Como é voar na LAN – segunda avaliação

Denis Carvalho 6 · agosto · 2014

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A companhia chilena LAN se tornou muito próxima dos brasileiros após a fusão com a TAM. Juntas elas formam a Latam, o maior grupo aéreo da América do Sul. O desafio agora, segundo tem afirmado a direção do grupo, é fazer com que as duas companhias tenham padrão de serviço similar – o que na prática significa melhorar a experiência dos passageiros na TAM. Nosso leitor Fernando Luis Agnes conferiu os serviços da companhia chilena e não ficou decepcionado. Veja como foram os dois voos durante sua viagem aos Estados Unidos: 

Inicialmente quero destacar que esta foi a segunda viagem que fiz em menos de cinco meses para os Estados Unidos e ambas ocorreram graças a condições promocionais que foram divulgadas aqui no Melhores Destinos. Isto não é apenas um reconhecimento ao serviço prestado pelo site, mas uma forma de demostrar o quão útil e confiável são as informações aqui contidas, já viajei mais vezes e para mais destinos no passado, mas nunca paguei tão barato para viajar!!! Isso faz com que eu não seja somente um leitor diário do MD mas também um divulgador do trabalho realizado por vocês… meus parabéns e obrigado!

avaliacao-LAN

Bem, falando sobre a viagem… viajei a Miami/Orlando e tive a idéia de enviar esta avaliação a vocês pelo fato de ter utilizado três companhias aéreas diferentes em apenas uma viagem (TAM, LAN e American Airlines), e realmente fiquei surpreendido com os serviços prestados pela LAN. Como disse anteriormente, consegui uma super promoção divulgada pelo MD aqui no ano passado, porém, para aproveitar esta condição eu teria que realizar uma viagem um pouco mais longa (o que não é problema para os admiradores de aviação e tudo que engloba este universo).

Peguei a LAN em 2 trechos:

SANTIAGO (SCL) – MIAMI (MIA)
10:20 PM – 05:05 AM
LAN LA500 – OPERADO COM BOEING 767-300

LIMA (LIM) – SÃO PAULO (GRU)
08:50 AM – 03:40 PM
LAN LA2767 – OPERADO COM BOEING 767-300

Compra
Sobre a compra, como dito anteriormente, a condição foi vista aqui no Melhores Destinos. A compra poderia ter sido feita via site da companhia ou sites de viagens como o Submarino Viagens, mas optei por consultar uma agente de viagens de minha confiança que prontamente me atendeu e conseguiu o pacote com preço promocional assim como os hotéis e aluguel de carro.

Cabe aqui uma observação aos leitores e interessados: pelo que notei as companhias aéreas colocam poucas passagens por voo a preço promocional. Digo isso pois um amigo meu comprou a passagem alguns minutos antes de mim e quando fui comprar a passagem para o mesmo voo que ele pegou já não consegui o preço especial, tendo então que pegar um voo diferente. Ou seja, se você verificar alguma condição especial aqui que lhe agrade, corra!!! Certamente estas passagens esgotarão em horas ou até minutos.

O preço foi fantástico, paguei em torno de R$ 1.000,00 pelas passagens + taxas de embarque! Nota 10!

Check-in e embarque

Em ambos aeroportos (Santiago e Lima) não tive a necessidade de fazer check-in pois apenas realizei a conexão para outro voo, mas quando o fiz no Brasil e em Miami não tive maiores dificuldades. Os terminais de autoatendimento facilitam e agilizam a emissão dos cartões de embarque.

avaliacao-LAN-13

Os embarques foram pontuais e organizados por fileiras o que facilita e evita tumulto dentro da aeronave (coisa que não foi realizada pela American Airlines – uma bagunça lamentável!). Desde a recepção no portão de embarque notei a diferença no atendimento dos profissionais da LAN, todos educados e simpáticos. Outro ponto que pude constatar foi a pontualidade do voo, que saiu e chegou exatamente no horário programado. Nota 10!

