Como é voar na Japan Airlines (JAL)

Denis Carvalho 24 · fevereiro · 2015

A Japan Airlines é a companhia aérea oficial do Japão e voa para 220 destinos em 35 países do mundo todo com uma frota de 162 aeronaves. A companhia deixou de voar para o Brasil em 2010, mas seu presidente anunciou no ano passado que um retorno aos aeroportos brasileiros está nos planos futuros, com uma nova rota a Tóquio, com conexão em Nova York, provavelmente operada com jatos Boeing 787 Dreamliner. É justamente nessa moderna aeronave que nosso leitor Felipe Almeida, autor do blog  www.vaipradisney.com, voou dos Estados Unidos ao Japão. Confira como foi a sua experiência:

No ano passado, recebi do meu chefe a notícia que precisaria ir a Tóquio para algumas reuniões de trabalho, logo após o feriado de 1 de maio. Como já tinha uma passagem reservada para ir a Nova York no feriado, achei que voltar a São Paulo para depois voar de novo para o Japão seria perda de tempo e mais horas de jet leg acumuladas no meu corpo. Por isso decidi partir direto dos EUA para o meu compromisso de trabalho na terra do sol nascente.

Capa-JAL

Decidi então pela Japan Airlines, a JAL, segunda maior empresa aérea do Japão que tem alguns voos diários de Nova York para os dois aeroportos de Tokyo: Narita (com voo direto) e Haneda (com conexões). Até 2010, a JAL tinha um voo saindo de Guarulhos que parava em Nova York antes de chegar em Tokyo, e que foi interrompido pelas dificuldades financeiras que a cia passava na época. Recentemente, o presidente da JAL anunciou que estuda a retomada da rota.

De Nova York, a JAL voa com aviões Boeing 777-300 e 787 Dreamliner, o mais novo lançamento da fabricante americana. O meu voo, o JAL 3, usava a aeronave 787 que apesar dos recentes problemas com uma peça elétrica, já estava com seu funcionamento normalizado de acordo com a companhia. Em 2013, a JAL inclusive retirou os 787 de funcionamento até que o problema fosse resolvido.

Embarque

Cheguei cedo no Terminal 1 do aeroporto John F. Kennedy em Nova York, com 3 horas de antecedência ao horário do voo. Apesar de estar na econômica, consegui trocar meu assento durante o check-in para a primeira fileira logo depois da executiva, na janela. O voo estava relativamente vazio então o processo de mudança foi super tranquilo. Vale ressaltar que no 787, a JAL adaptou seus aviões para um voo com somente duas classes: executiva e econômica. Já no 777-300, a JAL oferece 4 classes: primeira, executiva, econômica premium e econômica.

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O processo de embarque começou somente 30 minutos antes da decolagem, mas a organização japonesa torna tudo mais rápido e ágil (vale notar que 90% dos passageiros do voo eram japoneses), fazendo que o voo saísse 5 minutos ANTES do programado – algo que eu nunca vi na minha vida, tendo voado em dezenas de cias aéreas do mundo todo. Li inclusive que a JAL é sempre eleita a cia aérea mais pontual do mundo. No meu caso, ela foi além do pontual, decolando e aterrissando antes dos horários previstos.

O avião

Ao entrar na aeronave, são notáveis as melhorias do 787 em relação ao seu irmão maior e mais velho, o 777: janelas maiores e sem “cortina”, bagageiros mais espaçosos e iluminação mais confortável. A JAL escolheu cores que deixaram a aeronave com um clima bem zen, que permaneceu durante todo o voo.

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A configuração de assentos da classe executiva era de 2-2-2 e da econômica 2-4-2. Meu assento era o 20A, primeira cadeira de janela, na primeira fileira da econômica. O voo estava tão tranquilo que ninguém veio ao meu lado e tive bastante espaço para espalhar minhas coisas. Notei que isso aconteceu com várias pessoas, que acabavam se jogando nos bancos e dormindo completamente deitadas.

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Uma dica para a caso do voo estar mais cheio é pedir um assento nas últimas fileiras, que em geral são menos atraentes e maior é a chance de você encontrar outros assentos vazios ao lado para se deitar.

Outro detalhe pequeno que eu notei são os travesseiros: são forrados com fronhas que permitem ser lavadas separadamente. Isso porque comenta-se muito sobre o reuso dos travesseiros sem a higienização necessária entre os voos. Os cobertores também eram de um material muito bom, que não ficava com aquela estática incômoda dos cobertores utilizados por outras companhias. Parabéns para a JAL na atenção aos detalhes.

avaliacao-JAL8As janelas do 787 são maiores e não podem ser fechadas como as janelas dos aviões tradicionais. Ao invés das persianas elas possuem um botão que regula a opacidade da janela, não chegando a ser completamente obstruída, deixando a cabine sempre com alguma iluminação natural (já que o voo foi feito durante todo o dia, cruzando o oceano pacífico no sentido oeste). Além disso, a iluminação da janela pode ser controlada pelos comissários, que “fecham” ou “abrem” todas de uma vez de acordo com a necessidade da cabine. Vídeo que eu filmei aqui.

Os banheiros da classe econômica são ultra confortáveis e os maiores tem até um banquinho reclinável além de trocador de bebê. Eles oferecem kits de higiene dentro do banheiro para quem desejar usar.

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Cada assento tinha uma tela individual com diversas opções de filmes, séries e jogos, além do tradicional mapa do voo que era interativo: permitia ver o mapa com zoom e de diversos ângulos. As opções de idioma tanto dos filmes como dos anúncios na cabine, eram inglês e japonês, o que pode complicar pra quem não fala fluente um dos dois idiomas.

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Serviço

Todos os comissários do voo eram japoneses e falavam inglês com alguma limitação. Ainda assim eram absolutamente solícitos e simpáticos em qualquer interação.

Como eu dormi logo que o voo decolou, acabei perdendo o “jantar” (que apesar de ser servido pela manhã nos EUA, é proposital para já ir ajustando o corpo ao novo fuso do destino). Assim que acordei para ir ao banheiro, a comissária notou que eu estava acordado e foi levar o meu jantar, sem nem mesmo pedir – e olha que todo mundo já tinha terminado de comer há um tempão!

Ela me deu as duas opções de prato principal, mas como o inglês dela estava meio difícil de entender (ou era o meu sono? kkk), ela logo sacou do bolso um cartão com a foto e o nome dos pratos em inglês: carne de porco com legumes ou frango ao curry com arroz. Quem já foi ao Japão conhece a tradição de cardápios com as fotos dos pratos, e no avião não foi diferente.

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Ao trazer a refeição, além do prato quente, a bandeja continha 4 pequenas porções frias: salada que era uma espécie de salpicão, frutas, um salmão com molho de raiz forte e um macarrão com brócolis. Bem completa.

Assim que terminei, a comissária trouxe um potinho de sorvete Häagen-Dazs de baunilha. Nunca tinha visto isso sendo servido em classe econômica!

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No meio do voo foram servidos snacks como amendoim e pães e mais próximo ao destino, um “café da manhã” com prato quente: um macarrão com molho branco e funghi. Bem preparado considerando a média da comida de avião.

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Chegando a Narita/Tokyo, o desembarque foi super rápido e em menos de 5 minutos depois que aterrissamos, já estava pisando em solo japonês. Como cheguei ao país no meio do feriadão chamado de Golden Week, o aeroporto estava super tranquilo e como eu era um dos únicos passageiros que não era japonês, fui quase sozinho para a fila da imigração.

O processo de imigração foi bem rápido e o interessante é que a “maquininha” que coleta as impressões digitais do passageiro, bem como tira foto, lança mensagem em português na tela para que a gente consiga entender melhor. Mais um detalhe cuidado pela perfeição japonesa.

Conclusão

Gostei muito da JAL, não só da infraestrutura oferecida pela companhia, mas também pela qualidade do serviço, sempre muito proativo e atento os detalhes. Imagino que isso também deva acontecer nas outras empresas aéreas japonesas, que acabam carregando a cultura desse país tão incrível. Quem tiver a chance de voar para o Japão no futuro, deve sem dúvida considerar voar de JAL. E fico na torcida para que a companhia retome sua rota para o Brasil em breve.

Agradecemos ao Felipe por essa fantástica avaliação e nos unimos a ele na torcida para que a JAL volte a voar para o Brasil o quanto antes, incluindo uma nova opção de São Paulo a Nova York. E você já voou com a companhia japonesa? Ficou com vontade de experimentar? Deixe sua opinião nos comentários e participe! 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Thiago

    Parabéns pelo post, completo, dinâmico e de leitura muito agradável, deu vontade de viajar agora o/

  • Bruna Alves

    Vou viajar por outra companhia, mas consegui certas dicas preciosas que me serão bastante úteis. Obrigada! ^^

  • Thomas Hisamura

    Que bom que a configuração da JAL no 787 é 2-4-2 na econômica. A maioria das cias. coloca um apertado 3-3-3…

  • Carlinhos Veiga

    Já voei SP para NY na JAL, isso em 2008. Realmente era um serviço diferenciado. A única questão que eu me lembre que não foi satisfatório era a distância entre as poltronas. Tenho 1,87m e sofri um tanto. Mas provavelmente era outra aeronave, diferente da apresentada aqui. Voaria com JAL muitas outras vezes.

  • Vitor

    Em 2009 fiz este trecho: GRU-JFK no 747, na parte superior. Nota 10 para a JAL.

    • Leticia

      A KLM/Air France servem picolé da Häagen-Dazs (tipo magnum da kibon) também. E pode se servir a vontade!! 😉 Muito bom!!!

      • Flávia Vaz

        Também adorava essa opção. Infelizmente, viajei em outubro pela Air France ( smiles) e o picolé era aquela versão do chocolate Batom, e só foi colocado depois de muitos questionamentos. Na executiva eles ofereceram pote pequeno da haagen-dazs, que não veio com a colher de plástico. Achei o serviço péssimo, todos de mal humor, e ainda tive a impressão de que reduziram o espaço entre as poltronas. Fiquei alguns anos sem voar pela air – france, achei muito pior do que me lembrava. Não sei se foi só um dia de azar, ou realmente mudou.

  • Thiago Castro

    Ótimo relato!

  • oremhartuing

    Já voei várias vezes saindo de CWB com cinco ou dez minutos de antecedência em relação ao horário marcado do vôo.

  • rafaelmansilha

    Vou para o Japão agora em março pela JAL, fazendo escala em NY. Além de ficar muito mais tranquilo a expectativa agora aumentou em 1000%

  • Felipe Kaufmann

    ótimo post! Quando falava que a primeira classe da TAM era um lixo pq servia Haagen Daz e acahava que estava arrasando enquanto a Jal serve na economica ninguem entendia! Alias, a comida da econômica não so da JAL, mas como da Cathay, da Singapoure e ate da Vietnam Airlines é beeeeem melhor do que a da TAM na primeira classe!!! Sem falar na atenção, vc estava dormindo e quando se levantou a aermoca foi lhe oferecer o jantar??? Com opção de prato ainda??? Sabe quando isso aconteceria na TAM??? Isso nem na primeira! Novamente, ótimo post!

  • Dealins

    Adoro esses Flight Reports! Agora é torcer para a JAL voltar a operar aqui no Brasil. Obrigada, Felipe! E mais, acabei de voltar de orlando e o seu blog o http://www.vaipradisney.com foi muitíssimo útil!

