Como é voar na LAN – segunda avaliação

Denis Carvalho 6 · agosto · 2014

A companhia chilena LAN se tornou muito próxima dos brasileiros após a fusão com a TAM. Juntas elas formam a Latam, o maior grupo aéreo da América do Sul. O desafio agora, segundo tem afirmado a direção do grupo, é fazer com que as duas companhias tenham padrão de serviço similar – o que na prática significa melhorar a experiência dos passageiros na TAM. Nosso leitor Fernando Luis Agnes conferiu os serviços da companhia chilena e não ficou decepcionado. Veja como foram os dois voos durante sua viagem aos Estados Unidos: 

Inicialmente quero destacar que esta foi a segunda viagem que fiz em menos de cinco meses para os Estados Unidos e ambas ocorreram graças a condições promocionais que foram divulgadas aqui no Melhores Destinos. Isto não é apenas um reconhecimento ao serviço prestado pelo site, mas uma forma de demostrar o quão útil e confiável são as informações aqui contidas, já viajei mais vezes e para mais destinos no passado, mas nunca paguei tão barato para viajar!!! Isso faz com que eu não seja somente um leitor diário do MD mas também um divulgador do trabalho realizado por vocês… meus parabéns e obrigado!

avaliacao-LAN

Bem, falando sobre a viagem… viajei a Miami/Orlando e tive a idéia de enviar esta avaliação a vocês pelo fato de ter utilizado três companhias aéreas diferentes em apenas uma viagem (TAM, LAN e American Airlines), e realmente fiquei surpreendido com os serviços prestados pela LAN. Como disse anteriormente, consegui uma super promoção divulgada pelo MD aqui no ano passado, porém, para aproveitar esta condição eu teria que realizar uma viagem um pouco mais longa (o que não é problema para os admiradores de aviação e tudo que engloba este universo).

Peguei a LAN em 2 trechos:

SANTIAGO (SCL) – MIAMI (MIA)
10:20 PM – 05:05 AM
LAN LA500 – OPERADO COM BOEING 767-300

LIMA (LIM) – SÃO PAULO (GRU)
08:50 AM – 03:40 PM
LAN LA2767 – OPERADO COM BOEING 767-300

Compra
Sobre a compra, como dito anteriormente, a condição foi vista aqui no Melhores Destinos. A compra poderia ter sido feita via site da companhia ou sites de viagens como o Submarino Viagens, mas optei por consultar uma agente de viagens de minha confiança que prontamente me atendeu e conseguiu o pacote com preço promocional assim como os hotéis e aluguel de carro.

Cabe aqui uma observação aos leitores e interessados: pelo que notei as companhias aéreas colocam poucas passagens por voo a preço promocional. Digo isso pois um amigo meu comprou a passagem alguns minutos antes de mim e quando fui comprar a passagem para o mesmo voo que ele pegou já não consegui o preço especial, tendo então que pegar um voo diferente. Ou seja, se você verificar alguma condição especial aqui que lhe agrade, corra!!! Certamente estas passagens esgotarão em horas ou até minutos.

O preço foi fantástico, paguei em torno de R$ 1.000,00 pelas passagens + taxas de embarque! Nota 10!

Check-in e embarque

Em ambos aeroportos (Santiago e Lima) não tive a necessidade de fazer check-in pois apenas realizei a conexão para outro voo, mas quando o fiz no Brasil e em Miami não tive maiores dificuldades. Os terminais de autoatendimento facilitam e agilizam a emissão dos cartões de embarque.

avaliacao-LAN-13

Os embarques foram pontuais e organizados por fileiras o que facilita e evita tumulto dentro da aeronave (coisa que não foi realizada pela American Airlines – uma bagunça lamentável!). Desde a recepção no portão de embarque notei a diferença no atendimento dos profissionais da LAN, todos educados e simpáticos. Outro ponto que pude constatar foi a pontualidade do voo, que saiu e chegou exatamente no horário programado. Nota 10!

