Como é voar na Hainan Airlines

Marcel Bruzadin 18 · junho · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Hoje o Melhores Destinos separou uma interessante avaliação de companhia aérea, redigida pelo leitor Cláudio José Franz, sobre a Hainan Airlnes, companhia aérea chinesa que atende mais de 90 destinos entre Ásia, Europa, Oceania, África e América do Norte.

A Hainan foi fundada em 1989, com sua sede organizacional em Haikou, na China. Durante anos a companhia recebeu diversos prêmios em excelência de segurança, o que fez com que a companhia aumentasse sua gama de clientes. No início de 2015 a companhia foi considerada uma das 100 empresas mais valiosas da China.

como-e-voar-na-hainan-report

Confira a avaliação completa do Cláudio sobre o voo que fez entre Pequim e Guangzhou com a Hainan e boa leitura!

Não pude deixar de escrever esse artigo aos amigos do Melhores Destinos, pois em minha última viagem neste mês de outubro para a China acabei tendo uma experiência em uma companhia aérea pouco conhecida para nós Brasileiros. A Hainan Airlines é uma companhia chinesa que opera com diversos voos nacionais e internacionais, sem nenhum que venha para a América do Sul. Fiz o trajeto entre Pequim e Guangzhou, que dura aproximadamente 2 horas e meia.

A compra da passagem foi muito tranquila, feita pela internet ainda aqui no Brasil e com um preço justo pelo assento na categoria econômica, não sendo o mais barato nem o mais caro das empresas chinesas que pesquisei.

como-e-voar-na-hainan-website

Check-in

A experiência inicia pelo processo rigoroso de segurança na China para o check-in, que após alguns atentados nos últimos meses, fizeram a segurança seguir a risca o protocolo. No balcão de despacho o raio-x já acusa o que não estiver nos padrões e imediatamente a segurança já retira do passageiro qualquer artigo não permitido. Obviamente, como tudo na China, a fila é imensa, demorada e muito apertada.

como-e-voar-na-hainan-checkin

O embarque no Aeroporto Internacional de Pequim, que é um dos mais movimentados da China, ocorre no terminal doméstico, um pouco menor que o internacional, mas nem por isso mais calmo. A organização da Hainan da equipe de solo é admirável, pois observam inclusive se no ônibus para embarque é possível ser colocado mais gente em cada carro para agilizar as filas. Para mim, a sensação é de estar no transporte público brasileiro, faltou apenas o “um passinho para trás por favor” que deve ter sido falado em língua nativa e apenas eu que não entendi.

Já a bordo do Airbus A330, que estava em um pátio distante do terminal, o que mais chamou a minha atenção foi a distância entre poltronas que era superior inclusive ao voo da Emirates que fiz de São Paulo para Dubai. Com o espaço confortável, o voo já teve um pequeno atraso na saída pelo grande tráfego aéreo, o que, segundo os demais passageiros do avião, não é difícil de acontecer. Depois de 15 minutos parados aguardando a autorização de decolagem, iniciamos a jornada.

como-e-voar-na-hainan-embarque2

Um ponto negativo que registrei já nos primeiro minutos de voo foram alguns problemas de manutenção nos equipamentos multimídias do Airbus. Somente na minha fileira, dois deles não funcionavam corretamente, além do clássico fone de ouvido que apesar de muito confortável, notei vários passageiros solicitando a troca. Como o voo estava lotado, não houve a possibilidade de troca de assentos. No sistema multimídia havia muitos filmes, jogos e músicas. Praticamente tudo sem opção de português, mas o inglês salva nessas horas.

como-e-voar-na-hainan-poltronas

A bordo, comissárias muito simpáticas com belos trajes anunciavam o serviço de bordo que contemplaria um almoço devido ao horário do voo. O que dizer da comida? Para um bom brasileiro, faltou a carne. Além do prato principal em bom estilo chinês, foram servidos salada de camarão, algumas frutas e um pequeno bolo, com bebidas variadas. Percebi que os chineses gostaram, já não posso dizer o mesmo. Mesmo já estando a alguns dias no país, a comida ainda é algo que nos diferencia muito.

como-e-voar-na-hainan-refeicao

O voo chegou ao meio da poluição clássica da China no Aeroporto Internacional de Guangzhou praticamente no horário e teve o despacho da bagagem pouco mais de 10 minutos depois da chegada ao portão. Uma experiência diferente e que por menos do que o equivalente aqui no Brasil por um voo desta distância ofereceu um serviço interessante.

Conclusão

Em uma opinião final, pelo valor pago o serviço foi adequado. Para quem for para a China a companhia é uma boa opção para os voos domésticos, fico em dúvida apenas nos trajetos internacionais visto que a concorrência é grande e os detalhes são importantes para conquistar cada vez mais clientes.

Você também teve a oportunidade de voar com a Hainan Airlines? Conte-nos, através dos comentários, como foi a sua experiência. Todas as opiniões são válidas e certamente ajudarão novos viajantes.

Autor

Marcel Bruzadin - Marcel