Como é voar na Icelandair

Marcel Bruzadin 14 · maio · 2015

Continuando com as publicações das avaliações de companhias aéreas que vocês, leitores, nos encaminham, hoje é a vez da avaliação do Denis da Silva sobre a companhia Icelandair, uma das principais empresas aéreas que fazem os voos para a Islândia.

A Islândia é um pequeno país localizado entre a Europa e a Groenlândia, de tamanho similar à Inglaterra mas com pouco mais de 300 mil habitantes somente. Ao contrário do que se pensa, a Islândia possui cenários realmente fantásticos.

post-facebook-FR

Confiram abaixo a avaliação completa da Icelandair, por Denis da Silva. 

Introdução

No momento estou morando na Polônia e sempre tive vontade de visitar a Islândia. Quando morava no Brasil o lugar sempre me pareceu “fora de mão” e quando morava na Holanda não tinha dinheiro o suficiente para ir. Morando aqui na Polônia surgiu uma oportunidade e logo procurei um voo de Varsóvia para Reykjavik, a capital da Islândia. O voo que tomei teve uma parada na Dinamarca e em seguida partimos para a Islândia. O voo da Polônia até a Dinamarca foi feito pela companhia SAS (Scandinavian Airlines System) e da Dinamarca para a Islândia foi feito pela Icelandair.

Comprei a passagem diretamente pelo site da SAS. O site é bastante simples, como a maiores das companhias aéreas de hoje em dia. Há um calendário onde você pode ver todos os horários e datas e assim saber o valor total da viagem. A passagem não estava em promoção, então e o preço total saiu por volta de R$ 800. O pagamento é rápido e realizei através do cartão de crédito.

como-voar-iceland-website

Como a Islândia está dentro da zona do Euro, o check-in foi bem tranquilo e rápido. O aeroporto de Varsóvia não é tao grande, então fica quase impossível se perder por lá. Já o aeroporto da Dinamarca é maior, mas bem sinalizado e com várias cadeiras nos portões de embarque.

Não houve atrasos, apenas uma pequena fila para o embarque, mas nada que incomodasse.

como-voar-icelandair-aeronave-cauda

O que mais me impressionou no voo da Dinamarca para a Islândia foi o avião, que faria um voo de aproximadamente 3 horas. Era um Boeing 757-300 Winglets (757-200 na volta) e posso dizer que essa pode ter sido a aeronave mais confortável na qual eu já voei até hoje. Aparentemente o avião era bem novo, ou pelo menos  bastante limpo. Boas poltronas, divididas em “3-corredor-3” e cada assento tinha sua própria TV com dezenas de filmes, programas de TV, música e outros, ou seja, um entretenimento de bordo realmente muito bom. Algo que notei também era o espaço para as pernas. Tenho 1,77m, mas foi a primeira vez que viajei em uma aeronave com tanto espaço.

como-voar-icelandair-corredor

como-voar-icelandair-espaco-poltrona

Outro ponto bastante positivo para a Icelandair foram os funcionários e as comissárias, que eram bem simpáticas e bastante prestativas. No voo de volta havia um garoto de mais ou menos 12 anos, morrendo de medo de voar. Uma das comissárias sentou-se junto a ele antes da partida, e começou a conversar com ele, apontando para as asas e a turbina, presumo que as palavras dela de fato ajudaram e acalmaram o garoto.

Em relação ao serviço de bordo, achei ruim o fato da companhia não oferecer refeição gratuitamente durante o voo, acredito que talvez seja o único ponto negativo para relatar. No entanto as bebidas (água, refrigerante, suco e etc) eram gratuitos.

Um ponto importante a ressaltar é que caso algum viajante não fale inglês, isso pode ser um pouco mais complicado para conseguir informações sobre o voo.

Na chegada à Islândia nao houve qualquer problema. O aeroporto é pequeno e a retirada das bagagens é feita de forma bastante rápida.

como-voar-icelandair-asa

Em suma, a minha dica para quem vai à Islandia com a Icelandair é procurar as passagens com antecedência e ficar atento com o horário do voo, pois isso influencia bastante no preço das passagens.

A Icelandair oferece (pelo menos nesse voo) aeronaves confortáveis e novas. Eu voaria de novo por ela sem problema algum. O ponto a se melhorar é oferecer pelo menos algo para se comer, um pequeno lanche talvez. Afinal para se chegar lá é um longo caminho a se percorrer

Agradecemos o Denis da Silva pelo relato de viagem da Icelandair e certamente será muito útil aos demais leitores. Caso você também tenha voado com a Icelandair, não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários abaixo, eles são muito importantes para os próximos viajantes que viajarão para a Islândia.

 

 

Publicado por

Marcel Bruzadin

Marcel

  • Tito Bosco

    Eita, nao teve uma foto do crew? melhor, das aeromoças islandesas? Que chato 🙁 Um voo de 3hs num 757, muito bom! Limpeza e organizacao, bem ao contrario daqui do BR.

    • Patrik

      Como sempre tem que aparecer alguém p falar mal daqui por coisa pouca!

  • Fernando

    Pequena observação: a Islândia não faz parte da zona do Euro. Na verdade, o país nem é parte da União Europeia. Ele só é parte do Acordo de Schengen, que permite a livre circulação sem controles de passaporte dentro dos países signatários.

  • Guilhe

    Legal a avaliação , tenho vontade conhecer a Islândia tb.
    Na verdade não são aviões tão novos, o 757 foi produzido até 2004 e esse 757-300 da foto foi entregue em 2002.