Avião

Os dois trechos que fiz pela LAN foram operados com jatos Boeing 767-300, em uma configuração na classe econômica de 2-3-2. Ao entrar no avião, me surpreendi com a qualidade e conservação da aeronave – nos dois trechos que peguei pareciam muito novas.

avaliacao-LAN-03

A cordialidade da tripulação e limpeza da aeronave também merecem destaques. O espaço entre as poltronas era razoável (não sou parâmetro para isso pois tenho 1,88 m), mas consegui me acomodar e relaxar. Nota 10!

Serviço

O serviço de bordo da LAN foi excelente. As comissárias foram simpáticas e receptivas e todos os pedidos que fiz foram prontamente atendidos. Os avisos dados pelo comandante eram feitos em inglês e espanhol, mas nada que atrapalhe os brasileiros, esforçando-se um pouco entendia-se perfeitamente o que era dito em espanhol, e as próprias comissárias preocupavam-se em te entender como também em serem entendidas.

avaliacao-LAN-09

Ainda, durante o voo foram distribuídos travesseiros, mantas, fones de ouvido, kits de higiene e tapa-olhos para o primeiro voo que foi noturno. Fiquei feliz que os fones de ouvido funcionaram!!! Em outras companhias já tive experiências desagradáveis com isso. Nota 10!

Refeições

Quanto às refeições servidas, acabei apenas registrando a do voo de volta (Lima – São Paulo). Como era um voo matinal, nos foi servido um café da manhã com frutas picadas, um pãozinho acompanhado de uma omelete quentinha e mais um bolinho que estava muito gostoso.

avaliacao-LAN-07

A refeição demorou um pouco a ser servida, talvez por isso tenham nos servido apenas uma vez. Digo isso pois o tempo de voo comportava duas refeições, visto que chegamos somente às 15:40 em São Paulo (embora saibamos que há uma diferença de fuso, ainda assim o voo foi longo).

Gostei também das opções de bebida. Além das tradicionais, nos foram oferecidos vinhos (brancos e tintos). Em ambos os voos os talhares eram de metal. Nota: 8 para comida e 10 para bebida.

Entretenimento

Sobre o entretenimento, posso dizer que as duas aeronaves que peguei possuíam sistemas de entretenimento com telas touch screen e controle remoto individual. O sistema oferecia uma diversidade de filmes, seriados, documentários, musicas, jogos, informações do voo entre outros, o que fez com que a viagem fosse mais rápida e divertida.

avaliacao-LAN-05

Achei muito bacana também que as aeromoças ofereceram logo ao entrar na aeronave algumas opções de jornais, o que me agradou pois retornei ao Brasil já sabendo as notícias do dia! Nota 10!

avaliacao-LAN-06

 

 

 

Incidentes

O fato lamentável de minha viagem em nada tem a ver com a LAN. Mas acho muito válido realizar este comentário aqui. Fiquei incrédulo com o caos que assola o principal aeroporto do Brasil, após passar por outros dois aeroportos (Miami – que é um exemplo de organização e modernidade – e Lima – que também me surpreendeu positivamente em sua organização) cheguei a Guarulhos e me deparei com um aeroporto lotado, com problemas no sistema de ar condicionado (estava quase mais quente dentro do que fora), demoras para redespachar as babagens pois as esteiras estavam quebradas, falta de tomadas nas salas de embarque onde centenas de pessoas disputavam espaço em uma torre com não mais de 10 tomadas.

Não bastando isso, meu voo para POA que estava previsto para as 19:40 somente partiu às 21:45 pelo simples fato de que não havia espaço físico no pátio para comportar inúmeros voos e aeronaves.

Conclusão

Posso afirmar com toda a certeza que voltaria a utilizar a companhia. Afirmo isso pois já utilizei outras companhias aéreas, mas nenhuma mostrou tanta regularidade como a LAN, todos os quesitos avaliados aqui foram positivos.

Acredito que o ponto forte da LAN frente a outras companhias que já utilizei são as aeronaves que são novas e com ótimo entretenimento a bordo, bem como o atendimento cordial prestado pelos comissários. Fico otimista com a fusão realizada entre LAN e TAM, acredito que esta nova parceira poderá agregar ainda mais qualidade à companhia brasileira.

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Existem grandes possibilidades de eu utilizar a LAN novamente, como leitor do MD sempre procurarei as melhores oportunidades, mas se for possível novamente conseguir um bom preço com a LAN, darei prioridade a esta companhia.

 

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Rodrigo Oliveira

    Voei há 2 anos de Santiago a São Paulo com a LAN e já a achava muito boa e o 767 que foi utilizado na rota também era bem confortável. A minha ida a Santiago foi com a TAM num 777, muito bom também mas um pouco menos confortável e serviço de bordo também um pouco inferior.

  • Bacana a avaliação. A LAN utiliza essa mesma configuração nos vôos GRU-BOG, que já fiz duas vezes, e também só tenho elogios. Porém, no voo GIG-SCL-GIG, estava mais para padrão TAM, infelizmente.

  • Laerte Oliveira

    Acho muito bom o serviço da LAN. Uso para ir a Bogotá… Lá, a preferência é disparada da Avianca (que é colombiana), mas acho o custo-benefício do vôo da LAN melhor.

    • Prefiro AVA a LAN. Fui aos EUA com ela e os aviões eram novissimos e o serviço de bordo foi excepcional. Com a LAN foi só problema. Não voo mais de Lan.

      • gisela

        Oi Thiago!
        Vc foi para o EUA de Avianca? O avião era bom?
        Pergunto isso porque comprei um trecho SP-Houston com a Avianca.
        Sei que o trecho SP-Bogotá é num A330 da Avianca. Mas o avião que saí de Bogotá com destino a Houston é operado pela United. Será que esse trecho operado pela United, o avião oferece entretenimento individual? O vôo será em um 737-700.

        • Eu fui pra MIA de AVA. Trecho foi GRU-BOG-MIA. Não tenho do que reclamar. Tenho 1.80 e não fui apertado no banco… comida boa… atendentes simpáticas. Unico problema é o aeroporto de Bogotá: muito pequeno, sempre cheio, e se tiver sorte, consegue arrumar lugar no chao pra sentar. ahhaha mas a cia aerea é muito boa. Já a United eu nunca voei.

        • O entretenimento individual, tem sim: http://www.seatguru.com/airlines/United_Airlines/

        • Dá uma olhada no http://www.seatguru.com/, ele tem informações sobre entretenimento a bordo. Todos os vôos internacionais que fiz na United tinha, Bogotá-Houston não deve ser diferente.

  • Muito bacana a avaliação, Fernando.
    Espero viajar em breve com a LAN.

    Sua reclamação sobre Guarulhos, infelizmente são frequentes.
    Passei por isso um pouco antes da Copa. Pousamos, mas ficamos exatamente 1 hora esperando liberar algum "canto" para conseguir desembarcar.

    Com o novo terminal, sabem se melhorou alguma coisa?

    • Creio que por sorte, nunca passei por problemas em GRU, exceto alguns atrasos, e nunca mais de 2 horas.

      Eu só usei o terminal novo uma vez, e posso dizer que ele está fantástico.

  • Apenas voei com a LAN uma vez no trecho SCL-GRU de A319. Foi de longe o voo mais apertado e desconfortável da minha vida. Gostaria de experimentar o serviço deles no 767 e 787.

    • Concordo plenamente. No ano passado fiz GRU-SCL com um TAM 777, mas a volto foi horrorosa num LAN A319.

  • Voei Lan pra Austrália e a decepção foi imensa. O aparelho utilizado, um A340-343X aparentava estar velho em ambos os trechos, e pra piorar ainda estava sujo. Na ida tudo ocorreu perfeitamente, apesar de me colocarem no ultimo assento, ao lado de um sujeito que não tomava banho a uns 15 dias pelo menos. Já na volta, atrasos de 16hs em SYD e AKL acarretando na perda da minha conexão GRU-CNF e pra piorar, o serviço da LAN no aeroporto de SCL e GRU deixaram muito a desejar. Eles eram obrigados a dar um voucher de taxi+hotel; o primeiro foi cumprido, já o segundo por desleixo da cia nao veio no envelope que me foi dado. Uma boa alma que viajava acompanhada que cedeu o quarto pra mim e pra outro rapaz que seguia pra Salvador, ou seja, tive que dividir o quarto com um completo estranho. NENHUM PROBLEMA SEMELHANTE NUNCA ME ACONTECEU COM NENHUMA CIA AÉREA. Eu não recomendo a LAN de forma alguma. Próxima ida a Australia será com a Qantas, Etihad, Emirates, Singapore ou até South African, mas LAN eu não Voo mais.

  • Só tenho elogios para a LAN, fiz Porto Alegre – Los Angeles no 767 também e passei pelo mesmo caos de Guarulhos, e a bela surpresa da organização em Lima e dos serviços de bordo muito bons da LAN . Guarulhos está mais para uma "rodoviária" ruim do que para um aeroporto, aquela sala de "pré-embarque" que te levam para um anexo no meio da pista de ônibus e de lá se caminha pela pista até o avião só deve existir no Brasil. Uma vergonha. Infelizmente não usei o terminal novo mas duvido que de maneira geral Guarulhos tenha melhorado seu nível de serviço péssimo e ineficiente .

  • Ronaldo Araujo

    Fui para Santiago em voos LAN e TAM. O serviço da LAN foi perfeito: comissários educados, simpáticos, solícitos. Voo tranquilo, comida e bebida maravilhosos (diferente de todas as experiências brasileiras, e olhe que o trecho Guarulhos x Santiago é quase o mesmo tempo que Natal x Guarulhos). Muito boa a Cia. A TAM deveria aprender com eles.

  • Moacyr Lopes

    Quem conhece os aeroportos de Miami, FLL, Charlotte, Newark, fica revoltado quando retorna a Guarulhos.

    Ainda estamos longe de termos um aeroporto digno. Espero que Viracopos tome o lugar de Guarulhos.

  • Ótimo post. Pretendo ir ao Chile em Dezembro e irei pela LAN.

    • Cleber

      Patrícia, Nao tive o prazer de fazer rotas mais longas com a LAN, mas posso dizer que o serviço à bordo entre SP e Santiago decaiu muito, e o último foi pessimo. Os comissários não fazem questão de serem gentis, e o serviço de bordo mesmo para um vôo de aprox. 4 horas foi um sanduíche frio e coca cola (tendo água por opção). Embarque enrolado e desconhecimento completo dos trâmites de imigração no Brasil: estva indo para o Rio e o 1º ponto o Brasil seria Guarulhos. Normalmente as malasa seguiam direto e procurei confirmar isso na saída em Santiago. Fui informado que as malas seguiriam diretamente para o Rio onde se daria a imigração, o que não foi verdade. O resultado é correria entre terminais de GRU com malas, caixas e demias apetrechos, fazer novo check-in à toque de caixa, e quase perder o vôo (que era uma conexão com um doméstico da TAM). Pode até ser que eles da LAN sejam melhores nos voos de longo curso, mas sinceramente não pretendo arriscar.

  • Paula

    Eu achava boa a Lan, mas num voo de lima para cusco eles simplesmente desapareceram com o cadeado da minha mala, que era aquele próprio para abrirem e fecharem de volta se precisassem. Enfim, eu reclamei, reclamei por escrito, etc, e não fizeram nAAAda, fiquei a ver navios. Por isso não pretendo mais voar Lan, bateu uma insegurança desde aquele dia.

    • Eduardo

      Esses cadeados são para serem abertos e fechados pelos EUA. Outros países não têm a chavinha e precisam quebrá-los mesmo. Nada a ver reclamar da LAN nesse caso.

  • Thiago Vieira

    GALERA DO MD, Multiplus esta com desconto para compra de MILHAS 1k custava R$ 70,00, agora esta saindo por R$ 56,00, talvez quem precisa viajar possa usufruir dessa promoção para completar as demais milhas faltantes.

    • Poxa, obrigado, era tudo o q eu precisava ahahaha sério, ajudou mt (poderiam inclusive divulgar isso num post)

      • A propósito, fui conferir isso e não procede aeuhaeuahea 1k milhas = ainda R$70

        • acho que este é o preço do KM de vantagens, se você for transferir 1.000 km

  • Eloir

    Acabei de voltar de uma viagem com a Lan sendo GRU-BOG-ADZ e CTG-BOG-GRU, serviço de bordo péssimo (já voei em pelo menos umas 20 companhias pelo mundo), foi o pior serviço de todas, À bordo atendentes com má vontade, mal educados (pedi água 3 vezes durante a refeição e a aeromoça falava que não tinha, até trazer 1 hr depois), quebraram 2 malas minhas e em terra me falaram que não havia problema porque o conteúdo da bagagem estava inteiro, mudaram todas as minhas reservas (todos os passageiros reclamando que tinham reservado lugares juntos e separaram famílias). Enfim, primeira vez e espero ser a última que voo com esta companhia. Pode ser que tive azar, mas prefiro não arriscar com uma péssima empresa.

  • Roberta Giordano

    A Lan sempre me pareceu uma ótima cia. e este relato confirmou ainda mais minha opinião.
    O aeroporto de Guarulhos deu uma melhorada após a inauguração do T 3, acho que está caminhando .. afinal são anos de abandono.
    Parabéns pelo relato, está bem bacana!!

  • Márcio Beck

    Excelente relato!
    Minha única reclamação da LAN foi neste ano indo POA – CANCUN, via Peru. Marquei dois lugares e na hora de fazer o check-in notei que alteraram os lugares e colocaram eu e minha esposa bem distantes. Pedi para falar com o supervisor que foi grosseiro, me dando umas desculpas esfarrapadas. Quando eu percebi que ele não iria ajudar, fui para o balcão e expliquei para a atendente (na hora de despachar as bagagens) a situação, e prontamente ela procurou no sistema e nos encaixou em dois lugares juntos. Isso nunca havia ocorrido comigo. Mas no final deu tudo certo! Nada como conversar com alguém com um pouquinho de boa vontade!

  • Alex

    De fato, voei pela Lan em Maio voltando de Miami (Conexão em Lima) para São Paulo e só posso elogiar a qualidade da Cia. Único inconveniente foi tempo de conexão em Lima (04:15), mas como sempre o Melhores Destinos mostra as opções de vôos mais baratos, não foi um incomodo considerando o preço que paguei.

  • Já voei de Lan, Tam, Avianca, Taca e Pluna… posso dizer que de longe a Lan é superior as demais. Nunca tive nenhum imprevisto, gosto das refeições e atendentes sempre muito atenciosos.

  • jorge moraes

    Este lance de esperar na pista de taxi após o pouso um lugar para estacionar a aeronave para desembarque na remota geralmente, é herança maldita da InFraZero. Digo isso, porque quando estou esperando p/ embarcar em GRU, fico olhando os aviões chegando e então parando na taxiway, eu olho em volta e vejo várias vagas para eles estacionarem na remota, mas não estacionam, o piloto fica esperando um " burocrata" padrão InfraZero, autorizar a aeronave estacionar, e o infeliz não autoriza. Não vamos esquecer que a Invepar tem 51% e a InfraZero 49%.

  • Cassio Campos

    Dúvida que não me deixa em paz: LAN ou AVIANCA???

  • Fabricio

    Esta avaliação foi patrocinada pela LAN?
    Tudo parece tão perfeito!!

    • Fabricio, nós não postamos textos patrocinados nem publieditoriais. O leitor teve uma experiência boa com a companhia, apenas isso.

  • Adriano

    Já voei de LAN concordo em tudo! A lan é uma boa opção de conforto em vôos internacionais.

