato terá uma chata…. Mas não se pode generalizar. Não esquecendo que muitos clientes nunca andaram de avião e têm um comportamento de verdadeiros selvagens. Ja vi pessoal se levantando ainda com o avião em andamento e sacando a bagagem para ser o primeiro a sair quando se sabe que não se deve fazer. Ja vi pessoas expulsas de voos na porque foram fumar no banheiro, chegarem embriagadas a bordo gritando e abanando tudo etc. etc. Essas Aerovelhas como certos machões as classificam são pessoas muito capazes que enfrentam o risco e situações imagináveis pois veem de tudo. Tenho mais confiança num pessoal rodado e com experiencia que esses pinups asiáticos das companhias do Golfo Pérsico com aquele sorrisinho amarelo….e nada sabem fazer…

    Conclusão a companhia perfeita não existe, mas para voos para Africa e América do Sul a TAP é para mim a mais eficiente e como somos latinos o serviço é à latino. Quem gostar de serviço alemão ou chinês pode mudar de companhia.. Grande abraço

  • João Mendes

    Renato essa historia da sua tia está mal contada, pois o pão é distribuido à vontade. Uma coisa é pedir outra é pegar. Sua tia devia aprender as boas maneiras…

    • Salvatore Carrozzo

      concordo.

  • João Mendes

    Va pela Easyjet ou Ryanair e você até agora ainda estaria em Nice… à Chuva !!!

  • João Mendes

    Pudera !!! Com a invasão de piranhas, piões de obra e marginais que o Brasil exporta para a Europa, convém às vezes mostrar-se desconfiado do sotaque. Mas regra geral o Português é dos povos mais simpáticos do mundo e adora o povo irmão..

  • João Mendes

    Oi seu rabugento… E por essas e outras que a Grécia tá falida com Xicos espertos como seu filho…

    Tente de novo com a Airfrance e com as greves vai ficar no Aeroporto…e quem sabe ganhar outros 800…

    Abraço

  • João Mendes

    Será que sua irmã pediu ou quiz ?

  • João Mendes

    Pablo você tem de voar com a Ibéria ou a British e depois a gente conversa….

  • Raimundo

    Cumpanhero, a questão toda aqui é uma avaliação baseada na experiência de uma passageira, como outras avaliaçòes tbm aconteceram, se vc verdadeiramente acompanha o MD, as deve ter lido.

    Se a sua experiencia em voar Tap não foi boa, exemplifique e prefira uma outra aerea à esta, mas não aja de maneira xenofobica, preconceituosa, achincalhando um país e um povo por vc ter tido uma experiência ruim, algum dia em uma aerea de bandeira portuguesa.

    Avalie tbm os nossos serviços, as empresas da casa, qtas vezes vc se decpcionou, e qtas ainda irá, sim pq meu amigo, estamos longe da qualidade e do que efetivamente merecemos, nem por isso vc se envergonha de ser brasileiro ou será que nos chama de subdesenvolvidos como uns e outros nos tem por aí…?

    Fico decepcionado com a atitude de uma boa parte de pessoas que aqui escreve, sempre de carater ofensivo e irônico, desrespeitando leitores e desvirtuando o real proposito desses forums. Lastimavel!!!

  • Vinicius B.

    Você diz em ser mais comunicativo ou não, mas a questão é o modo de ser grosseiro mesmo, que é como os portugueses, em geral, se comportam. Eu também não sou muito comunicativo, mas nem por isso eu deixo de ter algum tato ao tratar os meus clientes. Custa informar que não há mais opção de escolha da refeição de maneira menos rude? É nisso que a TAP peca. Na grande maioria das vezes, se o comissário de bordo não age com alguma grosseria, no mínimo, age com descaso, o que é falta de respeito também. Por algumas experiência com cias aéreas, noto quase sempre esse destaque negativo da companhia lusa.

    • Vinicius B.

      Obs.: Os portugueses aos quais me refiro no início do post, esqueci de especificar que são os funcionários da TAP. Eu, como neto de portugueses, conheço muitos lusos com educação. Mas o que eu não entendo é a disposição dos funcionários da TAP com os seus clientes. Por eu só pegar rotas Brasília/Lisboa, a impressão que tenho é que estes funcionários tenham alguma ponta de xenofobia em relação a nós, brasileiros. Talvez seja até por isso mesmo que pra você, que é lusitano, não seja tão desagradável voar pela TAP.

  • Fabiana Cherubim Bor

    Gabriel, realmente queria muito ter voado com a Singapore, mas infelizmente não consegui comprar pelo site e tive essa boa experiência com a TAP. Fui para Barcelona e com certeza a cidade é animadíssima e foi uma das melhores por qual eu passei.

  • Oh RLY

    Meu filho, você deve ganhar uma boa grana para ficar aqui rebatendo quem teve má experiências com a Take Another Plane. Vai trabalhar, homem!

  • João Mendes

    Tá enganado seu Orly. Sou um simples passageiro de 63 anos e respeito os outros. Não posso é tolerar baboseiras e comentários racistas de pessoas que pouco viajam. Ainda não se comentou a qualidade dos Pilotos, a eficiencia dos aviões, a sua segurança, nisso a TAP é eximia. Só se xingam as tripulações e culpabiliza-se uma companhia só porque uma mala chegou atrasada ou faltou um pão. Trabalho em logistica e sei do que estou falando.

    E complicado fazer voar uma frota de aviões.

    Para sua informação o Diretor da TAP é Brasileiro e é uma pessoa muito apreciada em Portugal o que não é o caso de muitos outros que para lá foram e têm denegrido a imagem do nosso tão querido Brasil… Mas voltando ao assunto de viagens cada um é livre de escolher… Para mim o preço e a segurança de lá chegar é o essencial. Para outros é o tamanho da poltrona ou a cor do cobertor. Cada um escolhe…

    Opa preciso voltar ao trabalho… Passe bem…

  • Fernando Costa

    Essa questão de reclamar das aerovelhas da TAP é do mesmo pessoal q chama alemão de mal humorado e brasileiro de gente boa…Brasileiro acha q tudo tem q ser na brincadeira e q da p/levar no jeitinho!! Serviço de bordo não é cozinha da mamãe e os caras estão lá p/servir dentro de um padrão geral q vai atender a todos bem, porém numa média. Qto a falta de cordialidade, elas ocorrem geralmente pq brasileiro adora quebrar as regras de segurança e/convivência, lembrando q as mesmas são feitas p/serem seguidas e ponto final. Vejamos: Se vc quer ir ao WC pq precisa ser 10min. antes de pousar? É prudente deixar uma criança ficar no corredor? Custa pedir ao invés de exigir? Será q na hora de sair/entrar de/em um vôo de 8hrs precisa querer ser o primeiro p/ganhar 10min q não vão te levar a nada? Qto as opções de comida (ou falta dela) nunca passei pela situação, mas tbm ocorre em outras Cias (na Copa eu inclusive presenciei)…Resumindo, a TAP não é nenhuma maravilha (Singapoure, Swiss e Air France – nesta ordem são melhores -) mas está longe de ser a WebJegue q estão pintando nos comentários!!! Recomendo a todos!!

    PS: Depois q alguém faz um vôo pela RayanAir, até na WebJegue o sujeito acha q teve um serviço maravilhoso…

  • Alexandre

    hehehe não posso deixar de concordar com a parte que você falou de alguns conterrâneos que têm comportamento praticamente selvagem. Fiz duas viagens recentes para a Europa pela Condor (braço 'econômico' da Lufthansa, serviço aceitável), e KLM (estupendo serviço onboard) em que às vezes senti verdade de esconder a cara embaixo de algum travesseiro por conta desse tipo de coisa que você relatou. Isso parece ser quase regra: o avião mal pousou e lá se vai um sujeito se levantar e retirar a bagagem de mão para ganhar tempo na hora de sair do avião (quase nada se você for parar para pensar). Mas parece que já virou hábito, as pessoas aqui acham normal. Aí é aquele mico de sempre "- Sir, take your sit! Please, sit down, it's not permitted to leave your sear now! It is dangerous!". Faço idéia o que os tripulantes não comentam nos bastidores, pois isso deve acontecer sempre.

  • Igor

    É muito fácil criticar! Mas o "grande experiente" fez 10 voos e não relatou nenhum e ainda reclama de quem relata um ponto de vista diferente do dele!! Me faça uma garapa!!

  • João Martins

    Depois de tantas reclamações,como se explica?
    http://www.directoriouniaoeuropeia.eu/index.php/n

    • Leonardo Marques

      Eu não consegui entender também.

  • João Martins

    Gys,não seria mais impressionante se a resposta fosse recebida no email desativado???

  • eu

    TAP…um viagiante tem direito a 23kg,caso supere tais kg, alem de pagar o excesso de bagagem, deve retirar o excesso de pezzo da mala, ja obviamente pagado e dividir em outra mala que obviamente vendem no aeroporto. ATENCAO se intende viagiar con a TAP, nao use uma mala para si e seu filhinho, esperando que comprendao que uma mala so pertence a 2 pessoas e que dentro dela pode levar 46 kg,o que lhe vai acontecer e que lhe faram comprar uma outra mala no aeroporto, para dividir o pezzo. se for un frequente travel e tiver direito a 20kg alem dos 23kg saiba que nao pode meter 43kg na sua mala. o que vai acontecer: lhe faram comprar outra MALA. TAP compania aerea que classifico absolutamente nao profissional, serviço a terra desastroso, pessoal maleducado e incompetente

  • Ana

    Comprei há pouco tempo passagem para a Europa pela TAP. Aliás, quem comprou foi minha filha que negocia tudo e sempre. Era o melhor preço mas não conseguíamos comprar no site, então fomos a uma loja da TAM que cobra a taxa de administração (não sei se 10 ou 15%) e como a minha filha quis negociar lhe sugeriram ir em uma loja da TAP. Aí a taxa seria 7% e como ela resolveu negociar essa também o atendendo orientou-a como comprar pelo site da TAP, sem taxa, e dividimos em 6 vêzes no cartão. Vamos em janeiro e com todos esses posts fiquei preocupada com a viagem. Vou fazer o checkin pela web para fugir do overbooking, que seja como for é sempre um grande desrespeito com o passageiro, em qualquer situação. Mas temos que reconhecer que as cias aéreas vendem a mais para compensar noshows, quando o correto seria o passageiro desmarcar se não vai embarcar, isso seria um comportamento mais civilizado e respeitoso. Sobre qual a política de bagagens, achei que era 32 k. Alguém sabe qual é a bagagem de mão? Creio que levar a bagagem dividida facilita os deslocamentos – se somos duas pessoas, melhor duas malas mais leves que uma pesada.

