Como é voar na Hainan Airlines

Marcel Bruzadin 18 · junho · 2015

Hoje o Melhores Destinos separou uma interessante avaliação de companhia aérea, redigida pelo leitor Cláudio José Franz, sobre a Hainan Airlnes, companhia aérea chinesa que atende mais de 90 destinos entre Ásia, Europa, Oceania, África e América do Norte.

A Hainan foi fundada em 1989, com sua sede organizacional em Haikou, na China. Durante anos a companhia recebeu diversos prêmios em excelência de segurança, o que fez com que a companhia aumentasse sua gama de clientes. No início de 2015 a companhia foi considerada uma das 100 empresas mais valiosas da China.

como-e-voar-na-hainan-report

Confira a avaliação completa do Cláudio sobre o voo que fez entre Pequim e Guangzhou com a Hainan e boa leitura!

Não pude deixar de escrever esse artigo aos amigos do Melhores Destinos, pois em minha última viagem neste mês de outubro para a China acabei tendo uma experiência em uma companhia aérea pouco conhecida para nós Brasileiros. A Hainan Airlines é uma companhia chinesa que opera com diversos voos nacionais e internacionais, sem nenhum que venha para a América do Sul. Fiz o trajeto entre Pequim e Guangzhou, que dura aproximadamente 2 horas e meia.

A compra da passagem foi muito tranquila, feita pela internet ainda aqui no Brasil e com um preço justo pelo assento na categoria econômica, não sendo o mais barato nem o mais caro das empresas chinesas que pesquisei.

como-e-voar-na-hainan-website

Check-in

A experiência inicia pelo processo rigoroso de segurança na China para o check-in, que após alguns atentados nos últimos meses, fizeram a segurança seguir a risca o protocolo. No balcão de despacho o raio-x já acusa o que não estiver nos padrões e imediatamente a segurança já retira do passageiro qualquer artigo não permitido. Obviamente, como tudo na China, a fila é imensa, demorada e muito apertada.

como-e-voar-na-hainan-checkin

O embarque no Aeroporto Internacional de Pequim, que é um dos mais movimentados da China, ocorre no terminal doméstico, um pouco menor que o internacional, mas nem por isso mais calmo. A organização da Hainan da equipe de solo é admirável, pois observam inclusive se no ônibus para embarque é possível ser colocado mais gente em cada carro para agilizar as filas. Para mim, a sensação é de estar no transporte público brasileiro, faltou apenas o “um passinho para trás por favor” que deve ter sido falado em língua nativa e apenas eu que não entendi.

Já a bordo do Airbus A330, que estava em um pátio distante do terminal, o que mais chamou a minha atenção foi a distância entre poltronas que era superior inclusive ao voo da Emirates que fiz de São Paulo para Dubai. Com o espaço confortável, o voo já teve um pequeno atraso na saída pelo grande tráfego aéreo, o que, segundo os demais passageiros do avião, não é difícil de acontecer. Depois de 15 minutos parados aguardando a autorização de decolagem, iniciamos a jornada.

como-e-voar-na-hainan-embarque2

Um ponto negativo que registrei já nos primeiro minutos de voo foram alguns problemas de manutenção nos equipamentos multimídias do Airbus. Somente na minha fileira, dois deles não funcionavam corretamente, além do clássico fone de ouvido que apesar de muito confortável, notei vários passageiros solicitando a troca. Como o voo estava lotado, não houve a possibilidade de troca de assentos. No sistema multimídia havia muitos filmes, jogos e músicas. Praticamente tudo sem opção de português, mas o inglês salva nessas horas.

como-e-voar-na-hainan-poltronas

A bordo, comissárias muito simpáticas com belos trajes anunciavam o serviço de bordo que contemplaria um almoço devido ao horário do voo. O que dizer da comida? Para um bom brasileiro, faltou a carne. Além do prato principal em bom estilo chinês, foram servidos salada de camarão, algumas frutas e um pequeno bolo, com bebidas variadas. Percebi que os chineses gostaram, já não posso dizer o mesmo. Mesmo já estando a alguns dias no país, a comida ainda é algo que nos diferencia muito.

como-e-voar-na-hainan-refeicao

O voo chegou ao meio da poluição clássica da China no Aeroporto Internacional de Guangzhou praticamente no horário e teve o despacho da bagagem pouco mais de 10 minutos depois da chegada ao portão. Uma experiência diferente e que por menos do que o equivalente aqui no Brasil por um voo desta distância ofereceu um serviço interessante.