  • Giselle

    Adorei o relato. Nunca voei pela JAL mas tenho conhecidos que gostavam muito quando esta ainda fazia vôos a partir do Brasil (no caso era uma amiga americana que costumava ir de JAL do Braisl pros EUA) Ja voei pela ANA que também era boam mas pelo que eu li aqui, a comida da JAL é até melhor…. 😉

  • FabioPalmeiras

    Voei pela JAL em 2008, quando ela ainda fazia o vôo GRU-NYC-Narita. O equipamento era o 747-400. Aviões um tanto velhos, mas bem cuidados. O da volta ainda tinha cinzeiros nos apoios dos bancos. Muito apertado. Na volta, tinha a opção de vir no andar superior, com um pouco mais de espaço. Mas o atendimento e o serviço de bordo foram incríveis. Até vinho Frances (garrafa de 250ml). O entretenimento também já era muito bom, com bons filmes e tela individuais (com controle remoto, não touch screen). Além disso, o avião tinha câmeras externas, frente, traseira e baixo. Assim, era possível ver as decolagens e aterrissagens pela perspectiva da cabine do piloto. Muito legal. Sem falar nos preços… a JAL sempre tinha boas promoções. Tomara que volte logo a operar no Brasil.

  • Felipe

    Que bom que os relatos voltaram já estava sentindo falta deles !!! Ótimo post .

  • Ricardo

    Voltei dia 21/2/15 NRT-JFK no 777 da Jal e confirmo o relatado no voo de maio de 2014 pelo colega.

    As refeições são bem completas, as opções de entretenimento são fartas, os assentos confortáveis e cheio de porta trecos/USB/tomadas. As comissárias são excelentes e proativas.
    Voaria de JAL novamente a qualquer momento que precisasse, sem reclamar 🙂

  • Luiz Jorge Bolognesi

    JAL nota dez… Voei agora de Hong Kong – NRT e foi excelente, tratamento de primeira e comida sem miséria durante o voo.

  • Victor Millarch

    Boa tarde,
    Fiz um Flight Report contando um pouco da experiência de voar no Boeing 747-8i da Lufthansa e gostaria de compartilhar com vocês como é voar nesta incrível aeronave da companhia alemã! Recentemente enviei alguns emails com o arquivo em anexo, porém não obtive respostas. Podem me ajudar?
    Obrigado!

    • Oi Victor, nós recebemos sim, engraçado que eu respondo pelo e-mail, mas acho que houve algum problema. Logo vamos publicá-la. Um abraço!

      • Marcelo

        Oi Denis,
        também mandei um relato, com arquivos em anexo e também não obtive respostas.
        Alguma posição?
        Obrigado e boa noite!

  • Kenji

    Já fui 2x para o Japão pela JAL passando pelos Estados Unidos. Vale muito pena, boa companhia aerea..

  • Beatriz

    Viajei em janeiro pela KLM e ganhei um sorvete sem marca! Isso na econômica.

  • Naim

    Voei várias vezes com a JAL entre 2003 e 2009, no trecho GRU-JFK-GRU, inclusive na executiva… Serviço impecável, tanto em terra quanto no ar! Boa comida, snacks durante todo o vôo, bebidas diversas, bagageiros grandes, típico dos 747, e na executiva, o serviço de bordo chegava a ser cansativo, dada a quantidade de pratos que serviam… Muito boa mesmo, uma pena que deixou de voar para o Brasil; tinha acordo nos trechos domésticos com a antiga Varig, e posteriormente com a Tam. Sempre que ocorria atrasos na decolagem em JFK por causa da neve, eles tiravam a diferença durante o ovo, e o pouso era pontual! Em 2003 na econômica, os bilhetes pra ese trecho custavam US$ 450,00, algo surreal!

  • Da LAN? Está na lista para postarmos também!

  • Gian Elias

    Adorei o post, quando um dia eu resolver conhecer o Japão, quero ir pela JAL.

  • Rogério Basile Quadrado

    Pra mim foi a melhor cima aérea que já voei até hoje! Espero q volte mesmo.

  • Gustavo

    Muito legal! Eu iria me ferrar por não ter opção de carne bovina ou vegetarian, pois não como porco e nem frango.. hahahah