    Fiz uma viagem à Europa pela TAP há muito tempo, não lembro nada de muito destaque e não sei nem se seria por falta de experiência.

    Fiquei particularmente preocupada com os extravios de bagagem, o melhor é levar algumas peças na bagagem de mão para um primeiro suporte. Tenho um amigo que viajava muito e a bagagem extraviar já era praxe, a sorte é que sempre chegou em um dia e sem faltar nada. Recetemente meus filhos têm viajado e nenhum incidente aconteceu.

    Na volta se eu tiver alguma coisa que acrescente escrevo ao MD.

    Sempre estou por aqui, pesquisando mesmo quando não tenho nenhuma viagem programada. Afinal, nunca se sabe se não vai aparecer alguma boa oportunidade!!! Obrigada ao MD!!!

  • João Martins

    Já fiz mais de 15 viagens pela Tap,na maioria das vezes fiquei satisfeito com o serviço,problemas acontecem com a maioria das companhias aéreas e a Tap não é exceção.Tb já tive de tirar excesso de peso da mala que no caso era 32 kg,não gostei (pensei naquele nosso jeitinho….)mas acabei concordado porque realmente se "EU" colocar 43kg (sofre a mala e o carregador,ehehe)numa mala com certeza o carregador vai ter dificuldade de retirar a mala da esteira e colocá la no avião fora o problema de saúde que pode acarretar ao carregador,a lei trabalhista tb não o deve permitir.

    Sra Ana,,pode levar de bagagem de mão 8kg,a dimensão total não deve exceder 115cm,quanto a bagagem de porão, o voo saindo do Brasil(retornando ao Brasil tb)2 volumes de 32 kg,a dimensão de cada mala não deve exceder os 158 cm.Se a partida do voo fosse feito da Europa seriam 2 volumes de 23 kg( no retorno tb).

  • Ana

    Obrigada, João!!!

  • Leo

    Ja viajei bastante e, das cerca de 10 cias que conheco a TAP eh a que tem o pior atendimento.

  • Tony

    TAP means

    Take

    Another

    Plane

  • Alan

    Olha eu voei pela TAP nos trechos Brasilia-Lisboa ( serviço excelente, voo super tranquilo, aeronave excelente), Lisboa-Zurique ( serviço excelente, só a aeronave que deixou a desejar em conforto pois os assentos eram muito apertados), Milão-Lisboa ( excelente voo e excelente serviço) e Lisboa-Recife ( a comida tava ruim e tinha um comissário super mal educado, enquanto tinha outro que era super educado e gentil) mas tirando por alto eu gostei de ter voado na TAP e recomendo a todos!!!!

  • Antonio

    Voei com a TAP de São Paulo para Lisboa, na minha opinião ela é uma péssima companhia. Tivemos duas refeições a bordo e de qualidade questionável. Minha poltrona era muito pequena e reclinava muito pouco, o sistema de entretenimento não estava funcionando e como o vôo estava lotado fiquei sem alternativa, ainda que tinha alguns livros e revistas na bagagem de mão. Os comissários eram grosseiros e tinham muita má vontade, falei que o serviço de entretenimento não estava funcionando e ela falou que não podia fazer nada. Isso é muito estranho pois já tive o mesmo problema na Airfrance e na British e eles reiniciaram o sistema e voltou a funcionar sem problemas. Não recomendo a TAP para ninguém.

  • Antonio Garcia

    A mia primeira viagem para Italia foi com a TAP saindo de guarulhos-lisboa-roma, pra começar tive um grande desgosto pelo serviço de venda de passagens pela internet, fiquei dois dias esperando a confirmaçao da compra pelo email, jah tem dois anos e a bendita confirmaòao nao chegou. Mas consegui resolver essa primeira parte pelo televendas 0300. um mes antes da viagem fui no escritorio em sao paulo prar marcar o lugar porque no site nao tinha essa opçao, escolhi dois lugares juntos na janela porque eu estava acompanhaddo. no dia da viagem fui fazer o check-in no aeroporto e tive uma decepçao os lugares jah nao eram os mesmo e peguei um lugar na fila do meio na poltrona do meio… durante a viagem foram servidos duas refeiçoes, nao tinha entretenimento em nunhum dos dois avioes que peguei… chegando em lisboa super cansado peguei um aviao velho era igual um teco-teco, era de dar medo…

    Na volta pro Brasil cancelei a passagem de volta e comprei pela SWISS ida e volta (jah que eu tinha que voltar para Italia. Encontrei de ida e volta mais barato que pela TAP… o serviço foi maravilhoso tanto na ida quanto na volta, fiz um trecho de Roma-Zurique-Guarulhos o trecho eh um pouco longe do que indo por lisboa ma foi compensador pelos serviços a bordo e de entretenimento que sao maravilhosos, com jogos, filmes, musicas de todos os tipos, tudo atualizado e foram 3 refeiçoes e quando estava pra chegar no destino os comisarios oferenceram lenço umido e chocolate suiço…

    TAP nunca mais…

  • Joca JR

    Observem bem na hora de comprar. Site da Tap / Brasil – valores em Reais. Se os valores estiverem em Euros (tem a conversão para Dólares no cartão, que fica mais caro ainda) o pagamento é em uma unica parcela e tem cobrança de IOF.

  • Pedro

    Em relação ao comentarios negativos acerca da TAP, vou responder com factos:

    -Companhia aerea com menos acidentes aereos na história da aviação.

    -"TAP, Portugal's flag carrier, was voted Best Airline in the World by the prestigious travel magazine Condé Nast Traveller."

    -"Belgian Travel Magazine Awards

    TAP has been rated by Belgian tourism professionals as the third best airline operating medium-haul flights to the country.

    The distinction was awarded as part of the 14th Travel Awards competition organised by Travel Magazine, the most important Belgian travel journal, with TAP receiving third prize (in a tie with SAS) in the category of “Best Medium-Haul Airline 2011.” Only Belgian airlines collected more votes in this category than TAP, which is significant taking into consideration that only tourism professionals from Belgium were eligible to vote."

    -Travel Global Magazine announced the 2011 award winners of its 8th Annual Reader Survey naming TAP Air Portugal “Best Airline in Europe.”

  • Noelma

    Tive a infelicidade de embarcar meu filho pela Tap, pois passei por um contragimento q jamais esquecerei!!!! Por uma mal informaçao, paguei por um serviço de acompanhamente no qual pensei q fosse unico e nao era!!! Infelismente so na hora do embarque fiquei sabendo q precisava pagar um valor X no qual me faltavam 10% do valor no qual eu nao tinha ali,entao, pedi desculpas por estar desprevenida, e pedi q o atendente me emprestasse ate q meu esposo chegasse no local para reembolsa-lo, pois o voo sairia em +/-1 hr e meu esposo precisava +/- de 2 hs pra chegar ate esse aeroporto++++ ouvi um truculento NAO ,fui humilhada e ainda meu filho nao embarcaria! Claro q eu reconheço apesar de realmente nao saber da segunda taxa que eu estava em falhas + o atendimento nos dado como clientes nao existiu por aqueles funcionarios, o q houve foi zombaria e humilhaçoes de verdade gente, sem exageros!!!Porem no final o atendente embarcou meu filho, completando o valor me pagando o MAIOR SAPO DE MINHA VIDA! +/- 40 min. depois eu deixei la o q faltava(13 euros sendo q o valor da taxa eram 100euros).Meu filho embarcou + o transtorno foi terrivel.Apesar do erro nao ter sido deles,pois as passagens comprei numa agencia q nao me falou q a taxa seria 100 euros ida e volta,penso q um grande mal entendido entre eu e a vendedora + jamais eu a acusarei e culparei pelo grosseirismo q sofri!

  • Lázaro

    Marcelo, também tive experiências péssimas com a Lufthansa mas só vejo elogios… Fiz 3 voos com eles (Santiago-Buenos Aires, Viena-Munique e Munique-Roma), todos horrendos! No de Viena para Munique o serviço de bordo se limitou a UM COPO D'ÁGUA EM COPO DESCARTÁVEL SIMPLES ( desses de bebedouro mesmo). E o detalhe é que a água estava num jarrão de acrílico transparente, desses de colocar suco do dia a dia em casa…. De SCL a EZE, o almoço foi uma bisnaguinha com cream cheese e um chocolatinho Nestle desses da caixinha azul… Não recomendo a ninguém!

  • Marcel

    Em 2009, viajei de TAP para Bruxelas, com conexão em Lisboa, em um A330. O vôo Confins/Lisboa foi tranquilíssimo. Fui bem atendido, as comissárias (nenhuma "em fim de carreira") foram muito simpáticas e atenciosas. Com relação ás refeições, fiquei realmente surpreso. A qualidade do que foi servido era muito boa. Havia duas opções (massa e tropeiro com carne!). Solicitei à comissária mais um paozinho e fui prontamente servido. Também me impressionou o cuidado e atenção delas com os passageiros.

    O único porém é com relação a entretenimento a bordo. Eram apenas 6 filmes (sendo um infantil) passando ininterruptamente. Vi 2… e fui dormir… Imagino que esse serviço tenha melhorado bastante atualmente.

    No aeroporto de Lisboa, achei a situação bem confusa. Muita gente na fila, pouca gente atendendo e horários "estourados". Um detalhe: a pessoa que me atendeu, perguntou apenas se eu tinha passagem de volta (não perguntou sobre recursos financeiros, hospedagem, seguro etc). E ela apenas perguntou, não pediu para ver… Sinceramente, entrar na Europa via Lisboa foi muito tranquilo.

