Como é voar na TAP

Denis Carvalho 4 · novembro · 2011

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A TAP é a maior companhia aérea portuguesa e uma das três empresas estrangeiras que mais voos têm para o Brasil. A cada ano, muitos brasileiros chegam à Europa por meio da companhia que oferece voos para Lisboa e de lá conexões para diversos países. Além da vantagem do idioma, a empresa é membro da Star Alliance e tem parceria de venda de passagens com a TAM, a maior empresa nacional. Foi por esta parceria que a leitora Fabiana Cherubim Bortoleto comprou suas passagens para Portugal pela TAP, que resultou na avaliação da empresa. Embarque com ela nesta jornada e descubra os serviços oferecidos pela empresa:

Adoro o Melhores Destinos, curto a página no Facebook e também sigo no Twitter. Suas dicas e avaliações de empresas aéreas me fizeram pesquisar muito quais companhias eu iria utilizar na minha viagem para a Europa durante os meses de junho, julho e agosto deste ano (2011). Demorei um pouco para escrever, pois cheguei ao Brasil e, como sempre, as coisas deixadas pra trás bateram na minha porte e tive que resolver tudo que tinha deixado antes de seguir viagem no dia 16 de junho. Bom, parando um pouco a enrolação, segue a minha avaliação da TAP nos voos que fiz de Campinas a Lisboa e vice-versa, em classe econômica, respectivamente dias 16 de junho e 4 de agosto de 2011.

Acabei preferindo a TAP por vários motivos, já que como estava indo para a França fazer um curso de um mês e após iria fazer um mochilão de 21 dias pela Europa, quis passar o final de semana antes do início do curso em alguma cidade para conhecer. Minha primeira opção era Barcelona, pois tinha lido as análises sobre a Singapore Airlines e o preço dela estava muito atrativo. Entretanto, não consegui comprar a passagem no site deles (depois de oito tentativas) e fui procurar alternativas para meu objetivo. A maioria das companhias que saem do Brasil cujo preço é atrativo vão direto ou para Paris (opção que eu não desejava, pois já iria passar um mês na cidade) ou Madri (cidade que estava no planejamento durante o mochilão, então entrar na Europa por lá não era uma opção).

Depois dessa ponderação, encontrei uma passagem no site da TAM para voar pela TAP (acredito que a TAM venda passagens da TAP por conta da Star Alliance) indo para Lisboa (aliás essa viagem para Lisboa merece outro post, pois eu AMEI a cidade) que atendeu todos os meus objetivos iniciais.
Vamos à avaliação:

Compra

A compra pelo site da TAM foi tranquila, pude marcar as poltronas direto no site e o pagamento foi rapidamente processado. Só tive um inconveniente: consegui parcelar a passagem em seis vezes direto no site, só que três meses depois, quando estava comprando uma passagem da Air Canadá nas mesmas condições que a passagem da TAP, tive uma surpresa: não consegui parcelar a passagem da AC e a atendente da TAM me informou que eu só consegui parcelar a passagem da TAP por um erro do sistema, o que eu achei um total desrespeito com o cliente.

Check-in

Optei por fazer o check-in online por causa do tempo de espera no aeroporto e também porque é uma garantia que você vai embarcar (na conclusão eu comentarei melhor o porquê de eu aconselhar a todos fazer o check-in online, principalmente na TAP). Tive uma grande surpresa e um grande nervosismo ao fazer o check-in da ida, pois não tinha informações de qual site eu deveria fazer: se no da TAM ou no da TAP. Entrei primeiramente no site da TAM, tentei fazer o check-in e apareceu uma imagem de que eu não tinha reservas para aquele voo em questão!!! Nossa eu nunca fiquei tão nervosa na minha vida! Ai, por instinto, entrei no site da TAP enquanto aguardava o atendimento por telefone da TAM e assim consegui visualizar minha reserva e fazer o check-in normalmente. Lógico que na volta, em Lisboa, realizei os procedimentos sem nenhum problema na internet.

