Como é voar na Pegasus Airlines, companhia low cost da Turquia

Redação 6 · maio · 2014

A Pegasus Airlines é uma companhia low cost low fare turca. Com sede no aeroporto Sabiha Gökçen em Istambul, ela opera voos para 97 destinos com frota de 52 aeronaves – 48 delas Boeing 737-800. Nosso leitor Emerson Lombardi voou com a companhia da Itália a Israel e aprovou os serviços, mesmo dentro do padrão low cost europeu. Acompanhe sua avaliação:

Pesquisei os melhores preços de passagens de Roma (FCO) para Tel Aviv (TLV) e, para o trecho de ida, a melhor oferta era da por mim desconhecida Pegasus Airlines. A compra foi realizada pelo site da companhia (flypgs.com) e paguei pouco mais de €100 pelo trecho. Uma bagagem para despachar de até 20kg e uma de mão de até 8 kg estão incluídas no valor do bilhete.

avaliacao-pegasus-airlines

Por tratar-se de uma companhia aérea turca, foi necessária uma conexão em Istambul. Com isso, foram duas experiências com a Air Pegaus: uma no voo PC536 (Roma FCO – Istambul SAW) e outra no PC779 (Istambul SAW – Tel Aviv TLV).

Check-in

Fiz o check-in pela internet e nesse momento me foram oferecidos serviços adicionais como a seleção de assento, compra de excesso de bagagem e da refeição, que tem até bolo de aniversário como opção.

Ao chegar ao aeroporto, fui ao guichê da Pegasus para despachar minha bagagem e o procedimento foi rápido, já que não havia fila. Fui informado que deveria pegar minha mala em Tel Aviv e colocaram uma tarja amarela bem chamativa indicando que se tratava de uma bagagem em conexão.

Pegasus-airline

Aeronave

Ambos os trechos foram realizados em Boeings 737-800. Apesar de a aeronave ser nova, o revestimento azul marinho que imitava couro fazia com que ela parecesse mais velha. Esse mesmo revestimento, aliado à ausência de ar-condicionado antes da decolagem, foi responsável por me fazer sentir muito calor até que estivéssemos no ar.

Pegasus-Airlines

A distância entre as fileiras fica no limite para quem tem 1,80 m. Meus joelhos por muito pouco não encostavam na cadeira da frente.Pegasus-Airlines

 

Serviço de bordo

Além de uma tripulação bem educada, um simpático vídeo com os procedimentos de segurança é transmitido pelas telas no teto do avião. No vídeo, todos os participantes são crianças, filhos de funcionários da Air Pegasus, vestidas de comissários de bordo, executivos, e até de piloto na cabine. O áudio original é em turco, mas há legendas em inglês. O vídeo sem as legendas está disponível na página da companhia no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=oQK2X4WOwh8).

Pegasus-Airlines

As mesmas telas ficam ligadas durante todo o voo, mostrando as informações do itinerário, com mapa, distância e tempo até o destino, temperatura e muita propaganda. A publicidade também está presente em grandes adesivos colados nas portas dos bagageiros.

???????????????????????????????

Uma revista de bordo, um catálogo de duty free e o cardápio do serviço de bordo ficam à disposição no bolso do assento à frente. Além de alimentos e bebidas, estão disponíveis mascotes de pelúcia da Pegasus, aeromodelos e outros brinquedos.

Pegasus-Airlines

Chegada

???????????????????????????????

Apesar de saírem com pequeno atraso, os dois voos chegaram no horário marcado. Em Tel Aviv, esperei na esteira até ter a desagradável certeza de que minha bagagem não havia chegado. O tempo de conexão em Istambul foi de mais de quatro horas, o que na minha opinião não justifica o extravio. Registrei a ocorrência junto à companhia aérea, que me pediu para aguardar três dias antes de ligar para saber sobre a situação da mala. Cheguei a Israel numa sexta-feira e minha bagagem foi entregue no hotel no domingo.

???????????????????????????????

Conclusão

A experiência nos dois trechos, que duraram entre duas e três horas, foi muito parecida e na minha opinião o serviço prestado pela Pegasus Airlines foi satisfatório.

Agradecemos ao Emerson por essa ótima avaliação que com certeza vai ser útil para muitos leitores que poderão optar ou não pela companhia turca. E você? Já voou com a Pegasus Airlines? Conte como foi sua experiência nos comentários! Quer saber mais sobre companhias de baixo custo? Não perca nosso Guia completo das low cost europeias!

 

Publicado por

Redação

redacao

  • Ronaldo

    Eu voei com a Pegasus em 2012 de Izmir para Londres, o serviço foi consistente, eu havia comprado um lanche durante a compra do bilhete aéreo, tudo saiu bem. A única chateação foi no aeroporto em Izmir, o sujeito do check-in queria de qualquer jeito que eu tivesse um visto para o Reino Unido, coisa que brasileiro não precisa, mesmo o meu passaporte contendo carimbos anteriores de entrada no Reino Unido como turista. Não teve jeito, depois de quase 20 min discutindo foi necessário chamar o supervisor do sujeito, o qual prontamente se desculpou pelo erro do funcionário do checkin.

  • Laura

    Nossa, viajarei de Pegasus do trecho Tel Aviv – Paris e estava super em dúvida. Fiquei muito mais tranquila agora!

  • Mariana

    Voei com a Pegasus em 2013 no trecho Londres – Istambul. Era um voo longo que acabou virando um pesadelo.
    Antes de comprar o ticket, que era bem mais barato que o da turkish, pesquisei comentarios sobre a compania, mas achei muito poucos e inconsitentes. Resolvi experimentar.
    Chegamos a noite no aeroporto e estavam com falta de energia, portanto o check in demorou para começar. Lá mesmo já tivemos problemas com aproximadamente 2kg de excesso de bagagem para cada uma. Nos fizeram abrir as malas e ficar trocando o conteudo de uma mala para a outra e pesamos umas 3 vezes cada. Isso pq o check-in estava atrasado e não tinha muito tempo para isso. Depois o funcionario queria nos cobrar um valor surreal pelos 2 kilos, uma vez que ja tinha emitido os bilhetes e colocado as etiquetas nas malas. esperto ele né? Com muito desespero de perder o voo, insistimos muito e saimos correndo pelo aeroporto.
    Queriamos receber o tax free do país, mas nao nos deixaram preencher os envelopes pq estavamos atrasadas.
    Isso tudo para que? O avião atrasou quase 2h para sair de Londres (Stanted airport) e tivemos que esperar sentadas dentro da aeronave.
    O voo então foi sem comentários. Nos colocaram na asa e a poltrona nao reclinava. Viajamos a noite toda acordadas e tensas pelas turbulências.
    Na hora do pouso, uma gritaria dentro do avião pq o impacto foi muito forte e o piloto deu uma freiada que quase batemos a cabeça na poltrona da frente.
    E para terminar perdemos nossa conexao para a Capadócia.
    A única coisa que posso dizer é que Pegasus nunca mais. O barato sai muito mais caro!

  • Newton Andrade

    Também voei com a Pegasus. Em janeiro deste ano (2014), fiz 4 voos, a saber: de Istambul (SAW) para Kayseri, de Kayseri para Istambul (SAW), de Istambul (SAW) para Izmir e de Izmir para Atenas. Como comprei os quatro voos juntos, pude levar até 20kg de bagagem de porão, além dos 8kg de mão, já que havia comprado também um trecho internacional. Ao chegar no aeroporto de Sabiha Gökcen para o primeiro trecho, a funcionária do check-in não queria me permitir a franquia mencionada, dizia que só tinha direito a 15kg por se tratar de um voo doméstico. Expliquei que tinha comprado 4 voos juntos e que um deles era internacional, o que me havia permitido a mesma franquia de 20kg em todos os trechos. Mostrei o e-mail de confirmação, mas ela não queria permitir de jeito nenhum. Até que falei com a sua supervisora, que estava a poucos metros, e, em menos de um minuto verificando no computador, ela confirmou a minha franquia. Então, liberaram os 20kg. Ora, pensei que no computador do balcão de check-in dispusessem da mesma informação de reserva que eu e a supervisora tinha. Bem, passado esse estresse, o embarque foi rápido e o voo foi pontual e tranquilo. Na volta de Kayseri a Istambul, uma densa névoa impossibilitava todas as decolagens. Tivemos que ir num voo mais tarde, mas fomos bem orientados e tratados – no entanto, vi que com alguns outros passageiros a coisa não foi tão simples assim. Os demais voos foram igualmente tranquilos e o serviço, tanto de bordo como de solo, foi eficiente. Havia lido antes, em algum lugar, que a Pegasus fazia parte de uma lista de piores companhias aéreas. Bem, não concordo. O que pude constatar é que, de fato, é uma low cost, mas os aviões eram relativamente novos (bem mais confortáveis que os da Ryanair, por exemplo) e o serviço não deixava a desejar. A Pegasus tem um programa de fidelização que recompensa com Liras Turcas ou Euros em créditos para voos ou usar em serviços, tal qual fazia a Azul. Inscrevi-me, mais por curiosidade, pois não poderia ser um passageiro frequente morando no Brasil (infelizmente!), contudo as (poucas é verdade) Liras Turcas foram creditadas de imediato após os voos. Pena que só valem por dois anos e acredito que não poderia usá-las antes disso. Em todo caso, não houve nenhum perrengue para inscrever-me sendo de outro país. O último voo, de Izmir a Atenas, foi o melhor – possivelmente por ser internacional – o avião era o mais novo de todos os demais em que havia estado voando com eles. Os horários disponíveis para os voos que necessitava eram ótimos (melhores do que os da Turkish) e o preço era muito bom (tarifa com super-desconto, que pode ser adquirida em promoções ou com antecedência), fatores que me levaram a escolher esta companhia aérea. Em tempo, éramos 3 passageiros voando juntos.

    • Clovis

      tem vergonha de ser BRASILEIRO vai morar em outro lugar

  • Paulo

    Estou no dilema de comprar ou não a passagem da Pegasus de Madrid para o sul da Rússia com conexão em Istambul depois dos comentários acima, franquia de bagagem vai ser fundamental pra mim e estou vendo que ela não é nem um pouco flexível!

  • Carina

    Voei com a Pegasus dois trechos internos na Turquia em 2012. Paguei uns 40% do preço da passagem da Turkish e a minha avaliação foi essa mesmo: serviço prestado compatível com o custo do bilhete!

  • JackFloripa

    Quando morei na Turquia voei de pegasus e curti. É voo low cost, mas super compensa.
    Turbulencia não depende de companhia aérea mas sim de instabilidades do tempo.
    Sem duvidas os voos da THY sao melhores mas pegasus vale muito a pena.
    Este final de semana tentei emitir um RT de AMS- IST e deu erro na compra. Nem recebi nada de confirmacao e tal. Por via das duvidas fui verificar e o debito foi feito no meu cartao de credito. Liguei na Pegasus e eles nao me encontram na lista de passageiros ou seja, tive que mandar e-mail para eles e estou aguadando resposta.

  • Vinicius

    Voei coma Pegasus em julho de 2013 de Istambul para Belgrado e de Belgrado para Istambul. A passagem foi ridiculamente barata, se comparada a Turkish, apenas 60€!
    Ambos os voos foram feitos em aviões bem velhos, especialmente na ida a Belgrado, no meio do voo um pedaço do teto/lâmpada caiu devido a turbulência.
    Achei as comissárias muito desagradáveis e sem postura, além de não falarem inglês. E o serviço de bordo, é inexistente, nem água serviram. Pedi em turco e me mostraram o cardápio, ou seja, até água precisava pagar.
    Algumas coisas me irritaram muito durante todo o processo, do check-in ao desembarque…
    1º) Comprei uma bagagem extra e no check-in não queriam autorizar o despacho da 2ª mala, aí depois de muito insistir e mostrar o comprovante de compra, liberaram;
    2º) O vídeo de segurança! Que coisa mais chata!!! Essas crianças até podem ser bonitinhas, mas o vídeo é péssimo e o volume estava muito alto;
    3º) Este é o principal ponto pra mim, mas pra mim, que não me organizei e evite o transito louco de Istambul ao máximo. Eles operam apenas em Sabiha, que fica no lado asiático de Istambul e longe de tudo! Se seu voo chega a Istambul a partir das 16h, você vai levar umas 2 ou até 4 horas para ir de Sabiha para Taksin (região central da cidade), tem muito tráfego e o wi-fi do ônibus não funciona direito. Se você se programar para todo esse tempo de deslocamento ou pegar um voo que chegue no final de semana ou fora do horário de rush, ok.
    Apesar de tudo, de uma forma geral, voltaria a voar com eles, o preço da passagem compensa muito!
    E uma dica, para quem vai voar dentro da Turquia (região da Capadócia, principalmente), super indico a Atlasjet!

  • jose roberto lacerda

    Voei de Istambul para Bucareste e deu tudo certo, pode ter sido sorte mas nao teno reclamaçoes

  • Nic

    Usei a pegasus em 2012, da Capadócia para Istambul e foi td bem tranquilo, serviço compatível com o preço. O que nos surpreendeu foi que compramos almoço junto com as passagens e a comida era maravilhosa! Quem quiser arriscar, vale a pena…

  • José Eduardo Avila

    Semana passada eu voei de Istambul para Ismir e foi tudo ótimo. Único registro é que eu e minha mulher tínhamos juntos um quilo de excesso e tivemos que tirá-lo da mala e colocar na bagagem de mão ou então pagar, o que era mais trabalhoso. Foi tudo simples, bom e tudo no horário.

  • Thiago Diniz

    Vou fazer o trecho Telaviv-Roma com conexão em Istambul em 7 dias. Deus abençoe minha bagagem.

  • barbara

    viajei de istambul a izmir tranquilamente, mas o meu voo de izmir para capadocia foi cancelado e fui so saber qdo fui despachar as malas. nao deram nenhuma justificativa e so deram a opçao de reembolsar a passagem ou esperar o voo do outro dia. entao para nao perder o hotel do outro dia tive que comprar passagem de outra companhia q ficou 4 vezes mais caro.
    em capadocia cancelaram de novo o voo, mas neste foi por causa da tempestade de neve. mas msm assim nao recebi nada pelos cancelamentos e perdas que tive.

  • Fábio Wagner

    Boa noite! Estou verificando passagens com a Pegasus para viagens entre países da Europa e lá no site consta “Bagagem: 20kg”, porém não dá para entender direito: estes 20kg são para bagagens despachadas? Ou seja, fora este peso ainda teria direito a uma bagagem de mão?

  • André França

    Voei com eles em Outubro de 2015, de Frankfurt para Istambul, Horrível! melhor pagar um pouco mais e ir com a Turkish que é maravilhosa! Começou mesmo antes do dia da viagem, cheguei do Brasil na Alemanha as 10:00 meu voo com a pegasus saia as 14:00, cancelaram, e me colocaram no voo deles das 19:00, sem nenhuma compensação, nem uma garrafa d’água! no check-in a funcionário super estúpida, querendo ver meu visto pra turquia, mandei ela estudar o TIMATIC (sistema de verificação de visto das cias aéreas) depois de conversar com o supervisor dela, me liberou! fora que ela implicou pelo fato de eu ter assento reservado sem pagar, se eles cancelam meu voo e apareço com assento reservado, sorte a minha né? affs… O voo atrasou uma hora, foi tranquilo mas bem turbulento, e o pouso como o do colega debaixo, foi bem tenso, eles descem com força total alí e salve-se quem puder…. o avião ainda estava taxiando e todos de pé, os comissários gritando no aúdio, bem zorra total…