    Continuando: já o voo de Lisboa para Bruxelas não foi tão bom. As aeromoças não eram exatamente simpáticas, porém o atendimento foi a contento.

    Na volta, os dois voos foram bem traquilos, sem maiores detalhes. Eu recomendo.

  • Ndorda

    Já viajei pela Tap algumas vezes e não gostei de muitas…..

    Há atrasos, o check in pela internet é o que vale a pena, as malas são destruidas, se perdem. Depende do destino que você vá, os aviões são péssimos, mau estado de conservação (pelo menos por dentro)….

    Uma vez viajei Zurique-Lisboa e o avião parecia uma barca voadora…..batia tudo e saltava tudo…..era de dar medo…….

    Nos voos de Lisboa-Faro não têm lanches a bordo porque é rota curta, entretanto já peguei comissários comendo atrás do avião com as pernas pra cima…tipo descansando!!!!!

    Enfim, acho que a Tap tem uma formação péssima e os comissários são e estão ali obrigados a ser "simpaticos" e "uteis"…..

    Espero que melhore!

  • Luana

    Já fiquei 1 semana sem mala.

  • Ermeson Vianna

    Viajei pela Tap duas vezes For-Lis, Lis-Muc.E já tenho outros pontos a discutir, vou começar pelo atendimento achei muito antipático por parte da tripulação, sempre muito sérios sem muita simpatia, tanto em solo como no Vôo.Já o serviço achei bastante satisfatório,pois no vôo intercontinental eles serviram Bacalhau achei de muito bom gosto!E no Vôo Lis-Muc serviram um delicioso sanduíche de peito de perú muito gostoso.Para mim no momento é a melhor opção para viajar para Europa pois moro em Fortaleza e levamos somente 7:40 minutos para chegar a Lisboa.

  • Claudia

    Já fui 3 vezes a Europa e na ultima vez entrei por Lisboa e mesmo comprando a passagem pela Tam (múltiplos destinos) fomos de TAP e voltamos de Tam por Londres e posso dizer com segurança: o avião da TAP é muito pior que o da Tam (viajei de econômica)! Não sei em que avião a autora do relato viajou, mas o meu NÃO tinha tela individual, a comida era horrível, as 2 opções de cardápio logo virou 1 (a outra acabou) o café da manha bem fraquinho, com pão gelado! E a configuração era 3-4-3, com pouco espaço.

  • Amei a TAP simplesmente gentis ,vôo maravilhoso,adotarei as comissárias e o almoço entre Lisboa e Paris,recomendo*__________*

  • Juliano Amorim

    Gostaria de compartilhar com os leitores a minha experiência com a Tap. Confesso que ao ler tantos comentários negativos, fiquei preocupado, mas a companhia me surpreendeu positivamente. Viajei semana passada, Poa-Lis e Lis-Poa. Ambos saíram pontualmente, as aeronaves eram novas, achei a equipe de bordo bastante simpática. As refeições oferecidas foram dentro do padrão, enfim toda a experiência foi positiva.

    Portanto, gostaria de dizer aos outros leitores que podem ir sem medo para a Europa pela Tap.

  • Christian

    Fui e voltei da Europa (lisboa )pela TAP na primeira semana de Abril, saindo e chegando em BSB.

    Não enfrentei nenhum problema digno de nota. Classe econômica "normal", serviços de bordo bem razoáveis, sendo que no retorno foi inclusive servido bacalhau (Páscoa)!!!

    Os comissários foram educados e o avisão tinha monitores individuais com jogos e videos on demand.

    Voaria novamente, sem problemas.

  • Mari

    Eu conheço um monte de gente que se ofende com qualquer coisa. Os europeus são mais fechados, assim como os brasileiros são mais expansivos.

    Afinal, quem está certo?

    Os italianos, alemães, portugueses, poloneses… são mais antipáticos, mas são povos lutadores, que conquistaram o mundo, tiveram que lutar em muitas guerras ou construíram a história de alguma outra forma significante e brava.

    Já o povo brasileiro é simpático, festeiro, hospitaleiro, mas não sai do lugar por não saber lutar contra absolutamente nada. Só "deixa a vida lhes levar", tomando uma cervejinha na beira da praia. Sempre dando um jeitinho, no bom e velho estilo da política – é o toma-lá-dá-cá. "Se os outros me ferram, é meu direito sacanear também".

    Enfim, quando paramos para analisar as MOTIVAÇÕES de cada um ser como é, começamos a ser mais tolerantes com as diferenças.

    E, por favor, parem com essa sensibilidade toda! "Ai, ela me olhou feio…"

    Que frescura.

    • Mari

      E também parem de discriminação com isso de "aerovelha".

      Acredito que companhias aéreas não devam servir companhias de outro tipo. Essas vocês deixam para contratar quando chegar no destino…

  • Mari

    Opa! Tá aí um brasileiro: "cara, fica um pouco mais, para ganhar um pouco mais…" Adoro.

  • Mari

    Hahaha! Excelente, Leonardo! 😀

  • Wander

    Depois de ler tantos comentários ruins fiquei até com medo do voo que farei no fim de maio rs. Confesso que parei na metade da página para não ficar muito impressionado, até pq já está tudo comprado mesmo. Espero ter uma experiência boa. Prometo que conto aqui depois como foi.

    Só queria deixar uma opinião. É em relação aos comissários de bordo em geral. São comuns os relatos de mal atendimento nas mais diversas companhias do Brasil e exterior. O que será que está acontecendo? Tenho um amigo comissário e já ouvi da boca dele palavras de ódio em relação a passageiros. São relatos de grosserias e falta de educação. Será que foi declarada uma guera comissários X passageiros e esqueceram de divulgar isso????

    O comissário reclama da falta de edcucação do passageiro e de que não quer ser tratado como "garçon aéreo". Os passageiros reclamam da falta de educação dos comissários e exigem simpatia e bom serviço por parte dos "garçons aéreos". Quem tem razão??????

  • Eduardo Favila

    Caraca!

    Eu olhei a cotação da TAP agora e achei barato, mas… lendo tudo isso, desisti. ghahaahahahah!

  • Guilherme

    Problemas existem, nada é perfeito, entretanto voar pela TAP é uma das melhores opções, sou brasileiro, recebo sempre um bom serviço, boa comida e muito vinho, não tenho do que reclamar.

  • Wesly Dantas

    Viajo sempre pela TAP e nao tenho o q reclamar. Sempre o atendimento é maravilhoso, os comissario sao simpaticos, a comida deliciosa, aeronaves confortaveis. Enfim, soh viajo pela TAP entre o Brasil e Londres. Uma vez viajei pela IBERIA, nunca mais cometo o mesmo erro. A IBERIA é horrivel em todos os aspectos.

  • Daniel Stur

    Infelizmente tive uma experiência regular voando TAP. Tive dois momentos recentes com eles. De Barcelona para Lisboa, voamos em um avião antigo (A320), com cadeiras em má conservação, por exemplo. De toda forma, os comissários foram todos simpaticos. Apenas a refeição servida foi bem fraca (refrigerante e uma bolachinha).

    No voo de Lisboa para SP, o avião utilizado foi um A330-200. Na composição 2-4-2, há um certo conforto, porém nada de excepcional. Novamente tivemos problemas com as cadeiras (observei que varias necessitavam o auxilio das mãos para fazê-la retornar a posição inicial).

    O atendimento também não foi muito agradável. Comissários mal humorados e com pouco dialogo. Por ser um voo diurno, faltou um pouco de bom senso da parte dos mesmos. Além da falta de atenção na hora de servir almoço e lanche da tarde.

    Não é uma empresa ruim, até voarei novamente com a TAP em outras oportunidades, porém para quem foi com Lufthansa, retornar com a TAP foi uma experiência bem inferior.

  • alexandre

    Já viajei pela TAP 5 vezes. Nunca tive nenhum problema. O que incomoda muita gente é que são 9 horas de voou e isso estressa, fazendo que uma resposta normal se torne uma resposta atravessada.

  • Vic

    O pior é que é verdade… também concordo! Eu odeio brasileiro que fica pagando mico quando vai pro exterior querendo que todo mundo saiba que ele é alegre… acho que pra tudo tem lugar e hora certa, e saber se comportar, mesmo sabendo que europeus são mais fechados, penso que seria melhor!!

  • Vinicius

    Olha, não quero defender porque estou com passagem comprada pela TAP, vários colegas fizeram o Trecho BSB-LIS e gostaram muito, percebo que a maioria qualifica o voo por pequenos detalhes, que as vezes fazem parte da difícil logística de atender 200 pessoas dentro de um avião. Fui ao Canadá em 2006 pela excelente AIR CANADA e as aeromoças eram um tanto ríspidas, mas, acho que isso faz parte da cultura, Brasileiro acha que todos devem ser igual ao nosso comunicativo e alegre povo. Fui de TAM BSB-MIAMI-BSB é muitos reclamavam de extravios de bagagens, comigo não ocorreu, os vôos foram ótimos, mas, os aviões muito velhos sem multimídia. Acho que deveriam avaliar pela média de tudo em uma viagem dessas e não só por um detalhe ou outro. Uma observação? comparar com a WEBJET demostrou que o comentário não era tão sério. Abraços Vinicius

  • Vinicius

    Mais um detalhe: acho que os que não gostam tendem a comentar mais do que os que gostam, vejam só como detonaram a TAM. Aposto que também reclamam muito de outras elogiadas por aqui:

    http://www.melhoresdestinos.com.br/avaliacao-tam-

    Vinicius

  • Arthur

    Alguém saberia me dizer qual assento fica ao lado da saída de emergência (mais espaço para as pernas) no Airbus A330 TAP ?

    No SeatGuru, o assento aparece como sendo o 27.

    No site da TAP, também.

    Porém a funcionária da TAP jurou que é o assento 28, e este foi o escolhido por mim.