  • Aline

    Voei com a Lan em dezembro de 2013 e minha bagagem não chegou comigo, apenas um dia depois. Foi horrível. O voo foi ótimo, as comissárias também, mas chegar no lugar desejado e sua mala não estar lá é frustante demais.

  • henrique

    Realmente opinião é algo muito subjetivo.

    Eo fui de SP paga Bogotá e odiei a LAN, aeromoças mal educadas, não sabem falar ingles, comida me deu azia, perderam minha mala na volta, não colocaram os pontos no cartao da TAM.

    Eu nunca mais vou de LAN. Um LIXO.

  • Simone Fogliene

    Fiz um mochilão no ano passado e realizei alguns trechos pela LAN. Definitivamente, não compro mais!!! Prefiro pagar mais caro, ou ficar sem viajar, a utilizar o serviço deles.
    Tivemos uma péssima experiência no trecho CTG – UIO, com conexões. Na conexão em Bogotá houve um problema da LAN com o aeroporto que nos fez perder a conexão e deu início a PIOR experiência que eu já tive com cias aéreas. Tivemos que ficar quase 12 hs no aeroporto, sem qualquer assistência. Se recusaram a dar voucher de alimentação, chamada, transporte, hospedagem…tudo! Apenas nos deram uma bandeja com um lanche ridículo e destacaram que tratava-se de um presente para nós por estarem com dó.
    Reclamamos no balcão do aeroporto e só tivemos a opção de registrar reclamação pra apuração, que, obviamente, não deu em nada. Quando finalmente chegamos ao destino final (Quito) no meio da madrugada, muitas horas depois do esperado…nossas malas foram trancadas em um armário pelo funcionário que foi embora algumas horas antes de nossa chegada. Novamente tivemos horas de descaso e espera para, finalmente, conseguir nos livrar de toda a confusão. Foram substituídas quase 24 horas de passeio e distração por stress e decepção.
    Reclamei novamente com a cia quando retornamos ao Brasil, mas nem deram atenção, pra variar.
    Enfim…LAN? Nem de graça! Se pudesse, orientaria a todos para NUNCA viajarem por LAN. Péssimo custo benefício!

  • Adriano Alves

    Avianca colombiana dizem ser melhor que a lan. Agora tem que saber que tipo de aeronave que você vai partir. Na dúvida, vá em uma e volte na outra. Já fiz isso é meiocacansativo mas vale a pena.

  • Já fiz uma viagem São Paulo-Santiago-São Paulo pela LAN e foi uma umas das melhores que já fiz em termos de conforto, entretenimento e atendimento da tripulação. Recomendo sempre a Lan.

  • LAN com 767 é uma LAN, LAN com os A319 e A320 é outra LAN, seguindo o padrão porco da TAM. Voos domésticos no Chile com LAN é um stress, lá só voo com a Sky. Fora isso, nos voos com 767 é outro esquema, parece até outra empresa, não deveria ser assim, mas…

  • César

    Tenho uma dúvida, como no voo citado acima terei que fazer conexões, voo Rio-Orlando (Avianca), farei conexões em Lima e Bogotá, terei que pagar outras taxas de embarque se sair da área de transferência ?
    agradeço a atenção

    • Jetro

      Em Lima, se você sair da área de transito, paga um nova taxa, em Bogotá não! Já pernoitei nas 2 cidades em voos com escala para os EUA!!!

      • Obrigado pela informação!

        • Cesar

          Obrigado pela atenção.

  • Já voei com a lan gru-santiago e lima-miami. Ambas as vezes foram excelentes. O atendimento sempre foi muito bom, o voo tranquilo e os serviços da cia excelentes! Muito boa avaliação.

  • Gabriel Figueiredo

    Vôo clássico GRU EZE, e estou fazendo este post de Buenos Aires, o que posso falar da LAN no trecho que viajei é que serviço de bordo é bom, lanche bom e bebidas boas, comissárias atenciosas e se esforçam para falar português, mas o avião um A320 bem velho e mal conservado. Muito pontual sairiam no horário. Agora nunca tinha visto isto eles borrifam inseticida no corredor antes de aterrissar na Argentina, kkkkk achei estranho e daí veio uma certa desconfiança…. Será que eles acham que insetos e pragas TB embarcam em guarulhos… Fala sério.

    • fernando

      isso é determinação da argentina e não da empresa aérea.
      qualquer voo que vai do brasil para a argentina precisa ser ‘borrifado’.
      tem a ver com questoes de higiene sanitaria…. contaminaçao de plantas e animais.
      nada de estranho nisso 😉

  • Jetro

    Fiz os vôos parecidos, só que em vez de ir para Miami via Santiago, foi via Bogotá!. O Serviço foi igual ao relatado, e se você gostou do Aeroporto de Lima, espere para ver o novo Aeroporto de Bogotá!! É novo, lindo e organizado!!! Nossos aeroportos são como rodoviárias de interior comparado ao serviço oferecido!!
    O trecho realizado pela American (Mia-Lima)…. que terror, avião velho, apertado e sem entretenimento!!! Os voos internos da American (MIA-NYC) são bons, mas os para America do sul… aff!!!
    Entre Avianca/Taca e Lan é uma boa disputa, a Avianca tem a vantagem da conexão rápida em Lima (1h-2h no máximo) e Lan tem a vantagem da configuração de 2 lugares na janela (Avianca é 3 x 3), o que lhe dá mais privacidade.

  • Rafael Castro

    No final do ano passado fui para diversas cidades da Patagonia Chilena e para algumas utilizei voos da LAN.
    Achei a companhia muito boa e nao tive problemas com eles também

  • A LAN precisa melhorar muito as refeições vegetarianas de voos que saem de GRU e GIG. Por exemplo, um sanduíche de pão borrachudo com um naco de tofu não dá para querer. Passa-se fome nos voos. Refeição vegetariana não é sinônimo de falta de sabor nem de falta de qualidade.

  • Viajo bastante de LAN e o serviço é impecável, assim como a aeronave em si. Sempre voos tranquilos, zero turbulência, além de aeromoças e comissários sempre gentis. Mesmo indo de econômica, o serviço não deixa a desejar em nada.. Sempre que compro passagens na TAM, sempre prefiro os voos que serão operados pela LAN.

  • Bruna

    Este ano também viajei para os EUA com a LAN e os 6 voos foram ótimos!

  • Paulo

    E uma companhia mediana pelo custo beneficio, no voos regionais pelo chile, sao paulo , lima bem simples e lotados, para nova zelandia, australia, enxuto e rapido ( a nao ser pela conexão volta sempre na nova zelandia) sem mimos como outra companhias como south africa e ou emirates, porem por um custo mais economico

  • Marcilio Freitas

    Acabei de Viajar pela LAN de SP/SANTIAGO e quando fui pegar minha mala, simplesmente estava completamente danificada, rodas quebradas, dos 4 suportes que a deixam na horizontal, só restavam 3 e quando fui reclamar no balcão de atendimento AINDA dentro do saguão onde retiramos as malas, as atendentes simplesmente me comunicaram que NÃO FALAVAM e ENTENDIAM português, apenas INGLÊS e ESPANHOL. Por isse motivo seria difícil resolver o meu problema. Solicitei que chamasse alguem maior que elas, veio um rapaz que falava arranhava o português, nem era necessário, bastava ver as condições em que se encontrava a mala e eles me propuseram pagar U$ 30,00 (pelos danos), recusei e exigi outra mala, pois só sairia dali quando meu problema fosse resolvido. São pequenas situações que prejudicam uma avaliação de qualidade de uma EMPRESA.

  • Aline

    Em junho, dias antes do início da Copa do Mundo fiz o trecho SP-BOG. O voo foi excelente. Não tive problema algum. Destaco a pontualidade e o serviço de bordo. No retorno ao Brasil fui por Santiago. Também não tive problemas. Gostei e usaria novamente a companhia, caso necessário.