Conclusão

Em uma opinião final, pelo valor pago o serviço foi adequado. Para quem for para a China a companhia é uma boa opção para os voos domésticos, fico em dúvida apenas nos trajetos internacionais visto que a concorrência é grande e os detalhes são importantes para conquistar cada vez mais clientes.

Você também teve a oportunidade de voar com a Hainan Airlines? Conte-nos, através dos comentários, como foi a sua experiência. Todas as opiniões são válidas e certamente ajudarão novos viajantes.

Autor

Marcel Bruzadin - Marcel
  • rodrigo Resende

    Sem querer passar por chato, mas já fazendo o papel, sugeriria que o Melhores Destinos fizesse uma pequena revisão gramatical no texto: o vocábulo assento se escreve com ss e não com “c” (está mencionado em duas oportunidades). Pediria também ao autor do texto, excelente, por sinal, que nos dissesse quanto pagou pelo bilhete. Grato.

    • Cassio Campos

      Concordo, até para mantermos o bom nível e a qualidade do site. Boa avaliação!

    • Erika Veroneze

      Também concordo, fora isso a avaliação está ótima! Sempre aguardo ansiosa pelas matérias “Como é voar” por quê são todas sempre bacanas!

    • Alisson J.

      Tudo bem se incomodar com isso, mas você deixou de entender alguma parte da revisão por isso? Acho um pouco desnecessário. Prefiro que eles continuem sempre buscando novas promoções e dicas, ao invés de revisando texto.

      • Salvatore Carrozzo

        Não é uma grande perda de tempo. Qq pessoa com domínio da língua portuguesa pode fazer isso rapidamente. Faria em cinco minutos. Não quero colocar pra baixo o autor do review (pode ter sido alfabetizado em outra língua, pode ser estrangeiro, pode ter escrito com pressa…ou pode simplesmente não ter domínio da língua, isso não é problema). Mas o MD tem o dever de revisar, sim, se quiser manter a imagem profissional do site.

    • RABUGENTO SFQNS

      Aproveitando…..
      Entenda a diferença entre a, à, há e ah e saiba quando usar cada um http://www.professoresdeplantao.com.br/blog/post/97/entenda-a-diferenca-entre-a-a-ha-e-ah-e-saiba-quando-usar-cada-um

    • Wellington Chaves

      ufa, sorte que vc comentou isso. Tive que parar a leitura do texto pra ver se alguém já tinha mencionado! .rs.

      Mas a avaliação em si está muito boa, parabéns!

    • Gabriel Pascoli

      Temos que corrigir sim, não é ser chato, senão de tanto ler palavras erradas, acabamos incorporando a palavra errada como certa inconscientemente.

      Logo abaixo, também tem outro erro, “Abordo”, que o certo seria “A bordo”.

  • André

    Eu ia comentar a mesma coisa. Seria bom fazer uma revisão de português antes de publicar o texto. Tirando esse fato, a avaliação foi bem interessante.

  • Rogerio

    A Hong Kong Airlines que foi objeto de minha avaliação tem um interior de aeronave idêntico, pelo fato de serem do mesmo grupo. Parabéns pela avaliação!

  • Denis Colli

    Realidade de transporte público foi a melhor, “um passinho mais pro fundo no corredor!”
    Parabéns Claudio!