  • Gilberto

    Uma dica a quem for fazer uma viagem da Europa para a America do Norte ou vice versa: a rota mais curta eh justamente sobrevoando via Islandia, pois os voos que levam a costa oeste americana partindo da Europa ou ate mesmo com destino ao Texas e ate o Mexico sobrevoam a Islandia e quem precisar de conexao, a Icelandair eh justamente a melhor opcao e ela oferece um plus: permite stopover em Reykjavik, alias, as vezes o stopover sai mais em conta que a passagem sem esta parada, ou seja, nao eh gratuito, eh aquem do valor da passagem sem este stop..

  • philip

    Eu vou agora em Junho para Islândia, vou fazer Paris – Reyjavik pela Transavia e Reyjavik – Londres pela Easyjet. A dica em geral para quem quiser ir é voar de Londres que é costuma ser bem mais barato. Apesar que a low cost islandesa WOW tem voo para tudo quanto é canto na Europa.

  • philip

    A cia mais barata da Islandia é a WOW e não Icelandair. De qualquer jeito Icelandair tem maior número de destinos. WOW estava vendendo recentemente (sem bug) trechos boston-reyjavick por US$ 99.

    • Gilberto

      Eu nao disse que a Icelandair eh mais barata que a WOW e sim que aqueles que optam pelo stopover que a Icelandair oferece no aeroporto KEF pagam menos que o bilhete escolhido entre a Europa e America do Norte sem a parada na Islandia. E eu me beneficiei disso. Alias, a Icelandair faz isso justamente para incentivar o turismo la.

  • Antonio Carlos Florencio

    A American Airlines usa um 757 na rota Recife-Miami e gostaria de saber se o avião é novo, bem conservado feito este e confortável? Ou se é feito um 737 maiorzinho, já que as poltronas são 3-3.

  • Gilberto

    Voei de 757 da AA de Seattle a Miami e tambem de San Francisco a Miami, ambos eram bem antigos. Nao pegou nada, mas se esta esperando aviao novo, pode esquecer. A frota de cias americanas, especialmente para voos domesticos, costuma ser bem antiga. E pela producao do 757 ter sido descontinuada em 2004, esta rota para Recife deve ser com um aviao com as mesmas caracteristicas que os voos domesticos americanos.

  • Miriam Guerra D. Másson

    A Islandia está na Europa, entao é um pouco impróprio afirmar que ela está localizada entre a Groenlandia e a Europa. Aqui não se utiliza euro e sim coroas islandesas. A Easyjet também opera com voos de Londres pra cá, com ótimos preços.

    • Gilberto

      Acho quem elaborou a sentenca quis se referir ao fato que a Islandia esta geograficamente localizada entre a Europa Continental e a Groenlandia, e que faz todo o sentido, pois eh uma ilha, assim como as Ilhas Britanicas, que obviamente tambem sao parte da Europa, mas nao pertencente a grande area continental. Fora que eh bem distante de muitas cidades chaves da Europa, estando ate mais proxima da Groenlandia que nao faz parte da Europa do que muitos paises no centro sul do continente.

      • Miriam Guerra D. Másson

        É verdade Gilberto, deve ter sido esta a intenção mesmo de quem redigiu o texto! Obrigada pela sua explicação 🙂

      • Vitor

        Geologicamente falando, ao contrário da Islândia, as Ilhas Britânicas fazem parte sim da área continental da Europa. O Canal da Mancha nada mais é do que um vale inundado pelo mar. Na próxima era glacial quem tiver vivo vai poder ir de Paris à Londres andando.

  • Bruna

    Voei de Icelandair no ano passado, em outrubro, de Glasgow para Reykjavik. Foi uma ótima experiência. O avião realmente era limpo e confortável, mas me pareceu ser meio antigo. É legal que no encosto de cabeça sempre tem umas frases em Islandês (com tradução em inglês) e em alguns aviões da companhia há uma iluminação especial que imita a aurora boreal! No mais, a Islândia é um país nada menos que incrível! Não vejo a hora de voltar 🙂

  • JAMacedo

    Em 2013 fiz ida-volta de Londres para Reikjavick pela Icelandair. Comprei a passagem uns 6 meses antes, o que barateou o valor. Paguei pela comida, previamente adquirida no site da empresa, mas tudo funcionou. O avião me pareceu velho porém bem cuidado, num padrão de avião, para mim, bem similar a outras companhias aéreas européias. Voo agradável, nada a reclamar. E sobre a Islândia, é maravilhosa!

  • Margareth

    Viajei ano passado para a Islândia e fiz esse vôo. Tanto na ida, quanto na volta, os vôos saíram com atraso. Mas o atendimento foi bem cordial.

  • Dennis da Śliwka

    Redigi o texto, mas de fato um houve alguns equívocos. Com “Zona do Euro”, eu quis dizer na verdade “Espaço Schengen”. E de fato, nao se usa Euros por la, mas sim Coroas Islandesas.

  • Franciele Becher

    Olá!

    Meu namorado realizou um vôo pea Iceland Air, Paris – Reykjavic. Vocês sabem me dizer qual o programa de milhagem da empresa? Dei uma boa pesquisada, e tudo o qu descobri foi um programa chamado “Saga Club”, que só tem a Iceland Air e a Alaska Airlines cadastradas… Será que é isso mesmo?
    Grata.

  • Dilze Lima

    Olá, li e achei bastante produtiva sua postagem. Teria informações sobre o peso de bagagem de mão e de porão? Grata