Embarque

O embarque em Viracopos foi super tranqüilo. Levei impresso meu cartão de embarque (recomendação obrigatória durante o momento do check-in) e eles me deram outro cartão, despacharam minha bagagem e fiquei esperando meu horário de entrar na sala de embarque de Viracopos. Passei por todos os procedimentos e entrei na sala de embarque, aí tive a informação de que o voo previsto para 22h40 iria atrasar no mínimo 45 minutos. O voo acabou atrasando somente um pouco a mais, o embarque no avião ocorreu normalmente e às 23h22 estávamos decolando.
No retorno, o embarque também atrasou, pois ocorreu overbooking no voo. Pelo que eu percebi, as pessoas que estavam de fora fizeram check-in no balcão e não na internet. Mas tirando esse incidente, o embarque também aconteceu tranquilamente em Lisboa com 33 minutos de atraso. Aliás, o aeroporto de Lisboa merece também uma análise a parte, pois eu fiquei impressionada (ok fiquei impressionada com os aeroportos de todos os países pelos quais eu passei).

Aviões

O voo TP4198 VCP-LIS foi feito por um Airbus A330-200 na configuração 2-4-2 com um espaço normal entre as poltronas, por isso acabei escolhendo corredor para pelo menos ter um pouco mais de conforto na classe econômica. O voo TP4199 LIS-VCP também foi feito pro um Airbus A330-200 na configuração 2-4-2 num voo diurno na maior parte do tempo.

Serviço de Bordo

A comida servida durante os dois voos foi muito boa, tendo opções entre massa e carne, fora a opção de bebidas e a qualquer momento pude solicitar água e outras coisas. Essas fotos foram do jantar e do café da manhã servidos no voo VCP-LIS. O almoço e o lanche servidos no voo LIS-VCP eu não fotografei pois estava muito cansada e não via a hora de chegar ao Brasil, fico devendo!

Os comissários do voo de ida eram todos portugueses – muito simpáticos e atenciosos. Reparei que são todos mais velhos e agem como se fossem pais e mães em algumas situações, o que eu achei bem interessante. Na volta, somente um dos comissários era brasileiro, os outros também portugueses, porém uma das comissárias foi um pouco estúpida quando eu estava, por descuido, com o cobertor no corredor e ela quase tropeçou, mas não são situações corriqueiras, acredito eu.
Nos voos são oferecidos cobertores, travesseiros, fones de ouvido e lenços para limpar as mãos, nada além disso.

Entretenimento

A TAP oferece telas individuais em seus aviões com conteúdo on demand e todas têm controles individuais para jogos (no caso das crianças como eu hehehehe). Adorei a seleção de filmes e rádios, além da minha surpresa por ter alguns episódios de seriados disponíveis também (tinha Glee). Só senti falta talvez de uma entrada USB, caso quisesse plugar meu iPhone ou um pen drive para assistir meus próprios vídeos.

Conclusão

Com certeza voaria na TAP novamente. Os preços que ela pratica são bons e a qualidade do atendimento com certeza é muito boa. A única recomendação que faço é a questão do check-in online, pois além de ser uma comodidade é com certeza uma garantia de que você irá embarcar no voo que você pagou e reservou. A TAP também é interessante para os brasileiros que não falam inglês, pois sempre haverá alguém para atendê-los em português.

Além disso, a opção de fazer esse voo por Campinas com certeza é interessante para os passageiros do interior de São Paulo, que conseguem assim fugir do caos de Guarulhos. Entretanto, faço aqui algumas ressalvas quanto a Viracopos para voos internacionais: sei que estão no começo, porém enquanto a estrutura para embarque/desembarque do aeroporto não for melhorada e a construção do free shop não for concluída, acredito que outras companhias não irão fazer voos para este aeroporto. Fico feliz pela iniciativa da TAP de trazer esse voo diário para o interior.

Agradecemos a Fabiana por essa excelente avaliação que certamente será bastante útil para os demais leitores. E você? Já voou pela TAP? Tem alguma dica sobre a empresa? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Se quiser fazer uma avaliação de alguma empresa aérea ainda não avaliada aqui no Melhores Destinos entre em contato pelo e-mail contato@melhoresdestinos.com.br.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe