Como é voar na Portugália, a companhia regional da TAP

Marcel Bruzadin 17 · abril · 2015

Recebemos uma avaliação muito interessante do nosso leitor Daniel Rennó, que voou pela companhia Portugália em setembro de 2014, no trecho Barcelona – Porto. A companhia  iniciou suas operações em 1990, fazendo o trecho Lisboa – Porto. Desde então a companhia se destacou nos voos regionais de Portugal, no entanto, desde 2007 a companhia integrou o grupo TAP, realizando também voos internacionais no continente europeu. Hoje a Portugália conta com uma frota total de 14 aeronaves, variando entre modelos Embraer 145 (8 unidades) e Fokker 100 (6 unidades). Leia a avaliação completa do Daniel e saiba mais em como voar com essa companhia portuguesa.

Compra da passagem

Realizei a compra da minha passagem aérea pela internet ainda no Brasil, diretamente no site da TAP, junto com outros trechos na minha viagem. A Portugália não possui canal de vendas próprio para consumidores finais, ou seja, toda a venda é feita pela TAP. Não tive nenhum problema ou enfrentei qualquer dificuldade. Uma das vantagens de voar pela companhia é que o bilhete voado dá direito a milhas no programa Victoria.

avaliacao-portugalia

Aeroporto de Barcelona

O aeroporto de El Prat é grande, tem conexão com o transporte público da cidade e oferece diversas opções de compra, alimentação e lazer. Devido ao seu tamanho e a distância entre os terminais, cheguei ao local com uma antecedência maior. O metrô é interligado ao Terminal 2 e a maioria das companhias, entre elas a TAP e Portugália, estão no Terminal 1. A viagem no ônibus que liga os dois terminais leva cerca de 10 há 15 minutos, além do tempo de espera. O check-in foi feito no guichê da própria TAP, sem fila e de forma bastante rápida.

O voo

???????????????????????????????

Me sentei na poltrona 19A, a última fileira antes do banheiro. Na esquerda havia uma única fila de assentos e do outro lado havia duas. Apenas na fila da direita havia espaço disponível para colocar a bagagem de mão.

???????????????????????????????

O voo saiu com 50 minutos de atraso aproximadamente. Os passageiros foram avisados pelo sistema de som que havia 16 aeronaves na nossa frente para a decolagem, o que causou parte deste atraso.

???????????????????????????????

Durante o voo foi servido um lanche, refrigerante, suco e água (sem custos), nada além do que as demais companhias também oferecem. Quanto ao entretenimento a bordo, a única opção era a revista Up, também presente nos voos da companhia TAP.

???????????????????????????????

O voo até a cidade de Porto durou menos de duas horas e não pegamos turbulência em nenhum momento.

???????????????????????????????

Aeroporto do Porto

O aeroporto Francisco Sá Carneiro é o segundo mais movimentado de Portugal e já ganhou alguns prêmios na Europa na categoria “Aeroportos até 5 milhões de passageiros/ano”.  Peguei minha bagagem rapidamente e me dirigi ao saguão para pegar informações sobre a cidade e o transporte público. No saguão havia um stand com totens eletrônicos divulgando os pontos turísticos e as rotas do moderno metrô da cidade, que liga o aeroporto ao centro. Muito fácil e prático, principalmente para quem é recém chegado à cidade.

???????????????????????????????

Conclusão

Não vi problema nenhum em voar com a Portugália e voaria novamente devido ao bom atendimento, superior a outras companhias europeias em que já voei.

Muito obrigado ao Daniel Rennó pelo ótimo relato de viagem com a Portugália. Se você também já teve a oportunidade de voar pela companhia, deixe sua opinião nos comentários, ela servirá para ajudar outros viajantes.

Autor

Marcel Bruzadin - Marcel
  • Alice

    Em dezembro, eu voei Lisboa-Madrid pela Portugália e achei tranquilo no geral, concordo com a avaliação. O engraçado foi a reação dos passageiros, chegando de ônibus do terminal, ao se deparar com um avião tão pequeno! Todo mundo ficou muuuuito surpreso. Apesar disso, é um avião confortável para voos curtos.

  • Rodrigo

    Particularmente, detesto voar com aeronaves desse porte. Sempre me incomodo com os sacolejos e aqui em Porto Alegre é comum que a Avianca coloque o Fokker 100 nos vôos que vêm do Rio e SP.

    Quanto ao atraso, fico pensando até que ponto é culpa do aeroporto ou da companhia, visto que a mão da Portugália, TAP, é campeã em atrasos e eu mesmo já pude constatar isso numa viagem em que fiz vários vôos desta companhia.

  • Neto

    Deus me livre voar nesses aviões ! Frota extremamente velha, esses Fokker 100 têm um índice de acidentes enorme (lembram dos que caíram da Tam ?). Prefiro ir de trem ou com outras companhias aéreas, mesmo se for com conexão.

    • André

      Quem não tem cacife para voar de avião, fala mal porque é obrigado a viajar de ônibus ou táxi lotação.

    • Eduardo

      Em aviação a idade não significa muita coisa quando o assunto é segurança, pois o que conta na verdade é a manutenção preventiva das aeronaves. Se bem cuidada, uma aeronave pode voar para sempre.

    • eduardo

      Fokker 100 tem índices de acidentes enormes?? Vc só citou 1.
      Boeing já teve acidente, Airbus, Embraer….todos….não fale besteira e pesquise antes de dizer asneiras!!

    • Gabriel Pascoli

      O avião das fotos é um Embraer 145, muito bom por sinal, o mesmo que voava na Passaredo.

    • Eliezer Fonseca

      Neto… No Brasil o F100 ficou estigmatizado pelas ocorrências com a TAM nos anos 90, mas não é uma aeronave ruim não senhor. Já li matérias de pilotos sobre esse modelo, e é só elogios. O acidente mais grave com o F100 da TAM teve alguma situação envolvendo a conduta do comandante, e outras situações, segundo relatos, é de que na época a TAM era um tanto negligente na manutenção das aeronaves (chegaram a deixar um avião com pouco combustível, obrigando um pouso de emergência num pasto da região de Araçatuba). Com a OceanAir/Avianca não aconteceu praticamente nada com esse modelo, e na Europa ainda tem muitos deles voando, sem maiores problemas.

  • Lílian Borges

    Viajei pela TAP uma vez e, apesar de não ter tanta experiência com viagens na Europa, têm um atendimento exemplar. São simpáticos e realmente se destacam em comparação as outras empresas de lá. Não houve atraso, desvio de bagagem ou qualquer outro imprevisto.

  • Eduardo Carrá

    Já fui de Portugalia tb uma vez no trecho Lisboa-Porto, ida e volta. Tive um susto quando vi o avião e tomei outro quando entrei haha Realmente o tamanho pega você de surpresa, mas lembro q minha experiência também foi tranquila. E o aero do Porto é liiiiiindooooooo! <3

  • Patrícia Sartor

    Olá! Poderia me informar quantos quilos posso despachar sem custo? Vou de Porto a Madri.
    Obrigada!

  • Rodrigo Moises

    Estou a residir em Lisboa. Infelizmente a TAP e suas afiliadas estão no abismo em virtude do processo de privatização. Hoje mesmo era de esperar um amigo que viria do Brasil mas não pode embarcar, apesar do bilhete. Comunicaram uma greve dos dias 01 a 10 de maio, um horror. Sempre atrasam, pois as equipes tem de sair de um voo para entrar em outro. Um história que conhecemos na época da Vasp e Varig…
    A privatização irá ocorrer nos próximos meses, e as especulações é de que a Gol estaria na briga. Se for, melhor !

  • joão cavalheiro

    fiz esse voo, Porto a Barcelona em 2013, concordo co o Daniel, tudo muito bom am melhor estilo da TAP que é uma cia que eu gosto muito de voar

  • paulo

    Ihhhh…na última a tripulação dormiu de mais, esperei 40 minutos depois de ir para o autobus e o APU falho 2 vezes na partida até o comandante decidir ligar as turbinas com gerador auxiliar. 1:30 de atraso. Isso foi indo para Madrid. Na Volta por Valencia, perdemos a conexao para o Brasil e a TAP não fez nada para esperar. No voo que nos encaixaram a noite ai esperamos outros vindos de Paris ou Londres. TAP é muito bia para entrar na Europa, mas reze para nao seguir de portugalia

  • re178

    Bom saber! Vou voar com eles daqui a 2 semanas do Porto para Milão

  • Geane Carla

    Adoro viajar de TAP e desde que comecei nunca tive problema algum. Entre idas e vindas de 2008 pra cá foram já umas 12 viagens e todas tranquilas, sem atraso e surpresas com as bagagens. Uma única vez peguei uma tripulação terrível de antipáticos, mas aí foi super tranquilo, pq só foi pedir o livro de reclamações que eles começaram a me tratar a pão de ló. Tem que sempre fazer isso em qualquer lado. Sentiu que foi mal atendido, peça o livro de reclamações e relate tudo! Na Europa funciona!

  • Ana Gabriele

    Voei pela portugalia em outubro de 2014 em conexao lisboa- porto. Sai de salvador em voo tap e de lisboa a porto através da portugalia. Sinceramente me senti incomodada com o tamanho da aeronave. Embora não tenha demorado mais que 1h a viagem. A viagem foi tranquila, mas não houve conforto algum. Assentos são apertados, mas da pra surportar em um voo tão curto. Para outras distâncias… já não acho que essas aeros venha a servi.

  • João Cavalheiro também fiz esse mesmo trecho em 2010 e voei no Embraer, achei o espaço muito bom e a viagem muito tranquila!

  • Ricardo Araújo

    Fiz este trecho (Barcelona – Porto) em 2012 e o atendimento a bordo foi superior que em companhias e aeronaves maiores. Realmente se tem um susto quando vemos o tamanho da aeronave, mas rapidamente se acostuma com a situação. Voaria tranquilamente mais vezes nesta companhia e neste mesmo modelo de aeronave.

  • Don Kalima

    Muito bom o relato, parabéns. Porém, infelizmente, a aviação portuguesa beira o caos. Não acredito que a PGA ou a Transtornos Aéreos Portugueses (TAP) sobrevivam por muito tempo, os sindicatos estão matando as duas cias aéreas e não há qualquer interessado em comprar a TAP. Em breve, acredito eu, seu relato será histórico.

    • Miguel P

      Don, você se enganou totalmente, a TAP está bem e recomenda-se, ganhando prémios a nível internacional, pesquise e veja o quanto passou ao lado quando escreveu essas palavras.

  • Fabricio Moura

    No mês passado eu voei do Porto a Lisboa na Portugália. No mesmo ERJ145. Vôo tranquilo, mas não serviram nada, nem água.

  • Cleusa Rabelo

    CHEGUEI DA EUROPA SEMANA PASSADA. ADOREI A PORTUGALIA. ME SURPREENDEU. AS ATENDENTES SÃO SUPER AMAVEIS. LINDAS E EDUCADAS.
    O ASSENTO É BEM CONFORTAVEL. O ESPAÇO PARA PERNAS SUPER ESPAÇOSO.

    RECOMENDO A TODOS. FIZ O TRECHO PORTO-ROMA.