Avião

Os dois trechos que fiz pela LAN foram operados com jatos Boeing 767-300, em uma configuração na classe econômica de 2-3-2. Ao entrar no avião, me surpreendi com a qualidade e conservação da aeronave – nos dois trechos que peguei pareciam muito novas.

avaliacao-LAN-03

A cordialidade da tripulação e limpeza da aeronave também merecem destaques. O espaço entre as poltronas era razoável (não sou parâmetro para isso pois tenho 1,88 m), mas consegui me acomodar e relaxar. Nota 10!

Serviço

O serviço de bordo da LAN foi excelente. As comissárias foram simpáticas e receptivas e todos os pedidos que fiz foram prontamente atendidos. Os avisos dados pelo comandante eram feitos em inglês e espanhol, mas nada que atrapalhe os brasileiros, esforçando-se um pouco entendia-se perfeitamente o que era dito em espanhol, e as próprias comissárias preocupavam-se em te entender como também em serem entendidas.

avaliacao-LAN-09

Ainda, durante o voo foram distribuídos travesseiros, mantas, fones de ouvido, kits de higiene e tapa-olhos para o primeiro voo que foi noturno. Fiquei feliz que os fones de ouvido funcionaram!!! Em outras companhias já tive experiências desagradáveis com isso. Nota 10!

Refeições

Quanto às refeições servidas, acabei apenas registrando a do voo de volta (Lima – São Paulo). Como era um voo matinal, nos foi servido um café da manhã com frutas picadas, um pãozinho acompanhado de uma omelete quentinha e mais um bolinho que estava muito gostoso.

avaliacao-LAN-07

A refeição demorou um pouco a ser servida, talvez por isso tenham nos servido apenas uma vez. Digo isso pois o tempo de voo comportava duas refeições, visto que chegamos somente às 15:40 em São Paulo (embora saibamos que há uma diferença de fuso, ainda assim o voo foi longo).

Gostei também das opções de bebida. Além das tradicionais, nos foram oferecidos vinhos (brancos e tintos). Em ambos os voos os talhares eram de metal. Nota: 8 para comida e 10 para bebida.

Entretenimento

Sobre o entretenimento, posso dizer que as duas aeronaves que peguei possuíam sistemas de entretenimento com telas touch screen e controle remoto individual. O sistema oferecia uma diversidade de filmes, seriados, documentários, musicas, jogos, informações do voo entre outros, o que fez com que a viagem fosse mais rápida e divertida.

avaliacao-LAN-05

Achei muito bacana também que as aeromoças ofereceram logo ao entrar na aeronave algumas opções de jornais, o que me agradou pois retornei ao Brasil já sabendo as notícias do dia! Nota 10!

avaliacao-LAN-06

 

 

 

Incidentes

O fato lamentável de minha viagem em nada tem a ver com a LAN. Mas acho muito válido realizar este comentário aqui. Fiquei incrédulo com o caos que assola o principal aeroporto do Brasil, após passar por outros dois aeroportos (Miami – que é um exemplo de organização e modernidade – e Lima – que também me surpreendeu positivamente em sua organização) cheguei a Guarulhos e me deparei com um aeroporto lotado, com problemas no sistema de ar condicionado (estava quase mais quente dentro do que fora), demoras para redespachar as babagens pois as esteiras estavam quebradas, falta de tomadas nas salas de embarque onde centenas de pessoas disputavam espaço em uma torre com não mais de 10 tomadas.

Não bastando isso, meu voo para POA que estava previsto para as 19:40 somente partiu às 21:45 pelo simples fato de que não havia espaço físico no pátio para comportar inúmeros voos e aeronaves.

Conclusão

Posso afirmar com toda a certeza que voltaria a utilizar a companhia. Afirmo isso pois já utilizei outras companhias aéreas, mas nenhuma mostrou tanta regularidade como a LAN, todos os quesitos avaliados aqui foram positivos.

Acredito que o ponto forte da LAN frente a outras companhias que já utilizei são as aeronaves que são novas e com ótimo entretenimento a bordo, bem como o atendimento cordial prestado pelos comissários. Fico otimista com a fusão realizada entre LAN e TAM, acredito que esta nova parceira poderá agregar ainda mais qualidade à companhia brasileira.

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Existem grandes possibilidades de eu utilizar a LAN novamente, como leitor do MD sempre procurarei as melhores oportunidades, mas se for possível novamente conseguir um bom preço com a LAN, darei prioridade a esta companhia.

 

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe