Como é voar na nova classe executiva Business Xtra da Azul dos EUA para o Brasil

Redação 11 · dezembro · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Como vocês companharam aqui no MD, a Azul lançou em outubro o novo interior de seus Airbus A330. Entre as novidades apresentadas da nova executiva, batizada de Business Xtra, com poltronas que reclinam 180 graus. Hoje trazemos uma avaliação dessa nova classe, apresentada pelo leitor Rui Roselino, que voou de Fort Lauderdale na Flórida até Campinas com a nova configuração interna.

Confira como é voar na classe Azul Xtra Business e veja se vale a pena voar com todos os mimos que a nova executiva da Azul oferece. Se você também já teve a oportunidade de voar nessa classe com a companhia, não esqueça de deixar seus comentários ao final do post.

como-e-voar-business-azul-report

Introdução

Embarquei dia 30 de novembro de 2015 com destino a Fort Lauderdale e neste trecho de ida, viajei na Economy Xtra, classe que conta com mais espaço, somando 86 cm entre as poltronas reclináveis. No entanto, nessa avaliação vou tratar somente do voo de volta, no trecho de Fort Lauderdale até o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, que voei na classe Azul Xtra Business.

Estive em Fort Lauderdale a trabalho, porém, o que o mais despertou nessa viagem, foi o fato de conhecer o novo interior das aeronaves da Azul, afinal esta companhia foi recentemente eleita a melhor para voos domésticos e no trecho internacional esta a frente da TAM, Copa, American Airlines e GOL.

Check-in

Esse voo de volta para Campinas se inicia com a apresentação no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale pelo Terminal 3, de onde todos os voos da Azul partem.

Às 16:35 me apresentei na fila de check-in do aeroporto e após 15 minutos de aguardo, fui atendido pela funcionária da companhia para despachar as malas. Cinco minutos após me apresentar apenas com meu passaporte e 2 bagagens para despachar a funcionária finaliza meu atendimento e me informa que fui beneficiado por um upgrade e que neste trecho voaria na classe Xtra Business.

como-e-voar-executiva-azul-05

Finalizado o atendimento, me dirigi para procedimentos legais de controle de imigração e segurança, que foi rápido e sem maiores problemas.

Nessa ocasião observei um aeroporto com poucas opções de lojas e o Duty Free de tamanho ínfimo, vale a pena anotar essa dica se estiver com intenção de compras.

Embarque

Segui adiante até o portão E8, de onde partem os voos da Azul. Pontualmente às 18:00 a chamada para o embarque foi realizada, seguindo as prioridades para os passageiros da Business, Tudo Azul Diamante e Safira, cartões de crédito Tudo Azul Platinum e por fim os clientes da classe econômica.

como-e-voar-executiva-azul-07

Dez minutos após embarque, fomos recebidos com um welcome drink, em que nos ofereceram espumante, suco e água, acompanhados de um seleção de nozes e castanhas. Em seguida recebemos nossos amenities e fones de ouvido.

O amenity kit por sinal, era simples, porém bem completo. Assinado pelo Institut Karité de Paris traz tapa olhos, meia antiderrapante, pente, protetores de ouvido, escova de dentes, uma caneta, além de protetor labial, creme para o corpo e body splash refrescante. O fone de ouvido com redutor de ruídos também é oferecido.

como-e-voar-executiva-azul-01

O Voo

Logo após a decolagem uma das comissárias nos comunicou que devido a uma falha não haveria a entrega dos cardápios e que o mesmo seria nos apresentado de forma verbal, desta forma não tenho como apresentar todos os pratos em detalhes, os vinhos e outras bebidas.

Ainda neste momento constatei que estava com dificuldade de acesso ao sistema de entretenimento e solicitei auxílio. Reset do sistema efetuado e o monitor não apresentou mais problemas.

como-e-voar-executiva-azul-09

A Azul tem duas formas de servir as refeições, o passageiro pode optar pelo serviço expresso, onde entrada e pratos principais são oferecidos juntos, ou o modo à francesa, onde cada prato e servido individualmente e a seu tempo.

Dentre as opções de refeição, optei por rosbife com molho de chimichurri como entrada, Frango com crosta e quinoa e legumes como prato principal e suco de maçã. Para a sobremesa, sorvete de baunilha com calda de chocolate.

A apresentação da bandeja era ótima, tendo como guarnição um papel tolha de tecido e saleiro-pimenteiro nas cores verde amarelo e os talheres envoltos com as pulseiras do Senhor do Bonfim. Talheres em metal com identificação da companhia aérea e copos de vidro.

como-e-voar-executiva-azul-08

Em seguida comecei a explorar as funcionalidades do assento, bem como o conteúdo do bolsão. A poltrona apresenta 3 posições pré-definidas de reclino, além disso o passageiro pode personalizar para aquela que for mais confortável através de outros comandos no braço. Existe também a função de massagem lombar. Para quem viaja com notebook ou gadgets como iPads ou smartphones, a poltrona dispõe ainda de uma tomada elétrica e entrada USB universal.

Entretenimento de Bordo

Como material de leitura havia apenas a revista de bordo com o tema principal Punta del Este, entretanto, causou boa impressão a iluminação da cabine, agradável aos olhos e repousante.

como-e-voar-executiva-azul-11

A classe Business Xtra conta com um sistema de entretenimento de bordo com uma tela de aproximadamente 7″ com controle remoto com teclado QWERTY, localizado na própria poltrona e podemos consultar o que desejamos fazer utilizando a função touch screen ou através do controle. Tentei assistir algum filme, mas o cansaço era tanto que dormi poucos minutos após o jantar.

como-e-voar-executiva-azul-10

O sistema de entretenimento conta com diversos filmes, como a série “Identidade Bourne”, “Dama de Ferro”, “Truque de Mestre” e tantos outros títulos. Jogos, kids e playlists musicais completam a tela de entretenimento. Adicional a esse sistema, há também um acompanhamento do voo em tempo real com câmera e informações sobre terreno em 3D, velocidades, altitude entre outros.

Por volta das 2 da manhã nos serviram o café da manhã, onde optei por refeição fria. Em seguida nos ofereceram uma caixa com bombom Rafarillo. Pouco tempo depois os comissários solicitaram que colocássemos as poltronas em posição vertical, o procedimento de pouso estava em andamento. Em alguns minutos nossa aeronave pousava no Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, totalizando 07h40 de voo.

como-e-voar-executiva-azul-04

Desembarque

Ainda que identificado com priority nas minhas bagagens, tive uma das minhas unidade sendo entregue entre as últimas. Controle imigratório e de alfandega tranquilos, passei pelo Duty Free mas assim como no aeroporto de Fort Lauderdale, nada me interessou. Antecipei meu voo, despachei novamente minhas malas com destino a Ribeirão Preto e segui para pegar o traslado entre terminais.

Conclusão

Identifiquei o serviço com qualidade superior as minhas expectativas, ainda que essa tenha sido minha primeira oportunidade em classe executiva. Recomendo muito a Azul pelo atendimento, pontualidade, regularidade, entretenimento, serviço de bordo e qualidade do interior nas novas aeronaves.

Autor

Redação - redacao