    OBS: No mapa do SeatGuru, o A330 da TAP aparece tendo 269 assentos. No da TAP, 349.

    Será que há diferença entre os novos A330 e os velhos operados pela TAP, pois a configuração parece ser a mesma ?

    E lá na frente, qual é o melhor assento para as pernas (seria o 10) ?

    [ ]s

  • Angelo

    estou na mesma situação que vc, meu assento é o 28 j, e percebi o mesmo no seat guru, creio que a configuração da tap é a real pois tbem liguei pra la 2 vezes pois na primeira n senti firmeza na primeira vez q liguei.

    de qualquer forma eles disseram que a fileira 28 é a da saida de emergencia.

    observei tbem que a fileira 27 so corresponde as fileiras centrais, nas janelas n tem devido ao espaço das portas.

    abs!

  • Bruna

    Estou com paassagens compradas, dia 27 vou de Belo Horizonte para Italia, optei pelo preço da Tap. farei uma conexao em Lisboa, curta.

    Mais nao minto, por tudo que falam, estou com medo. Sabendo que tenho 21 anos, vou sozinha, e nunca fui para fora do Brasil.

    Queria saber sobre os assentos, comprei em uma agencia de viagens e ainda nao sei meu assento. O que me indicam, quais os cuidados tomar?

    Obrigada

  • Emidia rodrigues

    Ja viajei varias vezes com a tap de lisboa fortaleza pois é um voo mais curto, so por isso que opte pela tap, mas esperar 7 h em lisboa em connexao é muito tempo, verdade que as aeromoças sao grosseiras mais que os homens, espero que para a copa do mundo no brasil o tempo de espera seja menos no aeroporto de lisboa.

  • Emidia rodrigues

    Tudo isso é verdade as aeromoças sao grosseiras, espero que no futuro proximo tenha outras companhias que voe para fortaleza assim teremos outra escolha de companhia aerea pois ja to de saco cheio da espera em lisboa e o tratamento que temos com esses portugueses.

  • Kentaurus

    O problema da Air France é o ar-condicionado. Eles colocam a temperatura muito baixa e congelam os passageiros de propósito. Francês é bixo complicado. Tinha uma aeromoça bem estúpida que ignorava o pedido dos passageiros para levantar a temperatura do ar.

  • Kentaurus

    Ahahah, provavelmente é daquelas que enche os bolsos de balas na recepção dos consultórios médicos.

  • Kentaurus

    Me parece que é um problema de parte dos brasileiros. Tem muita gente mal educada que não nota as gafes que comete. Os bem educados são bem tratados, os mal educados, o contrário.

  • Kentaurus

    Aí também não João… Quero ver se de repente te dá uma caganeira, se tu vais pensar dessa forma!!!

  • Kentaurus

    Realmente o comissário foi grosseiro, mas com certeza foi uma reclamação inútil. Essa mulher deve reclamar de muitas coisas na vida…

  • Kentaurus

    ahahahahaha…

  • luiz augusto camargo

    comprei passagem da TAP de RECIFE pra AMSTERDAM via LISBOA … resumo : a ida foi num avião da star alliance (trecho recife-lisboa) e a volta foi num avião da euro atlantic(trecho lisboa-recife) , antigo , desconfortavel e com tripulação insuficiente … confesso que fiquei com medo de voar e vários passageiros queriam descer do avião ..

    pensei viajar de bmw nova e fui de fusca velho … nunca mais… vou reclamar meus direitos na justiça…

  • luiz augusto camargo

    boa sorte e que não tenha os aborrecimentos que eu tive …

  • katarinna

    tinha Glee!!!!!!!! que maravilhoso, se tiver glee no avião, apesar de já ter assistido todos os episodios das 3 temporadas, vou ficar megafeliz pq sou apaixonada por glee e nao ligo de assistir denovo!!! gente se tiver filme bom, seriado bom vai ser o melhor voo ever

  • katarinna

    uma perguntinha.. tem tomada? eh que eu tava querendo levar meu laptop pra assistir seriado se nao tiver la, so que meu laptop nao dura quase nada, da pra assistir so um episodio… alguem ja viu aviao com tomada sem ser na primeira classe/executiva?? pfvr me respondam katarinna.moura@gmail.com

  • antonio wilson

    amigo eu vou viajar para lisboa pela TAP e sou de Fortaleza, gostaria de saber oq vc achou do seu voo e como é o serviço, por exemplo o avião possui tv em cada acento? o jantar ou cafe da manha são bem servidos?

    obrigado

  • Angelo

    A tomada infelizmente é só na executiva mesmo.

  • salvatore

    Ja fiquei sem mala em Lisboa tambem

  • Silvio Romero Machad

    Fui 2 vezes à Europa com a TAP e gostei muito em todos os sentidos; na 2ª viajem,minha esposa per-

    deu um brinco( de ouro) a bordo,mas pediu que procurassem; ao chegarmos em casa,em Porto Alegre, recebemos telefonema avisando que o mesmo havia sido encontrado.

  • Luiz Alberto

    Não podemos esquecer que a TAP é uma cia. Aérea ESTATAL.

    Além disso o jeito de ser português é diferente do brasileiro, eles muitas vezes parecem ser ríspidos, mas já tive o mesmo problema com "aerovelhas" de cias. americanas. Agora, já viajei para muitos países da Europa, com excelentes opções de conexão em Lisboa. Como tenho vôos diretos para Lisboa da cidade onde trabalho (Salvador), e de onde moro (Brasília), é um excelente negócio fazer conexão em Lisboa e fugir dos péssimos aeroportos de Guarulhos e Galeão. Mas, se alguém prefere fazer conexão em Guarulhos que em Lisboa, gosto não se discute… Obviamente, isso não se aplica a quem sai direto de SP ou RJ.

    Outra coisa: sempre faço um stop-over em Lisboa, um ou dois dias para curtir a cidade, ir a bons restaurantes e comprar bons vinhos.

    Ainda outra observação: para evitar problemas com atrasos de conexões, sempro deixo uma janela um pouco maior entre os vôos, para evitar aborrecimentos,

  • Luiz Alberto

    Fica difícil conjugar tarifa econômica com conforto. Se quer viajar com conforto e sem aborrecimentos, vá de executiva. A da TAP é melhor que da AA, por exemplo. TAM? Virou uma cia. aérea mesquinha, em que você não consegue usar suas milhas para voar para o exterior, e cujas tarifas raramente são competitivas. O Rolim deve se revirar no túmulo com o que fizeram com a cia. dele…

  • Luiz Alberto

    É muito engraçado. Voando de econômica queria o quê? Serviço em louça e guardanapos de linho?

  • Daniel

    Para mim a TAP é uma empresa que vem com a cultura Portuguesa da ignorância e descriminação a Brasileiros! Com certeza não generalizo, mas já muitas coisas acontecerem e inclusive comigo, mas ja sei lidar com os estúpidos! Em relação as últimas poltronas são assim mesmo, ou pega ou não come! Tem vezes que te dão tapas para te acordar para comer!!! Muito estúpido isso. Quando digo que não quero comer, eles ainda dizem: Você vai ficar 9 horas sem comer! Com a normal delicadeza Portuguesa! O meu ponto positivo em relação a TAP é a seriedade que eles levam em relação a segurança dos passageiros e manutenção dos aviões! São top 5 no mundo e isso tem que parabenizar! Quanto a tudo que escrevi, vale ressaltar, que já fiz ótimas viagens, mas meu problema deve ser o fato de fazer esses voos periodicamente todos os meses ida e volta…e já faço isso a 8 anos, então penso que minha capacidade em ver coisas boas estão realmente dificeis, ainda mais indo trabalhar e não a passeio!!! Outra coisa que ia esquecendo, a variedade de aviões que eles tem, as vezes viajo em uns top, outros vezes em uns lixos…e mesma rota…Abraços e desculpem só a maioria dos pontos negativos!!!!

  • Annete

    Verdade mesmo!

    Já viajei a trabalho por todos continentes e nunca vi gente mais grossa e sem noção que brasileiro. Passei vergonha por isso. Isso tudo que vc contou é a maior verdade, mas eu ainda assisti a brasileiro bebedo querendo entrar na cabine do piloto, dançando nos corredores e gritando e falando para aeromoças e comissários como se fossem diaristas lá de casa.

  • Annete

    Carol, vc podia ter pegado um livro, ou vários. Tem sempre uma pequena biblioteca nos aviões TAP. Ou vc não sabe ler?

  • Annete

    A TAP só tem aviões. Não é responsável pelo que se passa nos aeroportos, como sucede com todas as outras companhias. Os atrasos e as perdas de bagagem não são culpa da TAP mas sim dos serviços dos diversos aeroportos onde vc escala.

  • Annete

    Vc acha que a TAP tem culpa de ter sido enganada pela empresa brasileira de catering em Brasilia?

    Vc não foi indenizado pela perda da bagagem?

    E quem perdeu sua bagagem foi a TAP ou o aeroporto onde fez conexão?

    Se os voos estão sempre lotados será que a TAP é tão ruim assim?

  • Annete

    É isso aí, Mari. Mas depois querem ser respeitados, né?

  • Annete

    O problema é mesmo esse, amiga. Brasileiro não sabe se comportar. Entra no avião e se comporta como se estivesse vendo futebol na choperia e ainda trata os comissários como se fossem seus criados. Em vez de ficar olhando para o que se passa com o atendimento recomendava que todo o mundo olhasse como se comportam as pessoas do 1º mundo.

  • Marcos

    Pessoal, eu e minha esposa viajamos de TAP para Paris saindo de BSB com conexão em Lisboa. Os vôos foram excelentes, pontuais, aviões limpos e dentro do possível confortáveis, comida razoável e ótimo entretenimento a bordo.

    Vale dizer que nos vôos Lisboa-Paris-Lisboa, tivemos também um ótimo atendimento e o mesmo café da manhã oferecido no voo internacional, teve até iogurte.

    Na volta para o Brasil pegamos muita turbulência e os comissários de bordo se comportaram como pais com as crianças – como dito no relato original – fato esse que me motivou a fazer esse relato, mostra que é padrão da companhia.

    Assim, acredito que fora "azares", podem viajar tranquilamente que a TAP é show de bola, eu viajaria nela de novo com certeza e com prazer.

  • Elisangela

    Eu, minha irmã e meu namorado viajamos pela TAP no início deste mês. Infelizmente vários pontos da viagem foram negativos, a começar pela saída de POA, que atrasou 5 horas. Apesar disso, em Lisboa havia uma pessoa remarcando as conexões, entregando vouchers e cartões telefônicos.

    Até ai aceitável. O pior foi a volta!! Resumindo o baile, a TAP atrasou o vôo de Londres a Lisboa, e vários brasileiros, incluindo nós, perderam o vôo de volta ao Brasil, por 15 MINUTOS! Eles falaram que não poderiam segurar o vôo. Tudo bem, mas a solução dada foi horrível: em vez de um vôo direto ao GIG, nos encaixaram em um vôo para Recife, com parada de 6 horas lá, e dai sim outro para o Rio! E sem outra opção, pois todos os vôos estavam com overbooking! Demorei quase três dias para chegar em casa, pois perdi meu vôo de Porto Alegre e também um ônibus. Ah, sem falar que o atendimento em solo deles na volta foi revoltante! literalmente desumano.

    Pontos positivos: a aeronave é boa, e as aeromoças muito prestativas. E SÓ!

    Se depender de mim, não voarei mais de TAP.

  • Lilian

    Quando viajei de TAP, fui do Rio para Londres com conexão em Lisboa. Meu voo atrasou no Rio quase 3 horas, com isso perdi o meu voo Lisboa-Londres, fiquei quase 2 horas na fila do balcão para ser atendida e fui colocada em um voo que sairia logo em seguida. No avião de Lisboa para Londres, era um barulho infernal que até hoje não sei do que era (parecia algo emperrado como se o trem de pouso não estivesse sido recuado, nao sei). Quando cheguei em Londres descobri que minha mala não estava lá, demorou 3 dias para eu conseguir minha bagagem e a cia não e ofereceu nenhuma assistência (como dinheiro para comprar roupas, etc). Na volta, achei que isso não ocorreria, pois os vôos sairam no horário e não tinha perdido nenhuma conexão, mas mesmo assim, minha bagagem não estava na esteira – mais 2 horas no balcão para resolver e mais 3 dias para chegar a minha bagagem, e, de novo, nenhum auxílio dado por parte da cia.

    Em relação ao avião e atendimento dos comissários achei muito bons. O entretenimento era excelente e a comida também.

  • Lilian

    ah sim! eu também perdi meu voo de lisboa para londres por questão de minutos (no meu caso foram 5 minutos!!!)

  • Maria José

    Oi minha primeira viagem nternacional, fui pela TAP. Eu particularmente amei … Os comissarios de bordo muito educados e muito atenciosos.. Sempre preocupados com nosso bem estar… Gostei muito…Abraços a todos.

  • claudio simõe

    Querem viajar em uma explendida Cia Aerea, voem Singapore Air Lines, já fiz ene viagens sao/barcelona, comida ótima, aeromoças extremamente atenciosas, atendimento toda a noite, muito importante, banheiros extremamente limpos toda a viagem, não atrazam, poltronas mais largas. nora 1000. experimentem.

  • Carlos

    Esse tipo de comentário não acrescenta nada a discussão. O fato da Tap ter ou não ter uma biblioteca a bordo não justifica ter os equipamentos de entretenimento estragados.

    E a tal da Anette hem? O tipinho mal humorada, mal educada e muito provavelmente muitíssima mal amada.

  • Sueli Costa

    Esta foi a primeira e quem sabe a ultima vez que viajo pela TAP. O meu voo era para sair de Viracopos Sao Paulo no dia 1/sep as 22.05 hs. Conclusao o voo nao saiu e minhas malas ficaram perdidas por 5 dias ate me mandarem no meu endereco…pode!

  • Sueli Costa

    Verdade Vinicius…..Vc acredita que uma dessas aerovelhas gritou e me insultou so pq entrei no banheiro da classe executiva, que alias nao tinha nenhuma placa indicando que aqueles toiletes eram da " Classe executiva". Acho que elas estao estressadas, principalmente essa que se chama Ines, se vcs a virem num desses voos da TAP tenho certeza, vcs irao comcordar comigo.Boa sorte by the ways.

  • Portuga

    Meus amigos eu sou um português desiludido com meu país mas muito orgulhoso da TAP. Posso-vos dizer que viajo para vários paises em diversas companhias aéreas, mas ainda não encontrei uma companhia tão boa como a TAP(salvo alguns casos pontuais). A segurança(o mais importantenuma companhia)é das melhores do mundo. O serviço também. Não é pelo fato de eu ser português que eu defendo a TAP. Se eu achasse que a TAP fosse uma má companhia eu diria. Agora vamos falar de um GOL ou de uma WEBJET ou até de uma TAM. A unica coisa boa que eu encontrei nestas companhias foram as aeromoças. Aviões em pessimo estado de conservação. Serviço de bordo praticamente inexistente(se chamam oferecer caramelos aos passageiros serviço de bordo!?!). Pilotos mal treinados(falo assim porque também já fui piloto de Hercules c130 Força aerea Portuguesa). Eu vejo como a grande meioria dos pilotos brasileiros voam. MAL e de uma forma PERIGOSA. Meus amigos/as a TAP não éuma companhia perfeita mas se analisarmos de uma forma global, é das mais perfeitas nomundo. As do Brasil bem querem ser mas são como muitas mulheres são só maquilhagem. Quando amaquilhagem sai FUJAM DELAS!

  • Portuga

    Esses "portugueses" de que vc fala ainda vos ensinam muita coisa. Já reparou na quantidade de gente grosseira que tem de aturar. Gente sem educação que quer ser tratado como reis. Cada qual tem aquilo que merece!! Se está de saco cheio de Portugal vá por Espanha ou por França depois me fala em tratamento VIP!!!

  • Portuga

    Muito bem Annete. Como eu viajo muitas vezes de e para o Brasil já me aconteceu um pouco de tudo. Em Lisboa os atrasos são frequentes devido ao atraso de outros voos que fazem ligação com os voos que vão para o Brasil. No Brasil acontecem muitos atrasos por falta de organização nos aeroportos e também muitas vezes por causa dos paranoicos Policias Federais. Eu mesmo já fui barrado por duas vezes juntamente com outras pessoas(originando atrasos consideráveia) porque fomos acusados de ser consumidores de drogas(cócaina). A segunda vez tive de ligar para o Consulado para vir resolver a situação. A forma como as coisas funcionam nos aeroportos brasileiros deixa muito a desejar. Nem em Africa eu vejo situações dessas. Quero ver quando for a copa do mundo e os jogos olimpicos. kkkkkk

  • Portuga

    48 horas antes

  • Marly

    Tenho um vôo com a Tap de bcn a bh mas depois de ler estes comentarios deu até medo 🙁 depois da viagem dou minha opinião se gostei ou nao 😉

  • Melissa Bruni

    pessimo serviço de bordo.avioes decadentes e desconfortaveis..sitema de intretenimento pessimo com filmes non stop repetidos varias veses.tratamento stutpido de hostess e comissarios que parecem nao gostar do que fazem apesar que este comportamente acontece so nos voos de para o brasil…fiz a primeira parte do meu voo milao portugal eles era bem mais corteses e atenciosos pois eurpeu nao leva desaforo par casa e nao da risada de situaçoes constragedoras.no voo para belo horizonte foi servido um pate no almoço que era impossivel decifrar o gosto.perguntei cortesemente ao comissario ele disse que era azeitona.alguem perto de mim disse que nao tinha gosto de azeitona assim por comentar ele respondeu no seu classico tom stupido ignorante portugues,aqui nada tem gosto de nada queres comer bem vais comer la fora…depois dessa!!!nunca mais..

    • Melissa, não deixe de avaliar a TAP também no Guia de Companhias Aéreas: http://guia.melhoresdestinos.com.br/avaliacoes-ta

    • maria cristina

      Desculpe, mas acho impossível terem servido num vôo proveniente da Itália azeitonas que não tinham gosto de azeitonas. Não seria outra coisa, talvez funghi?

  • Mari Coke Motta

    Ai ai .. eu achava que nem precisava avisar que o banheiro da executiva é só para a executiva… coitadas das aerovelhas, tendo que enfrentar esse bando de brasileiro sem noção…

  • Mari Coke Motta

    Todo mundo fala mal da TAP mas Air France, TAM, United, etc etc, é tudo um lixo – cada qual com sua peculiaridade. O que eu mais desgosto na TAP é o aeroporto de Lisboa no embarque com aqueles ônibus.. credo !! A questão da comida, minha gente, isso é uma dica, selecionem refeição especial no site!! É "grátis"… Sem gordura, vegetariana, sem sal, sei lá, peguem a melhorzinha, assim vcs não correm risco de ficar só com o peixe mutante no final:P

  • Mari Coke Motta

    Sempre recebi meus pontos direitinho ….

  • Mari Coke Motta

    Hmm acho que é pq o Reino Unido não faz parte do espaço de Schenguen – se é assim q se escreve – e deve ter uma área separada do aeroporto. Qdo fiz BCN- GRU via Lisboa, fiquei num lugar normal do aeroporto, com lojas, free shop, tudo … aliás, aeroporto beeeeem melhor que GRU, por exemplo!! A única coisa ruim é o embarque naqueles ônibus

  • Mari Coke Motta

    Tem que acessar o site da TAP Brasil, que vc parcela de boa, sem IOF 😀

  • Mari Coke Motta

    Realmente para quem está no nordeste eu acho que não compensa ir até o Rio ou SP para pegar outra cia… mas para quem está em SP eu recomendo ir de Singapore que, para mim, deixa qq europeia no chinelo! TAP, Air France, Lufthansa, Alitalia, etc e tal, é tudo farinha do mesmo saco.

  • Mari Coke Motta

    Bom dia né gente, se vc tem mais de 1,70 reserva no corredor e senta de ladinho, pq não tem jeito… econômica é um poleiro mesmo, principalmente nas cias europeias e americanas. Quer viajar "menos mal"? Vai de Singapore, Korean, Qatar

  • Mari Coke Motta

    É triste ver esse comportamento dos nossos conterrâneos… morro de vergonha…E qdo o avião pousa e fica taxeando e todo mundo fica doido para pegar as coisas, um querendo pular em cima do outro?

  • Mari Coke Motta

    Concordo em gênero, nº e grau com vc. Atendimento top mesmo é só com as asiáticas. Falam tanto da TAP, mas eu nunca fui destratada – também não dei margem para isso – e não acho que o atendimento seja nem melhor nem pior do que o da Air France e o da American Airlines, pex. É mais frio do que o brasileiro está acostumado, mas isso não necessariamente significa arrogância.

  • Ricardo Soares

    kkkkkkkk o melhor comentário.

    Portugas são estúpidos mesmo, sou de origem portuguesa e casado com uma italiana.

    Daí vcs já tem uma noção da desgraceira. kkk

    E além de tudo os europeus são porcos, os portugas,espanhóis e italianos tiram sarro de nós brasileiros que somos limpos e tomamos banho todos os dias. rs

    Minha esposa é italo-brasileira toma banho todos os dias como nós fazemos, ela ficou um tempo na itália as pessoas perguntavam se ela tinha algum problema de pele, por que tomava banho todos os dias kkk.

    E com esta crise a Europa virou um lixão, só vendem as tranqueiras made in taiwan.

    Realmente voar pela TAPA é um TAPA na Cara literalmente kkkkk

    Muito bom o tópico parabéns a todos pelos ótimos depoimentos.

    Brasileiro com toda a zona que faz ainda é 1000 vezes melhor do que qualquer europeu.

    É isso aí.

  • Sofia Etcheverry

    Ué, gente, não acredito no que estou lendo. Então a pessoa é obrigada a pagar uma passagem e não poder reclamar porque as opcoes deles acabaram PORQUE ELA ESTÁ DE ECONOMICA? Me poupem. Só pode reclamar então se tiver de primeira classe? Aiai…

  • Marcio Noia

    Depois que me mudei para Dublin na Irlanda, utilizei a TAP ja 6 vezes e 4 vezes que viajei na Business foi muito bom. Uma vez na economica foi o que eh de esperar de viajar com simples mortais. Servico bom, sem problemas, check-in otimo, simples e eficiente, a tripulacao bem eficiente (que alguns brasileiros acham grosseiro, ser eficiente) e educadas. Nada de muito "inho" ou "inha" como os da TAM, que eu detesto, pois na TAM voce so eh bem tratado na executiva, pois quando eh na economica, os simples mortais tem que sofrer. – Enfim, apenas uma vez na economica o voo nao foi legal, pois o equipamento era antigo e nada funcionava corretamente. Voei e se precisar coarei novamente na TAP sem problemas. Cia pequena, mas eficiente e pelo menos a unica que tenta explorar o tao e necessitado nordeste brasileiro, coisa que somente a VAP e Varig faziam nos anos 80 e 90. Agora eh apelar para tarifas altas e servico ruim das cias brasileiras. Nota 8 pra TAP na economica e 9 na executiva.

    • Marcio Noia

      Corrigindo nao eh VAP e sim VASP

  • RTh

    Negada mete a boca na TAP e acha a TAM o Ó DO BORÓGÓDÓ…..
    Fala sério cambada de indio de 3o mundo…… Anda de HB20 e TUCSON achando que é gente,…

  • juliana

    Viajei de TAP em fevereiro de 2013 trecho Barcelona-Lisboa-Guarulhos, com meu cachorro na cabine, em classe econômica.
    Pisei dentro do avião e já veio uma aeromoça dando grosseiras recomendações sobre o cão, que já estava dentro da caixa, como de costume.
    Vôo Barcelona- Lisboa sem intercorrências e saiu no horário programado. O Vôo Lisboa Barcelona atrasou nada menos que 4 horas. Justificaram que o banheiro estava quebrado e estavam reparando. Após embarque, com 3 horas de vôo o banheiero quebrou novamente. Nem preciso comentar o caos que foi um monte de gente e um monte de crianças que comeu bacalhau no jantar, passando mal, e faltando um banheiro. Praticamente um vôo fantasma.
    O trato das aeromoças? UM ASCO! Sem comentários! Grosseiras, pedi água no meio do vôo e recebi uma garrafa acompanhada e muita cara feia.
    Quando cheguei em Guarulhos, 2,5 para conseguir pegar minhas malas. MAs não tive minha bagagem nem perdida e nem violada. Tudo nos conformes.
    O preço foi muito atraente, paguei 500 euros, por isso vim com eles.
    Volto para Barcelona em 15 dias, de TAP novamente. Espero ter uma impressão diferente da que tive quando vim ao Brasil.

  • maria cristina

    Não entendo porque tantas pessoas falam mal da TAP. Reclamam das comissárias “velhas” e não se dão conta que em todas as cias. Aéreas da Europa e USA, existem pessoas com mais de 50 anos trabalhando.
    O que acho ótimo, pois são as que mais mimam a gente. Os portugueses não são grosseiros, são diretos, não fazem rodeios para falar. O que também acho ótimo pois não se ofendem quando falamos alto ou incisivamente, como é nossa mania.
    Sou fã da TAP há muito tempo e afirmo que não existe serviço e conforto melhores que na classe executiva. Isso comparando com American Airlines, Air France, British e Ibęria.
    Só a TAP serve champanhe às 11 horas da manhã num vôo Paris-Lisboa.
    Só a TAP serve pães quentinhos em qualquer refeição.
    Só a TAP tem poltrona que vira cama.
    Só na TAP se bate papo com os comissários e se aprende termos como giro, que quer dizer legal.
    Só na TAP sou chamada carinhosamente de menina.
    Só os comissários da TAP entendem quando peço uma revista de fofocas para ler.
    E etc etc

  • António Toninho

    Passei para deixar o meu testemunho de várias vezes que já tive o prazer e aoportunidade de voar na TAP. tanto dentro da e para a Europa , assim como para Africa e Brasil. Confesso que nada tenho de mal a dizer a tão conceituada empresa. Tratado sempre com bastante profissionalismo e a simpatia das assistentes de bordo, parabéns pelas caras lindas que a TAP ultimamente tem tido a habilidade de esolher. O fino trato com que a maioria das assistentes hoje em dia trata os seus viajantes é de louvar. A sua maioria gente licenciada e com uma cultura mais requintada. A Alimentação não se pode exigir mais, dada a especifiadade a qual está obrigada. Porém, sempre vou dizendo que o estado Português jamais deveria privatizar tal emblema do PAIS que é Portugal, será uma enorme perca para a identidade do mesmo, sendo esta a maior exportada da imagem de PORTUGAL. Obrigado TAP. Continuarei sempre a dar pereferência aos seus serviços, mesmo sabendo que por veses se tornam um pouco mais caros, mas, a qualidade e a segurança pagam-se.

  • Sebastião Costa

    Não vôo de TAP,comissários nada simpáticos,atendimento péssimo e não é só porque não gosto dos portugueses,é porque a qualidade do serviço é HORRÍVEL!!!Só estão lucrando por causa dos brasileiros que estão viajando mais,porém não dou 1 real sequer para essa péssima companhia e o que não dizer doo voo 059-Lisboa-Brasília(17/01/2013)que fez um pouso de emergência em Fortaleza por problema de pressurização e os passageiros ficaram mais de 3 horas!!!dentro do avião com calor,passageiros passando mal,gente com asma,com problemas cardíacos!!!sem assistência e que chegaram ao destino 9 horas depois(não foram 9 minutos).Prefiro conexões em outras cidades e com atendimento melhor de outras companhias,até porque Lisboa não possui nada de interessante,só gente presunçosa com brasileiros.Podem até criticar(geralmente não valorizam o que não é nosso)mas prefiro viajar na TAM internacional ao menos tenho um serviço bacana e lucro empresas nacionais,a TAP tá ultrapassada.transportes aéreos portugueses nunca mais!!

  • Sebastião Costa

    Ae pessoal,corrigindo o voo citado anteriormente foi em 17/01/2014 e não em 17/01/2013

  • Fernando

    Não viajo de TAP por dois motivos:
    1-"Companhia aérea" lixo em todos os aspectos;
    2-Não vou dar meu dinheiro suado para um povo nojento,preconceituoso que ainda remete aos tempos da colonização se achando superiores aos brasileiros,humilhando-os.Prefiro dar meu dinheiro para valorizar coisas do meu país e não p um "país"nojento e que é dono da TAP pois a mesma pertence ao Estado portuguÊs e voando de TAP ajudamos esses preconceituosos a sair da crise.

  • Olá. Eu fiz BEL-LIS, LIS-BCN, MAD-LIS e LIS-GRU pela TAP.
    Como posso analisar a companhia?

  • Valter

    De todos os voos que na vida, e não foram poucos, nunca presenciei tamanha falta de respeito e mau humor de comissários como na TAP. Desconhecia essa informação de que são funcionários em fim de carreira, mas se não o são com certeza deveriam faze-lo rapidamente.

  • gege

    Viajei pela tap em 2009
    2011, 2012 e 2013. Pra quem mora em bh é uma boa opção. Digo no sentido de ter apenas uma escala (no meu caso)
    Mas em 2012 nos barraram na entrada do avião. Qdo chegamos na nossa poltrona perto da saída de emergência pediram se poderíamos trocar com um passageiro mto alto.
    Como não gosto de sentar atrás aceitei desde que fosse pra fila de duas poltronas e nem nas asas.
    Garantiram e qdo veio outra aeromoça nos colocaram entre duas passageiras no meio. Reclamei pra voltar ao meu lugar e tal. Uma senhora mais madura me respondeu grosseiramente; "vc não aceitou trocar? "
    Então respondi que acomodar passageiros altos não é problema meu e que ela se preparasse pra conversarmos na chefia em bh. Em menos de cinco minutos ela veio e me disse que meu lugar ja estava livre para eu voltar.
    Meu marido ja teve mala danificada e a tap não se moveu pra resolver mas dificultou o concerto. Acabamos comprando outra pq a mala danificada não tinha mais o recibo de compra. Afinal era uma mala americana de mais de dez anos que ja habua voado pra diversos lugares
    A comida é bem como o colega falou. ..só tem isso. Come ou fica com fome. Água fora da refeição tem q implorar. …
    Os preços são mto mais baixos q tam e Lufthansa mas…a toalhinha quente só na executive. Na Lufthansa até na economy tem a tal toalha.
    Enfim de puderem pagar mais caro. …voem pela Lufthansa
    Senão. ..prepare pq na tap vc pode ter uma experiência normal como tive antes ou uma grande decepção como tivemos no vôo acima comentado.

  • Helena

    Eu estava em duvida se comprava passagem na Tap ou nao ,devido a a muitos comentarios negativos em relacao a cia aérea,pois bem,comprei a passagem MUC_BSB,para dia 25/11/2014 ,2 meses depois da compra recebi um email,dizendo que eu viajaria dia 27/11/2014,por que dia 25 foi cancelado.
    Assim Sem me darem nenhuma alternativa,nem resarcimento.porque, se eu quiser mudar a data tenho que pagar uma taxa absurda .Vou pagar 2 dias a mais e nao vou viajar.1° viajem com esta Cia e estou arrependida e vai ser a última.Agora vamos ver o decorrer da viajem como será.

  • Ana Celia

    NÃO RECOMENDO, minha experiência com a Tap começou em Brasília com um atraso de 1h, a aeronave, as refeições e o entretenimento foram relativamente bons, já atendimento por parte dos comissários, foi péssimo. No aeroporto de Lisboa tive o pior atendimento, e eu e mais 4 perdemos a conexão para Zurique, penso que fomos vítimas de overbooking, pois a aeronave ainda estava em solo, mas alegando que haviam nos chamado pelo microfone e não obtiveram respostas ( mentira, poois não ouvimos nada), não nos deixaram embarcar, eu havia feito checking no balcão. Depois disso, fomos deixados praticamente sem assistência, do atendimento não havia ninguém para nos explicar qualquer dúvida. Era 7h da manhã de domingo e o atendente queria me colocar num voo das 18h, não aceitei e depois de muita reclamação, me encaixaram num voo da Swiss às 12h (perfeita, se seu destino final é a Suíça, vá de Swiss, faz conexão em Guarulhos, mas vale muito a pena, depois é direto para Zurique, se eu soubesse…). Após resolver a questão da reemissão do bilhete, começou a “Odissei das Bagagens”, não encontravam minhas malas. Após 3h, apareceu uma e depois de mais 40min a outra, meu medo era perder o voo da Swiss. Mas no final, consegui embarcar pela Swiss, quanto à esta não tenho nenhuma reclamação, aeronave, comissários, refeições, horário, tudo perfeito. Enfim, já estou preocupada porque em dezembro vou novamente e infelizmente as passagens já estão compradas, vou de Tap, Deus me proteja. 🙁

    • dougcastanheira

      Ana, como foi a 2ª viagem?

      • Ana Celia

        dougcastanheira, por incrível que pareça, impecável. De Brasília a Lisboa, a aeronave era nova, os comissários muito solícitos e educados, não tivemos atraso. A aeronave de Lisboa a Zurique não era tão nova, mas o vôo é de apenas 2h40min, foi muito tranquilo. Na volta tivemos um atraso de meia hora, mas nada que tenha atrapalhado tanto, fora o desconforto inevitável das horas de voo, desta vez não tenho do que reclamar. Fui dia 13 de dezembro, saindo de Brasília com escala em Lisboa, destino final Zurique. Voltei dia 05/01.

        Acho que o fato de nós termos ido e voltado um pouco antes da data que grande parte dos brasileiros escolhe para visitar a Europa, pode ter ajudado, mas realmente não sei explicar porque desta vez foi tão diferente.

        • dougcastanheira

          Ana, muito obrigado pela resposta. Vou viajar em abril pela TAP para Madri, com escala em Lisboa.

          Porém estou com um receio, pois, de SP até Lisboa irei por um voo e de Lisboa até Madri, por outro voo.

          A passagem foi comprada de SP>Madri, mas ele para em Lisboa e pelo que entendi, troca de aeronave.

          Só que a diferença entre os 2 voos é de 1 hora apenas.

          Será que dá? Não foi comprado nada separado. O voo SP>Madri era assim.

          É tranquilo né?

  • manel

    Com tantas queixas , não entendo porque nenhum passageiro fez queixa , tanto em Portugal como alguns paises sa europa tem um metodo chamado Livro de reclamações ,o qual , qualquer cliente pode exigir , se a companhia, empresa , loja ect , se negar , é só chamar a policia e dizer que quer i livro de reclamações , duvido que tentem negar pois está muito bem estipulado na lei , infelizmente muita gente desconheçe , mas tem sido um metodo eficaz em Portugal a 1ª queixa talvez possa ser desculpada mas se i mesmo funcionario tem 2, 3 queixas a companhia toma uma atitude e é bom para todos que se faça queixa dos maus funcionarios até porque , tem alguns que são simpaticos e profissionais e não devem pagar pelos outros

  • manel

    Com tantas queixas , não entendo porque nenhum passageiro fez queixa , tanto em Portugal como alguns países da Europa tem um método chamado Livro de reclamações ,o qual , qualquer cliente pode exigir , se a companhia, empresa , loja etc , se negar , é só chamar a policia e dizer que quer o livro de reclamações , duvido que tentem negar pois está muito bem estipulado na lei , infelizmente muita gente desconhece , mas tem sido um método eficaz em Portugal a 1ª queixa talvez possa ser desculpada mas se o mesmo funcionário tem 2, 3 queixas a companhia toma uma atitude e é bom para todos que se faça queixa dos maus funcionários até porque , tem alguns que são simpáticos e profissionais e não devem pagar pelos outros

  • Sandra

    Gosto muito de viajar pela TAP, até o momento não tenho do que reclamar, aeromoças muito gentis e atenciosas, bom entretenimento, alimentação razoável, e até mesmo quando vinha de Milão e perdi a conexão por 45 mim de atraso na saída do voo da Itália ainda assim eles foram super atenciosos comigo e outros passageiros nos alocando em um bom hotel, cartões telefônicos, táxi, muito solicitos, realmente não tenho do que reclamar.

  • Rui T

    Boas, estou a viver em Lisboa e antigamente só usava a TAP para o Brasil, mas o verão de 2014 foi caótico, cancelamentos, aviões podres que nem da TAP eram, enfim um verdadeiro massacre. A TAP já foi boa, hoje em dia atravessa graves problemas financeiros, os empregados são cada vez mais rudes e a comida um verdadeiro lixo. Os aviões estão velhos e comparados com a oferta de outras operadoras são bem piores. A semana passada fiz Rio via Frankfurt com a Lufthansa e não existe comparação possível, passagem mais barata e o serviço é 10X melhor. Avião novo e staff muito atencioso e cordial, nada comparado com a grosserias da TAP. TAP na rota para a Europa já éra.

  • ANA

    Se eu viajar de Fortaleza para Paris pela TAP, posso fazer conexão em Lisboa de até quantos dias, sem pagar nada a mais?

  • Laila

    Viajo com freqüência pela com a TAP e nunca tive problemas… Ótima companhia. Em caso de uma emergência ser uma aerovelha faz toda a diferença .

  • Andre Popelier

    Viajei com a em março de 2015 e foi uma experiência excelente! Atendimento igual a todas as outras companhias… aviões velhos, mas bons! A viagem foi agradavel com diversas opcoes de filmes atuais, bebidas diversas, comida padrao avião! Atendimento muito bom… Rota: Guarulhos/Lisboa/Paris.

  • Paulo Ricardo

    Em março 2015 voei de TAP de Londres – Lisboa – Guarulhos. Adorei os serviços de bordo dos dois voos, e adorei o A330 “Vasco da Gama” no trecho Lisboa – Guarulhos

  • Paulo Ricardo

    Nos meus voos Entre Londres e Lisboa, e Lisboa e Guarulhos tinha praticamente todos comissários homens, e fui muito bem atendido. No trecho entre Lisboa – Guarulhos até vi 2 comissárias (uma senhora chefe de cabine, e uma menina nova), mas só fui atendido por comissários homens.

  • Cleusa Rabelo

    APROVADISSIMA. FIZ O TRECHO BELO HORIZONTE-LISBOA-BH

    NA SEMANA RETRASADA.

    AS ATENDENTES SÃO OTIMAS. EDUCADAS E SIMPÁTICAS. O JANTAR E O ALMOÇO ESTAVA PERFEITO. O ATENDIMENTO NO CHECK IN EM BH ME SURPREENDEU.O RAPAZ QUE ME ATENDEU ESTAVA SUPER EDUCADO E DESCONTRAIDO. EM LISBOA NAO FOI TANTO ASSIM. ESTAVA FILAS ENORMES. MAS, FLUIRAM BEM.

    O AVIAO DA VOLTA A330-200 ESTAVA BEM MAIS NOVO E CONFORTÁVEL. O SERVIÇO DE BORDO DE BEBIDAS FOI BOM TAMBEM. PASSARAM DUAS VEZES EM CADA VOO.

    CHEGOU 08 MINUTOS ADIANTADO EM LISBOA. E 06 EM BH.

    RECOMENDO A TODOS QUE PRECISO IR PARA PORTUGAL. ÓTIMA COMPANHIA.

  • Camila Britto

    Muito obrigada, sua avaliação do sobre sua experiência acaba de me deixar mais tranquila quanto a isso. Bjs

  • Andrew Bueno Piolli

    To pensando em encarar a TAP para o trecho SP-Roma-SP
    Em comparação com outras companhias é quase R$500 mais barato.

    Entre voar com prováveis portugueses chatos ou espanhóis, prefiro pelo menos entender tudo que vou ser xingado.