  • carol

    Acabei de voar pela Hainan durante uma viagem pela China – o trecho Xi’an – Shanghai. Achei SUPER tranquilo!! O voo saiu no horário, comissárias simpáticas, no check in falava-se inglês razoável (uma grande vantagem na China – acredite), tinha um tablet com joguinhos em cada bolsão, a comida era bem honesta.Mas FICA UMA DICA! Inicialmente tentei comprar pelo Brasil e atraves do site internacional da Hainan (como o do print desse post) e o valor é o triplo se você comprar pelas agencias chinesas (comprei tanto a passagem aérea como as passagens de trem pela Ctrip e deu super certo). Para voce ter idéia o valor para 4 passagens no trecho que eu fiz na época estava dando cerca de R$ 3.900 reais comprando pelo Brasil, comprando pelo Ctrip paguei CNY 2.282 ( aprox R$ 1.200)!!

    • Excelente dica Carol.

      Isto inclusive não é uma prática incomum, só que na China fazem ao contrário do que no exterior e vendem mais barato para seus cidadãos.

      Aqui no Brasil, a TAM já foi pega vendendo passagem mais barato no seu portal internacional do que no site brasileiro. Por via das dúvidas, em sempre dou uma checada em ambos.

  • A impressão sobre a distância entre assentos que tiveste é correta: a Hainan tem um seat pitch de 33″, enquanto na Emirates para os aviões que operam para o Brasil, a distância é de 32″ (2,54 cm a menos).

    Outra coisa importante notar é que existem diferenças entre os serviços oferecidos em vôos domésticos para os internacionais. Portanto acho q ainda não podes julgar a empresa neste sentido.

    Como vários notaram aqui, houve diversos erros ortográficos (acento ao inveś de assento, abordo ao invés de à bordo) e seria interessante ter uma melhor revisão do texto. Contudo foi uma boa contribuição e devemos estimular mais internautas a fazê-los em seus vôos pelo mundo.

  • Tata

    precisa todo mundo que passar aqui falar do assento/acento? um já deu a dica, não precisa os papagaios de pirata ficar reforçando a escovada…

  • Rogerio Aguirres

    Morei na China nos últimos 2 anos, sou piloto de linha aérea e voava para uma empresa chinesa concorrente da Hainan.
    O grupo Hainan tem mais de 10 empresas na China, e possui frota total de mais de 400 aviões de Embraer 145/190 a Boeing 737/787 e Airbus A320/330/340
    Muitos brasileiros trabalham como Comandantes nas diversas empresas do grupo, e a Hainan é muito conceituada no Skytrax, que é quem faz a pesquisa de melhores empresas aéreas do mundo, sempre ficando entre as 5 melhores, a Hainan, pelo seu conforto a bordo.
    Para compras de tickets na China, como já foi dito, usem o http://www.ctrip.com e as tarifas são muito mais baratas que as normalmente cobradas internacionalmente. Vocês vão pagar o mesmo preço que o Chinês paga.

  • Salvatore Carrozzo

    Podem não ter lido todos os comentários…

  • Wagner Marcelo

    Em primeiro lugar, o relato está ótimo, apenas deveria ser um pouco mais descritivo. Exemplo? O cara sequer disse o que havia no cardápio do almoço dele, haja visto que a China é fascinante em todos os aspectos (na culinária então, nem se fala). Em segundo lugar, acompanho o MD há alguns bons anos e fico consternado com os comentários de alguns nessas avaliações. Parece que o cara que vai comentar está sem fazer nada e pensa “Vou semear a discórdia com alguém”. Aí decide importunar e acabar com a alegria de quem decide compartilhar a experiência de uma viagem em uma empresa aérea desconhecida (ou não) conosco por causa de erros de português, acentos e blábláblá??? Sinceramente? É muita falta do que fazer… Esta parte do MD compatilha (ou seja, as pessoas têm o cuidado e o prazer de descrever ao máximo sua experiência) relatos de viagens em cias aéreas, e não a repartição do Ministério da Educação responsável pela correção das redações do ENEM! Fala sério né galera?! Bom senso é bom às vezes. Eu só acho!