  • Gustavo

    A LAN é, pra mim, a melhor cia da América do Sul, já fiz trechos dentro do Peru, além de ir pros EUA, e o serviços foi muito bom em ambos… Moro em Foz do Iguaçu e agora tem vôo direto pra Lima e de Lima para os EUA… ficou a melhor conexão possível pra gente que não precisa mais de conexão em SP, e mantém a franquia de bagagem de 32 quilos!! PERFEITO!!!

  • Ronald

    Ja viajei com a Lan no trecho São Paulo-Santiago e foi uma melhores viagens que fiz em termos de conformo, entretenimento e atendimento a bordo. Recomento sempre a Lan.

  • ANDRE BORGES

    EU AMO O MD ESTOU INDO PARA FRANKFURT PELA ETHIOPIAN AIRLINES É SÓ ACHEI ESSA PASSAGEM COM AS DICAS DE COMO LOCALIZAR PROMOÇÕES VALEUUUUUUUUUUUUUUUU MD!! TE AMO!!

  • Daniel

    Voei 14 trechos com a LAN em 2012.
    Pontos positivos: aeronaves novas e bem conservadas.
    Pontos negativos: péssimo atendimento do pessoal de solo (especialmente em Santiago), atendimento inconsistente no ar (às vezes o atendimento é ótimo, às vezes péssimo, muitas vezes no mesmo voo), dificuldade para receber milhas no LANPass de outras cias aéreas. Os assentos só podem ser pré-reservados se o passageiro pagar tarifa superior. Cheguei a pagar 2x o valor da tarifa mais barata para poder escolher assento, mas não consegui voar nos assentos que havia escolhido (não houve troca de equipamento). Nos balcões, um uníssono "Nada puedo hacer, señor". De volta ao Brasil, fiz reclamação formal à LAN, a resposta foi "Lo siento, señor!". Ou seja, você paga o dobro por um serviço que não é cumprido, e eles não devolvem o dinheiro!

    Resumindo, nunca mais voo LAN.

  • Voei de LAN nos trechos SCL-AKL-SYD em 2010. O voo de ida ocorreu sem problemas, apesar de terem me colocado no ultimo assento do avião, 0 39A, ao lado de um australiano que não via chuveiro a uns 15 dias pelo menos. A poltrona praticamente não reclinava, o que num voo de mais ou menos 18hs era terrível. A volta o assento era melhor, o 29H, que apesar de não ser na janela, reclinava normalmente. O Problema foi o atraso. 8hrs em SYD, 6hrs em AKL e sem satisfação nenhuma por parte da empresa. Em SCL, fui mal atendido novamente, nunca tinha uma resposta do porque de um atraso tão grande, e o que aconteceria em GRU, já que havia perdido minha conexão pra CNF. Em GRU, fomos direcionados pro guichê pra que pegassemos um voucher de TAXI+HOTEL pra aguardar o voo no dia seguinte. Por descuido ou má vontade, ou ambos, o atendente da LAN me passou somente o voucher do taxi e chegando ao hotel fiquei sem lugar pra dormir. O 0800 da cia nao atendia e não existia possibilidade de retornar ao aeroporto e mesmo se existisse, o guichê já estava fechado. Uma Sra. que viajava acompanhada, cedeu o quarto dela pra que eu pudesse dormir. Isso aconteceu com outro cara que viajava a mesma rota… Dormi com um desconhecido no quarto e ao entrar em contato com a LAN posteriormente, não ouvi nenhum pedido de descupa e ainda achei de muita má vontade o atendimento no 0800.
    Eu não recomendo a LAN de forma alguma, fui pro Chile de Sky e a empresa da de 1000 na LAN… e vi pessoas falando do atendimento da TAM, nunca passei por situação semelhante com eles, muito pelo contrário….sempre muito cordiais e solicitos. EVITEM A LAN.

  • Ah, e tive 2 malas danificadas também e não fui ressarcido.

  • Eliane

    Fui pra Los Angeles ( jan de 2014)com conexão em Lima , achei excelente!! Todos os trechos ida e volta foram ótimos! Gostei tanto que vou novamente !