  • Clara

    Excelente voo e comida e tudo!

  • Renata

    tive uma experiência muito desagradável com a TAP Portugal
    No voo de ida, tudo normal. Porém percebi que os comissários de bordo não eram tão receptivos, e atendiam como se fosse um favor ( groçeras e de mal humor) ate Barac Obama é mais humilde. No voo de volta, na janta não havia mais opções. Ou eu pegava o que tinha sobrado, ou ficava sem. assim me falarão. Fui pedir informaçao ja no aeroporto a UMA aeromoça e vi que ela era tão mal educada que empurravam as pessoas. A TAP é péssima!Nunca tive boas experiencias e minhas amigas tambem não tiverão por isso já não voltarei a voar por esta companhia. Péssimo atendimento, a comida me sentó mal, Não aconselho!

  • disqus_pBdfTWrPox

    Constatei minha mala aberta ao chegar em SP.Chamei imediatamente um funcionário da TAp que se encontrava no setor de reclamações da retirada de bagagem,o qual levou a mala até a balança e constatou que minha mala que fora pesada com 30 kg se encontrava com 18 kg.Malandramente me forneceu email e SAC da TAP para que eu ligasse posteriormente.No que notei a manobra,insisti que se registrasse a ocorrência,coisa que eles são pelo visto instruídos a não fazer.Me furtaram roupas,bebidas,chocolates,tênis,óculos e eletrônicos.A mala se encontrava com cadeado e selada com plásticos,o que não impediu o furto.Depois disso,pesquisando,notei que é frequente o furto nos aeroportos de Portugal com várias notícias na Internet a respeito.Tive um prejuízo de mais de 8000 reais e a TAP teve a cara de pau de me oferecer US$150,00 em vale passagens.Ridículo!!!Não comprem passagens da TAP com STOPOVER em Portugal ou ou tal STOPOVER de 72 hs que eles oferecem para você conhecer o país,pois terão dor de cabeça na certa.

  • M Gianni

    Oi, próximo mês viajarei com a TAP para a Europa e gostaria de saber se a companhia é exigente com as dimensões máximas da bagagem de mão (se ela possui aqueles medidores de bagagem como nas companhias Low Cost europeias), porque acho seus limites um pouco pequenos (55x40x20), e minha mala passa um pouco na altura, que é de somente 20cm. Será que terei problemas?

  • Ademar

    Depois de ler os comentários, vou reconsiderar minha decisão de dar preferência à TAP. Uma pena, gostaria de aproveitar aquela parada em Lisboa antes de seguir para o meu destino final.

  • Yago Rodrigues

    boa tarde pessoal, soube que ano passado (2016) a tap renovou sua frota, e ainda esta a espera de alguns A350. Estou a viajar com eles no final do ano, e gostaria de saber se realmente a frota melhorou e sem esses novos aviões virao ao Brasil! abc

  • Andre Cordeiro

    Bem eu posso lhes dizer, peçam a Deus para encontrar uma boa tripulação se forem viajar pela TAP. A minha ida para a França em julho de 2016 teve duas situações bem desagradáveis. Eu estava acomodando minhas coisas no armário em cima da poltrona e fui surpreendido com um comissário quase aos gritos e falando comigo muito rispidamente. Muita grosseria mesmo, ele entendeu que eu estava atrapalhando o corredor. E não havia ninguém querendo passar, eu estava bem lá atrás. A única pessoa que queria passar ali era ele e sua estupidez de cavalo. Depois eu fui ao banheiro e estava com um problema, e fui surpreendido depois com uma comissárias aos berros, dando tapas na porta com muita desenvoltura – voltei para minha cadeira e avião demorou ainda um BOM TEMPO para decolar, era cavalice portuguesa mesmo. A volta foi excelente e com tripulação maravilhosa e cordial. Bem você precisa ter sorte ok!!! Já viajei para muitos países e com muitas companhias – inclusive com a Etiopian Airlines e a Lufthansa – ambas com pessoal da tripulação muito gentil e educado. Mas estas coisas aqui relatadas realmente nunca tinha visto. Talvez porque sejamos brasileiros eles façam isto com a gente, se estivessem voando com canadenses etc, talvez o tratamento fosse bem outro. Eu sinceramente, nunca mais viajo nesta companhia, nem mesmo de graça. Se puder, FUJA DA TAP. E os comissários não eram pessoas mais velhas não, eram jovens. Eu acho que um comissário precisa fazer de tudo para não criar pânico, nervosismo entre as pessoas. Se alguém faz isto nestes voos da TAP é por irresponsabilidade unicamente sua. Tenho a mais absoluta certeza que não aprenderam isto nas escolas de aviação portuguesa. E aqui algumas pessoas falaram que eles classificam os voos para o Brasil de ROTA DO PIOLHO. QUE VERGONHA PARA ELES SABERMOS DISTO, PORQUE O BRASILEIRO É SEMPRE MUITO DELICADO (SALVO EXCEÇÕES) COM TODOS OS QUE AQUI CHEGAM.

  • Alessandra Prado

    Fiz uma viagem pela TAP/Lufthansa em 2010 de Guarulhos para Munique com escala em Lisboa. Voo pontual e confortável, boa comida e sem problemas. De lá pra cá já voei de Lufthansa, Swiss, KLM, Air Berlim, TAM e Ibéria. Nunca tive problemas em nenhuma delas, nem com bagagem. Mas o avião da Ibéria era muuuuuito velho, mas chegou ao seu destinho. E na minha última viagem pela TAM/Air Berlim, com escala em Frankfurt, todas as minhas malas chegaram violadas, mas não faltava nada dentro delas, bem estranho! Optei por um novo voo pela TAP pela seguinte razão: É uma das poucas companhias em que é possível comprar voo só de ida sem pagar “ida-e-volta” e como meu filho de 5 anos precisará voltar sozinho para Berlim, é também uma das únicas companhias que aceita reserva de menor desacompanhado pagando uma bagatela de 100 Euros. Na verdade viajar de avião é uma loteria.

  • Nedi Ropke

    Esta na hora de uma avaliação mais recente. A TAP mudou bastante!

  • Henrique

    Infelizmente, a qualidade e o preços da TAP pioraram após a fusão com a Cia Brasileira Azul.

  • Fabiane De Carvalho De Oliveir

    Fiz uma viagem pela Tap em 2013, de Brasília para Lisboa, foi uma ótima viagem. Voo tranquilo,pontual, serviço de bordo e entretenimento satisfatórios, e a comida era boa!

  • iVONE hOFFMANN

    Ja viajei pela Tap e gostei muito, viagem tranquila, muita simpatia!!!

  • João

    Oi Renato, você tem razão em reclamar quanto ao serviço recebido, mas quanto ao avião e assento nem tanto, a classe executiva intra-Europa é exatamente como a descrita por você em quase todas as rotas e cias: mesmo assento da econômica, apenas com o meio bloqueado. Abraço!

    • Renato Silva

      Sim João, sei que em voos intra-Europa a classe executiva nunca é igual aos demais voos internacionais. Mas já voei em outras companhias aéreas em voos desse tipo em que as poltronas apresentavam um pouco mais de conforto. Então achei importante comentar também, pois a gente pagando mais caro, sempre espera um pouco mais. Já em relação ao serviço e ao tratamento… lamentável! Total decepção!!

  • Simao

    A TAP ( Tratamento Abominável aos Passageiros ), fechou seus 9 escritórios no Brasil e transferiu seu atendimento telefônico para o 0800 em Lisboa e deixa milhares de brasileiros sem acesso à Cia.

    Eu mesmo cheguei a ficar até 6,00 hs na espera telefônica e só consegui contato com a TAP após reclamar no Facebook.

    Depois de fazer reserva no site é impossível falar com a Cia pelo telefone, até para marcar lugares

    A TAP possue uma frota de sucateados A340 com 24 anos e A330, muitos dos quais, com mais de 17 anos, tirados de uso e deixados de voar pela TAM, SWISS, LUFTHANSA, AUSTRIAN AIR e comprados pela TAP.

    A maioria desses aviões da TAP possuem poltronas velhas, monitores com imagens borradas, sem sistema de áudio e vídeo on demand.

    A empresa é tão desrespeitosa que sequer responde às milhares de reclamações postadas por passageiros no Trip Advisor e no Reclame Aqui.
    Sao reclamações de clientes irados por terem marcado e pagos assentos com antecedência e ao embarcarem estavam em péssimos locais, bagagens extraviadas, péssimo atendimento do SAC , aviões velhos, atrasos, entretenimento a bordo e etc.

    Viajo há 10 anos com a TAP e nunca vi a empresa nessas condicoes tão precárias, parece até que está prestes a quebrar

  • Simao

    A TAP ( Tratamento Abominável aos Passageiros ), fechou seus 9 escritórios no Brasil e transferiu seu atendimento telefônico para o 0800 em Lisboa e deixa milhares de brasileiros sem acesso à Cia.

    Eu mesmo cheguei a ficar até 6,00 hs na espera telefônica e só consegui contato com a TAP após reclamar no Facebook.

    Depois de fazer reserva no site é impossível falar com a Cia pelo telefone, até para marcar lugares

    A TAP possue uma frota de sucateados A340 com 24 anos e A330, muitos dos quais, com mais de 17 anos, tirados de uso e deixados de voar pela TAM, SWISS, LUFTHANSA, AUSTRIAN AIR e comprados pela TAP.

    A maioria desses aviões da TAP possuem poltronas velhas, monitores com imagens borradas, sem sistema de áudio e vídeo on demand.

    A empresa é tão desrespeitosa que sequer responde às milhares de reclamações postadas por passageiros no Trip Advisor e no Reclame Aqui.
    Sao reclamações de clientes irados por terem marcado e pagos assentos com antecedência e ao embarcarem estavam em péssimos locais, bagagens extraviadas, péssimo atendimento do SAC , aviões velhos, atrasos, entretenimento a bordo e etc.

    Viajo há 10 anos com a TAP e nunca vi a empresa nessas condições.